Anda di halaman 1dari 24

RETENTORES

Antes de tudo, importante lembrar de um detalhe que no pode passar batidono dia a-dia de trabalho. O retentor uma pea delicada e de preciso, portanto a mesma precisa de alguns cuidados especiais durante o armazenamento, manuseio e montagem.

ARMAZENAMENTO
Os retentores CORTECO so fornecidos embalados em caixa apropriados para sua melhor proteo. Conservar em local limpo, seco e no muito prximo ao teto, a uma temperatura mxima de aproximadamente de 25 C. Evitar pesos sobre as embalagens. No pendurar o retentor em pregos ou guardar em caixas de ferramentas.

MANUSEIO
A parte mais sensvel do retentor seu lbio de vedao, portanto deve-se tomar muito cuidado para no causar danos nesta regio que a responsvel pela vedao do lubrificante. Evite contato manual com o canto de vedao ( CV ).

Se o retentor possuir algum tipo de luva de proteo na parte interna do mesmo, esta no devera ser retirada, pois a mesma foi desenvolvida para proteo do canto de vedao (CV) na hora da aplicao. Existem dois tipos de luvas de proteo; em alguns retentores elas se deslocam automaticamente, em outros casos o mesmo dever ser removido manualmente, aps a aplicao.

MONTAGEM
Considerando que o retentor uma pea altamente tcnica e sensvel, deve-se tomar certos cuidados: Para um bom desempenho do retentor, na hora de sua aplicao, deve-se fazer uso de ferramental adequado ou similar para esta finalidade.

CORRETO

ERRADO

Jamais faa uso de martelo, chave de fenda, etc, em contato direto com o retentor. O uso de cola desnecessrio, o dimetro externo do retentor CORTECO j vem construdo de maneira correta, a fim de obter uma boa vedao esttica e uma tima fixao. No esquecer da pr-lubrificao, pois o retentor no dever trabalhar a seco nos instantes iniciais.
3

MONTAGEM DO RETENTOR NO EIXO


O estado do eixo fundamental , para o bom desempenho do retentor. Todos os eixos devero estar em boas condies, livre de riscos amassados, oxidaes, entre outros.

REGRAS BSICAS DE MONTAGEM


Aps a remoo de um retentor, mesmo que este no esteja vazando, dever ser substitudo por um novo, na remoo poder ocorrer deformaes. O novo retentor no dever trabalhar na mesma posio em que o antigo trabalhou.

ALTERNATIVAS
Montar o retentor em uma profundidade diferente que a anterior. Trocar a pista do eixo caso exista. Instalar anis espaadores de profundidade.

FUNO DO RETENTOR
O retentor tem como funo, reter o lubrificante no lado interno do conjunto, evitando que o mesmo escape para o lado externo (meio ambiente). O retentor composto basicamente de trs partes: Carcaa metlica Mola Revestimento de borracha com lbio de vedao
4

BORRACHA
A borracha o principal componente do retentor, responsvel pela vedao do lubrificante. A importncia da borracha no pode ser subestimada. Atrs de uma aparente borracha, existem anos de pesquisa e trabalho de tcnicos altamente experientes. Na composio de cada uma das borrachas bsicas para retentores existem vrias frmulas , cada uma compatvel com o lubrificante a ser vedado. Estas propriedades so rigorosamente testadas atravs de rgidos controles de qualidade. Torna-se muito importante saber de que material o retentor foi construdo, existem valores agregados a cada um destes materiais, tanto tcnico como monetrio. Nas embalagens dos retentores CORTECO existe uma etiqueta de identificao e aplicao, onde se l entre outras, a numerao de identificao do produto, aps este, uma letra indicando de qual borracha este foi construdo: Exemplo: Retentor construdo em borracha N - Nitrilica P - Poliacrlica S - Silicone V - Viton (Fluorelastmero) T - Teflon
5

COMPONENTES BSICOS DE UM RETENTOR


Agora vamos conhecer mais de perto os nomes dos componentes de um retentor.
1 1 - Dimetro externo 2 - Mola 3 - Alojamento da mola 4 - Canto de vedao - CV 5 - Revestimento externo 6 - Face externa 7 - Ferragem 8 - Lbio de p - SL 5 6 2 3 4 8 7

RETENTORES NORMAIS RETENTOR BA


Revestidos externamente em borracha ideal para: Alojamento bi-partido Com baixo acabamento superficial Com alojamentos de liga leve que se alteram com aumento da temperatura nas vedaes de gases, leos de baixa viscosidade, etc.

