Anda di halaman 1dari 4

2o Questionrio da Disciplina de Redes Camada Fsica 1) Qual o objetivo da camada fsica?

? Permitir o transporte de bits brutos por um canal de comunicao. Utilizam, geralmente, variando alguma propriedade fsica do meio em que so transmitidos as informaes, por exemplo, tenso eltrica. 2) Conceitue bit rate. Taxa de transferncia de bits. 3) Conceitue baud rate. Taxa de transmio de dados. 4) Como podemos classificar os meios de transmisso? Guiados (fibra tica, fio de cobre), no guiados (ondas de rdio, laser). 5) Cite alguns fatores positivos do UTP. Meio de transmisso mais comum, Mais usado em telefonia, podem se estender por diversos quilmetros sem amplificao, permite transmisso analgica e digital, baixo custo. 6) Qual o UTP utilizado nas redes fast ethernet mais comumente utilizado hoje em dia? Qual o nome do conector utilizado em tais redes? Par tranado categoria 5, RJ45 7) Qual o motivo dos fios de cobre do UTP estarem tranados no cabo? Para diminuir a interferncia eletromagntica. 8) Cite alguns fatores positivos do Cabo Coaxial. Melhor imunidade eletromagntica, j que possue uma melhor blindagem. Alta largura de banda e excelente em imunidade a rudo. E atinge distancias maiores. Aplamente utilizado pelas redes de televiso. 9) Que tipo de rede utiliza cabo coaxial hoje em dia? Redes metropolitanas e redes de televiso. (75 ohm)- tv a cabo, permite transmisso de 300 a 450 Mhz num canal de 6 Mhz distancia de at 100 km. 10) Cite alguns fatores positivos da fibra tica. Largura de banda cerca de 50 Tbps, pode ser usadas em distancias maiores. 11) Como podemos classificar as fibras ticas disponveis no mercado? Multmodo, monomodo. 12) Quais so os tipos de emissores de luz utilizados em conjunto com fibras ticas? Que caractersticas cada um possui? Leds: baixo custo, fcil implementao, baixa tenso.

Laser: monocromtico, apenas um comprimento de onda 13) Cites algumas caractersticas das fibras monomodo. Monomodo: diamentro de 8-10 microns. Fibra funciona como um guia de ondas -propagao em linha reta. mais cara para utilizao em distancias maiores 14) Cites algumas caractersticas das fibras multimodo. Em multmodo: vrios raios diferentes se propagam refletindo em ngulos diferentes. Diametro na rode de 50 microns. 15) Que caractersticas possuem as ondas eletromagnticas operando na faixa das microondas? *Propagam em linha reta *TX e RX devem estar alinhados *No penetram edificaes facilmente *Efeito de cancelamento (multipathfading) *Bandas de at 10 GHz so comuns hoje *Utilizao *telefonia de longa distncia, telefonia celular, ... *Tecnologia relativamente barata (direito de passagem) *Existem bandas especficas para aplicaes industriais, cientficas e mdicas 16) Quais so as propriedades de ondas eletromagnticas de baixa freqncia? perdem potncia rapidamente, passam por obstculos facilmente. 17) Quais so as propriedades de ondas eletromagnticas de alta freqncia? tendem a se propagar em linha reta, no passam por obstculos, so absorvidas pela chuva 18) A utilizao de laser como meio de transmisso pode ter seu desempenho comprometido em que situaes ambientais? De chuva e neblina. 19) Que equipamento utilizado para transmisso de dados na rede de telefonia pblica? Qual o significado de seu acrnimo? terminal telefnico -central telefnica 20) A taxa de transmisso de dados na rede de telefonia pblica aceitvel para aplicaes de transferncia de vdeo? Por qu? No. Porque tem a taxa limitada a alguns kbps, comprometendo a trasmisso de vdeo. 21) Cite algumas formas de multiplexao utilizadas em redes de computadores. Multiplexaopor Diviso de Freqncia (MDF) Multiplexaopor Diviso de Comprimento de Onda Multiplexaopor Diviso de Tempo 22) Qual diferena entre uma mensagem e um pacote? Comutao de mensagens *no existe estabelecimento prvio do caminho. *Mensagens podem ter tamanhos arbitrrios *comunicao store-and-forward Comutao de pacotes

*semelhante comutao de mensagens *unidade de transferncia (pacote) tem tamanho mximo *maior vazo e menor atraso do que comutao de msgs 23) Escreva sobre o processo de handoff. Processo de handoff *ERB percebe a diminuio da potncia do sinal *interroga as ERB vizinhas sobre sinais que esto recebendo *passa o controle para a ERB vizinha com o sinal mais forte 24) Qual o grau de segurana da gerao de telefonia celular analgica? telefones analgicos so totalmente inseguros * possvel escutar conversar com receptores de rdio * possvel capturar os dois nmeros de identificao do aparelho 25) Cite uma vantagem e uma desvantagem da utilizao de satlites geoestacionrios. Problema: custo de lanamento maior,atraso muito grande. Vantagem: abrange uma rea de cobertura muito grande, custo menor de transmisso. 26) Das formas de transmisso utilizadas na camada fsica, quais so utilizadas para a interconexo de Manaus com a Internet? Atualmente satlite e fibra tica. 27) Comente sobre o preo cobrado em Manaus para o acesso Internet em relao ao resto do pas. Ocorre devido a tecnologia empregada por ser muito cara e baixa eficincia.

28)
A sonda Phoenix foi enviada ao espao pela agncia espacial norte-americana em 4 de agosto de 2007 e pousou em Marte no dia 25 de maio de 2008. Durante seu funcionamento a mesma enviou uma srie de fotos para a Terra. Uma foto transmitida tinha o tamanho de 8x106 bytes e, quando enviada, a distncia entre os dois planetas era de 60 bilhes de metros (60x109 m). Assumindo que o enlace de comunicao entre a sonda e a base da misso na Terra de 128 kbps, que no h elementos intermedirios, e que a velocidade de propagao do sinal a velocidade da luz (3x108

m/s), quanto tempo, em segundos, se passava entre o incio do envio de uma foto at seu recebimento completo na Terra? 29) Um sistema cliente/servidor usa uma rede de satlite, com o satlite a uma altura de 40.000 km. Qual o melhor retardo em resposta a uma solicitao?

Anda mungkin juga menyukai