Anda di halaman 1dari 12

A RAPOSA E O PORCO ESPINHO Autor: Esopo[1] Uma Raposa, que precisava atravessar a nado um rio no muito caudaloso, acabou

surpreendida por uma forte e inesperada enchente. Depois de muita luta, teve foras apenas para alcanar a margem oposta, onde caiu quase sem flego e exausta. Mesmo assim, estava feliz por ter vencido aquela forte correnteza, da qual chegou a imaginar que jamais sairia com vida. Pouco tempo depois, veio um enxame de moscas sugadoras de sangue e pousaram sobre ela. Mas, ainda fraca para fugir delas, permaneceu quieta, repousando, em seu canto. Ento veio um Porco Espinho, que vendo todo aquele seu drama, gentilmente se disps a ajudla e disse: "Deixe-me espantar estas moscas para longe de voc!" E exclamou a Raposa quase sussurrando: "No! Por favor no perturbe elas. Elas j pegaram tudo aquilo de que precisavam. Se voc as espanta, logo outro enxame faminto vir e iro tomar o pouco sangue que ainda me resta!" Moral: Pode ocorrer que, algumas vezes, o remdio para a cura de um mal pior que o mal em si mesmo.

O GATO E A RAPOSA Autor: Esopo[1] Certa vez, um Gato e uma Raposa resolveram viajar juntos. Ao longo do caminho, enquanto caavam para se manter, um rato aqui, uma galinha ali, entre uma mordida e outra, conversavam sobre as coisas da vida. E, como sempre acontece entre companheiros, especialmente numa longa jornada, a conversa entre eles logo se torna uma espcie de disputa de Egos. E os nimos se exaltam quando cada um trata de promover e defender suas qualidade pessoais. Pergunta ento a Raposa ao Gato: "Acho que voc se acha muito esperto no? Voc deve at achar que sabe mais do que eu. Sim, porque eu conheo tantos truques que nem sou capaz de cont-los!" "Bem," retruca o Gato, "Admito que conheo apenas um truque, mas este, deve valer mais que todos os seus!" Nesse momento, eles escutam, ali perto, o apito de um caador e sua matilha de ces que se aproximam. O Gato deu um salto e subiu na rvore se ocultando entre as folhas.

"Este meu truque," ele disse Raposa. "Agora deixe-me ver do que voc capaz." Mas, a Raposa tinha tantos planos para escapar que no sabia qual deles escolher. Ela correu para um lado e outro, e os cachorros em seu encalo. Ela duplicou suas pegadas tentando despist-los; ela aumentou sua velocidade, se escondeu em dezenas de tocas, mas foi tudo em vo. Logo ela foi alcanada pelo ces, e ento, toda sua arrogncia e truques se mostraram inteis. Moral: O Bom senso sempre mais valoroso que a astcia.

AS FORMIGAS E O GAFANHOTO Autor: Esopo[1] Num brilhante dia de outono, uma famlia de formigas se apressava para aproveitar o calor do sol, colocando para secar, todos os gros que haviam coletado durante o vero. Ento um Gafanhoto faminto se aproximou delas, com um violino debaixo do brao, e humildemente veio pedir um pouco de comida. As formigas perguntaram surpresas: "Como? Ento voc no estocou nada para passar o inverno? O que afinal de contas voc esteve fazendo durante o ltimo vero?" E respondeu o Gafanhoto: "No tive tempo para coletar e guardar nenhuma comida, eu estava to ocupado fazendo e tocando minhas msicas, que sequer percebi que o vero chegava ao fim." As Formigas encolheram seus ombros indiferentes, e disseram: "Fazendo msica, todo tempo voc esteve? Muito bem, agora chegada a hora de voc danar!" E dando s costas para o Gafanhoto continuaram a realizar o seu trabalho. Moral da Histria: H sempre um tempo para o trabalho, e um tempo para a diverso.

A RAPOSA E O MACACO Autor: Esopo[1] Numa grande reunio, entre todos os animais, que fora organizada para eleger um novo lder, foi solicitado que o Macaco fizesse sua apresentao.

