Anda di halaman 1dari 6

PEQUENO GLOSSRIO DE DIREITO

Despacho: Todo ato do juiz no processo que no seja uma deciso. usado para pedir que se ouam as partes, por exemplo, ou em resposta a petio. Mas, ateno: na prtica, algumas vezes o termos tambm empregado com relao a decises.

Deciso interlocutria: Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, decide ponto relevante que represente a soluo da lide.

Deciso monocrtica: Deciso final em um processo, tomada por um juiz ou, no caso dos Tribunais Superiores, por um ministro. No STF, por exemplo, podem ser decididos monocraticamente pedidos ou recursos manifestamente intempestivos, incabveis ou improcedentes, ou que contrariem a jurisprudncia predominante no Tribunal, ou ainda em que for evidente sua incompetncia.

Deciso definitiva: Deciso final em um processo. Pode ser uma sentena, quando tomada por um juiz, ou acrdo, quando proferida pelo tribunal.

A quo: Juzo a quo aquele de cuja deciso se recorre. Dies a quo o dia em que um prazo comea a ser contado.

Relator: Ministro sorteado para dirigir um processo. Tambm pode ser escolhido por preveno, quando j for o relator de processo relativo ao mesmo assunto. O relator decide ou, conforme o caso, leva seu voto para deciso pela turma ou pelo plenrio.

Repercusso Geral: A Repercusso Geral um instrumento processual inserido na Constituio Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional 45, conhecida como a Reforma do Judicirio. O objetivo desta ferramenta possibilitar que o Supremo Tribunal Federal selecione os Recursos Extraordinrios que ir analisar, de acordo com critrios de relevncia jurdica, poltica, social ou econmica. O uso desse filtro recursal resulta numa diminuio do nmero de processos encaminhados Suprema Corte. Uma vez constatada a existncia de repercusso geral, o STF analisa o mrito da questo e a deciso proveniente dessa anlise ser aplicada posteriormente pelas instncias inferiores, em casos idnticos. A preliminar de Repercusso Geral analisada pelo Plenrio do STF, atravs de um sistema informatizado, com votao eletrnica, ou seja, sem

necessidade de reunio fsica dos membros do Tribunal. Para recusar a anlise de um RE so necessrios pelo menos 8 votos, caso contrrio, o tema dever ser julgado pela Corte. Aps o relator do recurso lanar no sistema sua manifestao sobre a relevncia do tema, os demais ministros tm 20 dias para votar. As abstenes nessa votao so consideradas como favorveis ocorrncia de repercusso geral na matria. Jurisprudncia Repetio uniforme e constante de uma deciso sempre no mesmo sentido.

Smula Palavra originria do latim SUMMULA, que significa sumrio, restrito, resumo. uma sntese de todos os casos parecidos, decididos da mesma maneira, colocada por meio de uma proposio direta e clara. A smula no possui carter cogente, servindo apenas de orientao para futuras decises. (cogente = obrigatrio)

Sentena de Pronncia Deciso que leva o acusado a julgamento pelo Tribunal do Jri. O magistrado, ao verificar a presena e a materialidade do crime e dos indcios suficientes de autoria, submete o ru a julgamento pelo Jri popular por meio de sentena fundamentada, indicando os dispositivos de lei pelos quais ele responder.

Transitar em julgado Expresso usada para uma deciso (sentena ou acrdo) de que no se pode mais recorrer, seja porque j passou por todos os recursos possveis, seja porque o prazo para recorrer terminou. Ao Instrumento para o cidado reivindicar ou defender um direito na Justia.

Ao originria (AO) Ao que, em funo da matria ou das partes, processada desde o incio no STF. Podem ser aes civis ou penais. As Aes Originrias do STF esto previstas no artigo 102, inciso I, e suas alneas, da Constituio Federal de 1988, que define as matrias; em relao s partes, as que tm foro privilegiado para iniciar julgamento no STF so: presidente da Repblica, vice-presidente da Repblica, membros do Congresso Nacional, ministros do STF, procurador-geral da Repblica, ministros de Estado, comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, membros dos Tribunais Superiores, membros do Tribunal de Contas da Unio e chefes de misso diplomtica de carter permanente.

Ao cvel ou civil toda aquela em que se pleiteia em juzo um direito de natureza civil, ou seja, no-criminal. Por exemplo: reas familiar, sucessria, obrigacional ou real.

Ao civil pblica Ao para responsabilizar os responsveis por causar danos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico, paisagstico ou a qualquer outro interesse coletivo ou interesse difuso. Podem propor uma Ao civil pblica: Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Unio, Estados, Municpios, autarquias, empresas pblicas, fundaes, sociedades de economia mista e associaes interessadas, constitudas h pelo menos um ano.

Ao penal (AP) a Ao para examinar a ocorrncia de crime ou contraveno. Pode ser privada, quando promovida pela pessoa que foi ofendida, ou Ao Penal Pblica.

Ao penal pblica a ao penal de iniciativa do Ministrio Pblico. Nos casos de crimes de homicdio, por exemplo, cabe ao Ministrio Pblico propor a ao.

Decreto Ato de natureza administrativa cuja competncia privativa do presidente da Repblica. Podem ser singulares, quando tratam de assuntos como nomeao, desapropriao, indulto; ou regulamentares, para executar normas institudas por lei ordinria.

Decreto Legislativo Regula matrias de competncia exclusiva do Congresso, tais como: ratificar atos internacionais, sustar atos normativos do presidente da Repblica, julgar anualmente as contas prestadas pelo chefe do governo, autorizar o presidente da Repblica e o vice-presidente a se ausentarem do pas por mais de 15 dias, apreciar a concesso de emissoras de rdio e televiso, autorizar em terras indgenas a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de recursos minerais.