RETENTOR B1
Dimetro externo em chapa metlica. So usados em alojamentos com bom acabamento de superfcie, pois a vedao esttica ser obtida atravs de chapa metlica do retentor em relao ao alojamento tambm metlico.

RETENTOR B2
Dimetro externo em chapa metlica com carcaa dupla Usado normalmente como o B1, porem com uma segunda carcaa metlica.

RETENTOR B1BA
Dimetro externo com meia carcaa metlica e meia carcaa em borracha. Trata-se de um perfil tecnicamente bem mais avanado em relao aos demais, pois confere ao retentor uma boa fixao e uma excelente vedao esttica.

B1BA

RETENTORES ESPECIAIS RETENTORES BA SL / B1 SL / B2 SL / B1BA SL


Este retentores possuem lbio adicional de vedao de p, a fim de evitar a penetrao de impurezas, que possam comprometer o tempo de vida til do mesmo. Estes lbios de vedao de p (SL) so construdos de diversos materiais de acordo com as necessidades, tais como:

FELTRO

POLIURETANO

BORRACHA

RETENTORES COM DRALL


Estes retentores foram desenvolvidos para a indstria automotiva (Para maiores informaes vide DRALL pgina 16). Bi-direcional para eixos que giram nos dois sentidos. Horrio, para eixos que giram no sentido dos ponteiros do relgio. Anti-horrio, para eixos que giram no sentido contrrio aos ponteiros do relgio.

RETENTORES ESPECIAIS PARA SUPORTAR PRESSES MDIAS RETENTOR BA B SL


Este tipo de retentor foi desenvolvido especialmente para vedar leo ou outros fluidos sob presso. Possui um lbio de vedao (CV) mais curto, a fim de suportar a presso e no ser estrudado. No veculo, este retentor utilizado em sistemas de direes hidralicas onde a presso bastante elevada.
BABSL

RETENTORES COM 2 Cvs DE VEDAO DE LEO RETENTORES BA DUO / B1 DUO


Este tipo de retentor possui dois cantos de vedao, cada um com a sua respectiva mola. Foi desenvolvida para vedao de dois fluidos, ou seja, sua funo separar dois meios a serem vedados.
BA DUO B1 DUO

RETENTORES SEM MOLA RETENTORES BA OF / B1 OF


Este perfil de retentor foi desenvolvido para vedaes em condies moderadas das quais dispensam o uso de mola. As aplicaes mais tpicas se encontram nas vedaes de graxa (lado interno) ou barro (lado externo) em determinadas circunstncias.

BA OF

B1 OF

RETENTORES EM TEFLON - PTFE - POLITETRAFLUORETILENO


Para retentores em Politetrafluoretileno (Teflon) o perfil especial. Perfil tipo BIBA - Meia carcaa metlica e meia carcaa recoberta em borracha. Lbio de p em (Vlies) feltro. Carcaa revestida em sua base interna com borracha para boa adeso do Teflon. Dispensa uso de mola.

PTFE

RETENTORES COM DOIS OU MAIS LBIOS DE P RETENTORES BA SL X6


Retentor com duplo lbio de vedao de p (SL). Estes retentores so aplicados em condies de extrema sujeira. Estes retentores equipam normalmente veculos fora de estrada. Os espaos entre os lbios de p (SL) devero ser preenchidos com graxa.

BA SL X6

RETENTORES ENCAPSULADOS COM PISTA PRPRIA RWDR KASSETE


Este tipo de retentor foi desenvolvido especialmente para cubos de roda, sada de cmbio e entrada de eixos motrizes. Dispensa o uso de pista, pois esta parte integrante do mesmo. Trabalha como um rolamento de esferas, ou seja, roda sobre si mesmo. A vida til deste retentor muito longa devido a sua forma contrutiva.
KASSETE

COLORAO DA BORRACHA DOS RETENTORES


A borracha do retentor colorida artificialmente para efeito de identificao Exemplo: Nitrlico Poliacrlico Silicone Viton Azul ou preto Preto Vermelho Marrom

