Anda di halaman 1dari 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE CINCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CINCIA DA COMPUTAO

CURSO MOODLE

PARA PROFESSORES

ACAUAN C. RIBEIRO MARCEL FADEL

NDICE
1. Unidade I - Primeiros Passos
Introduao sobre Moodle - Educao a Distancia - AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle Sistema de Gerenciamento de Cursos Usurios - Acrescentar/Modificar Usurio - Lista de Usurios / Relatrios - Definir Funes Globais Criao de Curso: - Acrescentar/Modificar Curso e Categoria de Curso Criao da Sala Virtual Adicionando material - Criando um texto simples - Criando uma pgina web - Link a um arquivo ou site - Organizando o material - Gerenciando de pastas e arquivos. Unidade 2 - Ferramentas de comunicao - Trabalhando com fruns - Tipos de Frum (Forum Avaliativo) - Administrando calendrio, eventos e notcias. - Criao, utilizao e gerenciamento de salas de bate-papo. - Utilizao de enquetes e avaliao de curso. - Usando RSS - Escolha Unidade 3 Exerccios Tarefas - Modalidade Avanada de Carregamento de Arquivos - Texto on-line - Envio de Arquivo nico - Lio - Questionrio Unidade 4 Administrao e Tutoria Administrao - Administrao do curso - Gerenciamento e manuteno de alunos - Criao de grupos - Fazendo cpia de segurana e restaurao Tutoria - Extra - Monitorao de alunos - Acompanhamento de atividades. - Relatrios de acesso e atividades.

Pgina 2

UNIDADE 1 PRIMEIROS PASSOS


2. Educao a Distncia
O que ? Educao a distncia (EaD) a modalidade de ensino que permite que professores (tutores) e alunos no estejam fisicamente presentes em um ambiente formal de ensino-aprendizagem.

3. Ambiente Virtual de Aprendizagem


AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem. Softwares projetados para atuarem como salas de aula virtuais, gerando vrias possibilidades de interaes entre os seus participantes. (LMS Learning Management System ).

4. O Sistema Moodle
Modular Object-Oriented Dynamic Learning um sistema livre, grtis, de fonte aberta, sob a licena GPL. tambm um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradvel e conduzido freqentemente pela perspiccia e pela criatividade. Foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Marti Dougiamas.

(...) no s trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a ateno na aprendizagem que acontece enquanto construmos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.

Pgina 3

Moodle foi criado baseado na filosofia educacional do construtivismo Construtivismo uma das correntes tericas empenhadas em explicar como a inteligncia humana se desenvolve partindo do princpio de que o desenvolvimento da inteligncia determinado pelas aes mtuas entre o indivduo e o meio. Vale lembrar tambm que o Moodle possui uma leve semelhana com o mundialmente conhecido Orkut, com a diferena de ter seu direcionamento focado na educao e interao entre estudantes professores.

5 Acessando o ambiente
Basta clicar sobre a palavra Acesso, ou tentar entrar em algum curso.

E depois fazer o login, colcoando o seu Nome de Usurio e sua Senha. Que j estaro cadastradas no sistema.

Pgina 4

6 Caixa Administrao do Site - Professor

1 O perfil de Professor, esta habilitado a: - Mostrar a lista de usurios cadastrados no sustema; - Realizar aes em conjunto sde usurios, como mandar mensagem para mais de um usurio ao mesmo tempo; - Acrescentar um novo usurio no sistema. 2 Na parte de Permisses o professor esta habilitado a designar funes globais do sistema, mais somente para usurios com menos previlegios do que ele. Ex.: Tutor que da nota, Estudante e Guest. 3 Nesse tpico o professor pode configurar: - Os campos que sero feitos back-up; - Gerenciar as notas; - Configurar a pagina inicial; - Obter relatrios. 7 - Criao de Curso O professor pode criar cursos, somente do Departamento (Categoria de Curso) que ele pertence.

Pgina 5

Preencha os campos obrigatrios como Nome completo, Nome Breve. Na prxima imagem, voc poder selecionar o Formato do Curso, so eles: - Formato de curso LAMS Este formato faz com que o Learning Activity Management System (LAMS) seja a interface central do curso. para usar este formato necessrio que o LAMS seja configurado pelo administrador. - Formato SCORM Este formato mostra um pacote SCORM na primeira seo da pgina inicial do curso . (O mdulo SCORM/AICC fornece um mtodo alternativo de exibio de um pacote SCORM em um curso.) - Formato Social Este formato articulado em torno de um frum principal que corresponde pgina principal do curso. um formato mais livre que pode ser usado, tambm, em contextos que no so cursos como, por exemplo, o quadro de avisos do departamento. - Formato Tpicos Este formato muito parecido com o formato semanal mas as unidades lgicas so assuntos ou temas. Os tpicos no tm limite de tempo. - Formato Semanal O curso organizado em unidades correspondentes a semanas, com datas de incio e fim bem definidas. Cada semana pode incluir recursos e atividades.

Pgina 6

- Formato semanal - CSS/Sem tabelas O curso organizado em unidades correspondentes a semanas sem a utilizao de tabelas no layout.

Faa as modificaes necessrias.

