Anda di halaman 1dari 6

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA- CEUT DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV PROFESSOR CLUDIO RGO PROCEDIMENTOS ESPECIAIS MDULO 01 1.

. NOO As aes que fazem parte desse procedimento so especiais porque possuem procedimentos prprios, ainda que s no incio. Mesmo que depois se convertam em rito ordinrio ou cautelar. 2. CARACTERSTICAS (alguns procedimentos) Alterao de prazos para resposta (exs: ao de nunciao de obra nova, ao de diviso e demarcao de terras), necessidade de citao de eventuais interessados (ex: ao de usucapio), formao de litisconsrcio passivo necessrio (ex: ao de usucapio), contedo especfico da contestao (ex: ao de consignao em pagamento), direito concesso de liminar de antecipao de tutela (ex: aes possessrias, ao de nunciao de obra nova, ao de embargos de terceiro) etc. 3. AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO (ARTS. 890 A 900) 3.1 INTRODUO - Origem: Direito Romano; - Objetiva quitar dbito (pagamento em dinheiro ou entrega de coisa); - Consignante (devedor) e consignado (credor); - A consignao tem que ser total (posio do STJ) 3.2 CABIMENTO (art. 890, caput) - Art. 334 a 345 do CC 3.3 CONSIGNAO EXTRAJUDICIAL (art. 890, pargrafos) - facultativa; - Estabelecimento bancrio; - Prestaes que envolvem pagamento em dinheiro; - Cientificao do credor (encargo do consignante, segundo Marcato e HTJ X encargo do banco, segundo Carreira Alvim, Cmara e Maria Berenice Dias); - Observncia dos prazos. Consequncias; - Ao de consignao. 3. 4. CONSIGNAO JUDICIAL - Natureza jurdica: ao de conhecimento (arts. 896, IV e 899, 1) 3.4.1 Foro competente (art. 891) - Regra: local do pagamento 3.4.2 Prestaes peridicas (art. 892) - Economia processual; - At a sentena (doutrina). At o trnsito em julgado (STJ). 3.4.3 Petio inicial (art. 893) - Requisitos dos arts. 282 e 39, I. - Requerimento do depsito. Vide art. 890, 3.

- Citao do ru. Condutas: oferecer resposta, permanecer revel (art. 897) ou requerer o levantamento da quantia depositada; - Escolha do credor (art. 894); - Dvida quanto ao credor (art. 895). Vide art. 898 (nomeao de curador: arrecadao de bens dos ausentes). 3.4.4. Contestao (art. 896). - Vide art. 899. Natureza dplice (no h reconveno): art. 899, 2; - Sentena com eficcia liberatria; - No impede as defesas processuais (ausncia de pressupostos processuais e das condies da ao) 4. AO DE DEPSITO (ARTS. 901 A 905) 4.1 CABIMENTO (art. 901) - Ao de restituio da coisa depositada; - Vide arts. 627 a 652 do CC; - Depsito voluntrio e regular (bens infungveis); - Depositante X Depositrio 4.2 PETIO INICIAL (art. 902) - Requisitos dos arts. 282 e 39, I. - Documento essencial: prova literal do depsito. Exs: contrato, recibo etc; - Estimativa do valor da coisa; - Citao do ru; - Priso. OBS: SMULA VINCULANTE 25 DO STF; - 2: SUPRFLUO - Defesa do ru. Condutas: contestar, entregar a coisa, depsito em juzo + contestar, consignar em juzo o equivalente em dinheiro + contestar. Excees e reconveno. 4.3 PROCEDIMENTO ORDINRIO (art. 903) 4.4 AO PROCEDENTE (art. 904) - A sentena dever fixar o valor da coisa 4.5 BUSCA E APREENSODA COISA (art. 905) 4.6 EXECUO (art. 906) 5. AO DE ANULAO E SUBSTITUIO DE TTULOS AO PORTADOR (ARTS. 907 A 913) 5.1 CONSIDERAES GERAIS E CABIMENTO (art. 907) - A Lei 8.021/90 extinguiu a maior parte deles; - Previso no CC (arts. 904 a 909); - No se aplica aos ttulos cambiais, nem aos ttulos da dvida pblica; - Signos ao portador; ingressos, bilhetes de passagem, bilhete de loteria etc; - Objetivos: retirar a eficcia do ttulo e a substituio, pois o ttulo foi perdido ou injustamente desapossado ou pereceu parcialmente; - Ao inciso I no se aplica o procedimento especial; 5.2 PETIO INICIAL (art. 908)