Atualmente existem outras coloraes, tais como: Viton Silicone Teflon


10

- Verde ou preto - Cinza - Marrom

MATERIAIS UTILIZADOS BORRACHA


NITRLICA Utilizado em cubos de roda leves, eixo piloto de cmbio, pinho do eixo traseiro, so alguns exemplos mais tpicos. Temperatura mxima para vedar leo de motor / cmbio e eixo: 110 C Temperatura mxima para vedar graxa: 90 C POLIACRLICA Este material tem uma resistncia trmica superior a Nitrlica, confere ao retentor uma durabilidade signitivamente maior. aplicado em locais com temperatura mais elevadas onde existam leos aditivados. Material aplicado normalmente em retentores da dianteira de motores, da linha leve tais como: comando de vlvulas e sadas de cmbio, so alguns exemplos tpicos. Temperatura mxima para vedar leos cmbios e eixos: 120 C Temperatura mxima para vedar leos de motor: 130 C SILICONE Silicone aplicado em condies especiais, geralmente cmbios automticos e alguns retentores de motor. Tem uma boa resistncia trmica, mas requer cuidados especiais no seu manuseio devido sensibilidade de seu canto de vedao. Temperatura mxima para vedar leo de cmbio automtico: 130 C Temperatura mxima para vedar leo de motor: 150 C VITON Este o material mais nobre da linha de borracha para retentores. Resiste a todos os leos e suporta at temperaturas extremamente elevadas dos motores turbinados e de alto desempenho. Um retentor em Viton demonstra que sua aplicao altamente solicitada,sendo imperativo o uso deste material. A temperatura mxima para vedao de motor, cmbio e eixos motrizes de 180 C. RETENTORES EM TEFLON - PTFE - POLITETRAFLUORETILENO Menos agressividade para com o eixo. Dispensa o uso de mola (este material, com o calor no se molda ao eixo como a borracha). Comporta-se muito bem em relao a todos os leos, inclusive leos com base sinttica. Suporta temperaturas acima 200 C. No requer pr-lubrificao.

11

TEMPERATURA
A temperatura do ambiente a ser vedado determina o material (borracha) a ser empregado. O calor causa um rpido envelhecimento do material, fazendo com que o retentor perca suas propriedades elsticas e capacidade de vedao.
SIMULAO

Lado meio ambiente 50 C

Lado leo 110 C

Canto de Vedao 150 C

Cada aplicao trabalha com a uma determinada temperatura. A temperatura tambm esta relacionado diretamente ao local de trabalho, um bom exemplo de um veculo que trafega o tempo todo no transito congestionado das grandes cidades onde a dissipao de calor mais deficitria, j os veculos que trafegam em rodovia, em funo da velocidade de operao, a dissipao de calor j mais eficiente.

INTERFERNCIA DO LBIO COM O EIXO


O dimetro interno do retentor sempre menor que dimetro do eixo, ou seja, o retentor se aloja com interferncia sobre o eixo. Esta interferncia responsvel pela vedao do lubrificante. Portanto torna-se enganoso pensar que um canto de vedao de um retentor aparentemente mais fortedeva vedar mais eficazmente. Vide EQUILIBRIO HIDRODINMICO

12

FORMA CONSTRUTIVA DOS EIXOS


Ao construir ou encamisar um eixo devera ser respeitado as normas de ajuste. (em nosso caso trabalhamos com a norma de ajuste DIN 3761). No esquecer do chanfro de 5 a 10 para facilitar a entrada do retentor no eixo Nos retentores CORTECO existem uma srie de gravaes, sendo que cada uma delas indica as dimenses de eixo, alojamento e altura do retentor Exemplo:. Em um retentor com a gravao 100 - 130 - 15 1 medida 100 dimetro interno do eixo 2 medida 130 dimetro externo do alojamento 3 medida 15 altura do retentor A pista de trabalho do retentor no eixo dever ter uma rugosidade de 1 a 4 mcrons. Esta rugosidade obtida atravs de um rebolo grana 80 a 100.

Rebolo

Pista do Retentor

Eixo

13

FUNO DA RUGOSIDADE
A funo desta rugosidade provocar um assentamento entre a borracha e o eixo. A rugosidade do eixo provocara um desgaste da borracha, como toda borracha um abrasivo, esta por sua vez ira polir o eixo. Este trabalho se estabilizar em torno de aproximadamente vinte e quatro horas de trabalho do eixo. O canto de vedao sofrera achatamento na ordem de aproximadamente quatro dcimos de milmetro. Este achatamento ser o responsvel pela formao do filme de leo.

