Anda di halaman 1dari 14

Microprocessador

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou seco contm uma lista de fontes ou uma nica fonte no fim do texto, mas esta(s) no so citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde maro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio.

A Wikipdia possui o portal: Portal de eletrnica

O microprocessador, popularmente chamado de processador, um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrnicos baseiam-se nele para executar suas funes, podemos dizer que o processador o crebro do computador por realizar todas estas funes, tornar o computador inteligente. Um microprocessador incorpora as funes de uma unidade central de computador (CPU) em um nico circuito integrado, ou no mximo alguns circuitos integrados. um dispositivo multifuncional programvel que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instrues armazenadas em sua memria, e fornece resultados como sada. Microprocessadores operam com nmeros e smbolos representados no sistema binrio.

Arquitetura interna de um microprocessador dedicado para processamento de imagens de ressonncia magntica, a fotografia foi aumentada 600 vezes, sob luz ultravioleta para se enxergar os detalhes

Vista inferior de um Athlon XP 1800+ ncleo Palomino, um microprocessador moderno. O microprocessador moderno um circuito integrado formado por uma camada chamada de mesa epitaxial de silcio, trabalhada de modo a formar um cristal de extrema pureza, laminada at uma espessura mnima com grande preciso, depois cuidadosamente mascarada por um processo fotogrfico e dopada pela exposio a altas temperaturas em fornos que contm misturas gasosas de impurezas. Este processo repetido tantas vezes quanto necessrio formao da microarquitetura do componente. Responsvel pela execuo das instrues num sistema, o microprocessador, escolhido entre os disponveis no mercado, determina, em certa medida a capacidade de processamento do computador e tambm o conjunto primrio de instrues que ele compreende. O sistema operativo construdo sobre este conjunto. O prprio microprocessador subdivide-se em vrias unidades, trabalhando em altas freqncias. A ULA(Unidade Lgica Aritmtica), unidade responsvel pelos clculos aritmticos e lgicos e os registradores so parte integrante do microprocessador na famlia x86, por exemplo. Embora seja a essncia do computador, o microprocessador diferente do microcontrolador, est longe de ser um computador completo. Para que possa interagir com o utilizador precisa de: memria, dispositivos de entrada/sada, um clock, controladores e conversores de sinais, entre outros. Cada um desses circuitos de apoio interage de modo peculiar com os programas e, dessa forma, ajuda a moldar o funcionamento do computador.

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Componentes o 2.1 Unidade lgica e aritmtica o 2.2 Unidade de controle o 2.3 Registradores o 2.4 Memory management unit o 2.5 Unidade de ponto flutuante 3 Frequncia de operao

4 Arquitetura 5 Modelos de computao 6 Exemplos de microprocessadores 7 Propsito geral e dedicado 8 Processadores multinucleares 9 Sistemas multiprocessados 10 Capacidade de processamento 11 Ver tambm 12 Ligaes externas 13 Referncias

[editar] Histria

Intel 8008, um dos primeiros microprocessadores comerciais. O primeiro microprocessador comercial foi inventado pela Intel em 1971 para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial para as suas atividades.[1] A Intel projectou o 4004 que era um circuito integrado programvel que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instrues, clock de 740Khz e possua cerca de 2300 transistores. Percebendo a utilidade desse invento a Intel prosseguiu com o desenvolvimento de novos microprocessadores: 8008 (o primeiro de 8 bits) e a seguir o 8080 e o microprocessador 8085. O 8080 foi um grande sucesso e tornou-se a base para os primeiros microcomputadores pessoais na dcada de 1970 graas ao sistema operacional CP/M. Da Intel saram alguns funcionrios que fundaram a Zilog, que viria a lanar o microprocessador Z80, com instrues compatveis com o 8080 (embora muito mais poderoso que este) e tambm de grande sucesso. A Motorola possua o 68000 e a MOS Technology o 6502. A Motorola ganhou destaque quando implantou o MC68000P12 , de 12 MHz com arquitetura de 32 bits (embora seu Barramento fosse de 24 bits e seu Barramento de endereos de 16 bits), no Neo-Geo, um poderoso Arcade da SNK que posteriormente ganharia a verso AES (console casero) e CD (verso CD), todos eles com o mesmo hardware inicial. Todos os microprocessadores de 8 bits foram usados em muitos computadores pessoais (Sinclair, Apple, TRS, Commodore, etc). Em 1981 a IBM decidiu lanar-se no mercado de computadores pessoais e no seu IBMPC utilizou um dos primeiros microprocessadores de 16 bits, o 8088 (derivado do seu irmo 8086 lanado em 1978) que viria a ser o av dos computadores atuais. A Apple nos seus computadores Macintosh utilizava os processadores da Motorola, a famlia 68000 (de 32 bits). Outros fabricantes tambm tinham os seus microprocessadores de 16 bits, a Zilog tinha o Z8000, a Texas Instruments o TMS9900, a National Semiconductor tinha o 16032,mas nenhum fabricante teve tanto sucesso como a Intel, que sucessivamente foi lanando melhoramentos na sua linha 80X86, tendo surgido assim

