Anda di halaman 1dari 17

A Contabilidade Ambiental como instrumento de auxlio na gesto: aplicao parcial do SICOGEA em uma Instituio de Ensino.

Autores Bernadete Limongi, Dra. Bruna Valria Kremer, Grad. Maria Denize Henrique Casagrande, Dra. Elisete Dahmer Pfitscher, Dra. Joo Paulo de Oliveira Nunes, Mestrando.

Telefone: (48) 3721-9383

rea temtica: Responsabilidade Social Corporativa

Palavras-chave: Contabilidade Ambiental. SICOGEA. Instituio de ensino

Exposio oral: Portugus (Brasil)

A Contabilidade Ambiental como instrumento de auxlio na gesto: aplicao parcial do SICOGEA em uma Instituio de Ensino.
Abstract: Environmental Accounting as an auxiliary tool in management: the partial application of SICOGEA in a school The present work has as its main goal to analyze environmental management so as to obtain the level of environmental sustainability in a school. The methodology applied is descriptive, including a case study in a school. In the school under scrutiny a verifying list with 102 questions was applied through a semi-structured interview and the data collected were treated in a qualitative way. As a theoretical background there has been the description of environmental accounting, environmental management and of the environmental management accounting system (SICOGEA). Then the case study is presented, introduced by a brief history of the school under consideration followed by the necessary investigations. The data collected were shared with the institution. It is concluded that the school displays a total sustainability of 57,76%, which is a regular level. One could notice that the school presents some deficiencies in the re-utilization of natural resources and in the recycling of litter and paper, among other items pointed out in the course of the research. Key-words: Environmental Accounting. SICOGEA. School.

1 INTRODUO O meio ambiente, de modo geral, o lugar onde todos habitam, sejam seres humanos ou outras formas de vida, essa relao entre os indivduos deve permanecer em equilbrio, buscando um convvio harmonioso para que no se sofra com conseqncias prejudiciais. Atualmente, ocorre sobre as empresas de modo geral, uma cobrana maior quando se trata da relao de respeito e cuidado ao meio ambiente, forando-as a investir em gesto ambiental, o que vem trazer gastos financeiros muitas vezes elevados para elas. Todavia, caso no tenha um cuidado maior com o ambiente, a empresa pode vir a sofrer com multas ou, ainda, apresentar uma imagem negativa perante a sociedade. Em virtude disso, faz-se necessria uma maior ateno ao gerenciamento da relao com o meio ambiente, e isso s ser possvel ao avanar o conhecimento da realidade de suas atividades. A contabilidade uma cincia social, e tem o patrimnio como seu objeto, por isso, traz a responsabilidade de avaliar e mensurar essa relao de empresa com o meio ambiente. Busca-se, ento, um sistema de gerenciamento dos aspectos e impactos relativos ao meio ambiente na base de seus controles. Sendo assim, acaba de receber a contabilidade ambiental um papel importante nesse processo, o de gerir as aes e demonstrar o esforo da empresa em busca desses resultados. Desta forma, a contabilidade e a controladoria ambiental podem tornar-se uma fonte de informao como ferramenta auxiliar na gesto dos recursos referentes ao meio ambiente, permitindo ao gestor uma melhor visualizao da realidade dos recursos alocados para o atendimento da preservao ambiental e dos resultados de suas aes nesta rea. Enfim, este trabalho, tem como tema, analisar o gerenciamento de aspectos e impactos ambientais com o auxilio da contabilidade e controladoria ambiental. Ento, atravs deste contexto, dentro de uma escola, verificar o seu sistema de gerenciamento referente ao meio ambiente, pois essa atividade tem responsabilidade para com a sociedade e deve ter preocupaes com todo o seu processo, e a contabilidade, de alguma forma, vir a auxili-la nesse gerenciamento.

3 O objetivo geral deste estudo consiste em analisar a gesto ambiental, por meio do nvel de sustentabilidade ambiental, de uma instituio de ensino. Assim, a problemtica fica resumida na seguinte questo-problema: Como a contabilidade pode auxiliar o processo de gerenciamento dos aspectos ou impactos ambientais dentro de uma escola? Sendo assim, para auxiliar o estudo das empresas surge em 2004 um sistema de nome SICOGEA (Sistema Contbil Gerencial Ambiental) que, com o auxilio da contabilidade e da controladoria, vem por detectar e ajudar as empresas na resoluo destes problemas. Para que os gestores possam efetuar um melhor gerenciamento dentro de qualquer instituio, seja com fins lucrativos ou no, necessita saber a realidade da situao de sua entidade. E para a gesto ambiental no diferente, pois precisar de ferramentas que lhe auxiliem na gesto dos aspectos ambientais intrnsecas nos processos internos. O gestor, ao receber um plano de gesto ambiental para analisar, proveniente de princpios fundamentados na contabilidade e com base nos aspectos e impactos ambientais, ter em suas mos uma ferramenta para a tomada de deciso. Dessa forma, a contribuio prtica se d atravs de como uma escola pode utilizar-se da contabilidade e controladoria ambiental no gerenciamento de seus aspectos ambientais, levando-se em conta os impactos destas aes. Assim, surge a idia de se acompanhar as atividades de uma escola e o interesse de se aplicar, mesmo que de forma parcial, o SICOGEA, para que se possa auxiliar o gerenciamento dos recursos aplicados nesta rea. Por isso, a importncia do estudo para a melhoria da gesto desses recursos por meio da contabilidade ambiental.

2 FUNDAMENTAO TERICA
As mudanas patrimoniais decorridas do meio ambiente so demonstradas pela contabilidade ambiental que, de acordo com Martins e Luca (1994), o conjunto de informaes divulgadas pela contabilidade que engloba os investimentos realizados, seja aquisio de bens permanentes de proteo a danos ecolgicos, de despesas de manuteno ou correo de defeitos ambientais do exerccio em curso, de obrigaes contradas em prol do meio ambiente, e at medidas fsicas, quantitativas e qualitativas, empreendidas para sua recuperao e preservao. A contabilidade ambiental, segundo Kraemer (2005), destinada a avaliar e mensurar todas as movimentaes econmicas e financeiras que envolvem o meio ambiente. Para Pfitscher (2004), a contabilidade ambiental tem por finalidade tornar pblica toda e qualquer atitude das entidades que possa influenciar o meio ambiente, reconhecendo os custos, passivos e ativos ambientais. Observa-se que dever ento haver, por parte da populao, uma cobrana direta nas empresas para que as mesmas divulguem atravs de notas explicativas, Balano Patrimonial (BP), Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) e dos relatrios da administrao as aes ligadas s questes ambientais. Segundo Raupp (2002 apud RAMOS, 2004 p. 22), nas notas explicativas devem constar as informaes sobre os critrios de depreciao, forma de avaliao dos estoques ambientais, avaliao do diferido, dvidas relacionadas ao meio ambiente e o lucro do exerccio destinado utilizao no meio ambiente. Os ativos ambientais segundo Pfitscher (2004) so entendidos como bens e direitos, no caso de ambientais, so valores que visam permitir ao usurio uma informao e uma avaliao das aes ambientais. Para as empresas esses ativos variam de acordo com o processo operacional de suas atividades, porm pode-se caracteriz-los como aqueles que so utilizados para a proteo e preservao do meio ambiente. Para melhor entender quem compe estes ativos pode-se citar algumas classificaes de acordo com Pfitscher (2004) como: Estoques (Insumos adicionais ao processo produtivo

