Anda di halaman 1dari 32

1

PRODUO DE ENERGIAS RENOVVEIS: ALTERNATIVAS, TECNOLOGIAS DE PRODUO E A GESTO AMBIENTAL NO MBITO DA REGIO FRONTEIRA NOROESTE DO RS1 Airton Jos Monteiro2 Pedro Lus Bttenbender3 Resumo: Este estudo versa sobre a produo de energias renovveis, abordando alternativas de energia, tecnologias de produo e a gesto ambiental no mbito da regio Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul (FNRS). As mudanas e transformaes na sociedade e sua matriz energtica vem requerendo estudos sobre energias alternativas e as tecnologias de produo inseridas no mbito da preservao e da gesto ambiental. Resultados de pesquisas vem apontando para um conjunto de novas fontes energticas alternativas, com tecnologias apropriadas para a sua explorao, gesto e consumo. O objetivo central desta pesquisa foi o de mapear a produo de energias renovveis, identificando alternativas, tecnologias de produo e as suas relaes com a gesto ambiental no mbito da regio em estudo. Os objetivos especficos foram: descrever o uso da energia no contexto histrico, mapeando as energias renovveis e no renovveis; caracterizar a regio; verificar e analisar as energias alternativas disponveis na regio luz das variveis da eficincia, da economia e da gesto ambiental; e propor iniciativas que motivem a maior difuso e uso de energias renovveis na regio, minimizando os impactos ambientais negativos e otimizando a qualidade de vida. A presente pesquisa definida como estudo de caso, baseado em pesquisa de campo, qualitativa, com caracterstica descritiva e exploratria. Para tanto foram utilizas fontes bibliogrficas, documentais e de registros sobre a produo de energias renovveis, abordando alternativas de energia, tecnologias de produo e a gesto ambiental no mbito da regio FNRS. Na primeira etapa foi efetuada a coleta dos dados e de registros, realizada entre os meses de outubro de 2010 e maro de 2011. Na segunda etapa consistiu da sistematizao e anlise dos dados e informaes, integrando com referncias conceituais e bibliogrficas. A terceira etapa se constituiu da descrio e detalhamento dos resultados, na elaborao deste relatrio. O estudo aponta para o limitado uso de energias alternativas. A matriz produtiva ainda fortemente dependente da matriz energtica do petrleo e da hidroeletricidade. Apesar do contingente de tecnologias disponveis para o aproveitamento e explorao de energias renovveis, e com menor impacto ambiental, apresenta-se um amplo espao para a difuso e expanso da cadeia produtiva de energias alternativas, fortalecimento das atividades produtivas da regio, mitigando os impactos ambientais negativos e otimizando a qualidade de vida na regio, no estado e no pas. Palavras-Chave: produo energtica, energias renovveis, tecnologias, gesto ambiental.

Artigo final do Curso de Ps-Graduao MBA em Gesto Industrial, oferecido pelo Departamento de Estudos da Administrao da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Uniju Campus Santa Rosa. Ano 2011. 2 Ps-graduando do Curso de Ps-Graduao MBA em Gesto Industrial, DEAD/Uniju. Formado em Engenharia Industrial Mecnica (URI/1993). E-mail: ajmonteiro13@gmail.com Telefones: +55 55 3511 4802 e +55 55 9118 2327. 3 Mestre em gesto empresarial (FGV-EBAPE/2001) e Doutorando em Administrao (UNAM). Professor e pesquisador do Departamento de Estudos da Administrao da Uniju. Orientador do Estudo. E-mail pedrolb@unijui.edu.br Telefone: 55-9962-1318.

Abstract...
This study boards the production of renewable energies, boarding energy options, production technologies and the environmental administration in the scope of the region Rio Grande do Sul's Border Northwest. The changes and transformations in the society and its energetic head office comes requiring studies about alternative energies and the production technologies inserted in the preservation scope and of the environmental administration. Researches researches results comes pointing to a set of new alternative energetic sources, with technologies appropriated for its exploration, administration and consumption. The central goal of this research was the one of relate the production of renewable energies, identifying alternative, production technologies and her relations with the environmental administration in the scope of the Region Rs' Border Northwest. The specific goals were: Describe the energy use in the historical context, relating the renewable and not renewable energies; Characterize Estado do rs' Region Border Northwest; verify and to analyze the available alternative energies in the region to the efficiency variables light, of the economy and of the environmental administration; And propose initiatives that motivate the biggest diffusion and use of renewable energies in the region, minimizing the negative environmental impacts and optimizing life quality. For present research is defined as study of case, based on field research, qualitative, with descriptive and exploratory characteristic. For so much were used bibliographical, documental sources and of records on the production of renewable energies, boarding energy options, production technologies and the environmental administration in the scope of the region Rio Grande do Sul's Border Northwest. In the first stage was made the data collection and of records, accomplished between October months 2010 and March 2011. In the Monday stage consisted of systematization and data and information analysis, integrating with conceptual and bibliographical references. The third stage constituted of the results description and detail, cm the elaboration of this report. The study points to the limited use of alternative energies. The productive head office still strongly dependent of the energetic head office of the petroleum and of the hydroelectric production. Besides the contingent of available technologies for the utilization and exploration of renewable energies, and with smaller environmental impact, it presents a wide space for the diffusion and expansion of the productive jail of alternative energies, invigoration of the productive activities of the region, mitigating the negative environmental impacts and optimizing life quality in the region, in the state and in the country.

Key-Words: Energetic production, renewable energies, technologies, environmental administration. 1 Introduo : O presente artigo apresenta um estudo sobre a produo de energias renovveis, abordando alternativas de energia, tecnologias de produo e a gesto ambiental no mbito da regio Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul (FNRS). As mudanas e transformaes na sociedade e sua matriz energtica vem requerendo estudos sobre energias alternativas e as tecnologias de produo inseridas no mbito da preservao e da gesto ambiental. Resultados de pesquisas vem apontando para um conjunto de novas fontes energticas alternativas, com tecnologias apropriadas para a sua explorao, gesto e consumo. Com o advento da eletricidade e o desenvolvimento dos motores eltricos, a converso dos recursos energticos fsseis, tanto para aplicao na indstria, no comrcio ou em residncias, a demanda mundial por eletricidade cresce acentuadamente, segundo Palz (2002). A utilizao de formas de gerao de energia, norteados pelos recursos fsseis e nucleares, sem se preocupar com os impactos ambientais, no estimularam a pesquisa e aprimoramento de outras formas de produo ou converso de energias alternativas, com o uso dos recursos renovveis. Portanto, motivados pelas novas tendncias da sociedade e os desafios da gesto e da preservao ambiental, novas fontes alternativas de produo de energia so impulsionadas na regio, quanto no contexto mais amplo. O objetivo central desta pesquisa foi o de mapear a produo de energias renovveis, identificando alternativas, tecnologias de produo e as suas relaes com a gesto ambiental no mbito da regio Fronteira Noroeste do RS. Os objetivos especficos foram: descrever o uso da energia no contexto histrico, mapeando as energias renovveis e no renovveis; caracterizar a regio; verificar e analisar as energias alternativas

disponveis na regio luz das variveis da eficincia, da economia e da gesto ambiental; e propor iniciativas que motivem a maior difuso e uso de energias renovveis na regio, minimizando os impactos ambientais negativos e otimizando a qualidade de vida. A execuo do presente estudo justifica-se pela importncia e pertincia de aprimorar os conhecimentos e tecnologias voltadas a produo de energias renovveis. No mbito da regio, oportunidade expressa pela sensibilizao mais ampla, quanto pela recente definio de prioridades para o desenvolvimento da regio Fronteira Noroeste, atravs do seu Plano Estratgico de Desenvolvimento 2020-2030 (COREDE-FN, 2010), onde define a produo energtica como a primeira de um declogo e prioridades. A integrao da vontade poltica, econmica e social, as capacidades tecnolgicas, define-se como estratgica, para a lucidez do processo, quanto a exeqibilidade de cada uma das prioridades. Destaca-se, via este estudo, contribuies para a demanda da produo energtica, quando em Corede-FN(2010) definido: 1. Investimento nas fontes de produo energtica: a) Hidroeltricas binacionais no Rio Uruguai e as Pequenas Centrais hidroeltricas - PCHs; b) Produo de bio-energias limpas (etanol, biodiesel, elica, solar e outros). Existem poucos estudos realizados sobre o tema na regio fronteira Noroeste. Registra-se estudos especficos sobre a produo de lcool combustvel (etanol), como por exemplo, Dallabrida, Bttenbender e Boff (2003) e Rambo (2006). Publicaes anteriores lideradas por Dallabrida e Bttenbender (2006 e 2007), Bttenbender (2008 e 2010) e Hfler e Bttenbender (2010) enfatizam a explorao do tema da produo e explorao de energias renovveis na regio como temas estratgicos e relevantes. Outro motivador esta pesquisa se sustenta nas definies dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milnio ODM, protagonizados pela Organizao das Naes Unidades - ONU (2000). Em seu objetivo sete a ONU (2000) define a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental. A formao tcnico profissional do seu autor, impulsionado pela conscincia da preservao ambiental e a perspectiva de contribuir profissionalmente com o processo, tambm contribuem com o embasamento e a justificativa atual do estudo. Os procedimentos metodolgicos do presente estudo foram sustentado em estudo de caso (YIN, 2004), referenciado baseado em pesquisa de campo, qualitativa, com caracterstica descritiva e exploratria. Para tanto foram utilizas fontes bibliogrficas, documentais e de registros sobre a produo de energias renovveis, abordando alternativas de energia, tecnologias de produo e a gesto ambiental no mbito da regio Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Na primeira etapa foi efetuada a coleta dos dados e de registros, realizada entre os meses de outubro de 2010 e maro de 2011. Na segunda etapa consistiu da sistematizao e anlise dos dados e informaes, integrando com referncias conceituais e bibliogrficas. A terceira etapa se constituiu da descrio e detalhamento dos resultados, na elaborao deste relatrio. O estudo aponta para o limitado uso de energias alternativas. O presente artigo est organizado em partes, onde seo dois descrito o processo de uso da energia no contexto histrico e a caracterizao de diferentes fontes de energia. Na seo trs efetuada a caracterizao sumarizada da regio Fronteira Noroeste do RS. Na seo quatro explorado o aproveitamento das energias alternativas disponveis na regio luz das variveis da eficincia, da economia e da gesto ambiental. Na seo cinco so propostas iniciativas que motivem a maior difuso e uso de energias renovveis na regio. Na seo seis so descritas as consideraes finais e na ltima seo, so relacionadas as referncias bibliogrficas e documentais citadas no estudo. Os avanos e transformaes tecnolgicas na matriz energtica, agregadas a maior sensibilizao quanto ao uso das energias renovveis, estaro gerando impactos positivos na gesto dos processos de promoo do desenvolvimento. O mapeamento das energias

