Anda di halaman 1dari 7

Conselho Federal de Economia

Grandes Economistas X: A extraordinria contribuio de David Ricardo


Contribuio de Luiz Machado* 16 de July de 2007

David Ricardo nasceu em Londres, no dia 18 de abril de 1772. Foi o terceiro de 17 filhos de uma famlia holandesa de classe mdia, descendentes de judeus expulsos de Portugal. Seguindo os passos do pai, tornou-se operador da Bolsa de Valores de Londres, onde acumulou fortuna. Morreu, prematuramente, em 11 de setembro de 1823, aos 51 anos de idade. Este artigo aberto com uma convico plena: muito difcil condensar a extraordinria contribuio de David Ricardo para a teoria econmica.

"O trabalho, como todas as outras coisas que so compradas e vendidas e cuja quantidade pode ser aumentada ou diminuda, tem seu preo natural e seu preo de mercado. O preo natural do trabalho aquele necessrio para permitir que os trabalhadores, em geral, subsistam e perpetuem sua descendncia, sem aumento ou diminuio". David Ricardo

David Ricardo nasceu em Londres, no dia 18 de abril de 1772. Foi o terceiro de 17 filhos de uma famlia holandesa de classe mdia, descendentes de judeus expulsos de Portugal (sefarditas). Seguindo os passos do pai, tornou-se operador da Bolsa de Valores de Londres, onde acumulou fortuna. Rompeu com a famlia (e com a religio judaica) aos 21 anos e se casou com uma jovem "quaker". Morreu, prematuramente, em 11 de setembro de 1823, aos 51 anos de idade.

Este artigo aberto com uma convico plena: muito difcil condensar a extraordinria contribuio de David Ricardo para a teoria econmica (ou economia poltica, como certamente preferem alguns) num texto com as caractersticas que devem prevalecer nestas Iscas Intelectuais.

Um contra argumento a essa afirmao seria de que o mesmo pode ser dito a respeito de qualquer outro grande economista. De certa forma, isso verdade. Porm, com Ricardo a dificuldade assume um nvel mais elevado graas abrangncia de sua anlise. Como bem observou o Professor Paul Singer, na apresentao dos Princpios de economia poltica e tributao para a coleo Os Economistas, publicada pela Editora Abril:

Quase no h problema terico atualmente debatido pelos economistas, como o da teoria do valor, da repartio da renda, do comrcio internacional, do sistema monetrio, que no tenha como ponto de partida as formulaes expostas, no comeo do sculo XIX, por David Ricardo.

Apontado como o mais legtimo sucessor de Adam Smith, Ricardo no foi um acadmico como a maior parte dos outros grandes economistas. Descrito por Galbraith como "o nico rival srio de Smith quanto ao ttulo de fundador da teoria econmica, Ricardo era judeu, era um corretor da bolsa de valores, membro do Parlamento, dono de soberba inteligncia e de pssima oratria". Ao contrrio de Adam Smith e de seu grande intrprete francs Jean Baptiste Say, que tinham uma viso geralmente otimista quanto s perspectivas da humanidade, Ricardo e Malthus jamais foram considerados otimistas. "Foi graas [Thomas Robert] Malthus e Ricardo que a economia se transformou numa cincia
http://www.cofecon.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Conselho Federal de Economia

sombria", sentencia Galbraith em sua clebre ‘A era da incerteza'.

Diante da completa impossibilidade de cobrir pelo menos parte da extensa contribuio de Ricardo, abordo, a seguir, alguns dos aspectos que considero mais relevantes, relacionados s teorias do valor, da renda e do comrcio internacional, para, no final, me estender um pouco mais detalhadamente em sua obra magna, tecendo uma srie de consideraes baseadas num texto, at onde eu saiba indito, do professor a amigo lsior Moreira Alves.

Teoria da renda

na elaborao da teoria da renda que se nota a forte influncia de Malthus sobre o pensamento ricardiano, uma vez que suas concluses refletem claramente a preocupao de Malthus decorrente da desproporo entre o crescimento da populao e o da produo de alimentos. Paulo Sandroni, no Dicionrio de economia do sculo XXI, descreve assim a abordagem de Ricardo:

Em sua anlise dos problemas econmicos, construiu um modelo terico fundamentado numa economia predominantemente agrcola, procurando determinar as leis que regulam a distribuio do produto entre as diferentes classes da sociedade e localizando no trabalho o valor de troca das mercadorias. Apesar disso, acreditava que os custos do capital podem influenciar os preos e que o aumento dos salrios sobre os preos relativos depende da proporo desses dois fatores de produo.