4 de armazenamento e transporte para eliminar, reduzir e controlar os nveis de emisso de resduos ou materiais para recuperao ou reparos de ambientes afetados); Imobilizado (Investimentos realizados na aquisio de itens que viabilizem a reduo de resduos poluentes durante o processo de obteno das receitas e cuja vida til se prolongue alm do trmino do exerccio social: mquinas, equipamentos, instalaes, etc. empregados no processo de controle ambiental); Diferido (Despesas claramente relacionadas com receitas futuras de perodos especficos: gastos com pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de preservao ambiental que tenham por objetivo a obteno de receitas futuras). Tem-se ainda um ativo que no registrado pela contabilidade quando desenvolvido internamente, chamado de Goodwill, este pode ter seu valor aumentado em decorrncia da ao da empresa sobre o meio ambiente, ou da ao deste sobre a mesma, segundo Ribeiro (1998). Os passivos de forma geral podem ser definidos, de acordo Hendriksen e Breda (1999, p.283), como sacrifcios futuros provveis de benefcios econmicos decorrentes de obrigaes presentes em uma dada entidade, quanto transferncia de ativos ou prestao de servios para outras entidades no futuro em conseqncia de transaes e eventos passados. Os passivos ambientais esto atualmente em destaque nas empresas, pelo fato dos mesmos representarem as obrigaes que as mesmas possuem em relao preservao e preocupao com o meio ambiente, sendo assim, podem-se definir passivos ambientais de acordo com Ribeiro (1998, p. 70) como:
Os passivos ambientais devem ser constitudos pela expectativa de sacrifcio de benefcios futuros impostas por legislaes e regulamentaes ambientais, como taxas, contribuies, multas e penalidades por infraes legais e, ainda, em decorrncia de ressarcimento a terceiros por danos provocados, estimativas de gastos para recuperao e restauraes de reas degradadas, seja por iniciativa prpria, seja exigida por lei ou terceiros. Enfim, todos os compromissos que impliquem o provvel consumo de recursos futuros para fazer face s obrigaes decorrentes de questes ambientais.

Para a melhor compreenso destes passivos, estes podem ser classificados de acordo com Nazareno (2002 apud PFITSCHER 2004) na obteno de ativos tais como: Aquisio de ativos para conteno dos impactos ambientais (chamins, depuradores de guas qumicas, etc..). Insumos que sero inseridos no processo operacional que no produza resduo txico; Despesas de Manuteno e operao do departamento de gerenciamento ambiental, inclusive mo-de-obra; Gastos Recuperao e tratamento de reas contaminadas (mquinas, equipamentos, mo-de-obra, insumos em geral, etc.); Multas por infraes ambientais; Danos irreversveis, inclusive os relacionados tentativa de reduzir o desgaste da imagem da empresa perante a opinio pblica, etc. As receitas ambientais podem ser exemplificadas, de acordo com Kerpel, Rossato e Brondoni (2002, p.9):
Prestao de servios na gesto ambiental; Venda de produtos a partir de sobras e sucatas; Participao no faturamento da parcela que demonstra sua atuao responsvel com o meio ambiente;

As empresas no realizam a gesto ambiental visando gerar receita, porm, a partir da implantao de sistemas que valorizam o meio ambiente, a gerao de receitas ocorre de forma natural, pois, com um produto de melhor qualidade, os consumidores compram mais, aumentando a demanda e, por conseqncia, o lucro. Os custos ambientais, segundo Ribeiro (1998, p. 89), devem estar relacionados de forma direta ou indireta com a proteo ao meio ambiente, como a depreciao, amortizao e exausto dos ativos de natureza ambiental, aquisio de insumos relativos ao controle/reduo/eliminao de poluentes, disposio e tratamentos de resduos poluentes,

5 recuperao/restaurao de reas contaminadas e mo-de-obra utilizada nas atividades de controle/ preservao/ recuperao do meio ambiente. As empresas, dependendo da sua contabilizao, podem separar esses custos em ecolgicos e meio ambientais. Os ecolgicos seriam aqueles voltados preveno. So relacionados ainda a atividades de medio, auditoria e controle. J os meio ambientais esto direcionados a eventos ambientais, mais nocivos empresa, ou seja, a reposio dos danos ambientais originados por ela. (ALVAREZ, 1995 apud PFITSCHER, 2004). Esses custos devem ser contabilizados pela empresa independentemente da sua difcil separao no processo produtivo, pois os mesmo so relacionados e interligados ao meio ambiente, sendo indiretos atividade fim da empresa. 2.1 BENCHMARKING AMBIENTAL Uma das estratgias utilizadas pelas empresas para a obteno de lucro tambm contratar aes voltadas ao meio ambiente. Assim, surgem novos empreendimentos com inteno de valorizar um produto com qualidade, atendendo demanda de mercado que comea enfatizar a idia de conscientizao do meio ambiente, quanto sua valorizao. (PFITSCHER, 2004). caracterstica do benchmarking indentificar metas, planejar e tornar prjticos os sistemas de gesto das empresas, por isso a preocupao constante com o benchmarking ambiental, pois as instituies anseiam permanecer no mercado de forma competitiva. Podem-se distinguir diferentes fases dentro do processo de utilizao do benchmarking, efetua-se, inicialmente, a identificao de um diagnstico, passa-se ento a projetos de desempenho, estabelecendo metas, seguindo para o desenvolvimento de planos de ao, com isso, esperam-se resultados positivos, iniciando o ciclo novamente para a melhoria constante na organizao. Segundo Pfitscher (2004, p.48), as fases do benchmarking so divididas em identificao do diagnstico, que identifica referncias para comparar empresas, fazendo, assim, uma coleta de dados; passando para projetos de desempenho, projeta futuros nveis de desempenho e determina o que comparar; aps, tem o estabelecimento de metas, onde se verificam pontos referenciais e estabelecem metas funcionais; parte-se, ento, para o desenvolvimento de planos de ao, implementando aes especficas, monitoramento de progressos, ajuste dos marcos de referncia. Nesta fase, retorna-se ao princpio para verificar o que planejar na empresa. Verifica-se a sua posio e as prticas relacionadas aos processos, sendo estes os resultados. 2.2 GESTO AMBIENTAL As questes ambientais no atual contexto ganharam destaque relevante, onde a conscincia de como tratar com assuntos desta rea, dentro das empresas, tornou-se necessria. Para isso, as entidades esto se preocupando com a gesto dos recursos naturais, de modo que no sofram com conseqncias negativas. A gesto ambiental se faz presente ento para, justamente, promover polticas que estejam voltadas ao desenvolvimento sustentvel. Para Kraemer (2006, apud NUNES, 2006), a gesto ambiental apresentada da seguinte forma: Objeto de manter o meio ambiente saudvel ( medida do possvel), para atender as necessidades humanas atuais, sem comprometer o atendimento das necessidades das geraes futuras; Meio de atuar sobre as modificaes causadas no meio ambiente pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas atividades humanas, a partir de um plano de ao vivel tcnica e economicamente, com prioridades perfeitamente definidas;