renovveis, com a identificao das alternativas possveis, aprimoramento das tecnologias de produo e as suas relaes com a gesto ambiental no mbito da FNRS, estaro contribuindo com o desenvolvimento e a otimizando a qualidade de vida. 2 O uso da energia no contexto histrico No desenvolvimento da histria do homem o mesmo fez uso das energias naturais durante toda a sua evoluo scio-histrica. Palz, 2002 nos relata que a humanidade em pocas comparativas recentes dependia inteiramente da energia provenientes do sol para atender suas demandas energticas, com o crescimento prolfero da industrializao no sculo XIX, a extrao de combustveis fsseis para atender as necessidades das indstrias na Europa Ocidental e nos EUA, deu-se inicio a uma nova demanda na matriz dos recursos energticos. O mesmo autor ainda nos aponta que o uso de combustveis fsseis, petrleo e carvo, a utilizao deste recurso natural insignificante at o sculo XVIII, pois todos os combustveis fsseis eram conhecidos desde a antiguidade, e usados por diversos povos, na babilnia, na Grcia e pelos ndios americanos. O petrleo fora utilizado de diversas formas: na iluminao, como material de construo e pavimentao (asfalto). J o carvo, na antiguidade especialmente fundio do bronze pelos gregos e pelos chineses a mais de 2.000 anos, na Europa a utilizao de carvo registrada a partir do sculo XII. E o gs natural tambm era conhecido na antiguidade, em particular na ndia e Oriente Mdio, em prticas religiosas. Com o advento da eletricidade e o desenvolvimento dos motores eltricos e de combusto interna, desde 1800, a converso dos recursos energticos fsseis em energia eltrica, tanto para aplicao na indstria, no comrcio ou em residncias, a demanda mundial por eletricidade cresce acentuadamente, a utilizao das formas de gerao convencional, sem se preocupar com os impactos ambientais, norteados pelos recursos fsseis e nucleares, no levam a estimular a pesquisa e aprimoramento de outras formas de produo ou converso de energias em energia eltrica alternativa, no uso dos recursos renovveis para suprir a demanda, com menor impacto ambiental, sem agregar poluio ambiental (PALZ, 2002). Com a crise dos recursos fsseis, centrado no petrleo, deflagrada a partir dos anos 1970 at 1973 com excessivos preos praticados pelo petrleo, ps em alerta o mundo industrializado ocidental, na dependncia desta matria-prima, por parte dos pases rabes. Investiu-se em explorao de novas reservas de petrleo, apesar de saber da sua limitao e exausto, dos combustveis tradicionais (petrleo, gs natural e carvo), e inclusive os combustveis atmicos (COMETTA, 2004). No Brasil, as principais fontes de gerao de energia eltrica esta centrada nas usinas hidreltricas e termoeltricas (petrleo, gs natural, carvo), em pequena escala a nuclear. A principal fonte a hidreltrica, devido o grande potencial das bacias hidrogrficas distribudas em todo o territrio nacional. Apesar das profundas alteraes no ciclo hidrolgico, na biodiversidade aqutica, no ciclo hidrossocial e hidroeconmico da regio atingida. No entanto, esta se definindo novas estratgias da matriz energtica futura no Brasil, incluindo fontes renovveis como a elica, biomassa, hidrulica e solar (ALDAB, 2004). A Regio Noroeste do Rio Grande do Sul em seu perodo de colonizao, a utilizao os derivados de petrleo como sua principal fonte de energia, para suprir as necessidades para seu desenvolvimento industrial e econmico. No entanto, utilizava uma pequena unidade termoeltrica (a lenha), na produo de energia eltrica para a iluminao de estabelecimentos comerciais, residncias e de logradouros pblicos. Explorava-se tambm, os recursos naturais disponveis na regio, atravs de cata-ventos e rodas d'gua, na gerao de energia para recarregar baterias de rdio e veculos automotores (PETERSEN, 1984). Atualmente o homem vem buscando alternativas para atender suas demandas nos usos de energia, Aldab (2004) nos aponta que nos dias atuais apresenta um acentuado crescimento

para atender s necessidades da humanidade no uso de energia no renovveis. O homem recorre novamente a natureza, buscando nos seus elementos, as alternativas energticas, as fontes capazes de suprir a energia para garantir o seu desenvolvimento tecnolgico e social. Retomando desta forma as fontes de energias alternativas. Lambertes (apud Ruther, 2004) nos aponta que o consumo de energia no Brasil de aproximadamente 40 % da energia eltrica consumida nas edificaes residenciais, comerciais e pblicas, sendo que o consumo nacional nas residncias de 23%, j os setores comerciais consomem 11% e as pblicas 8%. Relata-nos ainda que o maior consumo esta nas grandes capitais, em edificaes comerciais e pblicas, onde o sistema de climatizao representa 50% do consumo de energia eltrica, aumentando nas edificaes envidraadas at 70%. O potencial energtico explorado pelo homem da natureza denominado de energia primria, constituem este primeiro grupo as fontes no renovveis, passiveis de esgotamento, conforme sua velocidade de explorao. Descritas como fontes de combustveis fsseis e os radioativos. No segundo grupo esto as fontes renovveis, estas classificadas em permanentes, como o sol, os rios, mares e as possveis de manuseio conforme disponibilidade e interesse esto s biomassas oriundas da cana-de-acar, da casca de arroz, de resduos animais e humanos e as industriais. As energias secundrias so aquelas provenientes da transformao da energia primaria renovveis ou no, transformadas em calor, fora, movimento, entre outras. A energia final a energia que chega e usada pelos consumidores residenciais, comerciais ou industriais. O conjunto destas energias at o seu uso final conhecido como cadeia energtica. Criando assim a matriz energtica, que a representao quantitativa da oferta de energia, dos recursos energticos ofertados por uma regio ou por um pas (GUADAGNINI, 2006). 2.1- Fontes de Energias Renovveis Dentre as principais fontes de energias renovveis ou ditas alternativas, virtualmente inesgotveis, que podem ser processadas e disponibilizadas aos consumidores podemos citar: a solar, a elica, a hdrica e a biomassa. A Energia Solar uma energia abundante e disponvel em todo o globo terrestre, constituindo seguramente o fator predominante como fonte promissora de energia, alm de constituir um fabuloso potencial energtico renovvel e inesgotvel na escala humana, como uma forma de energia limpa e susceptvel de inmeras aplicaes (BEZERRA, 1979). Os modos de captura da energia solar conforme Palz (2002) so classificados em diretos e indiretos. Os diretos so aqueles que captam a energia solar e transformam em outro tipo de energia utilizvel pelo homem. Citamos como exemplo, a eletricidade, atravs da converso de clulas fotovoltaicas e a trmica, na aplicao de painis solares. J as indiretas, so aquelas que necessitam de mais de uma transformao para o surgimento da energia aplicvel, por exemplo, as utilizadas atravs dos mecanismos automatizados, que controlam cortinas ou painis captores. Podem ser classificados conforme o autor supracitado tambm os mtodos de captura, em sistemas passivos ou ativos, envolvendo fluxos em conveco (converso de calor em energia mecnica) e os que necessitam de apoio de dispositivos auxiliares (eltricos, mecnicos ou qumicos) para serem mais efetivos. A Energia Elica a energia proveniente do deslocamento de massas de ar, resultante das diferenas de presso atmosfricas, entre duas regies distintas, pode sofrer influencia da geografia e relevo do solo. A energia eltrica produzida pelos sistemas elicos oriunda da converso da energia cintica dos ventos, atravs de aero gerador. Este possui um gerador eltrico acoplado ao eixo que gira influenciado pelo vento nas ps da turbina (PALZ, 2002). A mais eficiente converso da energia do vento em energia mecnica conhecida desde 1919, conhecida como Lei de Betz (realizada pelo fsico Albert Betz), onde o valor

mximo de converso menor que 16/27 (59%) da energia cintica em energia mecnica na aplicao do aero gerador. Esta energia conforme Palz (2002) poder se tornar vivel a partir da converso da energia elica em energia eltrica em grande escala, em locais onde a mdia anual apresentam velocidades superiores a 6 m/s, abaixo deste valor invivel este tipo de aplicao. A Energia Hdrica, tambm conhecida como a energia hidrulica clssica no entanto, a mais atraente forma de energia disponvel atualmente. No poluente, adequada ao armazenamento de eletricidade, de baixa manuteno e limpas. Esta modalidade gera energia eltrica, utilizando a fora cintica das guas de um manancial hdrico (a partir da gua corrente ou armazenada), atravs da rotao de uma turbina hidrulica (PALZ, 2002). De maneira geral, segundo Palz (2002), o potencial hidroeltrico de um pas esta diretamente voltada para o volume de precipitao, da quantidade de rios e reas propcias para represas, das densidades demogrficas, priorizando regies de vales aos de plancie. O autor nos diz ainda que com a exceo das grandes usinas hidroeltricas, que atendem ao vasto mercado, existe tambm a aplicao da energia hdrica no campo via utilizao de pequenas centrais hidroeltricas, as PCHI, norteados na utilizao do potencial hdrico dos pequenos rios. A Biomassa classificada em trs classes: a biomassa slida, lquida e gasosa. A fonte da biomassa slida esta nos produtos e resduos da agricultura, envolvendo substancias de origens vegetais e animais, os resduos das florestas e a frao biodegradvel dos dejetos urbanos e industrias. A biomassa lquida tem origem nas ditas "culturas energticas" (cana-deacar, mamona, babau), fontes de leos, acar, amido e celulose, que a partir de sua sntese fornece os denominados biocombustveis, o etanol, e o metanol proveniente da sntese do gs natural. A biomassa gasosa provenientes da decomposio anaerbica, provocada por bactrias, nos resduos oriundos da agropecuria e do meio urbano, so constitudos por uma mistura de gs metano, hidrognio e de gs carbnico (LINZ, 2009). Relacionam-se outras Fontes de Energias Alternativas. Existem segundo Linz (2009), outras fontes de energias renovveis, que ainda necessitam de um maior investimento e pesquisa, podemos citar: o hidrognio, que pode ser obtido diretamente do metano ou da gua, a geotrmica, que aproveita o calor do subsolo da terra (proximidade de vulces e giseres) e a marinha, que retira energia do movimento das ondas do mar e correntes martimas. 2.2 - Fontes de Energias No Renovveis As energias de fontes no renovveis so aquelas onde suas reservas so finitas, esgotveis, onde o processo de formao muito lento comparado com o ritmo de consumo e se extinguem com a sua utilizao. Uma vez esgotadas, no h regenerao de suas reservas. Podemos citar estas fontes de energia no renovveis os combustveis fsseis (carvo, petrleo bruto e gs natural) e considerar tambm, o urnio. Estas fontes de energia possuem reservas finitas, uma vez que demoram muito tempo para se repor, no apresentam distribuio geogrfica homogenia, ao revs das fontes das energias renovveis, oriundas do fluxo contnuo de energia proveniente da natureza. Normalmente estas fontes so denominadas de energias "sujas", por causar danos diretos ao meio ambiente e para a sociedade. Podendo tambm causar danos indiretos como acidentes em sondagens petrolferas, minas de carvo ou at mesmo por derramamento qumico ou de combustveis (PALZ, 2002). O Petrleo Bruto - Ou Crude - um leo mineral, de cor escura e cheiro forte, apresenta em sua constituio principalmente hidrocarbonetos. A separao dos diversos componentes ou refinao do petrleo, nos possibilita obter os mais variados combustveis e matrias-primas. Os primeiros produtos obtidos nas fraes da refinao so os gases butano e