(por ordem cronolgica) o 8086, 8088, 80186, 80188, 80286, 80386, 80486, Pentium, Pentium Pro, Pentium MMX, Pentium II, Pentium III, Pentium IV, Pentium M, Pentium D, Pentium Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, Core i3, Core i5 e Core i7. Para o IBM-AT foi utilizado o 80286, depois um grande salto com o 80386 que podia trabalhar com memria virtual e multitarefa, o 80486 com coprocessador matemtico embutido e finalmente a linha Pentium, com pipeline de processamento. Como grande concorrente da Intel, a AMD aparece inicialmente como fabricante de microprocessadores da linha x86 alternativa mas a partir de um certo momento deixou de correr atrs da Intel e partiu para o desenvolvimento de sua prpria linha de microprocessadores: K6, Athlon, Duron, Turion, Sempron, Phenom. Paralelamente disputa entre Intel e AMD, a IBM possuia a linha PowerPC utilizada principalmente pelos microcomputadores da Apple. A evoluo tecnolgica envolvida surpreendentemente grande, de microprocessadores que trabalhavam com clock de dezenas de kHz e que podiam processar alguns milhares de instrues por segundo, atingiu-se clocks na casa dos 7 GHz e poder de processamento de dezenas de bilhes de instrues por segundo. A complexidade tambm cresceu: de alguns milhares de transstores para centenas de milhes de transstores numa mesma pastilha. O CPU tem como funo principal unificar todo o sistema, controlar as funes realizadas por cada unidade funcional, e tambm responsvel pela execuo de todos os programas do sistema, que devero estar armazenados na memria principal.

[editar] Componentes
O processador composto por alguns componentes, cada um tendo uma funo especfica no processamento dos programas.

[editar] Unidade lgica e aritmtica


Ver artigo principal: Unidade lgica e aritmtica A Unidade lgica e aritmtica (ULA) a responsvel por executar efetivamente as instrues dos programas, como instrues lgicas, matemticas, desvio, etc.

[editar] Unidade de controle


Ver artigo principal: Unidade de controle A Unidade de controle (UC) responsvel pela tarefa de controle das aes a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.

[editar] Registradores
Ver artigo principal: Registrador

Os registradores so pequenas memrias velozes que armazenam comandos ou valores que so utilizados no controle e processamento de cada instruo. Os registradores mais importantes so:

Contador de Programa (PC) Sinaliza para a prxima instruo a ser executada; Registrador de Instruo (IR) Registra a execuo da instruo;

[editar] Memory management unit


Ver artigo principal: Memory management unit A MMU (em ingls: Memory Management Unit) um dispositivo de hardware que transforma endereos virtuais em endereos fsicos e administra a memria principal do computador.

[editar] Unidade de ponto flutuante


Nos processadores atuais so implementadas unidades de clculo de nmeros reais. Tais unidades so mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos tpicos variando entre 64 e 128 bits.

[editar] Frequncia de operao


O relgio do sistema (Clock) um circuito oscilador a cristal (efeito piezoeltrico) que tem a funo de sincronizar e ditar a medida de tempo de transferncia de dados no computador. Esta freqncia medida em ciclos por segundo, ou Hertz. A capacidade de processamento do processador no est relacionada exclusivamente frequncia do relgio, mas tambm a outros fatores como: largura dos barramentos, quantidade de memria cache, arquitetura do processador, tecnologia de co-processamento, tecnologia de previso de saltos (branch prediction), tecnologia de pipeline, conjunto de instrues, etc. O aumento da frequncia de operao nominal do processador denominado overclocking.

[editar] Arquitetura
Existem duas principais arquiteturas usadas em processadores:

A arquitetura de Von Neumann. Esta arquitetura caracteriza-se por apresentar um barramento externo compartilhado entre dados e endereos. Embora apresente baixo custo, esta arquitetura apresenta desempenho limitado pelo gargalo do barramento. A arquitetura de Harvard. Nesta arquitetura existem dois barramentos externos independentes (e normalmente tambm memrias independentes) para dados e endereos. Isto reduz de forma sensvel o gargalo de barramento, que uma das principais barreiras de desempenho, em detrimento do encarecimento do sistema como um todo.