Depois clique em Salvar Mudanas.

Criao da Sala Virtual


PUBLICAO DE CONTEDO

Pgina 7

A publicao de contedo no ambiente um dos fatores mais importantes na Educao a Distancia EAD, devido ao fato de no haver a figura do professor presente em sala de aula, com isso por meio de ferramentas temos que prender a ateno do aluno, para que o mesmo no se desinteresse por estudar sozinho. O Moodle permite vrias formas de publicar contedo, assim facilita a interao de aluno e professor, como paginas simples, paginas com formatao HTML, links, imagens e contedo multimdia. OBS: Todos os tpicos a seguir fazem referencia ao Tutor/Professor/Administrador que tenha a permisso de Ativar edio do curso.

Ativar Edio Quando estiver em modo de edio, aparecero os seguintes cones: edio, permite modificar o que estiver ao lado dele. ajuda, abrir uma nova janela com informaes. olho aberto, indica que a respectiva atividade ou recurso est visvel aos alunos. Para modific-lo, basta clicar sobre ele. olho fechado, indica que a respectiva atividade ou recurso est oculto aos alunos. Para modifica-lo, basta clicar sobre ele. seta (para esquerda, para direita, para cima ou para baixo), usa-se para alinhar elementos do curso dentro da pgina. Dependendo da posio, pode ou no aparecer uma dessas opes. deslocamento, permite movimentar um elemento para qualquer local na pgina da disciplina. "mover aqui", permite ao professor definir onde pretende deslocar o recurso/atividade. eliminao, apagar definitivamente o recurso/atividade. mostrar somente a semana selecionanda. Mostra todas as semanas. Editor de Texto

Pgina 8

O Moodle disponibiliza um editor de texto, semelhante aos editores de textos comuns MS Word e Writer (OpenOffice), por onde feito toda a insero e formatao dos textos e recursos da plataforma.

Editor de texto Os recursos de formatao de texto (negrito, tabulado, centralizado, etc.) compem grande parte do que oferecido nos editores de textos padres. Uma funo importante que vrias coisas que se fazem no Word ou Writer pode ser copiado e colado no editor de texto, sem perdas. Assim voc pode editar um texto num editor qualquer e colar no Moodle. Publicao de Texto simples O texto simples no possibilita nenhuma mtodo de formatao negrito, tabulao, listas de itens, imagens ou smbolos. Equivale a usar um programa como o bloco de notas Abaixo segue alguns passos para insero de um texto simples no ambiente. Passos: 1 - Ative a edio do curso 2 - Clique e depois Criar uma pgina de texto simples.

Pgina 9

Publicao de texto simples Aparecera uma janela onde voc preencher alguns campos obrigatrios: 3 - Preencha com o Nome da Atividade desejada 4 - Faa uma breve descrio da atividade, perceba que para essa parte de descrever o curso esta disponvel a ferramenta de Edio de Texto.

Nome e descrio 5 - Criar uma pgina de texto simples: Escreva o seu contedo ou copie e cole algum texto nesse local. Observe que nessa caixa de texto no esta disponvel a Ferramenta de Edio de Texto. Um dos recursos que ele aceita sero os links. 6 - Janela: Aqui voc muda escolhendo que o contedo publicado abra na mesma janela, ou em outra nova. 7 Configuraes de mdulos comuns: Marcando mostrar ao terminar de configurar o seu texto ele ser publicado na hora, assim o aluno poder v-lo, clicando em ocultar o aluno no poder ver a atividade. 8 - Depois de configurar o texto da forma desejada clique em o seu texto estar feito. e pronto

Pgina 10

Texto simples e configuraes

Texto simples pronto Publicao de Texto HTML Um dos meios mais utilizados para publicao de contedo no ambiente o recurso Criar uma pgina web. Com ele voc poder usar praticamente todos os recursos de formatao de um texto feito no Word ou Writer, como: configurao de fontes (tipo e tamanho), cores, fundo de texto, negrito, link e lista numerada. 1 - Na parte de adicionar recurso, clique em Criar uma pgina web.

Pgina 11

Figura 7 Criar uma pgina web Abrir uma janela semelhante a do recurso de texto simples, onde voc preenchera com os mesmo campos obrigatrios. 2 - Coloque um nome do recurso desejando. 3 - Faa uma breve descrio do contedo.

Nome e breve descrio Pag HTML 4 - Caixa de Ferramentas: Aqui esto os cones, que facilitam a formatao do texto. Mais a frente vamos explicar a funo de cada um. 5 - Lugar onde deve digitar o texto, ou copiar e colar de alguma outra fonte. Editor de Texto HTML

Pgina 12

Colocando texto completo O editor de textos HTML permite a formatao de textos em modo intuitivo. Alm da formatao de textos, o editor dispe de outras funcionalidades teis.

Figura 10 Caixa do Editor de Texto HTML Colar textos de outros programas Voc pode copiar textos de outros programas como Microsoft Word e colar diretamente no editor, mantendo a formatao original. Basta usar as funes copia/cola do seu navegador (ou Control-C e Control-V).