o propano, separados e comercializados individualmente, podendo tambm, serem misturados com o etano, formando os gases de petrleo liquefeito (GLP), (PALZ, 2002). O Carvo uma rocha orgnica que apresenta propriedades combustveis, formada principalmente por carbono. Explorada e consumida em grande escala por diversos pases, dada a abundancia na natureza de suas minas subterrnea. Muito utilizada inicialmente nos processos industriais e domsticos. Sendo o primeiro combustvel fssil empregado na gerao de energia eltrica em centrais trmicas. No entanto Palz (2002), relata a inconvenincia do uso indiscriminado do carvo, devido a seus efeitos ambientais deletrios. Com a queima do carvo, ocorre a emisso de enxofre na forma se SOx, que reage com gua, formando cidos, agente poluidor, prejudicial a sade. Usado atualmente ainda, em usinas trmicas e algumas metalrgicas em fornos de fundio. O Gs Natural que um combustvel fssil, tem origem semelhante do petrleo, formou-se a milhes de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas, encontra-se em jazidas subterrneas. Constitudo por molculas de carbono e hidrognio, apresenta uma combusto mais limpa comparada com os outros combustveis fsseis. Considerando ainda, que respeita emisso de gases com efeito estufa, emitindo somente dixido de carbono e uma pequena quantidade de xido de azoto, ndices menores ao comparado com a gasolina (PALZ, 2002). 3 Caracterizao da Regio Fronteira Noroeste do RS. A Regio Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul composta por 20 Municpios: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buric, Campina das Misses, Candido Godi, Doutor Mauricio Cardoso, Horizontina, Independncia, Nova Candelria, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mau, Porto Vera Cruz. Santa Rosa, Santo Cristo, So Jos do Inhacor, Senador Salgado Filho, Trs de Maio, Tucunduva e Tuparendi, abrangendo uma rea total de 4,689 km4 (FEE, 2009). No mapa 01 ilustrada a localizao geogrfica da regio, na distribuio espacial do territrio do estado do Rio Grande do Sul. Sua populao estimada de 203.752 habitantes, dos quais cerca de 40% residem em rea rural e os 60% restantes residem em rea urbana. Apesar de a regio ter vivenciado um fenmeno expressivo de xodo rural, especialmente nas ltimas dcadas do sculo XIX, o meio rural ainda acolhe contingente considervel de sua populao, considerando que em 13 municpios a populao rural superior superior urbana. Esta caracterstica ainda dominante dada a ocupao da regio com base na pequena propriedade familiar. Em termos de indicadores sociais, a regio apresenta desempenho ligeiramente superior mdia das demais regies do estado do Rio Grande do Sul (RS), destacando-se os ligados sade e educao. O produto Interno Bruto (PIB) per capita mdio da regio de R$11.962,00, o que representa um padro um pouco abaixo da mdia estadual. Por outro lado, a regio apresenta indicadores mais expressivos do que a mdia estadual em termos de distribuio de renda, ou seja, na regio a renda menos concentrada do que a mdia do estado do RS. Um fator preocupante em termos de realidade regional a queda dos rendimentos provenientes do trabalho e o aumento da renda advinda das transferncias governamentais 5. Este dado demonstra que a regio vem enfraquecendo sua capacidade produtiva, especialmente pelo envelhecimento de sua populao. Com isto os programas de transferncia de renda (Previdncia, assistncia e sade) passam a constituir-se em preocupao essencial das polticas pblicas.
4 5

Dados obtidos no Instituto de Economia e Estatstica do Estado do Rio Grande do Sul (FEE). A mdia regional da populao com mais de 60 anos passa de 9,06% em 1991 para 20,13% em 2000.

Os municpios de Santa Rosa, Horizontina, Trs de Maio e Santo Cristo apresentam uma participao mais expressiva e diferenciada da indstria e dos servios na composio do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do que os demais. So nestes municpios que se concentra a maior parte das empresas que compem os Arranjos Produtivos mais expressivos da regio e que so objeto deste estudo (madeiro-moveleiro, metal mecnico, suinocultura, leiteiro, horticultura e fruticultura). Mapa 1 Localizao da Regio Fronteira Noroeste do RS. Corede n 5.

Fonte: Laboratrio Geoprocessamento Uniju, Iju/RS (Sidnei Bohn Gass), 2008.

O setor agropecurio o mais expressivo da regio em termos de ocupao de mode-obra, porm perde para o setor industrial e de servios em termos de gerao de Produto Interno Bruto. A agropecuria representa 26% do PIB regional, enquanto a indstria responsvel por 35% e o setor de comrcio e servios por 38,2%. O setor de comrcio e servios, porm, possui uma dependncia direta dos outros dois setores, pois funciona a partir de demandas produzidas pelos mesmos ou para preparar infra-estrutura e mo-de-obra para o funcionamento destes (COREDE-FN, 2010). 4 Energias alternativas aproveitveis na Regio Fronteira Noroeste. O Ministrio de Minas e Energia, atravs do Planejamento e Desenvolvimento Energtico, criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem - PEB / Eficincia Energtica,

consolidada pela Lei de Eficincia Energtica 10.295/2001, conhecida como lei do "apago", por conseqncia do primeiro grande susto causada pelo BLECAUTE energtico ocorrido em 2001. A lei determina que o governo estabelea limites mnimos de eficincia e mximos de consumo para os equipamentos movidos a eletricidade, com esta iniciativa criou-se o Selo PROCEL, para produtos eletroeletrnicos (Goeking, 2010). Com a poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia, focada na alocao eficiente de recursos energticos e a preservao do meio ambiente, foram estabelecidos "nveis mximos de consumo especfico de energia, ou mnimos de eficincia energtica, de mquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no Pas, bem como as edificaes construdas". O Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE, tem a adeso voluntria, somente para fabricantes que querem fazer parte do PBE. Segundo Westphal (2010), um programa semelhante ao existente para avaliar os aparelhos domsticos, como geladeiras, lmpadas, chuveiros eltricos, entre outros. Coube ento a regulamentao pelo Inmetro e a Eletrobrs o lanamento da Etiqueta de Eficincia Energtica de Edificaes Comerciais, de Servios e Pblicos aprovada atravs da Portaria n. 163, de 08 de junho de 2009. A partir deste regulamento o Inmetro, de posse dos resultados dos testes efetuados criado uma escala onde os testes sero classificados. Esta regulamentao descreve os quesitos tcnicos, analisando os trs principais sistemas: eficincia e potncia instalada do sistema de iluminao, eficincia de condicionamento do ar e o desempenho trmico da envoltria do edifcio. A classificao de eficincia fornece parmetros de: A (mais eficiente), a E (menos eficiente), e inclui incentivos adicionais para aumento da eficincia ao implantar sistemas como energia fotovoltaica ou co-gerao. O beneficio da Lei 10.291/2001 abrange as casas e edifcios residenciais com esta certificao. As edificaes comerciais, de servios e pblicas, aplica-se com construo de rea total til de 500 m2 ou com tenso de abastecimento superior ou igual a 2,3 kV, para edifcios condicionados, edifcios parcialmente condicionados e edifcios naturalmente ventilados. Pinheiro (2010) ressalta que a Eletrobrs calcula que quase 50% da energia eltrica produzida no pas sejam consumidas no s na operao e manuteno das edificaes, como tambm nos sistemas artificiais, que proporcionam conforto ambiental para seus usurios, como iluminao, climatizao e aquecimento de gua. Onde o potencial de conservao de energia pode atingir valores expressivos, podendo chegar a 30% para edificaes existentes, se estas passarem por um retrofit. J nas edificaes novas, concebidas com estas tecnologias energeticamente eficientes, podem superar uma reduo de 50% de economia. O Regulamento Tcnico da Qualidade do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos, do Procel Imetro, esta descrito em quatro documentos, no volume de n 1- Texto Introdutrio, apresentando o Processo de Etiquetagem, no volume de n 2 - Regulamento Tcnico da Qualidade do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios de Pblicos, RTQ-C, no volume n 3- Regulamento de Avaliao da Conformidade do, RAC-C, no volume n 4- Manual de Aplicao dos Regulamentos: RTQ-C e RAC-C, disponvel em Aneel (2010). Conforme noticia da revista Eltrica.Info pg. 10, publicado em 30 de setembro de 2009 por Erwin, so "cinco so os edifcios do pas j receberam a Etiqueta Nacional de Eficincia Energtica em Edificaes conhecida como etiqueta A. Desenvolvida pela Eletrobrs, por meio do Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (Procel), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes (LABEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a etiqueta tem por objetivo reconhecer as construes energeticamente eficientes. A Caixa Econmica Federal teve dois projetos contemplados: a agncia Jardim das Amricas, em Curitiba (PR), e o edifcio sede da Caixa Econmica, em Belm (PA). Alm dela, receberam a etiqueta A, a Associao Beneficente

10

da Indstria Carbonfera de Santa Catarina (SATC), em Cricima; a Faculdade de Tecnologia de Nova Palhoa (FATENP), em Nova Palhoa (SC); e o Centro Tecnologias Sociais para a Gesto da gua (Cetragua) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com Maior (2010), para receber a etiqueta, as construes devem atender requisitos na avaliao de trs sistemas: envoltria, iluminao e ar condicionado. A figura 01 ilustra a etiqueta de consumo classe A. Figura 01 Ilustrao de Etiqueta de consumo classe A.

Fonte: Aneel (2010).

Portanto a partir desta identificao cabe aos profissionais da rea tecnolgica, da Engenharia, da Arquitetura, projetar e estimular a procura por sistemas mais eficientes e criar a conscientizao, junto aos proprietrios, compradores, gerenciadores e entidades pblicas, quanto a necessidade de gerar economias e reduo de custos, com prticas sustentveis, na utilizao de equipamentos e construes altamente eficientes e sistemas ambientalmente amigveis. A preocupao na construo das bases necessrias para racionalizar o consumo de energias nas edificaes no Brasil, para proporcionar durante a vida til das edificaes, economias para os proprietrios durante o uso, manuteno e operao do sistema, reduo da demanda de utilidades e reduo no impacto ambiental, com a reduo no consumo de energia. Adequando as normas na utilizao de fontes complementares de energias renovveis e adequao dos recursos naturais da regio. Uma vez que os pesos para cada item da norma visam a economia para a etiquetagem em Envoltria de 30%, Sistema de Iluminao de 30% e Sistema de Condicionamento de Ar de 40%. 4.2- Energia Solar Sustentabilidade Econmica 4.2.1- Aproveitamento da Energia Solar Conforme Palz (2002), os coletores solares tiveram sua utilizao em grande nmero, durante a I Guerra Mundial, como tambm antes da crise do petrleo em 1973, j eram empregados no Japo, em Israel e na Austrlia. O uso de produtos indiretos da energia solar, bem como os combustveis fsseis, ou gua corrente, a captao direta e o uso da radiao solar em escala industrial representam

11

uma inovao na histria da humanidade. No entanto que a energia solar indireta resulta de um processo de absoro natural em que o homem no faz parte, o uso direto da radiao solar requer sistemas especialmente projetados e instalados, para absorver e converter a energia incidente (ALDAB, 2002). A energia solar segundo Aldab (2002) poder ser utilizada a partir de trs tipos de processo: Processo Trmico (alta, mdia e baixa temperatura), Processo Eltrico e Processo Qumico (bioqumico). A Energia Trmica processada a alta temperatura, acima de 1.000C, possibilita o aproveitamento da energia solar mediante forno solar parablico. O processo trmico a mdia temperatura, at 1.000C, pode ser empregado em geradores de vapor d gua, transformao em energia eltrica e mecnica e fornos solares. O aproveitamento do processo trmico a baixa temperatura, at 100 C, tambm pode ser empregado para aquecimento de ambientes, condicionamento de ar, refrigerao, evaporao, destilao e gerador de liquido especial. J o processo de aproveitamento de transformao direta da energia solar em energia eltrica, pode ocorrer atravs do processo fotovoltaico, do gerador termoeltrico. O aproveitamento do processo bioqumico ocorre atravs da fotlise e fotossntese. 4.2.2- Aplicaes Bsicas da Energia Solar Trmica H varias formas de utilizar e converter a energia solar em trmica, Cometta (2004), nos aponta que o aproveitamento da energia solar trmica em processo a baixa temperatura notrio que se apresenta como aplicao mais simples e imediata, com resultados econmicos apreciveis em escala razoavelmente ampla, atravs da soma de conhecimentos e experincias nada desprezvel. Ressalta ainda o mesmo autor que as principais aplicaes so para aquecer a gua para uso domstico (banho e piscina), processos industriais, aquecimento das edificaes, para a secagem de produtos agrcolas e para produzir energia eltrica. Considerada uma fonte energtica inesgotvel, abundante e gratuita, coloca sua explorao em destaque, diante da nova realidade de mercado, com crescimento cada vez mais constante e slido, motivadas pelas questes ambientais envolvendo o aquecimento global e o uso racional de energia. 4.2.2.1- Aquecimento de gua Para o aquecimento de gua, conforme Albad (2002), existem dois tipos de sistemas para aquecimento de gua utilizando a energia solar: sistema ativo e passivo. O sistema tipo passivo nada mais do que um tanque com aquecimento direto pela radiao solar, com baixa eficincia trmica. J o sistema ativo bem mais eficiente e pode ser do tipo direto (chamado de malha aberta), aquece diretamente a gua de servio no coletor ou indireto (malha fechada), que aquece um outro fluido no coletor, a transferncia do calor de forma indireta, utilizando um outro fluido intermedirio. J Mazzon (1999) diz que h um circuito bsico de aquecedor solar que constitudo por um coletor solar (placa) que possui, em geral, tubos absorventes, que absorvem o calor do sol e transferem para a gua contida no seu interior. A gua quente migra para um reservatrio trmico (boiler), onde armazenada para uso posterior. Palz (2002), por sua vez nos aponta que tambm um coletor sozinho, no um aquecedor completo, necessrio adicionar a ele tubulaes, uma bomba de circulao, um reservatrio e em alguns casos (regies de baixa temperatura) adicionar um sistema de aquecimento adicional, normalmente eltrico. Podendo tambm, para aumentar eficincia do sistema incrementar sensores, vlvulas e outros dispositivos e mecanismos de controle. O Funcionamento de aquecimento solar trmico, segundo Mazzon (1999), geralmente, esta baseado no princpio da conveco natural da gua, denominado efeito de termossifo, onde a circulao da gua entre o reservatrio e as placas solares acontece normalmente por diferena de densidade (gua quente/fria) e pelo desnvel formado entre o coletor e o

