Anda di halaman 1dari 18

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL COTAS CONDOMINIAIS. EM PRINCPIO DEVER DE TODO CONDMINO PARTICIPAR DAS DESPESAS COMUNS DO CONDOMNIO. QUALQUER OBRIGAO EXIGIVEL AT O ESFORO MXIMO LEGITIMAMENTE ESPERADO DO OBRIGADO. PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA. SE O QUE EST EM JOGO O PAGAMENTO DAS COTAS CONDOMINIAIS OU A SOBREVIVNCIA DE FILHO EM ESTADO VEGETATIVO EM DECORRNCIA DE ACIDENTE, SOBRELEVA JUZO DE VALORAO FAVORVEL SEGUNDA. POSSIBILIDADE, EM SITUAO EXTREMA E SEGUNDO O CASO CONCRETO, DE INTERVENO JUDICIAL NA RELAO JURDICA DE DIREITO MATERIAL, COM VISTAS A, EQUACIONANDO-A, BUSCAR A SATISFAO DO DBITO, SEM AFRONTAR O PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. DESCONSIDERAO DA NATUREZA PROPTER REM DA OBRIGAO, RELATIVAMENTE S PARCELAS VENCIDAS NOS TRS MESES ANTERIORES INTERVENO JUDICIAL. ESCALONAMENTO DE PAGAMENTO DAS COTAS RECENTES. INEXISTNCIA DE MORA ANTE IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO DA OBRIGAO. APELAO PROVIDA.

APELAO CVEL N 70008595852 IVONE GROSS DE LIMA CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL JARDIM DO SALSO I BLOCO PETUNIA

DCIMA NONA CMARA CVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE APELANTE APELADO

ACRDO
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Dcima Nona Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em prover a apelao. 1

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio, os eminentes Senhores DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI (PRESIDENTE) E DES. MRIO JOS GOMES PEREIRA. Porto Alegre, 28 de setembro de 2004.

DES. GUINTHER SPODE, Relator.

RELATRIO

DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) IVONE GROSS DE LIMA recorreu da sentena que julgou procedente a ao de cobrana de cotas condominiais que lhe move CONDOMNIO EDIFCIO RESIDENCIAL JARDIM DO SALSO I BLOCO PETUNIA. Em suas razes a apelante admite estar inadimplente junto ao Condomnio, conseqncia de uma situao inesperada, pois seu filho sofreu um acidente de motocicleta em 1992, e leva uma vida vegetativa irreversvel. Atualmente, com 25 anos de idade, no fala, usa fraldas e utiliza medicao de valor elevado, dependendo de cuidados, exigindo acompanhante 24 horas. Diante disto, todos os ganhos da autora que percebe o equivalente a R$1.000,00 mensais, trabalhando, em mdia, 12 horas por dia, so dirigidos para custear os gastos com o filho, no tendo como auferir rendimentos extras. Pede por um acordo de parcelamento que possa pagar dentro de suas possibilidades, afirmando que no pretende auferir vantagem da situao de 2

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

seu filho. Requer o provimento do recurso a fim de que no incida correo monetria, tampouco juros de mora e multa convencional, a fim de possibilitar o pagamento do dbito. O apelo foi contra-arrazoado. Sobreveio despacho (fl.101) em que foram intimados os Procuradores para comparecerem na tentativa de conciliao que foi realizada em meu Gabinete na data de 25/05/2004, que restou inexistosa. o relatrio.

VOTOS
DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) Eminentes colegas, preocupou-me sobremaneira o caso trazido pela presente apelao. No que se trate de matria de alta indagao jurdica, porquanto o cerne da controvrsia, se que existe controvrsia, no desborda de nenhum outro caso assemelhado to comum nesta Corte.

A preocupao que muito me afligiu derivou da situao pessoal da apelante. daquele tipo de ocorrncia que nenhum ser vivo est livre. Nenhuma pessoa que tenha filhos est livre de passar pelo sofrimento o qual passa a apelante.

