Anda di halaman 1dari 28

DESVAC HATCH SPRAY

MANUAL DO USURIO

DESVAC HATCH SPRAY Manual de Instrues


Prezado Cliente, Parabns pela compra do Desvac Hatch Spray. Desvac tem sua sede em Angers (Frana). O nosso compromisso desenvolver, produzir e distribuir equipamentos confiveis para a vacinao de animais. Este manual vai ajud-lo a saber como instalar e usar seu novo equipamento. Leia todo o manual antes de usar o Desvac Hatch Spray. Se voc precisar de outras informaes sobre o Equipamento Desvac Spray Equipment que no esto contidas neste manual, entre em contato conosco. Agradecemos a sua confiana nos nossos produtos, Anno Jorna Desvac Sarl

Descrio Geral
A Desvac Hatch Spray um gabinete de pulverizao semi-automtico para a aplicao de vacinas em aves de um dia de idade atravs do mtodo de spray. Este mtodo geralmente recomendado para a vacinao contra Gumboro (IB), doena de Newcastle (ND), Rinotraquete de Perus (TRT) e coccidiose. Ao aplicar um produto especfico, consulte o seu especialista tcnico (de preferncia, um veterinrio). O usurio coloca a caixa com as aves no sistema de esteiras e uma quantidade exata de lquido pulverizada sobre as aves na forma de gotculas de tamanho conhecido. A carcaa da mquina feita de ao inoxidvel. Seu funcionamento baseia-se principalmente em componente de ar comprimido. A mquina tem um sistema de transporte que torna o manuseio extremamente leve e que coloca as caixas automaticamente na posio correta. H uma placa de ao inoxidvel sob o sistema de esteiras que coleta o excesso de lquido, se necessrio. A pulverizao inicia e para atravs de um pisto de ar comprimido que atende os mais altos padres de qualidade e que foi fabricado para uso intensivo. O contador da caixa de controle conta automaticamente todas as caixas que foram pulverizadas. A tampa de PETG de 5 mm de espessura.

Descrio Geral
Nesta nova verso do Desvac Hatch Spray, trabalhamos com 4 bicos. Os bicos fornecidos so ajustados para caixas de 40-50 cm (16 -20) de largura e 60-65 cm (24-26) de comprimento. Se voc utilizar caixas de comprimento maior que 65 cm (26), entre em contato conosco. O frasco de vacina tem capacidade de 5 litros, completamente esvaziado durante o uso e pode ser colocado em autoclave. Quase todas as tubulaes so conectadas com conexes especiais. Para desconectar, basta apenas pressionar o pequeno anel colorido no exterior da conexo e retirar o cano. No entanto, antes de fazer isso, primeiro libere a presso (se houver) de dentro do cano. Para conectar um novo cano, basta empurr-lo dentro da conexo rpida. Se voc usar uma vacina que normalmente no permanece em soluo, voc pode equipar o seu Desvac Hatch Spray com um agitador especial que funciona com uma bateria de 12 volts.

Ar Comprimido
A mquina funciona com ar comprimido. A entrada de ar comprimido deve ser de 4 -9 bar (57-128 psi). Um compressor comum, com pelo menos 1,5 hp deve ser suficiente. Voc deve garantir que o ar esteja limpo e contenha o mnimo possvel de poeira. Voc deve garantir a manuteno do compressor e retirar a gua condensada do tanque semanalmente. Embora no entre em contato com a vacina, o ar do compressor filtrado no Desvac Hatch Spray por dois filtros (30 e 5) antes de entrar no sistema. Isto importante para o bom funcionamento do equipamento.

Segurana e Higiene
As vacinas so produtos biolgicos que podem irritar os olhos e os pulmes do operador. Por razes de segurana e higiene, siga as recomendaes abaixo: Leia sempre o rtulo e a bula fornecida com a vacina e siga as recomendaes do fabricante. O operador deve usar uma mascara com filtro ou respirador, culos de proteo e vestimentas de proteo. Antes de desconectar qualquer parte do Desvac Hatch Spray, feche sempre a vlvula de entrada principal de presso (boto preto na caixa de controle). Vacinar apenas animais saudveis e usar gua destilada limpa para a vacinao. Somente funcionrios treinados devem usar o Desvac Hatch Spray e garantir que as instrues de limpeza e manuteno deste manual sejam seguidas. Em caso de dvida, consulte o veterinrio.