12

reservatrio trmico. O boiler, reservatrio trmico, o recipiente que armazena a gua aquecida,so fabricados geralmente em cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, para no agredirem a camada de oznio. A gua conservada aquecida para consumo posterior. O reservatrio trmico mantido sempre pleno pela entrada de gua fria do reservatrio (caixa d'gua)ou da rede pblica. Um sistema solar de aquecimento de gua de duas placas coletoras operando em termossifo, isto , em circulao natural, onde o fluxo de gua circula no interior do coletor sem bomba auxiliar, conforme figura 02. Figura 02 Sistema de Aquecimento solar em Termossifo.

Fonte: FONTES NO CONVENCIONAIS DE ENERGIA. AS TECNOLOGIAS SOLAR E DE BIOMASSA - UFSC (MAZZON, 1999).

4.2.2.2- Aquecimento de Piscinas Para Cometta (2004), uma piscina no-aquecida pode ser desfrutada apenas em alguns meses do ano, no vero. Para us-la por um perodo maior necessrio prover um aquecimento auxiliar para aquecimento. As temperaturas da gua de piscinas variam conforme sua aplicao. Para piscinas de competio uma temperatura de 22C. Para as destinadas a recreao, temperaturas entre 25 a 26C. J as piscinas cobertas, ou em lugares frios, a temperatura normalmente fica em torno de 28 a 30C. O sistema de aquecimento solar para piscinas geralmente constitudo de uma bateria de placas solares, interligada a uma bomba. A mesma bomba utilizada para filtragem e recirculao da gua da piscina. Esta bomba possui potncia suficiente para executar a circulao de gua atravs do sistema, que geralmente fica sobre um telhado prximo. Quando instalado em um local mais distante, necessria a aplicao de uma bomba auxiliar. Este sistema de aquecimento pode ser instalado em qualquer piscina, em projeto ou j construdo. A figura abaixo mostra um sistema solar de aquecimento de gua de placas coletoras em serie, operando com bomba auxiliar (moto bomba) e termostato auxiliar, isto , a circulao forada, onde o fluxo de gua circula no interior do coletor auxiliado por bomba (ALO SOLAR, 2010). Conforme ilustrado na figura 03.

13

Figura 3 - Instalao automatizao.

casa de mquinas, com utilizao de bomba auxiliar e

1. Piscina 2. Moto Bomba 3. Filtro 4. Linha de subida de gua fria para as placas 5. Vlvula de reteno 6. Registro de drenagem da bateria 7. Placas Coletoras 8. Linha de descida de gua quente 9. Retorno da piscina 10. Bomba auxiliar 11. Termostato diferencial 12. Sensor do termostato 13. Tubo calibrador 14. Registro regulador de vazo de descida 15 Registro regulador de vazo da bateria

Fonte: Alo Solar (2010).

4.2.2.3- Aquecimento de Ambientes O aquecimento de ambientes, segundo Cometta (2004), pode ser realizado pelo sol diretamente ao ar que circula no ambiente, como tambm a gua, que depois cede ao ar. Neste sistema apresenta uma diferena significativa que a leveza e simplicidade dos sistemas a circulao de ar, que, no entanto, possui aplicao restrita. Conforme o dimensionamento da instalao, a circulao de ar pode ocorrer naturalmente ou forada por um ventilador. Aldab (2002), nos diz que o aquecimento e o sistema de aquecimento de ar mais eficiente do que o sistema de circulao de gua em radiadores, uma vez que opera com temperaturas mais baixa, permitindo um rendimento mais alto dos coletores solares. A Arquitetura Bioclimtica o estudo que visa harmonizar as concentraes ao clima e caractersticas locais, pensando no homem que habitar ou trabalhar nelas, e tirando partido da energia solar, atravs de correntes convectivas naturais e de micro climas criados por vegetao apropriada. a adoo de solues arquitetnicas e urbansticas adaptadas s condies especficas (clima e hbitos de consumo) de cada lugar, utilizando a energia que pode ser diretamente obtida das condies locais (SO FRANCISCO, 2010). Beneficia-se da luz e do calor provenientes da radiao solar incidente. A inteno do uso da luz solar, que implica em reduo do consumo de energia para iluminao, condiciona o projeto arquitetnico quanto sua orientao espacial, quanto s dimenses de abertura das janelas e transparncia na cobertura das mesmas. A inteno de aproveitamento do calor provenientes do sol implica seleo do material adequado (isolante ou no conforme as condies climticas) para paredes, vedaes e coberturas superiores, e orientao espacial, entre outros fatores (SO FRANCISCO, 2010).

14

A arquitetura bioclimtica no se restringe a caractersticas arquitetnicas adequadas. Preocupa-se, tambm, com o desenvolvimento de equipamentos e sistemas que so necessrios ao uso da edificao (aquecimento de gua, circulao de ar e de gua, iluminao, conservao de alimentos entre outros) e com o uso de materiais de contedo energtico to baixo quanto possvel (SO FRANCISCO, 2010). A figura 04 mostra o princpio da casa solar de Michel-Trombe (1967 apud PALZ, 2002), onde expe o princpio da casa solar passiva, onde a parede com grande inrcia trmica responsvel para absoro e armazenamento de calor, onde o ar aquecido intruduzido no interior da casa por efeito de termossifo, sendo possvel o seu arejamento atravs de duas aberturas (PALZ, 2002). Figura 04 - Casa solar passiva, Inverno, Primavera/Outono, Vero. Inverno Primavera/Outono Vero

PRINCIPIO DA CASA SOLAR MICHEL-TROMBE (1967)

4.2.2.4- Refrigerao Solar A utilizao da energia solar para refrigerao ocorre segundo Aldab (2002), atravs do ciclo frigorifico de absoro, onde o ciclo termodinmico para a utilizao da energia solar em refrigerao ambiental, opera na faixa de temperaturas mnimas de entrada entre 95C e 100C. A utilizao deste sistema quando comparada a aplicao dos sistemas convencias de refrigerao no apresenta ganhos econmicos. O sistema de refrigerao por absoro foi criado pela diviso de termodinmica e refrigerao aplicada, da KTH, na Sucia, e denominado comercialmente de sistema Electrolux. Teve seu desenvolvimento baseado no ciclo de refrigerao de Carr, operando sem bomba de deslocamento da soluo. Este principio no possui peas mveis e no necessita energia auxiliar, e extremamente silencioso (FERRARI, 2005). O sistema Electrolux conforme Costa (2000), fora desenvolvido em 1922, por Baltzar Von Platem e Carl Gustav Munters, uma mquina de refrigerao de funcionamento contnuo, de baixo custo, que opera com uma fonte trmica. Difere dos sistemas usuais, os equipamentos e sistemas de refrigerao que utilizam o ciclo de refrigerao por compresso, onde o ciclo termodinmico impulsionado por um compressor. Essa forma, no entanto, no nica. Existe a refrigerao "eletrnica" e a refrigerao por adsoro. A figura 05 ilustra um sistema Electrolux, esse pode ser acionado por aquecimento de gua de placas solar coletoras, sistema de queima de biogs, bicombustvel, GPL ou outra fonte trmica.

15

Figura 05 - Sistema Electrolux.

Fonte CICLO DE REFRIGERAO DE PLATEN-MUNTERS (COSTA, 2000)

A utilizao das tecnologias para o aproveitamento da energia solar para refrigerao, segundo Riffel (2010), os fabricantes dos sistemas de refrigerao deveriam considerar a problemtica ambiental e fragilidade do abastecimento de energia eltrica no pas deveriam buscar e desenvolver pesquisa e desenvolvimento (P&D) em tecnologias que adotassem fontes renovveis de energia e desenvolver tecnologia capaz de aproveitar a energia solar ou capaz de recuperar resduos trmicos de baixa temperatura, pode apresentar alternativas viveis para a aplicao racional dos recursos naturais. Considerando que no Brasil, temos extensas reas, principalmente no Nordeste, com registro de uma grande disponibilidade de energia solar (mdias anuais maiores que 6 kWh/m2.dia), com possibilidade de converso heliotrmica, principalmente em uso para refrigerao. Nas diversas aplicaes da energia solar, a refrigerao e o ar condicionado ficam evidentes, que quanto maior a intensidade da radiao, maior a necessidade de frio. Em qualquer escala de tempo, seja ela dirio ou sazonal os momentos de maior necessidade de potncia frigorfica ocorrem em concomitncia aos picos de radiao solar, situao inversa a demanda por aquecimento (RIFFEL, 2010). O tema refrigerao solar segundo Riffel (2010) j vem sendo discutido a muito nos ltimos anos em reunies cientficas. Como exemplo, em 2009, na Itlia realizou-se a III Conferncia Internacional, mostrando a importncia e atualidade do tema. Temos no Brasil, diversos grupos de pesquisa com competncia cientifica na rea, no entanto, para surgir algum produto tecnolgico, necessrio que seja realizado investimentos macios em pesquisa e desenvolvimento envolvendo instituto de pesquisa e, sem sombra de dvida, do setor empresarial. As tecnologias disponveis para a utilizao da energia solar apresentam-se dos coletores solares e os painis fotovoltaicos. Nos coletores solares converso da radiao

16

eletromagntica oriunda do sol em calor e os painis, em eletricidade. O aproveitamento da energia trmica de baixa temperatura (70C a 120C), oriundas de coletores solares ou rejeitos trmicos industriais, esta nos refrigeradores trmicos por soro (chillers). Deste dois processos se destacam: o sistema a absoro e o sistema adsoro. O principio do sistema esta no estado fsico da matria, a absoro a interao, entre dois fludos, geralmente gua e amnia ou gua e brometo de ltio. J no sistema de adsoro, entre um fludo e um slido. No entanto, a principal diferena est na origem da fora, responsvel pela evaporao do fludo refrigerante. No sistema tradicional realizado pelo compressor e na soro, pela diferena de afinidade entre o par sortivo pela diferena de temperatura. O sistema por adsoro, por envolver um slido, trabalha a temperaturas mais baixas e requer menos dispositivo eletromecnicos, vlvulas e bombas, comparado com o ciclo de absoro. O processo sortivo menos oneroso e mais simples, reduzindo o custo do equipamento e de manuteno, comparado com o tradicional (RIFFEL, 2010). A figura 06 nos apresenta as tecnologias disponveis para a aplicao para a refrigerao solar. Figura 06 - Tecnologias disponveis para a refrigerao solar.