Ele se saiu to bem com suas cambalhotas, caretas e guinchos, que os animais ali presentes ficaram contagiados. E entusiasmados, daquele dia em diante, resolveram o eleger como seu novo rei. A Raposa, que no votara no Macaco, estava aborrecida com os demais animais, por terem eleito um lder, a seu ver, to desqualificado.

Um dia, caminhando pela floresta, ela encontrou uma armadilha com um pedao de carne. Correu at o Rei Macaco e lhe disse que encontrara um rico tesouro, que nele no tocara, porque por direito pertencia a sua majestade, o Macaco. O ganancioso Macaco, todo vaidoso com sua importncia, e de olho na prenda, sem pensar duas vezes, seguiu a Raposa at a armadilha. E to logo viu o pedao de carne preso a ela, estendeu o brao para peg-lo, e assim acabou ficando preso. A Raposa, ao lado, deu uma gargalhada. "Voc pretende ser um Rei," ela disse, "mas incapaz de cuidar de si mesmo!" Logo, passado aquele episdio, uma nova eleio foi realizada entre os animais, para a escolha de um novo governante. Moral da Histria: O verdadeiro lder aquele capaz de provar para si mesmo suas qualidades

A FORMIGA BOA E A FORMIGA M

A formiga boa Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao p de um formigueiro. S parava quando cansadinha. Seu divertimento, ento, era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais, arrepiados, passavam o dia cochilando em suas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrerse de algum. Manquitolando, com uma asa a arrastar, l se dirigiu para o formigueiro. Bateu... Apareceu uma formiga friorenta, embrulhada num xalinho de paina. Que quer? perguntou a formiga, examinando a triste mendiga suja de lama a tossir. Venho em busca de agasalho. O mau tempo no cessa e eu... A formiga olhou-a de alto a baixo. E que fez durante o bom tempo que no construiu a sua casa? - Eu cantava, bem sabe... - Ah! (Exclamou a formiga, recordando-se), era voc quem cantava nessa rvore enquanto ns labutvamos para encher as ralhas? Isso mesmo. Era eu... Pois entre, amiguinha! Nunca podemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraa e aliviava o trabalho. Dizamos sempre: que felicidade ter como vizinha to gentil cantora. Entre, amiga, que aqui ter cama e mesa durante todo o mau tempo.

A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol. 1. Trabalho, lida.

2. Arca para guardar cereais, celeiro.

3. Andar firmando o passo mais de um lado que do outro, em decorrncia de alguma deficincia fsica.

FORMIGA M

J houve entretanto, uma formiga m que no soube compreender a cigarra e com dureza a repeliu de sua porta. Foi isso na Europa, em pleno inverno, quando a neve recobria o mundo com o seu cruel manto de gelo. A cigarra, como de costume, havia cantado sem parar o estio inteiro, e o inverno veio encontr-la desprovida de tudo, sem casa onde abrigar-se, nem folhinhas que comesse. Desesperada, bateu porta da formiga e implorou _ emprestado, notem! _ uns miserveis restos de comida. Pagaria com juros altos aquela comida de emprstimo, logo que o tempo o permitisse. Mas a formiga era uma usuria sem entranhas. Alm disso, invejosa. Como no soubesse cantar, tinha dio cigarra por v-la querida de todos os seres. - Que fazia voc durante o bom tempo? - Eu... eu cantava!... - Cantava? Pois dance agora... - e fechou-lhe a porta no nariz. Resultado: a cigarra ali morreu estanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste. que faltava na msica do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga. Mas se a usuria morresse, quem daria pela falta dela? Os artistas _ poetas, pintores e msicos _ so as cigarras da humanidade.

No vejo essa formiga como m. Ela trabalhava muito e pensava que diverso fosse algo errado. Estava amarga e solitria no seu mundinho cheio de formigas. O bom senso indica que o trabalho excelente, mas importante tambm se divertir, seno a vida fica amarga e difcil e a formiga acaba adoecendo...

AS DUAS CABRAS

Autor: Esopo[1] Duas Cabras brincavam alegremente sobre as pedras, na parte mais elevada de um vale montanhoso. Ocorre que se encontravam separadas, uma da outra, por um abismo, em cujo fundo corria um caudaloso rio que descia das montanhas.