Inserir Tabelas Para adicionar tabelas pgina, use o boto "Inserir Tabela". Inserir Links Para inserir un novo link, primeiro digite o texto correspondente e depois selecione-o e clique o boto "link" na barra de instrumentos. Enfim, escreva o endereo URL. Inserir carinhas (emoticons) Para inserir estes smbolos no seu texto, clique no boto "smiley" da barra de instrumentos e selecione uma das imagens abaixo. Voc tambm pode digitar o cdigo correspondente, que ser subtituido pela imagem quando a pgina for visualizada. Inserir Imagens Para incluir imagens arquivadas em outros sites e acessveis via URL use o boto "Inserir Imagem".

Pgina 13

1 - Para inserir uma imagem em uma pagina da web, primeiro clique em

depois de

selecionar a imagem clique em 2 - Selecione a imagem desejada, neste exemplo da imagem s existe um arquivo, normalmente pode haver mais de um. 3 Preencha o campo de Texto alternativo 4 E clique em OK, e pronto a imagem ir aparecer na pagina, basta redimension-la.

Inserir Imagem

Inserir Arquivo Multimdia Voc pode inserir um arquivo no meio do seu texto, ou atualizando um tpico. Pode-se inserir um arquivo Mp3, um vdeo. E se o ambiente estiver habilitado para rodar o arquivo ele ser executado. Vamos inserir um arquivo de udio. Use o mesmos passos para inserir um vdeo. Depois de passar os passos iniciais de Criar uma pgina web. 1 - Escreva um texto e selecione-o 2 - Clique no cone de inserir Link

Figura 12 Inserir arquivo multimdia 3 - Clique em procurar

Pgina 14

Procurar arquivo 4 - Clique em Arquivo... E escolha o arquivo desejado. Depois clique em Enviar. Em seguida clique em cima do arquivo enviado, para que a URL seja informada na caixa anterior. Ento clique em OK e pronto. Esse procedimento fuciona tanto para arquivos de udio, de vdeo e arquivos em Flash. OBS: Sendo que os arquivos em flash aconselha-se na hora de for enviar o arquivo marque a opo de Nova Janela.

Figura 14 - Arquivo

UNIDADE 2 FERRAMENTAS DE COMUNICAO

Pgina 15

Fruns
Os fruns permitem dilogos assncronos do grupo sobre um determinado tema. A participao nos fruns uma parte integrante da experincia de aprendizagem, ajudando-nos a esclarecer contedos e desenvolver a nossa compreenso sobre um tema especfico.

Figura 1 Exemplo de Frum, verificando os tpicos propostos no frum. Esta atividade de discusso importantssima. Os Fruns tem diversos tipos de estrutura e podem incluir a avaliao recproca de cada mensagem. As mensagens so visualizadas em diversos formatos e podem incluir anexos.

3 2

Figura 2 - Tpicos em discusso no frum. uma descrio geral sobre as finalidades do frum proposto, uma explanao dos tpicos bem sinttica; So os ttulos dos tpicos em discusso, no presente momento temo 4 tpicos em andamento, clique sobre qualquer um deles para discutir sobre o assunto; O nmero de comentrios postados nesse tpico;

Pgina 16

Mensagens enviadas aos fruns. 4 a mensagem de abertura do tpico, expondo o assunto a ser debatido, ela inserida pelo participante criador do tpico; 5 Opinio expressada por algum que pertence ao grupo; neste caso pelo alunotestador abc; Como criar um frum Bem agora vamos aprender a criar esta ferramenta essencial para ambientes virtuais.

Figura 4 Ativar Edio 1 - A primeiro passo para criar essa ferramenta de suma importncia num ambiente virtual ativar a edio;

Pgina 17

2 Neste momento acrescente uma atividade e escolha a opo Frum;

Figur6

Configuraes do frum.

3 Tipos de Fruns
Existem quatro tipos de fruns que podem ser criados,so eles: Cada USUARIO inicia apenas um tpico: Onde cada usurio s tem a possibilidade de criar um tpico. Frum Perguntas e Respostas : utiliza o modelo de perguntas e respostas como modelo de interao. Frum Geral : Onde cada usurio pode criar o seu prprio tpico. nica discusso simples : Onda h um tpico nico de discusso. . 4 uma descrio geral sobre as finalidades do frum proposto, onde pode escrever, introduzir imagens, fazer e desfazer links, e etc. 5 O nome j bem sugestivo. onde voc atribui o tamanho mximo de arquivos que os usurios podero anexar;

Agora s clicar em salvar mudanas e est prontinho o seu frum. Administrando calendrio, eventos e notcias. Nos cursos do moodle ,temos a possibilidade de incluir um calendrio com as eventos que iro acontecer,tornando mais dinnmico o curso. Vamos primeiramente localizar o nosso calendrio, caso no encontre vamos adiciona-lo Primeiramente localize a parte descrita como blocos click no combobox e selecione Calendrio.

Pgina 18

Pronto agora j temos nosso calendrio, agora vamos adicionar eventos a ele. Primeiramente click no link do ms corrente para entrar no calendrio, agora j dentro do calendrio podemos visualizar os eventos marcados e temos a possibilidade de criar o nosso evento,ento vamos a ele.