Fonte TECNOLOGIAS DISPONVEIS PARA A REFRIGERAO SOLAR. Climatizao e Refrigerao, Julho 2010.

4.2.2.5- Energia Solar para Secagem de Produtos Agrcolas O uso da energia solar para a secagem de produtos agrcola uma pratica dos primrdios da civilizao, sem se preocupar com a armazenagem e a diminuio de umidade dos gro no campo. A secagem realizava-se em condies naturais pela incidncia da radiao solar e deslocamento de massas de ar. Para Palz (2002), os pases em desenvolvimento j se utilizam em larga escala a energia solar para secar vrias colheitas, assim como o caf, o tabaco, o ch, as favas; frutas de maneira geral e para conservar alimentos perecveis como o peixe e a carne. Prticas tradicionais consistem em expor os produtos ao sol estendendo-os ao ar livre. As boas praticas de higiene condenam esta alternativa simples e tradicional de secagem ao sol. Desta prtica criou-se novos mtodos, destinados a melhorar os padres de higiene e busca de novos mercados, controlando parcialmente as condies de secagem. Um sistema de aquecedor solar, conforme Cometta (2004), mesmo que rudimentar, pode ser fcil e economicamente construdo, utilizando alguns metros quadrados de um leito, recoberto com pedaos de chapas metlicas ou pedras, protegidas por chapas de vidro. O calor absorvido pelas chapas metlicas ou pedras transferido ao ar que passa atravs dos mesmos e este atravs do produto promovendo a secagem. Para Aldab (2002), o uso da energia solar para secagem de produtos agrcolas apresenta a vantagem de no necessitar sistemas de acumulao de calor, onde o produto no

17

sofre danos se o tratamento for interrompido por um determinado tempo (noite ou nebulosidade). Podendo tambm, instalar um queimador auxiliar. Neste processo, pode ser aplicado o mesmo coletor de ambientes, conforme convenincia econmica da instalao, com coeficiente de aproveitamento otimizado. Nas figuras 7 (a e b) vemos secadores solares tradicionais. A figura (a) os alimentos para secagem so colocados diretamente no coletor e so secados atravs da influencia da radiao solar e do ar aquecido que por ele circula. Na figura (b) os produtos a serem secados so dispostos em um compartimento adicional (denominado de silo), onde a secagem realizada pela passagem do ar aquecido. A qualidade dos produtos secados melhor no sistema indireto, porque os produtos no sofrem exposio direta dos raios solares. Figura 07 (a e b) - Secadores tradicionais.
Radiao Solar

Figura (b)
1- entrada de ar 2- chapa absorvedora 3- vidro ou plstico 4- bandejas perfuradas 5- sada de ar 6- isolante trmico 7- alimento a secar

Figura (a)
1-vidro ou plstico 2- alimento a desidratar 3- chapa absorvedora 4- material isolante trmico 5- entrada de ar (frio) 6- sada de ar (quente e mido) Radiao Solar

Fonte -Secadores Solares, COLETORES SOLARES: MATERIAIS DISPONVEIS NO MEIO RURAL, NASCIMENTO FILHO, Jair,UFMG.

4.2.2.6- Energia Solar para Destilao de gua Para PALZ, (p., 2002), "o fornecimento de gua potvel de igual importncia, e coloca tantos problemas para o futuro do homem quanto energia". A demanda por gua potvel diretamente proporcional ao desenvolvimento industrial e ao crescimento populacional. O problema maior ocorre nos pases mais industrializados, principalmente nos meses do vero. O processo de destilao de gua, atravs da utilizao da energia solar a baixa temperatura, utilizada na destilao da gua do mar, ou de salmoura, para obteno de gua doce. Esta tcnica utilizada, principalmente em ilhas, terras ridas ou semi-ridas. Em comparao com outros mtodos de dessalinizao, Aldab (2002) nos aponta que a destilao solar se apresenta o mais eficiente e o com menor custo beneficio, comparado com os mtodos de eletrolise e congelamento. Enfatiza ainda que da analise puramente econmica, o destilador a leo combustvel apresenta vantagens comparado com o solar. No entanto o destilador solar mais ecolgico, apresenta a vantagem de ser autnomo, no necessita de abastecimento de combustvel. Sendo que um destilador simples, sem concentrao de raios solares, chega a fornecer at sete litros de gua potvel por dia, por metro quadrado de superfcie, utilizando mais de 50% da radiao solar disponvel. J Palz (2002) nos diz que o principio de funcionamento de um destilador solar extremamente simples, gua do mar entra por uma cuba rasa coberta por laminas de vidro ou outro material transparente, a radiao solar absorvida pela gua, efeito estufa, onde grande parte do calor retida. A gua evapora-se, o vapor d'gua se condensa nas superfcies

18

internas das chapas de vidro. A gua pura coletada em caneletas onde captada e a salmoura concentrada removia numa sada separada. A figura 08 mostra um sistema de destilao solar simples, tipo tanque raso. Figura 08 - Sistema solar simples: tanque raso.

Fonte DESTILADOR SOLAR TIPO TANQUE RASO (MALUF, ALEXANDRE PRATA, DESTILADORES SOLARES NO BRASIL, ULFA, 2005)

4.2.2.7- Energia Solar como Fonte de Eletricidade Palz (2002) nos diz que existem tecnicamente duas formas para converter a energia solar (radiao) em energia eltrica til, o primeiro o sistema de converso direta por transferncia de energia radiante aos eltrons de uma substancia slida e a segunda forma o da converso de radiao em calor e, por conseqncia, em eletricidade, em um processo termodinmico, em condies ideais, um ciclo de Carnot. Os processos de converso direta segundo o autor acontecem temperatura ambiente, podendo inclusive ser utilizados em climas frios com baixa radiao. No entanto, os processos que operam a temperaturas acima do ambiente, ficam restritos aos locais de clima quente e ensolarados. Aldab (2002) nos diz que a converso da energia solar em eltrica, ocorre atravs de um dispositivo que converte a energia proveniente do sol pelo efeito fotovoltaico. O mdulo fotovoltaico formado por clulas solares, preferencialmente de silcio monocristalino (mono-Si), policristalino (poly-Si) e amorfo (a-Si), podendo ser conectados em srie ou em paralelo. Podendo estas clulas serem fabricadas como dispositivos monofacias ou bifaciais, distribudas conforme a rea do modulo. Os mdulos so constitudos tambm de materiais encapsulamento e estrutura para proteo das clulas solares, e estas so ligadas por meio de conexes eltricas. Rther (2004) por sua vez nos aponta que os mdulos fotovoltaicos no apresentam peas moveis e so de fcil manuteno. Para se manter a eficincia da converso de energia solar em eltrica, basta uma limpeza peridica, semelhante aos efetuada tipicamente em vidros. Enfatiza ainda que dentre os componentes usados para a fabricao das placas fotovoltaica, o silcio o mais importante material semicondutor empregado, aplicado tambm, como material bsico para toda a indstria eletroeletrnica. Outros materiais semicondutores so empregados como, o arsnio de glio, telurieto de cdmio ou disselenieto de cobre e ndio. O silcio apresenta uma disponibilidade quase ilimitada na natureza, numa posio prxima ao do oxignio. No entanto, no existe como um elemento qumico, normalmente na forma de areia de slica. O material empregado nas clulas solares deve apresentar maior pureza possvel. Isto pode ser conseguido atravs de sucessivos processos qumicos adequados. O silcio no apresenta eltrons livres, caractersticas de um mau

19

condutor eltrico. Para inverter este estado, acrescentam-se outros elementos, num processo conhecido como dopagem. Mediante a dopagem do silcio com o fsforo obtm-se um material com eltrons livres ou materiais com portadores de carga negativa (silcio tipo N). Em um mesmo processo, no entanto acrescentando boro no lugar do fsforo, obtm-se um material com polarizao inversa, com falta de eltrons, material com cargas positivas livres (silcio tipo P). Uma clula fotovoltaica tpica compe-se de uma camada de material tipo N e outra de material tipo P. Separadas apresentam caractersticas neutras, ao serem unidas, exatamente na unio P-N, gera-se um campo eltrico devido aos eltrons do silcio tipo N, quando excitada por radiao solar. A figura 09 mostra uma clula solar formada por uma fina camada de material tipo N e outra com maior espessura de material tipo P. Figura 09 - Clula solar P-N.

Fonte SOLARTERRA - www.solarterra.com

Palz (2002), classifica um sistema fotovoltaico em trs categorias fundamentais: sistemas isolados, sistemas hbridos e sistemas conectados a rede. Estes sistemas segundo o autor obedecem a uma formatao bsica, no entanto, o sistema dever possuir uma unidade de controle de potncia e uma unidade de armazenamento. E para utilizao de uma forma contnua da energia fornecida por clulas fotovoltaicas, estas devem ser acopladas a um sistema de acumuladores. Podendo inclusive, serem acoplados diretamente a rede eltrica, dispensando os sistemas acumuladores de energia (bancos de baterias), atravs de conversores de corrente contnua em corrente alternada. Ressalta o autor que isto possvel sem grandes dificuldades, porem com sensveis gastos de implantao. Esta aplicao representa uma fonte complementar ao sistema eltrico tradicional, onde toda a energia produzida pelos painis fotovoltaicos entregue diretamente a rede, controlados por inversores que atendem as exigncias de qualidade e segurana, sem afetar rede de distribuio convencional. Podemos demonstrar estes processos atravs das figuras 10 e 11. Figura 10 - Configurao bsica de um sistema fotovoltaico.

Fonte CONFIGURAO BSICA DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO - ENERGIA SOLAR PRINCIPIO E APLICAES CRESESB

20

Figura 11 - Sistema conectado rede.

Fonte SISTEMA CONECTADO REDE - ENERGIA SOLAR PRINCIPIO E APLICAES - CRESESB

Enfatiza o autor supracitado que existe tambm os sistemas hbridos, que desconectado da rede convencional, apresenta agregado a outras fontes de gerao de energia, como: turbinas elicas, gerao diesel, mdulos fotovoltaicos entre outras. Neste processo, a utilizao de diversas formas de gerao de energia eltrica torna-se complexo na necessidade de otimizao do uso das energias, necessitando um controle mais otimizado para que haja mxima eficincia na entrega da energia para o consumidor final. Podemos demonstrar este processo atravs da figura 12. Figura 12 - Sistema fotovoltaico hbrido.

