Anda di halaman 1dari 17

01

O BANCO DO DESENVOLVIMENTO

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1 a FASE) FASE)


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: LNGUA PORTUGUESA II Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 0,5 1,5 LNGUA ESTRANGEIRA Questes 21 a 25 26 a 30 Pontos 0,5 1,5 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 1,5 Questes 51 a 60 61 a 70 Pontos 2,0 2,5

b)1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs: Por medida de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 60 (sessenta) minutos contados a partir do incio das provas e s poder levar o Caderno de Questes das Provas Objetivas faltando 30 (trinta) minutos ou menos para o trmino das mesmas. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES, ressalvado o disposto na observao do item 08, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no primeiro dia til aps a realizao das provas, nas pginas da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) e do BNDES (www.bndes.gov.br).

06

07 08

09 10 11 12

NOVEMBRO / 2009

LNGUA PORTUGUESA II
O PESO DA PALAVRA E DO RELACIONAMENTO Quem diz que vai para o escritrio para trabalhar e no para fazer amigos est enganado. Ou melhor, estabelecer uma rede de relacionamentos, ser flexvel, se adaptar rapidamente a uma nova situao, saber se comunicar com a equipe ou colegas de trabalho, ter capacidade de negociao so caractersticas extras no atual mercado, que exige mais do que diploma. No se trata de fazer amigos, mas de aprender o que se chama de linguagem corporativa. E este be-a-b feito de uma mistura de palavras claras, ditas no momento e para a pessoa certa, somado a uma dose de carisma. No estou falando da poltica mantenha um sorriso no rosto porque o cliente tem sempre razo, mas, sim, tentando mostrar que a facilidade em se expressar ou fazer relacionamentos tem peso to importante quanto uma boa formao acadmica. O que a intuio de muitos profissionais de recursos humanos j indicava foi comprovado num estudo finalizado no primeiro semestre deste ano pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associao internacional que estuda o estresse e suas formas de preveno. De acordo com a pesquisa, feita entre 230 profissionais gerentes de trs grandes empresas nacionais , a eficincia na comunicao interpessoal funciona como um colete salva-vidas, atenuando os efeitos negativos das presses e demandas nos nveis fsico, emocional e comportamental. Para chegar a esta concluso foram analisados trs fatores: as presses e as demandas no trabalho, o nvel de ansiedade (somtica, comportamental e cognitiva) e o nvel de tenso muscular e a satisfao profissional. Conclui-se, ento, que o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, alm de programas efetivos de qualidade de vida no trabalho. Isso porque os custos do estresse no afetam apenas a sade do trabalhador, mas, tambm, o bolso do empregador. Sabe-se que nos Estados Unidos o estresse profissional tem custo estimado em 300 bilhes de dlares ao ano e nos pases membros da Unio Europeia este valor gira em torno de 265 bilhes de euros nmeros relativos ao absentesmo, rotatividade, leses no trabalho e seguro sade. Por aqui, ainda no foi feito o clculo desta conta, mas acredita-se que temos valores similares ao americano. Ento, que tal comear a exercitar a linguagem? Faz bem para voc e para aqueles com quem se relaciona.
ROSSI, Ana Maria. Disponvel em: <http://www.catho.com.br> Acesso em: out. 2009. (com adaptaes)

1
Assinale a passagem que, na linha argumentativa do texto, se caracteriza, semanticamente, como uma justificativa para o ttulo. (A) Quem diz que vai para o escritrio para trabalhar e no para fazer amigos est enganado. ( . 1-2) (B) No se trata de fazer amigos, mas de aprender o que se chama de linguagem corporativa. ( . 7-9) (C) mantenha um sorriso no rosto porque o cliente tem sempre razo, ( . 12-13) (D) a eficincia na comunicao interpessoal funciona como um colete salva-vidas, atenuando os efeitos negativos das presses e demandas nos nveis fsico, emocional e comportamental. ( . 25-28) (E) ...o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, alm de programas efetivos de qualidade de vida no trabalho. ( . 33-35)

10

15

2
A expresso Ou melhor, que inicia o segundo perodo, introduz uma ideia que, em relao ao primeiro perodo, funciona, semanticamente, como uma (A) explicao. (B) excluso. (C) negao. (D) adio. (E) incluso.

20

3
No ltimo perodo do primeiro pargrafo, a expresso este be-a-b ( . 9) faz referncia semntica a (A) para trabalhar (l. 1) (B) atual mercado (l. 7) (C) diploma (l. 7) (D) fazer amigos (l. 8) (E) linguagem corporativa (l. 9)

25

30

4
No terceiro pargrafo do texto, a argumentao a favor da eficincia na comunicao interpessoal fundamentou-se (A) no confronto de dados estatsticos e percentuais. (B) na anlise de aspectos sobre o assunto. (C) na citao de um especialista na matria em questo. (D) na relao de comparao e contraste. (E) numa definio e em exemplos comprobatrios.

35

40

5
Em Quem diz que vai para o escritrio para trabalhar e no para fazer amigos est enganado. ( . 1-2), os valores semnticos das preposies para so, respectivamente, (A) aproximao, finalidade, finalidade. (B) aproximao, finalidade, aproximao. (C) aproximao, aproximao, finalidade. (D) finalidade, aproximao, finalidade. (E) finalidade, aproximao, aproximao.

45

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

6
Segundo o texto, o estudo que a empresa internacional referida no segundo pargrafo desenvolve sobre (A) um tipo de distrbio a que o indivduo est sujeito e como evit-lo. (B) a fora da linguagem corporativa no xito profissional. (C) a importncia da facilidade de expresso individual para a capacitao profissional. (D) as caractersticas externas que interferem no atual mercado de trabalho. (E) as consequncias dos fatores que interferem no desempenho profissional do indivduo.

11
Os conectivos destacados abaixo pertencem todos mesma classe de palavras, EXCETO um. Assinale-o. (A) ...que vai para o escritrio... ( . 1) (B) ...que a facilidade em se expressar... ( . 14) (C) ...que estuda o estresse e suas formas de preveno. ( . 21-22) (D) ...que nos Estados Unidos... ( . 38) (E) ...que temos valores similares... ( . 44)

12
melhor comear a exercitar a linguagem, _________ o seu relacionamento pode acabar mal. A pesquisa recentemente realizada pela empresa foi _________ do estresse emocional do trabalhador. Expliquei-lhe as exigncias do atual mercado _________ ele se adaptasse melhor. A sequncia que completa corretamente as frases acima (A) se no a cerca a fim de que (B) se no acerca afim de que (C) se no acerca a fim de que (D) seno acerca a fim de que (E) seno a cerca afim de que

Conforme o estudo realizado pela ISMA-BR, conclui-se que a linguagem corporativa exerce sobre os efeitos causados pelo estresse uma ao (A) neutralizadora. (B) minimizadora. (C) preventiva. (D) reforadora. (E) dissipadora.

Considere as afirmativas abaixo, referentes s ideias apresentadas no penltimo pargrafo do texto. I - Na empresa, a administrao do estresse vai alm da preocupao com a sade fsica do indivduo. II - O custo gerado pelo estresse profissional nos Estados Unidos menor do que o gerado nos pases integrantes da Unio Europeia. III - No Brasil, o custo para as empresas, no que se refere ao estresse, igual ao evidenciado nos Estados Unidos. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

13
Assinale a opo que apresenta ERRO de concordncia verbal, segundo o registro culto e formal da lngua. (A) Necessita-se de novos programas de qualidade de vida. (B) A presso, a ansiedade e a tenso muscular, tudo prejudicava a sade do trabalhador. (C) Os Estados Unidos contrataram profissionais especializados em comunicao. (D) J fazem trs meses que ele se adaptou a uma nova realidade profissional. (E) Cada um dos profissionais do RH deve saber administrar o seu estresse.