6 Instrumentos de monitoramentos, controles, taxaes, imposies, subsdios, divulgao, obras e aes mitigadoras, alm de treinamento e conscientizao; e. Base de atuao de diagnsticos (cenrios) ambientais da rea de atuao, a partir de estudos e pesquisas dirigidos em busca de solues para os problemas que forem detectados.

2.3 SISTEMA CONTBIL GERENCIAL AMBIENTAL (SICOGEA) O SICOGEA foi o resultado da tese de doutorado da professora Elisete Dahmer Pfitscher, no ano de 2004.
Os gestores no percebem o quanto o processo de gesto ambiental pode estar interferindo nas questes ambientais, sociais, polticas e econmicas. Neste sentido, papel da controladoria disponibilizar ou possibilitar informaes para definio de formas de atuao que preservem o meio ambiente sem interromper a continuidade das atividades de forma competitiva no mercado. (PFITSCHER, 2004, p. 102).

dividido em trs etapas, onde a primeira a Integrao da cadeia, e corresponde a um alinhamento dos processos dentro da entidade para verificar a degradao causada por cada um, tornando, assim, um evento econmico. So expostas, tambm, as vantagens de se ter um sistema de gesto ambiental, verificando se h interesse na aplicao do SICOGEA. Obtendo-se resposta positiva, parte-se, ento, para a segunda etapa. A segunda etapa responsvel pela Gesto de Controle Ecolgico, onde se visa programar uma gesto ecolgica no sentido de diminuir ou eliminar impactos ambientais. Por ltimo, est a Gesto da Contabilidade e Controladoria Ambiental, que avalia as aes dos efeitos ambientais e as relaciona a avaliaes setoriais dentro da entidade, para a realizao do processo de deciso. Estas etapas so evidenciadas no Quadro 1, juntamente com sua resumida descrio.
Etapas da Proposta Descrio Envolvimento da cadeia produtiva. Alinhamento da cadeia de suprimentos envolvendo a identificao das necessidades dos clientes e fornecedores. Integrao da cadeia Pode tambm ser considerado o input para o processo de gesto ambiental, ou seja, verificar as degradaes causadas em cada atividade e sua formatao como um evento econmico. Implementao da gesto ecolgica e dos processos para a certificao e Gesto de controle ecolgico envidar esforos no sentido de reduzir ou eliminar impactos ambientais. Avaliao dos efeitos ambientais capazes de relacionar aspectos operacionais, Gesto da contabilidade e econmicos e financeiros da gesto (investigao e mensurao); avaliao controladoria ambiental dos setores da empresa (informao) e implementao de novas alternativas para continuidade do processo (deciso). Quadro 1: Etapas da proposta de modelo de sistema contbil gerencial ambiental Fonte: Ferreira (2002, apud PFITSCHER, 2004, p. 103).

Atenta-se para o fato de que cada etapa citada comporta diversas fases e que neste trabalho utilizaremos a terceira etapa da primeira fase do SICOGEA. A Gesto da Contabilidade e Controladoria Ambiental - Terceira Etapa - dividida em trs fases: Investigao e Mensurao, Informao e Deciso. Para a anlise da terceira etapa realiza-se uma Lista de Verificao, que pertence primeira fase Sustentabilidade e Estratgia Ambiental e est dividida em determinados critrios e subcritrios, devidamente adaptada instituio estudada, neste caso especfico, uma instituio escolar. Atravs desse mecanismo de gesto do meio ambiente, SICOGEA, proporciona instituio um subsdio confivel para avaliao dos seus aspectos e impactos sobre o

7 ambiente, com base no seu processo, podendo-se destacar formas de melhor gerir estes eventos, e a contabilidade presta um papel relevante ao gestor, neste sentido. 3 METODOLOGIA Buscando apresentar os principais procedimentos metodolgicos usados na proposta do SICOGEA, voltado a fornecer informaes que auxiliem no processo de anlise da sustentabilidade do colgio em questo, que esse estudo optou quanto aos objetivos utilizar a pesquisa descritiva. Por sua vez, a pesquisa descritiva, de acordo com Raupp e Beuren (2003, p. 81),
[...] configura-se como um estudo intermedirio entre a pesquisa exploratria e a explicativa, ou seja, no to preliminar como a primeira nem to aprofundada como a segunda. Nesse contexto, descrever significa identificar, relatar, comparar entre outros aspectos.