[editar] Modelos de computao


Existem dois modelos de computao usados em processadores:

CISC (em ingls: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instrues), usada em processadores Intel e AMD; possui um grande conjunto de instrues (tipicamente centenas) que so armazenadas em uma pequena memria no-voltil interna ao processador. Cada posio desta memria contm as microinstrues, ou seja, os passos a serem realizados para a execuo de cada instruo. Quanto mais complexa a instruo, mais microinstrues ela possuir e mais tempo levar para ser executada. Ao conjunto de todas as microinstrues contidas no processador denominamos microcdigo. Esta tcnica de computao baseada em microcdigo denominada microprogramao. RISC (em ingls: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instrues) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); possui um conjunto pequeno de instrues (tipicamente algumas dezenas) implementadas diretamente em hardware. Nesta tcnica no necessrio realizar a leitura em uma memria e, por isso, a execuo das instrues muito rpida (normalmente um ciclo de clock por instruo). Por outro lado, as instrues so muito simples e para a realizao de certas tarefas so necessrias mais instrues que no modelo CISC.

[editar] Exemplos de microprocessadores

Uma microcontroladora, um exemplo de microprocessador.

Uma GPU.

Microprocessadores So utilizados nos computadores pessoais, onde so chamadas de Unidade Central de Processamento (CPU), workstations e mainframes. Podem ser programados para executar as mais variadas tarefas. Processadores Digitais de Sinal (DSP do ingls Digital Signal Processor) so microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de udio, vdeo, etc., quer em tempo real quer em off-line. Esto presentes, por exemplo, em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais. Em geral, realizam sempre uma mesma tarefas simples. Microcontroladores Processadores relativamente flexveis, de relativo baixo custo, que podem ser utilizados em projetos de pequeno tamanho. Podem trazer facilidades como conversores A/D embutidos, ou um conjunto de instrues prprias para comunicao digital atravs de algum protocolo especfico. GPU (ou Unidade de Processamento Grfico), um microprocessador especializado em processar grficos. So utilizadas em placas de vdeo para fazer computao grfica.

[editar] Propsito geral e dedicado


Durante o processo de desenvolvimento do design de um processador, uma das caractersticas que se leva em conta o uso que ele se destina. Processadores grficos e controladoras por exemplo no tem o mesmo fim que um processador central. Processadores de propsito geral podem executar qualquer tipo de software, embora sua execuo seja mais lenta que o mesmo sendo executado em um processador especializado. Processadores dedicados so fabricados para executarem tarefas especficas, como criptografia, processamento vetorial e grfico, sendo nesse caso bem mais rpidos do que processadores de propsito geral em tarefas equivalentes. No caso do processamento grfico, existem as GPUs, que so microprocessadores geralmente com memria dedicada e especialmente desenvolvidos para clculos grficos. Nem sempre os processadores seguem definidamente esses dois modelos, sendo o motivo disso que muitos processadores modernos incorporam processadores especializados (coprocessador), para clculos de criptografia, processamento de vetores, etc.

[editar] Processadores multinucleares


Ver artigo principal: Processadores multinucleares At poucos anos atrs usou-se microprocessadores para atividades domsticas ou de negcios com simples ncleo. Atualmente esto sendo utilizados microprocessadores de mltiplos ncleos para melhorar a capacidade de processamento. Espera-se que no futuro os Sistemas Operacionais domsticos sejam compilados para trabalhar com processadores de mltiplos ncleos corretamente, realizando assim inmeras tarefas ao mesmo tempo (como j acontece com os supercomputadores).

[editar] Sistemas multiprocessados


Ver artigo principal: Multiprocessamento

Em muitos sistemas o uso de um s processador insuficiente. A soluo nesses casos usar dois ou mais processadores em multi processamento, aumentando assim a quantidade de processadores disponveis ao sistema operacional. Sistemas multiprocessados podem ser de basicamente dois tipos:

Multiprocessamento simtrico (SMP): os processadores compartilham a mesma memria, embora possam ter caches separadas. O sistema operacional deve estar preparado para trabalhar com coerncia de caches e, principalmente, evitar condies de corrida na memria principal. Acesso no uniforme memria (NUMA): a cada processador associado um banco de memria. Nesse caso, o sistema operacional trata cada banco separadamente, pois cada banco tem um custo de acesso diferente, dependendo de qual o processador a que est associado e onde est sendo executado o processo que tenta acessar a memria.