O tronco de uma rvore cada era o nico e estreito meio de cruzar de um lado ao outro do despenhadeiro, e nem mesmo dois pequenos esquilos eram capazes de cruz-lo ao mesmo tempo, com segurana. Aquele estreito e precrio caminho era capaz de amedrontar mesmo o mais bravo dos pretendentes travessia, Exceto aquelas Cabras. Mas, o orgulho de cada uma delas, no permitiria que uma permanecesse diante da outra, sem que isso no representasse uma afronta aos seus domnios, mesmo estando separadas pela funda garganta. Ento resolveram, ao mesmo tempo, atravessarem o estreito caminho, para brigarem entre si, com o propsito de decidir qual delas deveria permanecer naquele local. E no meio da travessia as duas se encontraram, e comearam a se agredir mutuamente com seus poderosos chifres. Desse modo, firmes na deciso de levar adiante o forte desejo pessoal de dominao, nenhuma das duas mostrava disposio em ceder caminho adversria. Assim, pouco tempo depois, acabaram por cair na profunda grota, e logo foram arrastadas pela forte correnteza do rio. Moral da Histria: melhor abrir mo do orgulho do que chamar para si a desgraa atravs da teimosia.

A GUIA E A GRALHA Autor: Esopo[1] Uma guia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa s suas fortes e afiadas garras. Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa. Ela ento voou para alto e tomou impulso. Ento, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a inteno de tambm carreg-la presa s suas garras. Ocorre que suas garras, pequenas e fracas, acabaram por ficar embaraadas no espesso manto de l do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas foras.

O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que no pudesse mais voar. noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos. "Que pssaro engraado esse?", perguntou um deles. "Ele uma Gralha meus filhos. Mas se voc lhe perguntar, ele dir que uma guia." Moral da Histria: No devemos permitir que a ambio nos conduza para alm dos nossos limites. OS RATOS E AS DONINHAS Autor: Esopo[1] As Doninhas e os Ratos estavam sempre em p de guerra uns contra os outros. cada batalha, as Doninhas sempre saam vitoriosas, levando consigo um grande nmero de Ratos, que lhes serviam de refeio para o dia seguinte. Desesperados, os Ratos resolveram formar um conselho para tratar do assunto, e assim chegaram concluso, que os Ratos sempre levavam desvantagem porque no tinham um lder. Definida a questo, em seguida, um grande nmero de generais e comandantes foram escolhidos dentre os mais eminentes e notrios Ratos da comunidade. Isso, evidentemente era motivo de orgulho para aqueles que, sendo mais bem posicionados socialmente, enxergavam ali uma clara forma de reconhecimento pblico desse status. Para diferenci-los dos soldados comuns, quando estivessem na linha de frente, em meio ao campo de batalha, os novos lderes orgulhosamente ostentavam sobre suas cabeas, ornamentos e adereos feitos de penas ou palha. Ento, depois de uma longa preparao da tropa de Ratos, aps muitos estudos em tticas de guerrilha, eles enviaram um desafio para as Doninhas. As Doninhas, claro, aceitaram o desafio com nsia, uma vez que, estar sempre de prontido para a luta era seu lema, especialmente quando estavam de olho numa refeio. Assim, imediatamente atacaram a brigada dos Ratos em grande nmero. Logo a linha de frente dos Ratos sucumbiu diante do ataque, e o restante da armada imediatamente bateu em retirada, numa fuga desesperada para se abrigarem em seus buracos. Os soldados rasos entraram com facilidade em suas estreitas tocas, mas os Ratos lderes no tiveram a mesma sorte, uma vez que, no conseguiram entrar a tempo em seus abrigos. Ocorre que os exagerados adereos que carregavam sobre suas cabeas, atrapalharam de forma decisiva seus movimentos. Assim, nenhum deles conseguiu escapar do ataque das famintas Doninhas. Moral da Histria: A Grandeza tem suas desvantagens.

