Anda di halaman 1dari 8

Louis Braille1

Louis Braille nasceu em Frana, numa pequena cidade prxima de Paris, Coupvray, a 4 de Janeiro de 1809. Assim que comeou a andar, costumava ir observar o seu pai, Simon Ren Braille, a fazer sapatos e brincar na sua oficina. No ano de 1812, no se sabe exactamente em que dia e em que ms, o pequeno Louis brincava na oficina como de costume. Num dado momento, apanhou um dos instrumentos de retalhar o couro e experimentou imitar o trabalho do seu pai. Ao tentar perfurar um pedao de couro com uma sovela pontiaguda, aproximou-a do rosto. O couro era rijo e o pequeno forava para cort-lo. A certa altura, a sovela resvalou e atingiu-lhe o olho esquerdo, causando uma grave hemorragia. O mdico de Coupvray foi chamado para tratar o menino, mas a sua prescrio foi inadequada. No havia medicao positiva para eliminar o centro da infeco. Veio a conjuntivite e depois, a oftalmia. Alguns meses mais tarde, a infeco atingiu o outro olho e a cegueira total adveio quando Louis estava com cinco anos. Os seus pais ainda tentaram outros tratamentos. Procuraram consultar um oftalmologista num hospital da cidade vizinha de Meaux, mas todos os esforos foram em vo. A infeco generalizada tinha destrudo ambas as crneas.

Em 1815, o velho abade que tinha baptizado Louis Braille morreu. O novo cura indicado, abade Jacques Palluy, tornou-se um grande amigo da famlia. Muito interessado no bem-estar dos seus paroquianos, dedicou especial ateno ao menino cego, que demonstrava vivacidade e inteligncia. Graas ao abade Palluy, Louis Braille pouco a pouco comeou a desenvolver a sua natureza investigadora e a familiarizar-se com o mundo. O abade levava o menino ao velho presbitrio e, no seu interior ou entre as rvores dos seus jardins, procurava ensin-lo. A orientao crist recebida na primeira infncia marcou toda sua vida atravs do seu amor, da sua bondade e da sua humildade.

Em 1816, o Conselho da cidade de Coupvray realizou um concurso para admitir um professor. O senhor Antoine Brecheret, que contava vinte e um anos de idade, foi admitido pela sua reputao moral e formao profissional. Logo aps a chegada de Brecheret, o abade Palluy pediu-lhe que ensinasse Louis Braille. Durante dois anos, o menino frequentou a escola de Brecheret. Um colega da vizinhana acompanhava-o no caminho de ida para a escola e de volta para casa.

Adaptado por Margarida Loureiro, docente de educao especial, e Joo Pedro Fonseca, psiclogo, no mbito do Curso de Formao Transio para a Vida Ativa na Deficincia II, 2006)

Louis Braille decorava e recitava as lies que ouvia, demonstrando ao professor a sua extrema vivacidade. Brecheret constatou logo a sua inteligncia brilhante. O abade Palluy preocupava-se sempre com o seu futuro. Como orient-lo quando crescesse? Como cuidar da sua educao?

Um acontecimento precipitou a soluo. No ano de 1817, por ordem do perfeito, um novo mtodo de ensino foi experimentado em vrias escolas. Antoine Brecheret descobriu nele vrios defeitos pedaggicos e recusou-se a adopt-lo, comunicando a sua deciso ao Perfeito de Coupvray. Em resposta, o perfeito proibiu-o de continuar a leccionar em Coupvray e transferiu-o, temporariamente, para estudar o mtodo na cidade de Melun.

Ao regressar, em 1818, Brecheret introduziu o novo mtodo em Coupvray com resultados satisfatrios. Entretanto, o abade Palluy no mostrou entusiasmo pelo mtodo, influenciando os alunos a transferirem-se para a escola da cidade vizinha, onde o ensino era tradicional.