A apelante teve seu filho acidentado com motocicleta tendo ele passado a viver vegetativamente. A partir deste acidente passou a enfrentar bvias dificuldades para o custeio da sade de seu filho, optando por

inadimplir o condomnio, mas manter a sade e cuidados com o filho.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

Ante este comovente quadro, fugindo a habitualidade da imensa maioria das apelaes, designei audincia de tentativa de conciliao, em um ltimo esforo para um desiderato mais feliz demanda. Malgrado a tentativa, infrutfera foi a composio do litgio, razo porque apresento os autos mesa.

O apelo interposto pela condmina Ivone no possui substncia jurdica. Deriva apenas de sua situao pessoal ftica, no sendo possvel alcanar o que postula em apelo. A sua postulao radica exclusivamente na expuno de correo monetria, juros de mora, multa contratual, bem ainda postula o parcelamento da dvida.

Impossvel, como j dito, alcanar o postulado pela apelante. A correo monetria, no nenhum acrscimo dvida, mas apenas e tosomente a recomposio dos valores pelas perdas da inflao. Os juros moratrios e a multa pelo inadimplemento encontram-se previstos na

conveno condominial, fazendo lei entre as partes. Alis, tais exigncias so plenamente legais, porquanto a lei alm de no vedar a sua incidncia so expressamente previstos na legislao.

De outro norte, o parcelamento da dvida no pode ser oposto ao credor. Inexiste formulao jurdica capaz de obrigar ao credor a aceitar o pagamento parcelado do dbito. bem verdade que o bom senso e at o esprito de humanidade que deve prevalecer entre as relaes, devem se fazer presentes em todos os atos da vida social.

Por fim, concito mais uma vez as partes, em especial a comunidade condominial do edifcio autor, ao entendimento.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

Espero que este acrdo seja lido em uma das assemblias do condomnio autor. Rogo especialmente aos demais condminos a reverem seus posicionamentos, para que sejam transigentes, compreensivos com situaes como a presente. Nunca saberemos quando seremos escolhidos por Deus para carregar um fardo to pesado quanto o ora atribudo apelante.

Nunca a proposta de improvimento de uma apelao me comoveu tanto, mas mesmo lamentando cumpro com o meu dever de prestar a jurisdio pelo nico caminho que at agora encontrei.

Estou propondo o improvimento do apelo.

DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI (PRESIDENTE) Na condio de Vogal no tive oportunidade de examinar os autos. Em razo disto e tendo em conta a preocupao demonstrada pelo Relator devido peculiar situao pessoal enfrentada pela Apelante, em regime de discusso, peo vista.

DES. MRIO JOS GOMES PEREIRA Do mesmo modo que Vossa Excelncia, Senhor Presidente, gostaria de refletir melhor sobre o processo. Aguardarei a vista.

DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) Sr. Presidente. Penso que a melhor alternativa, por ora, seja efetivamente termos um pouco mais de tempo para nos debruar sobre o processo, buscando encontrar a soluo mais justa possvel.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI (Prosseguindo no julgamento depois da vista) Peo vnia ao eminente relator para deduzir as seguintes consideraes:

DOS FATOS INCONTROVERSOS

A prova, no presente feito no substanciosa. Entretanto, e em compensao, os fatos fundamentais so incontroversos, o que na dico do art.333, III do C.P.C. fazem a prova dispensvel.

So fatos incontroversos do processo: o dbito, que no contestado pela apelante que se limita a alegar impossibilidade de pagamento nos termos postos, e exigido na cobrana, propondo-se a pagar o dbito, mediante condies compatveis com suas dificuldades; as dificuldades para o cumprimento da obrigao, embora condominial, representadas pelas

despesas decorrentes de a demandada viver no apartamento onde mantm um filho em condies vegetativas, com o sqito de despesas da decorrentes. Aos 18 anos, em 1995, merc de acidente, abateu-se a tragdia sobre a vida da apelante. incontroversos. So fatos alegados e no contestados, portanto, tambm,

O CASO CONCRETO:

Trata-se de dbito condominial ao qual a apelante ope impossibilidade de pagamento, ao menos nas condies normais, sob pena de no poder custear as despesas excepcionais que mantm para a sobrevida do filho invlido e em condies vegetativas. Como disse, a prova poderia ter sido mais bem tratada, de modo a desenhar melhor e de forma mais veemente a 6

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

situao de fato. Contudo, feita a alegao, no houve qualquer contradita ao alegado, pelo condomnio. Ao contrrio, houve admisso e at compreenso para com a situao da apelante (fl. 68).