Onde temos:

1 Ms correntes onde voc pode visualizar a data atual e os eventos marcados para o ms. 2 Onde temos os tipos de evento. 3 Onde temos o acessos aos outros meses. Criando um Evento Para criar um eventos basta dar um click no boto Novo Evento,onde voc seleciona o tipo de evento e voc obter esta tela:

Pgina 19

Onde temos: Nome: Onde ser colocado o nome do nosso evento Descrio: Descrio do evento Data: Qual ser iniciado o evento Durao : Qual ser a durao do evento Repetio: Se haver repetio do evento Aps feita as configuraes basta dar um click em salvar mudanas e pronto nosso evento est cadastrado no Calendrio.

Chat
O instrumento Chat permite a realizao de uma discusso textual via web em modalidade sncrona. Este instrumento contm instrumentos para a reviso e a administrao das discusses. Alm disso, bastante utilizado em cursos distncia, inclusive servindo como uma ferramenta de integrao e de incentivo participao ativa no curso. Enfim, esta ferramentas de interatividade sncrona uma das mais conhecidas da Internet. Ela proporciona contato em tempo real entre os participantes, atravs de uma janela com texto.

Figura 8 Acessando ao chat. 1-Clicando naquele link voc estar participando dessa ferramenta de interatividade sncrona; 2-O criador do chat deve mostrar a data pr-determinada para todos os usurios ficarem sbios desta e interagirem em tempo real.

Figura 9 Interagindo no chat.

Pgina 20

3 -Do lado direito da tela ficam os usurios que esto online, clicando em cima deles voc pode fazer esse bate-papo diretamente com o mesmo. Nesse caso s uma pessoa est online nesse chat; 4 Nesse espao voc pode digitar a sua mensagem, a qual pode ser destinada por um usurio escolhido por voc ou mesmo a todos; Agora vamos criar um chat no ambiente virtual. Segue a mesma idia para criao de um frum, voc precisa ativar a edio (Figura4), acrescentar atividade e escolher a opo chat, como segue na figura 10, abaixo:

Bem, agora vamos configur-lo:

5 6

7 8
5 - uma descrio geral sobre as finalidades do chat proposto, onde pode escrever, introduzir imagens, fazer e desfazer links, e etc. Normalmente colocar a data para todos os usurios entrarem ao mesmo tempo e tirar dvidas, dar sugestes, enfim aprender mais sobre um determinado tema; 6 a data reservada para que todos os usurios entrem ao mesmo tempo j que essa uma ferramenta sncrona; 7 Voc pode escolher o perodo que as mensagens ficaro salvas ou nunca cancelar as mesmas; 8 Terminado o dilogo em tempo real, voc pode permitir ou no que eles tenham acesso as mensagens postadas; E novamente salve as mudanas.

Pgina 21

Atravs dos botes atualizar chat e atualizar frum pode-se reconfigurar qualquer um desses recursos, extraindo erros ou aperfeioando as ferramentas. Pesquisas de Avaliao Este mdulo contm alguns tipos de questionrios de avaliao de cursos, especficos para ambientes de aprendizagem virtuais. Temos os seguintes tipos de pesquisas: COLLES - Constructivist On-Line Learning Environment Survey O questionrio COLLES formado por 24 declaraes distribuidas em 6 grupos, cada uma das quais relativa a um ponto crucial de avaliao da qualidade do processo de aprendizagem no ambiente virtual: Relevncia-Quo relevante o processo de aprendizagem para a vida profissional do participante? Reflexo Crtica-As atividades on-line estimulam os processos de reflexo crtica dos alunos? Interao-At que ponto os dilogos on-line so ricos, considerando um contexto educativo? Apoio dos Tutores-Em que medida as atividades dos tutores favorecem o desenvolvimento de habilidades de participao no curso on-line? Apoio dos Colegas-Os colegas se apoiam e se encorajam mutuamente em modo sensvel? Compreenso-Os participantes e os tutores compreendem bem as comunicaes recprocas? ATTLS - Attitudes to Thinking and Learning Survey A teoria dos 'modos de saber', originalmente desenvolvida no campo da pesquisa sobre as diferenas entre os sexos (Belenky et al., 1986), compreende um instrumento de pesquisa para examinar a qualidade do discurso em um ambiente colaborativo. Incidentes Crticos A avaliao Incidentes crticos deve ser respondida com comentrios dos alunos sobre os seguintes tpicos: Como participante, em que momento voc esteve mais envolvido ? Como participante, em que momento voc esteve menos envolvido? Qual das aes de outros participantes nos fruns voc achou mais elucidante ou til? Qual das aes de outros participantes nos fruns voc achou mais desconcertante ou confusa? Qual evento foi mais surpreendente? Usando RSS Para colocar um RSS devemos primeiramente adicionar o mdulo leitor de RSS,basta ativar a edio e selecionar na parte de BLOCOS a opo e ir sugir a caixa de rss ,clickando no link Clique aqui para configurar este bloco e mostrar alimentadores RSS. ,voc ir ter esta tela:

Pgina 22

Onde temos a seguintes opes: Nmero mximo de itens mostrados em cada bloco. : Mostra o numero de noticias. Titulo: Qual ser o nome do alimentador. Mostrar link ao site de origem? : Mostra se disponvel o site que fornece o RSS. Acrescentando um RSS Basta selecionar a aba Administrar todos os meus alimentadores, assim basta digitar o endereo do link RSS e colocar um titulo para o mesmo e dar um click no boto acresentar.Caso queira testar se o link esta funcionando basta dar um click no link validar alimentador. Escolha ou Enquete Escolha semelhante a pesquisa de avaliao,tendo como diferena que o professor ter somente uma pergunta e onde ser definida as opes.