gua para a Soluo de Vacina


Use somente gua destilada ou deionizada para preparar a vacina. Assegurese que a gua no contenha cloro, desinfetantes ou metais. No use desinfetantes nas peas do equipamento que entram em contato direto com a vacina (tubulao da vacina, frasco da vacina, cilindro de dosagem) e no use desinfetante nas mos antes de preparar a soluo da vacina. Para calcular a quantidade de gua necessria:

Volume de spray por caixa em ml X quantidade de caixas = volume total. Podem ser adicionados 50 100 ml adicionais de gua no volume total como margem de segurana. Recomendamos um volume mnimo de spray de 15 ml ou mais por caixa. Verifique com o veterinrio se este volume adequado para suas condies especficas. Ao usar gotas grandes, as aves podem parecer molhadas aps a vacinao. Deixe que sequem um pouco antes de coloc-las no caminho para transporte at os clientes, S possvel reduzir o volume de spray at certo limite. No entanto, ao usar volumes pequenos, a cobertura da caixa com as aves no to boa e, alm disso, os resultados finais da vacinao podem ser afetados.

Seleo dos Bicos


Em princpio, o Desvac Hatch Spray usado para Vacinao em Gotas Grossas de aves de um dia de idade. Isto significa que as gotas usadas tm um dimetro mdio de 150 micra ou mais. No Desvac Hatch Spray que voc recebeu, esto instalados 4 bicos cinzas (referncia TXVK8), que pulverizam um tamanho de gota de 175 micra. Tambm fornecemos bicos que pulverizam gotas menores (bico vermelho, referncia TXVK6) ou maiores (bico laranja, referncia TXVK18). Na tabela abaixo, voc encontrar os bicos e seus respectivos tamanhos de gota a uma determinada presso. Voc ver, na realidade, duas colunas indicando a presso. A presso indicada no manmetro (que voc controla) chamada de presso do ar e a presso da vacina a presso exercida sobre a vacina no momento que esta passa pelo bico. Recomendamos que voc fixe a presso em 5 bar. Se voc quiser mudar o tamanho de gota produzido pela mquina, recomendamos que voc mude o tipo de bico e no a presso do ar. A tabela abaixo vlida para a pulverizao de gua a 20 graus, trabalhando com 15 ml por spray e usando 4 bicos.

Seleo dos Bicos

* A presso da vacina considerada muito baixa para uma boa pulverizao. Voc deve aumentar a presso do ar para 6 bar.

Seleo dos Bicos


O tamanho de gota mencionado na tabela no slide anterior um valor mdio estimado em micra. Voc deve saber que algumas gotas sero menores e outras maiores do que o valor indicado. Abaixo, voc ver nossas recomendaes gerais para a seleo do bico. Voc deve checar com o veterinrio e o fornecedor da vacina qual o bico/tamanho de gota deve ser usado para cada vacinao.

Seleo dos Bicos


Recomendaes Gerais Bico vermelho Bico cinza primo-vacinao contra Gumboro primo-vacinao contra ND / TRT

Bico laranja

vacinaes contra coccidiose e certas vacinas contra ND, primo-vacinao contra IB, ND, TRT em climas quentes ou secos.

No recomendvel vacinar aves positivas para Mycoplasma usando a tcnica de spray (poder haver reao sria contra a vacina). Se voc decidir fazer isso, uso o maior tamanho de gota possvel.

Testes de Vacinao
Recomendamos que voc faa testes de vacinao antes de usar rotineiramente o Hatch Spray. Primeiro, faa um teste apenas com gua limpa. Isto vai ajud-lo a se familiarizar com o uso adequado da mquina e para verificar a cobertura e umidade das aves depois da pulverizao. Em segundo lugar, recomendamos que use a vacina em algumas caixas com aves apenas para medir a reao gerada pela vacina. Depois de confirmar que a reao vacinao aceitvel, voc pode comear a usar a mquina nas operaes dirias.

Caixa de Controle
A caixa de contrle garante a filtragem adicional do ar e permite que voc regule a presso usada na mquina. Veja abaixo a foto da caixa de controle:

Caixa de Controle

Agitador
Algumas vacinas no permanecem 100% em soluo. Por isso, a vacina deve ser continuamente agitada durante a vacinao. A Desvac pode fornecer o agitador para voc. Este agitador no est automaticamente includo Desvac Hatch Spray e, portanto, deve ser pedido separadamente. O agitador funciona com uma bateria de 12 V e fornecido com um carregador. A descrio detalhada est no manual do Agitador.