Assim, a situao que se coloca para o julgador a seguinte: em se tratando de dbito condominial, em que h obrigao propter rem, na qual o prprio imvel ( no caso, residncia de me e filho invlido ) responde pelo dbito, h espao para a interveno judicial, no sentido de disciplinar essa relao de direito material ? Penso que h e passo a justificar.

ENFRENTAMENTO DO CASO CONCRETO.

Estabelecendo a premissa primeira de minhas concluses devo invocar o disposto no art. 1, III da Constituio Federal, onde erigido o respeito dignidade da pessoa humana como princpio e valor fundamental. A partir da vigncia desse dispositivo, nenhuma lei, nenhuma deciso judicial que afrontar a dignidade da pessoa humana, tem validade. balizamento fundamental, seja para a elaborao da lei, seja para sua interpretao e aplicao. Custaria muito a admitir que qualquer juiz tivesse que proferir deciso que soubesse injusta, por mais que fundamentado em dispositivos legais aplicveis generalidade das situaes. Aqui o que se apresenta para a apelante a opo (se assim se pode dizer) entre pagar o condomnio ou manter o sustento do filho invlido. Algum contestaria que afirmar, como valor, a predominncia do primeiro, em detrimento do segundo, estaria a afrontar as condies mnimas de dignidade que a Constituio assegura a qualquer cidado? Penso que no.

Em segundo lugar e tendo como pano de fundo desta deciso o antes anunciado, cumpre se examine a possibilidade de interveno judicial na 7

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

relao de direito material em questo, visto que manifesta a impossibilidade de cumprimento de suas obrigaes condominiais por parte da apelante. Sabido que, mormente a partir da vigncia do novo Cdigo Civil, a impossibilidade do cumprimento da obrigao para o credor pode determinar a resoluo do contrato via judicial. Nesse sentido, quase diariamente, desfazemos contratos de compra e venda de imvel em que o devedor no mais tem condies para continuar efetuando os pagamentos. Como lembra RUY ROSADO DE AGUIAR JNIOR, no seu festejado EXTINO DOS CONTRATOS POR INCUMPRIMENTO DO DEVEDOR, 2 ed., pg. 237, Nas relaes individuais que versam sobre necessidades elementares do indivduo (moradia, alimentao, vesturio, etc.) esto contratos que sofrem crescente influncia do direito pblico (locao, parcelamento do solo, financiamento imobilirio para a casa prpria, etc).. Essa viso de RAISER, de um Direito Privado como sistema aberto, com campos escalonados de interesses, em que se situam reas de maior ou menor publicizao, serve para mostrar a resoluo (e a reviso dos contratos) como ato que deve atender maior ou menor influncia publicstica, conforme o papel vital desempenhado pelo contrato em exame e sua situao na vida de relao.

Aqui se trata, de um lado, de disciplinar o direito do condomnio a haver da apelante sua participao nas despesas comuns. De outro, de garantir para a apelante o direito de sustento do prprio filho invlido e a prpria moradia, sabendo-se, como se sabe, que a execuo de eventual deciso que lhe for desfavorvel vai comprometer o prprio imvel residencial. , de um lado, o dbito condominial a exigir satisfao e de outro a alegada impossibilidade de pagamento feita pela apelante. Nesse espao de divergncia que se faz indispensvel a atuao judicial, disciplinando a relao de modo a manter, quanto possvel, o equilbrio da mesma.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

