Anda di halaman 1dari 18

LITISCONSRCIO 1- Conceito Litisconsrcio a existncia de pluralidade de sujeitos em um mesmo plo da atividade processual, ativa ou passiva.

. Existe litisconsrcio ativo quando h pluralidade de autores e, passivo quando h pluralidade de rus. De acordo com os professores Allan Helber de Oliveira e Marcelo Dias Gonalves Vilela, a justificativa que se d para a existncia do litisconsrcio est ligada economia processual e de algumas situaes do direito material que exigem participao no processo de coobrigados. O Cdigo de Processo Civil regulamenta o litisconsrcio em seu art. 46:
Art. 46. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando: I entre elas houver comunho de direitos ou de obrigaes relativamente lide; II os direitos ou as obrigaes derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; III entre as causas houver conexo pelo objeto ou pela causa de pedir; IV ocorrer afinidade de questes por um ponto comum de fato ou de direito. Pargrafo nico. O juiz poder limitar o litisconsrcio facultativo quanto ao nmero de litigantes, quando este comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa. O pedido de limitao interrompe o prazo para resposta, que recomea na intimao da deciso. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.393,2010.)

2- Espcies de Litisconsrcio O litisconsrcio pode ser classificado em: facultativo; necessrio; simples e unitrio. 2.1- Litisconsrcio facultativo e necessrio Esta classificao leva em considerao a obrigatoriedade ou no de se formar a pluralidade de sujeitos em um dos plos da atividade processual. Existir litisconsrcio facultativo quando no for obrigatria a participao cumulada dos sujeitos, potenciais litisconsortes na atividade processual. Desta forma, o autor litiga com mais de um ru se quiser, assim como pode propor a demanda coligando-se com os demais possveis litisconsortes. Um exemplo desta hiptese de litisconsrcio: pessoas que possuem afinidade de questes comuns de fato ou de direito

(os professores da PUC podem ou no se unirem para juntos, defenderem uma pretenso em juzo.) No que tange ao litisconsrcio necessrio, os autores esto obrigados a citar na lide todos os rus. Se esta hiptese, de litisconsrcio necessrio passivo no for cumprida, haver um vcio que gera ineficcia que invalidar o processo. Ademais, a sentena, neste caso, atingir a todos os sujeitos passivos da atividade processual seja de forma unitria ou simples, tambm chamada de comum. Um exemplo de litisconsrcio passivo necessrio a ao de usucapio, aonde necessariamente deve-se citar como rus o proprietrio do imvel, os conflitantes ou confrontantes, a Fazenda Pblica Federal, Estadual ou Municipal e todos os outros cidados, por meio de citao editalcia, uma vez que qualquer um pode ter interesse naquele imvel. H que se falar ainda, em uma questo controvertida levantada pelos professores Oliveira e Vilela, qual seja, a no existncia, no direito brasileiro, verificada literalmente a hiptese de litisconsrcio ativo necessrio. Segundo os autores, o litisconsrcio necessrio sempre passivo (OLIVEIRA; VILELA, 2008, pg. 82). Isso se d em face do direito de ao, os autores entendem que, como dita a lgica do sistema processual, ningum obrigado a exercer seu direito de ao e propor uma demanda, no se pode forar a criao de um litisconsrcio ativo (necessrio). Outrossim, os professores ofertam uma soluo para o comunheiro ou o condmino que precisa litigar. Estes podero exercer seu direito de ao sozinhos, e por consequncia defender individualmente o direito de um grupo, para tanto, na hiptese de litisconsrcio ativo necessrio, em que os outros potenciais litisconsortes no querem defender seu direito de ao, o autor interessado dever requerer citao dos outros como rus. 2.2- Litisconsrcio Simples e Unitrio A classificao do litisconsrcio em simples ou unitrio leva em considerao a uniformidade ou no da futura deciso para todos os litisconsortes. Existe litisconsrcio simples quando a sentena no tem, necessariamente, de ser igual para todos os sujeitos do plo ativo ou passivo da atividade processual. Por outro lado, h litisconsrcio unitrio quando a sentena necessariamente tiver de ser a mesma para todos os litisconsortes.

Tendo em vista as espcies de litisconsrcio, estes podem ser: ativo simples, como no caso dos professores da PUC, aonde o pedido pode ser parcialmente procedente, apenas para parcela de professores; passivo simples, como exemplo, o usucapio em que se pode ter sentena diversa para os litisconsortes passivos; ativo unitrio, como a ao proposta por dois sujeitos de um mesmo contrato para anul-lo - o contrato ser nulo ou no, para os dois contraentes; passivo unitrio, como a ao de anulao de casamento, aonde se anular ou no o casamento para ambos os cnjuges. H ainda, hiptese de litisconsrcio facultativo simples ou unitrio e necessrio unitrio ou unitrio. Segundo os professores Allan Oliveira e Marcelo Vilela, apesar de existir tal combinao, pela natureza do litisconsrcio, o facultativo tender a ser simples e o necessrio a ser unitrio, sendo as outras possibilidades excees. 3- Consequncias da no formao do litisconsrcio necessrio. De acordo com o Pargrafo nico do art. 47 CPC, se o autor no propor a demanda um face de todos os litisconsortes passivos, o juiz determinar que autor faa a citao daqueles litisconsortes que ainda no esto includos na atividade processual, caso contrrio, ou seja, se o autor no proceder com a citao, requerendo nos autos a citao e pagando as custas por esta, haver a extino do processo sem a resoluo do mrito. Assim disciplina o art. 47 em seu Pargrafo nico:
Pargrafo nico. O juiz ordenar ao autor que promova a citao de todos os litisconsortes necessrios, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.393,2010.)

