Anda di halaman 1dari 173

Resistncia dos materiais I-10

Introduo - Esforos comuns


Materiais slidos tendem a deformar-se (ou eventualmente se romper) quando submetidos a solicitaes mecnicas. A Resistncia dos Materiais um ramo da Engenharia que tem como objetivo o estudo do comportamento de elementos construtivos sujeitos a esforos, de forma que eles possam ser adequadamente dimensionados para suport-los nas condies previstas de utilizao.

Figura 01

A Figura 01 d formas grficas aproximadas dos tipos de esforos mais comuns a que so submetidos os elementos construtivos: (a)Trao: caracteriza-se pela tendncia de alongamento do elemento na direo da fora atuante. (b) Compresso: a tendncia uma reduo do elemento na direo da fora de compresso. (c) Flexo: ocorre uma deformao na direo perpendicular da fora atuante. (d) Toro: foras atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seo transversal tende a girar em relao s demais. (e) Flambagem: um esforo de compresso em uma barra de seo transversal pequena em relao ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
Pgina 1 de 173

(f) Cisalhamento: foras atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto , um deslocamento linear entre sees transversais. Em muitas situaes prticas ocorre uma combinao de dois ou mais tipos de esforos. Em alguns casos h um tipo predominante e os demais podem ser desprezados, mas h outros casos em que eles precisam ser considerados conjuntamente.

Tenso normal e tenso transversal


Seja o exemplo de uma barra de seo transversal S submetida a uma fora de trao F. evidente que outra barra de seo transversal maior (por exemplo, 2 S), submetida mesma fora F, trabalha em condies menos severas do que a primeira. Isso sugere a necessidade de definio de uma grandeza que tenha relao com fora e rea, de forma que os esforos possam ser comparados e caracterizados para os mais diversos materiais.

Figura 01

Tenso a grandeza fsica definida pela fora atuante em uma superfcie e a rea dessa superfcie. Ou seja, Tenso = fora / rea #1.1# Por essa definio, a unidade de tenso tem dimenso de presso mecnica e, no Sistema Internacional, a unidade bsica a mesma da presso: pascal (Pa) ou Newton por metro quadrado (N/m2).
Pgina 2 de 173

A Figura 01 (a) representa uma barra tracionada por uma fora F. A parte (b) da figura mostra um seccionamento transversal hipottico. Ento, a tenso , normal ao corte, dada por: = F / S #A.1# Onde S a rea da seo transversal da barra. Obs.: suposto que as tenses esto uniformemente distribudas ao longo da seo. Em vrios casos, isso no pode ser considerado verdadeiro e o resultado da frmula acima um valor mdio. Tenses podem ter componentes de modo anlogo s foras. Na Figura 01 (c), considerada uma seo hipottica que faz um ngulo com a vertical. E a fora atuante nessa seo pode ser considerada a soma vetorial da fora normal (F cos. ) com a fora transversal (F sen. ). Portanto, a tenso nessa superfcie a soma dos componentes: Tenso normal: em geral simbolizada pela letra grega sigma minsculo (). Tenso transversal (ou de cisalhamento): em geral simbolizada pela letra grega tau minsculo ().

Pgina 3 de 173

Resistncia dos materiais I-20


Trao e compresso: generalidades
Considera-se, conforme Figura 01 deste tpico, uma barra redonda de dimetro D e comprimento L, inicialmente na condio livre, isto , sem aplicao de qualquer esforo.

Fig 01 Se aplicada uma fora de trao F, as seguintes deformaes so perceptveis:

o comprimento aumenta de L para L1 = L + L. o dimetro diminui de D para D1. Alongamento (ou deformao longitudinal) da barra definido pela relao entre a variao de comprimento e o comprimento inicial = L / L #A.1#. uma grandeza adimensional e tambm pode ser dada em termos percentuais = 100 L / L #A.2#. Paralelamente ao aumento de comprimento, ocorre uma reduo do dimetro, denominada contrao transversal, que dada por: t = (D - D1) / D #B.1#. As grandezas anteriores so, portanto, variaes relativas do comprimento tracionado e da dimenso transversal a esse comprimento. O coeficiente de Poisson (em geral, simbolizado por ou ) a relao entre essas variaes. = t / #C.1#. Valores tpicos de para metais esto na faixa de 0,20 a 0,40.

Pgina 4 de 173

Fig 02

Os ensaios de trao determinam graficamente a relao entre a tenso aplicada e o alongamento em uma amostra (corpo de prova) de um determinado material. Mais informaes podem ser vistas nas pginas de Ensaios de materiais I-10 deste site. A Figura ao lado 02 (a) d a curva aproximada para um ao estrutural tpico Existe um valor-limite de tenso at o qual a tenso aplicada ( = F / S) proporcional deformao longitudinal = E #C.1#. Essa igualdade conhecida como lei de Hooke e indica, portanto, a regio de proporcionalidade entre tenso aplicada e deformao no mesmo sentido dessa tenso. O coeficiente E denominado mdulo de elasticidade ou mdulo de Young (homenagem ao cientista ingls Thomas Young). Desde que uma grandeza adimensional, conclui-se que o mdulo de elasticidade E tem a mesma unidade da tenso (pascal, Pa, no Sistema Internacional). Obs: para compresso, pode-se supor a mesma lei, considerando a tenso com sinal contrrio. Entretanto, alguns materiais exibem valores de E diferentes para trao e compresso. Nesses casos, podem-se usar as notaes Et e Ec para a distino entre eles. A tabela abaixo informa valores tpicos de E e para alguns metais.

Aos E (GPa) 206 0,30

Alumnio 68,6 0,34

Bronze 98 0,33

Cobre 118 0,33

Ferro fundido 98 0,25

Lato 64 0,37

Pgina 5 de 173

Voltando Figura 02 (a), os pontos marcados tm as definies a seguir comentadas. p: limite de proporcionalidade do material, isto , tenso abaixo da qual o material se comporta segundo a lei de Hooke. e: limite de escoamento (tenso a partir da qual as deformaes so permanentes. Indica o incio da regio plstica do material. A regio elstica do material est, portanto, esquerda desse limite e abrange a regio de proporcionalidade anterior). b: tenso mxima de ensaio do material. r: tenso de ruptura de ensaio do material. Em materiais pouco dcteis (frgeis) como ferro fundido, nem todos esses limites ocorrem e uma curva tpica parecida com a Figura 02 (b). No caso de aos, o teor de carbono exerce significativa influncia nas tenses mximas. Abaixo alguns valores tpicos de tenses de escoamento e de ruptura para aos-carbono comerciais. Teor C % e (MPa) r (MPa) 0,10 177 324 0,20 206 382 0,30 255 470 0,40 284 520 0,50 343 618

Em geral, para fins de dimensionamento no caso de materiais dcteis, considera-se tenso admissvel igual tenso de escoamento dividida por um coeficiente de segurana. No caso de materiais frgeis, conforme visto a tenso de escoamento no definida e normalmente usada a de ruptura dividida pelo coeficiente de segurana.

Pgina 6 de 173

Resistncia dos materiais I-30


Energia da deformao elstica
Com a suposio de deformao elstica de acordo com a lei de Hooke, deseja-se saber a energia gasta para deformar a barra da condio de repouso A (sem fora aplicada) at B, onde uma fora F mantm a barra no comprimento L + L (Figura 01 deste tpico). Deve ser notado que essa energia no o simples produto F L, uma vez que a fora varia com o valor da deformao.

Fig 01 Seja x uma deformao genrica entre A e B, isto , 0 x L. De acordo com a lei de Hooke, = F(x) / S = E = E x / L #A.1#. Onde F(x) a fora que produz uma deformao absoluta x. Portanto, se x = 0, F(x) = 0 #A.2#. se x = L, F(x) = F #A.3#. De acordo com o conceito de trabalho, dW = F(x) dx. Conforme relao #A.1#, F(x) = (E S/L) x. Substituindo e realizando a integrao, W = 0, L F(x) dx = (E S/L) L2 / 2. Considerando #A.3# e #A.1#, L = F L / (S E). Substituindo e simplificando, chega-se ao resultado final W = L F2 / (2 E S) #B.1#.

Tenso devido dilatao linear


Se, conforme Figura 01 (a), uma barra de comprimento L a uma determinada temperatura t for submetida a uma variao (positiva neste caso) de temperatura t, a variao do seu comprimento dada por L = L t #A.1#.

Pgina 7 de 173

Onde o coeficiente de dilatao linear do material da barra. Uma simples anlise dimensional da frmula acima permite concluir que a unidade de no Sistema Internacional 1/K ou 1/C, uma vez que variaes unitrias de graus Kelvin e Celsius so idnticas.

Fig 01

Se a barra for impedida de dilatar, conforme Figura 01 (b), ela ser submetida a uma fora e, por conseqncia, tenso de compresso. Considerando o trabalho na regio elstica conforme lei de Hooke, pode-se usar a sua formulao para determinar a tenso (neste caso, claro, o esforo de compresso e no de trao). = E = E L / L. Substituindo L pelo valor de #A.1#, o resultado = E t #B.1#. A tabela abaixo d valores aproximados do coeficiente de dilatao linear para alguns metais ou ligas comuns. 10-5 1/C Aos 1,2 Alumnio 2,3 Bronze 1,9 Cobre 1,7 Ferro fundido 1,2 Lato 1.9

Exemplo de questo
Fonte: prova perito Polcia Federal, ano desconhecido. Uma haste tem eixo reto e seo transversal constante, circular, com dimetro d = 5,0 mm. O material da haste tem mdulo de elasticidade E = 2100,00 tf/cm2 e segue a lei de Hooke. Se a deformao axial do material for = 0,001 qual a fora normal atuante na haste? (a) 0,412 tf (b) 0,041 tf (c) 4,123 tf (d) 41,230 tf

Soluo: aplicando a frmula = E , tem-se = 2100 0,001 = 2,1 tf/cm2. Para dimetro D = 5,0 mm = 0,5 cm, a rea S = 0,52 / 4 0,196. Portanto, F = S = 2,1 0,196 0,412 tf. Resposta (a).

Pgina 8 de 173

Pgina 9 de 173

Resistncia dos materiais I-40


Resilincia, tenacidade, ductilidade
Em pgina anterior foi visto que a energia da deformao de uma barra (comprimento L, seo transversal S e mdulo de elasticidade do material E), da condio livre at a situao de equilbrio com uma fora F, dada por:

#A.1# Multiplicando dividendo e divisor por S, W = (F/S)2 L S / 2 E. Considerando que: F / S = (tenso) e L S = V (volume da barra), chega-se ao resultado:

#A.2# Resilincia Ur a mxima energia de deformao que uma barra pode absorver sem sofrer deformaes permanentes. Assim, na frmula anterior, ela pode ser dada de forma aproximada com o uso da tenso de escoamento ( e):

#B.1#

Figura 01

Mdulo de resilincia ur de um material a energia de deformao por unidade de volume at o limite de proporcionalidade. Usando essa definio e a igualdade anterior (#A.2#) e simplificando,

#B.2#
Pgina 10 de 173

Considerando a lei de Hooke, = E , tem-se E = / . Substituindo na anterior e simplificando,

#B.3# No diagrama tenso-deformao segundo Figura 01 (a), ur equivale rea abaixo da parte da curva at o limite de proporcionalidade p (tenso at a qual a lei de Hooke vlida). A tabela abaixo d valores aproximados do mdulo de resilincia para alguns materiais. Material Acrlico E (GPa) 3,4 p (MPa) 14 3 ur (MJ/m ) 0,029 Ao alto C Ao mdio C 206 206 965 310 2,26 0,23 Borracha Cobre 0,001 118 2 28 2,1 0,0033 Duralumnio 72 124 0,11

Tenacidade a capacidade de o material absorver energia devido deformao at a ruptura. uma propriedade desejvel para casos de peas sujeitas a choques e impactos, como engrenagens, correntes, etc. Em geral, no definida numericamente. Pode-se considerar, de forma similar ao mdulo de resilincia, a rea total abaixo da curva (ut) conforme Figura 01 (b). Algumas vezes so usadas as seguintes aproximaes: materiais dcteis #C.1#

materiais frgeis

#C.2#

Onde r a tenso de ruptura e r o alongamento correspondente a essa tenso de ruptura.

Figura 02

A Figura 02 mostra diagramas tpicos de tenso x deformao para um ao de alto teor de carbono (para molas por exemplo) e um de mdio/baixo teor (para estruturas por exemplo).
Pgina 11 de 173

Nota-se que o ao para molas tem uma resilincia maior, como seria esperado. J o ao de mdio carbono apresenta uma rea sob a curva maior, isto , uma tenacidade mais alta. Entretanto, essas comparaes so aproximadas. O diagrama considera a tenso em relao rea inicial e, na regio plstica, no a tenso real no material. Outra propriedade bastante usada no estudo de materiais a ductilidade. Em geral, uma caracterstica no definida numericamente. Quanto mais dctil um material, maior a deformao de ruptura (r). Isso significa que um material dctil pode ser, por exemplo, trefilado com mais facilidade. Alguns autores consideram um valor para o alongamento de ruptura (r): r > 0,05 #D.1# para material dctil. O contrrio da ductilidade a fragilidade. Voltando Figura 02, pode-se notar que aos de elevado carbono so mais frgeis (ou menos dcteis) que os de mdio carbono.

Tenso admissvel e coeficiente de segurana


Os grficos da Figura 01 deste tpico j foram vistos em pgina anterior. So curvas tpicas aproximadas de tenso x deformao para materiais dcteis (a) e frgeis (b). A Figura 02 do tpico anterior tambm mostra a diferena. Os materiais frgeis no apresentam limite definido (e) para as regies elstica e plstica. Assim, para efeito de dimensionamento, usa-se a tenso de ruptura (r). Para os materiais dcteis, usa-se a tenso de escoamento e. Coeficientes de segurana so empregados para prevenir incertezas quanto a propriedades dos materiais, esforos aplicados, variaes, etc. No caso de peas tracionadas, usual o conceito da tenso admissvel, que dada por:

Figura 01

#A.1# para materiais dcteis.

#A.2# para materiais frgeis.


Pgina 12 de 173

Onde c o coeficiente de segurana. A escolha do coeficiente de segurana uma tarefa de responsabilidade. Valores muito altos significam, em geral, custos desnecessrios e valores baixos podem provocar falhas de graves conseqncias. A tabela abaixo d alguns critrios genricos para coeficientes de segurana. Coeficiente 1,2 - 1,5 1,5 - 2,0 2,0 - 2,5 2,5 - 3,0 3,0 - 4,0 4,0 - 5,0 Carregamento Exatamente conhecido Bem conhecido Bem conhecido Tenso no material Exatamente conhecida Bem conhecida Bem conhecida Propriedades do material Exatamente conhecidas Exatamente conhecidas Razoavelmente conhecidas Ensaiadas aleatoriamente No ensaiadas No ensaiadas Ambiente Totalmente sob controle Estvel Normal Normal Normal Varivel

Razoavelmente Razoavelmente conhecido conhecida Razoavelmente Razoavelmente conhecido conhecida Pouco conhecido Pouco conhecida

Observaes: Cargas cclicas devem ser dimensionadas pelo critrio de fadiga (aqui no dado). Se houver possibilidade de choques, o menor coeficiente deve ser 2 multiplicado por um fator de choque (em geral, de 1,5 a 2,0). Os dados da tabela so genricos e muitas vezes subjetivos. No devem ser usados em aplicaes crticas e/ou de elevada responsabilidade. Nesses casos, informaes devem ser obtidas em literatura ou fontes especializadas, normas tcnicas, etc.

Figura 02

Pgina 13 de 173

Exemplo (fonte: prova PF 2004, com adaptaes. Responder Certo ou Errado): Considere a figura 02, que ilustra o esquema de um mecanismo biela/manivela usado para bombeamento de gua em uma mina. Considere que a barra cilndrica de 100 m de comprimento que aciona o mbolo, em movimento alternado, sofre uma carga de 138 kN quando puxa o mbolo para cima e de 13,8 kN quando o empurra para baixo. Nessa situao, sabendo que no existem problemas de flambagem, se a barra for feita de ao com peso especfico de 80 kN m3 (8 105 N mm3) e tenso admissvel de 100 MPa, para que o sistema opere corretamente, a seo transversal da barra no poder ser inferior a 1.500 mm2 Soluo: desde que no h flambagem, no se considera a carga de compresso (13,8 kN). Se j dada a tenso admissvel, adm = 100 MPa (100 106 N/m2), ela supostamente inclui o coeficiente de segurana. Se S a rea da seo transversal da barra, adm = F / S. Portanto, S = F / 100 106. Onde F a fora mxima de trao. Essa fora deve ser a carga de trao (138 103 N) mais o peso prprio da barra, que dado pelo pelo especfico (80 103 N/m3) multiplicado pelo volume (100 S). Assim, S = (138 103 + 80 103 100 S ) / 100 106 Resolvendo a equao, S = 0,0015 m2 = 1500 mm2. Resposta Certo.

Pgina 14 de 173

Resistncia dos materiais I-50


Reservatrio cilndrico de parede fina
Um reservatrio cilndrico de raio r e espessura t considerado de parede fina se r / t 10 #A.1#. Nessa condio, pode-se supor que as tenses se distribuem de maneira uniforme ao longo da espessura do cilindro.

Fig 01

Tambm suposto que est sujeito a uma presso interna uniforme p, maior que a atmosfrica e relativa mesma, isto , presso manomtrica. O quadriltero pequeno da Figura 01 representa uma poro elementar da parede do cilindro, que sofre ao das tenses: 1 ao longo da circunferncia. 2 no sentido longitudinal. Considera-se uma poro cilndrica de largura x como em A da mesma figura. Se essa poro cortada diametralmente (B da figura), a tenso 1 atua na direo perpendicular s superfcies das extremidades S1. Para o equilbrio esttico, a fora devido a essas tenses deve ser igual fora devido presso interna p. Assim, 2 1 S1 = 2 1 x t = p 2r x. Notar que a fora devido presso igual ao valor dela multiplicado pela rea frontal s extremidades das superfcies S1 (2r x) e no ao longo da circunferncia. Portanto, 1 = p r / t #B.1#.

Pgina 15 de 173

Fig 02

Para a tenso 2, considera-se um corte transversal do cilindro conforme Figura 02. A tenso 2 atua sobre uma coroa circular conforme indicado no lado direito da figura. Como t pequeno em relao a r, pode-se supor sua rea igual a 2 r t. E a fora para equilibrar igual presso interna multiplicada pela rea do crculo de raio r. Assim,

2 2 r t = p r2. Portanto, 2 = ( 1/2 ) p r / t #C.1#. Por essa e pela igualdade #B.1#, pode-se concluir que a tenso determinante para dimensionamento 1, ou seja, a tenso no sentido da circunferncia do cilindro. Outro aspecto importante: junes (soldadas ou de outros tipos) paralelas ao eixo do cilindro sofrem tenses iguais ao dobro das tenses em junes ao longo da circunferncia.

Reservatrio esfrico de parede fina


Seja um reservatrio esfrico de raio r e espessura t de parede. A parede considerada fina se r / t 10 #A.1#, de forma similar ao cilndrico do tpico anterior.

Fig 01

Se o reservatrio preenchido por um fluido sob presso p (relativa a atmosfrica), a simetria sugere que as tenses so as mesmas em quaisquer direes.

Pgina 16 de 173

Considerando-se uma semi-esfera conforme lado direito da Figura 01, a tenso atua perpendicularmente rea cortada (aproximadamente igual a 2 r t). E a fora para manter a condio de equilbrio esttico igual presso interna multiplicada pela rea do crculo de raio r. Assim, 2 r t = p r2. Ou = ( 1/2 ) p r / t #B.1#. Observar que igual menor tenso calculada para o reservatrio cilndrico do tpico anterior. Por isso, pode-se supor que o reservatrio esfrico o que suporta maior presso com a menor quantidade de material.

Algumas consideraes sobre reservatrios


Alm das tenses superficiais, reservatrios submetidos a presses internas esto sujeitos a tenses radiais, que variam do valor da presso na superfcie interna at zero na superfcie externa. Na suposio de paredes finas conforme tpicos anteriores, essas tenses so em geral de 5 a 10 vezes menores que as demais e podem ser desprezadas. As frmulas dos dois tpicos anteriores valem para reservatrios sob presso interna. No caso de reservatrios submetidos a presses externas (para vcuo por exemplo), falhas podem ocorrer antes da ruptura devido deformao das superfcies. Essas frmulas so as mais simples para reservatrios cilndricos e esfricos. Existem vrias outras consideraes a tomar no projeto dos mesmos (coeficientes de segurana, reforos em apoios e outros locais como tampas e sadas de tubos, temperatura, corroso, etc). Consultar normas tcnicas e outras fontes sobre o assunto.

Pgina 17 de 173

Resistncia dos materiais I-60


Deformao por cisalhamento
Se um material sofre um esforo de cisalhamento puro conforme Figura 01 (a), ele se deforma conforme (b) da mesma figura.

Fig 01

Na

regio

elstica,

ngulo

de

distoro

tenso

so

proporcionais

= G #A.1#. O coeficiente G denominado mdulo de elasticidade transversal ou mdulo de rigidez do material. A relao com o mdulo de elasticidade (simbolizado por "E") e o mdulo de Poisson (aqui simbolizado por "") dada por G = E / [ 2 (1 + ) ] #A.2#.

Fig 02 Para uma barra de seo transversal S constante, submetida a uma fora cisalhante F e sem considerar a deformao por flexo, tem-se o ngulo aproximadamente igual a y / L para pequenas deformaes (Figura 02). Ento = F / S = G G y / L. Rearranjando a igualdade, y F L / (G S) #A.3#.

Pgina 18 de 173

Energia da deformao por cisalhamento


A equao #A.3# do tpico anterior pode ser reescrita para a fora F em funo do deslocamento y F = (G S / L) y. A energia ou trabalho de deformao dada pela integrao do produto da fora pelo deslocamento W = 0,y (G S / L) y dy = |0,y (G S / L) y2 / 2 = G S y2 / (2 L). Para exibir o trabalho em funo da fora F, substitui-se y pelo valor da igualdade #A.3# do mesmo tpico. W = G S (F L / G S)2 / (2 L), isto , W = F2 L / (2 G S) #A.1#.

Exemplo de cisalhamento: unio soldada


Seja o exemplo da Figura 01 abaixo: a uma chapa central so soldadas duas laterais totalizando 4 filetes de solda de seo triangular, de comprimento L e largura t.

Fig 01 O conjunto tracionado por uma fora F atuante conforme figura. Nessa condio, os esforos nos filetes de solda so basicamente de cisalhamento. Considerando que a trao aplicada se distribui igualmente pelos 4 filetes, cada um suporta um esforo de cisalhamento igual a F/4. O detalhe A da figura uma ampliao do corte do filete. A menor seo tem largura: h = t 2 / 2. E, portanto, o mximo cisalhamento deve ocorrer nessa seo. A tenso de cisalhamento aplicada ao material da solda dada por = (F / 4) / (L h) = (F / 4) / (L t 2 / 2) = F / (2 2 L t). Valores tpicos de tenses admissveis em soldas para aos esto na faixa de 75 MPa. Consultar dados dos fabricantes.

Pgina 19 de 173

Tenso admissvel de cisalhamento: em pgina anterior foram dados alguns critrios para tenses admissveis de peas tracionadas. Alguns autores sugerem, para o cisalhamento, a tenso admissvel de trao multiplicada por um fator que varia de 0,5 a 0,6.

Coeficiente de Poisson - Mais informaes


Em pgina anterior foi dada a definio bsica do coeficiente de Poisson, isto , a razo entre a deformao transversal e a deformao longitudinal. Rigorosamente, deve ser definido com sinal = - (transversal / longitudinal) #A.1#. Obs: smbolos usuais so "" ou "". Num sistema de coordenadas ortogonais, como em (a) da Figura 01, seria a relao entre a deformao ao longo do eixo y e a deformao ao longo do eixo x.

Fig 01

Se h deformao em ambas as direes, lgico supor que pode haver tenses associadas. Considerando agora o caso genrico, isto , as trs dimenses, tem-se a forma generalizada da lei de Hooke (demonstrao omitida) x = (1 / E) [ x (y + z) ] y = (1 / E) [ y (x + z) ] z = (1 / E) [ z (x + y) ] #B.1#. Onde deformao, E mdulo de elasticidade, tenso e mdulo ou coeficiente de Poisson. Naturalmente, essas relaes so vlidas para materias isotrpicos (propriedades idnticas em todas as direes).

Pgina 20 de 173

Portanto, no caso de tenses no plano em coordenadas ortogonais como em (a) da Figura 01, a igualdade anterior fica reduzida a x = (1 / E) ( x y ) y = (1 / E) ( y x ) #C.1#. Para coordenadas polares como em (b) da mesma figura, ocorrem as relaes = (1 / E) ( r ) #C.2#. Notar que o coeficiente de Poisson no pode ser maior que 0,5 porque, se fosse, um elemento tensionado poderia atingir volume nulo ou negativo. Valores tpicos para aos esto na faixa de 0,20 a 0,40. Borracha apresenta valor perto de 0,5 e cortia, perto de 0 (essa uma das razes para uso da cortia em rolhas de garrafas. Praticamente no h variao de comprimento ao ser pressionada pelos lados).

Pgina 21 de 173

Resistncia dos materiais I-70

Deformao plstica residual


No esquema da Figura 01, a barra considerada de seo transversal S constante. So conhecidos tambm os valores de: L: comprimento inicial. E: mdulo de elasticidade do material. E: tenso de escoamento do material. Lmax: aumento do comprimento devido aplicao do esforo de trao.