Fonte EXEMPLO DE SISTEMA HBRIDO - ENERGIA SOLAR PRINCIPIO E APLICAES - CRESESB

A aplicao principal dos sistemas fotovoltaicos esta no atendimento de comunidades isoladas tem impulsionado a busca e o desenvolvimento de fontes renovveis de energia. Palz (2002, p. 273) nos diz que "nas regies rurais isoladas ou em desenvolvimento, as aplicaes mais amplas so para refrigerao (vacina, comida,...), bombeamento de gua e iluminao eltrica". Atualmente os sistemas de gerao, de armazenamento e de condicionamento tem sofrido grandes impulsos no sentido de aperfeioamento e de reduo de custos. Palz (2002, p. 280) descreve que em "um primeiro argumento a favor da reduo dos custos a "economia de escala". O progresso na industrializao normalmente acarreta uma reduo no

21

custo unitrio: quanto maior o mercado, mais barato o produto". Um desafio paralelo industria fotovoltaica o desenvolvimento de acessrios e equipamentos complementares para os Sistemas Fotovoltaicos. 4.3- Energia Elica Sustentabilidade Econmica A energia elica, nada mais do que a energia cintica proveniente das diferena de temperaturas nas massas de ar, apresenta variaes conforme o relevo da terra e do mar. A utilizao deste fenmeno ocorre atravs da converso da energia cintica de translao em energia de rotao, com o emprego de turbinas elicas e de cata-ventos em mecnica. Para Palz (2002), a energia dos ventos pode ser convertida em energia til de duas formas, com o emprego de dois sistemas bem distintos, uma com a construo simples, o moinho de vento, utilizada para produzir energia mecnica, e o outro via aerogerador, que serve para a produo de eletricidade. Historicamente a energia dos ventos vem sendo explorada pelo homem, na utilizao de mquinas simples e rsticas para o bombeamento de gua, moagem de gros, nas serrarias e nas embarcaes martimas. Com a crise energtica no final do sculo XIX e todo o sculo XX, com o desenvolvimento tecnolgico, despertou-se o interesse na utilizao para a gerao de energia eltrica. Desde ento, que houve interesse e investimentos macios para viabilizar o desenvolvimento e aplicaes de equipamentos em escala comercial. Diversos pases investiram na construo de prottipos de turbinas elicas para produo de eletricidade e estas serem conectadas rede para suprirem o fenecimento de energia eltrica (CRESESB, 2004). Em um perodo recente, no mais que vinte anos, a indstria elica mundial teve um crescimento acentuado no aperfeioamento de suas tecnologias e tambm na busca de novos mercados. Pases como a Alemanha, Estados Unidos e Dinamarca, vm se destacando gerao da energia elica no cenrio mundial. Tendo como o maior incentivos para a uso dessa forma de energia, a sua disponibilidade (gratuita) e do seu baixo impacto ambiental (CRESESB, 2010). Dutra (2001) enfatiza que com a evoluo tecnolgica permitiu o desenvolvimento de equipamentos mais potentes. Nos apresenta dados da ANEEL, que nos anos de 1985, empregava-se turbinas com dimetro de 20 metros, gerando uma potncia mdia de 50 kW (quilowatts), atualmente os dimetros chegam superar 100 metros aproximadamente, gerando em torno de 5 mil kW. No incio a altura das torres chegava a 10 metros aproximadamente, hoje superam os 50 metros. No entanto o autor ressalta que no existem estudos que possam precisar com exatido o potencial elico do planeta, mas estimativas apontam na ordem de 500 mil TWh (terawatts-hora) por ano, por restries ambientas, tecnicamente, apenas 10% sejam aproveitveis, ou seja 50 mil TWh por ano, onde a produo de energia eltrica mundial em 2007 foi entorno de 18,9 mil TWh, o que corresponde 250% menor que a capacidade de gerao elica. Podemos dizer que no se pode ignorar a importncia desta energia para o futuro energtico global, considerando a importncia das questes ambientais nas decises das fontes de energias motoras da economia mundial. Ainda o mesmo autor nos diz que o emprego da energia elica, no Brasil, tem sido empregado a muitas dcadas, de forma isolada e em pequena escala. Seu emprego destinavase, prioritariamente, para sistemas de bombeamento de gua com emprego de cata-ventos, em moinhos e gerao de eletricidade para alimentao de baterias. A tecnologia elica de pequeno porte no Brasil empregava-se para gerao eltrica domstica, principalmente nas comunidades isoladas que no so supridas pela rede eltrica convencional. No entanto Dutra (2001) nos diz que os primeiros estudos voltados para o desenvolvimento de tecnologia nacional datam de 1976, nos laboratrios do Centro Tcnico Aeroespacial CTA. Inicialmente, foram desenvolvidos vrios prottipos de aerogeradores

22

de pequena potncia (1 a 2 kW) o que em 75 incentivou uma das primeiras avaliaes do potencial elico para a gerao de energia eltrica na costa do Nordeste. O projeto tomou uma grande proporo quando o Centro Aeroespacial da Alemanha DFVLR firmou parcerias com o CTA para execuo do projeto DEBRA que consistiria em um aerogerador de 100 kW com rotor de 25 m de dimetro. Coube ao CTA a montagem das ps que, em 1983, estavam prontas e embarcadas para a Alemanha. As regies com maior potencial elica medido no pas conforme mapa temtico da velocidade do vento a 50 metros de altura ilustrada na figura 13 so Nordeste, principalmente no litoral (75 GW); Sudeste, envolvendo o Vale do Jequitinhonha (29,7 GW): e Sul (22,8 GW), regio onde esta instalado o maior parque elico do pas, situado em Osrio, no Rio Grande de Sul, com 150 MW de potncia. De acordo com o BIG, da Aneel, at a construo das trs plantas de Osrio, os demais projetos realizados foram de pequeno porte. Os Parques Elicos Osrio, Sangradouro e dos ndios, so os que constituem o empreendimento de Osrio, juntos totalizam a potencia de 50 MW, a 70 metros de dimetro e 100 de altura. No entanto, no pas, o vento utilizado principalmente para produzir energia mecnica utilizada no bombeamento de gua na irrigao (ANEEL, 2010). Figura 13 - Mapa temtico da velocidade dos ventos a 50 metros de altura.

Fonte - MAPA TEMTICO DA VELOCIDADE MDIA ANUAL DO VENTO A 50 METROS DE ALTURA EM M/S (FONTE: ATLAS DO POTENCIAL ELICO BRASILEIRO. CEPEL, 2001)

4.4- Energia Biomassa (BIOGS) Sustentabilidade Econmica A biomassa como uma forma de armazenamento solar, segundo Palz (2002), as molculas de hidrocarbonetos e o oxignio so produzidos por todas as plantas verdes em presena de luz, a partir da gua e dixido de carbono, apresentam uma eficincia de cerca de 0,1%, transformada em energia qumica e armazenada em sua estrutura celular (tronco, razes, folhas, etc.). Podemos citar as diferentes formas de biomassa como fonte de energia til ao homem, podem ser descritas da seguinte forma: a madeira (bioconverso das florestas), a palha (oriundas das diversas culturas agrcolas), excrementos (resduos urbanos, rurais e industriais), algas e outros resduos. Estas biomassas podem sofrer, os principais processos de

23

converso atravs da: gaseificao, pirlise, hidrlise, digesto aerbica, digesto anaerbica, metanol e etanol (PALZ, 2002). Tratando de converso de energia a biomassa a nica energia que pose ser convertida em combustveis gasosos, lquidos ou slidos, atravs de tecnologias de converso conhecidas. A biomassa convertida em trs grandes formas de energia: eletricidade, calor e combustvel, devido a esta flexibilidade permite estar em concorrncia direta com as energia oriunda das fontes fsseis. Em contraponto ao uso direto da energia solar ou elica, a biomassa como portadora de energia renovvel esta sempre disponvel (GREENPRO, 2004). Conforme GREEMPRO, 2004, a utilizao da energia armazenada na biomassa, na liberao dos gases com efeito estufa, por exemplo o dixido de carbono, a quantia liberada equivalente a que foi consumida durante o processo da fotossntese. Podendo assim, constatar, que as fontes de biomassa so consideradas neutras, no tocante aos danos climticos, oriundos do efeito estufa. Entre as diversas fontes para produo de energia atravs de biomassa, o biogs uma das mais favorveis ao meio ambiente. Onde sua aplicao apresenta benficos, como a reduo dos gases causadores do efeito estufa, reduo poluio do solo e dos lenis freticos. Partindo do pressuposto que o biogs obtido da biomassa contida em dejetos (urbanos, industriais e agropecurios) e em esgotos. Essa biomassa processado do estado slido para o gasoso, via processo anaerbico (ausncia do ar), na decomposio da matria orgnica (ANEEL, 2010). O Biogs um gs constitudo principalmente por dois gases: o metano (CH4) (6080%) e o gs carbnico (40-60%), provenientes da fermentao anaerbica da matria orgnica. Outros gases esto presentes em pequenas propores (menor que1%), como: o gs sulfdrico (H2S) possui alto poder de corroso, o Azoto (N2), Amonaco (NH3), o Oxignio (O2) e o Hidrognio (H2), estes ltimos no apresentam problemas para a subseqente utilizao energtica. No entanto o cido sulfrico um componente prejudicial, alm de ser txico em concentrao superior a 50 ppm. Acima desta concentrao recomendado a dessulfurizao, de maneira a no aumentar os custos de manuteno, devido aos danos de corroso. A presena do metano (CH4) no biogs, possibilita seu uso como combustvel e apresenta um poder calorfico entre 5.000 a 7.000 Kcal/m3. Com a eliminao do gs carbnico (CO2) este valor calorfico pode ser aumentado para 11.000 a 12.000 Kcal/m3, atravs de um mtodo simples (BAUKE e MAIA, 1982). Segundo Nishimura (2009), na tabela 01 nos mostra a equivalncia aproximada de 1 m3 de Biogs com outras fontes energticas. Tabela 01 - Equivalncia do biogs com outras fontes energticas (1m3).
Combustvel Quantidade Equivalncia de 1 m3 de Biogs

gasolina querosene diesel gs liquefeito lcool combustvel lenha energia eltrica


Fonte - SGANZERLA (1983)

0,61 litros 57 litros 0,55 litros 0,45 kg 0,79 litros 1,538 kg 1,428 kwh

O biogs, como um gs combustvel, pode ser empregado em vrias aplicaes domsticas e rurais. Na utilizao final do biogs, a combusto direta e a operao de motores

24

de combusto interna so as aplicaes mais usuais, conforme Nishmura (2009). Pode ser demonstrado na tabela abaixo a aplicao do biogs nos diversos usos. Tabela 02 - Consumo de Biogs Conforme sua Utilizao.
Utilizao Consumo

Fogo Lampio Chuveiro Motor de Combusto Interna Aquecimento de gua a 100 C Incubadora Gerao de Energia Eltrica
Fonte - CETEC (1982)

0,33 m3/dia/pessoa 0,12 m3/h 0,8 m3/banho 0,45 m3/hp/h 0,08 m3/ litros 0,71 m3/m3 de volume interno/h 0,62 m3/ kwh

A aplicao do biogs para o uso domstico, para uma famlia de cinco pessoas em termos de consumo dirio temos: para cozinha 2,10 m3, para iluminao (lampio) 0,63 m3, para geladeira 2,20 m3 e para banho quente 4,00 m3. Perfazendo uma necessidade de 8,93 m3 de biogs por dia. Esse volume de gs corresponde a 1/4 de um bujo de gs de 13 kg e corresponde a gerao de biogs obtida na utilizao de biomassa (esterco) 20 a 24 bovinos (DEGANUTTI et.al.2002, apud LIMA, 2010). A produo do biogs, segundo Nishimura (aput KUNZ & OLIVEIRA, 2009), em termos prticos pode ser obtido com a utilizao de um equipamento denominado Biodigestor. O biodigestor constitudo basicamente de uma cmara fechada onde depositado o material orgnico, dissolvido em gua, onde sofre decomposio (anaerbica), gerando o biogs que ira se acumular na parte superior da referida cmara. Segundo Diaz (2006), biodigestores podem ser classificados, de acordo com o principio de operao, em: descontnuos (batch), de expanso contnua (continuously expanding), de fluxo contnuo (continuous flow), cd fluxo de corrente (plug flow) e de contato. Os digestores mais difundidos so os descontnuos (ou em batelada) e os de fluxo contnuo. Os tipos mais empregados de biodigestores so os modelos indianos, chineses e canadense, sendo este ltimo atualmente muito empregado, principalmente pelo desenvolvimento de geomembranas que facilitam a construo dos biodigestores NISHIMURA (2009). Nas figuras 14, 15 e 16 podemos ver a forma construtiva dos modelos de biodigestores mais usuais, empregados no Brasil. Figura 14 - Biodigestor modelo indiano. Figura 15 - Biodigestor modelo chins.

Fonte - BIODIGESTOR MODELO INDIANO. (NOGUEIRA 1986).