Sesso Geral
Pgina 23

Nome da escolha : Nome da nossa enqute Texto da escolha : Onde ir colocar o texto referente a enquete. Sesso Limitar : Onde voc pode limitar a quantidade de votos em uma dada opo Sesso Escolha X Escolha : O texto da opo da enquete. Limitar : O numero de votos naquela opo

Sesso Aceitar respostas apenas neste perodo Define um perodo em que a enquete estar disponvel. Sesso Miscelnea Formato de Visualizao: Define o formato de disposio das opes. Publicar resultados: Define se ser possvel o aluno ver o resultado da enquete e se for quando ser possvel a visualizao Permitir a atualizao da escolha feita : Permite o aluno mudar sua escolha. Mostrar coluna Nenhuma Resposta: Mostra a opo de sem reposta. Sesso onfigurao de mdulos comuns Nesta sesso voc define se os grupos iro participar da mesma enquete ou no.

UNIDADE 3 EXERCCIOS
Tarefas
Uma tarefa consiste na descrio ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante, que pode ser enviada em formato digital ao servidor do curso utilizando a plataforma. Alguns exemplos: redaes, projetos, relatrios, imagens, etc. Este mdulo inclui a possibilidade de descrever tarefas a serem realizadas offline - na sala de aula por exemplo - e de publicar o resultado da avaliao.

Pgina 24

Modalidade Avanada de Carregamento de Arquivos


Permite o envio de vrios arquivos

Texto on-line
Permite a elaborao de um texto utilizando a prpria ferramenta do Moodle, e o envio online do mesmo.

Envio de Arquivo nico


Como o nome mesmo diz, permite o envio de apenas um arquivo. Sendo que se estiver liberado o envio, o arquivo enviado posteriormente, substituir o existente.

Lio
A atividade Lio usada para construir uma Aula Virtual. Tem a seguinte estrutura bsica: Pgina com painel de navegao (ndice da lio) Pgina com contedo e questo Fim de seo Fim da lio A estrutura de uma lio (com os elementos acima descritos) deve ser montada e testada pelo professor. Uma lio coloca disposio dos estudantes contedos com uma forma interessante e flexvel. A Lio constituda por um certo nmero de pginas. Uma pgina com contedo e questo tem, ao final do texto da pgina, uma questo (cuja resposta correta est no texto ou pode dele ser inferida) e alternativas (uma correta). O estudante s passa para a prxima pgina se responder acertadamente a questo proposta ao fim da pgina. Se o estudante escolher a alternativa correta ele conduzido mesma pgina em que estava. A navegao pelas pginas de uma lio pode ser linear (contnua do comeo ao fim da lio) ou ter forma mais complexa, a depender do interesse didtico do professor. A tela de configurao de uma Lio mostrada na Figura.

Pgina 25

Os campos a serem preenchidos so: Nome: nome da lio Nota mxima: Este valor indica a mxima nota que um estudante pode tirar ao assistir uma Lio (virtual). Seu valor varia de 0 a 100%. Este valor pode ser mudado a qualquer tempo, depois de configurada a Lio. Qualquer mudana afeta as notas anteriormente obtidas por alunos que j assistiram Lio. Se a nota da Lio for estabelecida em 0 seu valor no aparece nas Notas do estudante. Nmero mximo de respostas/ramos de navegao: Este valor determina o nmero mximo de alternativas de uma questo (em uma pgina com questes). O valor default 4. Se as questes de uma Lio forem todas do tipo Verdadeiro / Falso ento esse nmero deve ser 2. Esse parmetro limita, tambm, o nmero de desvios 5(para outras pginas) Nmero mximo de Tentativas: Este o nmero mximo de tentativas que um aluno pode ter de acertar uma questo. No caso de questes que no fornecem alternativas para serem escolhidas, for exemplo Resposta curta e Resposta numrica, este valor substitudo por uma rotina de escape que conduz prxima pgina da Lio. O valor default 5. Valores menores podem desencorajar o aluno. Se este valor for escolhido igual a 1 o estudante tem apenas uma chance para escolher a resposta certa o que transforma a Lio em um Teste, com a particularidade das questes serem apresentadas uma por pgina. Esta parmetro global e vale para todas as questes (de qualquer tipo) de uma Lio. Ao depois da resposta correta: A ao normal seguir para a pgina indicada na resposta correta (veja construo de pginas, a seguir, nesta seo). A ao mais comum pular para a pgina indicada na alternativa escolhida pelo aluno resposta proposta. Na maioria dos casos, isto significa mostrar a pgina seguinte (se a resposta escolhida for a correta). O estudante comea na primeira pgina e, acertando as respostas s perguntas das pginas, prossegue at o fim da lio. Nmero mximo de Questes: Estabelece o nmero mnimo de questes que o aluno deve responder. Se acertar esse nmero mnima sua avaliao ser 100%. Leia mais sobre este tpico na ajuda (?) correspondente. Quando este parmetro usado deve-se colocar, na primeira pgina da Lio, o nmero mnimo de questes que o aluno deve responder. Nmero de pginas (fichas) a serem mostradas : Este parmetro s usado em lies do tipo Flash Card. o valor default zero o que significa que todas as pginas sero exibidas para o aluno. Aluno pode tentar novamente: Este parmetro estabelece o nmero de vezes que o aluno pode assistir Lio. Em geral no caso em que sua primeira nota no tenha sido a mxima. Veja o campo seguinte.