Fig 01

Com esses dados, deseja-se saber o aumento permanente Lperm, que ocorre depois de retirada a fora tracionante F. Supe-se que o material se comporta conforme o grfico na parte direita da referida figura. Do incio da deformao (0) at o escoamento (1), h uma relao linear entre tenso e deformao . Iniciado o escoamento, a tenso permanece constante at a deformao mxima em (2). Na remoo do esforo (2) a (3), a relao tenso e deformao volta a ser linear e, desde que o mdulo de elasticidade no varia, o retorno se d em uma reta paralela a 01, deslocada devido deformao residual da regio plstica 12. uma aproximao dos ensaios reais de trao. A deformao mxima (em 2) dada por 2 = Lmax/L. A deformao mxima na regio elstica (em 1) dada por: 1 = E / E (lei de Hooke). A geometria do grfico permite concluir que a deformao em (3) igual diferena entre as deformaes em (2) e em (1). Assim, 3 = 2 1 = Lmax/L E / E. Mas 3 = Lperm/L ou Lperm = 3 L.

Pgina 22 de 173

Portanto, Lperm = ( Lmax/L E / E ) L #A.1#.

Ao da fora centrfuga em barra girante


Conforme Figura 01 deste tpico, uma barra horizontal de seo transversal constante gira, em torno de um eixo vertical que passa por uma extremidade, com velocidade angular constante. Deseja-se saber a atuao da fora centrfuga ao longo do comprimento da barra bem como sua deformao. So conhecidos: L: comprimento da barra. S: rea da seo transversal. : velocidade angular. : massa especfica do material da barra. E: mdulo de elasticidade do material da barra. Das relaes da Dinmica, pode ser visto que, para uma massa puntiforme m que gira com velocidade angular e raio r, a fora centrfuga dada por F = m 2 R #A.1#. Essa igualdade vale para uma massa concentrada em um ponto. No caso da barra em questo, ela distribuda. Mas pode ser tratada como uma massa puntiforme localizada no ponto de simetria (ponto mdio) da parte considerada. Seja um ponto P genrico situado a um raio r do centro. A fora centrfuga atuante nesse ponto equivalente da massa do trecho PA concentrada no seu ponto mdio, ou seja, distante r + PA/2 do centro O.

Fig 01 Mas PA = L r. Portanto, o raio de giro dessa massa concentrada r + (L r)/2. Simplificando, (L + r)/2. A massa dessa parte PA S = (L r) S. Substituindo para a fora centrfuga (#A.1#), F = (L r) S 2 (L + r) / 2.

Pgina 23 de 173

Simplificando, F(r) = S 2 (L2 r2) / 2 #A.2#. Observar a notao F(r), que indica a dependncia com o raio r. Na extremidade A (r = L) a fora nula, atingindo o valor mximo em O (r = 0). Portanto a tenso mxima dada por max = F(0)/S = 2 L2 / 2 #A.3#. A determinao da deformao no se faz pela simples diviso da tenso pelo mdulo de elasticidade. Desde que a fora varia ao longo do comprimento (#A.2#), a tenso tambm varia, o que torna invlida a diviso mencionada. Considera-se um comprimento infinitesimal dr distante r do centro O (isto , dL est em P da figura). Dividindo a igualdade #A.2# pela rea S, obtm-se a tenso atuante nesse ponto (r) = 2 (L2 r2) / 2. Considerando d a variao do comprimento dr provocada pela tenso , tem-se conforme a lei de Hooke d / dr = / E = 2 (L2 r2) / (2 E). Ou d = [ 2 / (2E) ] (L2 r2) dr. A variao total do comprimento dada pela integrao = 0,L d = 0,L [ 2 / (2E) ] (L2 r2) dr = [ 2 / (2E) ] |0,L (L2 r r3/3). = [ 2 / (2E) ] (L3 L3/3) = [ 2 / (2E) ] (2 L3 / 3) = [ 2 L2 / 2 ] [2 L / (3E) ]. O primeiro termo entre colchetes a tenso mxima dada por #A.3#. Assim, = 2 max L / (3 E). Isso a variao total de comprimento. Portanto, a diviso por L d a deformao total da barra = / L = 2 max / (3 E) #A.4#.

Pgina 24 de 173

Resistncia dos materiais I-80

Dilatao linear com dois materiais


Problema de dilatao j foi visto em pgina anterior desta srie. Neste caso, h duas barras de materiais diferentes, que sofrem a mesma variao de temperatura t e so impedidas de dilatar conforme (a) da Figura 01. As sees transversais, consideradas circulares, tambm so diferentes.

Fig 01 Alm das dimenses geomtricas (L e D) indicadas na figura, supe-se que so conhecidos os mdulos de elasticidade (E1 e E2) e os coeficientes de dilatao linear (1 e 2) de cada material. A condio de equilbrio esttico permite concluir que as reaes dos apoios so idnticas: RA = RB = R. Portanto, ambas as partes esto sob o mesmo esforo de compresso R. Considera-se agora a situao (b) da figura, isto , o aquecimento livre. Nessa condio e segundo frmula j vista ( L = L t ), os comprimentos das partes seriam: L1' = L1 + L1 1 t #A.1#. L2' = L2 + L2 2 t #A.2#. E as variaes: L1dilat = L1 1 t #B.1#. L2dilat = L2 2 t #B.2#. Com a aplicao das reaes dos apoios RA e RB, as barras sofrem uma deformao por ompresso elstica, de forma que a soma dos comprimentos finais L1F + L2F igual soma dos omprimentos iniciais L1 + L2.

Pgina 25 de 173

Notar que os comprimentos finais L1F e L2F no so necessariamente iguais aos seus comprimentos iniciais L1 e L2, como pode sugerir a figura. A igualdade est na soma de ambos. As reas das sees transversais de cada parte so: S1 = D12/ 4 #C.1#. S2 = D22/ 4 #C.2#. E as tenses em cada parte so: 1 = R/S1 = 4 R / ( D12) #D.1#. 2 = R/S2 = 4 R / ( D22) #D.2#. Conforme lei de Hooke, = E = E L / L ou L = L / E. Assim, L1compr = 1 L1 / E1 #E.1#. L2compr = 2 L2 / E2 #E.2#. Para impedir a dilatao livre, a soma das redues de comprimento devido compresso deve ser igual soma dos aumentos devido dilatao: L1compr + L2compr = L1dilat + L2dilat. 1 L1 / E1 + 2 L2 / E2 = L1dilat + L2dilat. R L1 / S1 E1 + R L2 / S2 E2 = L1 1 t + L2 2 t. R = [ L1 1 t + L2 2 t ] / [ L1 / S1 E1 + L2 / S2 E2]. R = [ L1dilat + L2dilat ] / [ 4 L1 / ( D12 E1) + 4 L2 / ( D22 E2) ] #F.1#. Com essa igualdade a reao R fica determinada em funo de parmetros supostamente conhecidos e outros dados podem ser calculados em funo da mesma. Considera-se agora o exemplo numrico para t = 80C. Seja alumnio o material da parte 1 e bronze o da parte 2. E os valores: L1 = 0,45 m | D1 = 0,05 m | E1 = 69 GPa | 1 = 2,3 10-5 /C. L2 = 0,50 m | D2 = 0,045 m | E2 = 98 GPa | 2 = 1,9 10-5 /C. Conforme #B.1# e #B.2#, L1dilat = 0,45 m 2,3 10-5 /C 80 C = 0,828 mm ou 0,828 10-3 m. L2dilat = 0,50 m 1,9 10-5 /C 80 C = 0,760 mm ou 0,760 10-3 m. Conforme #F.1#, r = [8,28 10-4 m + 7,6 10-4 m] / [ 4 0,45 m / ( 0,052 m2 69 109 N/m2 + 4 0,50 m / ( 0,0452 m2 8 109 N/m2 ]. r 15,88 10-4 m / [ 3,32 10-9 (m/N) + 3,21 10-9 (m/N) ] 243,206 kN. Calculam-se agora as tenses de compresso conforme #D.1# e #D.2#:

Pgina 26 de 173

1 = 4 243,206 103 / ( 0,052 m2) 123,864 MPa. 2 = 4 243,206 103 / ( 0,0452 m2) 152,918 MPa. E as variaes devido compresso conforme #E.1# e #E.2#: L1compr = 123,864 MPa 0,45 m / 69 GPa 0,808 10-3 m ou 0,808 mm. L2compr = 152,918 MPa 0,50 m / 98 GPa 0,780 10-3 m ou 0,780 mm. Desde que a dilatao aumenta o comprimento e a compresso diminui, a variao lquida gual diferena das duas. Assim, L1 = L1dilat L1compr = 0,828 0,808 = 0,02 mm. L2 = L2dilat L2compr = 0,760 0,780 = 0,02 mm. Os resultados positivo e negativo indicam que o alumnio expandido e o bronze, comprimido. primeira vista, isso pode parecer estranho. mais visvel supor ambas as partes comprimidas. Mas os dimetros e comprimentos so diferentes, os materiais tm mdulos de elasticidade e coeficientes de dilatao distintos. A combinao desses valores pode fazer resultados desse tipo.

Pgina 27 de 173

Resistncia dos materiais III-10

Toro de peas circulares


Seja, conforme Figura 01, uma barra cilndrica fixa em uma extremidade e submetida a um esforo de toro por um conjugado de torque T na outra extremidade. Essa solicitao uma toro uniforme, uma vez que o material da barra considerado homogneo. Assim, todos os pontos de cada circunferncia de qualquer seo transversal tm o mesmo deslocamento.

Fig 01

Um plano que passa pelo eixo do cilindro sofre uma deformao tal que o ngulo sobre uma circunferncia funo da distncia x entre o crculo dessa circunferncia e a extremidade engastada. A simples deduo ou observao prtica revelam que o ngulo aumenta com o aumento de x. Para determinar a relao entre ambos, importante em muitos casos prticos, necessrio em primeiro lugar um estudo das tenses em cada plano de seo transversal. Na Figura 02 considerada uma poro elementar da barra, de comprimento dx. O processo de toro pode ser entendido como o cisalhamento de dois planos prximos, neste caso as extremidades dessa seo elementar. A observao prtica demonstra que o ngulo de distoro de uma superfcie elementar varia linearmente com o raio, atingindo o valor mximo max na borda. Assim, = (r/R) max. Se os ngulos so proporcionais aos raios, as tenses de cisalhamento tambm so, pois suposto que as deformaes ocorrem dentro da regio elstica do material. Assim, = (r/R) max #A.1#.

Pgina 28 de 173

Fig 02

O torque T pode ser dado pela integrao do produto das foras elementares dF devido ao cisalhamento pela distncia at o centro O, isto , pelo raio: T = r dF. Mas dF = dA, onde dA so as reas elementares. Assim, T = r dA. Substituindo conforme igualdade #A.1#, T = r (r/R) max dA = ( max / R) r2 dA. Mas r2 dA o momento polar de inrcia (Jp) da superfcie (crculo neste caso) em relao ao eixo de rotao O. E fica definida a relao entre torque e tenso mxima:

Fig 03

T = max Jp / R #B.1# para o torque. max = T R / Jp #B.2# para a tenso mxima. Voltando proporcionalidade entre raio e tenso de cisalhamento (igualdade #A.1#), pode-se concluir que, em qualquer direo radial, a tenso varia de zero at max conforme (a) da Figura 03. Para o caso de eixo vazado (ou tubo) conforme Figura 03 (b), pode-se facilmente verificar que a tenso varia radialmente de um valor mnimo at max.

Pgina 29 de 173

Fig 04 Outro aspecto que vale mencionar o fato de as tenses de cisalhamento ocorrerem sempre em pares perpendiculares. Assim, em um corte hipottico de um eixo cilndrico conforme Figura 04, h tenses ao longo do eixo, de mesmos valores das tenses na seo transversal. Volta-se agora Figura 01 e questo inicial deste tpico, isto , o ngulo de toro da extremidade de um eixo cilndrico na qual aplicado um torque T, supondo a outra extremidade fixa e comprimento L. Na Figura 02, pode-se observar que, para uma pequena poro, d = max / R. Em pgina anterior, foi visto que a relao entre ngulo de cisalhamento e a respectiva tenso = G . Assim, d = max / (G R). Substituindo max pelo valor dado em #B.2#, d = T / (Jp G). Portanto, o ngulo dado pela integrao = 0,L [T / (Jp G)] dx. = T L / ( Jp G ) #C.1#. evidente que essa frmula vale apenas para eixos de seo constante e submetido toro na extremidade. Para outros casos, ela pode ser generalizada com torque e momento polar de inrcia em funo de x = 0,L [ T(x) / ( Jp(x ) G) ] dx #C.2#.

Pgina 30 de 173

Resistncia dos materiais III-20

Momento polar de resistncia


O momento de resistncia polar Wp definido por Wp = Jp / R #A.1#. Assim, a frmula da tenso mxima de toro da pgina anterior fica reduzida a max = T / Wp #B.1#.

Tabela de momentos polares para algumas sees


Seo Nome Jp Wp Obs (ref toro)

Crculo vazado (tubo)

(D4 - d4) / 32

Tenses mximas em quaisquer (D4 - d4) / 16 D pontos da circunferncia perifrica.

Z Tubo de parede fina Tenses mximas em quaisquer pontos da circunferncia perifrica.

e D3 / 4

e D2 / 2

Elipse cheia (a/b 1)

a b / 16 (a2 + b2)

a b2 / 16

max nas extremidades do eixo menor. Nas extremidades do maior: = max / (a/b).

Pgina 31 de 173

Tubo elptico a/b = a'/b' 1

(a/b) (b - b' ) / 16 [ (a/b)2 + 1]

max nas extremidades do (a/b) (b - b' ) eixo menor. Nas / extremidades do 16 b maior: = max / (a/b).
4 4

Tringulo eqiltero

a4 / 46,19 ou h4 / 26

a3 / 20 ou h3 / 13

Tenses mximas nos centros dos lados. Nos vrtices, tenses nulas.

Quadrado

0,1406 a4 ou a4 / 7,11

0,208 a3

Tenses mximas nos centros dos lados. Nos vrtices, tenses nulas. Tenses mximas nos centros dos lados maiores. Nulas nos vrtices. Nos centros dos menores vale: = c3 max.

Retngulo (a b) (*) ver tabela no final deste tpico c1 a b3 (c1/c2) a b2

Hexgono regular

1,847 a4

1,511 a3

Tenses mximas nos centros dos lados.

Octgono regular

1,726 a

1,481 a

Tenses mximas nos centros dos lados.

(*) para retngulos conforme tabela acima, os coeficientes so dados por: c1 = (1/3) { 1 - 0,630 / (a/b) + 0,052 / [ (a/b)5 ] }. c2 = 1 - 0,65 / [1 + (a/b)2]. A tabela abaixo d os valores para algumas relaes a/b.

Pgina 32 de 173

a/b c1 c2 c3

1 0,141 0,675 1,000

1,5 0,196 0,852 0,858

2 0,229 0,928 0,796

3 0,263 0,977 0,753

4 0,281 0,990 0,745

6 0,298 0,997 0,743

8 0,307 0,999 0,743

10 0,312 1,000 0,743

Pgina 33 de 173

Resistncia dos materiais III-30

Energia da deformao por toro


Na Figura 01, uma barra cilndrica de raio R e comprimento L com a extremidade A fixa est submetida a um torque T na extremidade B, de forma que o ngulo de toro nessa extremidade em situao de equilbrio esttico . Deseja-se saber a energia gasta para atingir tal situao a partir da condio livre, isto , girar um ponto na posio 1 at a posio 2 da figura, de forma que ele seja mantido nessa posio com um torque T aplicado.

Fig 01

Em pgina anterior, foi dada a equao para o ngulo em funo do torque aplicado = T L / (Jp G). Portanto, T = (Jp G / L) = k , onde k = Jp G / L. O ngulo , por definio, a razo entre segmento de circunferncia a e o raio R = a / R. O torque T pode ser considerado igual ao momento de uma fora tangencial F em relao ao eixo da barra, isto , T = F R = k conforme igualdade anterior. Ou F = (k/R) . O trabalho (ou energia da deformao) dado pela integrao do produto da fora pelos deslocamentos infinitesimais W = F da. Substituindo pelos valores de F e das igualdades anteriores, W = F da = (k/R) da = (k/R) (a/R) da = (k/R2) a da = (k/R2) a2/2 = (k/2) (a/R)2.

Pgina 34 de 173

Mas a/R = e = T/k conforme j visto. Assim, W = (k/2) 2 = (k/2) (T2/k2) = T2 / (2k). Substituindo o valor de k (= Jp G / L), obtm-se o resultado W = L T2 / (2 G Jp) #A.1#.

Potncia transmitida, diagrama de momento e ngulo de toro


A potncia mecnica transmitida por um eixo est relacionada com o torque aplicado e a rotao de acordo com a seguinte frmula:

Fig 01 P = T #A.1#. Onde P: potncia em watts. T: torque em N m. : rotao em radianos por segundo. A Figura 01 d o exemplo de uma barra cilndrica com aplicao de dois esforos de toro em locais distintos. suposto que a barra est engastada na extremidade C. Na parte inferior da figura so dados diagramas aproximados dos esforos de toro e ngulos de distoro ao longo do comprimento da barra.

Pgina 35 de 173

Exemplo de questo
Fonte: prova perito Polcia Federal, ano desconhecido. A tenso cisalhante mxima em uma barra cilndrica de seo circular com comprimento L e dimetro D, submetida a um momento torsor T, dada pela seguinte expresso (G = mdulo de elasticidade transversal; J = momento de inrcia polar; I = momento de inrcia): (a) = TL/GJ (b) = TD/2J (c) = 32T/D4 (d) = TL/GI

Soluo: a frmula vista da tenso mxima de toro (max = T R / Jp), com a substituio de R por D/2. Portanto, resposta (b). Notar que a tenso mxima no depende do material e, portanto, as alternativas (a) e (d), que incluem o mdulo de elasticidade transversal G, podem ser descartadas de imediato. A alternativa (c) sugere a substituio, na frmula anterior, do valor de Jp (= D4 / 32), mas est incorreta.

Pgina 36 de 173

Resistncia dos materiais III-40

Comentrios sobre dimensionamentos


Conforme visto em pgina anterior, a tenso mxima max em um eixo submetido a um torque T dada por max = T / Wp #A.1#. Onde Wp o momento de resistncia polar, isto , Wp = Jp / R #A.2#. Onde Jp o momento de inrcia polar e R o raio. E o ngulo de toro de um eixo de comprimento L submetido a um torque T = T L / (Jp G). Dividindo o valor por L, resulta no ngulo de toro por unidade de comprimento: / L = T / (Jp G) #B.1#. comum o uso de ambos os critrios, max e /L, para dimensionamento de eixos. Para tenso mxima, max, que uma tenso de cisalhamento, alguns critrios bsicos podem ser vistos nas pginas Resistncia dos materiais I-40 e Resistncia dos materiais I-60. Para o ngulo de toro por unidade de comprimento, /L, encontram-se exemplos em literatura do valor mximo de 0,25 graus por metro de comprimento, no caso de eixos de ao. Lembrar que as frmulas dadas usam ngulos em radianos e, portanto, esse limite corresponde a aproximadamente 0,004363 radianos por metro de comprimento.

Pgina 37 de 173

Exemplo: barra biengastada


Na Figura 01, uma barra cilndrica engastada em ambas as extremidades est sob ao de um torque T no local da variao de dimetro. Deseja-se saber o ngulo de toro em B e a distribuio de torque ao longo da barra.

Fig 01 Para obedecer condio de equilbrio esttico, um lado da barra deve estar sob ao de um torque TT' e o outro lado, de T'. Assim, a soma de ambos se iguala ao torque externo T. O diagrama de torque da figura no corresponde necessariamente ao real, pois os valores e sinais sero dados pelos clculos. O ponto de partida para resolver este problema considerar a barra secionada em B, ou seja, como se fossem duas barras que, sob ao de T, apresentam o mesmo ngulo de toro. Assim, as duas sees se comportam como se fossem um corpo nico. E, desde que so engastadas, nas extremidades o ngulo nulo. Os ngulos de toro so os mesmos AB = BC = B. AB = (T-T') LAB / (JpAB G) = BC = T' LBC / (JpBC G) = B #A.1#. Portanto, T' LBC / (JpBC G) + T' LAB / (JpAB G) = T LAB / (JpAB G). Dividindo tudo por LAB / (JpAB G), T' LBC (JpAB G) / LAB (JpBC G) + T' = T. T' = T / [ 1 + (LBC JpAB) / (LAB JpBC) ] #B.1#. Desde que por hiptese so conhecidos T, LAB, LBC e os momentos polares JpAB e JpBC (funes dos respectivos raios), o valor de T' fica definido e o ngulo de giro B pode ser calculado conforme igualdade anterior #A.1# (se conhecido, claro, o valor do mdulo de elasticidade transversal G, que depende do material da barra). Esse um exemplo de carregamento estaticamente indeterminado ou hiperesttico de toro. As equaes fundamentais da esttica, F = 0 e M = 0, no so suficientes para definir todas as variveis. Alm delas, necessrio considerar o deslocamento.

Pgina 38 de 173

Resistncia dos materiais IV-10

Tenses planas
Seja, por exemplo, um corpo em forma de disco conforme Figura 01. A espessura (dimenso z) pequena em relao s demais dimenses. Nessa condio, pode-se considerar que tenses normais e transversais atuantes em quaisquer partes elementares do corpo ocorrem somente no plano xy conforme A da figura. Essa situao dita tenses planas ou estado duplo de tenses.

Fig 01

Considera-se agora uma poro retangular do corpo de pequenas dimenses x e y (Figura 02). A espessura supostamente z, que a espessura (pequena) do corpo. Portanto, as reas dos lados dos eixos x e y so respectivamente x z e y z. Na situao de equilbrio esttico, a soma dos momentos em relao a um ponto qualquer nula. Seja o centro O o ponto considerado. Assim, os momentos das foras das tenses normais so nulos pois as linhas passam pelo ponto. Sobram os momentos das foras das tenses transversais. Desde que as foras correspondentes so as tenses multiplicadas pelas respectivas reas de atuao, tem-se xy y z x / 2 + ' xyy z x / 2 yx x z y / 2 'yx x z y / 2 = 0. A igualdade pode ser dividida pelo fator comum x y z / 2, resultando em xy + 'xy yx 'yx = 0. Sejam 'xy = xy + xy e 'yx = yx + yx. Assim, xy + xy + xy yx yx yx = 0. Ou xy yx = (yx xy) / 2. Numa situao limite, o lado direito dessa equao tende para zero e pode-se escrever xy = yx #A.1#.

Pgina 39 de 173

Fig 02

Para uma poro de seo triangular conforme Figura 03, usam-se as condies de equilbrio esttico Fx = 0 e Fy = 0. Determinam-se ento as tenses no lado BC considerando conhecidas as tenses nos eixos x e y, isto , x, y e xy (esta ltima e yx so iguais conforme resultado anterior). Chamando de S (= BC z) a rea do lado BC, a rea do lado AC S sen e a do lado AB S cos . Considera-se agora um sistema de coordenadas x'y' tal que o eixo x' perpendicular a BC. Fx' = 0 = S x S sen sen y S cos cos xy S sen cos xy S cos sen . Isolando , ocorre = x sen2 + y cos2 + xy sen cos + xy 2 sen cos .

Fig 03 A expresso anterior pode ser simplificada com as igualdades trigonomtricas: sen 2 = 2 sen cos . sen2 = (1 - cos 2) / 2. cos2 = (1 + cos 2) / 2. Ento = (y + x) / 2 + [ (y x) cos 2 ] / 2 + xy sen 2 #A.2#. Fy' = 0 = S + x S sen cos y S cos sen xy S sen sen + xy S cos cos . Usando as igualdades trigonomtricas anteriores, chega-se a = [ (y x) sen 2 ] / 2 xy cos 2 #A.3#. Portanto, as igualdades #A.2# e #A.3# permitem determinar as tenses em uma direo

Pgina 40 de 173

qualquer a partir das tenses conhecidas em um par de eixos ortogonais x e y.

Tenses principais no plano


As equaes #A.2# e #A.3# do tpico anterior permitem, conforme dito, determinar as tenses normal e transversal em qualquer plano, dadas as tenses normais e transversais em dois eixos ortogonais conhecidos x e y. Entretanto, em muitos problemas de Engenharia, o que se deseja saber so as tenses mximas para fins de dimensionamento do elemento. Para se obter a direo da tenso normal mxima, preciso derivar #A.2# do tpico anterior em relao a e igualar a zero: d / d = [ (y x) 2 sen 2 ] / 2 + 2 xy cos 2 = 0. Resolvendo a equao diferencial, tan 2 = 2 xy / (y x) #A.1#. Essa igualdade, por sua vez, tem duas solues, (2)1 e (2)2, que diferem 180 entre si. Portanto, 1 e 2 diferem de 90 e a dualidade de solues significa que h uma tenso mxima 1 e uma tenso mnima 2. As tenses, 1 e 2, so denominadas tenses principais e os eixos ou planos correspondentes (ngulos 1 e 2) so denominados planos principais, que, conforme visto, so ortogonais entre si. Na Figura 01 esto representados os ngulos (2)1 e (2)2. A equao #A.1# pode ser reescrita para tan 2 = xy / [ (y x) / 2 ]. Considera-se agora na mesma figura:

Fig 01 11' = xy 22' = xy O1' = (y x) / 2 O2' = (y x)/2 Por trigonometria simples, as seguintes relaes so deduzidas:

Pgina 41 de 173

sen (2)1 = xy / { [(y x)/2]2 + xy2 }1/2

cos (2)1 = [(y x)/2] / { [(y x)/2]2 + xy2 }1/2

sen (2)2 = xy / { [(y x)/2]2 + xy2 }1/2 cos (2)2 = [(y x)/2] / { [(y x)/2]2 + xy2 }1/2 Substituindo esses valores em #A.2# do primeiro tpico, 1,2 = (1/2) (y + x) (1/2) [ (y x)2 + 4 xy2 ]1/2 #A.2#. Se os valores so substitudos em #A.3# do mesmo tpico, 1,2 = 0 #A.3#. O resultado significa que no h tenses transversais (ou de cisalhamento) nos planos principais.