Para Ricardo, a renda relaciona-se com o aumento da populao. Acreditava que a maior demanda acarretada por esse aumento da populao exige o cultivo de terras menos frteis, nas quais o custo de produo mais elevado do que em terras mais frteis. Mas custos e lucros deveriam ser mantidos no mesmo nvel dos dois casos, pois, de outro modo, as terras de pior qualidade deixariam de ser cultivadas. Mesmo com essas medidas, no entanto, os arrendatrios das melhores terras acabariam tendo uma maior receita, independente do trabalho e do capital aplicados na produo. Essa diferena em seu favor (ou o excedente sobre o custo da produo) constituiria a renda da terra apropriada pelo proprietrio.

Assim, a renda de determinada terra seria a diferena entre o valor da colheita dessa rea frtil e da colheita de outras menos frteis. Com o inevitvel crescimento da renda diferencial da terra, os proprietrios rurais iriam se apossando de maior percentual do excedente econmico, em detrimento dos capitalistas.

O estado estacionrio

Dando continuidade sua anlise, observa o Professor Paulo Sandroni, enfatizando o carter liberal do pensamento ricardiano:

Ricardo previa a ocorrncia de um "estado estacionrio", resultante do crescimento populacional e responsvel pelo cultivo de terras cada vez menos frteis. Ao chegar a determinado limite, o lucro seria to baixo que a acumulao de capital simplesmente cessaria, prejudicando o desenvolvimento econmico. Para adiar esse "estado estacionrio", seria necessria a aplicao de um programa econmico liberal.

A lei de ferro dos salrios

http://www.cofecon.org.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Conselho Federal de Economia

O mesmo pessimismo subjacente concepo do "estado estacionrio" pode ser observado na forma como Ricardo novamente influenciado por Malthus - enxerga a tendncia permanente de queda nos salrios. Reproduzindo Galbraith:

Da mesma forma que seu amigo [Malthus], David Ricardo previa um contnuo aumento da populao, e a populao de Malthus tornou-se o operariado de Ricardo. Entre os operrios haveria tamanha concorrncia na procura de emprego ou trabalho, de um lado, e de comida, de outro lado, que tudo ficaria reduzido a um simples processo de subsistncia. Era o destino da humanidade.

Numa "sociedade em evoluo", tal fato poderia ser adiado e, como um momento de reflexo sugerir, na Inglaterra do sculo XIX, essa era uma restrio importante. Mas as restries de Ricardo nunca alcanaram as suas generalizaes majestosas. No mundo ricardiano, os trabalhadores receberiam o mnimo necessrio subsistncia, nada mais do que isso. Era a chamada lei de ferro e fogo dos salrios.

Essa tendncia, de acordo com Marx, ser mantida e at agravada em razo do contnuo progresso tecnolgico e do contingente de trabalhadores desempregados por ele gerado. Denominado exrcito industrial de reserva, constitui-se num fenmeno inerente e absolutamente necessrio prpria produo capitalista.

Teoria do valor

Mesmo os mais ferrenhos defensores das idias de Adam Smith admitem que, na anlise do valor, o grande economista escocs apresentou uma teoria caracterizada por ambigidades. A teoria do valor-trabalho, resgatada mais tarde por Marx, quando se torna o ponto de partida da teoria da explorao (mais-valia), supe que em toda e qualquer troca de mercadorias tende a haver uma troca de quantidades iguais de trabalho, utilizado na sua produo. Sendo assim, como explica Paul Singer, "um mao de cigarros vale vinte caixas de fsforos, porque o tempo de trabalho necessrio produo do primeiro seria vinte vezes maior do que aquele utilizado para produzir a segunda".

Foi essa teoria do valor (e no a ambgua teoria de Adam Smith) que se consagrou como a teoria clssica do valor, cuja influncia na teoria econmica foi absoluta at a segunda metade do sculo XIX, quando ocorre a chamada revoluo marginalista defendendo a tese de que o valor de uma mercadoria no depende das horas de trabalho necessrias sua produo - uma medida objetiva -, mas sim do grau de satisfao que essa mercadoria capaz de proporcionar para o consumidor - uma medida subjetiva. Desde ento, essas duas concepes tericas tm ocupado espao destacado na arena do debate terico da economia.

A teoria das vantagens comparativas

Adam Smith havia desenvolvido a teoria das vantagens absolutas para explicar o funcionamento do comrcio internacional. Em contraposio, Ricardo formulou a teoria das vantagens comparativas (ou dos custos comparativos), segundo a qual cada pas tende a se especializar nos ramos em que tem maiores vantagens, isto , em que seus custos de produo so menores do que os de seus concorrentes. Com isso, procurou demonstrar, como bem observa Paulo Sandroni, "a vantagem de um pas importar determinados produtos, mesmo que pudesse produzi-los por preo inferior, desde que sua vantagem, em comparao com outros produtos, fosse ainda maior".

