Anda di halaman 1dari 19

Relatrio de lgica Digital.

1 Experimento : Portas Lgicas.

Prof. Takashi Utsunomiya

Felipe Jos Diniz Silva -R.A 254290 Gabriel Marcondes Geraldo-R.A 254312 Gustavo Keniti Yasuda-R.A 254126

Introduo a Lgica Digital.


Desde o princpio das mquinas calculadoras, precessoras dos computadores atuais, os nmeros foram transformados em sinais (mecnicos, inicialmente), controlados por um conjunto de engranagens e possibilitando a realizao de operaes matemticas. Os primeiros computadores, ainda valvulados, conseguiam ser mais eficientes que os computadores mecnicos, pois possibilitavam a troca de estado (entre 0 e 1, desligado e ligado, falso e verdadeiro) de forma mais eficiente. Os transstores possibilitaram a substituio das vlvulas, bem como o incio da integrao de portas lgicas, sendo que os integrados tipo Transistor-Transistor Logic (TTL) formaram a primeira famlia de integrados, sendo depois substitudos por outras tcnicas mais avanadas de integrao. Introduo: O primeiro mdulo do laboratrio de lgica digital tem como fundamento o estudo de portas lgicas, caracterizando suas funes aritmticas como tambm suas combinaes. Portas lgicas so tipos de circuitos integrados,ou seja, um agrupamento de componentes interligados (como associaes de diodos) que esto envolvidos em um nico envlucro. Esses circuitos permitiram um rpido desenvolvimento da eletronica digital e conseguentemente da criao de projetos de sistemas digitais. Apesar do grande nmero de fabricantes de C.Is ( cicuitos integrados), grande parte da terminologia aplicada segue um padro que sero mostrados a seguir. Parametros de corrente e tenso: Tenso de entrada correspondente ao nvel lgico alto. o nvel necessrio para representar o nvel lgico 1 na entrada de um circuito digital.Qualquer valor de tenso abaixo desse nvel no ser considerado nvel lgico ALTO pelo circiuto digital. 2

Tenso de entrada correspondente ao nvel lgico baixo. o nvel necessrio para representar o nvel lgico 0 na entrada de um circuito digital.Qualquer valor de tenso abaixo desse nvel no ser considerado nvel lgico BAIXO pelo circiuto digital. Tenso de sada correspondente ao nvel lgico alto. o nvel necessrio para representar o nvel lgico 1 na sada de um circuito digital. Tal parmetro normalmente especificado por seu valor mnimo. Tenso de sada correspondente ao nvel lgico baixo. o nvel necessrio para representar o nvel lgico 0 na sada de um circuito digital. Tal parmetro normalmente especificado por seu valor mximo. Corrente de entrada correspondente ao nvel lgico alto. Valor da corrente que circula na entrada de um circuito digital. Quando um nvel lgico ALTO aplicado em tal entrada. Corrente de sada correspondente ao nvel lgico baixo. Valor da corrente que circula na sada de um circuito digital. Quando um nvel lgico BAIXO aplicado em tal entrada. Corrente de sada correspondente ao nvel lgico alto. Valor da corrente que circula na sada de um circuito digital. Quando um nvel lgico ALTO gerado em tal circiuto, respeitadas as limitaes para carregamento da sada. Corrente de entrada correspondente ao nvel lgico baixo. Valor da corrente que circula na entrada de um circuito digital. Quando um nvel lgico BAIXO aplicado em tal entrada. Retardo de propagao. Um sinal lgico sempre sofre retardo ao passar por um circuito lgico, tanto para nveis ALTOS como para nveis BAIXOS. Exigncias para alimentao. Cada C.I precisa de uma determinada potncia eltrica para trabalhar. Tal potncia suprida por uma ou mais fontes e tenso conectadas nos pinos de alimentao do chip. Normalmente s necessrio aplicar a tenso em um nico pino do C.I, chamado Vcc.

Circuitos: Entrada ALTO.

Entrada BAIXO.

Portas lgicas: O primeiro mdulo do laboratrio de logica digital tem como fundamento o estudo das portas lgicas. Portas lgicas so circuitos digitais com uma ou mais tenses de entrada, mas somente uma tenso de sada. Esses circuitos fazem parte de uma familia de circuitos integrados (C.I). Existem vrios tipos de portas lgicas como: 1. Porta NOT; 2. Porta OR; 3. Porta AND; 4. Porta NAND; 5. Porta XOR; Esses circuitos so considerados como portas bsicas as quais podem ser combinadas de vrias formas diferentes a fim de executarem funes aritmticas e outras atividades que simulam o pensamento humano.