[editar] Capacidade de processamento


A capacidade de processamento de um microprocessador de certa forma difcil de medir, uma vez que esse desempenho pode se referir a quantidade mxima teria de instrues que podem ser executadas por segundo, que tipos de instrues so essas, tendo tambm a influncia de sua arquitetura e de sua comunicao externa, mas num contexto geral a capacidade mxima terica de processamento medida em Flops (instrues de ponto flutuante), podendo essa ser de preciso simples, dupla, qudrupla, dependendo do contexto, e em MIPS (milhes de instrues por segundo), sendo essas operaes com nmeros inteiros. Somente a capacidade mxima terica de um microprocessador no define seu desempenho, somente d uma noo da sua capacidade, uma vez que sua arquitetura, barramento com a memria entre outros tambm influenciam no seu desempenho final, sendo assim, sua capacidade de processamento medida comparando a velocidade de execuo de aplicativos reais, podendo assim, testar seu desempenho em atividades comuns.

Anexo:Lista de microprocessadores da Intel


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. (Redirecionado de Lista de microprocessadores da Intel) Ir para: navegao, pesquisa

A famlia de processadores da empresa americana Intel:

ndice
[esconder]

1 Processadores o 1.1 Pentium o 1.2 Celeron o 1.3 Core 2

[editar] Processadores

Core i9 [editar] Pentium [editar] Celeron Core i7 Core i5 Pentium D Celeron Core i3 Pentium M Celeron D Centrino (core Pentium 4 Celeron M 2 da proxima Pentium III gerao) Pentium II exclusivo Pentium para laptops. Extreme Xeon srie Edition 7000 (quad core) Core Duo Xeon Pentium com tecnologia MMX Pentium DualCore(duo core) Embedded Chipset

[editar] Core 2

Core 2 Extreme (quad core) Core 2 Extreme (duo core) Core 2 Quad Core 2 Duo

Plataformas Intel: o Intel Centrino Processadores de redes: o IXP2850 o IXP2800 o IXP2400 o IXP2350 o IXP2325 o IXP465

o o o o o o o o o o

IXP460 IXP455 IXP425 IXP423 IXP422 IXP421 Intel IXP420 Intel IXP1200 Jogo do desenvolvimento do software Intel IXA Liberaes de software Intel IXP400

Controle de planos de processadores o Processador do plano de controle Intel IXC1100 Processadores de E/S (Entrada/Sada) ou I/O (Input/Output) o Processador Intel IOP332 I/O o Processador Intel IOP331 I/O o Processador Intel IOP321 I/O o Chipset do processador Intel IOP310 I/O o Processador Intel IOP303 I/O o Processadores Intel i960 RM/RN/RS

Anexo:Lista de microprocessadores AMD


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. (Redirecionado de Lista de microprocessadores AMD) Ir para: navegao, pesquisa Este artigo contm uma lista de microprocessadores AMD, organizada em ordem de gerao e ano de lanamento. A designao de cada processador mostrada, quando aplicvel, entre parnteses.

Esta pgina ou seco est a ser traduzida (desde maro de 2008). Ajude e colabore com a traduo.
O trecho em lngua estrangeira encontra-se oculto, sendo visvel apenas ao editar a pgina.

ndice
[esconder]

1 Arquitetura desenvolvida pela AMD o 1.1 Srie Am2900 (1975) o 1.2 29000 (29K) (198795) 2 Processadores com arquitetura x86 o 2.1 2nd source (197991) o 2.2 Srie Amx86 (199195) o 2.3 Srie K5 (1995) o 2.4 Srie K6 (19972001) o 2.5 Srie K7 (19992005) o 2.6 Srie K8 (2003) o 2.7 Srie K9 o 2.8 Srie K10 3 Listas detalhadas 4 Ver tambm

[editar] Arquitetura desenvolvida pela AMD


[editar] Srie Am2900 (1975)

Am2901 4-bit-slice ALU (1975) Am2902 Look-Ahead Carry Generator Am2903 4-bit-slice ALU, with hardware multiply Am2904 Status and Shift Control Unit Am2905 Bus Transceiver Am2906 Bus Transceiver with Parity Am2907 Bus Transceiver with Parity Am2908 Bus Transceiver with Parity Am2909 4-bit-slice address sequencer Am2910 12-bit address sequencer Am2911 4-bit-slice address sequencer Am2912 Bus Transceiver Am2913 Priority Interrupt Expander Am2914 Priority Interrupt Controller

[editar] 29000 (29K) (198795)


AMD 29000 (aka 29K) (1987) AMD 29027 FPU AMD 29030 AMD 29050 com unidade de ponto flutuante (FPU) no mesmo chip (1990) AMD 292xx embedded processor

[editar] Processadores com arquitetura x86

[editar] 2nd source (197991)