Assim, com essa forma de pesquisa, pretende-se, no objeto de anlise, identificar suas variveis, relatar e comparar, sem ter um aprofundamento maior, como formulaes de hipteses. A tipologia quanto aos procedimentos da pesquisa cientfica pode ser realizada de diversas maneiras, e para este estudo utilizou-se o estudo de caso, que, de acordo com Gil (2002, p. 54), "Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento [...]", sendo essa uma modalidade de pesquisa que busca um aprofundamento da questo estudada, tendo como um nico foco de anlise. No estudo de caso deste trabalho utilizou-se uma lista de verificao desenvolvida por Pfitscher (2004), quarto captulo que foi adaptada a empresa estudada. A fonte de obteno dos dados utilizados uma Escola de Florianpolis, onde, atravs desta entrevista estruturada, dividida em critrios e subcritrios, busca-se identificar a forma de gesto do meio ambiente e formular com essas informaes a anlise, buscando concluses sobre o referido estudo. No final, realiza-se outra entrevista semi-estruturada, para formar a anlise de confiabilidade, composta pelos seguintes itens: reutilizao da gua, reutilizao de alimentos, implantao de hortas para cultivo de alimentos e projetos de conscientizao ambiental, dentro e fora da instituio. J a tipologia quanto abordagem do problema, utiliza-se uma anlise qualitativa, segundo Soares (2003, p. 19), "o pesquisador interpreta os fatos, procurando solues para o problema proposto.". Concluindo-se, assim, que o estudo qualitativo necessita ser explorado de forma mais profunda. A trajetria metodolgica desenvolve-se em trs fases distintas: fundamentao terica, estruturao do estudo de caso, e anlise dos resultados obtidos. Na primeira fase mostram-se assuntos referentes ao tema proposto, tais como: contabilidade ambiental; benchmarking ambiental; e o sistemas de gesto ambiental SICOGEA. Quanto segunda fase, a estruturao do estudo de caso, compreende o conhecimento da empresa estudada; trata-se da verificao in loco das atividades desenvolvidas; anlise do breve histrico e questionamento realizado atravs de uma Lista de Verificao, que pertence a Primeira Fase da Terceira etapa do SICOGEA, ou seja, a fase intitulada Investigao e Mensurao; Ao 1 - Sustentabilidade e Estratgia Ambiental correspondente Etapa Gesto da Contabilidade e Controladoria Ambiental. Na terceira e ltima fase, aps interpretao dos resultados, apresenta-se o plano resumido de gesto ambiental e realiza-se uma anlise de confiabilidade deste planejamento.

8 O assunto estudado limita-se a um colgio, especificamente este citado anteriormente, no permitindo, num primeiro momento, a sua utilizao em outra empresa. Porm, podem ser realizadas adaptaes no mtodo utilizado, inclusive de outros ramos de atividades. 4 ESTUDO DE CASO A instituio de ensino foi fundada em 1991 pela sua atual diretora e dona da empresa, possui atualmente 59 funcionrios, divididos da seguinte forma: dois diretores, cinco coordenadores, duas secretrias, trinta e sete professores, nove estagirios e quatro atendentes de servios gerais. O Colgio, inicialmente, possua 15 alunos e estava instalado numa casa de madeira. Com o passar dos anos suas instalaes se expandiram, contando hoje com quadra esportiva, parque, piscina e trs prdios que abrigam os atuais 709 alunos da instituio. A proposta pedaggica da instituio est fundamentada na viso scio-histrica, que possui como pontos-chave a interao social e a valorizao do contexto histrico-cultural de seus educandos. A instituio pesquisada oferece aos seus alunos: assistncia mdica, no caso de acidentes ocorridos dentro da escola; Informtica, a partir do Infantil II; Ingls, a partir do Infantil I; Salas especiais: laboratrios de cincias e de informtica, biblioteca, sala de leitura e de artes, sala para a prtica do jud e dana; Segurana: controle de entrada e sada dos alunos; Reforo Pedaggico Contnuo; Acompanhamento Pedaggico; Internet 24 horas; Acompanhamento da Nutricionista nos cardpios da Educao Infantil; Espao cultural para reunies, vdeos, etc.; Sistema de Segurana Digital com 16 cmeras distribudas nos prdios; Almoo para alunos do perodo integral ou perodos extras; Catequese. Aps se passarem dezesseis anos de atividades, a instituio cresceu, e alm do espao fsico, nmero de alunos e colaboradores, esta tambm passou a perceber a importncia dos projetos que favoream o meio ambiente. Assim, como interesse desta pesquisa de analisar o SICOGEA na instituio, apresenta-se o item 3.2 que trata da sustentabilidade e estratgia ambiental. 4.1 SUSTENTABILIDADE E ESTRATGIA AMBIENTAL Aplicao parcial do SICOGEA para fins deste trabalho utiliza-se a terceira etapa: Gesto da contabilidade e controladoria ambiental, especificamente a primeira fase: Investigao e Mensurao , e desta foi utilizada a ao: sustentabilidade e estratgia ambiental, com o Desempenho ambiental e contbil, a Lista de verificao e anlise de Critrios e subcritrios. 4.1.1 DESEMPENHO AMBIENTAL E CONTABIL A instituio de ensino pesquisada no possui registros de ativos e passivos ambientais. A contabilidade da empresa realizada por escritrio de contabilidade com assessoria contbil somente para fins de fisco. Segundo a mesma autora o desempenho pode ser avaliado por um sistema de medio que descreve o Controle; o Incentivo; o Planejamento; as Estratgias Competitivas; a Resoluo; e a Misso. 4.1.2 LISTA DE VERIFICAO (Critrios e Sub-Critrios) Para a avaliao das respostas obtidas, so atribudas as seguintes letras: A ADEQUADA; D DEFICITARIA; e NA NO SE ADAPTA EMPRESA. Sendo que conceito representa boa prtica, o segundo demonstra problemas ou necessidades de melhoria e, o ltimo, entendido como no se aplica empresa.

9 A sustentabilidade verificada atravs da frmula: quantidade de A multiplicado por 100, dividido pelo nmero de questes, diminudo pelo nmero de alternativas NA. E, esse procedimento, utilizado para os demais subcritrios. Utiliza-se esta frmula para verificar a sustentabilidade total, depois a sustentabilidade dos critrios e subcritrios. Assim, pode-se analisar a situao que se encontra cada um. Ao todo foram 102 questes, sendo 16 questes para o critrio 1 Fornecedores; 36 questes para o critrio 2 Eficincia do Servio Prestado, dividida em 6 questes para o primeiro subcritrio, 7 no segundo subcritrio, 13 questes para o terceiro subcritrio 3, 8 questes para o quarto subcritrio, 2 questes no quinto subcritrio, 20 questes para o critrio 3 Indicadores gerenciais, 8 questes para o critrio 4 Utilizao do Servio; 11 questes para o critrio 5 Projetos Ambientais; 7 questes para o critrio 6 Alimentao dos Alunos; e, finalmente, 5 questes para o critrio 7 - Utilizao dos Recursos Naturais. Atravs dos dados obtidos pela Lista de Verificao, ser realizada a anlise de sustentabilidade de seus critrios e subcritrios, demonstrando quais as prioridades que a instituio deve verificar. Para esta parte do estudo, buscar-se saber qual o grau de sustentabilidade parcial e total obtida pela instituio, por meio dos critrios de avaliao e o clculo conjunto, adotados a cada etapa do processo. Aps o clculo de sustentabilidade, avaliado o grau de desempenho realizado para cada critrio, identifica o nvel dentro de trs parmetros e serve como referencial de classificao so eles: Deficitria, Regular, ou Adequada. De acordo com o Quadro 2:
Resultado Inferior a 50% Entre 51% e 70% Mais de 71% Sustentabilidade Deficitria D Regular R Adequado A Desempenho: controle, incentivo, estratgia Fraco, pode estar causando danos ao meio ambiente. Mdio, atende somente a legislao. Alto, valorizao ambiental com produo ecolgica e preveno da Poluio.