Encerro essa breve anlise da teoria das vantagens comparativas transcrevendo um interessante comentrio de Todd Buchholz, no delicioso Novas idias de economistas mortos:
http://www.cofecon.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Conselho Federal de Economia

Embora as teorias de Ricardo sejam ensinadas pelo mundo todo, so as naes europias da dcada de 1990 que melhor testaro o legado de Ricardo. Se elas cumprirem o seu compromisso de 1992 de derrubar todas as barreiras comerciais remanescentes entre elas, Ricardo conseguir uma vitria parcial. Para uma vitria completa, os pases do Mercado Comum devem tambm manter o seu segundo compromisso - no erguer fortalezas no seu litoral que impediriam pases tais como os Estados Unidos e o Japo [e os pases da Amrica Latina] de participar do seu dinmico programa de prosperidade. At aqui os resultados esto misturados. Durante a ltima metade da dcada de 1980, enquanto o comrcio dentro do Mercado Comum deu um salto de 15%, o comrcio com os pases no-membros caiu em cerca de 10%. Ricardo ficaria desapontado, mas esperanoso.

Princpios de economia poltica e tributao

Escrevendo seu livro mais importante j no primeiro quartel do sculo XIX, Ricardo no vive mais o clima cultural da ordem natural, pregado pelos fisiocratas, por Smith e por Say.

No fcil entender o pensamento econmico de Ricardo. Seu livro Princpios de Economia poltica e tributao, de 1817, apresenta uma srie de dificuldades: 1) Por se tratar de um livro cujo contedo faz uma crtica Riqueza das naes, de Smith; 2) Porque diversos captulos aparecem sem conexo uns com os outros, o que faz pressupor tratar-se de um livro feito " prestao", ou seja, medida que Ricardo vai sentindo necessidade de aprofundar determinados assuntos, vai acrescentando captulos novos. Em funo dessa dificuldade, a leitura de seu livro conduz muitas vezes os leitores a duas concluses de prismas diferentes. Uns pensam que a linha bsica da obra consiste em mostrar que a teoria do valortrabalho explica todos os fatos econmicos, j que esse fator o mais elementar, do qual os outros parecem derivar e, assim, o sistema de Ricardo seria a explicao de como o fator trabalho subentende todos os outros fatores como seu princpio organizador.

Para outros, a linha bsica da obra consiste em mostrar quais as leis que determinam a distribuio da renda entre as classes sociais e sua relao com as circunstncias gerais da sociedade. As duas problemticas acima se encontram presentes, a bem da verdade, do princpio ao fim do pensamento ricardiano. Ocorre, porm, que para perceb-lo parece necessrio que se confronte sua obra com A riqueza das naes de Adam Smith. Isto porque, contendo seu livro uma srie de crticas Riqueza, preciso ter em mente a estrutura do livro criticado para perceber o alcance do pensamento de Ricardo. Por esse ponto de vista - ainda que isto no esteja especificado em seu livro - o seu pensamento deve obedecer o seguinte plano:

A. Enfoque sobre o capital em vez do trabalho como causa principal da riqueza das naes;

B. Obstculos ao crescimento das naes: a renda diferenciada e o trabalho;

C. Medidas para superar os obstculos;

D. O papel do Estado no direcionamento do capital e desobstruo dos obstculos.

Nessa seqncia fica mais fcil entender como Ricardo, atravs de sua teoria econmica, pe prova a harmonia do racionalismo.
http://www.cofecon.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Conselho Federal de Economia

De fato, ao se aceitar a teoria da renda de Ricardo, tornam-se discutveis tanto a ordem natural dos fisiocratas, como a harmonia entre os interesses privados e o geral. Assim, no haveria harmonia, mas conflito. Alis, na poca em que seu grande livro foi publicado, o problema preponderante era o conflito entre os interesses da indstria e da agricultura, razo pela qual em sua obra Ricardo ia em auxlio tese industrialista, em prejuzo daquela defendida pelos proprietrios rurais.

Com base nisso, pode-se afirmar que Ricardo concordava com Smith quanto ao conceito de riqueza nacional: "o montante de bens e servios disposio dos consumidores" (quanto maior esse montante, maior a riqueza).

Ricardo, no entanto, no v o crescimento dessa riqueza como algo retilneo e sem conflitos como imaginava Smith. Para ele, esse crescimento no era retilneo, mas sim passvel de obstruo. Ricardo procura mostrar que a causa principal do crescimento da riqueza das naes a acumulao de capital. Essa acumulao, por sua vez, vai depender da taxa de juros, pois, segundo Ricardo, tanto os agricultores como os industriais so, antes de tudo, investidores, e, como tal, no podem viver sem lucros, da mesma forma que os trabalhadores no vivem sem salrios.