Pgina 26

Clculo do resultado das tentativas: Se o aluno puder assistir Lio mais que uma vez o professor decide, neste parmetro, como calcular a nota final (maior nota das tentativas ou nota mdia das tentativas). Disponvel a partir de: O professor pode decidir que o aluno tem perodo determinado de tempo (minutos, horas, dias, etc.) para assistir a uma determinada Lio (no o tempo de durao da Lio mas o perodo do curso em que a lio estar disponvel). 6 Prazo final: Data e hora final em que a lio estar disponvel para visualizao pelo aluno. Escolhidos os parmetros clique em Salvar mudanas. Voc ser conduzido tela mostrada na Figura 2.15. Antes de colocar o contedo da primeira pgina, clique em Salvar pgina. Voc ver a tela mostrada na Figura 2.16. Clique no smbolo de Edio (a pequena mo com uma caneta) e comece a primeira pgina de sua primeira Lio.

Questionrio
O mdulo Questionrio permite ao professor criar um banco de questes que pode ser reutilizado em outros questionrios. Os questionrios compreendem, entre outros modos, a definio do perodo de disponibilidade, a apresentao de feedback automtico, diversos sistemas de avaliao e a possibilidade de diversas tentativas. Questes: mltipla escolha, verdadeiro ou falso e respostas rpidas. Para acessar a atividade, clique em Adicionar Atividades. Inicialmente, preciso configurar o nome do questionrio, uma pequena explicao e sua data de incio e trmino.

Os questionrios permitem a definio de um tempo para resposta por questes, o nmero de questes por pgina, configurar que as mesmas tenham uma ordem aleatria, nmero de tentativas, se a tentativa atual depende da anterior, o critrio de notas e as permisses que ele ter.

Pgina 27

Editando o questionrio A tela a seguir explica a montagem do questionrio. Do lado direito, est a regio reservada ao banco de questes (dividido em categorias) e, do lado esquerdo, as questes que fazem parte do questionrio.

Durante a criao do banco de questes, ideal que se use os ttulos de forma a criar uma categoria, ou ento, captulos para facilitar a localizao. medida que o curso for evoluindo, essas questes podem ser usadas a qualquer momento na elaborao de um novo questionrio. permitido ao professor importar questes vindas de outros cursos on-line e em outras plataformas. Clicando no boto Editar categoria para criar a categoria da questo. Criando questes Aps criar a categoria, necessrio definir o tipo de questes que ser usado. O Moodle permite criar at dez tipos diferentes de questes, alm de aceitar perguntas j criadas em outros ambientes de Ensino Distncia. Questes de Mltipla Escolha As questes de mltipla escolha podem se dividir em dois modos: resposta nica ou resposta mltipla. Toda questo tem uma mensagem de retorno, o feedback, podendo ser padro ou personalizada para auxiliar o aluno. As questes tambm podem ser criadas em torno de uma imagem j previamente guardada na pasta de arquivos.

Pgina 28

Ao entrar nessa atividade, ela perguntar qual categoria atrelar essa pergunta. Ao definir a categoria, ser necessrio digitar um nome para que essa questo fique guardada no banco de dados. Esse nome ser a referncia da questo. Ao finalizar o nome e a categoria, pode-se atribuir uma imagem a ela. A atividade de mltipla escolha ainda permite ao professor definir uma penalidade para cada erro cometido na questo. Questes de Verdadeiro/Falso As questes de verdadeiro ou falso tm caractersticas muito parecidas com as de mltipla escolha. Sua diferena est no processo do professor dar um feedback para o aluno ao errar ou acertar a questo. Questes de Resposta Breve As questes de Resposta Breve tm caractersticas muito parecidas com as de mltipla escolha e verdadeiro/falso. Uma caracterstica da Resposta Breve est no fato dela ser sensvel a letras maisculas e minsculas. Questes de Resposta Numrica Como o prprio nome diz, esse tipo de questo tem como valor final um valor numrico. Dentro deste valor numrico, pode ser definida uma margem de erro aceitvel, sendo para um valor maior ou menor quele que foi definido. Por exemplo, o professor resolve desenvolver um exerccio de verificao sobre os votos em uma determinada eleio. Esse tipo de dado permite que se tenha uma margem de erro de at 5% para mais ou para menos do valor obtido. Outro acerto que esse tipo de resposta permite ao professor, parametrizar a unidade que ser utilizada para a resposta. Para permitir unidades alternativas na resposta possvel definilas nos campos de Unidades Alternativas. Por exemplo, se a resposta for 1 m possvel decidir aceitar tambm 100 cm. Neste caso, o campo Multiplicador vale 100 e o campo unidade cm. Para nmeros no-inteiros, devem-se usar pontos decimais e no vrgulas. possvel entrar em contato com o Administrador de seu ambiente Moodle para que ele permita o uso de vrgulas. Questes de Associao A associao permite ao professor elaborar uma questo que ser embaralhada automaticamente. obrigatrio criar ao menos trs questes para que se exista uma associao. Questes de Descrio Feedback com a resposta correta. Esse tipo no necessariamente uma questo, e sim apenas um texto explicativo de um questionrio, servindo de referncia para as questes. Assim como nos demais editores de questes, possvel adicionar uma imagem. Questes Aleatrias de Associao com respostas Breves As Questes Aleatrias apresentam questes subordinadas e diversas respostas. Cada questo corresponde a apenas uma resposta correta.