Resumo da experincia: No inicio da experincia foram apresentados aos alunos os materiais que sero usados no decorrer do curso, como o proto-o-board, alicates e fios. Com as devidas explicaes j passadas, foi dado inicio a experincia. Foram entregues o alicate para se desencapar os fios, os fios e o primeiro componente a ser estudado, que foi o C.I 74LS04 ( Porta inversora ou NOT ). Os fios foram ligados da maneira correta no C.I, essas ligaes sero detalhadas mais a frente nesse relatrio. Na seguncia foram repetidas as experincia com os outros componentes, os circuitos 74LS08, 74LS32, 74LS00, 74LS86. Foram feitas trs tabelas para cada circuito, tabela verdade, tabela de voltagem e tabela booleana (que sero mostradas mais tarde). O ltimo sistema a ser montado foi uma combinao das portas AND e OR. Combinando esses 2 componentes onde ligou-se primeramente a porta AND e depois a porta OR, assim foi obtido a operao aritimtica da multiplicao de uma soma. Invertendo-se a ordem da combinao obteve-se ento a soma de duas multiplicaes. Materiais utilizados: 1. 2. 3. 4. Fios; Alicate; Voltmetro; Fonte de energia(5v); 5. Proto-o-boar; 6. Circuitos integrados:74sl00,74sl04,74sl08,74sl32 e 74sl86.

Descrio dos componentes: Proto-o-board: Caixa na qual podemos simular a construo de sistemas lgicos, ela possui entradas para alimentao de 5v, resitores, leds e entradas para se conectar os circuitos integrados. Exemplo de prot-oboard:

Circuitos integrados: Porta inversora 74Sl04. A porta not um circuito integrado com a seguinte montagem:

A porta not tem como funo inverter o sinal de entrada, ou seja, quando na entrada se tem uma entrada de nvel ALTO, teremos na sada um sinal de nvel BAIXO. Foto do circuito integrado 74SL04:

A montagem do circuito intregrado no proto-o-board dever obedecer: Alim.(VCC) : +5.0 V pino 14 (fio vermelho). Terra (GND) : 0.0 V pino 7 (fio preto). Alimentar o C.I com corrente de 5v no pino 14 e o terra no pino 7. O fio de entrada deve ser liga do no pino 1 e o da saida dever estar ligado ao pino 2, a qual est ligada ao led do prot-o-board. Porta AND 74SL08.O circuito integrado tem a seguinte montagem:

A porta E tem como funo de retornar um valor verdadeiro (sinal de nvel ALTO) somente quando todas as entradas tiverem um valor verdadeiro. Foto do circuito integrado 74SL08:

A montagem do circuito intregrado no proto-o-board dever obedecer: Alim.(VCC) : +5.0 V pino 14 (fio vermelho).

Terra (GND) : 0.0 V pino 7 (fio preto). As entradas foram ligadas nos pinos 1 e 2 enquanto que a sada no pino 3. A sada como no anterior est ligada aos leds do prot-o-board.

Porta OR 74SL32. O circuito integrado tem a seguinte montagem:

A porta logica OR tem como funo retornar valores verdadeiros ( nvel ALTO) se pelo menos houver uma entrada verdadeira e conseguentemente retorna um valor falso se todas as entadas forem falsas. Foto do circuito integrado 74SL32:

A montagem do circuito intregrado no prot-o-board dever obedecer: Alim.(VCC) : +5.0 V pino 14 (fio vermelho). Terra (GND) : 0.0 V pino 7 (fio preto). As entradas foram ligadas nos pinos 1 e 2 enquanto que a sada foi ligada no pino 3. A sada como no anterior est ligada aos leds do prot-o-board. Porta NAND 74SL00. A porta NAND um circuito integrado com a seguinte montagem:

A porta lgica NAND tem como funo contrria ao da porta AND, ou seja, retorna um valor verdadeiro (nvel ALTO) quando pelo menos uma entrada falsa e conseguentemente retorna um valor verdadeiro se todas as entadas forem forem verdadeiras. Foto do cicuito integrado 74Sl00:

A montagem do circuito intregrado no prot-o-board dever obedecer: Alim.(VCC) : +5.0 V pino 14 (fio vermelho). Terra (GND) : 0.0 V pino 7 (fio preto). As entradas foram ligadas nos pinos 1 e 2 enquanto que a sada foi ligada no pino 3. A sada como no anterior est ligada aos leds do prot-o-board. Porta XOR 74SL86. A porta XOR um circuito integrado com a seguinte montagem:

A porta lgica XOR tem como funo de retornar valores verdadeiros (nvel ALTO) quando o nmero de entradas verdadeiras forem mpares.