Tenses (max e min) de cisalhamento no plano


De forma similar anterior, as tenses transversais mxima e mnima podem ser obtidas pela derivao de #A.3# do primeiro tpico em relao a d/d = 2 [ (y x) cos 2 ] / 2 (2) xy sen 2 0. Ento tan (2)t = (y x) / (2 xy) #A.1#. Obs: a notao (2)t serve para no confundir com 2 da tenso normal do tpico anterior. Tambm de forma similar anterior, h duas solues (2)t1 e (2)t2 que diferem 180 entre si. Assim, t1 e t1 tm diferena de 90. Comparando #A.1# deste tpico com #A.1# do tpico anterior, nota-se que o valor absoluto de um o inverso do outro. Assim, 2 e (2)t tm diferena de 90 e, portanto, e t so separados de 45. Ou seja, o par de eixos das tenses mxima e mnima de cisalhamento est na bissetriz do ngulo reto dos planos principais (tenses normais mxima e mnima). Formulando seno e co-seno para (2)t1 e (2)t2 de maneira similar do tpico anterior e substituindo em #A.3# do primeiro tpico, chega-se a 1,2 = (1/2) [ (y x)2 + 4 xy2 ]1/2 #A.2#. O resultado indica que as tenses transversais mxima e mnima tm valores absolutos idnticos, diferindo no sinal.

Pgina 42 de 173

Resistncia dos materiais IV-20

Crculo de Mohr para tenses planas


So repetidas abaixo as igualdades para as tenses normais e transversais conforme primeiro tpico da pgina anterior. = (y + x) / 2 + [ (y x) cos 2 ] / 2 + xy sen 2. = [ (y x) sen 2 ] / 2 xy cos 2. Elas podem ser rearranjadas para [ (y + x) / 2 ] = [ (y x) / 2 ] cos 2 + xy sen 2. = [ (y x) / 2 ] sen 2 xy cos 2. Fazendo d = (y x) / 2 e elevando ambas ao quadrado e somando, { [ (y + x) / 2 ] }2 + 2 = d2 cos2 2 + xy2 sen2 2 + 2 d cos 2 xy sen 2 + d2 sen2 2 + xy2 cos2 2 2 d sen 2xy cos .

Portanto, { [ (x + y) / 2 ] }2 + 2 = d2 + xy2 = [ (x y) / 2 ]2 + xy2. A tenso mdia dada pela expresso m = (x + y) / 2 #A.1#. Considera-se tambm R2 = [ (x y) / 2 ]2 + xy2 #B.1#. E a equao anterior fica resumida a ( m)2 + 2 = R2 #C.1#. Onde m e R so dados pelas expresses anteriores #A.1# e #B.1#. A igualdade acima permite concluir que, num sistema de coordenadas ortogonais ( ), os valores das tenses normais e transversais esto em um crculo de raio R e centro em ( m, 0). denominado crculo de Mohr em homenagem ao engenheiro alemo Otto Mohr. A Figura 01 d exemplo de um crculo de Mohr traado a partir de um determinado conjunto de valores x, y e xy.

Pgina 43 de 173

Fig 01

O centro do crculo determinado pela tenso mdia. Assim, OC = m = (y + x)/2. E o raio definido conforme #B.1#. Se OI igual a y, IE igual a yx. O ponto diametralmente oposto (F) corresponde a x e xy (que igual em mdulo a yx, conforme pgina anterior). Observar a diferena de 180 que corresponde a 2, isto , o ngulo de 90 entre os eixos x e y. OA a tenso mnima 2 e OB a mxima 1. Assim, CB e CA representam os planos principais. Notar que a tenso de cisalhamento nula em B e em A, conforme pgina anterior. As direes de cisalhamentos mximo e mnimo (CH e CG) esto deslocadas de 2 = 90 ( ou = 45) dos planos principais, tambm conforme pgina anterior. O ngulo entre CB e CE (2p) representa o ngulo p entre o plano y e o principal 1.

Fig 02 Nas direes de mximo e mnimo cisalhamento (CG e CH), as tenses normais so idnticas e iguais a m. Pela simetria do crculo, pode-se notar que a soma x + y constante. Alguns casos particulares para o crculo de Mohr so exibidos na Figura 02: trao simples em (a), compresso simples em (b) e cisalhamento simples em (c).

Crculo de Mohr - Resumo


Este tpico procura apresentar resumidamente os conceitos e igualdades anteriores na inteno de facilitar o uso prtico do crculo de Mohr.

Pgina 44 de 173

Em (a) da Figura 01, h um elemento submetido a um estado plano de tenso. O crculo de Mohr correspondente traado num sistema de coordenadas ortogonais (tenso de cisalhamento x tenso normal) com os parmetros:

Fig 01 1) Centro em (m, 0), onde m = (x + y) / 2 #A.1#, ou seja, m a tenso normal mdia. 2) Raio dado por R2 = [ (x y) / 2 ]2 + xy2 #A.2#. Portanto, o crculo de Mohr pode ser traado com as equaes acima a partir de um estado conhecido de tenses x, y e xy (lembrar que xy = yx). As tenses principais, 1 e 2, so dadas pela interseo do crculo com o eixo horizontal, conforme pontos A e B da figura. Pode-se ento escrever 1, 2 = m R #B.1#. Em (b) da Figura 01, h indicao das tenses principais, que atuam ao longo dos respectivos eixos principais xp e yp. Conforme visto em pgina anterior, so as tenses normais mxima e mnima atuantes no elemento (e no h cisalhamento nas direes principais). p o deslocamento angular, em relao aos eixos principais, do estado de tenso (a) considerado.

Pgina 45 de 173

Fig 02

O ponto C corresponde s tenses no eixo X do elemento (a) da figura. Pode ser facilmente determinado a partir dos valores das tenses e do crculo traado. No crculo de Mohr, os deslocamentos angulares so o dobro dos deslocamentos fsicos. Assim, o eixo Y de (a) da Figura 01, que deslocado de 90 de X, deslocado de 180 no crculo, ou seja, representado pelo ponto D. E o ngulo do eixo principal p corresponde a 2 p no crculo. Os pontos extremos na vertical (E e F) indicam as tenses mxima e mnima de cisalhamento. Desde que, no crculo, esto deslocadas de 90 em relao aos eixos principais (A e B), concluise que fisicamente esto a 45 dos eixos principais, conforme deduzido em pgina anterior. Considera-se agora a Figura 02. Das propriedades geomtricas da circunferncia, deduz-se que, se o ngulo AOC 2 p, o ngulo ABC a metade desse valor, isto , p. Ento, a direo da tenso principal pode ser graficamente determinada pela reta que passa pelos pontos B e C. Convenes: no elemento (a) da Figura 01, ocorrem tenses normais (x e y) positivas (trao). O cisalhamento tambm positivo com as direes indicadas. Notar que o deslocamento angular 2 p no crculo de Mohr ocorre em direo oposta ao deslocamento fsico p. Algumas publicaes usam conveno contrria para o cisalhamento e os deslocamentos angulares passam a ter a mesma direo.

Pgina 46 de 173

Resistncia dos materiais IV-30

Crculo de Mohr: exemplo numrico 01


Seja o estado de tenso dado em (a) da Figura 01. Determinar o crculo de Mohr correspondente, bem como as tenses principais, a sua direo e o cisalhamento mximo. Considerar valores em kPa.

Fig 01 So conhecidos os dados conforme (a) da figura: x = 4000 kPa, y = 3000 kPa e xy = 1000 kPa. Os pontos do crculo, correspondentes s tenses dos eixos X e Y, so C(x, +xy) = C(4000, 1000). D(y, xy) = C(3000, 1000). Conforme pgina anterior, esses pontos so diametralmente opostos e, portanto, o centro O fica definido pela interseo de CD com o eixo horizontal e o crculo pode ser traado. O valor do raio pode ser obtido de forma mais precisa pela frmula dada R2 = [ (x y) / 2 ]2 + xy2 = [ (4000 3000) / 2 ]2 + 10002 1118 kPa. A tenso mdia dada por m = (x + y) / 2 = (4000 + 3000) / 2 = 3500 kPa. Portanto, o centro tem as coordenadas O(3500, 0). E as tenses principais so dadas pelo valor de em A e em B. 1 = 3500 + 1118 = 4618 kPa e 2 = 3500 1118 = 2382 kPa. O cisalhamento mximo dado pelo valor de em E, ou seja, max = 1118 kPa. A direo do eixo principal (p) indicada graficamente pela linha BC e o valor pode ser obtido por trigonometria com o ngulo 2 p em AOC. tan (2 p) = xy / (x m) = 1000 / (4000 3500) = 2. Resolvendo, p 31,7.

Pgina 47 de 173

Crculo de Mohr: rotao de eixos


O crculo de Mohr pode ser usado para determinar o novo estado de tenses resultante de um deslocamento angular de um estado conhecido de tenses.

Fig 01

O estado de tenses em (a) da Figura 01 supostamente conhecido, isto , so definidos os eixos X e Y e os valores das tenses x, y e xy. Em (b) da mesma figura, o sistema de coordenadas original girado do ngulo , resultando em X'Y'. Deseja-se saber o novo estado de tenso, isto , 'x, 'y e 'xy. Com o uso do crculo de Mohr, esses valores podem ser obtidos de forma bastante prtica: em primeiro lugar, determinam-se os pontos C e D, correspondentes ao estado conhecido (a). Com esses pontos, o crculo fica definido e pode ser traado. Desde que, conforme j mencionado em pginas anteriores, os deslocamentos angulares do crculo de Mohr so o dobro dos reais, as tenses nas novas coordenadas ('x, 'y e 'xy) so dadas pela reta C'D', girada de 2 em relao a CD. Notar que h perfeita coerncia com os conceitos j informados: se X'Y' so os eixos principais, a reta C'D' coincide com AB e as tenses so as principais. Observar tambm que os deslocamentos angulares no crculo so opostos aos reais porque, conforme j visto, usada a conveno de tenses e positivas no sentido de (a) da figura.

Pgina 48 de 173

Resistncia dos materiais IV-40


Tenses no espao
Nas pginas anteriores foram dados os princpios bsicos da anlise de tenses em um plano. Na prtica, os corpos so sempre tridimensionais, mas em vrios casos as tenses mais importantes atuam em determinado plano (ou mesmo em determinado eixo) e as demais podem ser desprezadas. Mas pode haver situaes em que as tenses nos trs eixos so relevantes e no devem ser desconsideradas. Para a anlise, considera-se um volume em forma de paraleleppedo do corpo a estudar. Ver Figura 01 deste tpico. Conforme pode ser deduzido do estudo da pgina anterior, cada face submetida a uma tenso normal e a uma tenso transversal.

Fig 01

Uma superfcie genrica (no paralela a nenhum eixo) pode ser dada pelo plano ABC que divide o paraleleppedo pela metade. Portanto, o objeto geomtrico do estudo o tetraedro OABC conforme Figura 02 (no est na mesma proporo da figura anterior). Em cada face perpendicular a um eixo atuam as tenses normais e transversais indicadas. No centro de gravidade GABC do plano ABC atua uma tenso (vetor. Usada a conveno negrito) cujos componentes so x, y e z conforme canto superior esquerdo da figura. E pode-se escrever a soma vetorial = x + y + z #A.1#. Sejam ux, uy e uz os vetores unitrios para os respectivos eixos de coordenadas. Assim, = x ux + y uy + z uz #A.2#. Seja uN um vetor unitrio normal superfcie ABC. Em termos de componentes uN = uNx + uNy + uNz = cos x ux + cos y uy + cos z uz #A.3#. Onde x, y, z so os ngulos da normal com os eixos de coordenadas. Vale tambm observar que a condio de equilbrio M = 0 permite deduzir as igualdades em pares das tenses transversais:

Pgina 49 de 173

Fig 02 xy = yx #B.1#. xz = zx #B.2#. yz = zy #B.3#. O equilbrio esttico permite concluir: x = (x uNx + xy uNy + xz uNz) #C.1#. y = (yx uNx + y uNy + yz uNz) #C.2#. z = (zx uNx + zy uNy + z uNz) #C.3#. Em termos escalares, considerando as igualdades #C.1# a #C.3# e #A.3#, pode-se representar os componentes na forma de produto de matrizes. Ver Figura 03.

x y z
Fig 03

x xy xz yx y yz zx zy z

cos x cos y cos z

#D.1#

A segunda matriz (central) denominada matriz de tenses ou tensor dos esforos no espao. E o mdulo da tenso , normal superfcie ABC, dado pelo produto escalar. = uN #E.1#. Para o componente transversal , o mdulo dado por: 2 = 2 #E.2#.

Pgina 50 de 173

Resistncia dos materiais IV-50

Tenses principais
No tpico anterior, foram vistas relaes entre tenses em um plano qualquer e tenses em planos do sistema de coordenadas. Mas isso no tudo. Em geral, o que se deseja saber algo similar situao de tenses planas, ou seja, os valores mximos que ocorrem. No caso de tenses no plano, h dois eixos principais nos quais s atuam tenses normais. Deduzindo para as tenses no espao, lgico supor (e realmente ocorre) que existem trs planos principais, ortogonais entre si, sobre os quais s atuam tenses normais. Ou seja, as tenses de cisalhamento so nulas nesses planos. As tenses normais atuantes nesses planos so ditas tenses principais e so designadas por 1, 2 e 3. Uma das trs tenses principais a mxima que ocorre e outra, a mnima. Para isso, adotada a conveno.

Fig 01 1 2 3 #A.1#. Tambm de forma similar ao estado duplo, as tenses extremas de cisalhamento ocorrem nos planos bissetores dos principais. So demoninadas tenses principais de cisalhamento e so dadas por: 1 = (2 3) / 2 #B.1#. 2 = (1 3) / 2 #B.2#. 3 = (1 2) / 2 #B.3#. A determinao das tenses principais matematicamente mais complexa do que a do estado duplo. Envolve conceitos de autovalores e autovetores. Aqui apresentado apenas o resultado na forma de solues para a equao abaixo. 3 A 2 + B C = 0 #C.1#.

Pgina 51 de 173

Essa equao tem 3 solues, correspondentes s tenses principais mencionadas. Os coeficientes A, B e C so calculados por: A = x + y + z #D.1#. B = x y + y z + x z 2xy - 2yz 2xz #D.2#. C = x y z + 2 xy yz xz x 2yz y 2xz z 2xy #D.3#. Demonstra-se que os coeficientes A, B e C so constantes em qualquer direo para a mesma matriz de tenses. Assim, as igualdades anteriores devem valer tambm para as tenses principais, caso em que so nulas as de cisalhamento conforme j dito. Portanto, 1 + 2 + 3 = A #E.1#. 1 2 + 2 3 + 1 3 = B #E.2#. 1 2 3 = C #E.3#.

Crculo de Mohr para tenses no espao


Em pgina anterior foi demonstrado que o estado plano de tenses pode ser graficamente representado pelo crculo de Mohr.

Fig 01

Na Figura 01, suposto que as faces do volume coincidem com os planos principais. Portanto, cada uma est sujeita somente s tenses principais 1, 2 e 3. Considera-se um eixo fixo que passa por 3, em torno do qual o cubo gira. Nessa situao, as tenses atuantes nas faces de 1 e 2 se comportam como um estado duplo e podem ser representadas pelo crculo de Mohr de centro C3 (Figura 02). A tenso 3, perpendicular ao plano considerado, no afeta o comportamento. Usando o mesmo raciocnio para os demais eixos, chega-se ao conjunto de crculos da Figura 02.

Pgina 52 de 173

Fig 02 possvel demonstrar que, para rotaes em torno de outros eixos, os pontos de tenses se localizam na rea cinza da figura. As tenses mximas de cisalhamento indicadas (max1, max2 e max3) so as mximas para rotaes em torno de cada eixo perpendicular a um plano principal conforme j comentado. As coordenadas dos centros so calculadas pelas expresses a seguir. C1[ (2+3)/2, 0 ] #A.1#. C2[ (1+3)/2, 0 ] #A.2#. C3[ (1+2)/2, 0 ] #A.3#. E os valores extremos so: max = 1, min = 3 e max = max2.

Alguns casos particulares de tenses no espao


A Figura 01 d exemplos do crculo de Mohr para tenses no espao em alguns casos Pgina 53 de 173

particulares. Em (a), todas as tenses principais tm o mesmo valor, isto , 1 = 2 = 3, e as tenses de cisalhamento so nulas, isto , 1 = 2 = 3 = 0.

Fig 01 Essa situao s pode ocorrer com um fluido submetido a uma determinada presso. Chamado, portanto, de condio hidrosttica. Em (b) e em (c), duas das trs tenses principais so iguais e ocorre uma condio semihidrosttica. Em (d) e em (e), as duas tenses principais nulas, representando um estado simples de tenso (trao ou compresso). Em (f) tem-se 2 = 0 e 1 = 3, representando um estado de cisalhamento simples, similar condio vista para tenses planas.

Exemplo numrico para tenses no espao


Seja um material sujeito s tenses nas direes das coordenadas de referncia XYZ, com valores numricos dados pela Figura 01. Deseja-se saber as tenses principais, normais e de cisalhamento.

Fig 01 Conforme convenes da pgina anterior, os valores com sinais so x = 120 MPa y = 20 MPa

Pgina 54 de 173

z = 70 MPa xy = yx = 40 MPa yz = zy = 50 MPa xz = zx = 25 MPa Segundo igualdade vista em pgina anterior, as tenses normais so as solues da seguinte equao do terceiro grau 3 A 2 + B C = 0. E as frmulas para os coeficiente A, B e C so: A = x + y + z = 120 + (20) + 70 = 170 MPa. B = x y + y z + x z 2xy 2yz 2xz. B = 120 (20) + (20) 70 + 120 70 (40)2 502 252. B = 2400 1400 + 8400 1600 2500 625 = 125 MPa2. C = x y z + 2 xy yz xz x 2yz y 2xz z 2xy. C = 120 (20) 70 + 2 (40) 50 25 120 502 (20) 252 70 (40)2. C = 168000 + 100000 300000 + 12500 112000 = 478750 MPa3. E a equao anterior fica 3 170 2 125 + 478750 = 0.

Fig 02

As solues para essa equao podem ser vistas graficamente na Figura 02 a cima. Em outras palavras, so os valores de que fazem a funo F() = 3 170 2 125 + 478750 ter valor igual a zero. Para determinar os valores numricos, pode-se empregar um mtodo de aproximaes ucessivas que encontre uma das solues.

Pgina 55 de 173

Aqui usado o mtodo da bisseo (ou bisseco). simples, embora a convergncia no seja to rpida porque um processo linear. A Figura 03 abaixo d o princpio para uma funo genrica F(x).

Fig 03 Escolhem-se dois valores arbitrrios x1 e x2 tais que F(x1) F(x2) < 0. Assim, pelo menos uma soluo, F(x) = 0, est entre x1 e x2. Se o produto F(x1) F(xm) positivo, o prximo valor de x1 xm e x2 permanece. Caso contrrio, o prximo valor de x2 xm e x1 permanece. Continuando o procedimento, os valores mdios se aproximam da soluo conforme indicado na figura (xm, xm', etc). Para determinar o valor exato, precisar-se-ia da impossibilidade prtica de infinitos passos. Num procedimento real, pode-se estabelecer um intervalo mnimo delta = x2 x1, executando as iteraes at esse valor. E um cdigo em Visual Basic para o mtodo com a equao dada para as tenses principais seria:

Function func_x(x) func_x = x ^ 3 - 170 * x ^ 2 - 125 * x + 478750 End Function Sub bissec() Dim x1, x2, xm, delta delta = 0.0001 x1 = -100 x2 = 50 Do While (x2 - x1) > delta xm = (x2 + x1) / 2 If ((func_x(x1) * func_x(xm)) > 0) Then x1 = xm Else x2 = xm End If Loop Worksheets("Plan1").Cells(1, 1).Value = xm End Sub
Esse cdigo , na realidade, uma macro em uma planilha Excel que considera: delta = 0.0001, x1 = 100, x2 = 50. O resultado dado na clula A1 da planilha "Plan1": A1 47,23 MPa. Supe-se que esse o valor de 3. Pode-se considerar 1 ou 2. Neste caso, precisa-se apenas permutar os valores finais de forma que 1 2 3, satisfazendo conveno adotada. Conforme relaes da pgina anterior (substituindo o valor de 3 e das constantes),

Pgina 56 de 173

1 + 2 47,23 = 170. 1 2 + 2 (47,23) + 1 (47,23) = 125. 1 2 (47,23) = 478750. Combinando a 1 e a 2 equao, 1 + 478750/(47,23 1) = 217,23. Ou 47,23 12 + 478750 = 10259,8 1. Ou 47,23 12 10259,8 1 + 478750 = 0. Essa uma equao comum do segundo grau e as duas solues devem ser entendidas como 1 e 2. Resolvendo e considerando a soluo 3 anterior ( 47,2), chega-se aos resultados 1 149,4 MPa, 2 67,9 MPa e 3 47,2 MPa.

Pgina 57 de 173

Resistncia dos materiais IV-60

Alguns casos particulares de tenses no espao


A Figura 01 d exemplos do crculo de Mohr para tenses no espao em alguns casos particulares. Em (a), todas as tenses principais tm o mesmo valor, isto , 1 = 2 = 3, e as tenses de cisalhamento so nulas, isto , 1 = 2 = 3 = 0.

Fig 01 Essa situao s pode ocorrer com um fluido submetido a uma determinada presso. Chamado, portanto, de condio hidrosttica. Em (b) e em (c), duas das trs tenses principais so iguais e ocorre uma condio semihidrosttica. Em (d) e em (e), as duas tenses principais nulas, representando um estado simples de tenso (trao ou compresso). Em (f) tem-se 2 = 0 e 1 = 3, representando um estado de cisalhamento simples, similar condio vista para tenses planas.

Pgina 58 de 173

Exemplo numrico para tenses no espao


Seja um material sujeito s tenses nas direes das coordenadas de referncia XYZ, com valores numricos dados pela Figura 01. Deseja-se saber as tenses principais, normais e de cisalhamento.

Fig 01

Conforme convenes da pgina anterior, os valores com sinais so x = 120 MPa y = 20 MPa z = 70 MPa xy = yx = 40 MPa yz = zy = 50 MPa xz = zx = 25 MPa Segundo igualdade vista em pgina anterior, as tenses normais so as solues da seguinte quao do terceiro grau 3 A 2 + B C = 0. E as frmulas para os coeficiente A, B e C so: A = x + y + z = 120 + (20) + 70 = 170 MPa. B = x y + y z + x z 2xy 2yz 2xz. B = 120 (20) + (20) 70 + 120 70 (40)2 502 252. B = 2400 1400 + 8400 1600 2500 625 = 125 MPa2. C = x y z + 2 xy yz xz x 2yz y 2xz z 2xy.

Pgina 59 de 173

C C

= 120 (20) 70 = 168000 +

+ 2 (40) 50 25 120 502 (20) 252 70 (40)2. 100000 300000 + 12500 112000 = 478750 MPa3.

E a equao anterior fica 3 170 2 125 + 478750 = 0.

Fig 02 As solues para essa equao podem ser vistas graficamente na Figura 02 ao lado. Em outras palavras, so os valores de que fazem a funo F() = 3 170 2 125 + 478750 ter valor igual a zero. Para determinar os valores numricos, pode-se empregar um mtodo de aproximaes sucessivas que encontre uma das solues. Aqui usado o mtodo da bisseo (ou bisseco). simples, embora a convergncia no seja to rpida porque um processo linear. A Figura 03 abaixo d o princpio para uma funo genrica F(x).

Fig 03 Escolhem-se dois valores arbitrrios x1 e x2 tais que F(x1) F(x2) < 0. Assim, pelo menos uma soluo, F(x) = 0, est entre x1 e x2. Se o produto F(x1) F(xm) positivo, o prximo valor de x1 xm e x2 permanece. Caso contrrio, o prximo valor de x2 xm e x1 permanece. Continuando o procedimento, os valores mdios se aproximam da soluo conforme indicado na figura (xm, xm', etc). Para determinar o valor exato, precisar-se-ia da impossibilidade prtica de infinitos passos. Num procedimento real, pode-se estabelecer um intervalo mnimo delta = x2 x1, executando as iteraes at esse valor. E um cdigo em Visual Basic para o mtodo com a equao dada para as tenses principais seria:

Pgina 60 de 173

Function func_x(x) func_x = x ^ 3 - 170 * x ^ 2 - 125 * x + 478750 End Function Sub bissec() Dim x1, x2, xm, delta delta = 0.0001 x1 = -100 x2 = 50 Do While (x2 - x1) > delta xm = (x2 + x1) / 2 If ((func_x(x1) * func_x(xm)) > 0) Then x1 = xm Else x2 = xm End If Loop Worksheets("Plan1").Cells(1, 1).Value = xm End Sub
Esse cdigo , na realidade, uma macro em uma planilha Excel que considera: delta = 0.0001, x1 = 100, x2 = 50. O resultado dado na clula A1 da planilha "Plan1": A1 47,23 MPa. Supe-se que esse o valor de 3. Pode-se considerar 1 ou 2. Neste caso, precisa-se apenas permutar os valores finais de forma que 1 2 3, satisfazendo conveno adotada. Conforme relaes da pgina anterior (substituindo o valor de 3 e das constantes), 1 + 2 47,23 = 170. 1 2 + 2 (47,23) + 1 (47,23) = 125. 1 2 (47,23) = 478750. Combinando a 1 e a 2 equao, 1 + 478750/(47,23 1) = 217,23. Ou 47,23 12 + 478750 = 10259,8 1. Ou 47,23 12 10259,8 1 + 478750 = 0. Essa uma equao comum do segundo grau e as duas solues devem ser entendidas como 1 e 2. Resolvendo e considerando a soluo 3 anterior ( 47,2), chega-se aos resultados 1 149,4 MPa, 2 67,9 MPa e 3 47,2 MPa.