O MOSQUITO E O TOURO

Um Mosquito que estava voando, a zunir em volta da cabea de um Touro, depois de um longo tempo, pousou em seu chifre, e pedindo perdo pelo incmodo que supostamente lhe causava,

disse: "Mas, se, no entanto, meu peso incomoda o senhor, por favor s dizer, e eu irei imediatamente embora!" Ao que lhe respondeu o Touro: "Oh, nenhum incmodo h para mim! Tanto faz voc ir ou ficar, e, para falar a verdade, nem sabia que voc estava em meu chifre." Com frequncia, diante de nossos olhos, julgamos-nos o centro das atenes e deveras importantes, bem mais do que realmente somos diante dos olhos do outros. Autor: Esopo Moral da Histria: Quanto menor a mente, maior a presuno.

O Leo e o Asno Autor: Esopo[1] Um Leo e um Asno combinaram que iriam caar juntos. Em sua busca por presas, logo os caadores viram um grupo de Cabras Selvagens que se esconderam numa caverna, e ento resolveram traar um plano para captur-las. O Asno entraria na caverna e se encarregaria de atra-las para fora. O Leo, claro, ficaria do lado de fora espreita, pronto para atac-las, to logo de l sassem. O plano funcionou com perfeio. Estando as Cabras tranqilas, distradas e confiantes de que estavam em segurana no seu retiro, no perceberam que o Asno ali adentrara. O animal invasor, de surpresa, fez um barulho to assustador, pulando e zurrando, com toda fora que lhe era possvel dispor, que as Cabras, tomadas de pnico, no tiveram outra reao seno correrem para todos os lados assustadas. E logo, um pouco recuperadas do susto, conseguiram encontrar a sada do confinamento, e julgando que estariam mais seguras do lado de fora, saram dali correndo em disparada, apenas para carem indefesas nas garras do Leo que, de prontido, as aguardava entrada da caverna. Orgulhoso do seu feito, o Asno saiu para fora da caverna e disse: Voc viu como coloquei todas correr?. Ao que o Leo respondeu: Sim, sem dvida, e se eu no conhecesse voc to bem, certamente que faria a mesma coisa que elas. Moral da Histria: O fanfarro com seu vozeiro e exibicionismo, no capaz de impressionar aqueles que j o conhecem.

OS VIAJANTES E A RVORE Dois viajantes, exaustos, depois caminharem sob o escaldante sol do meio dia, decidiram descansar sombra de uma frondosa rvore. Aps deitarem-se debaixo daquela refrescante e oportuna sombra, um dos viajantes, ao reconhecer que tipo de rvore era aquela, disse para o outro:

"Como intil esse Pltano![1] No produz nenhum fruto, e apenas serve para sujar o cho com suas folhas." "Criaturas ingratas!", disse uma voz vindo da rvore. "Vocs esto aqui sob minha refrescante e acolhedora sombra, e ainda dizem que sou intil e improdutiva?" Nota[1]: Espcie de rvore ornamental de grande porte. Autor: Esopo Moral da Histria: Alguns homens menosprezam os melhores benefcios que recebem apenas porque nada tiveram que pagar por estes.

O AVARENTO Autor: Esopo[1]

Um avarento tinha enterrado seu pote de ouro num lugar secreto do seu jardim. E todos os dias, antes de ir dormir, ele ia at o ponto, desenterrava o pote e contava cada moeda de ouro para ver se estava tudo l. Ele fez tantas viagens ao local que um Ladro, que j o observava h bastante tempo, curioso para saber o que o Avarento estava escondendo, veio uma noite, e sorrateiramente desenterrou o tesouro levando-o consigo. Quando o Avarento descobriu sua grande perda, foi tomado de aflio e desespero. Ele gemia e chorava enquanto puxava seus cabelos. Algum que passava pelo local, ao escutar seus lamentos, quis saber o que acontecera. "Meu ouro! Todo meu ouro!" chorava inconsolvel o avarento, "algum o roubou de mim!" "Seu ouro! Ele estava nesse buraco? Por que voc o colocou a? Por que no o deixou num lugar seguro, como dentro de casa, onde poderia mais facilmente peg-lo quando precisasse comprar alguma coisa?" "Comprar!" exclamou furioso o Avarento. "Voc no sabe o que diz! Ora, eu jamais usaria aquele ouro. Nunca pensei de gastar dele uma pea sequer!" Ento, o estranho pegou uma grande pedra e jogou dentro do buraco vazio. "Se esse o caso," ele disse, "enterre ento essa pedra. Ela ter o mesmo valor que tinha para voc o tesouro que perdeu! Moral: Uma coisa ou posse s tem valor quando dela fazemos uso.