Os pais de Louis Braille, preocupados com a situao, pediram ao abade que encontrasse uma soluo para a educao do seu filho. O abade Palluy comeou, ento, a procurar uma escola para Louis.

Antoine Brecheret, durante os seus estudos em Paris, tinha ouvido falar de uma instituio para cegos. Interessado nisso, o abade Palluy procurou o marqus d'Orvilliers, que era latifundirio na regio e reconhecido pela sua grande generosidade.

O marqus ouviu o abade com muita ateno, pois conhecia o menino. Lembrou-se tambm que em 1786, na corte de Versalhes, Valentin Hauy apresentou ao rei e rainha um menino cego educado por ele. Ele prprio tinha encorajado e ajudado Hauy no seu projecto para fundar a primeira escola para cegos em Paris. O rei e a rainha destinaram fundos para criar o Instituto Real para Jovens Cegos de Paris.

O marqus concordou, ento, em dar sua proteco ao menino e escreveu ao director da instituio para pedir a sua admisso. O abade contou esse facto aos pais de Louis, que se preocuparam com a possibilidade de ter o seu filho longe de casa. Mas quando perceberam as vantagens que ele teria na sua educao, fizeram milhares de planos para o futuro do filho. Receberam entretanto, uma carta do Dr. Guilli, director do Instituto Real para Jovens Cegos, comunicando que a direco da

escola tinha decidido admitir Louis Braille. Ele tinha recebido uma bolsa de estudos e a sua entrada estava marcada para 15 de Fevereiro de 1819. Na madrugada desse dia, Louis partiu com o seu pai com destino a Paris e, quatro horas mais tarde, entrava na instituio. Uma nova vida comeava para ele.

O senhor Demeziere, que aguardava na entrada, levou o pai e o filho presena do director, Dr. Guilli, que lhes descreveu como seria a vida na escola. Simon Ren Braille despediu-se do seu filho, voltando a Coupvray. Pouco a pouco, Louis Braille, que era ento o mais jovem estudante, foi-se ajustando escola, aos professores, aos supervisores e aos colegas. O mtodo de ensino consistia em fazer os alunos repetirem as explicaes e textos ouvidos. Alguns livros escritos no sistema de Valentin Hauy, mtodo oficial de leitura para cegos, permitiam leitura suplementar. Apesar de em pequeno nmero, esses livros eram os nicos existentes. Eram escritos segundo o processo de Hauy e que consistia num sistema de letras em relevo que os cegos decifravam a custo, com as pontas dos dedos. Esta forma de escrita foi usada durante muito tempo mas sempre com a averso dos utilizadores. Essas letras eram feitas atravs da presso de um fio de cobre num dos lados do papel de modo a fazer o relevo do outro. As letras tinham de ser feitas individualmente com o arame antes de serem impressas e o arame era forado manualmente sobre o papel. Louis Braille era um ptimo estudante e dedicou-se profundamente aos estudos. O lazer era parte importante na vida da escola e Louis participava com entusiasmo. Gostava de msica clssica e, como os professores do conservatrio vinham dar aulas gratuitas no Instituto, dedicou-se ao estudo da msica, que consistia em ouvir e repetir o que era ouvido. As condies no eram ideais, mas Braille tornou-se um excelente pianista e mais tarde um talentoso organista da igreja de Notre Dame des Champs. O Dr. Guilli mostrou ao pai de Louis apenas o lado bom da escola, pois a situao financeira era catastrfica. As instalaes, hmidas e frias, eram completamente inadequadas. A disciplina era extremamente rgida e os alunos recebiam desde punies fsicas at ao isolamento a po e gua. Louis Braille no escapou s punies. Na verdade, este tipo de disciplina era normal nas escolas dessa poca. A vida era muito dura para quase toda a gente e a maior parte das crianas (as que viam) deixavam a escola aos 12 anos e iam trabalhar para as fbricas ou para as minas. Quanto aos cegos, se no tinham oportunidades de instruo, mendigavam pelas ruas.