Fontes - BIODIGESTOR MODELO CHINS (NOGUEIRA 1986).

25

Figura 16 - Biodigestor modelo canadense.

Fonte - BIODIGESTOR MODELO CANADENSE (NOGUEIRA 1986).

Segundo Nishimura (2009), os biodigestores rurais possuem uma m fama devido ao descrdito decorrente de erros de projeto, execuo, operao, manuteno, falta de equipamentos desenvolvidos exclusivamente para o biogs e a baixa durabilidade dos equipamentos de converso em energia (queimadores, aquecedores e motores), disponibilidade e baixo custo da energia eltrica e GLP e ausncia de condensadores para gua e de filtros para os gases corrosveis gerados no processo de biodigesto. Atualmente os biodigestores ressurgem como alternativa para o produtor, em virtude da disponibilidade de novos materiais para a construo e em conseqncia da dependncia de energia das propriedades em detrimento da escala de produo e do elevado custo das energias tradicionais. O barateamento dos investimentos da implantao, com a utilizao do emprego de mantas plsticas, material verstil e de baixo custo, vem estimular a utilizao do biogs para produo de energia eltrica NISHIMURA (2005). 4.5- Energia Hdrica Sustentabilidade Econmica A hidroeletricidade, pose ser considerada, a mais atraente forma de energia atualmente disponvel. No poluente e compatvel ao armazenamento de eletricidade. As usinas so limpas e requerem pouca manuteno (PALZ, 2002). Uma usina hidroeltrica nada mais do que um complexo arquitetnico, formado por conjuntos de obras e de equipamentos, com a finalidade de produzir energia eltrica, atravs do aproveitamento do potencial hdrico de um rio. Segundo Palz (2002), os geradores hidroeltricos, apresentam pequenas perdas por atrito, podem apresentar rendimento acima de 90%. Diferentemente da centrais hidroeltricas reversveis, onde sua eficincia de apenas 70%. Onde apresenta sistema bombeado de um reservatrio em um nvel inferior para um superior, perdendo eficincia em virtude da evaporao da gua no reservatrio superior. Entrando em operao nas horas de pico como funo complementar. No Brasil, conforme Knorr (2008), 85% da energia eltrica produzida provm de origem hidrulica. Um dos poucos pases que possuem esse potencial de energia renovvel e de baixo custo. A disponibilidade de energia eltrica abundante e barata necessrio para o desenvolvimento e para a competitividade face ao mercado globalizado, Gavronski (2006), nos aponta uma tendncia de objetivos geopolticos das naes na adoo de medidas que garantem a demanda de energia eltrica com maior diversificao das fontes energticas. Onde o Brasil um dos poucos pases que podem explorar em larga escala, energias hdricas e as energias renovveis, ditas como verdes e complementar com a gerao trmica. Relata ainda o mesmo autor, que a gerao hdrica representa 73% sobre a totalidade da energia nacional, um fator positivo frente a competitividade do pas. No entanto, a concentrao preferencial em uma nica matriz energtica apresenta riscos. Podendo ser

26

citado o "Apago" ocorrido nos anos de 2000/2001, provocando grandes prejuzos economia. Onde o principal motivo foi o baixo ndice pluviomtrico das regies Nordeste e Leste do pas. Conforme ANEEL (2010), as maiores dificuldades a ampliao das usinas hidreltricas no Brasil so de natureza ambiental e judicial. Onde a polmica esta centrada nos formadores de opinio quando veio a pblico que a maior parte das obras estava atrasada em funo da dificuldade para a obteno do licenciamento ambiental, provocada por questes judiciais, aes e liminares. A argumentao dos contrrios que as construes, em especial na regio Amaznica, provocam impacto na vida das comunidades, na flora e fauna locais, por interferirem no traado natural e no volume de gua dos rios. No entanto, necessrio construir novas usinas, com impacto socioambiental mnimo, para gerar a energia suficiente para o crescimento econmico e ampliao da oferta de empregos. 5 Proposies para a difuso das energias renovveis na Regio Fronteira Noroeste. O Brasil, pela sua rica diversidade de biomas e extenso territorial, apresenta vantagens competitivas para o aproveitamento das principais fontes de energias renovveis (solar, elica, hdrica e biomassa) na gerao de eletricidade e energia trmica, aplicadas em cada particularidade de suas regies. Na Regio Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, muito se utilizava destas fontes de energias renovveis, principalmente a elica, na aplicao de cata-ventos para bombeamento de gua, energia eltrica (baterias e iluminao), a hdrica em aproveitamento nos moinhos, olarias, gerao de energia eltrica entre outras. Por um curto perodo explorou-se o biogs e a solar, em motores estacionrios, cozimentos de alimentos, lampies, aquecimento de animais, geladeiras e secagem de gros respectivamente. A rea rural da regio FNRS formada basicamente por pequena propriedade familiar, as foras vivas da regio tero o desafio de fomentar, desenvolver e implantar uma referncia efetiva para a agroenergia centrada principalmente na agricultura familiar e instigar critrios para sua sustentabilidade econmica, social e energtica, atravs de uma nova vocao para a pequena propriedade rural. Para que a bioenergia possa fazer parte deste cenrio e se tornar uma realidade nacional e regional e que a sociedade possa usufruir de seus benefcios necessrio: a- Estimular a construo de uma poltica industrial de bioenergia regional: Focada em uma poltica industrial regional, prefeitos da regio, agencias de desenvolvimento, sindicatos, universidades, empresrios, cooperativas e bancos, devero desenvolver polticas para atrao recursos para as tecnologias renovveis, levando em conta o aumento da eficincia da estrutura produtiva, investimento em capacitao, linhas de crditos especificas e sobre tudo no estmulo da capacidade de inovao, caracterstica esta presente na regio. b- Desenvolver fundos de fomento e pesquisa/inovao: Focar em projetos unitrios e coletivos, que podem ser viveis economicamente e sustentveis ambientalmente e sobre tudo confiveis, no contexto do planejamento, acompanhamento da execuo e monitoramento de resultados, pode-se chegar a criar as bases necessrias para a utilizao de fundos de fomento, com reposio, ou retorno sobre os investimentos, assim como os projetos de agroenergia que so relativamente novos em nosso meio, podem acenar as instituies de financiamento de pesquisa, desenvolvimento e inovao (PD&I), algo possvel de ter retorno sobre os investimentos financeiros realizados. Atravs de projetos ambientais de gesto e destinao de resduos da suinocultura e produo de energia eltrica (biogs) em condomnios rurais. c- A implantao de prottipos de pequeno porte: Com a finalidade de suprir as necessidades de energia, desenvolver pequenos inventos, na rea eltrica, trmica e

27

veicular, na gerao e aproveitamento das fontes renovveis, criando parcerias com Universidades, incubadoras para o fomento, implantao e gesto. Podendo estas iniciativas serem privadas ou mesmo coletivas, atravs de cooperativas, para a viabilizao do empreendimento, no focando somente o lucro e sim nos benefcios scio ambiental advindo deste estmulo, na qualidade de vida e na sustentabilidade. d- Estimular a organizao dos produtores de agricultura familiar para viabilizar gerao e uso de bioenergia: Na gerao de agroenergia os produtores rurais da agricultura familiar isolados, podem ser considerados inviveis. No h escala econmica para viabilizar os investimentos necessrios para a gerao de energia. No entanto, se organizados em grupos de produtores, tornam-se viveis. Assim, conceituar organizaes como condomnios, associaes e cooperativas de gerao torna-se uma das necessidades de programas em bioenergia, fomentados por aes locais entre prefeituras, EMATER, sindicatos, cooperativas e empresas geradoras de energia. e- Criar assistncia tcnica com foco em bioenergia na agricultura familiar: As instituies que circundam a agricultura familiar, como cooperativas, integradoras e a prpria extenso rural oficial no esto preparadas em termos de especialistas e equipes em agroenergia, portando necessrio que se estabelea a viabilidade econmica dos projetos, considerando que os condomnios, associaes e cooperativas de agroenergia demandam assistncia tcnica especializada em agroenergia, sendo vivel, como demonstram estudos neste sentido, que se contemple esses especialistas j na estruturao da organizao dos produtores, objeto dos estudos de viabilidade. f- Capacitar projetistas, especialistas em operaes e gestores para acompanhamento de implantao, manuteno e monitoramento de resultados de unidades geradoras: Oferecer capacitao a estes trs segmentos tcnicos uma atitude de projetos que se concebem consequentes e maduros, via universidades e outros diversos atores detm conhecimento e saberes fundamentais para os processos. g- Estudo sobre a implementao se sistemas de gerao de energia eltrica a partir do biogs: Fontes oriundos de resduos slidos urbanos(aterro sanitrio) e ETE (estao de tratamento de esgoto), atravs de parcerias entre prefeituras e iniciativa privada. h- Estabelecer uma estratgia de plantio de culturas agrcolas, sem prejudicar a gerao de alimentos, porm com excedentes para enriquecer a biomassa residual e aumentar a produo de biogs A possibilidade de elevar o teor de SVB - Slidos Volteis Biodegradveis em uma digesto anaerbica desejvel, na perspectiva de se produzir mais biogs, no mesmo tempo de digesto. Na Europa esta j uma prtica consagrada, bem apoiada pela pesquisa. A rede EU-Agro-Biogas: European biogas initiative to improve the yield of agricultural biogas plants, que tem como coordenador o Professor Dr. Thomas Amon, da Universidade da Terra de Viena/BOKU, na ustria, desenvolveu a teoria das culturas energticas. Esta universidade tem hoje a infraestrutura laboratorial para pesquisa e anlise de milhares de combinaes de efluentes e resduos slidos orgnicos. Mede-se estas culturas, no mais em toneladas por hectare, mas em quilowatts/hora/hectare, ou seja, colhese energia por rea plantada, com rotao de culturas com aproveitamento de condies de solo e clima intercalar s culturas principais. A colheita da energia mantm o solo coberto, alimenta a biologia do solo disponibilizando mais nutrientes, entre outros benefcios. (BLEY JR,Ccero. MsC, Eng Agrnomo, Coordenador de Energias Renovveis Itaipu Binacional, 2009). i- Estimular estudo, pesquisa e aplicao do biogs na produo de frio: Resgatar e aprimorar tcnicas j conhecidas e aplicadas em tempos de escassez de energia, na gerao da cadeia do frio na propriedade rural, via aplicao da tecnologia na criao de produtos, condicionador e climatizador de ar, geladeira, freezer. Desafiando estudantes em pesquisas e desenvolvimento destes produtos, oportunizando a viabilizao dos empreendedores nas