(second-sourced x86 processors produced under contract with Intel)

8086 8088 Am286 (2nd-sourced 80286, so not a proper Amx86 member)

[editar] Srie Amx86 (199195)


Am386 (1991) Am486 (1993) Am5x86 (a 486-class P) (1995)

[editar] Srie K5 (1995)

AMD K5 (SSA5/5k86)

[editar] Srie K6 (19972001)


AMD K6 (NX686/Little Foot) (1997) AMD K6-2 (Chompers/CXT) o AMD K6-2-P (Mobile K6-2) AMD K6-III (Sharptooth) o AMD K6-III-P AMD K6-2+ AMD K6-III+

[editar] Srie K7 (19992005)


Athlon (Slot A) (Argon,Pluto/Orion,Thunderbird) (1999) Athlon (Socket A) (Thunderbird) (2000) Duron (Spitfire,Morgan,Applebred) (2000) Athlon MP (Palomino,Thoroughbred,Barton,Thorton) (2001) Athlon 4 (Corvette/Mobile Palomino) (2001) Athlon XP (Palomino,Thoroughbred (A/B),Barton,Thorton) (2001) Mobile Athlon XP (Mobile Palomino) (2002) Mobile Duron (Camaro/Mobile Morgan) (2002) Sempron (Thorton,Barton) (2004) Mobile Sempron Gs@

[editar] Srie K8 (2003)


Families: Opteron, Athlon 64, Sempron, Turion 64, Athlon 64 X2, Turion 64 X2

Opteron (SledgeHammer) (2003) Athlon 64 FX (SledgeHammer) (2003) Athlon 64 (ClawHammer/Newcastle) (2003)

Mobile Athlon 64 (Newcastle) (2004) Athlon XP-M (Dublin) (2004) Note: AMD64 disabled Sempron (Paris) (2004) Note: AMD64 disabled Athlon 64 (Winchester) (2004) Turion 64 (Lancaster) (2005) Athlon 64 FX (San Diego) (1st half 2005) Athlon 64 (San Diego/Venice) (1st half 2005) Sempron (Palermo) (1st half 2005) Athlon 64 X2 (Manchester) (1st half 2005) Athlon 64 X2 (Toledo) (1st half 2005) Athlon 64 FX (Toledo) (2nd half 2005) Turion 64 X2 (Taylor) (1st half 2006) Turion 64 (Richmond) (1st half 2006) Mobile Sempron (Keene) (1st half 2006) Athlon 64 X2 (Windsor) (1st half 2006) Athlon 64 FX (Windosr) (1st half 2006) Athlon 64 (Orleans) (2nd half 2006) Sempron (Manila) (1 metade de 2006) Opteron (Santa Clara) Opteron (Santa Ana)

[editar] Srie K9
Athlon 64 X2 4400+ Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X2 4800+ Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X2 5200+ Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X2 5600+ Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X2 6000+ Dual Core Processor (Toledo)

[editar] Srie K10


Chegada da nova srie AMD Phenom, junto com o novo Athlon X2(o prefixo 64 foi retirado)

Phenom FX (Agena FX) Phenom X4 (Agena) Phenom X2 (Kuma) Athlon X2 (Rana) Opteron (Barcelona) Sempron (Spica) Sempron (Sparta)

Os sucessores destes processadores, produzidos sobre o Silicon on Insulator de 45nm da IBM (apenas os ncleos):

Shangai (Sucessor do Barcelona)

Deneb FX (Sucessor do Agena FX) Montreal (No possui antecessor) Propus (Sucessor do Kuma) Regor (Sucessor do Rana) Sargas (Sucessor do Spica)

[editar] Listas detalhadas


Lista de microprocessadores AMD das famlias Am2900 e Am29000 Lista de microprocessadores AMD Athlon Lista de microprocessadores AMD Athlon 64 Lista de microprocessadores AMD Athlon XP Lista de microprocessadores AMD Duron Lista de microprocessadores AMD Sempron Lista de microprocessadores AMD Turion Lista de microprosse AMD Opteron

[editar] Ver tambm


Intel Corporation: ver Lista de microprocessadores da Intel Cyrix National Semiconductor NEC Corporation Transmeta [Esconder]

ve

Processadores AMD
Geode Sempron Athlon 64 (Athlon Neo Athlon II) Athlon 64 X2 Phenom (Phenom II) Turion Opteron FireStream Am2900 Am29000 Am9080 Am286 Am386 Am486 Am5x86 Descontinuados K5 K6 K6-2 K6-III Duron Athlon Mobile Athlon 64 Lista de microprocessadores AMD Lista de soquetes e slots AMD

Atuais

Anda mungkin juga menyukai