Pgina 29

As questes tm pesos iguais para o clculo da nota. As questes e as respostas so escolhidas aleatoriamente entre as Questes com Resposta Breve de uma categoria. Cada tentativa de resposta de um questionrio ter um conjunto de perguntas e respostas diverso. O banco de questes (na categoria) deve ter pelo menos duas questes com respostas breves. Essas questes no precisam ser colocadas no questionrio. Questes de Preenchimento (Cloze) As questes de preenchimento funcionam muito parecidas com o JCloze do Hot Potatoes. A diferena que no Moodle no existe um editor visual para elaborar esse tipo de questo, fazendo com que o professor conhea um pouco de programao para que o mesmo funcione corretamente. Questes Dissertativas Como o prprio nome j informa, permite ao aluno dar uma resposta por meio de dissertao. Introduo. Informaes sobre o questionrio criado. Com um questionrio j criado e as perguntas definidas, o professor pode obter algumas informaes e manipular por meio da barra de navegao. Essa barra permite ter a informao sobre o questionrio que est sendo aplicado.

UNIDADE 4 ADMINISTRAO E TUTORIA


Administrao Backup
Esta ferramenta pode (e deve) ser usada durante um curso para criar uma cpia de segurana de todo o contedo, notas, atividades, materiais e trabalhos enviados pelos alunos. Ao final de um perodo, devendo a disciplina ser repetida (novo semestre), faa um backup retirando todas as informaes que no so permanentes. Isto pode ser feito escolhendo as opes mostradas na Figura seguinte(que preservam apenas as informaes sobre o curso eliminando as informaes e materiais dos alunos).

Restaurar
Havendo necessidade (por algum motivo) de restaurar o contedo de um curso em andamento clique em Restaurar para acessar a tela mostrada a seguir.

FUNO DO TUTOR

Pgina 30

A Distncia O tutor a distncia, tem como funo mediar didtico-pedagogicamente o processo de aprendizagem, participar das atividades referentes ao curso, na interao com o estudante, atravs de diversas mdias, tanto no que diz respeito ao contedo da disciplina quanto s demais atividades acadmicas. Nos horrios de planto, deve estar disposio dos estudantes para tirar dvidas quanto ao contedo das disciplinas.

Presencial O tutor presencial tem como funo, orientar e estimular os estudos, favorecer a interao entre tutor a distncia e alunos, entre alunos e o coordenador de plo; participar dos momentos de avaliao; acompanhar individualmente os discentes no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; auxiliar na produo dos relatrios necessrios ao bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; e distribuir o material didtico.

EDUCAO A DISTNCIA: RETROSPECTIVA HISTRICA Entende-se educao a distncia como uma estratgia desenvolvida por sistemas educativos para oferecer educao a setores ou grupos da populao que, por razes diversas, tm dificuldade de acesso a servios educativos regulares. A Educao a Distncia caracterizada: pela separao do professor e aluno no espao e/ou tempo; controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante; comunicao entre alunos e professores mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia. Embora a tecnologia seja uma parte importante da educao a distncia, qualquer programa de sucesso deve focalizar mais nas necessidades instrucionais dos alunos do que na prpria tecnologia. Devem ser considerados, por exemplo, suas idades, sua base cultural e scioeconmica, interesses e experincias, nveis de educao e familiaridade com mtodos de educao a distncia.