28

incubadoras tecnolgicas, ou mesmo a explorao deste nicho de mercado pelos empresrios deste segmento. Estas tecnologias apresentam um alto valor inicial, no entanto, de baixa complexidade, pouca manuteno e apresentam grande confiabilidade. Considerando as fontes alternativas como complementares e no como substitutivas. A bioenergia a fonte de energia disponvel com melhor custo benefcio de investimentos e manuteno 6 Consideraes Finais Este trabalho foi norteado pelo objetivo de mapear a produo de energias renovveis, identificando alternativas, tecnologias de produo e as suas relaes com a gesto ambiental no mbito da Regio Fronteira Noroeste do RS. O mesmo se viabilizou com o mapeamento das fontes possveis para a regio, sejam elas j disponveis ou no. No tocante as energias renovveis, em especial a hidroeletricidade, podemos afirmar que o pas e a regio, continuar a explorar suas reservas em conseqncia a abundncia dos recursos hdricos disponveis no territrio. Esta demanda pautada no plano estratgico de desenvolvimento 2010-2030 da regio (COREDE-FN, 2010), priorizando hidroeltricas de esfera internacional, quanto as pequenas centrais hidroeltricas, liderado pelas cooperativas de eletrificao. Registra-se a existncia de iniciativas privadas na Regio, com a explorao da energia eltrica via a utilizao de biogs e crditos de carbono, bem como, a explorao da energia elica (em fase de testes). A explorao de energia solar e biomassa dependem de polticas e programas de estmulos indutores a investimentos na rea. Apesar de vrios estudos j realizados na rea, bem como, tecnologias de explorao disponveis no contexto mais amplo, na regio a abordagem do tema das energias renovveis ainda limitado. As iniciativas empreendidas so em sua maioria de natureza privada, tanto na pesquisa, produo e investimentos, quanto na explorao das energias renovveis. Isto justifica a limitada disponibilidade pblica de documentos, publicaes e registros sobre o tema e a sua aplicao na regio. Isto renova a importncia de prosseguir na pesquisa e na explorao do tema da bioenergia, transformando-o em alternativa real de promoo do desenvolvimento regional. O presente estudo conclui esta etapa, instigando a criao de um ncleo de pesquisa, cincia e tecnologia direcionado as energias alternativas na Regio Fronteiro Noroeste do RS, qualificando as competncias regionais na rea, assessorando a implementao e explorao destas alternativas e gerando contribuies contnuas e crescentes para o desenvolvimento sustentvel da regio, para que a sociedade possa usufruir de seus benefcios. A conscientizao, a mudana cultural anda a passos lentos, para trilhar a rota do desenvolvimento sustentvel e a explorao das energias permanentes, at agora pesquisadas e trabalhadas em substituio as fontes finitas, onde a malha hidrogrfica farta proporciona um grande potencial energtico. O maior desafio esta em disponibilizar e priorizar recursos para desenvolver tecnologias na viabilizao de fontes alternativas de energia, com menor impacto ambiental possvel. Vislumbrasse em um futuro prximo o hidrognio como a principal fonte de energia, onde o biogs ser a fonte para esta transio. 7 Referncias bibliogrficas e documentais ALDAB, Ricardo. Energia Solar. So Paulo. Ed. Artliber. 2002. ALO SOLAR. Sistema de aquecimento solar para piscinas. http://www.alosolar.com.br/piscina.htm acessado em novembro, 2010. Disponvel em

29

ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica). Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE. PROCEL. Disponvel em http://www.labeee.ufsc.br/projetos/etiquetagem acessado em outubro, 2010. BAUKE, Oswaldo; MAIA, Nilson Gonalves. CARTILHA DO AGRICULTOR, 1 Volume, Publicao da Secretaria da Agricultura - RS, Porto Alegre, 1982. BEZERRA, Arnaldo Moura. Energia solar: aquecedores de gua. Joo Pessoa. Ed. Universitria, UFPb. 1979. BLEY JR, Ccero. Bioenergia na Agricultura familiar: Nova perspectiva sustentvel para o setor rural. - Foz do Iguau/Braslia: Itaipu Binacional, Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao, 2009. BTTENBENDER, Pedro L. Estratgias, Inovao e Aprendizagem Organizacional Cooperao e gesto de competncias para o desenvolvimento. Iju RS : Ed. Uniju, 2008. BTTENBENDER, Pedro Lus. Arranjos institucionais, cooperao e desenvolvimento: redes econmicas, tecnolgicas e sociais: sementes do desenvolvimento agregando valor. Iju: Ed. Uniju, 2010. COMETTA, Emlio. Energia Solar. Utilizao e empregos prticos. Curitiba/PR. Ed. Hemus. 2004. COREDE-FN. Plano Estratgico de Desenvolvimento da Regio Fronteira Noroeste 20102030. Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste - Corede-FN. Trs de Maio/RS. Grfica Sul. 2010. COSTA, E. C. Refrigerao. Editora Edgard Blcher, So Paulo, 2000. CRESESB. Centro de Referncia para Energia Solar e Elica Srgio de Salvo Brito. Grupo de Trabalho de Energia Solar. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro, CRESESB, 1999. Home-page. http://www.cresesb.cepel.br. Acessado em outubro de 2010. DALLABRIDA, Valdir Roque; BTTENBENDER, Pedro Lus. Gesto, Inovao e Desenvolvimento. 01. ed. Santa Cruz do Sul: Editora UNISC, 2007. DALLABRIDA, Valdir Roque; BTTENBENDER, Pedro Lus. Planejamento Estratgico Territorial - a experincia de planejamento do desenvolvimento na regio Fronteira NoroesteRS-Brasil. Iju: Editora Uniju, 2006. DALLABRIDA, Valdir Roque; BTTENBENDER, Pedro Lus; BOFF, Vilmar. Polticas pblicas seletivas e excluso social: alguns elementos de anlise da experincia do Pr-lcool no Brasil. In: Anais do Colquio internacional: polticas pblicas, pobreza e excluso social. Iju. Ed.Uniju. 2003. DEGANUTTI, Roberto; PALHACI, Maria do C.J.P.; ROSSI, Marco; TAVARES, Roberto; SANTOS, Claudemilson dos. Biodigestores Rurais: Modelo Indiano, Chins e Batelada. Departamento de Arquitetura, Artes e Representaes Grficas, UNESP: Bauru, 2002.

30

DIAZ, Giancarlo Obando. Anlise de sistemas para o resfriamento de leite em fazendas leiteiras com o uso do biogs: gerado em projeto MDL. Dissertao (Mestrado) - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. DEM, So Paulo/SP, 2006. DUTRA, Ricardo Marques. Propostas de polticas especficas para energia elica no Brasil aps a primeira fase do PROINFA. Tese Doutorado - Programa de Ps-Graduao de Engenharia, Planejamento Energtico - UFRJ, Rio de Janeiro, 2007. DUTRA, Ricardo Marques. Viabilidade tcnico-econmica da energia elica face ao novo marco regulatrio do setor eltrico brasileiro. Dissertao Mestrado -Programa de PsGraduao de Engenharia - UFRJ, Rio de Janeiro, 2001. ELETROBRAS. Regulamento Tcnico da Qualidade do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos. Disponvel em http://www.labeee.ufsc.br/eletrobras/etiquetagem/downloads.php acessado em outubro, 2010. FEE. Fundao de Economia e Estatstica do RS. Anurio Estatstico do RS. 2008. http://www.fee.rs.gov.br/ Acessado em Outubro de 2010. FERRARI, Fabrcio. Otimizao trmica de sistemas de refrigerao solar. Dissertao Mestrado - Programa de Ps-Graduao de Engenharia Mecnica, Setor de Tecnologia UFPR, Curitiba, 2005. GAVRONSKI, Jorge Dariano. Carvo mineral e a energias renovveis no Brasil. Tese Doutorado em Engenharia. Programa de Ps-Graduao de Engenharia de Minas e de Materiais - UFRGS, Porto Alegre/RS, 2006. GOEKING, Weruska. Reprter Revista Lumire Eletric, Revista on-line, Programa Brasileiro de Etiquetagem - PEB, Ed. 132, 2009. http://www.revistalumiere.com.br/ Acessado em outubro de 2010. GREENPRO. Projeto Comisso Europia, programa ALTENER, utilizao das fontes de energia renovveis (FER), 2004. http://www.greenpro.de/ Acessado em outubro 2010. GUADAGNINI, M.A. Fontes Alternativas de Energia - Uma viso geral. Trabalho de concluso de Curso. Ps-graduao executiva em meio Ambiente. Rio de Janeiro. Coope/UFRJ. 2006. HOFLER, Cludio E.; BTTENBENDER, Pedro L. Universidade, Mercosul e desenvolvimento: conhecimento orientado ao comrcio internacional, o desenvolvimento e a integrao regional. Santo ngelo: FURI, 2010. KNORR, Otto Willy. Energia eltrica: barata na origem, cara para o consumidor final. Conselho em Revista. CREA-RS, Porto Alegre/RS, ano I, n. 44, p. 30, abril, 2008. LIMA, Heleno Q. Sustentabilidade energtica e ambiental do Stio Ecolgico Falkoski. http://www.sitioecologicofalkoski.com/paginas/falkoski.pdf Acessado em outubro 2010. LINS, Daiane Nogueira. Projeto Integrado: Sustentabilidade. Artigo - Programa de Graduao de Administrao - FMU(Faculdades Metropolitanas Unidas), So Paulo, 2009.

31

MAIOR, Frederico Souto. Cinco edifcios recebem etiqueta A por construes eficientes. Procel Edifica. http://www.eletrica.info/cinco-edificios-recebem-etiqueta-a-por-construcoeseficientes/. Acessado em outubro, 2010. MAZZON, Luiz Augusto Ferreira. Circuito bsico de aquecedor solar. Fontes no convencional de energia. As tecnologias solar e de biomassa, 3 Edio - Revista, Modificada e Ampliada - UFSC, 1999. MME. Ministrio de Minas e Energia - LabEEE - Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes - UFSC. Etiquetagem de eficincia energtica de edificaes. Disponvel em http://www.eletrobras.com/elb/services/eletrobras/ContentManagementPlus/FileDown. Acessado em outubro, 2010. NISHIMURA, Rafael. Analise de balano energtico de sistema de produo de biogs em granja de sunos: implantao de aplicativo computacional - Campo Grande, MS. 2009. Dissertao Mestrado - Programa de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica - UFMS, Campo Grande/MS, 2009. OLIVEIRA, P. A. V.; HIGARASHI, M. M.; MATEI, R. M.. Uso dos resduos de sistema de crescimento e terminao para a produo de biogs. IN: Congresso Brasileiro de Veterinrios Especialistas em Sunos. Fortaleza, 2005. Anais... Fortaleza: Associao dos Veterinrios Especialistas em Sunos, 2005, p. 512-513. ONU. Objetivos do Milnio. Organizao das Naes http://www.objetivosdomilenio.org.br/ Acessado em outubro, 2010. Unidades (2000).

PALZ, Wolfgang. Energia Solar e fontes alternativas. Curitiba/PR. Ed. Hemus. 2002. PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem - PROCEL. Disponvel http://www.labeee.ufsc.br/projetos/etiquetagem acessado em outubro, 2010. em

PETERSE, Carlos Jorge. Manual de como construir e instalar um moinho de vento de baixo custo. Santa Rosa,RS, 1984, p. 03-04. PINHEIRO, Ana Paula Basile. Eficincia energtica: envoltria decisiva para a economia de energia. Editora Revista Climatizao e Refrigerao, Ed, Nova Tcnica editorial Ltda., junho 2010. RAMBO, Anelise Graciele. A contribuio da inovao territorial coletiva e da densidade institucional nos processos de desenvolvimento territorial local/regional: a experincia da Coopercana - Porto Xavier, RS. 2006. Dissertao Mestrado em Geografia - UFRGS, Porto Alegre, 2006. RIFFEL, Douglas B., Refrigerao solar: um desafio tecnolgico, colaborador Revista Climatizao e Refrigerao, Ed, Nova Tcnica editorial Ltda., junho 2010. CLIMATIZAO E REFRIGERAO, Junho 2010 RTHER, Ricardo. Edifcios solares fotovoltaicos: o potencial da gerao solar fotovoltaica integrada a edificaes urbanas e integrada rede eltrica pblica no Brasil. Florianpolis. 2004.

32

RTHER, Ricardo; PEREIRA, Enio Bueno; MARTINS, Fernando Ramos; ABREU, Luna. Atlas brasileiro de energia solar - So Jos dos Campos: INPE, 2006. SO FRANCISCO. Arquitetura bioclimtica. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-solar/energia-solar-3.php. Acessado em dezembro, 2010. WETPHAL, Fernando Simon.Consultor e diretor da Yawantz Engenharia - por Pinheiro Ana Paula Basile, revista Climatizao e Refrigerao, Fevereiro 2010, pg. 18. YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e mtodos. 2. ed. So Paulo: Bookman, 2004.

Anda mungkin juga menyukai