Apesar de todas as dificuldades, no fim do perodo escolar, Louis recebeu um certificado de mrito pela sua habilidade em cortar e fazer chinelos e pde ento voltar para sua casa, onde permaneceu dois meses de frias. Foi uma alegria rever os seus pais, falar dos seus estudos, dos novos amigos, rever tambm o abade Palluy, o Sr. Brecheret e o marqus d'Orvilliers.

No reincio das aulas, em Outubro, Louis dedicou-se ainda mais aos estudos, conseguindo alcanar sempre mais progressos.

No incio de 1821, o Dr. Guilli foi demitido da instituio, assumindo o cargo o Dr. Pignier, que se tornou um grande amigo e incentivador de Louis Braille.

Em 21 de Agosto de 1821, Braille participou emocionado nos preparativos e na homenagem prestada a Valentin Hauy, fundador do Instituto. Nessa ocasio, estiveram juntos, o fundador da primeira escola para cegos na Frana e o futuro inventor de um sistema de leitura ttil e escrita para cegos.

Nesse mesmo ano, aconteceu uma coisa que viria a mudar a vida das pessoas cegas para sempre. Charles Barbier de la Serre visitou a escola de Louis. Charles Barbier de La Serre era um Capito de Artilharia do Exrcito de Lus XIII que sentia dificuldades em transmitir ordens durante a noite. Elaborou, ento, um sistema de sinais em relevo que, combinados, permitiam a transmisso das ordens militares, ao longo das trincheiras, sem que tivessem de falar nem dar indicaes sobre a sua posio. Assim, no escuro, os subordinados decifravam pelo tato as ordens superiores. Esse sistema, que se denominou "escrita nocturna", consistia na combinao de (doze) pontos e traos em relevo que significavam ordens como "Avance!", etc.

Com essa experincia, Barbier pensou na possibilidade do seu processo servir para a comunicao entre pessoas cegas. Transformou-o ento num sistema de escrita para cegos que denominou "grafia sonora". Atravs da grafia sonora, qualquer sentena podia ser escrita, mas como o sistema era fontico, as palavras no podiam ser soletradas. Um grande nmero de sinais era usado para uma nica palavra, o que tornava a decifrao demorada e difcil. Foi esta fase da sua inveno que Barbier apresentou no fim do ano de 1820 ao Dr. Guilli. Este considerou o sistema muito complicado e desencorajou Barbier que, entretanto, prometeu voltar.

Porm, na sua nova visita ao Instituto, Barbier foi recebido pelo novo director, Dr. Pignier, que tambm resistiu por considerar o sistema complicado. Mas na segunda visita de Barbier, alguns 4

dias mais tarde, ele prometeu submeter o sistema aos seus professores e alunos. Todos se mostraram muito interessados, experimentaram ler palavras e deram opinies. Alguns acharam complicado, mas todos concordaram em que o sistema deveria ser adoptado. Na semana seguinte, Barbier recebeu uma carta em que lhe era comunicado que o sistema seria adoptado no Instituto como mtodo auxiliar de ensino.

No entanto, o jovem Louis Braille percebeu o quanto esse sistema poderia ser til e rapidamente aprendeu a us-lo. Nas horas vagas, ele e o seu amigo Gauthier praticavam, lendo e escrevendo sentenas um para o outro. A escrita era possvel como o auxlio de uma rgua-guia e de um estilete. Adquirindo maior habilidade no uso do mtodo, Braille descobriu os seus problemas e comeou a pensar em possveis modificaes.

O sistema de Barbier apresentava as seguintes dificuldades: no permitia o conhecimento da ortografia, pois os sinais representavam s os sons; no havia smbolos para a pontuao, acentos, nmeros, smbolos matemticos e notao musical; e, principalmente, a complexidade de combinaes tornava a leitura difcil e lenta.