Quadro 2: Avaliao da sustentabilidade e desempenho ambiental Fonte: PFITSCHER (2004, p. 130).

Posteriormente, os menores nveis obtidos como sendo eles os de maior preocupao, na busca de uma melhoria para esses indicadores, chamada ento de prioridades, como mostra o Quadro 3:
Sexta Prioridade Stima Primeira Segunda Terceira Quarta Quinta 1- Fornecedores Critrio 4- Utilizao do 7- Utilizao dos Servio Recursos Naturais 3- Indicadores gerenciais 5- Projetos Ambientais 6- Alimentao dos Alunos 2- Eficincia do Servio Prestado -xSubcritrio -x-x-x-x-xEco-eficincia do processo produtivo e do servio prestado Nvel de Tecnologia Utilizada 73,33% Sustentabilidade 100% 20% 35,71% 54,54% 57,14% 40% adequada Anlise Adequada Deficitria Deficitria Regular Regular Deficitria

100%

Adequada

Aspectos e Impactos 45,45% Deficitria Ambientais do Processo Recursos Humanos na 62,5% Regular Organizao Disponibilidade de Capital 100% Adequada Quadro 3: Sustentabilidade parcial por critrio e subcritrio por ordem de prioridades

10
Fonte: Elaborado pela autora

Aps a sustentabilidade parcial de cada critrio, obtm tambm a sustentabilidade geral da instituio, que apresenta o valor de 57,76%, mostrando que, de forma geral, a instituio possui uma sustentabilidade regular, precisando desenvolver mais projetos e dispor de mais recursos para a rea ambiental. Para anlise especfica apresenta-se uma descrio de cada critrio. 4.1.3 ANLISE PARCIAL POR CRITRIO A) CRITRIO 1 FORNECEDORES Para este critrio, deve-se observar que seu grau de sustentabilidade ficou em 73,33%, com um desempenho considerado adequado, mostrando-se, assim, que a instituio adquiriu seus materiais de fornecedores que possuem um nvel adequado de preocupao ambiental. Com as respostas obtidas, observa-se que a instituio busca para a prestao do seu servio - adquirir materiais de fornecedores conscientes quanto questo ambiental, sendo muito favorvel esta atitude, pois intensifica e incentiva a escola a se adequar. As questes que mostram situaes deficitrias so: Os fornecedores apresentam processos produtivos que causam impacto ao meio ambiente e aos seres humanos?; A segurana do transporte e da manuteno dos abastecimentos da empresa obedece a normas?; O controle na recepo das compras obedece a normas precisas quanto ao meio ambiente?; e, O armazenamento das compras obedece a normas precisas quanto ao meio ambiente?. Com base nas respostas conclui-se que cerca de 70% das respostas apresentadas so adequadas. Este fato pode ser explicado com as condies de qualidade e garantias dadas pelos fornecedores, ressaltando-se, tambm, que pontos como transporte e armazenamento das compras realizadas pela instituio precisam ainda de melhorias. B) CRITRIO 2 - EFICINCIA DO SERVIO PRESTADO Tem-se uma sustentabilidade de 63,59% regular, com um desempenho mdio, mostrando estar atendendo apenas legislao, sem valorizao ambiental e ecolgica expressiva. (B)1. Eco-eficincia do processo produtivo e do servio prestado Este subcritrio apresentou uma sustentabilidade de 40%, o que a leva a ser considerada deficitria, pois, dentre os questionamentos realizados na empresa, constatou-se a necessidade de se avaliar de forma mais pertinente os impactos que seus servios podem causar dentro e fora do local da prestao de servios. Pode-se observar que as questes receberam as respostas de forma bem equilibrada, o que intensifica a sustentabilidade apresentada. Por se tratar de uma instituio de ensino, o servio prestado no apresenta resduos perigosos, mas, em contrapartida, estes servios consomem muita energia. Conforme o grfico tem-se uma viso das respostas de forma mais clara Observa-se que predominam as respostas deficitrias, mostrando os pontos em que a instituio deve se aprimorar e investir para solucionar os problemas. Estas questes so: Os servios prestados so responsveis por um alto consumo de energia?; Existe, na empresa, um manual de segurana interna, que atesta os servios prestados?; e, A empresa avalia o impacto dos servios prestados sobre o quadro biogeolgico da sua regio?. B) 2- Nvel da Tecnologia Utilizada