14
O substantivo derivado do verbo est grafado I N CORRETAMENTE em (A) ascender: ascenso. (B) proteger: proteo. (C) catequizar: catequeze. (D) progredir: progresso (E) paralisar: paralisia.

Qual vocbulo se flexiona em nmero pela mesma justificativa que salva-vidas ( . 26)? (A) Guarda-municipal. (B) Beija-flor. (C) Salrio-mnimo. (D) Segunda-feira. (E) Navio-escola.

10

15
Assinale a opo em que a forma verbal destacada est grafada e flexionada corretamente. (A) Se a empresa mantiver o foco no seu planejamento, o sucesso ocorrer. (B) O cliente teria sido mais bem atendido, se o gerente intervisse na negociao. (C) Durante a pesquisa, houveram vrios obstculos para coletar os dados. (D) Assim que expor o custo do projeto, poderemos analislo melhor. (E) O empregador requeriu o documento que comprovasse a formao acadmica do funcionrio.

Reescrevendo-se a passagem Para chegar a esta concluso foram analisados trs fatores: ( . 28-29) na voz ativa, o correto, segundo o registro culto e formal da lngua, : (A) para chegar a esta concluso analisou-se trs fatores. (B) para chegar a esta concluso analisaram-se trs fatores. (C) para chegar a esta concluso analisaram trs fatores. (D) eram analisados trs fatores para chegar a esta concluso . (E) foram sendo analisados trs fatores para chegar a esta concluso.

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

16
Assinale a frase em que se verifica uma transgresso ao registro culto e formal da lngua no que se refere ao emprego do pronome relativo. (A) O resultado a que chegaram confirmou sua intuio. (B) Os colegas de trabalho com quem no simpatizava foram excludos do processo. (C) Recebi o relatrio de um gerente de cujo nome no me recordo. (D) So vrias as reivindicaes por que esto lutando os trabalhadores. (E) O funcionrio o qual me referi no tem nenhuma dose de carisma.

LNGUA ESTRANGEIRA - INGLS


The difference between saying what you mean and meaning what you say is obvious to most people. To computers, however, it is trickier. Yet getting them to assess intelligently what people mean from what they say would be useful to companies seeking to identify unhappy customers and intelligence agencies seeking to identify dangerous individuals from comments they post online. Computers are often inept at understanding the meaning of a word because that meaning depends on the context in which the word is used. For example, killing is bad and bacteria are bad but killing bacteria is often good (unless, that is, someone is talking about the healthy bacteria present in live yogurt, in which case, it would be bad). An attempt to enable computers to assess the emotional meaning of text is being led by Stephen Pulman of the University of Oxford and Karo Moilanen, one of his doctoral students. It uses so-called sentiment analysis software to assess text. The pair have developed a classification system that analyses the grammatical structure of a piece of text and assigns emotional labels to the words it contains, by looking them up in a 57,000word sentiment lexicon compiled by people. These labels can be positive, negative or neutral. Words such as never, failed and prevent are tagged as changing or reversive words because they reverse the sentiment of the word they precede. The analysis is then broken into steps that progressively take into account larger and larger grammatical chunks, updating the sentiment score of each entity as it goes. The grammatical rules determine the effect of one chunk of text on another. The simplest rule is that positive and negative sentiments both overwhelm neutral ones. More complex syntactic rules govern seemingly conflicting cases such as holiday hell or abuse helpline that make sense to people but can confuse computers. By applying and analysing emotional labels, the software can construct sentiment scores for the concepts mentioned in the text, as a combination of positive, negative and neutral results. For example, in the sentence, The regions largest economies were still mired in recession, the parsing software finds four of the words in the sentiment lexicon: largest (positive, neutral or negative); economies (positive or neutral); mired (negative); and recession (negative). It then analyses the sentence structure, starting with economies and progressing to largest economies,

10

17
Em gerentes de trs grandes empresas nacionais ( . 24), o uso dos travesses justifica-se, sintaticamente, por (A) separar o vocativo. (B) isolar o aposto. (C) caracterizar pausa mais forte. (D) indicar uma mudana de interlocutor. (E) separar o comentrio do narrador.

15

18
Reescrevendo a orao Isso porque os custos do estresse no afetam apenas a sade do trabalhador, ( . 35-37), o sentido NO se altera em: (A) Porque a sade do trabalhador afetada no apenas por isso mas tambm pelos custos do estresse. (B) Isso porque os custos apenas do estresse no afetam a sade do trabalhador. (C) Isso porque somente a sade do trabalhador no afetada pelos custos do estresse. (D) Isso porque apenas os custos do estresse no afetam a sade do trabalhador. (E) Isso porque no somente a sade do trabalhador afetada pelos custos do estresse.

20

25

30

19
Assinale a opo em que a preposio destacada constitui caso de regncia nominal. (A) se adaptar rapidamente a uma nova situao, ( . 4) (B) saber se comunicar com a equipe... ( . 4-5) (C) ter capacidade de negociao so caractersticas extras... ( . 5-6) (D) Para chegar a esta concluso foram analisados trs fatores: ( . 28-29) (E) e para aqueles com quem se relaciona. ( . 47)
35

40

20
Em Conclui-se, ento, que o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, ( . 33-34), o conectivo destacado NO pode ser substitudo, sem alterao de sentido, por: (A) pois. (B) por conseguinte. (C) assim. (D) entretanto. (E) portanto.
45

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

50

55

60

65

regions largest economies and the regions largest economies. At each stage, it computes the changing sentiment of the sentence. It then does the same for the second half of the sentence. Instead of simply adding up the number of positive and negative mentions for each concept, the software applies a weighting to each one. For example, short pieces of text such as region are given less weight than longer ones such as the regions largest economies. Once the parser has reassembled the original text (the regions largest economies were still mired in recession) it can correctly identify the sentence as having a mainly negative meaning with respect to the concept of economies. As well as companies seeking to better understand their customer, intelligence agencies are also becoming interested in the sentiment analysis. But the software can only supplement human judgment - because people dont always mean what they say.
Oct 6th 2009 from Economist.com http://www.economist.com/sciencetechnology/tm/ displayStory.cfm?story_id=14582575&source=hptextfeature

24
holiday hell and abuse helpline (lines 36-37) are quoted in the text to illustrate cases in which the computers will (A) readily identify the clear meaning of such phrases. (B) easily deduce the writers primary negative feelings. (C) doubt peoples capacity of expressing their feelings intelligently. (D) have difficulty in understanding the writers original emotional meaning. (E) be able to immediately interpret the texts underlying sarcastic intentions.

25
Check the option that contains a correct correspondence of meaning. (A) ...seeking... (line 5) and refusing have similar meanings. (B) ...inept... (line 9) and skillful express contrastive ideas. (C) ...assigns... (line 22) could not be replaced by attributes. (D) ...tagged... (line 26) and labelled are antonymous. (E) ...reassembled... (line 59) and split up are synonymous.