ROTAO DO EIXO
A rotao e o dimetro do eixo tem grande influncia sobre gerao de calor no canto de vedao de um retentor. Podemos tomar como exemplo um eixo que trabalha a 6.000 RPM com 50 mm. de dimetro, j num eixo a 4.000 RPM e com um dimetro de 40 mm; no segundo caso a gerao de calor ser bem menor.

FORA RADIAL / EQUILBRIO HIDRODINMICO


A fora radial a somatria de duas foras, uma devido borracha e a outra devido ao da mola, quais so responsveis pela vedao durante toda vida til do retentor. A mola cuidadosamente estudada para que sua ao seja suficiente para garantir a vedao. So milhares de testes e pesquisas para encontrar o valor ideal. Qualquer alterao de sua carga resultar em vazamento, e conseqncia para o conjunto que esta sendo vedado. No caso de corte da mola, com objetivo de diminuir seu comprimento, para aumentar sua fora radial, trar srias conseqncias. Este procedimento interrompe a formao do filme de leo existente entre
14

o CV e o eixo, gerando um atrito, o atrito gera calor e o calor deteriora a borracha. bom lembrar que o canto de vedao do retentor, aps uma determinada rotao se separa do eixo permitindo a formao do filme de leo, o qual responsvel pela lubrificao.
Lado meio ambiente Lado leo leo

Eixo em movimento

CARACTERSTICAS DE VEDAO
A funo do retentor impedir o vazamento do lubrificante para o meio ambiente. Esta vedao dever ser obtida em duas regies. Lado eixo - vedao dinmica, caminho A do desenho abaixo. Lado alojamento - vedao esttica, caminho B do desenho abaixo.
Alojamento B Lado leo A Eixo Lado meio ambiente

As formas construtivas dos retentores so determinados em funo do local onde o retentor ser aplicado e do fluido a ser vedado (leo, graxa, gs, etc). No deve ser utilizado um retentor fora das especificaes, mesmo que este possua as mesmas dimenses do retentor velho. Suas caractersticas construtivas, bem como a borracha empregada, pode ser conflitante e no dar o desempenho esperado.
15

Todos os fatores que podem interferir no bom desempenho do retentor so estudados para que possam determinar suas caractersticas de construo (formato de lbio, perfil, borracha, etc). Em caso de dvida consulte nossos catlogos ou a CORTECO atravs de nosso SAC - Servio de Antendimento Corteco 0800 194 111 www.corteco.com.br.

FERRAGEM
A ferragem a alma metlica do retentor, responsvel pela forma estrutural do mesmo sendo que esta passa por uma srie de processos: Estampo Desrrebarbamento Jateamento Fosfatizao Adesivao

MOLA
A mola tem por finalidade manter a fora radial da borracha do retentor sobre o eixo por toda sua vida til.. A no existncia da mola faria com que a borracha , atravs da temperatura, se moldasse ao eixo provocando o vazamento do lubrificante. Em hiptese alguma a mola deve ser alterada, pois esta cuidadosamente calculada pela nossa engenharia, com a finalidade de dispensar ao retentor uma vida til muito longa.

DRALL
Antes de apresentarmos o chamado DRALL, tentemos entender o conceito de transporte atravs de uma rosca. Vamos imaginar um parafuso. ao girar, a rosca transporta o corpo do parafuso para dentro da porca. Da mesma forma, o leo em contato
16

com o eixo tipo rosca sem fim ser transportado para um dos lados, de acordo com o sentido de rotao do eixo. nessa hora que o DRALL entra em funcionamento. Ele como uma rosca sem fim, porem esta vulcanizado retentor em forma de nervuras. Portanto, a gotcula de leo que tentar escapar, ira bater em uma das nervuras do DRALL, retornando para o interior do conjunto. muito importante saber que para cada sentido de rotao do eixo haver uma determinada direo para o DRALL, e no caso de duplo sentido de rotao, o DRALL ser formado por nervuras bi-direcionais. Obs.: Este sistema de bombeamento ocorre somente aps a uma determinada rotao do eixo.