O motivo que os leva a acumular diminui com a reduo do lucro e cessar por completo quando seus lucros forem to pequenos a ponto de no lhes garantir uma compensao adequada pelo esforo e risco que devem necessariamente correr pelo emprego do seu capital numa atividade produtiva. O empresrio estar, por conseguinte, desviando-se constantemente de uma para outra atividade, procurando sempre melhor rentabilidade pelo emprego do capital. ____________________________________________________________________

Referncias e indicaes bibliogrficas

BUCHHOLZ, Todd G. David Ricardo e o apelo pelo livre comrcio. Em Novas idias de economistas mortos. Traduo de Luiz Guilherme Chaves e Regina Bhering. Rio de Janeiro: Record, 2000, pp. 83 - 109.

CANAVAN, Bernard. Economistas para principiantes. Traduo de Cardigos dos Reis. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1983.

RICARDO, David. Princpios de economia poltica e tributao, com a introduo de Piero Sraffa. Apresentao de Paul Singer. Traduo de Paulo Henrique Ribeiro Sandroni. So Paulo: Abril Cultural, 1982. (Os Economistas).

Notas aos princpios de economia poltica de Malthus. Apresentao de Ernane Galvas. Traduo de Regis de Castro Andrade, Dinah de Abreu Azevedo e Antonio Alves Cury. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas).

SANDRONI, Paulo. Dicionrio de economia do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005.

Livros texto de Histria do Pensamento Econmico

http://www.cofecon.org.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Conselho Federal de Economia

BRUE, Stanley L. Histria do pensamento econmico. Traduo de Luciana Penteado Miquelino. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, pp. 100 - 121.

FUSFELD, Daniel R. A era do economista. Traduo de Fbio D. Waltenberg. So Paulo: Saraiva, 2001, pp. 57 - 62.

GALBRAITH, John Kenneth. A era da incerteza. Traduo de F. R. Nickelsen Pellegrini. 6 ed. So Paulo: Pioneira, 1984, pp. 1 - 33.

O pensamento econmico em perspectiva: uma histria crtica. Traduo de Carlos Afonso Malferrari. So Paulo: Pioneira/ Editora da Universidade de So Paulo, 1989, pp. 66 - 79.

HEILBRONER, Robert. A histria do pensamento econmico. Traduo de Therezinha M. Deutsch e Sylvio Deutsch. Consultoria de Paulo Sandroni. So Paulo: Nova Cultural, 1996.

HUNT, E. K. Histria do pensamento econmico: uma perspectiva crtica. Traduo de Jos Ricardo Brando Azevedo e Maria Jos Cyhlar Monteiro. Reviso tcnica de Andr Villela. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, pp. 86 - 118.

NAPOLEONI, Claudio. Smith, Ricardo, Marx: consideraes sobre a histria do pensamento econmico. Traduo de Jos Fernandes Dias. 8 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

OSER, Jacob e BLANCHFIELD, William C. Histria do pensamento econmico. Traduo de Carmem Terezinha Santoro dos Santos. Reviso tcnica de Jos Paschoal Rossetti. So Paulo: Atlas, 1983, pp. 87 - 104.

ROLL, Eric. Histria das doutrinas econmicas. Traduo de Cid Silveira. 2 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1962, pp. 127 163.

SCHUMPETER, Joseph A. Historia del anlisis econmico I. Traducin de Lucas Mantilla. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1984.

SCREPANTI, Ernesto e ZAMAGNI, Stefano. Profilo di Storia del Pensiero Economico. Roma: La Nuova Italia Scientifica, 1991, pp. 87 - 102.

Referncias e indicaes webgrficas

http://www.eumed.net/cursecon/economistas/ricardo.htm.

http://cepa.newschool.edu/het/.

http://www.cofecon.org.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Conselho Federal de Economia

http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Ricardo. ____________________________________________________________________ Este texto foi publicado originalmente em http://www.lucianopires.com.br. A publicao deste artigo no site do COFECON foi autorizada pelo autor.

*Luiz Machado. Economista, formado pela Universidade Mackenzie em 1977. Vice-Diretor da Faculdade de Economia da Fundao Armando Alvares Penteado - FAAP, na qual Professor Titular das disciplinas de Histria do Pensamento Econmico e Histria Econmica Geral.

http://www.cofecon.org.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 25 February, 2011, 23:27

Anda mungkin juga menyukai