21
The best title for this text is (A) Killing Bacteria Can Be Bad. (B) The Wrong Emotional Response. (C) Software Reveals Emotions in Text. (D) Computerized Emotional Analysis Fails. (E) New Computer Software Frauds Text Analysis.

26
Mark the alternative that contains an expression that is a correct replacement for the boldfaced item(s). (A) Yet getting them to assess intelligently what people mean from what they say (lines 3-5) For that reason (B) (unless, that is, someone is talking about the healthy bacteria ) (lines 13-14) nevertheless (C) Words such as never, failed, and prevent are tagged as changing or reversive words (lines 25-27) Inasmuch as (D) ...because they reverse the sentiment of the word they precede. (lines 27-28) Since (E) Instead of simply adding up the number of positive and negative mentions for each concept, (lines 54-55) While

22
According to the text, the software developed by Pulman and Moilanen (A) should be widely tested before being commercially used. (B) is now able to precisely interpret what people mean from what they say. (C) might be considered risky if used to analyse dangerous individuals. (D) can classify all English words into grammatical categories. (E) can be particularly relevant for companies and intelligence agencies.

27
The only fragment in which it refers to software is (A) To computers, however, it is trickier. (lines 2-3) (B) it would be bad. (line 15) (C) It uses so-called sentiment analysis software to assess text. (lines 19-20) (D) assigns emotional labels to the words it contains, (lines 22-23). (E) At each stage, it computes the changing sentiment of the sentence. (lines 51-52)

23
Which of the following statements is NOT true about how the software processes emotional analysis? (A) Words receive positive, negative or neutral labels. (B) Words with reversed sentiments are excluded. (C) The words are always seen in context. (D) The grammatical structure of each segment is analysed. (E) A list of nearly sixty thousand words is consulted.

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

28
In the example given in paragraphs 5 and 6 (lines 39-63), the author explains that the (A) emotional meanings are attributed to words in isolation and not to the sentence structure. (B) emotional scores of each word may change according to the topic discussed in the text. (C) length of segments and emotional tags of each word are considered in scoring emotional concepts. (D) word recession is not analyzed because it is hard to identify its emotional meaning. (E) mere arithmetic sum of the scores indicated for each word will reveal the emotional content of the text analysed.

LNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL


Texto I Economa incomprensible
Por CLAUDIO SILVA / Ingeniero Agrnomo Cesante, U. de Chile. Hijo y poblador de La Pintana

29
Check the alternative in which the expression is precisely explained, according to its meaning in the text. (A) ...killing (...) bacteria... (line 12) bacteria that can kill (B) ...the emotional meaning of text... (lines 16-17) the meaning of a sentimental text (C) ...complex syntactic rules... (line 35) difficult language regulations (D) ...seemingly conflicting cases... (line 36) cases that are apparently doubtful (E) ...(the regions largest economies... (line 60) economies of highly populated regions

10

15

30
From the fragment But the software can only supplement human judgement - because people dont always mean what they say. (lines 66-68), we may infer that the author (A) does not believe the software can be totally trusted. (B) complains that human judgement is never fair enough. (C) pressuposes that computer sentiment analysis is fully reliable. (D) rejects human analysis of feelings and supports technological sentiment analysis. (E) criticizes companies that intend to use the new software to analyse potentially dangerous clients.

20

25

30

35

Mientras discuten acerca de los atributos masculinos del ministro Velasco (titular el da lunes), algunos nos hemos hecho muchas preguntas acerca del panorama econmico del pas, y de la labor de los economistas, ampliamente laureados, que manejan la macroeconoma nacional e internacional. Cuando me ensearon economa, me mostraron una amplia jerga financiera, adems de varias formas matemticas y grficas de complejo entendimiento. No obstante la alta matemtica usada, vemos sendas diferencias en las proyecciones econmicas entre varios actores de la economa (economistas, empresas y consultoras), en donde las palabras incertidumbre y volatilidad se repiten con inquietante frecuencia. El primer objetivo de IPoM (Informe de Poltica Monetaria) es informar y explicar al Senado, al Gobierno y al pblico general la visin del Consejo del Banco Central sobre la evolucin reciente y esperada de la inflacin y sus consecuencias para la conduccin de la poltica monetaria. Sin embargo, es olvidado el pblico en general, el cual, de ver estos informes, queda intimidado con toda la jerga bancaria y la espectacular grfica. En la presentacin del IPoM al senado, al presidente del Banco Central se le pregunt: qu le dira Ud. a la duea de casa o a la gente comn?. Por supuesto la pregunta fue eludida con una elegante verborrea financiera y proyectista. En lo personal, esto me lleva a pensar que la economa y la poltica monetaria, en todo el mundo, se manejan a punta de corazonadas y de completar las lneas de los grficos siguiendo tendencias y correlaciones, condimentadas con noticias no previstas, algo poco esperado para gente con Ph.D. de la casas de estudio con mayor prestigio del mundo. Situaciones como sta hacen que la gente comn no se interese en temas econmicos, y se mantenga el status quo -y la casta dominante- en la economa y en la poltica.
Disponible en: http://www.theclinic.cl/2009/05/27/economiaincomprensible/

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

21
Marque la opcin que representa un punto de vista divergente de la opinin del autor. (A) A menudo, los del rea econmica emplean trminos como incertidumbre y volatilidad de manera inquietante. (B) A las tendencias del mercado y sus correlaciones se suman las noticias no previstas. (C) Muchos de los economistas que manejan la macroeconoma han recibido sus certificados de PhD en instituciones de alto prestigio. (D) La gente en general no alcanza el sentido de la jerga bancaria y la grfica utilizadas. (E) El IPoM suele informar con exactitud al pblico general, acerca de la poltica monetaria.

Texto II
Del consumismo a la economa de guerra familiar Los expertos creen que los hogares elevarn su tasa de ahorro durante aos. El miedo al paro y el peso de la deuda condicionan las decisiones de gasto. En apenas dos aos, los hogares espaoles han pasado del consumismo voraz y el endeudamiento sin complejos a una economa de guerra. Cada casa es un mundo y esta conclusin tendr miles de excepciones, pero es lo que cuenta la lectura simplificadora de las estadsticas. Las familias ahorran ya, en conjunto, un 17,5% de su renta disponible, una cifra indita desde hace ms de 40 aos. Los expertos sealan que este drstico cambio de prioridades tendr consecuencias en la demanda y retrasar la recuperacin. Pero, tambin, que era inevitable y que ha llegado para quedarse. La facilidad para acceder al crdito, las buenas cifras de empleo y la percepcin de que cada vez eran ms ricos (al menos para los que eran propietarios de viviendas o acciones), incentivaron a los hogares a consumir ms y pedir ms prstamos hasta hace bien poco. El sbito endeudamiento de las familias espaolas fue una de las seales ms ntidas de que la burbuja se hinchaba. Como lo fue que la tasa de ahorro cayera hasta niveles mnimos en la historia moderna, cerca del 10%. La economa espaola se situ ms cerca que nunca del modelo imperante en EE UU y Reino Unido, los parasos del consumismo: mnimo ahorro familiar y deuda masiva. Josep Oliver, catedrtico de Economa de la Universidad Autnoma de Barcelona, recalca el peso de los factores psicolgicos en la economa, mayor an si cabe en las decisiones domsticas. Hay una enorme inquietud, muy marcada por lo que ocurre en el mercado de trabajo y por el elevado grado de endeudamiento, explica. Con la tasa de paro apuntando al 20%, impera el miedo a perder el puesto de trabajo y, con ello, la principal fuente de ingresos. La losa de afrontar el pago de una cuota hipotecaria cada mes, es otro incentivo a reservar cada euro. Es lo que los economistas han bautizado como el ahorro por motivo de precaucin. Est siendo demasiado rpido el ajuste? Laborda y Oliver, dos de los principales estudiosos del tema en Espaa, coinciden en que el repunte ha superado sus expectativas. Pero no creen que sea negativo. Quiz el consumo tarde algo ms en volver a crecer, pero es un proceso inevitable, los mercados internacionales no nos van a permitir el grado de endeudamiento de esta ltima dcada prodigiosa, seala Oliver, que anticipa una tasa

22
En los renglones 9 y 20 los periodos empiezan por dos conectores lingsticos respectivamente no obstante y sin embargo, que introducen a seguir una idea de (A) aclaracin. (B) adversidad. (C) finalidad. (D) causa. (E) suposicin.