Pgina 61 de 173

Resistncia dos materiais V-10

Fundamentos da flexo
Flexo um esforo comum, conforme mencionado na primeira pgina desta srie. tambm um dos mais desfavorveis, mas no pode ser evitado em muitos casos. Elementos sujeitos flexo podem ser vistos em edificaes, estruturas, mquinas e em muitos outros lugares. Na Figura 01 (a), uma barra de seo transversal retangular sofre esforos de flexo por foras atuantes em um plano que passa por um dos eixos centrais de inrcia da seo. Essa situao denominada flexo simples. Se o plano no passa por um eixo central, como em (b) da mesma figura, ocorre a flexo oblqua.

Fig 01

A flexo simples acontece (ou assim pode ser considerada) em muitos casos prticos e, evidentemente, a de formulao mais fcil. Por isso, ela ser o objeto principal desta pgina. A Figura 02 (a) representa uma pequena parte da vista lateral de uma barra de seo transversal genrica conforme (b), submetida flexo provocada por um momento M. A geometria da deformao sugere (e realmente acontece) que uma parte (a superior neste caso) da seo transversal est sob esforos normais de compresso e outra parte (inferior), de trao. A linha que divide essas duas partes denominada linha neutra (LN) porque, naturalmente, as tenses ao longo da mesma so nulas. Tambm pode ser constatado experimentalmente que as tenses em pontos de linhas paralelas neutra so iguais e variam linearmente com a distncia vertical y. Assim, no grfico da Figura 02 (c), as tenses variam de um mximo de compresso 1 na extremidade superior da seo transversal (distncia e1 da linha neutra) at um mximo de trao 2 na extremidade inferior (distncia e2 da linha neutra). Com a linearidade mencionada, a tenso em um ponto situado a uma distncia genrica y da linha neutra pode ser dada por: = (1 / e1) y #A.1#.

Pgina 62 de 173

Aplicando a primeira condio de equilbrio esttico (Fx=0), tem-se

Fig 02 Fx = dS = (1/e1) y dS = 0. (1/e1) y dS = 0. O termo y dS o momento esttico da superfcie em relao a LN. Se h flexo, 1/e1 no nulo e, assim, o momento esttico y dS deve ser zero. Conclui-se ento que a linha neutra passa pelo centro de gravidade da seo transversal. Por enquanto, no ser considerada a segunda condio de equilbrio esttico (Fy=0), uma vez que isso implica a existncia de tenses de cisalhamento, que realmente ocorrem e sero vistas posteriormente. Para a terceira condio de equilbrio (Mi=0), deve-se ter a soma dos momentos internos igual ao momento M aplicado externamente: M = y dS = y (1/e1) y dS = (1/e1) y2 dS. Mas o fator y2 dS o momento de inrcia J em relao linha neutra. Portanto, 1 J / e1 = M. Dessa igualdade pode-se isolar o valor de 1 e combinar com a igualdade anterior #A.1#. Usa-se procedimento similar para 2, resultando nas equaes bsicas da flexo simples: 1 = M e1 / J #B.1#. 2 = M e2 / J #B.2#. Ou seja, as tenses mximas de trao e compresso esto localizadas nas extremidades da seo transversal e so dadas em funo do momento de flexo aplicado, das distncias dessas extremidades em relao linha neutra e do momento de inrcia em relao mesma linha. Notar que, no caso da Figura 02, 1 compresso e 2, trao. Mas ser o contrrio se o momento externo for invertido. Considerando a definio de momento ou mdulo de resistncia W, as igualdades anteriores podem ser escritas da forma: 1 = M / W1 #C.1#. Onde W1 = J / e1. 2 = M / W2 #C.2#. Onde W2 = J / e2.

Pgina 63 de 173

O dimensionamento feito pela comparao com as tenses admissveis: 1 1adm #D.1#. 2 2adm #D.2#. Onde 1adm e 2adm so as tenses admissveis para trao e compresso ou vice-versa conforme j comentado. Se a seo transversal simtrica em relao linha neutra (LN), e1 = e2 = e. Por conseqncia, W1 = W1 = W. E as igualdades anteriores, #C.1# e #C.2#, ficam reduzidas a uma = 1 = 2 = M / W #E.1#. Nesse caso, a tenso mxima de trao igual mxima de compresso. Das relaes acima, conclui-se que o conhecimento do momento de inrcia e/ou mdulos de resistncia da seo transversal fundamental no clculo da flexo. Frmulas para as geometrias mais comuns so dadas em pgina posterior.

Pgina 64 de 173

Resistncia dos materiais V-20

Foras e momentos internos em vigas


Vigas horizontais carregadas so elementos comuns na prtica e o dimensionamento exige a determinao das tenses internas em funo da(s) carga(s) aplicada(s). Seja, conforme Figura 01 (a), uma viga horizontal com um carregamento genrico F(x) ao longo do seu comprimento. A simples deduo lgica permite concluir que esta viga est internamente submetida a esforos de cisalhamento e flexo.

Fig 01

Considerando um corte transversal hipottico em um local qualquer A, possvel separar os esforos distintos: cisalhamento conforme (b) da figura e momento de flexo conforme (c) da mesma figura. Algumas referncias usam os termos esforo cortante para o cisalhamento e momento fletor para o momento de flexo. Tambm pode ser encontrada a expresso fora transversal para o cisalhamento. Em geral adotam-se as convenes de sinais como em (b) e (c), isto , cisalhamento positivo tende a girar cada parte no sentido horrio e momento positivo tende a tracionar a parte inferior e comprimir a parte superior da viga (obs: os sinais de cisalhamento e momento da figura no tm relao com o carregamento indicado).

Pgina 65 de 173

Diagramas de esforos em vigas


A Figura 01 (a) d exemplo de um dos carregamentos mais simples: uma viga apoiada em dois cutelos com uma nica carga vertical F1. O apoio sobre cutelos garante que no h momentos nas extremidades e que no h foras longitudinais se o carregamento vertical, pois o cutelo direito est sobre rolos. Considerando a origem das coordenadas x = 0, um problema tpico consiste em determinar os esforos ao longo da viga conhecidos os valores de F1, o seu ponto de aplicao x1 e o comprimento da viga x2. O esquema das foras atuantes na viga dado em (b) da figura. F0 e F2 so as reaes dos apoios. Notar que uma viga estaticamente determinada, isto , todas as foras podem ser calculadas pela aplicao das condies de equilbrio esttico (soma das foras nulas e tambm dos momentos). De Fy = 0, ocorre F1 = F0 F2. De M = 0 (em relao ao ponto 0 por exemplo), F1 x1 = F2 x2. A condio Fx = 0 no se aplica por no existir fora nesse sentido.

Fig 01 Portanto, F2 = F1 x1 / x2.

Pgina 66 de 173

F0 = F1 F2 = F1 + F1 x1 / x2. Ou F0 = F1 (x2 x1) / x2. Considera-se agora um trecho genrico de 0 a um ponto x, esquerda de 1, conforme (c) da igura. Aplicando a condio de equilbrio Fy = 0, em mdulo, Fc = F0. E o cisalhamento interno ositivo conforme critrio do tpico anterior. Assim, do ponto 0 at 1, Fc = F0. fcil deduzir que do ponto 1 ao ponto 2 vale Fc = F0 + F1 = F2. Novamente se considera o ponto x esquerda do ponto 1 conforme figura. Aplicando a condio M = 0 em relao a x, M = x F0 (positivo conforme critrio do tpico anterior). Entre os pontos 1 e 2, M = x F0 (x x1) F1. Substituindo os valores de F0 e F1 conforme j calculado, Entre 0 e 1: M = F1 (x2 x1) x / x2. Portanto, Para x = 0, M = 0. Para x = x1, M = F1 (x2 x1) x1 / x2. Entre 1 e 2: M = x F0 (x x1) F1 = x (F0 F1) + x1 F1. Mas F0 F1 = F2. Assim, M = x F1 x1 / x2 + x1 F1 = F1 (x1 x1 x / x2 ) = F1 x1 (1 x / x2 ). Portanto, Para x = x2, M = 0. Para x = x1, M = F1 x1 (1 x1 / x2) = F1 x1 (x2 x1) / x2 . Notar que igual ao valor do trecho nterior. E o grfico conforme (e) da figura. E os valores mximos so dados por: Fc_max = max (F0, F2) com F0 = F1 (x2 x1) / x2 e F2 = F1 x1 / x2. Mmax = F1 (x2 x1) x1 / x2.

Pgina 67 de 173

Resistncia dos materiais V-30

Tabela
Observaes: a) Os valores so dados em relao a um eixo de referncia (x e/ou y) coincidente com a linha neutra da seo. Naturalmente, nos casos de sees circulares, o valor independe da orientao do eixo. b) Em alguns casos o valor do momento de inrcia dado em funo das distncias acima ou abaixo da linha neutra (e1, e2) e seus valores so dados no lugar do momento de resistncia W. Mas este ltimo pode ser calculado pela simples relao W = J / e. c) Reafirmando condies da pgina inicial do site, os melhores cuidados foram procurados na elaborao desta tabela. Entretanto, no h quaisquer garantias e/ou responsabilidades pelo seu uso. Dados para aplicaes crticas devem sempre ser verificados em mais de uma fonte. Seo Nome/aspecto J W

Circular cheia (incio)

J = D4 / 64 ou J D4 / 20

W = D3 / 32 ou W D3 / 10

Tubo (incio)

J = (D4 - d4) / 64

W = (D4 - d4) / (32 D)

J = t r3 [1 + (t/2r)2] Tubo de parede fina (incio) Onde r = D/2 (raio mdio). Ou J t r3

W = J / (r + t/2) Onde r = D/2 (raio mdio). Ou W t r2

Pgina 68 de 173

Elipse cheia (incio)

Jx = a3 b / 4 Jy = a b 3 / 4

Wx = a2 b / 4 Wy = a b2 / 4

Tubo elptico (incio)

Jx = (a3b - a'3b') / 4

Wx = J x / a

Tubo elptico de parede fina (incio)

Jx a2 (a + 3b) t / 4 Wx a (a + 3b) t / 4

Semicrculo (incio)

Jx 0,00686 D4

Wx 0,0238 D3 Com e 0,2878 D

Retngulo (incio)

Jx = b a3 / 12 Jy = a b3 / 12

Wx = b a2 / 6 Wy = a b 2 / 6

Trapzio (incio)

Jx = h3 (a2 + 4ab + b2) Wx = h2 (a2 + 4ab + b2) / / 36 (a +b) 12 (2a + b) Com e = h (2a + b) / [3 (a + b)]

Pgina 69 de 173

Perfil T aba horizontal (incio)

Jx = (Be23 - bh3 + ae13) /3

e2 = (aH2 + bd2) / 2 (aH + bd) e1 = H - e2

Idem Perfil L (incio)

Idem

Idem Perfil U (incio)

Idem

Tubo retangular (incio)

Jx = (BH3 - bh3) / 12

Wx = (BH3 - bh3) / (6 H)

Perfil I (incio)

Idem

Idem

Perfil (incio)

Idem

Idem

Pgina 70 de 173

Perfil I vazado (incio)

Jx = B (H3 - h3) / 12 Wx = B (H3 - h3)/(6 H) + f (h3 - g3) / 12 + f (h3 - g3) / (6 H)

Perfil C vazado (incio)

Idem

Idem

Perfil H (incio)

Jx = (BH3 + bh3) / 12

Wx = (BH3 + bh3) / (6 H)

Idem Perfil em cruz (incio)

Idem

Idem Perfil T aba vertical (incio)

Idem

Perfil I abas desiguais em largura (incio)

Jx=(Be23-B1h3+be13b1h13) / 3

e2 = [aH2 + B1d2 + b1d1 (2H - d1)] / 2 (aH + B1d + b1d1) e1 = H - e2

Pgina 71 de 173

Resistncia dos materiais V-40

Viga apoiada com vrias cargas concentradas


Em pgina anterior, foi visto exemplo do diagrama para viga apoiada com uma carga concentrada. Isso pode ser considerado caso particular de uma situao mais genrica, ou seja, viga com mais de uma carga concentrada. A Figura 01 (a) deste tpico d um exemplo para trs foras F1, F2 e F3, supostamente conhecidas, bem como os respectivos pontos de aplicao (x1, x3 e x3) e o comprimento total x4. As foras F0 e F4 so as reaes dos apoios. Da condio de equilbrio Fy = 0, ocorre F0 + F4 = F1 + F2 + F3. Da condio M = 0 (em relao a 0 por exemplo), F4x4 = F1x1 + F2x2 + F3x3. Portanto, F4 = (F1x1 + F2x2 + F3x3) / x4. F0 = F1 + F2 + F3 F4. Ou seja, F0 e F4 so formulados em funo de parmetros conhecidos.

Fig 01 Na figura 01 (b), uma parte da viga, de comprimento menor que x1. Pela condio de equilbrio dada pela soma das foras verticais igual a zero, o cisalhamento igual reao do apoio esquerdo, isto : Fc = F0. Sendo F0 calculado conforme igualdade anterior. Ver grfico em (c). Para o trecho entre 1 e 2, o cisalhamento sofre a contribuio de F1, atuante em sentido contrrio. Assim, Fc = F0 F1.

Pgina 72 de 173

De forma anloga, pode-se verificar que entre 2 e 3 vale Fc = F0 F1 F2. E, para o trecho entre 3 e 4, h a relao: Fc = F0 F1 F2 F3. O sentido do cisalhamento comea positivo, de acordo com critrios j vistos. Para os momentos de flexo, entre 0 e 1, ocorre M = F0 x. E para o trecho entre 1 e 2, M = F0 x F1 (x x1) = (F0 F1) x + F1x1. Para a parte entre 2 e 3: M = F0 x F1 (x x1) F2 (x x2) = (F0 F1 F2) x + F1x1 + F2x2. Para o trecho 3-4, pode-se fazer a analogia direta: M = (F0 F1 F2 F3) x + F1x1 + F2x2 + F3x3. E o grfico algo parecido com a Figura 01 (d). Para a ltima igualdade, se feito x = x4, tem-se M = (F0 F1 F2 F3) x4 + F1x1 + F2x2 + F3x3. Mas (F0 F1 F2 F3) = F4 conforme j visto e F4x4 = F1x1 + F2x2 + F3x3. Ou M = F4 x4 + F4 x4 = 0, que um resultado esperado, pois no pode haver momento em extremidades apoiadas em cutelos. Este exemplo foi dado para 3 foras, mas pode-se notar que facilmente adaptvel para qualquer nmero delas.

Pgina 73 de 173

Viga apoiada com carga uniformemente distribuda


Nos exemplos vistos at aqui, a funo matemtica das foras aplicadas em razo da posio F = f(x) uma funo discreta, isto , o seu valor s diferente de zero em determinados pontos. Um carregamento distribudo se as foras atuam em todos os pontos no trecho considerado. Nesse caso, o valor especificado em termos de fora por unidade de comprimento q (newton por metro, por exemplo). E o carregamento dito uniformemente distribudo se o valor de q constante no trecho considerado. No carregamento da Figura 01 (a), uma carga uniformemente distribuda q atua em toda a extenso da viga. Exemplo comum para isso o peso prprio da viga.

Fig 01 A fora equivalente de uma carga uniformemente distribuda igual ao produto do seu valor q pelo comprimento considerado, com atuao no ponto mdio do mesmo. Portanto, a fora no total da viga q x1, atuando em x1/2. A condio de equilbrio Fy = 0 e a simetria permitem deduzir as reaes dos apoios: F0 = F1 = q x1 / 2. Numa parte genrica de comprimento x conforme (b) da figura, a condio Fy = 0 determina o cisalhamento: Fc = F0 q x. Ou Fc = q x1 / 2 q x. Portanto, uma reta com valor F0 para x=0 e F0 para x = x1. Para os momentos, considerando M = 0 para o ponto x, tem-se: M = F0 x q x x / 2 = (q/2) x2 + F0 x.

Pgina 74 de 173

Isso a equao de uma parbola e pode ser visto que tem valores nulos nos extremos (x = 0 e x = x1). E o grfico tem a forma dada na Figura 01 (d). Notar que as formulaes para o cisalhamento e para o momento so contnuas porque a fora aplicada tem atuao tambm contnua. A simplicidade do caso permite deduzir que o momento mximo se encontra no ponto mdio. Formalmente, pode ser encontrado com a hiptese da derivada do momento em relao a x igual a zero e posterior soluo da equao diferencial: dM/dx = (q/2) 2 x + F0 = 0. Ou q x = q x1 / 2. Portanto, x = x1 / 2.

Pgina 75 de 173

Resistncia dos materiais V-50

Viga engastada com uma carga na extremidade


Este um exemplo que pode ocorrer em vrias situaes prticas: uma viga engastada em uma extremidade suporta uma carga vertical na outra, conforme (a) da Figura 01. Tambm denominada viga em balano.

Fig 01 Considera-se apoio o engaste na coordenada x=0. De Fy = 0, ocorre F0 = F1 (em mdulo). De M = 0 (em relao a 0 por exemplo), tem-se M0 = F1 x1 (tambm em mdulo). Notar que h necessariamente um momento no apoio, pois no h outra fora para compensar a ao de F1. Analisando uma parte de comprimento x conforme (b) da figura, para o cisalhamento ocorre Fc = F0 = F1 = constante. E o sinal positivo, de acordo com critrios j informados.

Pgina 76 de 173

Para o momento, M = M0 Fc x ou M = F1 x1 F1 x = F1 (x1 x). E deve ser negativo de acordo com os critrios mencionados. Portanto M = F1 (x1 x). A equao do momento uma reta com valor absoluto mximo igual a F1 x1 para x = 0.

Viga engastada com carga distribuda


Este problema similar ao do tpico anterior, diferindo no carregamento, que distribudo. A sua fora equivalente q x1. Assim, de Fy = 0, tem-se em mdulo:

Fig 01

F0 = q x1. De M = 0 (em relao a 0) e considerando que a fora equivalente atua em x1/2, tambm em mdulo, M0 = q x1 x1 / 2 = q x12 / 2. De acordo com o trecho genrico em (b) da figura, o cisalhamento dado por: Fc = F0 q x = q x1 q x = q (x1 x). uma reta de valor q x1 em x = 0 e 0 em x = x1. De M = 0, em (b) da figura e em relao a 0, deduz-se a variao do momento: M = M0 q x x / 2 = q x12 / 2 q x2 / 2. Mas deve ser negativo conforme conveno adotada. Assim,

Pgina 77 de 173

M = q x2 / 2 q x12 / 2 = (q / 2) (x2 x12). Para x = 0, em mdulo vale M = q x12 / 2, que o seu valor mximo.

Viga apoiada com momento concentrado


Um esforo de toro tambm pode ser visto como um carregamento. Veja exemplo na Figura 01 (a). A posio do apoio esquerdo foi invertida para proporcionar a correta reao.

Fig 01 De Fy = 0, nota-se que as reaes em cada apoio so iguais em mdulo e de sinais invertidos: F0 + F2 = 0 ou F0 = F2. De M = 0 (em relao a 2) tem-se em mdulo: F0 x2 = M1 ou F0 = M1 / x2. De acordo com a poro genrica em (b) da figura, ocorre para o cisalhamento: Fc = F0 = M1 / x2 = constante (em mdulo). De acordo com as convenes estabelecidas, o cisalhamento deve ser negativo conforme indicado no grfico. Considerando a mesma parte genrica (b), o momento de flexo entre os pontos 0 e 1 : M = F0 x = (M1 / x2) x. E o sinal deve ser positivo conforme convenes. Entre os pontos 1 e 2 precisa-se considerar a ao do momento externo M1:

Pgina 78 de 173

M = M1 (M1 / x2) x = M1 (1 x / x2). E o sinal deve ser negativo pois, nessa parte, as fibras inferiores da barra so tracionadas. O grfico, conforme Figura 01 (b), mostra que os maiores momentos esto no ponto de aplicao do momento externo (x1). Portanto, basta verificar, entre as duas igualdades anteriores, a de maior valor absoluto nesse ponto.

Resistncia dos materiais V-60

Aspectos tericos sobre carregamentos de vigas


Em pginas anteriores foram vistos alguns exemplos de diagramas de esforos transversais e momentos de flexo em vigas horizontais, com desenvolvimentos especficos para cada caso. Neste tpico apresentada uma formulao genrica, que pode no ser diretamente aplicvel no caso de cargas discretas, mas permite chegar a algumas concluses importantes. A Figura 01 mostra uma viga sob ao de um carregamento distribudo genrico, isto , no uniforme, dado pela funo q(x). As foras A e B so as reaes dos apoios. Desde q(x) a fora por unidade de comprimento, pode-se concluir que, em uma rea infinitesimal de posio u e largura du, a fora atuante q(u) du, isto , a rea da poro de superfcie da figura.

Fig 01 Em um determinado ponto x, o esforo de cisalhamento Fc igual soma das foras atuantes esquerda do mesmo (que, naturalmente, deve ser igual soma das foras direita para preservar o equilbrio esttico). Assim, pode-se escrever, Fc(x) = u=0,u=x q(u) du + A #A.1#. Notar que essa igualdade pode ser considerada decorrente da definio:

Pgina 79 de 173

dFc(x) / dx = q(x) #B.1#. E o valor A pode ser visto como a constante de integrao. E o momento de flexo para um local genrico x igual soma dos produtos das foras esquerda pelas distncias a esse ponto (que, de forma anloga anterior, deve ser igual soma da direita para manter o equilbrio esttico). Portanto, M(x) = u=0,u=x (x u) q(u) du + A x. Se se deseja diferenciar M(x) em relao a x, deve-se usar a regra geral para diferenciao de integrais d[ a,b f(x,t) dt ] / dx = a,b { [f(x,t)] / x } dt. Aplicando na equao anterior, dM(x) / dx = u=0,u=x q(u) du + A. Esse resultado o esforo transversal dado em #A.1#. Portanto, dM(x) / dx = Fc(x) #C.1#. Essa igualdade estabelece uma relao matemtica entre o momento de flexo e o esforo de cisalhamento. Lembrar que, se a derivada de uma funo nula, ela est em um ponto de valor mximo ou mnimo. Isso pode ser claramente observado nos diagramas das pginas anteriores, inclusive para alguns casos de foras discretas de carregamento.

Distribuio de tenses transversais na flexo


As tenses de cisalhamento associadas flexo no se distribuem de maneira uniforme pela seo transversal da barra. Isso no invalida os clculos de valores a partir dos diagramas, mas eles devem ser considerados mdios e, portanto, podem existir valores localizados significativamente acima da mdia.

Fig 01 A Figura 01 representa uma barra supostamente sob ao de flexo no plano XZ. Supe-se agora um pequeno trecho de largura x conforme indicado. Este ltimo, por sua vez, cortado por um plano Pz, paralelo ao plano XY e situado a uma altura z do eixo X. A Figura 02 representa em (a) o corte do plano XZ e, em (b), o corte de um plano paralelo a YZ. O eixo Y coincide com a linha neutra da seo transversal. Conforme (a) da Figura 02, o lado esquerdo do trecho nomeado 1 e o direito, 2. Considerando somente a parte acima da linha neutra, as tenses normais 1 e 2 variam linearmente de zero at um valor mximo na extremidade superior. Conforme visto em pgina anterior, o valor mximo

Pgina 80 de 173

M e / J, onde J o momento de inrcia da seo Syz em relao a Y. Portanto, para um valor qualquer de z = u, 1(u) = M u / J #A.1#. Para a face direita, o momento M + M e, assim, 2(u) = (M + M) u / J #A.2#. Em (a) da Figura 02, x a tenso de cisalhamento na superfcie do plano Pz (Figura 01) entre as duas sees separadas de x. Portanto, essa superfcie tem dimenses x e 2y, como pode ser visto em (a) e (b) da Figura 02.

Fig 02 Para manter o equilbrio esttico, as foras correspondentes a x, 1(u) e 2(u) devem anularse: x x 2y 1 dS + 2 dS = 0. Ou x x 2y + (2 1) dS = 0. Das igualdades #A.1# e #A.2#, (2 1) = M u / J. Assim, x x 2y = (M / J) u dS. Reagrupando a igualdade, x = (M / x) (1 / 2y J) u dS. Desde que se considera a superfcie Syz em (b) da Figura 02, essa integrao vai de u = z at u = e. A expresso u=z,u=e u dS o momento esttico MY de Syz em relao ao eixo Y. Na situao limite, M / x = dM / dx, que, conforme tpico anterior, deve ser igual fora de cisalhamento F. E o valor final da tenso
x

= F MY / (2 J y) #B.1#.

Desde que tenses de cisalhamento aparecem sempre aos pares, deve-se ter z = x #B.2#. Demonstra-se tambm que tenses nas bordas so tangentes s mesmas. Exemplo: ponto B de (b) da Figura 02. E so ainda maiores para um dado z, valendo B = x / cos #B.3#.

Pgina 81 de 173

Onde o ngulo que ela faz com o eixo Z.