11 Este subcritrio merece destaque, pois obteve uma sustentabilidade igual a 100%, o que mostra que a instituio est tecnologicamente preparada, ou melhor, que seus servios no exigem nveis tecnolgicos danosos ao meio ambiente. Fica evidente que a instituio no tem problema com o nvel de tecnologia a ser utilizada, o que favorece a prestao do servio e facilita que os seus usurios se adaptem a este. Este grfico mostra que todas as respostas foram adequadas, o que prova que a empresa, quanto ao nvel de tecnologia, est no s atendendo a legislao, como tambm o meio ambiente. B) 3- Aspectos e Impactos Ambientais do Processo Este ponto pode ser considerado um dos mais pertinentes da lista, com uma sustentabilidade deficitria de 45,45%. Pode-se observar que a utilizao de recursos naturais durante a prestao do servio, bem como mtodos de preveno para o caso de ocorrer algum acidente ambiental na instituio, esto fora das prioridades da instituio, merecendo, estes aspectos, ser revistos. Este subcritrio Aspectos e Impactos Ambientais do Processo traz pontos que merecem destaque, pois os principais problemas da instituio giram em torno da utilizao dos recursos naturais e reaproveitamento de papis. Com as respostas obtidas, notou-se uma maior quantidade de respostas deficitrias, o que demonstra que os impactos ambientais causados no processo precisam de cuidados, assim como o desenvolvimento de projetos que melhor estabeleam um equilbrio entre utilidade e desperdcio. B) 4- Recursos Humanos na Organizao Este subcritrio apresenta-se de forma regular, com sustentabilidade de 62,5%. Os membros dos recursos humanos na organizao esto cientes e possuem uma conscincia ambiental, entretanto seria necessrio que a instituio investisse mais nessa rea, proporcionando aos seus colaboradores maior conhecimento para que estes possam desenvolver junto escola projetos inovadores e benficos ao meio ambiente. Apesar da viso ambiental j estar inserida na instituio, no pensamento e no conhecimento de seus colaboradores, ainda pode ser intensificada com estudos e cursos, para a garantia da manuteno dessa conscincia de preservao e cuidado com o meio onde a instituio est inserida. As questes mais deficitrias foram: A mo de obra empregada altamente especializada, tambm em contabilidade ambiental?; Existe uma poltica de valorizao do capital intelectual?; e, A organizao oferece participao nos lucros ou outras formas de motivao aos colaboradores?. B) 5- Disponibilidade de Capital Quanto disponibilidade de capital para investir em projetos ambientais, fica constatado, com a sustentabilidade de 100%, que a escola tem todas as condies possveis e viveis para desenvolver excelentes projetos que capacitem alunos e professores a melhorar sua viso e atitudes em relao ao meio ambiente. Na lista, observam-se apenas duas questes que compem este critrio. Estas afirmam a disponibilidade de capital da instituio e a possibilidade de se obter emprstimos para investimento que ajudem o desenvolvimento de projetos ambientais. As respostas foram 100% adequadas, o que proporciona para a instituio pensar em projetos como captao de gua da chuva, energia solar, reciclagem de papel, entre outros que podem ser realizados atravs do capital disponvel que a empresa possui.

12

C) CRITRIO 3 INDICADORES GERENCIAIS Para este critrio deve-se observar que seu grau de sustentabilidade ficou em 35,71%, ou seja, com desempenho deficitrio, mostrando que a instituio necessita levar em considerao alguns aspectos como os custos ambientais, investimentos ambientais, enfim, dispor de mais capital para aumentar seus projetos neste sentido. Ressalta-se que a empresa no possui um sistema de gesto ambiental, no trabalha com custos ambientais, e, alm disso, apesar da inexistncia de reclamaes ou acidentes ambientais graves, faz-se necessrio que a empresa adote uma poltica preventiva a ser realizada periodicamente. O nmero de respostas deficitrias foi superior ao nmero de respostas adequadas, porm observa-se como ponto positivo das respostas obtidas o fato de a empresa nunca ter sido r em aes que envolvam danos ao meio ambiente, bem como nunca ter sido alvo de reclamaes por parte das pessoas que, direta ou indiretamente, esto envolvidas com a instituio. D) CRITRIO 4 UTILIZAO DO SERVIO Este critrio se mostra com uma sustentabilidade de 100%, sendo classificado como adequado, pois se pode observar nas respostas obtidas na lista de verificao que os usurios dos servios esto cientes da preocupao ambiental. Nesta parte da pesquisa pode-se constatar que o servio realizado pela instituio est inserido num mercado de alta concorrncia, porm seus usurios procuram priorizar para o seu bem-estar, escolas que despertaram para os cuidados ambientais e buscam melhorar a qualidade de seus servios a partir disto. Apesar de o servio ser utilizado por pessoas com interesse na questo ambiental, como mostra o grfico, a instituio no realiza algo nocivo ao meio ambiente, porm cuidados com a natureza so sempre importantes. Apesar da sustentabilidade de 100% necessrio investir em recursos que melhor capacitem a escola. E) CRITRIO 5 PROJETOS AMBIENTAIS Este critrio possui uma sustentabilidade de 54,54%, mostrando-se regular e afirmando que a instituio necessita investir mais na rea ambiental. Como j foi observado, a instituio tem recursos para tal investimento. Este critrio traz pontos que merecem destaque, sendo um deles a realizao de projetos ambientais por iniciativa da instituio, onde esta j teve oportunidade de desenvolver pequenos projetos, resultando, porm, em aes pouco expressivas. Nas respostas obtidas, observa-se que a instituio busca se aperfeioar quanto questo dos projetos ambientais, bem como visa incentivar o seu pblico-alvo, que so as crianas e, de forma indireta, seus responsveis. evidente, porm, a necessidade de se criar uma poltica de gesto ambiental que d margem para que todos (pais, alunos, escola e comunidade) possam trabalhar e participar de forma unificada. F) CRITRIO 6 - ALIMENTAO DOS ALUNOS O ndice de sustentabilidade apresentado (57,14%) demonstra, tambm, um estgio de regularidade que precisa ser melhorado. Abaixo, esto retratadas as respostas fornecidas pelos gestores: Neste critrio h uma questo pertinente quanto ao reaproveitamento dos resduos de alimentos, como citado o caso da casca de beterraba. Apresentou-se essa questo com resposta deficitria, pois a escola no possui nenhum projeto prprio que propicie a reutilizao de cascas ou sobras. Seria vivel e produtivo que a instituio possusse hortas

13 para utilizar as sobras como adubo e, alm disso, aproveitar os alimentos mais nutritivos, que ela mesma poderia produzir. Sendo que 57% so adequadas e 43% deficitrias. A escola sabe que investir em novas opes para proporcionar um lanche saudvel no s uma questo ecolgica e, sim, um direito dos alunos. Por isso, apesar de ainda no possuir uma forma de cultivar seu prprio alimento (frutas e verduras), vem amenizando o problema buscando adquirir esses produtos de quem oferece melhor qualidade e preocupao ambiental. G) CRITRIO 7 - UTILIZAO DOS RECURSOS NATURAIS Este critrio o que necessita de maior ateno, pois possui uma sustentabilidade de 20%, mostrando que a instituio desperdia muito dos seus recursos naturais. Conforme as respostas obtidas, tanto a gua, como a energia possuem desperdcio e preocupao para a escola. Por isso a soluo mais rpida para que esta inicie sua poltica de favorecimento ao meio ambiente implantar projetos que viabilizem a utilidade dos recursos naturais, projetos esses que envolvem a captao de energia solar e reaproveitamento da gua. E ainda, enfatiza que apenas a questo do reaproveitamento da gua no deficitrio, ou seja, condies para reutilizar este bem natural a instituio possui, basta que implante um projeto slido para aprimorar esse quesito. Assim aps analise dos critrios e subcritrios apresenta-se o plano resumido de Gesto ambiental. 4.2 PLANO RESUMIDO DE GESTO COM A CONTABILIDADE O plano resumido de gesto ambiental abrange as metas e objetivos tidos como de primeira importncia para a instituio, seguido de suas justificativas, atividades e a forma de trabalho; utiliza-se, para isso, a ferramenta 5W2H. O Quadro 4 um modelo de plano resumido de gesto ambiental que traz como foco primeira prioridade da empresa a Utilizao dos Recursos Naturais, diante de uma sustentabilidade de 20%, seguida da segunda prioridade Indicadores Gerenciais, com uma sustentabilidade de 35,71%.
What? O qu? Why? Por qu? When? Quando? Incio Avaliao Primeiro semestre A partir do segundo ano Where? Onde? Who? Quem? How? Como? How much? Quanto custa? Valores No orados