10

23
Claudio Silva a veces se vale de la irona de forma explcita, tal como en la opcin que se presenta abajo, al referirse a (A) la discusin acerca de los atributos fsicos del ministro Velasco. (B) la utilizacin excesiva de los trminos incertidumbre y volatilidad. (C) la elegante verborrea financiera y proyectista. (D) el mantenimiento de la casta dominante en la economa y en la poltica. (E) los economistas laureados que manejan la macroeconoma nacional e internacional.

15

20

25

24
En las opciones abajo la nica en que el articulista NO se incluye en el cuerpo del texto es (A) Claudio Silva/Ingeniero Agrnomo Cesante, (B) algunos nos hemos hecho muchas preguntas... (lneas 2 y 3) (C) Cuando me ensearon economa, (lneas 6 y 7) (D) me mostraron una amplia jerga financiera, (lneas 7 y 8) (E) En lo personal, esto me lleva a pensar. ... (lnea 28)

30

25
... la economa y la poltica monetaria, en todo el mundo, se manejan a punta de corazonadas ... (lneas 28 a 30) Tomndose el texto como base, en el trozo anterior la expresin subrayada se acerca semnticamente al sentido presente en (A) certidumbres. (B) deseos inconfesables. (C) impulsos espontneos (D) noticias previsibles. (E) estudios econmicos.

35

40

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

45

50

55

60

de ahorro alta durante varios aos ms, ms cercana a lo que es habitual en Alemania, Francia o Italia. La destruccin de empleo empieza a ser menor, los hogares pueden volver a consumir pronto, es una cuestin de confianza, opina Laborda, quien cree que la forma en la que el Gobierno ha comunicado la subida de impuestos no ayuda. Los ajustes que sern necesarios para devolver al sector privado a niveles de endeudamiento razonables son todava enormes, avisa Giada Giani, analista de Citigroup, en un reciente informe sobre la evolucin del ahorro familiar espaol. La deuda acumulada por los hogares apenas acaba de empezar a caer (ver grfico recin publicado). Y, dada su naturaleza (en su mayora prstamos hipotecarios a largo plazo), el descenso ser muy gradual. Con el crdito escaso en todo el mundo, eso se traducir en ms ahorro, aumentos del consumo muy tibios y un crecimiento con el freno de mano echado.
Disponible en: http://www.elpais.com/articulo/economia/ consumismo/economia/guerra/familiar/elpepueco/ 20091011elpepieco_2/Tes

29
(1)El sbito endeudamiento de las familias espaolas fue una de las seales ms ntidas de que la burbuja se hinchaba. (2)Como lo fue que la tasa de ahorro cayera hasta niveles mnimos en la historia moderna, cerca del 10%. (3)La economa espaola se situ ms cerca que nunca del modelo imperante en EE UU y Reino Unido, los parasos del consumismo: mnimo ahorro familiar y deuda masiva. El fragmento anterior est formado por tres partes, acerca de las cuales se puede decir que (A) aunque los tres fragmentos formen parte del mismo prrafo, se tratan de informaciones contradictorias. (B) la primera y tercera hablan especficamente de la economa espaola, al paso que la segunda no. (C) la primera y la segunda son ejemplos de una determinada situacin y la tercera una comparacin. (D) la segunda es a la vez consecuencia de la primera y causa de la tercera. (E) las dos primeras se oponen y la tercera se presenta como posible alternativa de solucin.

26
Seale la asertiva correcta segn el texto. (A) Josep Oliver atribuye a los factores psicolgicos domsticos el origen de la crisis en Espaa. (B) La gente no se asusta con el paro, ya que consigue mantener ms de una fuente de ingreso. (C) La burbuja se hinch exclusivamente en Espaa con la subida de la tasa de ahorro a los ms altos niveles. (D) Las facilidades encontradas por los ricos propietarios estimularon los hogares al consumo y a las deudas excesivas. (E) No se puede afirmar que la crisis tuvo como modelo los pases anglfonos EEUU y Reino Unido.

Texto III

27
Las opiniones de los economistas que se vuelcan hacia el endeudamiento y el ahorro se apoyan a menudo en argumentos distintos. Marque la alternativa en la cual NO se presenta un aspecto dubitativo. (A) Est siendo demasiado rpido el ajuste? (lnea 37) (B) no creen que sea negativo. (lnea 40) (C) Quiz el consumo tarde algo ms en volver a crecer, (lneas 40 y 41) (D) los hogares pueden volver a consumir pronto, es una cuestin de confianza, (lneas 47 a 49) (E) La deuda acumulada por los hogares apenas acaba de empezar a caer (ver grfico recin publicado). (lneas 56 y 58) En el 4o prrafo el pronombre ello se refiere a (A) la afirmacin precedente (B) los vocablos siguientes (C) el paro (D) el miedo (E) el puesto de trabajo
Disponible en: http://elequilibrioperfecto.files.wordpress.com/ 2009/03/080124pobrescrisis.jpg

30
Enlazando los tres textos se puede llegar a la conclusin que (A) el primero y el ltimo tienen marcas de una visin crtica bastante explcita respecto a la economa. (B) el primero se refiere a los expertos de la economa mientras los dos ltimos estn en contra las personas comunes. (C) los dos primeros se dirigen hacia personas preocupadas con la economa, mientras el tercero tiene como nico objetivo entretener al lector. (D) solo el primero presenta un posicionamiento explcito por parte del autor relacin al tema de la economa. (E) una vez que los dos primeros textos son noticias, las informaciones se presentan de forma neutral.

28

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31
A Administrao Pblica se utiliza de processos administrativos para registro de seus atos, controle da conduta de seus agentes e soluo de controvrsias entre os administrados. A respeito desse tema, analise as afirmativas. I No processo administrativo, a Administrao Pblica deve observar, dentre outros, os princpios da legalidade, motivao, razoabilidade, moralidade, ampla defesa, segurana jurdica e contraditrio. II No mbito Federal, o direito da Administrao Pblica de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em 5 (cinco) anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. III Nos processos de controle, a Administrao Pblica pode desfazer seus prprios atos por razes de convenincia e oportunidade, ou em decorrncia de vcios que os tornem ilegais. (So) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

33
Considere as proposies a seguir, em relao s sociedades annimas. I A companhia ou sociedade annima ter capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. II A companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios estejam ou no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. III A companhia poder emitir debntures que conferiro aos seus titulares direito de crdito contra ela, nas condies constantes da escritura de emisso. IV A sociedade annima no se sujeita Lei no 6.404/76 e alteraes, mas apenas s normas previstas no Cdigo Civil em vigor. V O nome do fundador ou de qualquer pessoa, acionista ou no, que tenha concorrido para o xito da companhia no poder figurar na denominao. So corretas APENAS as proposies (A) I e II. (B) I e III. (C) I, II e III. (D) II, III e IV. (E) III, IV e V.