No dizer de Ruy Rosado, citando Clvis do Couto e Silva, H impossibilidade quando existe obstculo invencvel ao cumprimento da obrigao, seja de ordem natural ou jurdica. Aqui no se trata de

impossibilidade objetiva, mas de impossibilidade que atinge, particularmente, o devedor, no caso a apelante. No tenho dvidas em afirmar que, submetida a verdadeira escolha de Sofia, para a apelante, ao menos no momento, se faz impossvel atender s despesas condominiais. Tal no lhe pode ser exigido, pena de violncia ao princpio constitucional maior e mais fundamental, do respeito dignidade da pessoa humana. A aduzir que a apelante sempre se houve com boa-f, jamais negando o dbito ou utilizando qualquer forma procrastinatria de pagamento. Deve, quer pagar, apenas pede condies para faz-lo. Segundo Clvis do Couto e Silva no belssimo livro O Direito Privado Brasileiro, sendo organizadora a Dra. VERA MARIA JACOB DE FRADERA, O princpio da boa-f enderea-se sobretudo ao juiz e o instiga a formar instituies para responder aos novos fatos, exercendo um controle corretivo do Direito estrito, ou enriquecedor do contedo da relao obrigacional, ou mesmo negativo em face do Direito postulado pela outra parte. A principal funo a individualizadora, em que o juiz exerce atividade similar do pretor romano, criando o direito do caso. O aspecto capital para a criao judicial o fato de a boa-f possuir um valor autnomo, no relacionado com a vontade. Por ser independente da vontade, a extenso do contedo da relao obrigacional j no se mede com base somente nela, e sim, pelas circunstncias ou fatos referentes ao contrato, permitindo-se construir objetivamente o regramento do negcio jurdico, com a admisso de um dinamismo que escapa, por vezes, at mesmo ao controle das partes.

Ainda discorre a Prof Vera: como princpio fundamental, ele confere ao juiz poderes para criar novas solues, dando-lhe um suporte

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

sistemtico que afasta o simples julgamento por eqidade, e determina uma profunda objetivao no conceito de negcio jurdico. (pg. 93)

Parece-me, pois, estarmos, neste caso concreto, diante de situao que nos leva a abandonar o silogismo lgico jurdico para servirmonos desses princpios antes deduzidos, com o que se encontra segurana para intervir legitimamente na relao jurdica de direito material.

A INTERVENO JUDICIAL NA RELAO DE DIREITO MATERIAL.

Resta, portanto, disciplinar as condies de manuteno da relao de direito material, j que aqui no se trata de declarar a resoluo do vnculo condominial, seno que de harmoniz-lo com a situao posta.

De incio estou a entender que, para o condomnio, o dbito condominial se pode equiparar ao alimentcio, na medida em que o pagamento das cotas de todos se faz indispensvel prpria sobrevivncia do condomnio. Por construo jurisprudencial firme a posio de que, nos dbitos alimentares, no se defere a pena de priso do devedor por penses devidas h mais de trs meses. Isso se d por duas razes: a) bem ou mal, a penso, que se destina sobrevivncia do alimentando se revelou dispensvel a esse desiderato, tanto que se garantiu a subsistncia do mesmo; b) o acmulo do dbito pode gerar para o alimentante situao de inviabilidade de atender ao pensionamento passado (e de certa forma dispensvel), tirando-lhe, de outra banda, a possibilidade de continuar atendendo penso mais recente. Penso que ao caso concreto e diante desta situao peculiar, em que o que se est a exigir da parte vai alm do limite de esforo exigvel de qualquer devedor, pode-se encontrar soluo similar, intervindo na relao para, ainda que julgando procedente a demanda, a) retirar o carter propter rem da obrigao 10

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

relativa aos meses que exorbitarem dos ltimos trs anteriores a esta interveno judicial: b) deferir o pagamento dos ltimos trs meses em trs parcelas iguais, juntamente com as cotas vincendas; c) isentar a apelante dos encargos moratrios, visto que, ante a impossibilidade do cumprimento da obrigao no se pode t-la como em mora; d) submeter o dbito em questo correo monetria segundo a variao do IGPM. Assim preconizo por entender que o pedido e o recurso encerram, implicitamente, a necessidade de se regrar o relacionamento das partes, ante a situao emergencial. De rigor se poderia flagrar inovao, no recurso. Penso, contudo, que o julgador tem o dever de interpretar o pedido que, no caso, embora os termos da inicial, reduzse claramente a uma splica de interveno judicial com vistas ao regramento da relao de direito material que vincula as partes, possibilitando o convvio condominial. Desse modo, o referido nas alneas anteriores nada mais do que a conseqncia do acolhimento do recurso, viabilizando o relacionamento das partes.