Braille props alguns aperfeioamentos, que foram apresentados a Barbier pelo Dr. Pignier. Barbier foi ao Instituto discutir as modificaes e ficou surpreendido ao deparar-se com um plido garoto de cabelos loiros. Apesar de reconhecer o valor das propostas de Louis, Barbier defendeu fervorosamente o fundamento da sua inveno, pois no considerava necessria a ortografia e no queria ver alteraes bsicas no seu mtodo.

Louis Braille comeou a trabalhar num sistema novo que pudesse eliminar completamente os problemas da grafia sonora. Durante muitas noites, trabalhou incansavelmente sobre a rgua e o estilete que ele prprio inventou. As frias chegaram e ele voltou a sua casa, onde continuou a estudar o seu novo sistema.

Na reabertura das aulas, em Outubro de 1824, Louis Braille tinha prontos os primeiros estudos da sua inveno. E, em 1825, aos quinze anos de idade, inventou o sistema em relevo semelhante ao que se usa hoje e que recebeu o seu nome. O sistema utilizava seis pontos, a partir dos quais era possvel realizar 63 combinaes, que podiam representar letras simples e acentuadas, pontuaes, algarismos, sinais algbricos e contraces estenogrficas.
1 2 3

4 5 6 5

Apresentou a sua inveno ao director, Dr. Pignier, que apreciou o seu trabalho e autorizou-o a experiment-lo no Instituto. Os alunos rapidamente adoptaram o sistema, que era simples, e o Dr. Pignier comeou a pensar na possibilidade de substituir o sistema de Barbier. Com o sistema de Braille, os alunos eram capazes de tomar notas nas aulas, aprender ortografia, redigir composies, copiar livros, fazer ditados, corresponder-se entre si, enfim, podiam registrar os seus sentimentos e impresses. Embora continuasse a trabalhar na sua pesquisa para aperfeioar seu sistema, Louis no negligenciou os seus estudos. Foi sempre um dos primeiros alunos. Em 1826, ainda estudante, comeou a ensinar lgebra, gramtica e geografia. Frequentou o Colgio de Frana, estudou rgo e deu aulas de piano. Em 1827, Louis escreveu em Braille a "Gramtica das Gramticas", o primeiro livro em Braille publicado. Em 1828, continuando seus estudos, ele aplicou seu sistema notao musical. Em 1829, apresentou a primeira edio do "Mtodo de Palavras Escritas, Msicas e Canes por meio de Sinais, para uso de Cegos e Adaptados para eles". No prefcio desse livro, Braille referese a Barbier: "Se o nosso mtodo tem vantagens sobre o seu, devemos dizer em sua honra que o seu mtodo nos deu a primeira ideia sobre o nosso prprio". Ainda em 1829, Louis Braille foi oficialmente designado professor do Instituto e ensinou gramtica, matemtica e geografia. Apresentou o seu sistema direco e a professores do Instituto e foi autorizado a ensin-lo aos alunos, embora a adopo oficial ali no Instituto s tenha ocorrido em 1854. Nesse ano, Braille escreveu tambm outro texto bsico: "Gramtica de Noil y Chaptal". Um dos seus alunos, Coltat, tornou-se um dos seus grandes amigos e mais tarde bigrafo, tendo escrito o livro "Notas Histricas sobre Louis Braille" onde narra detalhes de toda a sua vida no Instituto. Louis Braille continuou a viver no Instituto, embora a sua vida social tenha sido intensa fora dele. O Dr. Pignier encorajava-o a sair com ele. Louis Braille tambm era frequentemente convidado para tocar em festas. Apesar da sua sade deficiente, pois contraiu tuberculose aos vinte e seis anos, Braille trabalhou continuamente no aperfeioamento do seu sistema. Em 1837, publicou a sua "Anagliptografia", 6