EAD no Brasil Abaixo, segue-se um apanhado da EAD no Brasil, destacando vrios projetos, que contriburam para a disseminao da Educao a Distncia. Em 1904: escolas internacionais que eram instituies privadas que ofereciam cursos pagos, por correspondncia; Em 1934: Edgard Roquete-Pinto instalou a Rdio-Escola Municipal no Rio; alunos tinham acesso prvio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava tambm correspondncia para contato com alunos; Em 1939: surge o Instituto Universal Brasileiro, em So Paulo;
Pgina 31

Em 1941: 1 Universidade do Ar; durou 2 anos; Em 1947: Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e Emissoras Associadas; Em 1961/65: Movimento de Educao de Base (MEB) - Igreja Catlica e Governo Federal, utilizava um sistema radioeducativo: educao, conscientizao, politizao, educao sindicalista, ... Em 1970: Projeto Minerva - convnio entre Fundao Padre Landell de Moura e Fundao Padre Anchieta para produo de textos e programas; Em 1972, o Governo Federal enviou Inglaterra um grupo de educadores tendo frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatrio final marcou uma posio reacionria s mudanas no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstculo implantao da Universidade Aberta e a Distncia no Brasil; Na dcada de 70: Fundao Roberto Marinho - programa de educao supletiva a distncia, para 1 e 2 graus; Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Braslia (Lei 403/92), podendo atingir trs campos distintos: - Ampliao do conhecimento cultural: organizao de cursos especficos de acesso a todos; - Educao continuada: reciclagem profissional s diversas categorias de trabalhadores e queles que j passaram pela universidade; - Ensino superior: englobando tanto a graduao como a ps-graduao.

Fonte: Fonte: http://ead.faesa.br/ead.htm

Regulamentao da educao a distncia oficial no Brasil O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV da Constituio, e de acordo com o disposto no art. 80 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. DECRETA: Art. 1 --- Educao a Distncia uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao. Pargrafo nico --- Os cursos ministrados sob a forma de educao a distncia sero organizados em regime especial, com flexibilidade de requisitos para admisso, horrios e
Pgina 32

durao , sem prejuzo, quando for o caso, dos objetivos e das diretrizes curriculares fixadas nacionalmente.

Art. 2 --- Os cursos a distncia que conferem certificado ou diploma de concluso do ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino mdio, da educao profissional, e de graduao sero oferecidos por instituies pblicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim, nos termos deste Decreto e conforme exigncias a serem estabelecidas em ato prprio, expedido pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto. 1 --- a oferta de programas de mestrado e doutorado na modalidade a distncia ser objeto de regulamentao especfica.

Fonte: http://edsonary.blogspot.com/2007/06/grupo-3-breve-histria-da-ead-no-brasil.html

DA ATUAO DO TUTOR Cada tutor acompanhar, a distncia, um grupo de alunos desempenhando as atribuies listadas abaixo: Conhecer o Projeto Pedaggico do Curso, sua organizao, estrutura e funcionamento, o material didtico das disciplinas e o sistema de tutoria da Universidade; Organizar, juntamente com o Coordenador do Curso, a logstica necessria para a realizao dos eventos presenciais nos plos: videoconferncias, seminrios, reunies, avaliao de aprendizagem e demais atividades previstas no calendrio acadmico ou programadas pela coordenao do curso; Planejar e propor, com aceite do professor ministrante, as atividades de avaliao da aprendizagem, bem como os critrios de correo; Centralizar o recebimento de trabalhos do seu grupo de alunos (relatrios, exerccios, artigos, etc); Participar, controlar e atribuir nota s avaliaes do curso; Corrigir as avaliaes presenciais e trabalhos; Auxiliar os tutores presenciais esclarecendo dvida sobre os contedos abordados nos materiais didticos do Curso e nas atividades propostas; Avaliar o material didtico e o ambiente de aprendizagem do curso, sugerindo eventuais mudanas;

Pgina 33

Alimentar a plataforma de aprendizagem com as informaes necessrias e as solicitadas pela Coordenao do Curso e pelo Professor ministrante; Elaborar e encaminhar relatrios solicitados pela Coordenao do Curso; Manter contato constante com os tutores presenciais para fins de acompanhamento e orientao sobre assuntos pertinentes ao curso, disciplinas e atividades com os alunos; Acompanhar diariamente seu correio eletrnico, respondendo s solicitaes dos responsveis pelo curso, tutores presenciais e alunos em no mximo 24 horas; Fornecer retorno ao professor ministrante sobre trabalhos e avaliaes realizadas; Auxiliar o professor ministrante em todas as necessidades do curso; Articular e viabilizar o trabalho de Orientao Acadmica; Responsabilizar-se pelo acompanhamento do processo de avaliao em suas mltiplas dimenses; Responsabilizar-se pela distribuio do material didtico.

Perfil do tutor para EaD on-line:

Ter disponibilidade para se comunicar com seus alunos atravs de encontros programados

durante o curso, por meio de chats ou fruns de discusses; Dialogar e trocar experincias; Ser amigvel e encorajador, motivando o aluno e orientando-o nas carncias tcnicas ou cientficas; possuir clareza do que seja avaliar; Propor desafios e reflexes; Possuir computador de fcil manuseio e acesso; Deve estar ciente de tudo o que ocorre no ambiente; Monitorar todas as mensagens; Transmitir em todos os momentos do curso, muita segurana e conhecimento, mais segurana que conhecimento. O forte da questo mediar; Estar presente por meio da interao, quer dizer, comentando as mensagens dos cursistas, os comentrios exigem ateno e cuidado;

No devem descuidar das respostas, por breve que sejam. A ateno muitssimo
importante para o cursista; Trabalhar sobre o prisma da matriz humanizante.

Pgina 34

Referencias
http://www.educnet.info http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=94401 http://www.educacaonanet.com.br/professores/

Pgina 35

Anda mungkin juga menyukai