Nesse sentido, o PROVIMENTO APELAO, ainda que por outras razes.

o voto, com a vnia do eminente Relator.

DES. MRIO JOS GOMES PEREIRA - O voto do e. Des. Jos Francisco Pellegrini obra da melhor engenharia jurdica, a qual louvo e endosso entusiasticamente. De efeito, para que o invocado princpio da dignidade da pessoa humana no constitua uma promessa no cumprida e no se desvanea como mero apelo tico (Sarlet, Ingo Wollfgang, A Eficcia dos Direitos

Fundamentais, 2001, pg. 46), fundamental sua concretizao judicial, 11

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

atravs de um constante e renovado trabalho de interpretao / aplicao, que busque dar ao princpio a mxima efetividade. Cumpre ao julgador, em hipteses como a retratada nos autos, buscar a soluo atravs da ponderao dos princpios constitucionais em jogo, com ateno para o conceito-chave de proporcionalidade e para a noo de mnimo existencial. Como o juiz que produz o sentido da norma, sendo certo que o texto um mero enunciado a ser interpretado, urge fazer valer a Constituio, constituindo o direito, observando e proclamando seus princpios basilares, dentre os quais o da dignidade da pessoa humana, concebido como referncia de todos os direitos fundamentais. Para Joan Mara Bilbao Ubillos, Junto a la mediacin legislativa, se h sugerido uma segunda va de penetracin de los derechos fundamentales em el Derecho privado: los jueces, por imperativo constitucional, tomarn em consideracin estos derechos a la hora de interpretar las normas de Derecho privado. Es el juez, en el desarrollo de su funcin jurisdiccional, el vehculo a travs del cual se concreta o materializa esa incidencia de los derechos fundamentales em el Derecho privado. (En qu medida vinculan a los particulares dos derechos fundamentales?, in, Constituio, Direitos Fundamentais Livraria do Advogado Editora, 2003, pg. 313). Neste contexto, a Constituio de 1988, j em seu artigo 1, inciso III, eleva a dignidade da pessoa humana condio de fundamento da Repblica. E a constitucionalizao do princpio da dignidade da pessoa humana modifica, em sua raiz, toda a construo jurdica: ele impregna toda a elaborao do Direito, porque ele o elemento fundante da ordem constitucionalizada e posta na base do sistema. Logo, a dignidade da pessoa humana princpio havido como superprincpio constitucional, aquele no qual 12 e Direito Privado,

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

se fundam todas as escolhas polticas estratificadas no modelo de Direito plasmado na formulao textual da Constituio. (Rocha, Crmen Lcia Antunes, O Princpio da dignidade da Pessoa Humana e a Excluso Social. Interesse Pblico, n 4 1999, Editora Notadez). O reconhecimento deste princpio, enquanto direito

fundamental, leva necessidade de requestionamento de uma srie de dogmas civilsticos, em especial aqueles que constituem seu ncleo central: a autonomia, os bens, o patrimnio, a pessoa e a propriedade. Esta mudana de paradigma, com a transposio das normas diretivas do sistema de direito civil do texto do Cdigo Civil para o da Constituio acarreta revelantssimas conseqncias jurdicas que se

