Anda di halaman 1dari 3

O que comportamento?

1 Jlio Csar Coelho de Rose UFSCar

De modo genrico, o termo comportamento refere-se atividade dos organismos (animais, incluindo o homem), que mantm intercmbio com o ambiente. Essa atividade inclui os movimentos dos msculos estriados e dos msculos lisos, e a secreo das glndulas. Na linguagem cotidiana, frequentemente nos referimos aos comportamentos que envolvem a musculatura estriada como comportamentos voluntrios, enquanto denominamos involuntrios aqueles que envolvem a musculatura lisa e as glndulas. Numa linguagem mais rigorosa, esses termos so evitados, e falamos de comportamentos operantes e respondentes (ou reflexos). Nos comportamentos respondentes, uma resposta eliciada, provocada, por um estmulo antecedente: a comida na boca (estmulo antecedente) elicia salivao (resposta), um toque na plpebra (estmulo antecedente) elicia fechamento da plpebra (resposta), um barulho forte e sbito (estmulo antecedente) elicia um conjunto de respostas, incluindo acelerao da taxa cardaca, aumento de presso arterial, queda da resistncia eltrica da pele provocada pela atividade das glndulas sudorparas, etc. A eliciao desse conjunto de respostas est envolvida na emoo que denominamos medo. A ocorrncia dessas respostas em presena desses estmulos importante para o funcionamento e sobrevivncia do organismo, e constitui parte de suas capacidades inatas: quando a propenso para um estmulo eliciar uma resposta inata, denominamos a relao entre estmulo e resposta como um reflexo incondicionado, e denominamos tanto o estmulo quanto a resposta como incondicionados. Essas respostas podem ser condicionadas, passando a ocorrer em presena de estmulos associados com os estmulos incondicionados. Assim, o cheiro do limo, ou a palavra limo, pela sua associao com o suco de limo, passam a eliciar a resposta de salivao. Um grito de um adulto , para um beb, um estmulo incondicionado para respostas de medo; a simples presena de uma pessoa que grita frequentemente com ele se torna capaz de eliciar as respostas de medo. O processo de condicionamento muito importante na determinao de nossas emoes. Uma parte significativa do comportamento humano (e de outros animais) no eliciada por estmulos antecedentes. Esses comportamentos, como diz B. F. Skinner, modificam o ambiente e essas modificaes no ambiente levam, por sua vez, a modificaes no comportamento subsequente. Denominamos esses comportamentos de operantes, para enfatizar que eles operam sobre o ambiente. Dirigir um carro, pregar um prego, falar, fazer contas, so exemplos de comportamentos operantes. Comportamentos operantes constituem a maior parte das atitudes visveis dos seres humanos, mas at mesmo aquela atividade frequentemente invisvel que ns denominamos pensamento
Texto extrado do livro Sobre Comportamento e Cognio aspectos tericos, metodolgicos e de formao em Anlise do Comportamento e Terapia Cognitivista. Org. Roberto Alves Banaco. Santo Andr, SP: ESETec Editores Associados, 2001.
1