Resistncia dos materiais V-70

Distribuio de tenses em sees retangulares e circulares


O arranjo da Figura 01 (a) similar ao do tpico anterior - tpico Distribuio de tenses transversais na flexo Figura 02 (b) - adaptado para uma barra de seo transversal retangular. O momento esttico da rea da parte superior (que contm dS) em relao a Y (que coincide com a linha neutra da seo) dado por:

Fig 01 MY = z,h/2 u b du = (b/2) |z,h/2 u2. MY = (b/2) (h2/4 z2) = (bh2/8) [1 (2z/h)2]. O momento de inrcia em relao a Y J = bh3/12, conforme propiedade da seo retangular, que pode ser vista em pgina anterior. Pode-se calcular x pela igualdade vista na pgina anterior, lembrando que o valor de y, neste caso, igual a b/2. x = F MY / (2 J y) = F (bh2/8) [1 (2z/h)2] / [2 (bh3/12) (b/2)]. x = (3/2) (F / bh) [1 (2z/h)2] #A.1#. A expresso acima indica uma parbola. Notar que nos pontos extremos (z = h/2 e z = h/2) o valor da tenso de cisalhamento nulo. A Figura 01 (b) d uma representao aproximada. Neste caso, no cabe a verificao da tenso na borda conforme mencionado na pgina

Pgina 82 de 173

terior porque a tangente vertical ( = 0 e cos = 1). O valor mximo ocorre para z = 0. Portanto, x_max = (3/2) (F / bh) #A.2#. Desde que bh a rea da seo, F / bh a tenso mdia de cisalhamento. Assim, pode-se dizer que, para a seo retangular, vale: max = (3/2) med #A.3#. A Figura 02 d o esquema para seo transversal circular. Para determinar o momento esttico da superfcie superior (que contm dS), deve-se lembrar que dS = 2r cos du. Assim, MY = u=z,u=r 2 r cos u du. Considerando que u = r sen e du = r cos d, os valores em termos de so (notar que para = z, = e para u = r, = /2):

Fig 02

MY = 2 r3 =,=/2 cos2 sen d. MY = (2 r3 / 3) cos3 . O momento de inrcia em relao a Y J = D4 / 64 (ou r4 / 4) , conforme propriedade da seo circular. Considerando a frmula vista x = F MY / (2 J y) e substituindo os valores (lembrar que y = r cos ), x = [4 F / (3 r2) ] cos2. Lembrando que sen = z/r e sen2 + cos2 = 1, x = [4 F / (3 r2) ] [1 - (z/r)2] #B.1#. A tenso na borda B dada pela frmula tambm mencionada na pgina anterior, B = x / cos: B = [4 F / (3 r2) ] [1 - (z/r)2]1/2 #B.2#. A primeira curva (x) uma parbola e a segunda (B), uma elipse. Representao na Figura 02 (b).

Pgina 83 de 173

Desde que z r, o valor mximo ocorre em z = 0 e o mesmo para ambas as igualdades: max = 4 F / (3 r2) #B.3#. Como r2 a rea da seo, F / ( r2) a tenso mdia de cisalhamento. Portanto, para a seo circular, vale a relao: max = (4/3) med #B.4#.

Fig 03 Distribuio para algumas outras sees (somente resultados) Para tubos de parede fina, vale aproximadamente max 2 F / S #C.1#. Onde S a rea da seo transversal. Para perfis comuns tipo Z, U, H, max F / (t h) #D.1#. A curva do lado direito da Figura 03 d idia da distribuio aproximada.

Energia da deformao por flexo simples


Seja, conforme Figura 01 deste tpico, uma viga submetida a um esforo de flexo simples, no necessariamente uniforme, cujo momento dado por M(x). Considera-se um volume elementar, na posio genrica x, de espessura dx, isto , ou seu volume dado por dV = S dx, onde S a rea da seo transversal. Seja uma rea elementar dS na face transversal desse volume. A tenso normal em dS, segundo relao bsica j vista para a flexo, = M(x) z / Jy. E a fora normal o seu produto pela rea F = dS = M(x) z dS / Jy.

Pgina 84 de 173

Fig 01

Considera-se agora a parte da barra de seo transversal dS e comprimento dx. Ela pode ser vista como uma barra sujeita a uma fora F, de trao ou compresso, dependendo do sentido do momento e da posio acima ou abaixo da linha neutra. Pode-se usar a frmula dada em pgina anterior para a energia de deformao. W = F2 L / (2 E S). Deve-se levar em conta que essa frmula vlida para trao e compresso. Observar tambm que o sinal da energia deve ser o mesmo em qualquer caso, pois, tanto na trao quanto na compresso, fornecida energia para a deformao. Adaptando a frmula para este caso (W = dW, L = dx, S = dS), ocorre dW = F2 dx / (2 E dS). Substituindo o valor de F, dW = M2(x) z2 d2S dx / (2 E dS J2y) = M2(x) z2 dS dx / (2 E J2y). Fazendo a integrao, W(x) = S dW = [ M2(x) dx / (2 E J2y) ] S z2 dS. Mas a parte z2 dS o momento de inrcia Jy em relao linha neutra. Portanto, W(x) = M2(x) dx / (2 Jy E) #A.1#. Considerando o momento constante e integrando ao longo de um comprimento x = L, o Resultado W = M2 L / (2 Jy E) #A.2#. Notar a semelhana com as frmulas para outros esforos: Trao ou compresso: W = F2 L / (2 E Cisalhamento: W = F2 L / (2 G Toro: W = T2 L / (2 Jp S) S) G)

Pgina 85 de 173

Resistncia dos materiais V-80

Linha elstica de vigas flexionadas


Linha elstica a curva formada pelo eixo da viga, inicialmente retilneo, deformado devido aplicao de momentos de flexo. A Figura 01 basicamente a mesma do tpico Fundamentos da flexo simples de pgina anterior. A distncia de dS at LN (linha neutra) agora simbolizada por u para no confundir com o eixo y. A experincia demonstra que as sees transversais permanecem planas para pequenas flexes. Em (a) da Figura 01 suposto que a seo na direo do eixo Y se desviou de um comprimento dl e de um ngulo d.

Fig 01

Desde que a variao do ngulo pequena (d), a distncia b dada por b = u d. Portanto, o alongamento em relao a dl = b / dl = u d / dl.

Pgina 86 de 173

Mas d/dl a curvatura K da linha. Assim, = u K. Por definio o raio de curvatura r o inverso da curvatura r = 1 / K. Segundo a lei de Hooke, = E, onde E o mdulo de elasticidade do material. Substituindo o valor de anterior, = u K E. Da relao bsica para a flexo, pode ser deduzido que = u M / J. Portanto, u K E = u M / J ou r = 1 / K = E J / M #A.1#. E, assim, o raio de curvatura da deformao dado em funo do material (mdulo de elasticidade E), da geometria da viga (momento de inrcia da seo J) e do momento de flexo M aplicado. A Figura 02 d um exemplo de corte longitudinal de uma viga deformada, sem maiores preocupaes com proporcionalidade visual dos elementos. O objetivo obter uma frmula mais aplicvel, isto , para as coordenadas (x,y) da curva e no para o seu raio de curvatura.

Fig 02

J visto que 1/r = K = d / dl. Da Figura 02 pode-se ver que tan = dy/dx. Ou = atan dy/dx. Das regras de diferenciao, d(atan u) = du / (1 + u2). d = d[atan(dy/dx)] = d[(dy/dx)] / [1 + (dy/dx)2]. d / dx = { d[(dy/dx)] / [1 + (dy/dx)2] } / dx = (d2y/dx2) / [1 + (dy/dx)2]. Pode-se considerar d / dl = (d / dx) (dx / dl). Para a determinao do comprimento de uma curva, vale dl/dx = [1 + (dy/dx)2]1/2. Portanto, d / dl = (d2y/dx2) / { [1 + (dy/dx)2] [1 + (dy/dx)2]1/2} = (d2y/dx2) / [1 + (dy/dx)2]3/2. Para pequenas flexes, que a situao considerada, o valor de (dy/dx)2 (= tan2 ) pequeno em relao a 1 e pode ser desprezado. Portanto, d / dl = K = (d2y/dx2) = M / (E J), de acordo com #A.1#. O sinal negativo posto para relacionar corretamente os sentidos das variaes. E a linha elstica em coordenadas ortogonais dada por

Pgina 87 de 173

(d2y/dx2) = M(x) / (E J) #B.1#.

Exemplo de clculo da linha elstica


Em pgina anterior, foi determinada a variao do momento de flexo para uma viga engastada em uma extremidade e submetida a uma fora na outra: M = F1 (x1 x). Adaptando a igualdade para a Figura 01 abaixo (F1 = F e x1 = L), M = F (L x).

Fig 01

Substituindo esse valor em #B.1# do tpico anterior, (d2y/dx2) = F (L x) / (E J). A derivada de 1 ordem obtida pela integrao: dy/dx = F (L x) dx / (E J). dy/dx = (F / EJ) (Lx x2/2) + A. Para continuar o processo, preciso determinar a constante de integrao A, o que se faz pela observao de condies em extremidades. Lembrar que dy/dx a tangente trigonomtrica do ngulo que a tangente geomtrica curva faz com a horizontal (eixo X). Pela geometria do arranjo, Figura 01 (a), tan = dy/dx = 0 para x = 0. Substituindo na igualdade anterior, A = 0. Uma segunda integrao resolve o problema y = (F / EJ) (Lx x2/2) dx = (F / EJ) (Lx2/2 x3/6) + B. A constante de integrao B pode ser determinada pela condio da extremidade engastada, de forma similar anterior. Neste caso, y = 0 para x = 0 e, portanto, B = 0. E a equao da linha elstica fica y = (F / EJ) (Lx2/2 x3/6) #A.1#.

Pgina 88 de 173

Viga em balano: outras consideraes


Desde que as deformaes aqui tratadas pressupem o trabalho apenas na regio elstica do material, vigas flexionadas podem atuar como molas em alguns casos. Seja, por exemplo, a viga em balano do tpico anterior.

Fig 01 Para considerar apenas o deslocamento da fora aplicada na extremidade, considera-se x = L na igualdade #A.1# do tpico anterior: y = (F / EJ) (LL2/2 L3/6) = L3 F / (3 E J). Ou F(y) = (3 E J / L3) y #A.1#. Para uma mesma viga, os valores E, J e L so constantes. Assim, essa igualdade a caracterstica de uma mola, ou seja, fora proporcional ao deslocamento F(y) = k y, onde k = 3 E J / L3 #A.2#. Naturalmente, deve valer apenas para pequenos deslocamentos e o peso prprio da viga deve ser desprezvel.

Pgina 89 de 173

Resistncia dos materiais V-90

Vigas de igual resistncia flexo - Introduo


A Figura 01 um exemplo da pgina anterior, isto , linha elstica e diagrama de momento de flexo para uma viga em balano carregada na extremidade. Notar que o momento de flexo , em valores absolutos, mximo na extremidade esquerda e decresce at zero na direita.

Fig 01

Se a seo transversal da viga constante, ela deve ser dimensionada para o esforo mximo na extremidade esquerda e, no restante da viga, ela ir trabalhar com folga, isto , estar superdimensionada. Conforme relao bsica, a tenso devido flexo dada por = M / W, onde M o momento de flexo e W, o mdulo de resistncia (J/e). Supondo o trabalho com a tenso admissvel do material e considerando que o momento varia com a posio, usam-se os smbolos adm e M(x) respectivamente. Se se deseja maximizar o aproveitamento de material, cada seo da viga deve suportar a tenso admissvel e, portanto, o mdulo de resistncia W deve variar com a posio, W(x), de forma que

Pgina 90 de 173

adm = M(x) / W(x) = const. Nessa igualdade, em princpio, so conhecidos adm (depende do material) e M(x) (depende do carregamento). Desde que W(x) s depende das caractersticas geomtricas da seo, fcil concluir que a rea da mesma deve variar para manter a igualdade constante. A formulao matemtica relativamente fcil e aqui no dado exemplo. Basta escolher um formato do perfil e da viga e indicar parmetros fixos e variveis (exemplo: retngulo com largura fixa e altura varivel, etc). A tabela do tpico seguinte d os resultados para alguns arranjos comuns. Em muitos casos prticos, por questes de custo, facilidade de montagem, funcionalidade, etc, essa alternativa no usada. Afinal, os perfis precisam ser "fabricados" para cada carregamento. Mas pode ser vantajosa em alguns casos especficos, em especial para vigas em balano.

Alguns exemplos usuais


Observaes: a) Reafirmando condies da pgina inicial e em outras deste site, os melhores cuidados foram procurados na elaborao desta tabela. Entretanto, no h quaisquer garantias e/ou responsabilidades pelo seu uso. Dados para aplicaes crticas devem sempre ser verificados em mais de uma fonte. b) fmax significa flecha mxima. c) Onde no implcita, usado asterisco (*) para indicar multiplicao. Barra (/) indica diviso. d) Os dados informados so tericos, considerando somente o momento de flexo. Portanto, a seo mnima da viga deve suportar o cisalhamento que existir conforme diagrama de esforos. Formato Descrio Seo maior Funo y Outros

Retngulos de altura varivel - carga concentrada (incio)

h2 = (6 F L) / (b adm)

fmax y2 = = (8F / (6 F x) bE) / * (b adm) (L/h)3

Pgina 91 de 173

Retngulos de largura varivel carga concentrada (incio)

b = (6 F L) / (h2 adm)

fmax y = = (6F / (6 F x) bE) / * (h2 adm) (L/h)3

Retngulos de altura varivel em dois lados - carga concentrada (incio)

h2 = (6 F L) / (b adm)

fmax y2 = = (8F / (6 F x) bE) / * (b adm) (L/h)3

Coluna de igual resistncia


Na Figura 01, uma coluna sofre um esforo de compresso de uma carga externa F. Considerando o peso prprio, fcil concluir que a seo transversal deve aumentar de cima para baixo, se se deseja manter a tenso de compresso constante, ou seja, uma resistncia constante compresso. suposto que a coluna feita de um material homogneo de massa especfica. Considera-se o ponto de aplicao de F a origem da coordenada y. Assim, a rea da seo transversal uma funo S(y), que deve ser encontrada para manter a tenso constante na coluna. Para a seo de uma altura genrica y, o volume elementar dado por dV(y) = S(y) dy.

Fig 01 A fora atuante na seo genrica a soma do peso prprio acima da mesma com F e, dividida pela rea, deve ser igual tenso (constante) na coluna: [ g V(y) + F] / S(y) = = constante. Ou g V(y) + F = S(y). Diferenciando ambos os lados,

Pgina 92 de 173

g dV(y) = dS(y). Mas dV(y) = S(y) dy, conforme j visto. Assim, g S(y) dy = dS(y) ou S(y) = (/g) dS(y)/dy. A soluo genrica para a equao diferencial S(y) = k e
(g/) y

. Ela pode ser confirmada com dS(y)/dy = k (g/) e


(g/) y

(g/) y

. Ou

(/g) dS(y)/dy = (/g) k (g/) e

= k e (g/) y = S(y).

A constante k pode ser determinada pela condio: para y = 0, S = S0. Ou k = S0. Mas em y = 0 s h a ao de F. Assim, = F / S0 ou k = F / . Substituindo na anterior e considerando a tenso admissvel do material, S(y) = (F / adm) e
(g/

adm) y #A.1#.

Notar que essa frmula fornece a rea da seo e a variao das dimenses depende da geometria escolhida. Se for retangular com um lado fixo por exemplo, o outro varia com a uno dividida pelo valor do lado fixo. Mas se for circular, o raio varia com a raiz quadrada da funo dividida por .

Resistncia dos materiais VI-10

Vigas de seo constante - Alguns exemplos tpicos


Este tpico contm apenas tabela com frmulas dos principais parmetros para clculo de alguns arranjos comuns de carregamentos em vigas de seo constante. Oportunamente outros podero ser includos. Observaes: Reafirmando condies da pgina inicial e em outras deste site, os melhores cuidados foram procurados na elaborao desta tabela. Entretanto, no h quaisquer garantias e/ou responsabilidades pelo seu uso. Dados para aplicaes crticas devem sempre ser verificados em mais de uma fonte. Onde no implcita, usado asterisco (*) para indicar multiplicao. Barra (/) indica diviso. O valor da carga distribuda (q) deve ser dado em unidade de fora por unidade de comprimento (exemplo: newton por metro). Formato Descrio Mom max Flecha f Reaes

Biapoiada, carga FL/4 concentrada no meio (incio)

(F L3) / (48 E J)

RA = RB = MA = MB = 0

F/2 F/2 0

y = [F L3 / (16 E J)] (x/L) [1 - (4/3) (x/L)2] p/ x L/2

Pgina 93 de 173

Biapoiada, carga concentrada em posio genrica (incio) (F a b) / L

(F a2 b2) / (3 E J L)

RA = Fb/L RB = Fa/L MA = 0 MB = 0

y = [FL3/(6EJ)] (a/L) (b/L)2 (x/L) [1 + L/b - x2/ab] y' = [FL3/(6EJ)] (b/L) (a/L)2 (x'/L) [1 + L/a - x'2/ab] Deve-se ter x a e x' b.

Biapoiada, carga distribuda uniforme (incio)

qL /8

(5 q / (384 E J)

L4)

RA = qL/2 RB = qL/2 MA = 0 MB = 0

y = [5FL3/(384 EJ)] [1 - 4(x/L)2] [1 - (4/5)(x/L)2]

Engastada apoiada, carga 3 F L / 16 concentrada no meio (incio)

(7 F / (768 E J)

L3)

RA = 11 F/16 RB = 5 F/16 MA = 3 F L/16 MB = 0

Engastada apoiada, carga distribuda uniforme (incio)

q L2 / 8

(q / (185 E J)

L4)

RA = 5 qL/8 RB = 3 qL/8 MA = qL2/8 MB = 0

Em balano, carga concentrada F L na extremidade (incio)

F L3 / (3 E J)

RA = MA = F L

Em balano, carga q L2 / 2 distribuda uniforme (incio)

q L4 / (8 E J)

RA = q L MA = q L2/2

Pgina 94 de 173

Resistncia dos materiais VI-20

Tabelas de perfis comerciais - Introduo


Esta pgina contm dados dimensionais de alguns perfilados de ao comerciais, conforme tabelas encontradas em literatura tcnica e outras fontes e muitas vezes qualificadas como "padro americano". Isso no significa que o padro atualmente produzido no Brasil. No foi verificado se esto de acordo com normas ABNT. Consultar os fabricantes ou as prprias normas em caso de dvida. As propriedades simbolizadas por J, W e r, seguidas do eixo (x ou y) so, respectivamente, momento de inrcia, momento ou mdulo de resistncia e raio de girao (ou raio de inrcia) em relao ao eixo indicado. Reafirmando condies da pgina inicial e em outras deste site, os melhores cuidados foram procurados na elaborao das tabelas. Entretanto, no h quaisquer garantias e/ou responsabilidades pelo seu uso. Dados para aplicaes crticas devem sempre ser verificados em mais de uma fonte.

Perfis I laminados
b - largura da mesa h- altura ta - espessura da alma tm - espessura mdia da mesa

Pgina 95 de 173

G - centro de gravidade da seo

Tam nom

kg/m

S ta h b tm 2 (cm ) (mm) (mm) (mm) (mm) 4,32 6,38 8,86 4,83 6,43 8,28 76,2 76,2 76,2 59,2 61,2 63,7 6,6 6,6 6,6 7,4 7,4 7,4 7,4 8,3 8,3 8,3 9,1 9,1 9,1

Jx (cm4) 105,1 113 122 252 266 283 299 511 570 634 919 1003 1095 2400 2540 2700 2860 5140 5610 6120 6630

Jy (cm4) 18,9 21,3 24,4 31,7 34,3 37,6 41,2 50,2 58,6 69,1 75,7 84,9 96,2 155 166 179 194 282 312 348 389

Wx (cm3) 27,6 29,6 32,0 49,7 52,4 55,6 58,9 80,4 89,8 99,8 120,6 131,7 143,7 236 250 266 282 405 442 482 522 743

Wy (cm3) 6,41 6,95 7,67 9,37 9,91 10,6 11,3 13,2 14,7 16,6 17,9 19,4 21,2 30,5 32,0 33,9 35,8 47,7 51,3 55,4 60,1 84,5

rx (cm) 3,12 3,02 2,93 4,17 4,06 3,96 3,87 5,21 4,95 4,76 6,24 5,99 5,79 8,30 8,08 7,86 7,69

ry (cm) 1,33 1,31 1,31 1,48 1,46 1,45 1,44 1,63 1,59 1,57 1,79 1,74 1,72 2,11 2,07 2,03 2,00

8,45 10,8 3" 9,68 12,3 11,2 14,2 11,4 14,5 12,7 16,1 4" 14,1 18,0 15,6 19,9 14,8 18,8 5" 18,2 23,2 22,0 28,0 18,5 23,6 6" 22,0 28,0 25,7 32,7 27,3 34,8 30,5 38,9 8" 34,3 43,7 38,0 48,3 37,7 48,1 44,7 56,9 10" 52,1 66,4 59,6 75,9 12" 60,6 77,3

101,6 67,6 101,6 69,2 101,6 71,0

10,20 101,6 72,9 5,33 8,81 127,0 76,2 127,0 79,7

12,55 127,0 83,4 5,84 8,71 152,4 84,6 152,4 87,5

11,80 152,4 90,6 6,86 8,86

203,2 101,6 10,8 203,2 103,6 10,8

11,20 203,2 105,9 10,8 13,51 203,2 108,3 10,8 7,9 11,4 15,1 18,8 11,7 254,0 118,4 12,5 254,0 121,8 12,5 254,0 125,6 12,5 254,0 129,3 12,5 304,8 133,4 16,7

10,30 2,42 9,93 9,60 9,35 12,1 2,34 2,29 2,26 2,70

11330 563

Pgina 96 de 173

67,0 85,4 74,4 94,8

14,4 17,4

304,8 136,0 16,7 304,8 139,1 16,7 304,8 142,2 16,7

11960 603 12690 654 13430 709 Jx (cm4) Jy (cm4)

785 833 881 Wx (cm3)

88,7 94,0 99,7 Wy (cm3)

11,8 11,6 11,3 rx (cm)

2,66 2,63 2,61 ry (cm)

81,9 104,3 20,6 Tam nom kg/m

S ta h b tm (cm2) (mm) (mm) (mm) (mm)

Perfis U laminados
b - largura da mesa h altura ta - espessura da alma tm - espessura mdia da mesa G - centro de gravidade da seo

Tam nom

kg/m 6,11

S ta h b xG (cm2) (mm) (mm) (mm) (cm) 7,78 4,32 9,48 6,55 9,04 4,57 6,27 8,13 5,08 7,98 11,1 76,2 76,2 76,2 35,8 38,0 40,5 1,11 1,11 1,16 1,16 1,15 1,17 1,30 1,27 1,31

Jx (cm4) 68,9 77,2 86,3 159,5 174,4 190,6 546 632 724

Jy (cm4) 8,2 10,3 12,7 13,1 15,5 18,0 28,8 36,0 43,9

Wx (cm3) 18,1 20,3 22,7 31,4 34,3 37,5 71,7 82,9 95,0

Wy (cm3) 3,32 3,82 4,39 4,61 5,10 5,61 8,06 9,24 10,5

rx ry (cm) (cm) 2,98 2,85 2,75 3,97 3,84 3,73 5,94 5,63 5,42 1,03 1,04 1,06 1,14 1,14 1,15 1,36 1,34 1,33

3"

7,44

8,93 11,4 7,95 10,1 4" 9,30 11,9 10,8 13,7 12,2 15,5 6" 15,6 19,9 19,4 24,7

101,6 40,1 101,6 41,8 101,6 43,7 152,4 48,8 152,4 51,7 152,4 54,8

Pgina 97 de 173

23,1 29,4 17,1 21,8 20,5 26,1 8" 24,2 30,8 27,9 35,6 31,6 40,3 22,7 29,0 29,8 37,9 10" 37,2 47,4 44,7 56,9 52,1 66,4 30,7 39,1 37,2 47,4 12" 44,7 56,9 52,1 66,4 59,6 75,9 50,4 64,2 52,1 66,4 59,5 75,8 15" 67,0 85,3 74,4 94,8

14,2 5,59 7,70 10,0 12,4 14,7 6,10 9,63 13,4 17,1 20,8 7,11 9,83 13,0 16,1 19,2 10,2 10,7 13,2 15,7 18,2

152,4 57,9 203,2 57,4 203,2 59,5 203,2 61,8 203,2 64,2 203,2 66,5 254,0 66,0 254,0 69,6 254,0 73,3 254,0 77,0 254,0 80,8 304,8 74,7 304,8 77,4 304,8 80,5 304,8 83,6 304,8 86,7 381,0 86,4 381,0 86,9 381,0 89,4 381,0 91,9 381,0 94,4 381,0 96,9

1,38 1,45 1,41 1,40 1,44 1,49 1,61 1,54 1,57 1,65 1,76 1,77 1,71 1,71 1,76 1,83 2,00 1,99 1,98 1,99 2,03 2,21

815 1356 1503 1667 1830 1990 2800 3290 3800 4310 4820 5370 6010 6750 7480 8210

52,4 54,9 63,6 72,9 82,5 92,6 95,1 17,0 39,7 64,2 91,7 161,1 186,1 214,0 242,0 273,0

07,0 133,4 147,9 164,0 180,1 196,2 221 259 299 339 379 352 394 443 491 539 688 701 762 822 882 942 Wx (cm3)

11,9 12,8 14,0 15,3 16,6 17,9 19,0 21,6 24,3 27,1 30,4 28,3 30,9 33,7 36,7 39,8 51,0 51,8 55,2 58,5 62,0 66,5 Wy (cm3)

5,27 7,89 7,60 7,35 7,17 7,03 9,84 9,31 8,95 8,70 8,52 11,7 11,3 10,9 10,6 10,4 14,3 14,2 13,8 13,5 13,3 13,1

1,33 1,59 1,56 1,54 1,52 1,52 1,81 1,76 1,72 1,70 1,70 2,03 1,98 1,94 1,91 1,90 2,30 2,29 2,25 2,22 2,20 2,18

13100 338 13360 347 14510 387 15650 421 16800 460 17950 498 Jx (cm4) Jy (cm4)

81,9 104,3 20,7 Tam nom kg/m

S ta h b xG (cm2) (mm) (mm) (mm) (cm)

rx ry (cm) (cm)

Pgina 98 de 173

Resistncia dos materiais VI-21

Perfil L (cantoneira) de abas iguais


Os eixos x e y no tm os maiores e menores momentos de inrcia, mas representam a direo do carregamento mais comum na prtica. Os momentos extremos (maior e menor) esto nos eixos x' e y' (eixos principais de inrcia). G - centro de gravidade da seo. Devido igualdade das abas, ocorrem Jy = Jx, Wy = Wx, ry = rx e yg = xg.