delineiam a partir da alterao da tutela que era oferecida, pelo Cdigo, ao indivduo para a proteo, garantida pela Constituio, dignidade da pessoa humana e por ela elevada condio de funcionamento da Repblica Federativa do Brasil. O princpio constitucional visa garantir o respeito e a proteo da dignidade humana no s no sentido de assegurar um tratamento humano e no degradante, e nem tampouco conduz exclusivamente ao oferecimento de garantias integridade fsica do ser humano. Dado o carter normativo dos princpios constitucionais, princpios que contm os valores tico-jurdicos fornecidos pela democracia, isto vem a significar a completa transformao (rectius, transmutao) do direito civil, de um direito que deixou de encontrar nos valores individualistas codificados o seu fundamento axiolgico. Como resultado desta nova ordem, Maria Celina Bodin de Moraes ensina que enquanto o Cdigo d prevalncia e preferncia s

situaes patrimoniais, no novo sistema de direito civil, fundado pela Constituio, a prevalncia de ser atribuda s situaes jurdicas nopatrimoniais porque pessoa humana deve o ordenamento jurdico inteiro, e o ordenamento civil em particular, dar a garantia e a proteo prioritrias. Por 13

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

isso, nesse novo cenrio, passam a ser tuteladas, com prioridade, as pessoas das crianas, dos adolescentes, dos idosos, dos consumidores, dos noproprietrios, dos contratantes em situao de inferioridade, dos membros da famlia, das vtimas de acidentes annimos e de atentados a direitos da personalidade. (de Moraes, Maria Celina. Constituio e Direito Civil: Tendncias. Revista dos Tribunais ano 89, vol. 779, setembro de 2000. Ed. RT). neste panorama ento, que se torna necessrio reconhecer, cada vez mais, a dimenso atribuda pelo ordenamento jurdico vigente ao princpio da dignidade da pessoa humana. Com Ingo Sarlet, vez ainda, a Constituio, ter a sua eficcia e efetividade asseguradas apenas (embora no exclusivamente por esta razo) se tambm incidir no mbito da normativa infraconstitucional, isto , se a normativa infraconstitucional for produzida e aplicada luz dos princpios e regras constitucionais e, alm disso, se a incidncia da Constituio operar tambm na seara das relaes interprivadas e no apenas no campo das relaes verticalizadas entre cidado e o poder pblico (prefcio obra de Wilson Steinmetz, A vinculao dos particulares a direitos fundamentais, Malheiros Editores, 2004). Segundo o autor acima referido, a vinculao dos particulares a direitos fundamentais tambm encontra fundamento no princpio constitucional da dignidade da pessoa (ob. cit., pg. 112). A dignidade humana, ministra Andr Rufino do Vale como ncleo intangvel e absoluto da ordem jurdica deve servir de limite geral para os comportamentos dos sujeitos pblicos ou privados. (Eficcia dos Direitos Fundamentais nas relaes privadas, Srgio Fabris. Editora, 2004, pg. 192). No caso, a dignidade humana est relacionada com a sobrevivncia do filho e com o direito bsico de habitao. Tais direitos, na

14

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

espcie, devem prevalecer, quando contrastados com a pretenso de cobrana das cotas condominiais deduzidas pelo ora apelado. A soluo produzida pelo r. voto condutor, a qual adiro, revela que o direito pode ser um instrumento da Justia, de equilbrio contratual e de incluso social, servindo como meio de proteo de determinados grupos sociais e como instncia garantidora da dignidade da pessoa humana. como voto, tecendo loas mais uma vez ao arrojado voto do eminente Des. Pellegrini.

DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) Realmente, quando se iniciou o julgamento deste feito, conforme bem relatado pelo eminente Presidente, j havia manifestado a minha preocupao em face da situao com que nos defrontvamos. E, diferentemente do nosso ilustre Presidente, eu no havia encontrado uma soluo to objetiva e clara, e j por a vou mostrando o caminho que vou adotar, modificando o posicionamento inicial, no sentido de acolher integralmente as ponderaes de Sua Excelncia, inclusive

manifestando publicamente o meu reconhecimento e louvor pelo trabalho realizado, o cuidado. Realmente, como disse o Des. Mrio, uma engenharia jurdica correta, em todos os seus pontos, mas encontrando, realmente, uma soluo que me parece perfeita para o caso, j que todos ns sentimos que deveramos achar uma soluo nesta linha de pensamento. S que, infelizmente, a minha capacidade, pelo menos, no chegou a tanto, e graas ao seu labor, ao seu estudo, sua invulgar inteligncia e conhecimento, encontrou e mostrou um caminho que vou seguir, modificando o meu voto. Minha dvida reside apenas quanto forma que deveremos dar ao acrdo.