34
Em relao ao aval, afirma-se que (A) tem o mesmo efeito do endosso no ttulo de crdito. (B) tem o mesmo efeito de uma cesso de ttulo de crdito. (C) tem o mesmo efeito do aceite no ttulo de crdito. (D) uma garantia de pagamento dada por uma pessoa designada avalista, em favor do devedor principal ou de um coobrigado. (E) garantia de pagamento que poder figurar no cheque, nota promissria e duplicata, no aplicvel letra de cmbio.

32
rgo integrante da Administrao Pblica Federal publicou edital de licitao visando realizao de obra pblica. Findo o procedimento licitatrio, o administrador constatou que a verba oramentria, que havia sido disponibilizada para a referida obra, deveria ser utilizada em outra finalidade pblica de maior urgncia, em decorrncia de fato superveniente. Nessa situao, cabe ao administrador (A) celebrar o contrato com o licitante vencedor do certame e suspender a execuo contratual at que haja disponibilidade de recursos financeiros. (B) celebrar o contrato com o licitante vencedor, inserindo, no ajuste, clusula de modificao dos prazos de pagamento. (C) revogar o procedimento licitatrio, assegurando ao licitante vencedor direito de defesa e indenizao pelas despesas suportadas. (D) revogar o procedimento licitatrio, sem necessidade de assegurar ao licitante vencedor direito de defesa ou indenizao pelas despesas suportadas. (E) anular o certame licitatrio, por vcio de legalidade.

35
Uma promissria sofrer desconto comercial 2 meses e 20 dias antes do vencimento, taxa simples de 18% ao ano. O banco que descontar a promissria reter, a ttulo de saldo mdio, 7% do valor de face durante o perodo que se inicia na data do desconto e que termina na data do vencimento da promissria. H ainda IOF de 1% sobre o valor nominal. Para que o valor lquido, recebido no momento do desconto, seja R$ 4.620,00, o valor nominal, em reais, desprezando-se os centavos, dever ser (A) 5.104 (B) 5.191 (C) 5.250 (D) 5.280 (E) 5.344

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

36
O rtulo das garrafas de certo refrigerante indica que o seu contedo corresponde ao volume de 290 mL. A varivel aleatria que representa o volume de lquido no interior dessas garrafas X. A mquina que enche essas garrafas o faz segundo uma distribuio normal, com mdia e varincia igual a 36 mL2, qualquer que seja o valor de . A mquina foi regulada para = 290 mL. Semanalmente, uma amostra de 9 garrafas colhida para verificar se a mquina est ou no desregulada para mais ou para menos. Para isso, constri-se um teste de hiptese bilateral no qual X ~ N ( , 36) H0 (Hiptese Nula) : H1 (Hiptese Alternativa) : = 290 mL ? 290 mL

39
As afirmaes abaixo foram feitas por analistas em um frum sobre problemas ambientais no mundo de hoje. Joo O uso do meio ambiente na produo de bens e servios para os seres humanos sempre gerou degradao ambiental em grande escala, em funo dos despejos de materiais e energia no aproveitados. A Revoluo Industrial considerada um marco importante na intensificao dos problemas ambientais, pois antes dela a sociedade considerava a degradao do ambiente como um srio risco para as geraes futuras.

Luiza

O nvel de significncia do teste foi fixado em . A hiptese nula no ser rejeitada se a mdia apresentada pela amostra estiver entre 285,66 mL e 294,34 mL. Logo, igual a (A) 0,5% (B) 1,0% (C) 1,5% (D) 3,0% (E) 4,0%

Antnio O aumento da escala de produo e consumo tem sido um importante fator que estimula a explorao dos recursos naturais e eleva a quantidade de resduos, contribuindo para o estado atual de degradao ambiental. (So) correta(s) a(s) afirmao(es) de (A) Joo, apenas. (B) Antnio, apenas. (C) Joo e Luiza, apenas. (D) Luiza e Antnio, apenas. (E) Joo, Luiza e Antnio.

37
A Usina Caixa dgua aboliu, h mais de 30 anos, o emprego de mo de obra infantil em sua fora de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de empresa amiga da criana, concedido por importante organizao no governamental do pas. Utilizando esta certificao, passou a se apresentar como empresa socialmente responsvel em suas campanhas de comunicao. Sob o prisma da responsabilidade social, conclui-se que essa atitude (A) resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders. (B) carece de legitimidade por tratar o tema de forma reducionista e benevolente. (C) est em sintonia com os princpios da tica nos negcios e na governana corporativa. (D) comprova o fato de que toda certificao desse tipo torna a empresa tica e cidad. (E) representa uma propaganda exagerada e enganosa configurada como ilegal.

40
Uma grande construtora pretende implantar um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) para abordar problemas ambientais decorrentes de sua atuao ou para evitar que eles ocorram no futuro. Um elemento imprescindvel para a implantao de um SGA o(a) (A) comprometimento da alta direo ou dos proprietrios com a sua efetivao. (B) tamanho da empresa, que deve ser de grande porte, e o seu nmero de funcionrios. (C) enquadramento do setor de atuao da empresa como de alto risco ambiental. (D) disseminao das preocupaes ambientais entre diretores, gerentes e funcionrios. (E) autorizao dos rgos pblicos competentes para validar as estratgias e aes.

41
Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participao de mercado de um fabricante de bens durveis. O nico pressuposto correto para essa anlise o de que (A) foras externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento. (B) esse desempenho sempre deve ser considerado em relao performance do setor. (C) a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuio na participao de cada empresa. (D) a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros. (E) toda alterao na participao de mercado tem significado importante em marketing.

38

Nos ltimos anos, vem ganhando destaque nas discusses entre governos e empresas o tema do consumerismo, que significa um(a) (A) credo econmico e social que encoraja as pessoas a aspirar ao consumo, independente das consequncias. (B) fenmeno caracterstico da sociedade contempornea ocidental, com origens no advento da produo em massa. (C) perspectiva que visa a tornar os consumidores menos dependentes do consumo e mais racionais em suas escolhas. (D) tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou servios que no agridam o meio ambiente. (E) aquisio desmedida de produtos baseada nas facilidades de crdito e no fascnio gerado pela publicidade.

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

10

42
Uma pesquisa de opinio para o lanamento de uma nova linha de motocicletas, na regio Sudeste, ressaltou os seguintes comentrios do pblico-alvo: I As linhas de crdito nesse segmento so bastante atraentes, pois o prazo longo e os juros so baixos. II As motos hoje apresentam design arrojado e potncia moderada para o trnsito catico nos grandes centros. III Cada vez mais, a divulgao dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a ateno dos potenciais compradores. IV A rede de concessionrias deve dar suporte eficiente na manuteno e reviso dos veculos. Ao planejar o lanamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentrios aos seguintes fatores estratgicos: K L M N O P preo; posicionamento; promoo; produto; praa; pessoas.