Bidirecional

Horrio ou Antihorrio

17

VEDAO AXIAL
Em um veculo existem vrios tipos de vedaes, tais como: Vedao esttica - Atravs da unio de duas peas sem movimento entre si. Vedao dinmica - Atravs de eixos com movimentos radiais. Agora vamos falar de um terceiro sistema de vedao, que a vedao AXIAL, ou seja, em um eixo com movimentos longitudinais (sentido vai e vem).
Selo ou Vedador Luva de Proteo

Haste de Vvula

Guia

Em um veculo, os movimentos axiais mais tpicos so, na haste do amortecedor, haste de vlvulas e cremalheira da caixa de direo. Agora vamos falar somente de haste de vlvulas. Em acordo com as leis que limitam as emisses de POLUENTES, demandam o uso de vedadores de haste de vlvulas, entre outros. Nos motores de combusto interna, de projeto mais recentes apresentem um ou dois comandos de vlvulas localizados normalmente na parte superior do cabeote Este forma construtiva resulta em uma grande quantidade de leo lubrificante em movimento na parte superior do cabeote
18

CUIDADOS BSICOS
1 2

CORRETO

INCORRETO

Na troca dos vedadores de haste de vlvulas, deve se tomar alguns cuidados bsicos: Efetuar a descarbonizao da vlvula. Descarbonizar a cmara de trabalho das vlvulas Verificar o estado da haste das vlvulas quanto a riscos e desgastes Verificar possveis folgas entre a haste e a guia. O ideal seria fazer uso de calibrador apropriado, tipo passa-no-passa.

19

MONTAGEM MONTAGEM DO VEDADOR


Fazer uso de uma luva plstica protetora na haste da vlvula, na regio de alojamento ra trava bi-partida , esta regio poder conter cantos vivos, que viriam a danificar o lbio do vedador A luva protetora e fornecida pela CORTECO junto a cada joga de vedadores Usar uma ferramenta adequada para se obter uma boa fixao do vedador em relao guia da vlvula. O desenho desta ferramenta fornecida pela CORTECO, consulte o nosso SAC - Sistema de Atendimento Corteco (SAC 0800 194 111). Atentar para que o vedador no se aloje inclinado em relao ao guia de vlvulas (vide desenho 2, da pgina 19). No esquecer da pr-lubrificao. O vedador de haste de vlvulas, no efetua uma vedao total, ele permite uma passagem de leo, a fim de permitir a lubrificao entre a guia e a vlvula, sem esta lubrificao fatalmente ocorreria o emperramento da vlvula. Esta passagem de leo muito bem calculado afim de no provocar consumo de leo, com posterior fumaa pelo escapamento Como esta regio trabalha com uma temperatura muito alta, deve se usar vedadores de alta qualidade, a CORTECO fornece ao mercado de reposio vedadores em VITON que suporta altas temperaturas.

20

ANLISE DE AVARIAS EM RETENTORES


ENCONTRADO CAUSA Temperatura alm do admissvel (borracha Nitrlica) Aumento da fora radial (corte da mola) Lubrificao deficiente Mudana total da colorao da borracha, menos em seu dimetro externo (aloj.) Temperatura do lubrificante alm do mximo admissvel pelo retentor SOLUO Verificar se a lubrificao do retentor esta correta Substituir o retentor por um novo Verificar o nvel do lubrificante Verificar a origem do superaquecimento

Alterao da colorao do canto de vedao (de azul para marrom claro)

Retrabalhar o eixo e deix-lo com uma No acomodao do canto Ausncia de rugosidade na rugosidade de a 1 a 4 pista de trabalho do de vedao em relao microns na escala RT retentor ao eixo (aproximado aos riscos de uma lixa de gua grana 180)

Retentor com baixa fora radial

Com o auxlio de um paqumetro colher a medida do eixo

Comparar estas medidas com as medidas gravadas no corpo do retentor, pois estas obedecem as normas de ajuste DIN e ABNT exemplo; 100 - 130 -13 100 = 1 medida = igual a medida do eixo Verificar a origem do superaquecimento Verificar se o retentor aplicado compatvel com a sua aplicao Substituir o retentor Verificar se o dimetro do mesmo compatvel com o retentor aplicado (vide 1 medida gravada no retentor)

Temperatura acima do limite suportvel pelo composto (borracha) Lbio de vedao ressecado, quebradio ou com fissuras

Corte da mola

Eixo com o dimetro maior

21

ANLISE DE AVARIAS EM RETENTORES


ENCONTRADO CAUSA Verificar se a rugosidade do eixo esta alm do ideal de1 a 4 microns (escala RT) Desgaste prematuro do composto (borracha) no canto de vedao Verificar se o respiro no est obstrudo Retentor no indicado para esta aplicao SOLUO Refazer o acabamento da pista de trabalho do retentor sobre o eixo (obedecer a 1 medida gravada no retentor Desobistruir o respiro e substituir o retentor Substituir o retentor por outro indicado para esta aplicao Retrabalhar o alojamento, sempre obedecendo a 2 medida gravada no retentor Aplicar o retentor de forma que o mesmo se acomode bem pararelo em relao ao alojamento

