Anda di halaman 1dari 3

C. E.

Lions Clube Lngua Portuguesa Fase IX Professor: Fagner Ramos Leite Aluno: _______________________________________________ Data: ____/____/____ Exerccios COESO TEXTUAL 1) Junte os pares de oraes abaixo, de tal forma que entre elas se estabelea a relao indicada. Faa as alteraes que forem necessrias. Relao de concesso a) Seu projeto foi recusado. b) As explicaes foram convincentes. Relao de finalidade a) Resolvemos ficar em casa. b) Assim poderamos descansar. Relao de concesso a) Houve vrios imprevistos durante a viagem. b) Tudo foi cuidadosamente planejado. Relao de proporo a) Ele crescia. b) Ele ficava mais magro. Relao de comparao a) Ele era estudioso. b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos. Relao de tempo a) Meus amigos vieram visitar-me. b) Cheguei de viagem. > Os articuladores apresentam dez possibilidades de sentidos. Veja: - ADIO: e, tambm, ainda, no s...mas tambm, alm disso etc. - OPOSIO / CONCESSO mas, porm, contudo, entretanto, no entanto, embora, apesar de, mesmo que etc. - EXPLICAO / CAUSALIDADE porque, pois, visto que, uma vez que, j que etc. - COMPARAO tal qual, mais que, menos que, como etc. - CONDIO se, caso, desde que, quando etc. - ALTERNNCIA OU DISJUNO ou...ou, ora...ora, seja...seja, quer...quer etc. - TEMPORALIDADE / PROPORCIONALIDADE no momento em que, medida que, mal, quando, enquanto, quanto mais...mais, proporo que etc. - FINALIDADE a fim de, com o objetivo de, para etc. - CONFORMIDADE segundo, conforme, de acordo com, como etc. - CONCLUSO portanto, assim, logo, etc.

2) Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torn-lo coeso e coerente: alm de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se como A ansiedade costuma surgir ________________ se enfrenta uma situao desconhecida. Ela benfica _____________ prepara a mente para desafios, _________ falar em pblico. _________________, _____________________ provoca preocupao exagerada, tenso muscular, tremores, insnia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situaes sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, __________________ requer acompanhamento mdico, ou at transtornos mais graves, ____________________ fobia, pnico ou obsesso compulsiva. ________________ apenas 20% das vtimas de ansiedade busquem ajuda mdica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se procure um clnico-geral num primeiro momento, importante a orientao de um psiquiatra, _____________ prescrever a medicao adequada. A terapia, em geral, base de antidepressivos. "Hoje existe uma gerao mais moderna desses remdios", explica o psiquiatra Mrcio Bernik, de So Paulo, coordenador do Ambulatrio de Ansiedade, da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. "____________ mais eficazes, no provocam ganho de peso nem oscilao no desejo sexual." Outra vantagem: no apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta. (Fonte: Claudia, nov. 2000.) 3) Reescreva os trechos fazendo a devida coeso. Utilize artigos, pronomes ou advrbios. No se esquea de que a elipse (omisso de um termo) tambm um mecanismo de coeso. a) A gravata do uniforme de Pedro est velha e surrada. A minha gravata est novinha em folha. b) Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal. c) Perto da estao havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia. d) No quintal, as crianas brincavam. O prdio vizinho estava em construo. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construo e das buzinas tiravam-me a concentrao no trabalho que eu estava fazendo. e) Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar algum que orientasse o caminho aos convidados. f) Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos devero apresentar-se, munidos de documentos, at o dia 24. 4) Use os pronomes adequados: a) Um encapuzado atravessou a praa e sumiu ao longe. Que vulto era _____ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta? b) Jorge teria dinheiro, muito dinheiro, carros de luxo e mulheres belssimas. _____ eram as fantasias que passavam pela mente de Jorge enquanto se dirigia para o primeiro treino na seleo. c) Marcelo ser promovido, mas ter de aposentar-se logo a seguir. Foi _____ que me revelou um amigo do diretor. d) Todos pensam que a CPI acabar em pizza, mas no queremos acreditar _____.

e) Lus e Paulo trabalham juntos num escritrio de advocacia. _____ dedica-se a causas criminais, _____ a questes tributrias. f) Soube que voc ir ocupar um alto cargo na empresa e que est de mudana para uma casa mais prxima do seu local de trabalho. Se _____ me chateou, j que somos vizinhos h tantos anos, _____ me deixou muito contente. 5) Restaure a coeso nas sentenas: a) Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado prpria sorte. _____ parecia no notar a chuva fina que caa e _____ encharcava os ossos. b) Os grevistas paralisaram todas as atividades da fbrica. _____ durou uma semana. c) Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no ptio do Palcio do Governo. d) Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS comearam a ser avistados. e) O presidente americano disse: Quem favorvel ao Eixo do Mal estar contra mim. _____ marcou uma etapa nas relaes internacionais. 5) Leia a carta abaixo: Oi Dinho! Tudo bem? Como est a, j se acostumou? Estou com saudades. No te mandei nada por e-mail porque estou sem internet, mas assim que der eu mando algo, viu? E a, estudando muito? Aqui t bem puxado, mas estou amando o curso. Estou tendo muitos trabalhos para fazer, mas os resultados tm me deixado feliz! Cada vez tenho mais certeza de que era este o meu destino. E os trs reis magos? Ainda se falam? Eu fiquei sabendo de cada histria das frias... verdade o que falaram sobre a barraquinha de churros? Olhe l, hein! Pode ter certeza de que todos aqui esto sentindo tua falta... Voc vem pra c no feriado? Se vier nos avise para podermos nos ver. Agora que voc e a Nica foram embora, sobraram poucas pessoas para bater um papo um pouco mais interessante... S consigo isto com o Juan e com o Roger. Pois , eu continuo com o cara dos trs sax e estamos nos dando super bem! Falando da Nica, ela foi chamada na federal, mas resolveu ficar mesmo. Ela j est instalada l, trabalhando, fazendo msica. Alm disso, os pais dela no querem ela aqui. Ligue para ela qualquer dia! Voc no sabe o que me aconteceu ontem! Eu ca de bicicleta naquela avenida em frente a minha casa, aquela que tem uma cratera gigantesca e cheia de nibus! Ainda bem que eu ca na calada e s ralei o joelho e as mos. Bom, eu vou parando por aqui... V se no esquece das amizades, OK? Beijos da amiga, Jana a) Ao ler esta carta, voc pode ter sentido algumas dificuldades para compreend-la. A que se devem essas dificuldades?

b) Voc acha que Dinho, o destinatrio da carta, compartilha das mesmas dificuldades de leitura que voc? Por qu?

c) Pode-se observar que, no trecho em destaque, h um problema de ambigidade. Qual essa ambigidade e de que modo o trecho poderia ser reescrito a fim de sanar esse problema?

Anda mungkin juga menyukai