44
Dados extrados da contabilidade de custos da Indstria Atlas Ltda., em maio de 2009.
ITENS Vendas de Produtos Mo de Obra Direta Mo de Obra Indireta Salrios dos Vendedores Depreciao de Mquinas de Fbrica Depreciao de Mveis da Administrao Salrios da Administrao Aluguel do Prdio da Fbrica Lucro Lquido do Exerccio Inventrios Matria-prima Produtos em Processo Produtos Acabados Incio 10.000,00 6.000,00 6.000,00

Em reais VALORES 100.000,00 25.000,00 18.500,00 5.000,00 5.000,00 2.000,00 8.000,00 1.000,00 25.000,00 Em reais Fim 8.000,00 8.000,00 5.000,00

A relao correta entre os comentrios da pesquisa e os fatores estratgicos referentes ao composto de marketing (A) I K; II N; III M; IV O. (B) I L; II M; III N; IV P. (C) I M; II L; III O; IV N. (D) I N; II K; III P; IV L. (E) I O; II P; III L; IV M.

Considerando exclusivamente os dados acima, o custo, em reais, dos produtos vendidos pela indstria, em maio de 2009, foi (A) 55.000,00 (B) 59.000,00 (C) 60.000,00 (D) 61.000,00 (E) 61.600,00

45
Considere o grfico abaixo, que mostra as curvas de demanda (D) e de oferta (S) no mercado de laranjas. Suponha que os consumidores considerem laranja um bem inferior e laranja e tangerina como bens substitutos.
Preo S

43
A Indstria de Colches Sonobelo Ltda. produz 5 modelos de colches. Observe os dados do custo unitrio de cada modelo. Em reais Mo de Custos Custos Soma de Preo Modelos Matria-prima obra indiretos indiretos todos os venda direta variveis fixos custos unitrio
Luxo super Horizonte Celeste Primor Serenata 40,00 35,00 30,00 20,00 25,00 30,00 35,00 40,00 40,00 45,00 20,00 20,00 25,00 15,00 20,00 11,00 14,00 15,00 10,00 12,00 101,00 104,00 110,00 85,00 102,00 125,00 124,00 128,00 100,00 114,00

p1

D q1 Quantidade

Considerando exclusivamente os dados acima, o modelo que tem a maior margem de contribuio unitria (A) Luxo Super. (B) Horizonte. (C) Celeste. (D) Primor. (E) Serenata.

Se o preo da tangerina aumentar, no grfico do mercado de laranjas apresentado acima, o(a) (A) novo preo ser maior que p1. (B) nova quantidade negociada ser menor que q1. (C) nova curva de demanda (D) ser como a tracejada no grfico. (D) posio da curva de oferta (S) ser alterada. (E) posio da curva de demanda (D) no ser alterada.

11

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

46
Para expandir a demanda agregada por bens e servios, os governos podem adotar polticas fiscais expansivas. No grfico do modelo IS/LM, isto pode ser representado pela mudana na(s) (A) inclinao da curva LM (mais vertical). (B) inclinao da linha de pleno emprego (mais vertical). (C) posio da curva IS. (D) posio da curva LM. (E) posies de ambas as curvas IS e LM.

50

47

O fato de um pas ter um deficit na conta-corrente de seu balano de pagamentos significa que (A) est havendo perda de reservas internacionais. (B) seu balano comercial deficitrio. (C) a conta de capital do seu balano de pagamentos superavitria. (D) a poupana externa que est entrando no pas positiva. (E) a renda lquida enviada ao exterior positiva.

Para Chiavenato (2008), o processo de treinamento se d em quatro etapas: transmisso de informaes; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos. Qual dos objetivos abaixo se refere estritamente etapa de transmisso de informaes? (A) Habilitar para execuo e operao de tarefas, manejo de equipamentos, mquinas e ferramentas. (B) Promover a mudana de atitudes negativas para atitudes favorveis de conscientizao e sensibilidade com os clientes internos e externos. (C) Fornecer informaes sobre a organizao, seus clientes, produtos e servios, polticas e diretrizes, regras e regulamentos. (D) Desenvolver ideias e conceitos para estimular as pessoas a pensarem em termos globais para agir nos locais. (E) Desenvolver conceitos que conduzam as pessoas a raciocinarem de forma sistmica a fim de habilit-las execuo de tarefas complexas.

48

51

A importncia da Avaliao de Desempenho, tanto para as organizaes quanto para as pessoas que nelas trabalham, indiscutvel. Ela fornece informaes imprescindveis ao desenvolvimento empresarial e feedback s pessoas para a eventual correo de rumos no desenvolvimento de seu trabalho. Uma srie de razes justifica a preocupao da organizao em avaliar o desempenho de suas equipes, EXCETO o fato de (A) oferecer informaes ao gerente sobre como aconselhar e orientar seus colaboradores. (B) proporcionar meios para que o trabalhador saiba o que as pessoas pensam a seu respeito. (C) proporcionar conhecimento sobre a percepo externa de seu desempenho, atitudes e competncias. (D) proporcionar uma anlise sistemtica para justificar aumentos salariais, promoes, transferncias e demisses. (E) relacionar o que o ocupante faz, sob quais condies faz e por que faz.

Paradigmas so modelos ou padres que referenciam explicaes de como lidar com diferentes situaes. Considerando as mudanas ocorridas neste incio de sculo, pode-se dividi-los em paradigmas tradicionais e paradigmas do terceiro milnio. Nessa perspectiva, analise os paradigmas que se seguem. I II III IV V nfase na competitividade nfase na eficincia Estruturas organizacionais enxutas Emprego e carreiras estveis Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educao de nvel superior

Dentre os paradigmas listados, so tradicionais APENAS os paradigmas (A) I e II. (B) I e V. (C) II e III. (D) II e IV. (E) IV e V.

49

52

Um dos critrios bsicos a serem utilizados para a construo de um plano de remunerao trata de deciso sobre equilbrio interno x externo. Esse critrio se refere (ao) (A) deciso sobre remunerao controlada por um rgo central ou pelos gerentes das unidades organizacionais. (B) remunerao incluindo o maior nmero possvel de colaboradores sob o mesmo sistema ou definida conforme os nveis hierrquicos. (C) remunerao focada no cargo ou na contribuio de conhecimentos e competncias das pessoas para a organizao. (D) remunerao, estipulada aps pesquisa, em nvel percentual abaixo ou acima do mercado. (E) plano de remunerao percebido como justo dentro da organizao ou em relao aos salrios pagos por outras organizaes.

Um processo sistemtico de planejamento estratgico pode ser compreendido como uma sequncia de anlises e decises, que compreendem as seguintes etapas: anlise da situao estratgica presente na organizao, anlise do ambiente ou anlise externa, anlise interna e definio do plano estratgico. Faz parte da anlise da situao estratgica a (A) verificao de linhas de produtos e servios que a organizao fornece e que definem seu negcio. (B) identificao de oportunidades e ameaas que cercam a organizao. (C) identificao de pontos fortes ou fracos dentro da empresa. (D) definio de objetivos estratgicos por parte dos gestores e colaboradores. (E) avaliao de desempenho segmentada de acordo com as reas funcionais da organizao.