Implantar sistemas de captao de gua ..................... Utilizao dos Recursos Naturais

Implementar meios de melhorar a Reutilizao da gua que usada pela instituio

Toda a instituio

Administra -dor da instituio

Realizar inspeo in loco, garantindo que a gua utilizada est sendo reaproveitada, atravs do sistema de captao. Acompanhamento de todo o processo de atendimento aos usurios e gerenciamento dos recursos humanos e financeiros

Melhoria dos controles internos --------------Indicadores Gerenciais

Implementar meios de melhorar o controle de todo processo de atendimento aos pais e alunos.

Primeiro semestre

A partir do segundo ano

Toda a instituio

Administra -dor da instituio

Valores No orados

14
Quadro 4: Plano resumido de gesto ambiental com aporte da contabilidade e controladoria ambiental Fonte: adaptado de PFITSCHER (2004, p. 50).

Este plano resumido no tem a pretenso de corrigir todos os problemas, mas prope formas de melhorar desempenhos da instituio estudada em reas que tm relao com o meio ambiente, buscando maximizar o tratamento e a reutilizao de recursos naturais. A partir deste plano a instituio pode ter uma viso mais especfica do que precisa mudar e at mesmo aperfeioar para diminuir os seus problemas relacionados rea ambiental. 4.2.1 APLICAO PARCIAL DO 5W2H Aps um perodo de seis meses os gestores da instituio pesquisada iniciam suas atividades de melhorias contnuas com um aumento de colaboradores, alunos e espao fsico. A instituio contratou 15 novos funcionrios, obteve 50 matrculas novas, alm de adquirir um prdio onde comporta mais uma piscina e salas de aula. Assim, conclui-se que a empresa atendeu parcialmente aos dois objetivos mencionados no 5W2H: Melhorias dos Controles Internos e Indicadores Gerenciais. A instituio est agora buscando atender o outro objetivo, que consiste em Implantar sistemas de captao de gua e Utilizao dos Recursos Naturais. Vale ressaltar tambm que a empresa, neste momento de ampliao de sua estrutura, tem uma viso ambiental maior do que tinha no inicio da pesquisa, conforme comprovado pela Anlise de Confiabilidade. 4.2.2 ANLISE DE CONFIABILIDADE Para comprovar que a empresa aumentou sua viso ambiental foi realizada uma anlise de confiabilidade, conforme mostra o Quadro 5 demonstrativo das solues propostas pela pesquisadora e as realizadas pela empresa, quanto a alguns aspectos ambientais.
Aspectos ambientais Reutilizao de gua Soluo proposta Programar meios de melhorar a Reutilizao da gua que usada pela instituio; Soluo realizada O fato de a instituio estar instalada em local diferente dificulta a implantao, porm analisa-se uma forma de empregar o sistema de reutilizao de gua; A instituio considera o projeto vivel e este esta em estudo;

Reutilizao de alimentos

Implantar hortas para cultivo de alimentos

Projetos de conscientizao ambiental, dentro e fora da instituio.

Produzir alimentos, como pes e doces, a partir da casca de verduras e frutas j utilizadas; Como proposta fica sugerida que Na atual conjuntura fsica a escola no a instituio providencie um tem como realizar este evento, porm espao para cultivar frutas e esta buscando adquirir um terreno para verduras e passe a utiliz-las na resolver este problema; alimentao dos alunos; A idia, aqui, seria fazer Quanto a este ponto a escola j est se campanhas para mobilizar os mobilizando, buscando despertar a usurios diretos e os indiretos da conscincia ambiental. instituio; Quadro 5: Anlise de confiabilidade Fonte: a autora

Como forma de atender s solues propostas, a instituio busca traar objetivos que devem ser atingidos o mais rapidamente possvel. Assim observa-se que, quanto ao aspecto de reutilizao da gua, a soluo proposta continua sendo a mesma j apresentada na 5W2H, ou seja, programar meios de melhorar a Reutilizao da gua que usada pela instituio, e esta tem como perspectiva analisar uma forma de aplicar este sistema, porm as dificuldades so grandes pelo fato de a escola estar alocada em lugares distintos.

15 O segundo aspecto - reutilizao dos alimentos - teve como soluo proposta produzir alimentos, como pes e doces, a partir da casca de verduras e frutas j utilizadas, tais como, doce de banana feito da casca da prpria fruta. A instituio se manifestou, buscando adquirir um lugar que torne este projeto vivel, resolvendo tambm o terceiro aspecto, o da implantao de hortas para o cultivo de alimentos. O ltimo ponto de destaque fica por conta da criao de projetos de conscientizao ambiental, dentro e fora da instituio: foi proposto instituio fazer campanhas para mobilizar os usurios diretos e os indiretos da instituio, atravs de informaes, campanhas e formas de melhorar o meio ambiente. Esta, porm j est se mobilizando, buscando despertar uma vontade de cuidar do meio onde vivemos, e tendo conscincia de que na infncia que se deve plantar esta semente. Com base nas respostas obtidas conclui-se que a instituio agregou poucas solues. Dentre elas ressaltam-se os projetos de conscientizao dentro e fora da escola, ou seja, a instituio passou a utilizar papis reciclados, os pais receberam informaes sobre como proceder para a separao de lixo, leo de cozinha, e a comunidade partilha e participa para que o meio ambiente possa ser preservado.