O LOBO E O LEO Autor: Esopo[1]

Um Lobo, que acabara de roubar uma ovelha, depois de refletir por um instante, chegou concluso, que o melhor seria lev-la para longe do curral, para que enfim, fosse capaz de servir-se daquela merecida refeio, sem o indesejado risco de ser interrompido por algum. No entanto, contrariando a sua vontade, seus planos bruscamente mudaram de rumo, quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso Leo, que sem muita conversa, de um bote, lhe tomou a ovelha. O Lobo, contrariado, mas, sempre mantendo uma distncia segura do seu oponente, disse em tom injuriado, com uma certa dose de ironia: Voc no tem o direito de tomar para si aquilo que por direito me pertence! O Leo, sentindo-se um tanto ultrajado pela audcia do seu concorrente, olhou em volta, mas, como o Lobo estava longe demais, e no valia a pena o inconveniente de persegui-lo apenas para lhe dar uma merecida lio, disse com desprezo: Como pertence a voc? Voc por acaso a comprou, ou por acaso, ter o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga, como voc a conseguiu? Moral da Histria: Aquilo que se consegue pelo mau, pelo mau se perde.

OS DOIS VIAJANTES E O URSO

Autor: Esopo[1] Dois homens viajavam juntos atravs de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, um enorme urso surgiu do meio da vegetao, frente deles. Um dos viajantes, de olho em sua prpria segurana, no pensou duas vezes, correu e subiu numa rvore. Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no cho e permanecer imvel, fingindo-se de morto. Ele j escutara que um Urso, e outros animais, no tocam em corpos de mortos. Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabea de cima para baixo, e ento, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente. O homem que estava em cima rvore ento desceu. Curioso com a cena que viu l de cima, ele perguntou: "Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?" "Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que no nada sbio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflio me deixa na mo!".

Moral da Histria: "A crise o melhor momento para nos revelar quem so os verdadeiros amigos."

A MULHER COM O BALDE DE LEITE Autor: Esopo[1] Uma jovem Leiteira, que acabara de coletar o leite das vacas, voltava do campo com um balde cheio balanando graciosamente sua cabea. E Enquanto caminhava, feliz da vida, dentro de sua cabea, os pensamentos no paravam de chegar. E consigo mesma, alheia a tudo, planejava as atividades e os eventos que imaginava para os dias vindouros. "Este bom e rico leite," ela pensava, "me dar um formidvel creme para manteiga. A manteiga eu levarei ao mercado, e com o dinheiro comprarei uma poro de ovos para chocar. E Como sero graciosos todos os pintinhos ao nascerem. At j posso v-los correndo e ciscando pelo quintal. Quando o dia primeiro de maio chegar, eu venderei a todos e com o dinheiro comprarei um adorvel e belo vestido novo. Com ele, quando for ao mercado, decerto serei o centro das atenes. Todos os rapazes olharo para mim. Eles ento viro e tentaro flertar comigo, mas eu imediatamente mandarei todos cuidarem de suas vidas!" Enquanto ela pensava em como seria sua nova vida a partir daqueles desejados acontecimentos, desdenhosamente jogou para trs a cabea, e sem querer deixou cair no cho o balde com o leite. E todo leite foi derramado e absorvido pela terra, e com ele, se desfez a manteiga, e os ovos, e os pintinhos, e o vestido novo, e todo seu orgulho de leiteira. Moral da Histria: No conte seus pintos, quando sequer saram das cascas.