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

12

53
Para Mintzberg, a formao de gerentes est baseada no desenvolvimento de oito habilidades, dentre as quais est a de ser empreendedor, que envolve a (A) busca de problemas e oportunidades e a implementao controlada de mudanas organizacionais. (B) realizao das tarefas de orientao, treinamento, motivao e uso da autoridade, envolvendo a equipe de subordinados. (C) construo de redes informais e o desenvolvimento de habilidades de comunicao. (D) capacidade de reflexo e autoanlise para entender seu cargo e seu impacto sobre a organizao. (E) capacidade de arbitrar conflitos interpessoais e de tomar decises para cessar distrbios.

56
Barreiras de Sada
Baixas Altas

Baixas

C1

C2

Barreiras de Entradas
Altas

C3

C4

54
Ao enfatizar a questo da diviso do trabalho, a Escola Clssica prope alguns conceitos de departamentalizao na definio de uma estrutura organizacional, dentre os quais est a organizao por produto, que diz respeito ao (A) critrio que pode ser usado quando a organizao opera em uma grande rea ou em locais diferentes, sendo que, em cada local, necessrio disponibilizar certo volume de recursos. (B) trabalho da empresa com vrios produtos ou servios que apresentam diferenas importantes entre si, favorecendo a administrao de cada um separadamente. (C) atendimento a diferentes tipos de clientes com necessidades muito distintas, ou a clientes semelhantes que possuam necessidades diferentes. (D) conjunto de tarefas interdependentes, orientadas a um objetivo singular, com cada uma das funes contribuindo para a realizao da misso ou da tarefa total de uma organizao. (E) processo temporrio realizado por estruturas organizacionais provisrias alojadas dentro de uma organizao funcional.

PORTER, M. E. Estratgia Competitiva: Tcnicas para anlise das indstrias e da concorrncia. Rio de Janeiro: Campus, 2005. p. 23. (Adaptado)

A anlise estrutural caracterizada, segundo Michael Porter, por foras competitivas que definem o potencial de rentabilidade do setor industrial. Com base no modelo de Cinco Foras de Porter, especificamente no que se refere s barreiras de entrada e de sada, analise os cenrios representados na figura e as afirmaes a seguir. I II III IV O Cenrio C1 tem boa rentabilidade e risco elevado. O Cenrio C2 tem baixa rentabilidade e risco elevado. O Cenrio C3 tem boa rentabilidade e baixo risco. O Cenrio C4 tem baixa rentabilidade e baixo risco.

So corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) II e III. (C) II e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

57
Gemawhat (2007) props uma estrutura de anlise de riscos para diagnosticar a sustentabilidade do desempenho da empresa em relao a outras empresas do setor. Com base nesta estrutura, considerando uma empresa que depende de profissionais altamente especializados e experientes, afirma-se que o risco de (A) violao est associado aos processos de inteligncia de mercado e espionagem industrial. (B) impedimento est relacionado a limitaes contratuais que diminuam o potencial de inovao da empresa. (C) imitao est associado manuteno da confidencialidade de informaes e reteno da mo de obra com conhecimento estratgico. (D) substituio relacionado troca da mo de obra especializada e de maior custo por outros profissionais menos dispendiosos e de maior eficincia. (E) lassido est relacionado apropriao de valor por empresas complementares que podem contratar outros especialistas com mesmo grau de conhecimento.

55
Culturas so estudadas e comparadas a partir do uso de indicadores tambm denominados atributos ou dimenses da cultura organizacional. Dentre os indicadores mais comuns est o de propenso ao risco caracterizado como (A) avaliao sobre as regras inflexveis e permanentes ou as que podem ser mudadas para se ajustarem a situaes particulares. (B) avaliao do modo como as pessoas percebem a autoridade e as diferenas de status. (C) pouca tolerncia ambiguidade, conduzindo as pessoas a preferirem a acomodao, a rotina e as situaes estruturadas. (D) adaptao realidade externa, considerando a satisfao dos clientes, acionistas e empregados. (E) adequao a condies ambientais relativamente estveis, com tarefas especializadas e precisas ou a ambientes com os quais a organizao no tem familiaridade.

13

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

58
Uma empresa comprou trs mquinas e est analisando o melhor arranjo fsico para instalao, conforme os cenrios representados nas figuras abaixo.

60
Uma fbrica utiliza duas mquinas injetoras para produzir peas plsticas. O grfico de controle da mquina 1 apresenta uma mdia igual a 180 mm e um desvio padro igual a 8 mm, enquanto, na mquina 2, a mdia 185 mm e o desvio padro, 5 mm. Um comprador estabeleceu limites de aceitao das peas entre 200 e 160 mm.

A
10 m

A
20 m 10 m 20 m

C
15 m

B
15 m Cenrio P2

LST - Xm Xm - LIT Capabilidade: Cpk = min. , , 3 x s 3 x s


onde: LST : Limite Superior de Tolerncia LIT : Limite Inferior de Tolerncia s : Desvio padro Xm : Mdia Para atender ao critrio estabelecido pelo cliente, com base no ndice Cpk, a(s) mquina(s) (A) 1 deve ser usada, pois apresenta Cpk menor que 1. (B) 1 deve ser usada, pois apresenta Cpk maior ou igual a 1. (C) 2 deve ser usada, pois apresenta Cpk menor que 1. (D) 2 deve ser usada, pois apresenta Cpk maior ou igual a 1. (E) 1 e 2 podem ser usadas, pois ambas apresentam Cpk maior ou igual a 1.

Cenrio P1

B
20 m 10 m

15 m Cenrio P3

As unidades transportadas por dia entre as mquinas A, B e C so: Local Quantidade A-B 5 B-C 8 A-C 10 Considerando que o custo depende da distncia percorrida pelas unidades transportadas, o(s) cenrio(s) de menor custo (so) (A) P1. (B) P2. (C) P3. (D) P1 e P2. (E) P1 e P3.

61
VARIEDADE

Empresa de servios A Empresa de servios B Empresa de servios C


VOLUME

59
Trs tarefas chegam a uma unidade de produo na sequncia apresentada na tabela abaixo. Trabalhos T1 T2 T3 Tempo de processamento Data Prometida (dias) 9 12 5 8 12 15

Antes de iniciar o trabalho em qualquer uma das tarefas, o programador analisou trs estratgias para definir a sequncia de execuo: os trabalhos sero processados de acordo com a ordem de chegada na unidade de processamento (FIFO); os trabalhos sero processados de acordo com a data prometida mais prxima (EDD); os trabalhos sero processados de acordo com tempo de processamento, sendo priorizados aqueles com tempo de processamento menor (SPT). A(s) estratgia(s) de sequenciamento que apresenta(m) menor tempo de atraso total (so) (A) FIFO. (B) EDD. (C) SPT. (D) FIFO e SPT. (E) EDD e SPT.