Tam nom 5/8" 3/4" 7/8"

kg/m 0,75 0,90 1,05 1,15

S (cm2) 0,96 1,16 1,35 1,48 2,19 2,83 1,93

t (mm) 3,2 3,2 3,2 3,2 4,8 6,4 3,2

h (mm) 15,9 19,1 22,2 25,4 25,4 25,4 31,8

xg (cm) 0,51 0,58 0,66 0,76 0,81 0,86 0,91

Jx (cm4) 0,20 0,37 0,58 0,83 1,24 1,66 1,66

Wx (cm3) 0,18 0,28 0,37 0,49 0,65 0,98 0,81

rx (cm) 0,45 0,58 0,66 0,76 0,76 0,73 0,96

1"

1,73 2,21

1 1/4"

1,50

Pgina 99 de 173

2,16 2,82 1,81 2,67 1 1/2" 3,47 4,23 2,11 3,11 1 3/4" 4,07 5,03 5,93 2,41 3,57 2" 4,73 5,78 6,84 Tam nom kg/m 5,98 2 1/2" 7,39 8,70 8,95 3" 10,62 13,85 14,4 4" 18,9 23,2

2,77 3,61 2,32 3,42 4.45 5,42 2,70 3,99 5,22 6,45 7,61 3,09 4,58 6,06 7,41 8,77 S (cm2) 7,67 9,48 11,16 11,48 13,61 17,74 18,45 24,19 29,73

4,8 6,4 3,2 4,8 6,4 7,9 3,2 4,8 6,4 7,9 9,5 3,2 4,8 6,4 7,9 9,5 t (mm) 6,4 7,9 9,5 7,9 9,5 12,7 9,5 12,7 15,9

31,8 31,8 38,1 38,1 38,1 38,1 44,5 44,5 44,5 44,5 44,5 50,8 50,8 50,8 50,8 50,8 h (mm) 63,5 63,5 63,5 76,2 76,2 76,2 101,6 101,6 101,6

0,96 1,01 1,06 1,11 1,19 1,24 1,21 1,29 1,34 1,39 1,45 1,39 1,44 1,49 1,54 1,62 xg (cm) 1,83 1,88 1,93 2,21 2,26 2,36 2,90 3,00 3,12

2,49 3,32 3,32 4,57 5,82 6,65 5,41 7,49 9,57 11,23 12,90 7,90 11,23 14,56 17,48 19,97 Jx (cm4) 29 35 41 62 75 91 183 233 279

1,14 1,47 1,14 1,63 2,13 4,53 1,63 2,29 3,11 3,77 4,26 2,13 3,11 4,09 4,91 5,73 Wx (cm3) 6,4 7,9 9,3 11,6 13,6 18,0 24,6 32,8 39,4

0,96 0,93 1,19 1,16 1,14 1,11 1,39 1,37 1,34 1,32 1,29 1,60 1,57 1,54 1,52 1,49 rx (cm) 1,96 1,93 1,91 2,34 2,31 2,29 3,12 3,10 3,05

Pgina 100 de 173

18,17 23,90 5" 29,48 34,91 21,93 28,86 6" 35,77 42,46 48,95 38,99 48,34 8" 57,56 66,56 75,46

23,29 30,64 37,80 44,76 28,12 37,00 45,86 54,44 62,76 49,99 61,98 73,79 85,33 96,75

9,5 12,7 15,9 19,1 9,5 12,7 15,9 19,1 22,2 12,7 15,9 19,1 22,2 25,4

127,0 127,0 127,0 127,0 152,4 152,4 152,4 152,4 152,4 203,2 203,2 203,2 203,2 203,2

3,53 3,63 3,76 3,86 4,17 4,27 4,39 4,52 4,62 5,56 5,66 5,79 5,89 6,02

362 470 566 653 641 828 1007 1173 1327 2022 2471 2899 3311 3702

39,5 52,5 64,0 73,8 57,4 75,4 93,5 109,9 124,0 137,8 168,9 200,1 229,6 259,1

3,94 3,91 3,86 3,81 4,78 4,72 4,67 4,65 4,60 6,38 6,32 6,27 6,22 6,20

Perfis H laminados
b - largura da mesa h altura ta - espessura da alma tm - espessura mdia da mesa G - centro de gravidade da seo Tam nom 4" 5" 6" kg/m S ta h b tm (cm2) (mm) (mm) (mm) (mm) 7,95 7,95 7,95 101,6 101,6 127,0 127,0 152,4 150,8 Jx (cm4) 449 997 1958 Jy (cm4) 146 321 621 Wx (cm3) 88 157 257 Wy rx ry (cm3) (cm) (cm) 29 51 82 4,15 2,38 5,29 3,01 6,43 3,63

20,5 26,1 27,9 35,6 37,1 47,3

Pgina 101 de 173

40,9 52,1

11,13 152,4 154,0 -

2050

664

269

87

6,27 3,57

Trilhos ferrovirios
Com o uso, os trilhos se desgastam, reduzindo a altura h. Uma aproximao para o mdulo de resistncia Wx de trilhos desgastados : Wx 0,06 h3 (h em cm e resultado em cm3) Tam nom T 45 T 57 T 68

kg/m 44,7 56,9 67,6

h (mm) 142,9 168,3 185,7

b (mm) 130,1 139,7 152,4

c1 (mm) c2 (mm) t (mm) 65,1 69,1 74,6 14,3 15,9 17,5

e1 (mm) Jx (cm4) Wx (cm4) 1610 2730 3949 206 295 391

Pgina 102 de 173

Resistncia dos materiais VII-10

Exemplo de toro simples


Na Figura 01, um eixo de seo circular de comprimento L e dimetro D transmite um torque T para uma polia na outra extremidade. Apoios (mancais) no so indicados porque no se consideram os esforos de flexo. Apenas os de toro. Supondo o torque T equivalente transmisso de uma potncia de 4 kW com uma rotao de 1200 rpm e comprimento L de 1,2 m, determinar o dimetro D, considerando o material ao com G = 78,5 GPa sob os seguintes critrios: a) Tenso admissvel de toro para o ao adm = 70 MPa. b) ngulo de toro mximo = 0,25 por metro de comprimento.

Fig 01

Notar que, alm da tenso admissvel, especificado o mximo ngulo de toro por unidade de comprimento. Isso comum no caso de eixos, pois uma deformao angular exagerada pode provocar problemas como vibraes. Convertendo a rotao (ou velocidade angular) para unidades SI, = 1200 rpm 125,7 rad/s.

Pgina 103 de 173

Como pode ser visto em pgina anterior, a relao entre torque, potncia e velocidade angular P = T . Assim, torque T = 4 000 W / (125,7 rad/s) 31,8 Nm. Conforme j visto, para a toro vale T = max Jp / R. O momento polar de inrcia Jp para seo circular D4/32. Para dimensionamento, a tenso mxima max deve ser a tenso admissvel do material. Portanto, T = adm ( D4/32) / (D/2) = adm D3 / 16. D = [32 T / ( adm)]1/3 = [16 31,8 Nm / ( 70 000 000 Pa)]1/3 0,013 m. Portanto, deve-se ter D 1,3 cm. Para toro, o ngulo de toro dado por = T L / (Jp G) = T L / [ ( D4/32) G ] = 32 T L / ( D4 G). D4 = 32 T / [ G (/L)]. Neste caso, /L = 0,25/m 0,00436 rad/m. Substituindo valores, D4 = 32 31,8 Nm / ( 78,5 109 Pa 0,00436 rad/m) ou D 0,031. Assim, deve-se ter D 3,1 cm. E esse critrio define o dimensionamento, pois o valor maior que o calculado com base na tenso admissvel.

Exemplo de flexo - Mtodo da superposio


A Figura 01 (a) representa uma viga de uma plataforma. Na situao real, vigas de estruturas no so biapoiadas, mas sim engastadas. Mas a suposio pode ser vlida e d alguma margem de segurana. A viga suporta uma carga distribuda uniforme q1 devido ao peso prprio, outra da mesma espcie q2 devido ao piso metlico da plataforma e uma carga concentrada F no centro devido ao de um equipamento sobre a plataforma. Consideram-se os seguintes dados: comprimento L = 3,5 m. usado perfil U laminado de ao, tamanho 6" x 12,2 kg/m. Assim, conforme tabelas anteriore, Jx = 546 cm4 e Wx = 71,7 cm3. Segundo valor usual para aos, o mdulo de elasticidade E = 206 GPa. a carga F igual a 6900 N, q2 1400 N/m e q1 deve ser a carga do perfil anterior, isto , q1 = 12,2 x 9,81 120 N/m. Verificar se o perfil est adequadamente dimensionado para a solicitao. claro que as cargas uniformemente distribudas podem ser somadas. Portanto, o Carregamento da Figura 01 (a) equivale ao (b), onde q = q1 + q2 = 1520 N/m.

Pgina 104 de 173

Fig 01 Para esse carregamento, poder-se-ia levantar matematicamente as curvas de esforos transversais e momentos conforme. Entretanto, a tarefa pode ser mais simples. Em pginas anteriores, foram vistas as relaes entre carregamentos q(x), esforos transversais Fc(x), momentos de flexo M(x) e linha elstica y(x): dFc(x) / dx = - q(x). dM(x) / dx = Fc(x). d2y/dx2 = - M(x) / (E J). So equaes diferenciais lineares e, portanto, pode ser usado o mtodo da superposio. Isso significa que o carregamento (b) da figura pode ser considerado a soma de dois carregamentos mais simples: (c), de uma carga distribuda uniforme e (d), de uma carga concentrada no meio. Neste exemplo, a anlise ainda mais simples porque os pontos de mximo momento de flexo e mxima deformao so coincidentes (meio da viga). Se isso no ocorre, as curvas dos carregamentos devem ser somadas para obter os valores mximos. Para os carregamentos (c) e (d), conforme frmulas j dadas, os momentos mximos so: M(c) = q L2 / 8 = 1520 N/m (3,5 m)2 / 8 = 2327,5 Nm. M(d) = F L / 4 = 6900 N 3,5 m / 4 = 6037,5 Nm. Portanto, M = M(c) + M(d) = 8365 Nm. Desde que o perfil adotado simtrico em relao ao eixo considerado (x), usa-se igualdade do momento de resistncia para a tenso de flexo = M / W = 8365 Nm / 71,7 (10-2 m)3 117 MPa. As deformaes mximas so obtidas por frmulas j vistas: y(c) = (5 q L4) / (384 E J) = 5 1520 N/m (3,5 m)4 / [384 206 109 Pa 546 (10-2 m)4].

Pgina 105 de 173

y(c) 0,00264 m. y(d) = (F L3) / (48 E J) = 6900 N (3,5 m)3 / [48 206 109 Pa 546 (10-2 m)4] 0,00548 m. Portanto, y = y(c) + y(d) 0,00812 m. Comentrios Considerando um ao estrutural com limite de escoamento de 240 MPa, a tenso mxima de flexo calculada (117 MPa) resulta em um coeficiente de segurana perto de 2. Pode ser insuficiente em casos de choques, reduo de seo devido corroso, existncia de furos na viga, soldas e outros. A deformao mxima representa 1/431 do comprimento total da viga. Para a aplicao, normas indicam uma deformao mxima de 1/360. Portanto, dentro do limite. Consultar normas tcnicas para mais dados sobre segurana. No verificado quanto s tenses de cisalhamento.

Resistncia dos materiais VII-20

Problemas hiperestticos: Introduo e exemplo


Carregamentos hiperestticos ou estaticamente indeterminados ocorrem quando as equaes fundamentais da esttica, F = 0 (ou Fx = 0 e Fy = 0) e M = 0, no so suficientes para determinar os esforos atuantes.

Fig 01

Um exemplo para compresso, dado pela Figura 01: uma barra vertical de seo transversal constante S, da qual se despreza o peso prprio, engastada em ambas as extremidades.

Pgina 106 de 173

Se o engaste feito sem qualquer deformao prvia, no h naturalmente esforos atuantes, como em (a) da figura. Se uma fora vertical para baixo F aplicada em um determinado ponto C conforme (b), fcil concluir que a parte superior estar sob trao e a inferior sob compresso. E os esforos atuantes sero como em (c) da figura. Se aplicadas as equaes da esttica, A + B = F (considerando apenas os mdulos). Desde que somente F conhecido, no possvel determinar os esforos A e B com apenas uma equao. Notar que intil, neste caso, aplicar a soma dos momentos, mesmo em relao a um ponto fora do alinhamento das foras. O resultado ser a mesma equao. Para a soluo - e isso sempre ocorre com problemas hiperestticos - precisa-se considerar uma condio externa de deslocamento de forma a obter uma segunda equao. A geometria do caso mostra que o ponto de aplicao da fora se desloca de uma distncia d, conforme indicado na figura. Se consideradas separadamente as partes tracionada e comprimida de acordo com (d) e (e) da figura, conclui-se que elas iro sofrer a mesma deformao d. De acordo com a lei de Hooke, = E . Ou F / S = E L / L. Isolando L, L = F L / (E S). Neste caso, L = d = B b / (E S) = A a / (E S) ou a A = b B. Se substitudos na equao anterior, chega-se aos valores das reaes A e B em termos de parmetros supostamente conhecidos: A = F b / (a + b) e B = F a / (a + b) #A.1#.

Viga horizontal com trs apoios


A Figura 01 (a) ilustra uma viga horizontal de seo transversal constante com trs apoios e submetida s foras externas conhecidas F e H em cada vo. As reaes dos apoios so A, C e B. As distncias horizontais so todas conhecidas, valendo naturalmente a + b = + = m+n = L. Desde que s h foras verticais, de Fy = 0 tem-se em mdulo A + C + B = F + H. De M = 0 em relao a A, por exemplo, tem-se em mdulo mC + LB = aF + H. H portanto trs valores desconhecidos (A, C, B) e duas equaes, caracterizando um carregamento hiperesttico. Pode-se resolver o problema considerando o fato de ser nulo o valor da linha elstica em C.

Pgina 107 de 173

Fig 01 Usando o mtodo da superposio, considera-se a situao (a) igual soma dos carregamentos listados a seguir. (b) s com atuao da fora F, que produz um deslocamento yF em C. (c) s com atuao da fora H, que produz um deslocamento yH em C. (d) s com atuao da fora de reao C, que produz um deslocamento yC em C. Se em mdulos yC = yF + yH, conclui-se que o deslocamento em C nulo. Assim, a situao equivale ao carregamento (a) e os valores de todas as reaes dos apoios podem ser determinados. Esses trs carregamentos simples so do mesmo tipo, isto , viga biapoiada com carga oncentrada em posio genrica. As frmulas j foram dadas em pginas anteriores, Assim, (b) yF a flecha para x = m. yF = [FL3/(6EJ)] (b/L) (a/L)2 (n/L) [1 + L/a - n2/ab]. (c) yH a flecha para x = m. yH = [HL3/(6EJ)] (/L) (/L)2 (m/L) [1 + L/ - m2/]. (d) yC a flecha no ponto de aplicao da fora. yC = (C m2 n2) / (3 E J L). Para obter um fator comum com as anteriores, multiplicam-se ambos por 2L3 yC = 2 [CL3/(6EJ)] (mn/L2)2. Voltando igualdade anterior, yC = yF + yH, faz-se a substituio 2 [CL3/(6EJ)] (mn/L2)2 = [FL3/(6EJ)] (b/L) (a/L)2 (n/L) [1 + L/a - n2/ab] + [HL3/(6EJ)] (/L) (/L)2 (m/L) [1 + L/

Pgina 108 de 173

/].

Resultando aps simplificao: C = [F b a2 / (2 n m2)] [1 + L/a - n2/ab] + [H 2 / (2 m n2)] [1 + L/ - m2/] #A.1#. Com essa frmula, a reao C determinada e as demais (A e B) so obtidas das igualdades do ncio deste tpico.

Resistncia dos materiais 07-30 : Esforos compostos

Flexo com cisalhamento


Conforme j comentado, na maioria dos casos prticos, os esforos so, na realidade, composies de esforos simples. Entretanto, em muitos casos h predominncia de um tipo e os demais podem ser desconsiderados. Para vigas, conforme visto em pginas anteriores, os dimensionamentos foram baseados nas tenses devido flexo, apesar da presena de tenses devido ao cisalhamento, que sempre aparecem com a flexo. Ocorre que vigas tm, em geral, comprimentos muito superiores s dimenses das sees transversais. Portanto, lgico supor que isso tem relao com as diferenas relativas das tenses.
Pgina 109 de 173

Seja uma viga de seo circular engastada em uma extremidade e submetida a uma carga concentrada na outra conforme Figura 01 (obs: o uso de seo circular no recomendado na prtica para este carregamento. Perfis tipo I ou U so mais eficientes. A suposio serve apenas para facilitar o clculo). A tenso mxima de trao ocorre em a da figura (a mxima de compresso, no lado oposto) e, de acordo com frmula j vista, dada por:

Figura 01

max = M / W #A.1# O mdulo de resistncia W para seo circular W = D3 / 32 #A.2# O momento mximo, localizado na extremidade engastada, M = F L #A.3# Substituindo em #A.1#, obtm-se a tenso mxima de flexo:

#A.4# O esforo de cisalhamento F ao longo da viga e a tenso mdia : med = F / ( D2 / 4) = 4 F / ( D2) #B.1# De acordo com a frmula j vista para seo circular: max = (4/3) med #B.2# Substituindo,

#B.3#
Pgina 110 de 173

Portanto,

#C.1# Essa relao indica claramente a predominncia da flexo pois, no caso de vigas, os comprimentos so grandes em relao s dimenses das sees transversais. Se a barra for curta em relao ao dimetro, a participao do esforo de cisalhamento ser maior.

Toro com flexo


Seja, conforme Figura 01, uma barra de seo circular, fixa em uma extremidade e, na outra, submetida a um torque T e uma fora vertical F. uma situao tpica de um eixo. Em um ponto A, na parte superior e distante a da origem, deve haver, de forma genrica, as tenses normais x e y e as tenses transversais xy = yx. Conforme relaes j vistas para o estado duplo de tenses, os valores mximos (uma das tenses principais) so:

#A.1#

#A.2# Em A, ocorre tenso normal apenas ao longo de X, devido flexo da fora F. E h apenas a tenso transversal devido toro. Assim, = x y = 0 = xy Substituindo nas relaes anteriores,

Figura 01

Pgina 111 de 173

#B.1#

#B.2# O mdulo de resistncia da seo circular W = D3 / 32 #C.1# O momento fletor no ponto A M = F (L a) #C.2#

Portanto,

#C.3#

O momento de resistncia polar para a seo circular : Wp = D3 / 16 #D.1#

Portanto,

#D.2#

Substituindo em #B.1# e em #B.2#,

#E.1#

#E.2# Essas so as tenses principais mximas em um ponto genrico A na parte superior conforme figura. O ngulo da tenso normal principal dado por:

#E.3# Substituindo os valores e simplificando,

#E.4# Para o ponto lateral B da figura, no h ao da flexo porque ele est na linha neutra. Assim, x = y = 0, significando 2 = 90. O eixo da tenso principal est inclinado de 45 em relao a X.

Pgina 112 de 173

Resistncia dos materiais VII-36


Flexo com trao
A Figura 01 (a) d um arranjo que combina os dois esforos: uma barra vertical de seo retangular engastada no topo tem uma chapa soldada na lateral menor. Uma fora F atua nessa placa na direo dada. Os pesos prprios das partes so desprezados. Em (b) da figura, representado um corte no plano vertical de uma poro da barra secionada um pouco acima da chapa lateral. A anlise pode ser facilitada com a suposio da ao de um par de foras opostas, F e +F, de forma similar do tpico anterior (a resultante dessas foras nula e, portanto, no altera o resultado). Conclui-se ento que a barra est submetida a um momento de flexo do conjugado FF (valor F d) e a um esforo de trao dado por +F.

Pgina 113 de 173

Fig 01

O esforo de trao produz uma tenso normal, supostamente uniforme, dada por trac = F / S, onde S a rea da seo transversal. Ver (c) da figura. Conforme frmulas bsicas, a tenso (trao ou compresso) devido flexo dada por flex = M e / J, onde M o momento (Fd neste caso), e a distncia do ponto considerado at a linha neutra (neste caso, coincide com o eixo de simetria devido simetria da seo) e J o momento de inrcia da seo em relao linha neutra). Considerando b a largura do retngulo da seo, pode-se dizer que e varia de h/2 (lado da compresso) at +h/2 (lado da trao). Nesses pontos ocorrem os valores mximos de compresso e trao, conforme (d) da Figura 01. Desde que as tenses atuam no mesmo alinhamento, o valor total a soma aritmtica das duas: tot = trac + flex = F/S + F d e / J #A.1# (substituindo o valor do momento por F d). Notar que a variao da tenso ao longo da seo ainda linear, mas o ponto de tenso nula deixa de coincidir com a linha neutra. Ver (e) da figura. Exemplo numrico: seja uma barra retangular de ao, com seo 100 x 25 mm e uma chapa lateral de 10 mm de espessura e largura 25 mm, conforme dados da figura. Verificar as tenses mximas de trao e compresso para uma fora F igual a 30 000 N. Em primeiro lugar, listam-se os dados, convertendo-os para unidades bsicas: h = 100 mm = 1 101 m. b = 25 mm = 2,5 102 m.
Pgina 114 de 173

S = b h = 2,5 103 m2. J = b h3 / 12 = 2,5 102 1 103 / 12 2,1 106 m4. d = 50 mm + 10 mm / 2 = 55 mm = 5,5 102 m. F = 30 000 N. e2 (compresso) = 100 mm / 2 = 5 102 m. e1 (trao) = 100 mm / 2 = 5 102 m. Substituindo em #A.1#, max_trac = 30 000/(2,5 103) + 30 000 5,5 102 5 102 / 2,1 106 12 MPa + 39 MPa 51 MPa. Max_compr 12 39 27 MPa. Os valores so para a barra. Para a chapa lateral (s trao), = 30 000 / (2,5 102 1 102) = 120 MPa.

Resistncia dos materiais VII-40

Flexo combinada com compresso A Figura 01 (a) representa uma barra curta de seo retangular, engastada na base e submetida a uma fora de compresso F deslocada d do centro de gravidade da seo. O comprimento da barra supostamente pequeno porque, caso contrrio, pode haver deformao por flambagem (perda de estabilidade de barras esbeltas sujeitas a compresso), cujo estudo no faz parte deste tpico.

Pgina 115 de 173

Fig 01

O procedimento de clculo basicamente o mesmo da situao dada na pgina anterior e, por isso, apenas os resultados so apresentado. Evidentemente, os sentidos das tenses so invertidos em funo do esforo de compresso. O resultado tot = comp + flex = F/S + F d e / J #A.1#. Exemplo numrico: sejam os seguintes valores. F = 30 000 N (valor negativo porque compresso).h = 100 mm (1 101 m). b = 25 mm (2,5 102 m) d = 30 mm (3 102 m). Ento, S = b h = 2,5 103 m2. J = b h3 / 12 = 2,5 102 1 103 / 12 2,1 106 m4. e2 (trao) = 100 mm / 2 = 5 102 m. e1 (compresso) = 100 mm / 2 = 5 102 m. max_comp = 30 000/(2,5 103) 30 000 3 102 5 102/2,1 106 12 MPa 21,4 MPa 33,4 MPa. max_trac = 12 + 21,4 = 9,4 MPa (usando a mesma frmula anterior, mas com e = e 2 5 102 m).

Pgina 116 de 173

Ncleo central de inrcia A equao #A.1# do tpico anterior permite concluir que, para uma mesma fora de compresso F, a tenso mxima de trao diminui com a reduo da distncia d (do ponto de aplicao da fora at o centro de gravidade da seo).

Fig 01

A Figura 01 ao lado d uma viso grfica: (b) a mesma fora de (a), mas com uma distncia d menor que de (a). Pode-se concluir que, medida que a distncia d reduzida, a tenso mxima de trao diminui, podendo chegar a zero e, reduzindo d ainda mais, tornar-se negativa, ou seja, compresso e a barra no sofre esforo de trao. Em pequena escala, isso mostrado na Figura 01 (b). Notar que o mesmo processo ocorre de forma inversa para a flexo combinada com trao da pgina anterior, mas o caso em estudo (flexo com compresso) particularmente til para alguns materiais de construo, que pouco suportam a trao e, por isso, no devem trabalhar com esse esforo. Tambm possvel deduzir que, na seo transversal da barra, deve existir, para o ponto de aplicao da fora, uma regio cuja borda representa a transio de um estado de compresso + trao para um estado de somente compresso. Essa regio denominada ncleo central de inrcia.

Ncleos centrais de inrcia para algumas sees Por enquanto, no dada aqui a formulao matemtica para o ncleo central de inrcia. A tabela abaixo fornece os valores para algumas sees comuns. Quadrado Retngulo Crculo Anel circular Dn = D[1+(d/D)2]/4

Pgina 117 de 173

Pgina 118 de 173

Resistncia dos materiais VIII-10

Introduo - Falha por flambagem Alguns tipos de esforos tendem a provocar instabilidades fsicas nos elementos que os suportam. A Figura 01 (a) deste tpico indica uma barra reta, sem esforos externos atuantes. Na realidade, o "reto" geomtrico no existe na prtica e pode-se considerar a barra ligeiramente curva, conforme representao, de forma exagerada, em (b) da mesma figura. Se um esforo de trao aplicado como em (c) da figura, a tendncia uma reduo da curvatura, ou seja, uma aproximao com a reta ideal e, com o aumento da fora, a falha ocorre devido ao escoamento (plastificao) ou ruptura do material.

Fig 01

Se a barra comprimida como em (d) da figura, as foras atuantes tendem a aumentar a curvatura original. Isso no significa que qualquer valor da fora de compresso provoca esse aumento. A prtica e a teoria demonstram que existe um limite acima do qual a essa falha, denominada flambagem, ocorre. Esse limite depende do material e das caractersticas geomtricas da barra. Em outras palavras, pode-se dizer que a flambagem de uma barra comprimida a sua perda de estabilidade pela aplicao de um esforo de compresso acima de um valor crtico. Essa instabilidade ocorre devido a pequenas curvaturas conforme acima e tambm a outros desvios, como assimetrias, excentricidades, desalinhamentos, etc. facilmente perceptvel que a flambagem fica mais crtica com o aumento da esbeltez da barra, isto , o aumento do seu comprimento em relao rea da seo transversal. Em muitos casos as tenses que provocam a flambagem so inferiores s tenses mximas de compresso dos materiais. Assim, a sua anlise importante no caso
Pgina 119 de 173

de elementos esbeltos de mquinas e de estruturas. Para estas ltimas, colunas so em geral as partes mais susceptveis flambagem.