- Requisitos dos arts. 282 e 39, I. - Requerimento de anulao e substituio por outro; - Citao do detentor e dos terceiros interessados; - Intimao do devedor para que possa pagar em juzo quando houver vencimento; - Intimao da Bolsa de Valores. 5.3 CITAO DO RU E CUMPRIMENTO DE PROVIDNCIAS (art. 909) 5.4 CONTESTAO (art. 910) - Acompanhamento do ttulo reclamado. Violao garantia do contraditrio e da ampla defesa insculpida no art. 5, LV, da CF; - Procedimento ordinrio. 5.5 PROCEDNCIA DA AO (art. 911) - Condenao do devedor? 5.6 DESTRUIO PARCIAL DO TTULO (art. 912) - Portador requer a citao do devedor; - 10 (dez) dias para a substituio do ttulo ou contestao; - No havendo contestao, o juiz profere a sentena; caso contrrio, segue o procedimento ordinrio. 5.7 TTULO COMPRADO EM BOLSA OU LEILO PBLICO (art. 913) 6. AO DE PRESTAO DE CONTAS (ARTS. 914 A 919) 6.1 CABIMENTO (arst. 914 e 919) 6.2 PROCEDIMENTO - Vide ESQUEMA 6.2.1 Aquele que pretende exigir a prestao de contas (art. 915) - Requerimento da citao do ru para, em 5 dias, apresentar as contas ou contestar a ao (caput); - Contas prestadas (1); - Ru no contesta a ao ou no nega a obrigao de prestar contas (2e 3); 6.2.2 Aquele que estiver obrigado a prestar contas (art. 916) - Requerimento da citao do ru para, em 5 dias, aceit-las ou contestar a ao (caput); - Ru no contesta ou declara que aceita as contas apresentadas pelo autor (1); - Ru contesta ou impugna as contas (2). 6.3 CONTAS APRESENTADAS EM FORMA MERCANTIL (art. 917) 6.4 SALDO CREDOR E EXECUO FORADA (art. 918) 6.5 CONTAS DO INVENTARIANTE, DO TUTOR, DO CURADOR, DO DEPOSITRIO E DE OUTRO QUALQUER ADMINISTRADOR (art. 919). 7. AES POSSESSRIAS (ARTS. 920 A 933) 1)NOO As aes possessrias so: Ao de manuteno de posse, no caso de turbao; Ao de reintegrao de posse, no caso de esbulho;

Interdito proibitrio, como forma de preveno do esbulho e da turbao. O juiz fixa pena pecuniria caso o ru venha a descumprir. As aes possessrias visam proteger o fato da posse atravs de sua conservao. Como dito logo acima, a ao de interdito proibitrio visa cessar a eminncia de turbao ou de esbulho, mas no caso de direitos autorais, no possvel a utilizao desse interdito. o que diz a smula 228 do STJ. Pela teoria objetiva de Ihering, possuidor aquele que detm de fato o exerccio, pleno ou no de alguns dos poderes inerentes propriedade. 2)FUNGIBILIDADE Art. 920 do CPC. Na fungibilidade, caso o autor entre com um pedido de manuteno de posse e o caso concreto configure uma necessidade de reintegrao de posse, o juiz pode de ofcio deferir a proteo possessria adequada. Trata-se de uma exceo prevista expressamente no CPC. 3) COMPETNCIA Art. 95 do CPC. Depende do bem. Se imvel a competncia a do foro da situao dos bens. Se mvel, a competncia a do domiclio do ru. 4)CUMULAO DE PEDIDOS Art. 921 do CPC. Art. 922 do CPC AO DPLICE: alm de alegar fatos impeditivos, modificativos ou extintivos de direito, pode pedir em face do autor. A ao dplice admite, portanto, o pedido contraposto. 5)RECONHECIMENTO DO DOMNIO No caso do art. 927 do CPC, basta provar que tem a posse. No caso de haver discusso acerca do domnio, e conseqentemente dvida acerca da posse, aplica-se o que est disposto na smula 487 do STF. 6)PROCEDIMENTO - Vide ESQUEMA Arts. 924: no caso de turbao ou esbulho por mais de ano e dia, h o impedimento do uso da urgncia (ao possessria no procedimento especial art. 927 do CPC) e a soluo o rito comum, podendo, nesse caso, ser pedida a antecipao de tutela, desde que presente os requisitos do art. 273 do CPC. Art. 925: cauo: cautelar dentro da ao possessria. A cauo uma faculdade do juiz. Art. 927. P- Como se prova turbao, esbulho, posse? R- A prova pode ser testemunhal e no necessariamente prova documental. Para ouvir a testemunha de forma mais rpida, tem-se que fazer uma justificao prvia (ouvir testemunhas sobre aqueles fatos para uma maior convico do juiz). Feito isso, o juiz poder estar apto a conceder de logo a liminar. Art. 928 REGRA: contra pessoa jurdica de direito pblico tem que ouvir primeiro o ente. P O juiz vai ouvir na contestao? R Se o juiz ouvir na contestao, tem o qudruplo para contestar e onde fica a urgncia? Na prtica tem-se uma oitiva prvia (isso para alguns autores). Para outros autores, aps a contestao por conta do interesse pblico, o que, data venia, no a melhor soluo.