Verificar a excentricidade esttica do alojamento Desgaste irregular no canto da vedao

Verificar se o retentor foi aplicado bem pararelo em relao ao alojamento

Falta de chanfro no eixo

Retrabalhar o eixo No caso de no ser possvel o retrabalho, fazer uso de um filme de radiografia sobre oeixo em forma de luva Desobstruir o respiro e substituir o retentor por um novo

Utilizar luva de aplicao de retentores Lbio de vedao com extruso ou seja, dobrado para fora (lado meio ambiente) Verificar se o respiro est desobstrudo

Existem conjuntos que no possuem respiro, neste caso o retentor tem um perfil especial para esta finalidade,como exemplo, a caixa de direo hidrulica

22

GRAVAES CONTIDAS NO RETENTOR FREUDENBERG / CORTECO

BA B1 B2 B1BA BAD BAB

- Dimetro externo revestido em borracha - Dimetro externo em chapa metlica - Dimetro externo em chapa metlica, com dupla carcaa metlica. - Meia carcaa metlica e meia carcaa revestida em borracha - Suporta presses de at 0,3 bar - Perfil para suportar mdias presses dois lbios de vedao

BADUO - Dimetro externo em borracha, com B1DUO F U UD CV SF SL X6 X7 DRL RS DRR RD DRW Kassete Combi Calzato VI T NOK CFW RWDR FNCB - Dimetro externo em chapa metlica, com dois lbios de vedao - Canto de vedao pronto - Perfil universal - Perfil atual - Canto de Vedao - Perfil fora de norma - Com lbio de p - Dois SL - Ranhuras no dimetro externo - Sentido de rotao do eixo (anti-horrio) Alemanha - Sentido de rotao do eixo (anti horrio) Itlia - Sentido de rotao do eixo (horrio) Alemanha - Sentido de rotao do eixo (horrio) Itlia - Sentido de rotao do eixo (bidirecional) Alemanha / Itlia - Retentor que gira sobre si mesmo (encapsulado) - Retentor combinado - Retentor com luva aplicadora - Construdo em Viton ( Fluorelastmero ) - Construdo em Teflon ( PTFE - Politetrafloretileno) - Nipor Oil Korpo - Carl Freudenberg Wernheim - Retentor - Freudenberg-NOK Componentes Brasil

23

HISTRICO DE UMA EMPRESA BEM SUCEDIDA FREUDENBERG


Para falar da Corteco preciso falar antes da Freudenberg. Um dos maiores grupos empresariais do mundo, com mais de 158 anos de tradio e um dos lderes mundiais no mercado autopeas. Atualmente, o Grupo Freudenberg compreende 258 fbricas espalhadas por 24 pases em 5 continentes e mais de 30 mil colaboradores. Cerca de 70% da frota circulante mundial equipada com peas Freudenberg. A experincia e a tradio em autopeas iniciaram-se em 1929, quando a Freudenberg inventou o retentor, atendendo a um pedido da Daimler Benz alem, hoje Daimler Chrysler. O responsvel pelo projeto foi o engenheiro Simmer, que utilizou duas chapas metlicas estampadas e internamente uma arruela de couro moldada. Assim, foi desenvolvido o primeiro retentor do mundo. E ainda hoje, em algumas regies da Alemanha, o retentor conhecido como Simmering; anel de Simmer.

A Corteco foi fundada em 1994, na Itlia e na Alemanha, como uma empresa do Grupo Freudenberg, especializada em autopeas para o mercado de reposio como retentores, selos de haste de vlvula, coxins, filtros e kits de reparo diversos. Fiel aos princpios que norteiam a grandeza do Grupo Freudenberg, a Corteco emprega a legtima tecnologia da empresa-me em suas peas de reposio. A mesmssima qualidade reconhecida mundialmente est disposio de milhares de clientes no mundo todo e no Brasil desde 1999. O compromisso da Corteco o de atuar em estreita colaborao com todos os elos da cadeia de reposio automotiva, oferecendo qualidade superior nos produtos e nos servios, buscando a gerao efetiva de valor. A Corteco no mundo:

24

Anda mungkin juga menyukai