Anda di halaman 1dari 9

Engenharia Econmica Prof.

Fernando Vargas
ECV 361 2012.1

Economia
a cincia que estuda a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produo de bens. Do mesmo modo, estuda as variaes e combinaes na alocao dos fatores de produo (terra, capital, trabalho, tecnologia), na distribuio de renda, na oferta e procura e nos preos das mercadorias.

Objetivos da Economia
Estudar a fase material do processo econmico, os resultados do trabalho social e a distribuio da riqueza. Alm disso, estudar ainda a administrao dos recursos escassos, buscando compatibiliz-las com as necessidades ilimitadas da sociedade. o desenvolvimento de melhores polticas que minimizem os problemas e maximizem os benefcios recebidos em troca do nosso esforo dirio.

No o ganho, mas sim o bem-estar de toda a populao. O crescimento econmico no um fim, mas um meio para dar vida a sociedades boas, humanas e justas. No importa como chamamos os regimes que buscam essa finalidade. Importa unicamente como e com quais prioridades saberemos combinar as potencialidades do setor pblico e do setor privado nas nossas economias mistas. Essa a prioridade poltica mais importante do sculo XXI. ( Eric Hobsbawm).

Metas Econmicas
1. Um alto Nvel de Emprego. Define-se como uma importante meta e um objetivo da economia que efetivamente a manuteno e a incluso de um elevado nvel de emprego.

2. Estabilidade de preo. Define-se como um equilbrio da estabilidade de preo no mercado, ou seja, o controle efetivo do aumento ou da queda no nvel geral dos preos. (Oferta/Demanda)
3. Eficincia. a meta de obter o resultado mximo do esforo produtivo, na melhor aplicao da eficincia tcnica, do tempo, da qualidade e eficincia na produo. 4. Uma distribuio equitativa da renda. Define-se como a melhor aplicao da riqueza oriunda dos fatores de produo na sociedade observando-se a qualidade de vida e as suas necessidades bsicas prioritariamente. (Como a concentrao da riqueza interfere no crescimento econmico) 5. O crescimento. Define-se como uma meta importante uma vez que possibilitar um padro de vida mais elevado no presente e no futuro para a sociedade. (PIB)

O Sistema de Economia de Mercado

Os Mercados e os Preos
Os compradores (demandantes) e os vendedores (ofertantes) entram em acordo sobre o preo de um bem (ou servio), de forma que se far a troca de quantidades determinadas do bem por uma quantidade de dinheiro, tambm determinada.

O preo de um bem sua relao de troca pelo dinheiro, isto , a quantidade de reais necessrios para obter em troca uma unidade do bem.
Fixando preos para todos os bens e servios (O mesmo ocorre no caso dos fatores), o mercado permite a coordenao dos compradores e dos vendedores e, portanto, assegura a viabilidade de um sistema capitalista de mercado. O livre jogo da oferta e demanda uma pea-chave no funcionamento de toda a economia de mercado.

A Demanda
So as necessidades ou desejo de consumo, individual ou coletivo, de bens e servios.

Oferta

O Equilbrio de Mercado
A relao entre oferta e demanda um dos fatores determinantes de preos no mercado. Se a oferta for maior que a demanda, por exemplo, o preo tende a cair. J, se a oferta no der conta da demanda, o preo tende a aumentar.

Anda mungkin juga menyukai