8. AO DE NUNCIAO DE OBRA NOVA (ARTS. 934 A 940) 8.1 CONSIDERAES INICIAIS - Origem: Direito Romano (iactus lapilii- ato de lanar pedras, jato de pedras); - Em alguns ordenamentos jurdicos, como o Portugus e o Italiano, tratada como procedimento cautelar; - Tem por finalidade evitar o abuso do direito de construir nas relaes jurdicas de vizinhana, condomnio ou administrativas, objetivando paralisar a obra e restituir as coisas ao estado anterior; - Obra nova possui conceito amplo (edificaes, demolio, terraplanagem, sondagem, escavao, compactao do solo, aterro, perfurao, ponte etc.) e no pode ser obra construda. Cabe, neste caso, AO DEMOLITRIA. - Nunciante X Nunciado. 8.2 LEGITIMIDADE E CABIMENTO(art. 934) - Interpretao extensiva do inciso III pela doutrina dominante, afirmando a legitimidade do Estado(norma estadual) e da Unio (norma federal). - Legitimidade passiva: dono da obra e pessoa jurdica de direito pblico. 8.3 EMBARGO EXTRAJUDICIAL DA OBRA (art. 935) - Pode ser feito por escrito. Admite-se o protesto oral testemunhado. forma de autotutela; - Casos urgentes; - Ratificao em juzo (proposio de ao de nunciao de obra nova no prazo de 3 dias). 8.4 PROCEDIMENTO (arts. 936 a 939) - Na petio inicial, caso no tenha havido embargo extrajudicial, o autor deve requerer o embargo judicial (obrigatoriedade); - Fixao de multa (art. 461, 4) Pode ser realizada de ofcio pelo juiz; - Condenao ao pagamento de indenizao pelas perdas e danos; - O embargo ser concedido liminarmente antes da citao do demandado. Se no for concedido, o ru no ser citado e o processo extinto sem julgamento do mrito. Pode haver justificao prvia. - Natureza jurdica do embargo. Antecipao de tutela ou medida cautelar - Importncia do auto circunstanciado. Evita o atentado; - Defesas do Nunciado: contestao, excees e reconveno. - Segue o rito cautelar. 8.5 PROSSEGUIMENTO DA OBRA (art. 940) - A cauo deve observar o procedimento do art. 876. 9. AO DE USUCAPIO (ARTS. 941 A 945) 9.1 CABIMENTO (art. 941) 9.2 PETIO INICIAL (art. 942) - Fundamento do pedido; - Planta do imvel; - Requerimento de citao do proprietrio e dos confinantes; - Requerimento de citao por edital dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados;

- Intimao por via postal dos representantes da Fazenda Pblica (art. 943); - Intimao do MP (art. 944); - Procedimento ordinrio. 9.3 SENTENA (art. 945) - Transcrio no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais.

Anda mungkin juga menyukai