Anda di halaman 1dari 9

.

Relatrio de Estudo de solos Associao Tomas Sankara (Costa de Sol Maputo)

Por:

Da Graa, Jos Jalane, Orlando Maputo, Maro de 2012

Descrio A rea de estudo, localiza-se no Bairro da Costado Sol, mais concretamente nas latitudes: 25 54 07,34 e 25 53 26,36 Sul e longitudes 32 37 57,8 e 32 38 48,2 Este. Geologicamente, esta rea estende-se pela plancie de aluvio consistindo basicamente de sedimentos fluviais e marinoestuarino, em relvo plano, no obstante apresente algumas depresses e manchas relativamente mais elevadas no panorama paisagstico da regio. Kauffman em Os Solos da Zona Costeira entre Maputo e Marracuene 1987, apurou segundo as caractersticas geolgicas, trs unidades principais, subdividas em pequenas subunidades a saber: DC (Dunas costeiras); DI (Dunas interiores); A ( Aluvies). A anlise das unidades vai se basear na unidade aluvionar, pois na qual onde se encontra a rea da Associao Tomas Sankara, e esta , se subdivide em trs unidades de terreno, nomeadamente: A1 Solos de textura mdia, calcrio, no salino e no alcalino; A2 Solos de textura mdia a fina, calcrio com pouca salinidade/alcalinidade; A3 Solos de textura mdia/fina e no subsolo grosso, salino e alcalino.

A rea da ATS encontra-se localizada na unidade A3, e por sua vez se subdivide em duas subunidades: A31 - Zonas de pastagens naturais, frequentemente com plantas halofitas. A maior parte das quais nunca foi inundada pelas mars. A32 A zona do mangal, inundada diariamente pelo mar. Muito especificamente, a propriedade da ATS circunscreve se apenas a zona A 31 (aluvies) , cuja descrio se segue:

A rea compreendida entre os marcos M12, passando pelos marcos (hidromorficos), M13, M16, M17, M18, calcrio na superfcie at ao M2 rea relativamente elevada, com solos de textura mdia a pesada.

Foto 1: Calcrio superfcie

Pelo facto de se encontrar a uma cota relativamente elevada possuem drenagem natural moderada, facto que torna os solos desta rea algo adequados para a produo agrcola. Sob ponto de vista de fertilidade, estes solos possuem um alto teor de matria orgnica, a avaliar pelo solo superficial que muitas vezes se enquadra no horizonte A mlico com espessura igual ou superior a 30cm. O subsolo geralmente calcrio e pouco profundo podendo se observar rocha calcria aos 40 60cm de profundidade.

Foto 2: subsolo calcrio

Actualmente, so produzidas com algum sucesso (muito embora numa rea restrita), culturas anuais, basicamente hortcolas, milho e a banana para alm da cana sacarina, entretanto, com algum investimento sobretudo na drenagem esta produo pode ser significativamente elevada.

Foto 2: Hortcolas e Cana sacarina

A alcalinidade tambm figura como um outro factor que pode limitar a produtividade destes solos, uma vez que o pH atinge por vezes valores iguais ou superiores a 9, o que constitui prenncio de sodicidade; embora as leituras de conductividade elctrica (salinidade) no indiquem qualquer problema neste aspecto, como se ilustra na Tabela 1.

A rea que vai desde o marco M3, passando pelos M3.1, salgada, e a rea delimitada pelos marcos M10, M21, M6, M7, M8, M8.1 at M12 depressionria, com solos de textura

geralmente pesada e mal drenados e alagadios, chegando a manter uma lmina de gua de cerca de 1m em caso de queda de pluviomtrica considervel. So solos extremamente salinos facto que deve estar associado a m drenagem. Na alguns casos notvel alguma cristalizao de sais na superfcie. Infelizmente, a rea com estas caractersticas cobre uma extenso na ordem dos 90% da area total e encontra-se actualmente com alguma vegetao ( escassa) e sem potencial mesmo para a pastagem extensiva do gado caprino ou bovino.

Foto 4: reas Alagadas

Tabela 1: Anlise de pH e conductividade elctrica (salinidade) de algumas amostras colectadas no campo. Cdigo da Amostra M3.1 M3.1 M13.1 M13.1 M15 M15 Profundidade 0 - 20 40 - 60 0 20 40 - 60 0 20 40 - 60 pH 8.37 9.07 8.0 8.57 7.85 7.66 Conductividade Elctrica (mS/cm) 0.454 0.722 0.396 0.322 0.352 0.940

Estes valores se enquandram dentro do intervalo normal, exceptuando os pontos M3.1 e M13.1, com pH de 9.1 e 8.6 na profundidade de 40 a 60cm respectivamente; contra valores

relativamente baixos de salinidade, facto que se deveu s chuvas que tinham cado dias antes da colecta das amostras anlisadas e que por eventualidade teriam diludo quantidades significantes de sais na superfcie. Esta rea no apta para a produo de culturas alimentares.

Recomendaes De toda rea estudada, apenas 27.8% (cerca de 23.7ha) pode ser aproveitada para fins de produo agrcola, mediante algum investimento para o melhoramento da drenagem de solo, por forma a evitar que as guas permanecem na superfcie ou pela asceno capilar associada evaporao, estas permitam a cristalizao de sais na superfcie do solo. Para a produo de hortcolas a aplicao de estrume pode ajudar a melhorar a textura e estrutura do solo; o que tem impacto na circulao do ar e gua no solo. Para produo de fruteira, seria de recomendar a aplicao de substrato artificial, misturado com a areia local e detritos vegetais em covas de (1X1X1)m por forma a criar um micro ambiente favorvel ao desenvolvimento das plantas pelo menos nos primeiros estgios. Em relao aos restantes 72.2% da rea (... ha) h que se pensar num outro tipo de uso diferente da produo agrcola, pois trata-se de rea completamente no apta para este uso, pelas razes j mencionadas, por exemplo, a salinidade e a m drenagem dos solos. O redimensionamento da rea agrcola pode ser visualizada no mapa que mostra a distribuio espacial da rea com alguma aptido agrcola e a outra sem aptido agrcola, contudo, podendo ser usada para outros fins que podero, por eventualidade, ser definidos pelos legtimos proprietrios e membros da Associao Thomas Sankara do Bairro Costa do Sol.

Em anexo, o mapa de localizaes e do zoneamento da rea.


Localizao da rea de estudo em termos Geolgicos

Anda mungkin juga menyukai