5 CONCLUSES
possvel constatar que, na atualidade, as preocupaes para com o meio ambiente esto atingindo todos os segmentos da sociedade. Assim sendo, analisar a base da formao do pensamento crtico, que a escola, torna-se extremamente necessrio. A problemtica desta pesquisa foi resumida na questo- problema Como a contabilidade pode auxiliar o processo de gerenciamento dos aspectos ou impactos ambientais dentro de uma escola? mostrou uma anlise da gesto com a utilizao da contabilidade, atravs de seus controles, como ferramenta de informao formal e estruturada, servindo de apoio na tomada de deciso, identificando as diferentes reas da instituio e qual o seu desempenho. So resultados que auxiliam na gesto dos processos internos, visando a um melhor atendimento ao pblico em geral e aos recursos humanos e financeiros da instituio. Quanto ao objetivo geral, que consistia em analisar o sistema de gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais de uma instituio de ensino com o auxlio da contabilidade ambiental, com o caminho de pesquisas realizadas pelos objetivos especficos foi possvel a sua conquista. Verificou-se, ainda, o quanto se faz importante a contabilidade na administrao das instituies de ensino, a fim de tornar as prestaes de contas mais transparentes. E atuando como administradora dos aspectos e impactos ambientais, fazendo com que os gestores da instituio, os colaboradores e toda a sociedade possam ter uma maior conscientizao ambiental e social, melhorando, assim, as relaes entre eles e o meio ambiente, gerando benefcios financeiros (economia nos gastos com energia eltrica, gua, entre outros, e gerao de receitas ambientais); Atravs do SICOGEA (Terceira Etapa, primeira fase), ao analisar os critrios e subcritrios, foi verificada uma sustentabilidade global de 57,76%, sendo que os critrios de menor sustentabilidade foram: o critrio 7 - Utilizao dos Recursos Naturais com sustentabilidade de 20% e o critrio 3 - Indicadores gerenciais, com 35,71% de sustentabilidade. Para tanto foi realizado o 5W2H onde foram sugeridas algumas atitudes com o intuito de conscientizar e despertar o interesse dos administradores da instituio para que todos tenham o objetivo de mudar a situao em que se encontra a escola estudada, transformando-a em uma organizao ambientalmente e socialmente correta, alm de desfrutar de vantagens financeiras que essas mudanas podero acarretar. Dentre estas sugestes esto a melhor

16 utilizao dos recursos naturais, a busca de formas de reciclar lixo e papel e, ainda, incentivar que essas prticas possam ser realizadas tambm fora da escola. Ao analisar estes critrios pode-se observar que a escola ainda tem muito a desenvolver na questo ambiental. Muito se pode investir em projetos e formas de aumentar a reutilizao dos recursos naturais, atitude essa que influenciar pais, alunos e comunidade, podendo contribuir ainda mais com o meio ambiente. necessrio que os projetos saiam do papel e visem buscar prioridade na organizao. Assim, faze-se a Analise de confiabilidade, para verificar que as aes propostas no 5W2H foram realizadas, Verificou-se que quanto ao aspecto de reutilizao de gua esta tem como perspectiva analisar uma forma de aplicar este sistema, porm as dificuldades so grandes pelo fato da escola estar alocada em lugares distintos. Quanto reutilizao dos alimentos, instituio se manifestou buscando adquirir um lugar que torne este projeto vivel, resolvendo tambm o terceiro aspecto, o de implantao de hortas para o cultivo de alimentos. O ltimo ponto de destaque fica por conta da criao de projetos de conscientizao ambiental, dentro e fora da instituio, esta, porm j esta se mobilizando, buscando despertar uma vontade de cuidar do meio onde vivemos, e tendo conscincia que na infncia que se deve plantar esta semente.

REFERNCIAS
BEUREN, Ilse Maria; RAUPP, Fabiano Maury. Metodologia da Pesquisa aplicvel s Cincias Sociais. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.) e outros. Como elaborar trabalhos monogrficos em Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2003. p. 76-97. GIL, Antnio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. (Cap. 4, p. 41-56). HENDRIKSEN, Eldon S. (Eldon Sende); VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999. 550p. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Gesto ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentvel. Disponvel em: <http://www.ambientebrasil.com.br/gestao/des_sustentavel.doc>. Acesso em: 15 de outubro de 2007. KRAEMER, Maria Elizabeth Pereira. A Contabilidade como Instrumento de Gesto Ambiental. 2005. Gestiopolis, Colmbia, 2002. Disponvel em: <http://www.gestiopolis.com/recursos3/docs/fin/contgesamb.htm>. Acesso em : 01 agosto de 2007. KERPEL, Cssia Letcia.; ROSSATO, Marivane Vestena.; BRONDANI, Gilberto. A funo da contabilidade como o social e o ambiental. Disponvel em <http://www.aquiraz.ce.gov.br>. Acesso em 09 ago 2007. LERPIO, Alexandre de vila. GAIA - Um mtodo de gerenciamento de aspectos e Impactos ambientais. Florianpolis: UFSC, 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo Universidade Federal de Santa Catarina). NUNES, Joo Paulo de Oliveira. _Contabilidade Ambiental como Forma de Gesto:_ Estudo de Caso em um Hospital. 2006. 58 p. Curso de Cincias Contbeis. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis. 2006

17

PORTAL AMBIENTAL. Sistema de Gesto Ambiental. Disponvel em:<http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=.gesto>. Acesso em: 03 set. 2007. PFISTCHER, Elisete Dahmer. Gesto e sustentabilidade atravs da Contabilidade e Contabilidade Ambiental: estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecolgico. 2004. 252 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Curso de Ps-graduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis. 2004. RAMOS, Micheli Edinete. Gesto e controladoria ambiental estudo de caso em uma propriedade rural. 2004. 55 f. Trabalho de Concluso de Curso (Monografia) Curso de Cincias Contbeis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2004. RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria; LONGARY, Andr Andrade; SOUZA, Marco Aurlio Batista de; COLAUTO, Romoaldo Douglas; PORTON, Rosimere Alves de Bona. Como Elaborar Trabalhos de Monografias em Contabilidade. In: BEUREN, Ilse Maria. (ORG.). Metodologia da Pesquisa Aplicvel s Cincias Sociais: Raupp e Beuren. So Paulo: Atlas, 2003. (Cap. 3, p. 80 - 83). RIBEIRO, Maisa de Souza. Custeio das atividades de natureza ambiental. 1998. 241 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) FEA/USP, 1998. SOARES, Edvaldo. Metodologia Cientfica: Lgica, Epistemologia e Normas. So Paulo: Atlas, 2003. (p. 17-20). TINOCO, Joo Eduardo Prudncio; KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e Gesto ambiental. So Paulo: Atlas, 2004. 303p.

Anda mungkin juga menyukai