Pisto hidrulico e alterao do volume de pulverizao


A presso para a pulverizao fornecida por um pisto hidrulico compacto que funciona presso de ar. Este pisto instalado na placa do pisto hidrulico e coberto por uma tampa de alumnio. Se tudo funcionar bem, no h necessidade de abrir esta parte da mquina. Se voc quiser mudar o volume de pulverizao, voc deve colocar o conjunto do pisto sobre uma superfcie plana, com ganchos de fixao na borda. Desparafuse a tampa que cobre o pisto hidrulico (ver foto esquerda).

Pisto hidrulico e alterao do volume de pulverizao


Nunca coloque os dedos entre a parte traseira do pisto e a porca de dosagem.

Contra-parafuso

Porca de dosagem Bloqueador do pisto

Pisto hidrulico e alterao do volume de pulverizao


Ao olhar o pisto que est dentro do cilindro de vacina, voc deve fixar a dose verificando a superfcie de metal do pisto (e no a gaxeta). Pequena alterao: desligue a presso. Desparafuse o contra-parafuso e ajuste a dose girando a porca de dosagem. Fixe novamente o contraparafuse e feche a unidade do pisto.

Alteraes maiores: desligue a presso. Destrave o bloqueador do pisto e coloque-o na nova posio (aproximando do pisto para reduzir a dose, afastando do pisto para aumentar a dose). Verifique se o bloqueador est fixado na posio correta. Ligue a presso novamente e faa pequenos ajustes, como descrito acima, se necessrio. Depois de verificar se o novo ajuste dosagem est correto, voc pode fechar novamente a tampa e colocar a unidade do pisto na posio correta.

Procedimentos Normais
Supomos que a mquina esteja pronta para uso ao comear os procedimentos normais. Se no, leia o folheto em separado com as instrues para a instalao da mquina. Verifique se todas as tubulaes esto corretamente conectadas e se os bicos corretos foram instalados. Ajuste o volume de pulverizao, como descrito acima, se necessrio. Encha o frasco da vacina com a soluo de vacina. Feche o frasco da vacina. Ligue a caixa de controle e ajuste a presso usando o regulador de presso, se necessrio. Zere o contador se desejar (ligue o agitador se for utilizado). Coloque uma caixa vazia na mquina, movimente-a algumas vezes para dentro e para fora para encher o cilindro com a vacina. Coloque uma caixa com aves no sistema de esteiras e empurre-a devagar para a parte de trs da mquina. O pisto vai comear a pulverizar. Assim que o pisto tiver completado seu movimento ( visvel), voc poder retirar a caixa e colocar outra caixa na mquina. Se for necessrio encher novamente o frasco de vacina, recomendamos que isso seja feito antes do frasco ficar totalmente vazio. Isto evita aspirao de ar no cilindro da seringa. No esquea de parar a vacinao durante o processo de enchimento do frasco.

Assim que a vacinao terminar, voc deve adicionar algumas centenas de ml no tanque e vaporizar (usando uma caixa vazia) para limpar o interior dos tubos e bicos. Consulte instrues adicionais de manuteno na seo Manuteno.

Manuteno
Sempre
Coloque sempre o seu Desvac Hatch Spray em local limpo e seco, ao abrigo de poeira e luz solar direta. No exponha a capa do spray ao sol ou a aquea. Isto pode danificar a superfcie da capa.

Depois de usar a mquina:


Pulverize um pouco de gua limpa para enxaguar o interior do cilindro, bicos e tubos. Limpe todas as superficies com pano mido. lcool desnaturado e metanol pode ser usado para isso. No use desinfetantes em superfcie que podem entrar em contato com a vacina. Tente evitar o uso de produtos agressivo, pois estes podem danificar o equipamento. Desconecte o tubo na parte superior do frasco de vacina e retire o frasco da mquina. Limpe-o bem com gua limpa e deixe-o secar. Limpe o filtro pequeno na parte inferior do tubo de aspirao. Se voc quiser autoclavar o frasco, deve antes desconectar todos os tubos e retirar as conexes de metal. Limpe a bandeja de ao inoxidvel da parte inferior do sistema de rolos.

Manuteno

Regularmente
Substitua os tubos de vacinao. Limpe o interior do cilindro da vacina e o pisto (lubrificar) e substitua a gaxeta do pisto a cada 10.000 movimentos.

Regularmente

Regularmente

Soluo de problemas

Soluo de problemas

Soluo de problemas

Soluo de problemas

Anda mungkin juga menyukai