Lei Complementar Pode ser proposta pelo presidente da Repblica, por deputados, senadores, comisses da Cmara, do Senado e do Congresso, bem como pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores, procurador-geral da Repblica e por cidados comuns. A lei complementar fixa normas para a cooperao entre a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios, conforme a Constituio. O qurum para aprovao de projeto de lei complementar maioria absoluta das duas Casas do Congresso (41 senadores e 257 deputados). A votao no Senado feita em turno nico, mas na Cmara realiza-se em dois turnos.

Lei Delegada Feita pelo presidente da Repblica, que solicita concesso especial ao Congresso, ou seja, uma delegao do Legislativo para poder elaborar a lei. No podem ser objetos de lei delegada atos de competncia exclusiva do Congresso, da Cmara e do Senado, nem temas relacionados com a organizao do Judicirio e do Ministrio Pblico. Outros assuntos que ficam fora da lei delegada: nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos, eleitorais, planos plurianuais e oramentos.

Lei Ordinria Trata de assuntos diversos da rea penal, civil, tributria, administrativa e da maior parte das normas jurdicas do pas, regulando quase todas as matrias de competncia da Unio, com sano do presidente da Repblica. O projeto de lei ordinria aprovado por maioria simples. Pode ser proposto pelo presidente da Repblica, deputados, senadores, Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores e procurador-geral da Repblica. Os cidados tambm podem propor tal projeto, desde que seja subscrito por, no mnimo, 1% do eleitorado do pas, distribudo pelo menos por cinco estados, com no menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles. Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI ou ADIn): A ao proposta ao Supremo Tribunal Federal para arguir a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, com a finalidade de declarar que esta lei ou ato, ou parte deles, inconstitucional, ou seja, contraria a Constituio Federal. A ADI um dos instrumentos daquilo que os juristas chamam de controle concentrado de constitucionalidade das leis. Em outras palavras, a contestao direta da prpria norma em tese. O oposto disso seria o controle difuso, em que inconstitucionalidades das leis so questionadas indiretamente, por meio da anlise de situaes concretas. Pode ser proposta pelo presidente da Repblica, pelos presidentes do Senado, da Cmara ou de Assembleia Legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da Repblica, por partido poltico e por entidade sindical de mbito nacional.

Ao Declaratria de Constitucionalidade (ADC): A ao, impetrada no Supremo Tribunal Federal, tem por finalidade confirmar a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo federal. O objetivo da ADC garantir que a constitucionalidade da lei ou ato no seja questionada por outras aes. As decises definitivas de mrito sobre essa ao tm eficcia contra todos e efeito vinculante no mbito dos demais rgos do Judicirio e do Executivo. A ADC um dos instrumentos do que os juristas chamam de controle concentrado de inconstitucionalidade das leis. A prpria norma colocada prova. O oposto disso seria o controle difuso, em que a constitucionalidade de uma lei confirmada em aes entre pessoas (e no contra leis), onde a validade da norma questionada para, se for o caso, aplicada ou no a uma situao de fato. Pode ser proposta pelo presidente da Repblica, pelas Mesas do Senado e da Cmara e pelo procuradorgeral da Repblica. Embargo de Divergncia: embargo contra julgamento de uma Turma ou Seo que difere de julgamentos de outras Turmas ou Sees sobre o mesmo tema. Esse embargo feito sobre um processo especfico.

Incidente de Uniformizao de Jurisprudncia: difere do Embargo de Divergncia porque trata de julgamento em geral, no atingindo somente um processo especfico, mas todos que versam sobre o mesmo tema. uma edio de smula.

Embargo de Infringncia: acatamento de um pedido de reforma da sentena que no foi aprovada por unanimidade.

Embargo de Declarao: embargo contra a fundamentao feita no processo para justificar a deciso dada. Pode haver Embargo de Declarao por Omisso, por Contradio e por Obscuridade. Juzo de Mrito: a valorao dos motivos e a escolha do objeto do ato administrativo, observando a convenincia e a oportunidade para o interesse pblico. aspecto pertinente aos atos discricionrios.

Precluso: a perda da oportunidade de se praticar um ato dentro de um procedimento, seja administrativo ou judicial, por um decurso de prazo ou impossibilidade lgica de produo do ato.

Acrdo: deciso emitida por Tribunal. Quando de Juiz, chama-se simplesmente Sentena.

Estatstica Forense: relatrio mensal que traz todas as atividades de cada juiz durante o ms. enviada mensalmente ao Corregedor do Tribunal e publicada no Dirio Oficial do Judicirio.

Competncia: o conjunto de atributos das pessoas jurdicas, rgos e agentes, fixadas pelo direito positivo (lei) para o desempenho especfico de suas funes.

Delegao: ato de transferir sua prpria competncia para que outro realize determinado ato ou ao, desde que a lei assim o permita. Ela possui como caractersticas a facultatividade, uma vez que fica a critrio de quem detm a competncia, fundado em razes de convenincia e oportunidade, delega-la ou no; e a transitoriedade, porque a autoridade delegante pode, a qualquer momento, retomar a atribuio delegada. Delegao = transferncia em nvel descendente. A delegao discricionria, mas suas condies so vinculadas, pois a lei determina quando ela pode ou no ser feita, e define seus limites.

Avocao: ato em que o superior chama para si a competncia de seu subordinado, desde que a lei assim o permita. Possui as mesmas caractersticas da delegao. Avocao = transferncia em nvel ascendente.

Discricionariedade: margem de liberdade legal para que o administrador pblico escolha entre as opes possveis a mais adequada situao, de acordo com a oportunidade e convenincia do interesse pblico.

Vinculao: limite legal dado ao administrador pblico, que o obriga a seguir rigorosamente o que est no texto da lei.

Anda mungkin juga menyukai