A montagem do circuito intregrado no prot-o-board dever obedecer: Alim.(VCC) : +5.0 V pino 14 (fio vermelho). Terra (GND) : 0.0 V pino 7 (fio preto). As entradas foram ligadas nos pinos 1 e 2 enquanto que a sada foi ligada no pino 3. A sada como no anterior est ligada aos leds do prot-o-board. Sistema AND + OR. A combinao desses 2 componentes possui a seguinte montagem:

Sistema OR +AND. A combinao desses 2 componentes possui a seguinte montagem:

Resultados obtidos no experimento. No experimento foram realizados testes para a confirmao das funes das portas lgicas. Foram feitas tabelas para as anotaes dos resultados dos exemplos de entrada usados em cada uma das portas lgicas testadas.

Porta NOT:
E 0 1 S 1 0

Tabela verdade.

E F V

S V F

Tabela booleana.

E 0,1V 5V

S 4,3V 0,1

Tabela voltagem. Ondas:

Porta AND:
A 1 1 0 0 B 0 1 1 0 S 0 1 0 0

Tabela verdade.
A V V F F B F V V F S F V F F

Tabela booleana.

A 5 5 0 0

B 0 5 5 0

S 0,1 3,4 0,1 0,1

Tabela voltagem.

Ondas:

Porta OR:
A 0 0 1 1 B 0 1 0 1 S 0 1 1 1

Tabela verdade.
A F F V V B F V F V S F V V V

Tabela booleana.
A 0V 0V 5V 5V B 0V 5V 0V 5V S 0,1V 3,4V 3,4V 3,4V

Tabela voltagem.

Ondas:

Porta NAND:
A 0 0 1 1 B 0 1 0 1 S 1 1 1 0

Tabela verdade.
A F F V V B F V F V S V V V F

Tabela booleana.
A 0V 0V 5V 5V B 0V 5V 0V 5V S 3,4V 3,4V 3,4V 0,1V

Tabela voltagem. Ondas:

Porta XOR:

A 0 0 1 1

B 0 1 0 1

S 0 1 1 0

Tabela verdade.
A F F V V B F V F V S F V V F

Tabela booleana.
A 0V 0V 5V 5V 0V 5V 0V 5V B 0,1V 3,5V 3,5V 0,1V S

Tabela voltagem. Porta AND + OR:


A 0 0 0 0 1 1 1 1 B 0 0 1 1 0 0 1 1 C 0 1 0 1 0 1 0 1 S 0 0 0 0 0 1 1 1

Tabela verdade.

A F F F F V V V V

B F F V V F F V V

C F V F V F V F V

S F F F F F V V V

Tabela booleana.

A 0V 0V 0V 0V 5V 5V 5V 5V

B 0V 0V 5V 5V 0V 0V 5V 5V

C 0V 5V 0V 5V 0V 5V 0V 5V

S 0V 0,1V 0,1V 0,1V 0,1V 3,4V 3,4V 3,4V

Tabela voltagem.

n 1 2 3 4

Fios

d.d.p

n 5

Fios

d.d.p

Porta OR + AND:
A 0 0 0 0 1 1 1 1 B 0 0 1 1 0 0 1 1 C 0 1 0 1 0 1 0 1 S 0 0 0 0 0 1 1 1

Tabela verdade.
A F F F F V V V V B F F V V F F V V C F V F V F V F V S F F F F F V V V

Tabela booleana.

A 0V 0V 0V 0V 5V 5V 5V 5V

B 0V 0V 5V 5V 0V 0V 5V 5V

C 0V 5V 0V 5V 0V 5V 0V 5V

S 0,1V 0,1V 0,1V 0,1V 0,1V 3,5V 3,5V 3,5V

Tabela voltagem. 18

n 1 2 3 4 5 6

Fios

d.d.p

Concluses:

Bibliografia:

Malvino, A P.; Leach, D P.- Eletronica digital- Prinpios e Aplicaes, vol. 1, Editora Makron Books, 1988.
http://www.ifi.unicamp.br/~kleinke/f540/e_dig.htm http://www.di.ufpb.br/jose/familias.pdf

http://engr.smu.edu/~mihai/cse3100/ http://www.evergreen.edu/biophysics/technotes/electron/switches.htm www.google.com.

Anda mungkin juga menyukai