envolve comportamentos operantes, reduzidos em sua magnitude ao ponto de tornaremse invisveis para os demais, como quando uma pessoa fala para si prpria. Nesse caso, o comportamento operante de falar est ocorrendo, mas to reduzido em sua escala que no visvel para os demais. A capacidade de comportamentos encobertos resultado de aprendizagem: um msico aprende a ler uma partitura, tocando as notas em um instrumento ou cantando. Com a prtica, ele torna-se capaz de cantar as notas de um modo inaudvel para os demais, mas audvel para ele mesmo. O mesmo ocorre quando uma criana aprende a ler em silncio. Esses comportamentos invisveis so denominados de comportamentos encobertos. Infelizmente, em nossa cultura, inventou-se, para explicar a ocorrncia de comportamentos encobertos, uma entidade imaterial denominada mente. Essa noo nos levou a perder de vista o fato de que comportamentos encobertos so operantes, do mesmo modo que os comportamentos visveis. Pior, essa entidade inventada, que denominamos mente, passou a ser tomada como explicao dos comportamentos visveis e, deste modo, as causas reais desses comportamentos tm passado despercebidas. *** O comportamento de qualquer organismo contnuo, um fluxo de atividade que nunca cessa. Nesse comportamento, tomado em sentido genrico, distinguimos comportamentos especficos, isto , procuramos encontrar unidades que se repetem. Assim, falamos dos comportamentos de acender a luz, contar uma piada, dirigir um carro, etc. Mas, como dissemos anteriormente, a atividade de um indivduo contnua e somos ns que arbitrariamente a dividimos em unidades. Estamos supondo que esses comportamentos especficos podem ocorrer repetidas vezes ao longo da vida de um indivduo. Mas, se fizermos uma observao rigorosa, veremos que no h nada na atividade de um organismo que se repita de modo rigorosamente igual. Tomemos como exemplo o comportamento operante de contar uma piada, desempenhado por um humorista. Ele conta muitas piadas ao longo de sua vida, e nunca conta a mesma piada de modo rigorosamente igual. Podemos dizer que o operante de contar piada na verdade uma classe que engloba muitas respostas2 diferentes: contar diferentes piadas, e contar cada piada particular de muitos modos diferentes. Por que consideramos que todas essas respostas pertencem mesma classe? Porque todas elas tm, tipicamente, uma consequncia importante em comum: a consequncia produzir risos na audincia (note que a consequncia no precisa ocorrer todas as vezes que o comportamento ocorre: s vezes, a pessoa conta uma piada e ningum ri). Quando a resposta de contar uma piada tem, como consequncia, risos da audincia, a ocorrncia de respostas da mesma classe no futuro torna-se mais provvel. Dizemos que as risadas da audincia reforam o
2

A expresso resposta designa aqui uma ocorrncia especfica de um comportamento operante. Trata-se, na verdade, de um termo tomado de emprstimo do comportamento respondente. Lembre-se que uma ocorrncia especfica de um comportamento respondente eliciada por um estmulo, ou seja, uma resposta a um estmulo. O emprstimo desse termo para designar uma ocorrncia de um operante , na verdade, muito inapropriado, porque o operante no uma resposta a um estmulo. Infelizmente, este emprstimo consolidou-se no uso dos pesquisadores, e causa bastante confuso.

operante de contar piadas. Se ns observamos que as risadas que ocorrem como consequncia de uma resposta de contar uma piada tornam mais provvel a repetio da mesma piada, ns poderemos considerar que as respostas de contar aquela determinada piada constituem uma classe de respostas que so reforadas por uma consequncia comum, risadas da audincia. No entanto, para a maioria das pessoas, ns podemos observar que as risadas da audincia aps uma piada aumentam a probabilidade subsequente de contar no apenas a mesma piada, mas vrias outras piadas. Por esse motivo, consideramos que a classe de respostas engloba contar piadas, em geral, e no apenas contar a mesma piada. De modo semelhante, acender a luz uma classe de respostas. Esta classe inclui vrias formas de resposta: com a mo direita, com a mo esquerda, com o indicador, com o dedo mdio, com o brao completamente esticado ou com ele parcialmente flexionado, etc. Todas essas respostas tm, como consequncia, iluminar o ambiente, e esta consequncia torna mais provvel, no futuro, a ocorrncia de respostas desta classe. essa relao de uma classe de respostas com uma consequncia comum, e o fato de esta consequncia levar, no futuro, a um aumento na probabilidade de respostas dessa classe, que nos permite identificar o que constitui uma unidade de comportamento, um operante. Unidades de comportamento respondente tambm so identificadas em termos de classes de resposta, mas as classes so relacionadas com os estmulos antecedentes, e no com a consequncia. Como voc pode ver, explicar o que comportamento no to simples como parece. Se voc quiser saber mais a respeito, estude os livros de B. F. Skinner, principalmente Cincia e Comportamento Humano e Contingncias de Reforo (este ltimo disponvel em traduo parcial na coleo Os Pensadores, da Editora Abril Cultural.

Anda mungkin juga menyukai