Anda di halaman 1dari 7

Trabalho de Biologia

Por:

Trabalho realizado para cumprimento parcial da disciplina de Biologia sob orientao da professora.

So Mateus Junho de 1999 Nacional

Sumrio

I Introduo II Desenvolvimento
2.1. Trombose 2.2. Acidente Vascular Cerebral - AVC 2.3. Aneurisma

III Concluso IV Bibliografia

I Introduo

Tentar-se- mostrar neste trabalho uma pesquisa muito ampla e abrangente sobre as definies sobre trombose, em uma definio breve podemos dizer que um bloqueio cardiovascular que causa retardamento, lavando o indivduo a morte em menos de dois minutos. Acidente vascular cerebral, conhecido tambm como AVC uma interrupo de uma artria cerebral ou rompimento da mesma, e aneurisma que pode ser definida como uma sfilis cerebral, d em geral mais em homens e demora mas de dez anos para sair de seu perodo encubado.

II Desenvolvimento
2.1. Trombose
A fibrilao e flutter auriculares so arritmias semelhantes. Na fibrilao, as aurculas batem em freqncia de 350 a 600 por minuto, mas os ventrculos tm em geral uma freqncia de 100 a 150 por minuto e ritmo inteiramente irregular. No flutter, as aurculas batem de 250 a 350 por minuto e os ventrculos raramente batem mais que 150 por minuto. Tanto a fibrilao quanto o flutter podem ser provocados pela doena reumtica, isquemia do corao, hipertenso, hipertireoidismo, infeces agudas (difiteria, pneumonia), operaes (especialmente torcicas) e pericardite. A fibrilao pode surgir mesmo na ausncia de qualquer doena cardaca e persistir durante anos. Bloqueio cardaco significa interferncia na produo ou na conduo do impulso que faz contrair o corao. No bloqueio auriculoventricular (1, 2 e 3 graus) h interferncia na conduo do impulso atravs de um dos ramos do feixe auriculoventricular. Faz-se o diagnstico pelo eletrocardiograma. Quando, por efeito de fibrilao auricular, taquicardia, assistolia ventricular, cessa o fluxo sanguneo cerebral, o indivduo entra em sncope (a pele fica inicialmente branca, depois arroxeada) dentro de poucos segundos. Se o corao no recomear a bater dentro de 10 segundos aparecem convulses, sobrevindo a morte dentro de 1,5 a 2 minutos. Tais sndromes tm o nome de sndrome de Adams-Stokes.

2.2. Acidentes Vasculares Cerebrais AVC


Quando um vaso sangneo que leva sangue para parte importante do crebro subitamente bloqueado ou quando um vaso cerebral rompido, diz-se que o paciente teve um acidente vascular cerebral, ou simplesmente, um AVC. Isso representa a causa da morte de cerca de 10% das pessoas. Em cerca de do total de casos, o processo causado por cogulo sanguneo que se formou em placa a terosclertica de uma das artrias principais. Nos outros , a artria rompe devido presso arterial muito elevada ou porque a parede desse vaso ficou enfraquecido pelo processo da doena a terosclertica. Uma hemorragia nos tecidos cerebrais, comprime, muitas vezes, as clulas neuronais o suficiente para destruilas ou, pelo menos, interromper seu funcionamento. Por outro lado, nessa zona hemorrgica forma-se o cogulo que se estende, em sentido retrgrado, para o interior da artria, o que bloqueia a continuidade do fluxo sanguneo por esse vazo. Portanto, a maior parte do tecido nervoso morre por falta de nutrio. Dessa forma, sem qualquer relao com a causa do acidente vascular cerebral, seja por simples ocluso vascular, seja por hemorragia, os resultados so, essencialmente, idnticos, isto , destruio de grande parte do prprio crebro. Os efeitos de um acidente vascular cerebral dependem do vaso que ficar bloqueado. Muito freqentemente. O vaso atingido a artria cerebral mdia, que supre a rea cerebral controladora da funo muscular, quando a metade oposta do corpo fica paralisada. O bloqueio dos ramos posteriores da artria cerebral mdia, que supre com sangue a rea de Wernicke (a rea no lobo temporal posterior que integra os nveis mais altos do pensamento) far com que a pessoa fique demente. incapaz de compreender qualquer comunicao que lhe chega, ou de falar frase coerente. O bloqueio da artria

cerebral posterior, por corro lado, provoca cegueira parcial. O bloqueio das artrias no crebro posterior tende a causar a destruio das vias nervosas que conectam o crebro medula espinhal, produzindo vrios tipos de anormalidades, como paralisia, perda de sensibilidade, perda de equilbrio, etc.

2.3. Aneurisma
Sfilis cardiovascular. A sfilis (lues) cardiovascular hoje mais rara do que h trinta anos. mais comum em homens do que em mulheres. Aps a infeco sifiltica inicial, o processo mantm-se latente durante quinze a vinte anos, para depois se manifestar clinicamente. A sfilis no acomete diretamente o corao, mas sim a aorta, produzindo: (1) dilatao (aneurisma), que se pode romper, dando hemorragias e causando a morte; (2) leses na vlvula artica, que se torna insuficiente; (3) estreitamento do orifcio de sada das coronrias (estas saem diferentemente da aorta e vo irrigar o corao), causa dores anginosas e at morte sbita. O aneurisma constitui verdadeira tumorao pulstil, de evoluo progressiva. Ao crescer, causa modificaes nos tecidos que o rodeiam, podemos at produzir eroses sseas. O diagnstico se faz atravs de anamnese, exame objetivo e exame radiolgico. O tratamento varia com o tipo e a localizao do aneurisma. A cirurgia hoje resolve com xito muitos casos de aneurismas. No Brasil as operaes de aneurismas, com aplicao de enxertos, j vm sendo feitas com xito, sobretudo em So Paulo e no Rio de Janeiro.

III Concluso
Conclui-se que a trombose, o AVC (Acidente Vascular Cerebral), e o aneurisma so trs gravssimas leses que, levando em conta a gravidade, acontece com freqncia. So leses que na maioria das vezes acontece em homens, de idade superior a 45 anos e que tem problemas de sade ligados ao corao. A trombose trata-se de interrupes de veias e artrias situadas no crebro. O AVC trata-se de um rompimento que na maioria das vezes acontece por aumento da presso sangnea. E, por fim, o aneurisma trata-se de uma sfilis que se aloja no crebro e demora cerca de quinze anos para causar danos clnicos. Os trs tipos de leses so de gravidade altamente arriscada, e podem levar o indivduo a morte em minutos.

IV Bibliografia
Enciclopdia Barsa Fisiologia Humana, Guyton. No Problem - Enciclopdia Virtual www.noproblem.matrix.com.br sugestes: noproblem@matrix.com.br

Anda mungkin juga menyukai