Equao bsica da flambagem elstica Conforme Figura 01, uma barra de seo transversal constante est sob flambagem provocada por um esforo de compresso F. Supe-se que as tenses esto dentro do limite de elasticidade do material. Se a barra seccionada em um ponto genrico P(x,y), o momento atuante nesse ponto M = F y. Conforme visto em pgina anterior, a equao diferencial da linha elstica para uma barra sob ao de um momento (d2y/dx2) = M / (E J). Substituindo o valor de M, (d2y/dx2) = a2 y, onde a = (F / E J) #A.1#. Aqui no dado o desenvolvimento da soluo dessa equao diferencial. Apenas o resultado informado. y = A cos ax + B sen ax.

Fig 01 As constantes da soluo (A e B, neste caso) devem ser obtidas a partir de condies de contorno. Para x=0, tem-se y=0. Assim, A = 0. Para x igual corda OA (=M), y=0. Portanto, B sen (a M) = 0. Para essa igualdade, conclui-se que B no pode ser nulo porque A j nulo. Assim, deve-se ter sen (a M) = 0. Portanto, (a M) = ou (a M / 2) = /2. Para x = M/2, y a flecha mxima f. Ou y = f = B sen a M / 2. Mas visto que (a M / 2) = /2. Portanto, B = f e o resultado fica: y = f sen ax, onde f a flecha mxima e a = (F / E J) #B.1#.
Pgina 120 de 173

Mas a soluo ainda est incompleta, pois a flecha f no previamente conhecida. A dimenso geomtrica normalmente conhecida o comprimento da barra L. Para pequenas deformaes pode-se usar a aproximao L/2 OB (ou AB). E, do tringulo retngulo OBC, f2 = OB2 + (M/2)2 (L/2)2 + (M/2)2. J visto que (a M / 2) = /2 e a = (F / E J). Portanto, (M/2)2 = 2 E J / (4 F). Substituindo, f2 = L2/4 2 E J / (4 F). Rearranjando a igualdade, f/L = (1/2) [1 2 E J / (F L2)]. Essa pode ser reescrita para f/L = (1/2) (1 K/F), onde K = 2 E J / L2 #C.1#. O fator K, que tem a dimenso de fora, denominado fora de flambagem de Euler. E pode-se comparar com a forca aplicada F: se F K, f/L nulo ou imaginrio, isto , no h flambagem. se F > K, f/L real, significando que a flambagem ocorre. Portanto, K representa o limite para a flambagem elstica de uma barra comprimida.

Pgina 121 de 173

Resistncia dos materiais VIII-20

Comprimento de flambagem O desenvolvimento matemtico do tpico anterior (Equao bsica da flambagem elstica) pressupe que as extremidades da barra so articuladas e s podem mover-se na direo do seu eixo. Essa a situao padro, indicada em (d) da Figura 01.

Fig 01 Obs: na figura mencionada, as retas tracejadas verticais indicam a barra no estado inicial e as curvas contnuas indicam aproximaes das deformaes por flambagem Para outras fixaes, como (a), (b), (c), (e) e (f) da mesma figura, usam-se comprimentos de flambagem especficos. A tabela abaixo d os valores tericos e prticos para cada uma das situaes mencionadas. Desde que os clculos so baseados na fora de Euler conforme tpico anterior, outras fixaes devem ter seus comprimentos convertidos. Tipo Lfl terico Lfl prtico (a) 0,5 L (b) (c) (d) (e) (f)

0,7 L 1,0 L 1,0 L 2,0 L 2,0 L

0,65 L 0,8 L 1,2 L 1,0 L 2,1 L 2,0 L

Exemplo: uma coluna de 3 metros de altura est fixada como em (f) da figura. Ento, ela equivalente a uma coluna do tipo padro (d), com comprimento 2,0 x 3 = 6 metros.

Pgina 122 de 173

importante lembrar que, em casos prticos (estruturas, mquinas), extremidades de colunas ou de barras comprimidas podem ter liberdade de movimento em determinadas direes e no ter em outras. Portanto, todas as hipteses devem ser analisadas, dimensionando-se pela mais desfavorvel.

Coeficiente de esbeltez Considerando-se o conceito de comprimento de flambagem, pode-se reescrever a igualdade da fora de flambagem de Euler K, dado em #C.1# do tpico Equao bsica da flambagem elstica: K = 2 E J / Lfl2 #A.1#. Se se deseja a tenso limite, os valores so divididos pela rea da seo S fl = K/S = 2 E J / S Lfl2 = 2 E / [Lfl / (J/S)]2. O valor Lfl / (J/S) denominado coeficiente de esbeltez da barra. comum o uso da letra grega lambda minsculo para simboliz-lo. Assim, = Lfl / (J/S) #B.1#.

Fig 01 A expresso (J/S) o raio de girao ou raio de inrcia (i) da seo. E, assim, o coeficiente de esbeltez pode ser dado por = Lfl / i #B.2#. Desde que i depende do momento de inrcia J e que esse varia com a orientao do eixo de referncia, deve-se usar, em geral, o menor valor de J, isto , J 2 (eixo principal com menor valor). E a frmula anterior da tenso pode ser escrita fl = 2 E /2 #C.1#.
Pgina 123 de 173

Essa frmula mostra que a tenso de flambagem depende apenas do mdulo de elasticidade E (caracterstica do material) e do coeficiente de esbeltez (caracterstica geomtrica da barra). Para um mesmo material, E constante e pode-se ter a tenso em funo de . Por exemplo: para o ao, E = 206 GPa. Assim, fl (MPa) = 2 206 103 / 2. Essa curva est representada na Figura 01. denominada hiprbole de Euler para o material (ao, no caso). Notar, entretanto, que a curva limitada pela regio de proporcionalidade (elstica) do material (hiptese assumida no desenvolvimento da equao bsica). Nesse caso do ao, para a tenso limite de proporcionalidade, p = 226 MPa, h o coeficiente de esbeltez correspondente, p 96. Esses valores esto indicados na figura. Para coeficientes de esbeltez menores, a frmula no vlida, pois no h mais proporcionalidade entre tenso e deformao e/ou h deformaes residuais decorrentes da plasticidade.

Exemplo simples de clculo Uma plataforma metlica usa colunas de perfil comercial de ao tipo I 6", 18,5 kg/m. A altura das colunas 3,30 m e a montagem conforme (c) da Figura 01 do tpico Comprimento de flambagem. Verificar a carga mxima que cada coluna pode suportar sem flambar. Caractersticas do perfil I 6" 18,5 kg/m: rea S = 23,6 cm2 e raio de girao r = 1,79 cm (mnimo). Conforme tabela do mesmo tpico, a montagem (c) tem comprimento de flambagem Lfl = 1,2 L = 1,2 3,30. Portanto, Lfl = 3,96 m. E, de acordo com #B.2# do tpico Coeficiente de esbeltez, = 3,96 / 1,79 102 = 221. A tenso de flambagem dada por #C.1# do mesmo tpico (considerando-se E = 06000 MPa): fl = 2 206000 / 2212 42 MPa. Portanto F = fl S = 42 103 kPa 23,6 104 m2 99 kN. O clculo dessa carga no inclui os coeficientes de segurana, que devem ser introduzidos de acordo com as condies de utilizao, conforme visto nas primeiras pginas desta srie. Esse um clculo simples, sem os critrios - em geral conservadores e a favor da segurana - previstos em normas. Por exemplo: o coeficiente de esbeltez est alto. A maioria das normas fixa um limite de 200 para prdios e 120 para pontes.

Pgina 124 de 173

Outro exemplo de clculo Uma coluna de madeira, de seo retangular 5 x 10 cm, tem altura livre de 2,5 m. A madeira tem as propriedades e = 45 MPa e E = 13,1 GPa. A fixao das extremidades conforme (d) da Figura 01 do tpico Comprimento de flambagem. Determinar os parmetros para a flambagem elstica dessa coluna. Para a seo retangular, rea S = ab (= 5 10 = 50 104 m2), onde a e b so os lados. O momento de inrcia J = ab3/12. Visto que o raio de girao r = (J/S) = [(ab3/12)/ab] = (b2/12). Desde que se deseja saber a condio mais crtica, deve-se usar o menor raio de girao. Assim, o lado de 5 cm deve ser considerado b. r = (25 104 m2 / 12) 0,0144 m. O coeficiente de esbeltez = 2,5 / 0,0144 174, segundo #B.2# do tpico Coeficiente de esbeltez. A tenso de flambagem conforme Euler dada pela igualdade #C.1# do mesmo tpico: fl = 2 E / 2 = 2 13,1 103 MPa / 1742 = 4,27 MPa. Notar que a tenso de flambagem apenas uma pequena frao da tenso de escoamento considerada para o material. Outras observaes conforme exemplo anterior.

Pgina 125 de 173

Resistncia dos materiais VIII-30

Curva de flambagem Na pgina anterior foi visto que o clculo da tenso de flambagem segundo Euler (fl = 2 E / 2) vale para tenses at o limite de proporcionalidade (elasticidade) do material. Isso corresponde a um coeficiente de esbeltez mnimo p.

Fig 01

Mas falhas por flambagem ocorrem com barras de coeficientes abaixo desse valor. Apenas a hiprbole de Euler no mais vlida. A Figura 01 ao lado d o grfico para um determinado tipo de ao. Pode-se notar que, na faixa de barras curtas, a tenso de flambagem praticamente a tenso de escoamento do material. O maior problema est na regio intermediria (barras mdias). O comportamento das curvas varia com os materiais e outros fatores, em especial com a ductilidade. Vrios mtodos empricos foram desenvolvidos para o clculo. Alguns so descritos nos prximos tpicos.

Pgina 126 de 173

Frmulas de Tetmajer So aproximaes por retas para alguns materiais conforme tabela abaixo. No caso de ferro fundido, usada uma parbola. Resultados em MPa. Material E (MPa) p fl conf Euler fl = 2E/2 fl para < p 304 1,118 328,5 0,608 761 11,77 0,052 2 28,733 0,19

Ao 0,1/0,2% C 206 103 112 2033 103 / 2 Ao 0,3% C Ferro fundido Madeira pinho 216 103 105 2129 103 / 2 98 103 80 968 103 / 2

9,8 103 100 96,8 103 / 2

Exemplo de clculo: Um pisto acionado por uma haste de ao 0,2%C de comprimento 1,6 m e dimetro 9 cm. A fora mxima de compresso 186 kN. Analisar a estabilidade quanto flambagem. So dados E = 206 103 MPa (tabela anterior). L = 1,6 m. D = 0,09 m. Assim, rea da seo S 6,36 103 m2. Para seo circular, o momento de inrcia em qualquer direo J = D 4 / 64. Raio de girao r = (J/S) = [ D4 / 64/ ( D2 / 4)] = D/4 = 0,0225 m. Coeficiente de esbeltez = L / r = 1,6 / 0,0225 71,1. O valor, conforme tabela cima, est abaixo do limite para frmula de Euler. Aplicando a frmula de Tetmajer, fl = 304 1,118 71,1 224,5 MPa. Determinando a fora correspondente, F = fl S = 224,5 103 kPa 6,36 103 m2 1428 N. Concluindo, o elemento est comprimido com um coeficiente de segurana de 428/186 7,7 em relao ao mximo permitido para flambagem.

Pgina 127 de 173

Mtodo do coeficiente de flambagem Mtodo usado para clculo de estruturas metlicas e similares. Em geral os valores so definidos por normas. Usa um fator de flambagem w, dado, por exemplo, pela tabela abaixo.
0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 160 180 200 220 240 250 1,0 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,7 1,9 2,1 2,4 2,8 3.3 4,3 5,4 10,5 6,75 8,17 9,73 4 8 4 1 0 1 5 1 0 1 3 5 1 2 7 5

Ao 0,2C

Ao 0,4 C

1,0 1,1 1,1 1,2 1,4 1,5 1,7 2,0 2,5 3,0 3,6 4,2 4,9 6,4 8,2 10, 12, 14, 15, 6 1 9 8 1 8 9 5 3 6 5 8 6 8 1 13 26 59 83

Ferr o 1,0 1,0 1,0 1,1 1,2 1,3 1,6 2,2 3,5 4,4 5,4 fun 0 1 5 1 2 9 7 1 0 3 5 d

O fator definido por w = adm / fl_adm, ou seja, a relao entre a tenso admissvel do material e a tenso admissvel para flambagem.

Fig 01

Portanto, a fora de compresso da coluna deve ser tal que F adm S / w, onde S a rea da seo transversal do elemento comprimido. O grfico da Figura 01 ao lado d uma idia aproximada da variao dos parmetros citados com o coeficiente de esbeltez. Notar que, para fins de dimensionamento, no h um resultado imediato, pois w depende do coeficiente , que depende da rea S. Mas possvel chegar a um resultado com uma estimativa preliminar e posteriores tentativas de aproximao.
Pgina 128 de 173

Flambagem devido toro Para eixos de seo circular, o menor momento que produz flambagem por toro dado por Mfl = 2 E J / L #A.1#. Se h ao simultnea de uma fora de compresso F na direo axial, Mfl_compr = Mfl (1 F/K) #B.1#. Onde K a fora de flambagem de Euler, dada por K = 2 E J / L2, conforme j visto em pgina anterior. Desde que, na prtica, se deve ter F < K, pode-se concluir que a presena da compresso axial reduz o momento crtico de flambagem por toro, isto , a estabilidade piora.

Pgina 129 de 173

Resistncia dos materiais IX-10

Critrios de falha - Introduo De forma genrica, pode-se dizer que os materiais estruturais so submetidos a uma combinao espacial de esforos, ou melhor, a um estado triaxial de tenses, graficamente representado pelas tenses principais em (a) da Figura 01.

Fig 01 As teorias (ou critrios) de falha (ou resistncia) procuram em geral estabelecer uma tenso equivalente (ou tenso de comparao), como em (b) da mesma figura, de forma a possibilitar a comparao com os resultados de esforos uniaxiais obtidos por ensaios comuns de trao ou de compresso. H uma razovel variedade de critrios para a questo. Aqui so tratados apenas dos mais comuns. Os materiais so supostamente isotrpicos, isto , apresentam as mesmas propriedades em todas as direes. O tipo de critrio a empregar depende em geral da natureza do material (frgil ou dctil). Normalmente, um critrio adequado para apenas um tipo, no para ambos. Os critrios se referem sempre a tenses principais. Portanto, se uma direo genrica for dada, ele dever ser transformada em direes principais. Notar que esses critrios no so necessariamente os nicos a obedecer. Outros fatores como vibraes, fadiga, rigidez, etc podem ser at mesmo predominantes. Exemplo: uma plataforma para trnsito de pessoas deve, em princpio, suportar a carga das mesmas. Entretanto, se algum deslocamento ou deformao for sentido ou observado, mesmo que dentro dos limites de segurana, ela ser questionada e dificilmente ser aceita.

Pgina 130 de 173

Critrio da mxima tenso normal Por esse critrio, a falha ocorre quando a maior tenso normal principal alcana a tenso de ruptura de trao t ou de compresso c, ambas obtidas em ensaios de resistncia uniaxiais.

Fig 01 Tem-se ento a relao no caso de tenses planas c < (1, 2) < t #A.1#. Observar que c deve ter sinal negativo por ser tenso de compresso. Graficamente, as tenses principais devem estar dentro de um quadrado conforme igura 01 ao lado. O critrio s pode ser aplicado no caso de materiais frgeis. Exemplo: sejam c = 300 MPa, t = 300 MPa, 1 = 60 MPa e 2 = 30 MPa. Os valores esto conforme #A.1# e, desde que s h trao, os fatores de segurana so t / 1 = 300 / 60 = 5 e t / 2 = 300 / 30 = 10. Naturalmente, considerado o menor (5).

Pgina 131 de 173

Critrio da mxima deformao Considera-se agora material dctil com tenses mximas de trao t e de compresso c iguais, em mdulo, tenso de escoamento e obtida em ensaio simples de trao, ou seja, | t | = | c | = e. O critrio consiste em estabelecer, para o material, deformaes menores que as deformaes produzidas, em estado uniaxial, por essas tenses (t e c). Segundo a forma generalizada da lei de Hooke, as deformaes para as tenses principais so: 1=(1 / E)[ 1 (2 + 3) ] 2= 1 / E)[ 2 (1 + 3) ] 3=(1 / E)[ 3 (1 + 2) ] Onde E mdulo de elasticidade e mdulo de Poisson. Por simplicidade, consideram-se tenses no plano (3 = 0). Assim, as igualdades acima ficam simplificadas: 1 = (1 / E) [ 1 2 ] 2 = (1 / E) [ 2 1 ] 3 = (1 / E) [ (1 + 2) ]

Fig 01

Considerando que as tenses de limite so t = e e c = e (compresso), as respectivas deformaes so e / E e e / E. Ento os limites para as deformaes anteriores so:

Pgina 132 de 173

e / E < (1 / E) [ 1 2 ] < e / E. e / E < (1 / E) [ 2 1 ] < e / E. e / E < (1 / E) [ (1 + 2) ] < e / E. Simplificando as desigualdades, os resultados so e < [ 1 2 ] < e e < [ 2 1 ] < e e < [ (1 + 2) ] < e #A.1#

Dessas relaes, pode-se deduzir que as tenses principais 1 e 2 devem estar no interior de um quadriltero conforme Figura 01 acima, com vrtices dados por A{ e / (1 ), e / (1 ) B{ e / (1 + ), e / (1 + C{ e / (1 ), e / (1 } ) } ) } D{ e / (1 + ), e / (1 + ) } #B.1#

Onde, conforme j visto, e a tenso de escoamento do material e o seu mdulo de Poisson.

Pgina 133 de 173

Resistncia dos materiais IX-20


Critrio da mxima tenso de cisalhamento Tambm denominado critrio de Guest ou de Tresca, fundamentado no mecanismo aparente do escoamento de materiais dcteis, ou seja, ele ocorre devido ao deslizamento de planos ao longo de superfcies com maiores tenses de cisalhamento.

Fig 01 Das relaes bsicas do crculo de Mohr e considerando, por simplicidade, tenses no plano, observa-se que a tenso de cisalhamento est relacionada com a diferena das duas tenses principais. Adotando a tenso de escoamento e como referncia, o critrio estabelece valores absolutos das tenses principais menores que e, bem como a sua diferena | 1 | < e | 2 | < e | 1 2 | < e #A.1#. Das relaes acima, demonstra-se facilmente que as tenses principais devem estar dentro de um hexgono irregular conforme Figura 01. Critrio da mxima energia de distoro A teoria foi apresentada, pela primeira vez, por James Clerk Maxwell (fsico e matemtico escocs) em 1865, mas usualmente atribuda a Richard Edler von Mises (matemtico austraco) em 1913.

Pgina 134 de 173

Fig 01 O critrio estabelece que a falha ocorre quando a energia de distoro atinge o mesmo valor da energia que provoca o escoamento na deformao uniaxial. A expresso matemtica dada por (1/2) [ (1 2)2 + (2 3)2 + (3 1)2 ] < e2 #A.1#. No caso de tenses planas (3 = 0), a relao simplificada 12 1 2 + 22 < e2 #A.2#. A relao anterior permite concluir que, no caso de tenses em um plano, o limite dado por uma elipse conforme Figura 01 deste tpico. A linha tracejada indica o polgono do critrio anterior, mostrando que este ltimo mais conservador.

Pgina 135 de 173

Critrio de Coulumb-Mohr

Fig 01

um critrio usualmente aplicado a materiais frgeis em estado plano de tenso. Supe-se que o material apresenta, segundo resultado de ensaio uniaxial, tenso mxima de trao t e tenso mxima de compresso c. Na Figura 01, o crculo de Mohr de centro Oc representa compresso simples de valor c. De forma anloga, o crculo de centro Ot indica trao simples t. A teoria de Mohr sugere que a falha ocorre quando o crculo de Mohr representativo do estado de tenses ultrapassa os limites definidos por esses dois crculos. Em outros termos, o crculo de Mohr do estado plano deve estar no interior do contorno ABCDEF (o crculo tracejado indica um exemplo).

Fig 02

Pgina 136 de 173

As seguintes relaes podem ser deduzidas para os casos possveis de tenses principais: 1) 1 trao e 2 trao: 1 < t e 2 < t. 2) 1 compresso e 2 compresso: 1 > c e 2 > c. 3) 1 trao e 2 compresso: 1/t + 2/c < 1. 4) 1 compresso e 2 trao: 1/c + 2/t < 1. #A.1#. Notar que tenso de compresso negativa. Graficamente, os limites das tenses principais so dados pelo polgono de fundo cinza da Figura 01. As linhas tracejadas formam o quadrado do critrio da mxima tenso normal visto na pgina anterior, indicando que o presente critrio mais conservador.

Pgina 137 de 173

Sees planas I-10

Momento esttico, centride Seja uma superfcie plana genrica de rea S conforme Figura 01.

Figura 01 Momento esttico em relao ao eixo X:

#A.1# Momento esttico em relao ao eixo Y:

#A.2# A depender da posio do eixo em relao superfcie, o momento esttico pode ser positivo, nulo ou negativo.

Pgina 138 de 173

Figura 02

Rotao de eixos: Se um sistema de coordenadas X1Y1 faz um ngulo com um sistema XY e ambos tm a mesma origem (Figura 02), valem as relaes: Mx1 = Mx cos + My sen #B.1#

My1 = Mx sen + My cos #B.2#

Figura 03

Translao de eixos: Se um sistema de coordenadas X1Y1 est deslocado (x1, y1) do sistema XY (Figura 03), valem as relaes: Mx = Mx1 + y1S #C.1# My = My1 + x1S #C.2#
Pgina 139 de 173

Centride:

Figura 04 Na translao

de

eixos,

seja

um

sistema

XCYC

tal

que

MxC = MyC = 0 #D.1# Substituindo em #C.1# e em #C.2# e considerando a definio em #A.1# e #A.2#, chega-se a:

#D.2#

#D.3# O ponto de origem C(xc, yC) denominado centride da seo. Os eixos que passam por esse ponto, XC e YC, so denominados eixos centrais. possvel demonstrar que, se uma seo tem um eixo de simetria, o centride est sobre esse eixo. Se uma seo tem dois eixos de simetria, o centride a interseo desses eixos. Exemplo: determinar o centride da superfcie sob a curva y = 4 x2 no primeiro quadrante, conforme indicado na Figura 05.

A rea da superfcie Considera-se agora, em um ponto genrico (x, y), uma faixa vertical de largura dx com elementos de altura dy conforme ilustrao da figura. Para essa faixa, os momentos elementares dMx e dMy so dados por:

Pgina 140 de 173

Integrando e substituindo o valor de y,

Figura 05

Resolvendo as integrais,

Com os resultados acima, calculam-se as coordenadas do centride:

Pgina 141 de 173

Centro de gravidade Algumas vezes, centride e centro de gravidade so considerados sinnimos, mas rigorosamente no so. Centride um parmetro geomtrico e centro de gravidade um parmetro fsico de um corpo (ponto pelo qual passa a linha de ao do peso) e, portanto, devem ser computadas as trs dimenses e o peso especfico. A fim de manter a analogia no caso do centro de gravidade, a superfcie considerada uma placa de espessura pequena, de forma que o peso especfico do material seja constante ao longo dessa espessura, isto , s depende das coordenadas x e y. Seja ento uma placa plana de espessura pequena e constante t, rea S e peso especfico (x, y). Assim, os volumes elementares so dados por t dS. E as coordenadas do centro de gravidade so:

#A.1#

#A.2# Se o material da placa homogneo, (x, y) = constante, e as relaes acima tornam-se iguais a #D.2# e #D.3# do tpico anterior. Portanto, centride e centro de gravidade so coincidentes se o material homogneo ou pode ser assim considerado ( o caso da maioria das aplicaes prticas).

Calculando centrides por composio

Figura 01 O centride de algumas superfcies com formas geomtricas mais complexas pode ser facilmente calculado se houver possibilidade de subdiviso em formas mais simples.
Pgina 142 de 173

Seja o exemplo da Figura 01 (a), em que a superfcie pode ser subdividida em dois retngulos conforme (b) da mesma figura. Retngulo uma forma simples, que tem dois eixos de simetria, cuja interseo coincide com a interseo das diagonais. Portanto, nesse exemplo, as coordenadas dos centrides de cada, (x1, y1) e (x2, y2), so facilmente determinadas. De forma genrica, as coordenadas do centride resultante da composio so dadas por:

#A.1#

#A.2# As frmulas podem inclusive ser usadas para partes vazadas (furos). Nessas, as reas dever ser consideradas negativas.

Pgina 143 de 173

Sees planas I-12

Centride para trs dimenses

Na pgina anterior, foi dada a formulao para as coordenadas do centride de uma superfcie. Para um corpo real de trs dimenses, as frmulas so similares, com integrao no volume:

#A.1#

Para uma superfcie em trs dimenses, as frmulas so:

#B.1# Essas relaes valem na prtica para corpos reais (cascas) de espessura pequena e constante. Se a superfcie plana, uma coordenada eliminada e as frmulas so iguais s da pgina anterior. Para linhas em trs dimenses,

#C.1# As frmulas acima valem na prtica para corpos reais (arames) de bitola pequena e constante.

Exemplo: determinar o centride de um arame em forma de um quarto de circunferncia de raio R conforme Figura 01.

Pgina 144 de 173

Figura 01

O comprimento da curva = 2 R / 4 = R / 2. Desde que plana, zC = 0. Usando as demais equaes de #C.1#,

Centrides para algumas formas geomtricas Este tpico d igualdades j desenvolvidas para alguma formas. Conforme visto em pgina anterior, h coincidncia com o centro de gravidade para corpos de materiais homogneos. Formas comuns com dois ou mais eixos de simetria (crculo, elipse, retngulo, etc) no so aqui apresentadas porque a localizao facilmente determinada pela interseo desses eixos.