15

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

DES. MRIO JOS GOMES PEREIRA Acho que com declarao de voto minha e dele.

DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) E Vossa Excelncia, Des. Pellegrini ficaria como redator.

DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI (PRESIDENTE) - Teria que vir o voto primeiro, o voto do Relator.

DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) Parece-me que ns devamos fazer no acrdo a narrativa exata do que aconteceu.

DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI (PRESIDENTE) Depois o pedido de vista, a manifestao, a apresentao da vista e o voto dos Colegas.

DES. GUINTHER SPODE (RELATOR) E o Relator reconsiderando o voto inicialmente dado.

Eu at, depois de ler - recebi antes a minuta do seu voto -, lembrei tambm a, e a minha declarao de voto referira, uma lio que j adotei em outro julgamento, de um eminente jurista argentino, que tem uma obra recente traduzida para o portugus. Refiro-me ao Prof. Ricardo Lorenzetti, que menciona em sua obra, e parece que est adequada perfeitamente a esta hiptese, que o operador do Direito, quando estiver diante da disputa de um direito meramente patrimonial e outro de natureza pessoal, deve optar sempre pelo direito pessoal em detrimento do patrimonial. Aqui estamos exatamente diante de uma destas disputas. Qual o direito meramente patrimonial? o crdito do condomnio.

16

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

E qual o outro, de natureza pessoal e que aqui vai at o direito maior do ser humano, a vida, a sua manuteno, a preservao da vida, revelada pela necessidade de assistncia a um familiar invlido. E mais, um outro direito tambm essencial vida, o direito de moradia. Ento, parece que ns realmente estamos fundamentando nossa deciso nos princpios gerais do Direito e estamos construindo uma soluo justa, que a mim, pessoalmente, conforta sobremaneira, e s posso aqui agradecer pelo caminho apontado por Vossa Excelncia, que acompanho integralmente.

DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI (PRESIDENTE) Como estamos aqui com uma delegao de estudantes de Santa Maria, no posso deixar de referir que essas observaes do Des. Guinther so fruto da amizade de mais de 30 anos que ns mantemos. E essa histria de que ele no teve condies de elaborar um voto no mesmo sentido tambm no bem assim, porque no fosse a sensibilidade de Sua Excelncia, chegando aqui e declarando que estava com problemas, que estava angustiado, que estava preocupado com a situao dessa senhora, tambm a ns certamente o processo teria passado batido como uma simples cobrana de cota condominial. Quer dizer que aqui, como si acontecer, Des. Guinther, ns trabalhamos em conjunto e solidariamente, e o trabalho de um o trabalho de outro, e caminhamos sempre na busca da realizao da melhor justia, sem que isso faa qualquer de ns superior aos demais ou com pretenses a qualquer tipo de encmio ou coisa do gnero. O que nos move a todos, e a cada um de ns, exatamente julgarmos de forma solidria e buscando sempre, e isso que me conforta nesta Cmara, todos ns, sempre uma soluo de justia, ainda que para 17

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

GS N 70008595852 2004/CVEL

encontr-la muitas vezes tenhamos que abrir mo de pontos de vista pessoais ou inicialmente deduzidos.

T/R: Eduardo/Renato.

DES. JOS FRANCISCO PELLEGRINI - Presidente - Apelao Cvel n 70008595852, Comarca de Porto Alegre: " UNANIMIDADE, FOI PROVIDA A APELAO ."

Julgador(a) de 1 Grau: ROSANE WANNER DA SILVA BORDASCH

18

Anda mungkin juga menyukai