estrutura do Sistema Braille utilizada at hoje mundialmente, e que continha toda a simbologia para a literatura, matemtica e canto, e simbologia para diferentes instrumentos musicais. Em 1839, Louis Braille publicou "Novo Mtodo para Representao por Sinais de Formas de Letras, Mapas, Figuras Geomtricas, Smbolos Musicais para uso dos Cegos". Esse mtodo consistia em escrever as letras na forma convencional, marcando com o puno uma srie de pontos em relevo. Para padronizar as dimenses das letras, Braille determinou num quadro o nmero de sinais necessrios para cada letra. Esta nova inveno tambm foi adoptada pelos alunos e Braille chamou-lhe "rafigrafia" (grafia pontilhada). O objectivo desse sistema era facilitar a comunicao com os normovisuais. Foucault, o seu grande amigo, colaborou no invento, fabricando o rafgrafo. Entretanto, apesar dos esforos de Braille em aperfeioar e desenvolver o seu sistema e da sua aceitao pelos alunos do Instituto, o mtodo oficial de ensino continuava a ser as letras em relevo de Valentin Hauy. Muitos conservadores resistiam em abandonar os velhos mtodos. O Dr. Pignier tentou oficializar o uso do Sistema Braille mas, quando comeou esse trabalho, foi substitudo pelo Dr. Dufau que se tornou director do Instituto em 1840. O Dr. Dufau foi contrrio oficializao, dizendo que o Sistema Braille isolava os cegos. O Ministro do Interior da Frana, a quem coube a deciso final, opinou que os estudos de Braille deveriam ser encorajados mas que eles no estavam prontos para a mudana do sistema. Louis Braille tentou tambm divulgar o seu sistema noutros pases e, em Julho de 1840, escreveu para J. Wilhelm Kleim, fundador da primeira escola para cegos de Viena. Lamentavelmente, Kleim no aceitou o mtodo. Em 1843, o Instituto Real para Jovens Cegos foi transferido para um prdio novo. Nessa poca, o Dr. Dufau j tinha mudado de opinio, aceitando o sistema de Braille. Assim, na cerimnia de inaugurao do novo prdio, Louis Braille ficou profundamente comovido quando o seu sistema foi demonstrado publicamente e declarado aceite. Este foi o primeiro passo para a aceitao geral. Desde ento, o seu uso comeou a expandir-se na Europa. Durante esses ltimos anos, a doena de Louis Braille foi progredindo e a sua sade foi-se tornando mais frgil. Em 1850, pediu demisso do cargo de professor, mas continuou a dar algumas aulas de piano.

Em Dezembro de 1851, sofreu uma grande recada, recolhendo-se ao leito. Faleceu no dia 6 de Janeiro de 1852, certo de que o seu trabalho no tinha sido em vo. Foi enterrado na sua cidade natal a 10 de Janeiro. Louis Braille no teve o reconhecimento da sua obra pelos seus contemporneos, a no ser pelo crculo restrito de amigos. Apenas cem anos mais tarde, a histria do garoto de quinze anos que inventou um sistema de seis pontos em relevo se expandiu pelo mundo. Louis Braille no assistiu, em 1854, aprovao oficial do uso do seu sistema para o ensino de cegos na Frana. No assistiu, tambm, adopo universal do Sistema Braille, durante o Congresso Internacional de Surdos-Mudos e Cegos de Paris, realizado em 1877, que o proclamou como o melhor sistema de leitura e escrita para ensino de cegos em todo o mundo. Em 20 de Junho de 1952, o governo francs transferiu os seus restos mortais da cidade de Coupvray para o Pantheon Nacional, em Paris. Nessa ocasio, em que tomou o seu lugar entre os grandes homens da Frana, merecidas homenagens lhe foram prestadas por representantes de quarenta naes. Ainda em 1952, a casa onde nasceu Louis Braille foi comprada pela Associao Amigos de Louis Braille e transformada em museu municipal para visita pblica. Em 1956, a Associao doou o museu para a Unio Mundial de Cegos, que criou o Comit Louis Braille para administrar e levantar fundos para a manuteno do museu.

Anda mungkin juga menyukai