Pgina 145 de 173

Segmento circular xC = 0

Obs:

para = (semicrculo)

Segmento parablico

Conforme xC = 0
Pgina 146 de 173

Semicircunferncia xC = 0

Obs: referente linha. No superfcie.

Setor circular xC = 0

Pgina 147 de 173

Tringulo issceles xC = 0

Teoremas de Pappus-Guldin So assim denominados porque foram originalmente descobertos pelo matemtico grego Pappus de Alexandria e redescobertos na Europa por Paul Guldin. Teorema 1: a rea S de uma superfcie de revoluo dada por S = s d #A.1#. Onde s o comprimento da curva geratriz e d a distncia percorrida pelo centride dessa curva em uma rotao completa. Teorema 2: o volume V de um slido de revoluo dado por V = S d #B.1#. Onde S a rea da superfcie geratriz e d a distncia percorrida pelo centride dessa rea em uma rotao completa.

Figura 01 Exemplo: determinar a rea da superfcie de um toride.


Pgina 148 de 173

Seja a ilustrao da Figura 01. O toride gerado pela revoluo de uma circunferncia de raio r. Portanto, o comprimento da curva 2 r. O centride (que o centro dessa circunferncia) percorre uma distncia 2 R para a gerao. Aplicando ento o Teorema 1, S = 2 r 2 R = 4 2 r R Exemplo: determinar o centride de uma semicircunferncia. Uma semicircunferncia de raio R girando em torno de sua base gera uma superfcie esfrica de mesmo raio. A rea da esfera 4 R2. O comprimento da semicircunferncia R. Se y a distncia do centro para o centride, ele percorre uma distncia 2 y para a gerao. Segundo, #A.1#, 4 R2 = R 2 y . Portanto, y = 2 R / conforme tpico anterior. Exemplo: determinar o centride de um semicrculo. Uma esfera de raio R gerada por um semicrculo de mesmo raio que gira em torno da sua base. O volume de uma esfera (4/3) R3. A rea de um semicrculo (1/2) R2. Se y a distncia do centro para o centride, ele percorre 2 y para girar uma volta. Segundo #B.1#, (4/3) R3 = (1/2) R2 2 y . Portanto, y = 4 R / (3 ) conforme dado no tpico anterior.

Pgina 149 de 173

Sees planas I-20

Momento de inrcia de rea

O momento de inrcia de rea ou momento de segunda ordem de rea uma propriedade de uma seo plana de um corpo, que tem relao com a resistncia deformao. Apesar da semelhana em formulao e em alguns teoremas, no deve ser confundido com momento de inrcia de massa, que usado no estudo da rotao de corpos rgidos. comum o mesmo smbolo (I) para ambos, mas a distino fica normalmente clara no contexto e nas unidades fsicas. Nesta pgina, ser usado o smbolo J para o momento de inrcia de rea. Em Engenharia, usual o emprego da expresso reduzida momento de inrcia para designar o momento de inrcia de rea. Seja, conforme Figura 01, uma superfcie plana genrica de rea S e um sistema de coordenadas ortogonais XY. Os momentos de inrcia em relao a cada eixo so dados por:

Figura 01 #A.1#

#A.2#

O momento polar de inrcia em relao origem calculado por:

Pgina 150 de 173

#B.1# Da relao trigonomtrica r2 = x2 + y2 conclui-se que #B.2# Da definio, pode-se notar que momentos de inrcia so sempre valores positivos. A unidade bsica no Sistema Internacional (SI) o m4. O submltiplo cm4 bastante usado para valores prticos. Raios de girao so definidos a partir dos momentos de inrcia anteriores:

#C.1# O raio de girao tem dimenso de comprimento e um parmetro geralmente usado no estudo da estabilidade de colunas.

Figura 02 Exemplo: para um retngulo de base b e altura h, determinar os momentos de inrcia em relao aos eixos de simetria (Figura 02). Para o momento em relao ao eixo X, pode-se supor que a integrao ao longo de uma faixa horizontal de altura dy (de b/2 a +b/2) uma parcela infinitesimal, ou seja, dJx = y2 b dy. Integrando,

Pgina 151 de 173

Usando procedimento similar para o eixo Y, o resultado da integrao

Teorema de Steiner

Sejam uma superfcie plana de rea S e dois sistemas de coordenadas ortogonais de eixos paralelos X1Y1 e XCYC, com as distncias entre eixos dadas conforme figura. A origem do sistema XCYC coincide com o centride C da superfcie.

Figura 01 O teorema de Steiner (ou teorema dos eixos paralelos) relaciona os momentos de inrcia nessa translao de eixos: Jx1 = JxC + S y1C2 #A.1# Jy1 = JyC + S x1C2 #A.2# E os momentos polares de inrcia tm relao similar: J01 = J0C + S r1C2 #B.1# Exemplo: determinar os momentos de inrcia em relao a X e a Y do retngulo inclinado de conforme Figura 02. Considerar que a altura h muito pequena em relao base b. Um ponto genrico P(x, y) o centride de uma poro de rea elementar h dr.

Pgina 152 de 173

Figura 02

Sejam ento dJxC e dJyC os momentos de inrcia dessa poro em relao a XC e a YC. De acordo com as relaes #A.1# e #A.2#, dJx = dJxC + h dr y2 dJy = dJyC + h dr x2 dJx = dJxC + h dr r2 sen2 dJy = dJyC + h dr r2 cos2 Desde que a rea h dr pequena, pode-se supor dJxC = dJyC = 0. E as equaes acima so resolvidas por integrao:

Momentos de inrcia para sees compostas

Para uma composio de sees, valem as frmulas: #A.1# #A.2#

Pgina 153 de 173

Jxi e Jyi so os momentos de inrcia de cada parte.S i so as respectivas reas. xi e yi so as distncias entre eixos de cada parte e os eixos X e Y. Todos os eixos correspondentes (x ou y) devem ser paralelos.

Figura 01 Exemplo: para o perfil I da Figura 01, determinar os momentos de inrcia em relao aos eixos de simetria X e Y. Essa seo pode ser decomposta em trs retngulos: (1): largura b, altura tb (2): largura tw, altura (h 2tb) (3): largura b, altura tb Usam-se agora as relaes dadas e os momentos de inrcia calculados no primeiro tpico. Para o eixo X: S1 S2 S3 y1 y1 y3 = = = = = = b tb tw (h 2tb) b tb h/2 tb/2 0 h/2 + tb/2

Para o eixo Y: Si conforme acima x1 = x2 = x3 = 0 Substituindo em #A.1# e #A.2# e simplificando,

Pgina 154 de 173

Pgina 155 de 173

Sees planas I-22

Produto de inrcia

Figura 01 Seja uma seo plana qualquer de rea S e um sistema de coordenadas XY conforme Figura 01 O produto de inrcia dessa seo em relao aos eixos definido por:

#A.1# O produto de inrcia tem a mesma dimenso do Momento de inrcia (L4), mas, diferente deste ltimo, pode ser positivo, negativo ou nulo. Se a seo tem um eixo de simetria e esse eixo coincide com X ou Y, ento o produto de inrcia em relao a X e Y nulo.

Pgina 156 de 173

Teorema de Steiner para produto de inrcia

Figura 01

Sejam uma superfcie plana de rea S e dois sistemas de coordenadas ortogonais de eixos paralelos X1Y1 e XCYC, com as distncias entre eixos dadas conforme figura. A origem do sistema XCYC coincide com o centride C da superfcie. O teorema de Steiner (ou dos eixos paralelos) para o produto de inrcia tem forma similar do momento de inrcia: Jx1y1 = JxCyC + S x1C y1C #A.1#

Produto de inrcia para sees compostas A frmula similar da composio de momentos de inrcia: #A.1# Jxiyi so os produtos de inrcia de cada parte.S i so as respectivas reas. xi e yi so as distncias entre eixos de cada parte e os eixos X e Y. Todos os eixos correspondentes (x ou y) devem ser paralelos.

Exemplo: determinar o produto de inrcia em relao ao centride de uma cantoneira de abas iguais de comprimento b e espessura w conforme Figura 02. Em primeiro lugar, deve-se determinar os valores x e y para o centride do elemento, que, pela simetria, devem ser iguais.

Pgina 157 de 173

Figura 02 A cantoneira subdividida em dois retngulos (1) e (2) conforme figura. As reas e as posies dos centrides de cada (em relao ao lado esquerdo da cantoneira) so: S1 S2 x1 x2 = = = = w w w b (b w) b / 2 / 2

Segundo frmula do tpico Calculando centrides por composio,

Resolvendo a equao e considerando a igualdade de x com y,

Os termos Jxiyi da relao #A.1# so nulos porque os produtos so tomados em relao aos eixos de simetria dos retngulos. Assim,

Pgina 158 de 173

Sees planas I-24

Rotao de eixos para momentos de segunda ordem Sejam, conforme Figura 01, uma superfcie genrica S e um sistema de coordenada XY. Para um sistema UV de mesma origem e com uma rotao , valem as relaes a seguir.

Figura 01 #A.1#

#A.2#

#A.3# Considera-se a identidade (ver pgina correspondente): cos 2 = cos2 sen2 #B.1# Substituindo em #A.1# e em #A.2# e simplificando, obtm-se outras formas para essas relaes: Ju = Jx cos2 + Jy sen2 Jxy sen 2 #C.1# Jv = Jx sen2 + Jy cos2 + Jxy sen 2 #C.2# Seja a relao j vista para o momento polar de inrcia: J0 = Jx + Jy #D.1#
Pgina 159 de 173

Somando #A.1# com #A.2# (ou #C.1# com #C.2#), J0 = Ju + Jv = Jx + Jy #D.2# Esse resultado indica que, na rotao de eixos, o momento polar de inrcia no se altera. Eixos principais e eixos centrais de inrcia Atravs da derivao das frmulas #A.1# e #A.2# do tpico anterior, demonstra-se que h um ngulo de rotao no qual o momento de inrcia em relao a um eixo mximo e, em relao ao outro, mnimo. Eixos nesse ngulo so denominados eixos principais de inrcia.

Figura 01 Se, na Figura 01, AB so os eixos principais, os momentos de inrcia so calculados por:

#A.1# E os ngulos so dados por:

#A.2# Eixos principais de inrcia cuja origem o centride (ou centro de gravidade, no conceito prtico) da seo so denominados eixos centrais de inrcia.

Pgina 160 de 173

Figura 02

A notao de praxe usa os smbolos 1 e 2 para designar o de maior e menor momento de inrcia respectivamente. Assim, nas igualdades anteriores, os ndices A e B so substitudos por 1 e 2 se for central de inrcia. Desde que o produto de inrcia Jxy nulo se um eixo de simetria, deduz-se a partir de #A.1# que, se uma seo tem um eixo de simetria, um dos eixos principais coincide com ele. Naturalmente, o outro eixo principal perpendicular. Nos exemplos da Figura 02, a seo (a), perfil tipo I, tem dois eixos de simetria e os eixos principais so facilmente determinados. Em (b), perfil tipo U, h apenas o eixo 1 de simetria e a posio do eixo 2 deve ser determinada a partir do clculo do centride C da seo. Para os eixos principais, duas igualdades podem ser formuladas: JA + JB = Jx + Jy #B.1# JA JB = Jx Jy Jxy2 #B.2# A primeira a igualdade #D.2# do tpico anterior. A segunda obtida pela separao de #A.1# nas duas relaes e posterior multiplicao e simplificao. Elipse central de inrcia Uma elipse central de inrcia traada conforme exemplo da Figura 01 abaixo (o eixo horizontal o de menor momento). Os raios R1 e R2 so os raios de girao correspondentes aos momentos de inrcia mximo e mnimo. Portanto,

Pgina 161 de 173

Figura 01

#A.1# Para um eixo genrico U, o raio de inrcia Ru dado por:

#A.2# Ou graficamente conforme figura. E o momento de inrcia em relao a U alculado por: Ju = Ru2 S #A.3#

Mdulo de resistncia

Seja, conforme Figura 01, uma seo genrica S e um eixo principal de inrcia (1, neste caso). Em relao a esse eixo, e1 e e2 so as distncias dos pontos extremos da seo.

Pgina 162 de 173

Figura 01

Os mdulos de resistncia da seo em relao ao eixo 1 so definidos por:

#A.1# Se a seo simtrica, e1 = e2 = e, existindo apenas um valor:

#A.2# As distncias so consideradas em valores absolutos (sem sinal). A unidade bsica do mdulo de resistncia no Sistema Internacional m 3. Valores prticos geralmente usam o submltiplo cm3.

Pgina 163 de 173

Cilindro de parede espessa

Relaes bsicas As frmulas simples para clculo de reservatrios cilndricos de parede fina supem tenses internas constantes, aproximao perfeitamente aceitvel para o caso.

Fig 01

Se o cilindro tem parede espessa (em geral, assim considerado se espessura maior que 1/10 do raio interno), as tenses internas variam significativamente e a aproximao anterior no mais vlida. Consideramos um cilindro espesso conforme (a) da Figura 01, que, segundo o corte transversal em (b) da mesma figura, submetido a uma presso interna p i ou a uma presso externa pe. Os raios interno e externo so ri e re respectivamente. Supondo uma fatia de comprimento longitudinal unitrio, a Figura 02 (a) representa uma poro elementar dessa fatia, limitada pelo ngulo d e pelos raios r e r + dr. A simetria da questo permite concluir que as tenses transversais no elemento so nulas e que as tenses normais r e dependem apenas de r e no de .
Pgina 164 de 173

Para equilbrio das foras na direo radial, temos r r d + 2 (d/2) dr = (r + dr) (r + dr) d. r r d + d dr = r r d + r dr d + dr r d + dr dr d. Desprezando a parcela com trs diferenciais e simplificando, chegamos a (dr / dr) + (r ) / r = 0 #A.1#. A parte (b) da Figura 02 trata das deformaes da poro elementar do cilindro. Lembrando novamente a simetria, conclumos que no h deslocamento angular, restando apenas o deslocamento radial u dado por aa' ou dd'. O comprimento original no sentido radial dado por ab ou dc, que equivale a dr. No deslocamento para a'b'c'd', esse comprimento aumenta de u + du u. Portanto,a deformao radial do elemento dada por

Fig 02 r = (u + du u) / dr = du / dr #B.1#. O arco ad (r d) varia para a'd' ou (r + u) d. Temos ento a deformao tangencial = [ (r + u) d r d ] / (r d) = u / r #B.2# Aplicamos agora a lei de Hooke para tenses no plano porque supomos, por enquanto, as extremidades do cilindro abertas, isto , sem tenses ao longo do eixo z ( = coeficiente de Poisson) r = (1 / E) (r ) = du / dr #B.3#.
Pgina 165 de 173

= (1 / E) ( r) = u / r #B.4#. Resolvendo o sistema de equaes anterior para as tenses, temos os resultados r = [ E / (1 2) ] (du / dr + u / r) #B.5#. = [ E / (1 2) ] (u / r + du / dr) #B.6#. Temos r = [ E / (1 2) ] [ du / dr du / dr + u / r u / r ]. Tambm dr / dr = [ E / (1 2) ] [ d2u / dr2 + ( / r) du / dr u / r2 ]. Substituindo em #A.1# e simplificando, temos d2u / dr2 + (1 / r) du / dr u / r2 = 0 #C.1#. A soluo da equao diferencial u = K1 r + K2 / r #C.2#. Substituindo e resolvendo em #B.5# e #B.6#, r = [ E / (1 2) ] [ K1 (1 + ) K2 (1 ) / r2 ] #D.1#. = [ E / (1 2) ] [ K1 (1 + ) + K2 (1 ) / r2 ] #D.2#. As constantes de integrao K1 e K2 so determinadas pelas condies de contorno: para r = ri, r = pi e, para r = re, r = pe. Substituindo em #D.1# e resolvendo, K1 = [ (1 ) / E ] [ (ri2 pi re2 pe) / (re2 ri2) ] #D.3#. K2 = [ (1 ) / E ] [ ri2 re2 (pi pe) / (re2 ri2) ] #D.4#. Substituindo esses valores em #D.1# e #D.2# e simplificando, temos as relaes bsicas para o cilindro aberto. r = [ (ri2 pi re2 pe) / (re2 ri2) ] [ ri2 re2 (pi pe) / (re2 ri2) r2 ] #E.1#. = [ (ri2 pi re2 pe) / (re2 ri2) ] + [ ri2 re2 (pi pe) / (re2 ri2) r2 ] #E.2#. Onde r: tenso radial em um ponto de raio r. : tenso tangencial em um ponto de raio r. ri: raio interno do cilindro. re: raio externo do cilindro. pi: presso interna atuante. pe: presso externa atuante. r: raio correspondente s tenses anteriores.

Pgina 166 de 173

Casos especficos A frmula deduzida no tpico anterior vale para cilindro de extremidades abertas e livres, isto , sem tenses no eixo z ou z = 0. Aplicaes tpicas so montagens mecnicas com interferncia. Para reservatrios, as extremidades so obviamente fechadas e devemos considerar tenses ao longo do eixo z.

Fig 01

A fora numa extremidade devido presso externa pe re2. De forma anloga, para presso interna, pi ri2. A diferena entre essas foras atua na rea (r e2 ri2). Portanto, a tenso ao longo do eixo z para o caso de extremidades fechadas calculada por z = (ri2 pi re2 pe) / (re2 ri2) #A.1#.

Generalizando, podemos dizer que em um ponto de raio r, temos as tenses principais 1 = 2 = r 3 = z #A.2#

Reservatrio com apenas presso interna: Temos as frmulas segundo #E.1# e #E.2# do tpico anterior e #A.1# deste tpico com pe = 0. r = (1 re2 / r2) [ ri2 pi / (re2 ri2) ] #B.1#. = (1 + re2 / r2) [ ri2 pi / (re2 ri2) ] #B.2#. z = ri2 pi / (re2 ri2) #B.3#.

Pgina 167 de 173

A Figura 01 acima mostra curvas aproximadas da variao das tenses radial e tangencial com o raio para este caso. Reservatrio com apenas presso externa: Temos as frmulas segundo #E.1# e #E.2# do tpico anterior e #A.1# deste tpico com pi = 0. r = (1 ri2 / r2) [ re2 pe / (re2 ri2) ] #C.1#. = (1 + ri2 / r2) [ re2 pe / (re2 ri2) ] #C.2#. z = re2 pe / (re2 ri2) #C.3#. Montagem mecnica com interferncia Sejam dois cilindros de mesmo comprimento tais que o raio externo de um ligeiramente maior que o raio interno do outro. Se fazemos uma montagem mecnica forada dos mesmos, haver uma presso p, interna para o cilindro maior e externa para o menor, que poder ser usada para calcular as tenses nos cilindros de acordo com as frmulas j vistas. A frmula aproximada para essa presso r b (c2 + b2) b (b2 + a2) -- = --- [ --------- + c ] + --- [ --------- a ] #D.1# p Ec (c2 b2) Ea (b2 a2) r: interferncia radial (deve ser pequena em relao a b). p: presso de interferncia ou de contato. a: raio interno do cilindro menor. b: raio comum (externo do menor e interno do maior). c: raio externo do cilindro maior. Ea: mdulo de elasticidade do material do cilindro menor. Ec: mdulo de elasticidade do material do cilindro maior. a: coeficiente de Poisson do material do cilindro menor. c: coeficiente de Poisson do material do cilindro maior. Dispondo do comprimento L e do coeficiente de atrito (valores tpicos de 0,12 a 0,20 para aos), o torque mximo que pode ser transmitido T = 2 b2 L p #D.2#.

Pgina 168 de 173

Alguns exemplos Exemplo 01: uma prensa hidrulica deve produzir uma fora de 2000 kN com um mbolo de = 300 mm. Determinar a espessura da parede do cilindro para a tenso tangencial mxima igual a 80 MPa. Temos ri = 0,15 m e rea do mbolo 0,152 0,07 m2. Portanto, pi = 2000 / 0,07 29 MPa. Segundo a frmula j vista para a tenso tangencial de reservatrio com presso interna, = (1 + re2 / r2) [ ri2 pi / (re2 ri2) ], ela deve ser mxima para r = ri. Fazemos ento 80 = (1 + re2 / 0,152) [ 0,152 29 / (re2 0,152) ]. Resolvendo, re 219 mm e espessura 219 150 = 69 mm. Notar que esse clculo no dimensionamento do cilindro!

Exemplo 02: um cilindro fechado de dimetro interno 160 mm e dimetro externo 320 mm suporta uma presso interna de 150 MPa. Determinar as mnimas e mximas tenses radiais e tangenciais bem como a tenso longitudinal. Temos os dados: ri = 0,16/2 = 0,08 m | re = 0,32/2 = 0,16 m | pi = 150 106 Pa. E as frmulas j vistas: r = (1 re2 / r2) [ ri2 pi / (re2 = (1 + re2 / r2) [ ri2 pi / (re2 z = ri2 pi / (re2 ri2) ] ri2) ] ri2)

Calculamos o termo comum (re2 ri2) = (0,162 0,082) = 0,0192. Para r = ri podemos deduzir que r = pi = 150 MPa. Para r = re temos r = = 0. Para r = ri temos = (1 + 0,162 / 0,082) [ 0,082 150 / 0,0192 ] = 250 MPa. Para r = re temos a tenso = (1 + 0,162 / 0,162) [ 0,162 150 / 0,0192 ] = 100 MPa. Tenso longitudinal z = 0,082 150 / 0,0192 = 50 MPa

Pgina 169 de 173

Princpio do trabalho virtual

Introduo O meio clssico para a soluo de problemas envolvendo o equilbrio de corpos rgidos o uso das conhecidas equaes bsicas F = 0 e M = 0, onde F fora e M momento.

Fig 01

O mtodo do trabalho virtual uma alternativa que pode simplificar a soluo de vrios casos, alm de encontrar aplicaes em outras tcnicas mais avanadas como anlises por elementos finitos. Aqui estamos supondo foras coplanares, mas as equaes podem ser facilmente estendidas para trs dimenses. Sendo fora uma grandeza vetorial, a igualdade anterior das foras pode ser dada por Fx = 0 e Fy = 0 #A.1#. Consideramos os deslocamentos infinitesimais rx e ry ao longo dos eixos X e Y respectivamente. Multiplicamos cada pelas equaes em #A.1#: rx Fx = 0 e ry Fy = 0. Podemos tambm escrever rx Fx = 0 e ry Fy = 0. Essas igualdades correspondem ao produto escalar de um vetor r (de componentes rx e ry) por cada fora F atuante no corpo. Temos ento
Pgina 170 de 173

F . r = 0 #B.1#. O produto escalar de um vetor fora por um vetor deslocamento o trabalho realizado pela fora ao longo do deslocamento. Mas no sistema em equilbrio no deve, em princpio, haver deslocamento. Assim, dizemos que r um eslocamento virtual e o trabalho correspondente um trabalho virtual (usamos a notao r para distino de um deslocamento real dr). E o princpio dado pela equao #B.1# pode ser resumido da forma "se um corpo est em equilbrio esttico, a soma dos trabalhos virtuais de cada fora para qualquer deslocamento virtual nula". E a equao anterior pode ser escrita U = F . r = R . r = 0 #B.2#. Onde U a soma dos trabalhos virtuais e R a resultante das foras. Exemplo 01 A Figura 01 deste tpico d um exemplo clssico simples para demonstrar a aplicao do princpio do trabalho virtual.

Fig 01

Em (a) da figura, um sistema de barras articuladas usado para comprimir um bloco. Desejamos saber a fora de compresso em funo da fora F, do ngulo e do comprimento L. Essa fora de compresso a reao horizontal C x em C. Em (b) da figura consideramos o sistema de coordenadas com origem em A e um deslocamento virtual vertical yB de B e o correspondente deslocamento virtual horizontal x C de C.
Pgina 171 de 173

Por relaes trigonomtricas temos as coordenadas yB = L cos e xC = 2 L sen . Calculamos as diferenciais para obter os deslocamentos virtuais yB = - L sen e xC = 2 L cos . O trabalho virtual dado por U = F yB + Cx xC = 0. As demais foras (Ax, Ay e Cy) no executam trabalho. Substituindo os valores anteriores, U = F (- L sen ) + Cx (2 L cos ) = 0. Resolvendo, Cx = (1/2) F tan . Notar que os clculos seriam mais demorados com uso das equaes bsicas F = 0 e M = 0. Exemplo 02

Fig 01

Este exemplo bastante simples mais uma demonstrao da facilidade de aplicao do princpio do trabalho virtual na soluo de problemas diversos de equilbrio esttico. No sistema de cabos e roldanas dado pela Figura 01 (a), desejamos saber a relao entre a fora F e a carga W. Com a relao fundamental F = 0, precisaramos igualar sucessivamente as foras em cada roldana.
Pgina 172 de 173

Mas a geometria do caso permite facilmente concluir que um deslocamento y 1 de F igual a - 4 y2 de W. Somando os trabalhos virtuais, temos F y1 + W y2 = 0 ou F (- 4 y2) + W y2 = 0. Portanto, F = W / 4. Corpo rgido Seja, conforme Figura 01, um corpo rgido que deformado pela aplicao de um carregamento genrico. Naturalmente, o corpo deve ter algum apoio, que chamamos de restrio, para a deformao ocorrer.

Fig 01 O carregamento provoca um deslocamento u que depende das coordenadas, isto , u(x,y z). evidente que o trabalho do carregamento (foras externas) deve ser igual energia de deformao das tenses internas. possvel demonstrar que o princpio do trabalho virtual continua vlido para um deslocamento virtual u com as mesmas restries do corpo original, ou seja, o trabalho virtual externo igual energia interna virtual de deformao. A demonstrao matemtica aqui no dada. comum uma formulao como (u e U so deslocamentos): f u dV + F U = dV. Os termos do lado esquerdo se referem a cargas distribudas e concentradas respectivamente e o termo do lado direito a energia virtual de deformao.

Pgina 173 de 173

Anda mungkin juga menyukai