A figura acima apresenta tipos de operaes em servios em funo do binmio variedade-volume. Quais exemplos de empresas esto adequados ao binmio representado na figura? Empresa de servios A Escritrio de arquitetura Agncia de viagens Supermercados Metr Empresa de servios B Restaurantes Metr Empresa de servios C Aeroportos Consultoria contbil

(A) (B) (C) (D)

(E) Consultoria contbil

Clnica mdica Firma de advogados Servios de Clnica mdica telefonia Firma de Hotis advogados

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

14

62
MC MC C4 C4

63

MATRIZ DE MUDANA DE PRODUTO-PROCESSO

$ por unidade comercializada

MUDANA DE PRODUTO

DINMICA

Q3

Q4

ESTVEL

C3 C2 C1

C3

Q1
ESTVEL

Q2

DINMICA

C2 C1

MUDANA DE PROCESSO

MINTZBERG, H. et al. O Processo da Estratgia: conceitos, contextos e casos. 4a ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 305. (Adaptado)

FABRICANTE X

FABRICANTE Y

Legenda: Custos por rea funcional C1: Logstica interna C2: Operaes C3: Logstica externa C4: Marketing e vendas MC: Margem de contribuio
GHEMAWAT, P. A Estratgia e o Cenrio dos Negcios. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. p.74. (Adaptado)

A figura acima representa a estrutura de custos associados s atividades primrias de duas empresas de porte e mercado semelhantes. Elas so fabricantes de doces vendidos no varejo em padarias, lojas de convenincias e lanchonetes, etc. Considere que o fabricante X tinha uma variedade maior de produtos do que o Y, enquanto o fabricante Y tinha uma poltica de diminuir custos das matrias-primas por meio da compra de grandes lotes. O fabricante X utiliza a estratgia genrica de diferenciao, enquanto o fabricante Y fez uma opo estratgica por liderana em custos. Considerando o modelo da cadeia de valor de Porter e os dados da figura, infere-se que os custos (A) com as promoes e a propaganda do fabricante X so menores devido a maior exposio no ponto de venda, consequncia do espao ocupado pela variedade de itens. (B) com a obteno e os estoques de matrias-primas do fabricante Y so maiores devido ao tamanho dos lotes de compra. (C) de distribuio do fabricante Y so menores em consequncia da menor variedade de matrias-primas e do maior lote de compras. (D) de fabricao e os processos operacionais do fabricante X so maiores devido maior variedade e complexidade na gesto de produo. (E) de publicidade do fabricante X so maiores em funo da necessidade de informar caractersticas do portflio de produtos.

Ao analisar o alinhamento da Tecnologia de Informao (TI) com cada um dos quadrantes da matriz produto-processo, apresentada na figura acima, conclui-se que o alinhamento da TI com o processo produtivo representado pelo(s) quadrante(s) (A) Q1 est relacionado ao aumento da eficincia da gesto de projetos para produtos nicos. (B) Q3 est relacionado com a flexibilizao dos atributos e personalizao dos produtos em estruturas de produo de larga escala. (C) Q4 est relacionado com a implementao de inovaes incrementais em estruturas automatizadas de produo. (D) Q1 e Q2 est relacionado gesto de produtos customizveis produzidos em larga escala. (E) Q1 e Q3 est relacionado ao aumento da produtividade para produtos personalizveis produzidos em larga escala.

64
Entre os requisitos para colocao em prtica das Estratgias Genricas de Porter esto o desenvolvimento de determinadas habilidades e recursos. Classifique os argumentos da lista de acordo com os recursos e habilidades mais relevantes em cada tipo de estratgia, associando letra C os argumentos relacionados estratgia Liderana no Custo Total, e D, aqueles relacionados Diferenciao. I II III IV V nfase na Engenharia de Produto e inovao de produto. Engenharia de Processos com foco na produtividade. Sistema de cadeia de suprimentos e distribuio otimizada e eficiente. Desenvolvimento da lealdade do consumidor com a marca. Foco na qualidade do produto ou percepo do cliente.

A associao correta (A) I - D, II - C e IV - D (B) I - C, II - C e V - D (C) I - C, III - C e IV - D (D) II - C, III - D e IV - C (E) II - D, IV - C e V - D

15

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

65
Um administrador do departamento de Gesto de Materiais est realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre quanto pedir de um produto qumico utilizado no processo da empresa. Os dados de consumo e os custos so apresentados na Tabela 1, e os cenrios que esto sendo avaliados, na Tabela 2. Tabela 1 Consumo por ano em toneladas Custo de colocao de um pedido Custo de estocagem por tonelada Tabela 2 Cenrio C1 Cenrio C2 Cenrio C3 10.000 R$ 100,00 R$ 20,00

68
Observe o grfico abaixo, no qual o Valor Presente Lquido (VPL) dos fluxos financeiros de dois projetos, (I) e (II), varia com a taxa de desconto adotada.
VPL (I) (II) 0 5% 10% taxa de desconto (% a.a.)

Quantidade pedida (toneladas) 250 400 1.000

(Dado: considere que o estoque mdio igual metade da quantidade pedida.) Dos cenrios avaliados, apresenta(m) o menor custo total APENAS o (A) C1. (B) C2. (C) C3. (D) C1 e o C2. (E) C1 e o C3.

Considerando o grfico, conclui-se que (A) (I) e (II) tm a mesma taxa interna de retorno. (B) (I) e (II) tm o mesmo VPL, com a taxa de desconto de 5% a.a. (C) a taxa interna de retorno de (II) igual a 10% a.a. (D) o projeto (I) prefervel ao (II). (E) o projeto (II) prefervel ao (I).

69
Considere dois projetos mutuamente exclusivos: comear de imediato a construo j aprovada de uma estrada, ou comear um ano depois, quando o nmero de veculos demandantes dessa estrada for maior. Comear imediatamente tem um Valor Presente Lquido de R$1.000,00; comear depois leva a um Valor Futuro Lquido, daqui a um ano, de R$1.200,00. A taxa de desconto relevante no ano de 10%. O valor mximo que o investidor pagaria agora, pela opo de comear em um ano, seria, em reais, aproximadamente, (A) 170,00. (B) 130,00. (C) 90,00. (D) 50,00. (E) 10,00.

66
O ndice de liquidez imediata de determinada empresa (A) o indicador mais importante para avaliar a necessidade de capitalizao. (B) sempre igual ou menor que o ndice de liquidez corrente. (C) elevado, se o endividamento total da empresa for elevado. (D) obtido com dados de seu Demonstrativo de Lucros e Perdas. (E) igual a Estoques Passivo Circulante.

67
Um investidor tem uma carteira com duas aes: 50% do valor da carteira, na primeira ao, e 50%, na segunda. O retorno esperado no prximo ano da primeira ao de 5%, com desvio padro de 10%; e o retorno da segunda ao de 15%, com desvio padro de 20%. Logo, o retorno esperado da carteira, no prximo ano, (A) ser de 10%, com desvio padro de 15%. (B) ser de 10%, com desvio padro dependendo da covarincia entre os retornos das duas aes. (C) ser mximo, com desvio padro mnimo, se os pesos na carteira forem 10% e 90%, respectivamente, da primeira e da segunda aes. (D) aumentar, se o peso na carteira da segunda ao diminuir. (E) s poder ser calculado conhecendo-se a covarincia entre os retornos das duas aes.

70
Um investidor comprou, no mercado, por R$22,00, uma opo de venda do ativo X, com preo de exerccio de R$120,00, e prazo de exerccio at 15/01/2010. No momento da compra da opo, X estava sendo negociado, no mesmo mercado, ao preo de R$100,00. Aps uma semana, a cotao de X caiu para R$70,00, e, ento, o investidor vendeu sua opo. Supondo que o mercado em questo fosse bem organizado, sem oportunidades para arbitragem, este investidor (A) ganhou mais que 100% sobre o que aplicou na opo. (B) ganhou 30% sobre o que aplicou na opo. (C) perdeu 30% do que aplicou na opo. (D) vendeu a opo por R$22,00, pois no a exerceu. (E) vendeu a opo pelo seu preo de exerccio, R$120,00.

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

16

17

PROFISSIONAL BSICO ADMINISTRAO (1a FASE)

Anda mungkin juga menyukai