O MORCEGO E A DONINHA Autor: Esopo[1] Um Morcego desajeitado caiu acidentalmente no ninho de uma Doninha, que, com um bote certeiro o capturou. Atemorizado, o Morcego pediu que esta lhe poupasse a vida, mas a Doninha no queria lhe dar ouvidos. Voc um Rato, ela disse, e Eu sou por tradio inimiga dos Ratos. Cada Rato que pego, evidentemente, me serve de jantar, essa a lei. Mas, a senhora veja bem, eu definitivamente, no sou um Rato! tentou se explicar o infeliz Morcego. Veja minhas asas. Voc j viu um Rato que capaz de voar? Claro que sou apenas um tipo de pssaro, de uma variedade, podemos afirmar um tanto extica. Por favor, me deixe ir embora!. A Doninha, olhando melhor para sua vtima, concordou que ele no era um Rato e o deixou ir embora. Mas, alguns dias depois, o mesmo atrapalhado Morcego, cegamente, caiu outra vez no

ninho de outra Doninha. Ocorre que Esta Doninha era inimiga declarada de todos os pssaros, e logo que o tinha em suas garras, preparou-se para abocanh-lo. Voc um pssaro, ela Disse, por isso mesmo o comerei! O que?, exclamou o Morcego, Eu, um pssaro! Isso quase um insulto. Todos os pssaros possuem penas! Cad minhas penas, voc capaz de v-las? Claro que no sou nada alm de um simples Rato. Tenho at um lema que : Abaixo todos Gatos! E o Morcego teve sua vida poupada pela segunda vez.

Moral da Histria: Sbio aquele que sabe analisar a situao e agir de acordo com as circunstncias.

O FAZENDEIRO E SEUS FILHOS Autor: Esopo[1] Um rico e j idoso fazendeiro, que sabia no ter mais tantos de anos de vida pela frente, chamou seus filhos beira da cama e lhes disse: "Meus filhos, escutem com ateno o que tenho para lhes dizer. No faam partilha da fazenda que por muitas geraes tem pertencido a nossa famlia. Em algum lugar dela, no campo, enterrado, h um valioso tesouro escondido. No sei o ponto exato, mas ele est l, e com certeza o encontraro. Se esforcem, e em sua busca, no deixem nenhum ponto daquele vasto terreno intocado." Dito isso o velho homem morreu, e to logo ele foi enterrado, seus filhos comearam seu trabalho de busca. Cavaram com vontade e fora, revirando cada pedao de terra da fazenda com suas ps e seus fortes braos. E continuaram por muitos dias, removendo e revirando tudo que encontravam pela frente. E depois de feito todo trabalho, o fizeram outra vez, e mais outra, duas, trs vezes. Nenhum tesouro foi encontrado. Mas, ao final da colheita, quando eles se sentaram para conferir seus ganhos, descobriram que haviam lucrado mais que todos seus vizinhos. Isso ocorreu porque ao revirarem a terra, o terreno se tornara mais frtil, mais favorvel ao plantio, e consequentemente, a generosa safra. S ento eles compreenderam que a fortuna da qual seu pai lhes falara, era a abundante colheita, e que, com seus mritos e esforos haviam encontrado o verdadeiro tesouro. Moral da Histria: O Trabalho diligente em si um tesouro.

O PASTOR E O LEO

Autor: Esopo[1] Certo dia, ao contar suas Ovelhas, um Pastor chegou concluso que algumas estavam faltando. Muito bravo, aos gritos, cheio de presuno e arrogncia, disse que gostaria de pegar o responsvel por aquilo e puni-lo, com suas prprias mos, da forma merecida. Suspeitava de um Lobo que vira afastar-se em direo a uma regio rochosa entre as colinas, onde existiam cavernas infestadas deles. Mas, antes de ir at l, fez uma promessa aos deuses, dizendo que lhes daria em sacrifcio, a mais gorda e bela das suas Ovelhas, se estes lhes ajudassem a encontrar o ladro. Aps procurar em vo, sem encontrar, nenhum Lobo, quando passava diante de uma grande caverna ao p da montanha, um enorme Leo, saindo de dentro, pe-se sua frente, carregando na boca uma de suas Ovelhas. Cheio de pavor o Pastor cai de joelhos e suplica aos deuses: "Piedade, bondosos deuses, os homens no sabem o que falam! Para encontrar o ladro ofereci em sacrifcio a mais gorda das minhas ovelhas. Agora, prometo-lhe o maior e mais belo Touro, desde que faa com que o ladro v embora para longe de mim!" Concluso: Quando encontramos aquilo que procuramos, logo tende a cessar nosso interesse inicial. Moral da Histria: Se os benefcios de uma coisa no nos so garantidos, devemos pensar duas vezes antes de desej-la.

Anda mungkin juga menyukai