4- Limitao ao litisconsrcio facultativo. O art. 46 Pargrafo nico do Cdigo de Processo Civil disciplina sobre a hiptese de limitao do litisconsrcio ativo, que poder acontecer por deciso ex officio do juiz ou ainda a pedido do ru, dentro de seu prazo para contestao.
Pargrafo nico. O juiz poder limitar o litisconsrcio facultativo quanto ao nmero de litigantes, quando este comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa. O pedido de limitao interrompe o prazo para resposta, que recomea na intimao da deciso. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.393,2010.)

O que se entende que de acordo com o caso concreto, o juiz em face da necessidade ou no da limitao do litisconsrcio poder ex officio dividir ou ainda, de acordo com os professores Oliveira e Vilela, desmembrar o processo em vrios outros, com menor nmero de litisconsortes. Ou seja, haver a formao de novos autos. Se, por outro lado, o ru que pede a limitao do litisconsrcio, haver a interrupo do processo para a resposta ou defesa e o prazo recomear a partir da intimao da deciso que permitir ou no a limitao do litisconsrcio.

Essa limitao tem vistas a facilitar a prestao jurisdicional para o caso concreto em questo.

INTERVENO DE TERCEIROS

1- Definio de terceiro

A princpio, a atividade processual pensada para autor e ru, mas assim como na hiptese de litisconsrcio, a interveno de terceiros demonstra a possibilidade de influencia no processo de outros sujeitos alheios ao processo. O terceiro , portanto, o sujeito que primitivamente no faz parte do processo, mas ingressa neste para auxiliar uma das partes ou para ser parte.

2- Assistncia e Interesse jurdico equivalente ao da parte A assistncia pode ser entendida como uma espcie de interveno de terceiros, apesar de no Cdigo de Processo Civil este fenmeno no estar no Captulo VI interveno de terceiros. Se admite a assistncia, de acordo com o art. 50 Pargrafo nico CPC: em qualquer tipo de procedimento e em todos os graus da jurisdio. Na assistncia, o terceiro, chamado de assistente, comparece espontaneamente ao processo para auxiliar o assistido, autor ou ru, a obter vitria. Isso porque possui um interesse jurdico na vitria de uma das partes. A assistncia pode ser simples ou litisconsorcial, de acordo com a situao do assistente e o interesse que ele tutela no processo.

2.1- Assistncia Simples:

De acordo com Oliveira e Vilela, a assistncia ser simples se o direito pretendido pelo assistido exclusivo seu, ou seja, apenas tem indiretamente reflexos sobre o patrimnio do assistente, terceiro. 2.2 Assistncia Litisconsorcial:

A assistncia litisconsorcial se concretiza quando o assistente possui um direito comum ao assistido e comparece no processo para defende-lo. Faz-se necessrio salientar que no caso de assistncia litisconsorcial, diferentemente de assistncia simples, h uma relao jurdica entre o assistente e o adversrio do assistido. Como nos mostra o caput art. 54 do CPC:
Art. 54. Considerase litisconsorte da parte principal o assistente, toda vez que a sentena houver de influir na relao jurdica entre ele e o adversrio do assistido. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.393,2010.)

No caso de assistncia litisconsorcial, o assistente poderia ser primitivamente parte do processo, mas por algum motivo no o foi e faz isso com auxilio do instituto da assistncia. A diferena entre as duas espcies de assistncia est nos efeitos da sentena. Na assistncia litisconsorcial o assistente pode recorrer da sentena mesmo sem recurso do assistido, alm disso, se o assistido desistir da lide, este poder sozinho prosseguir com o processo. Enquanto que na assistncia simples, o assistente ter suas condutas limitadas pelas condutas do assistido, no podendo, desta forma, recorrer ou prosseguir com a lide se o assistido no o fizer. Note-se que o interesse jurdico que o assistente possui deve ser igual ao da parte que ele assiste, uma vez que se configura a existncia quando o terceiro assistente promove uma contribuio para uma das partes.

3- Espcies de interveno

As espcies de interveno de terceiros previstas no Captulo VI do CC so: oposio; nomeao autoria; denunciao da lide e chamamento ao processo.

3.1 Oposio

A oposio uma hiptese de interveno de terceiro, aonde o terceiro, aqui chamado de opoente, intervm na atividade processual se opondo a existncia daquele processo. Na oposio o terceiro (opoente) titular de uma pretenso resistida e a apresenta em face das partes primitivas do processo (opostos). Isso porque o opoente observa que sobre o bem jurdico pretendido existe uma lide em juzo. A sentena proferida nos autos desse processo em questo s atingiro o autor e ru, ou seja, no atingir o terceiro, como dispe o art. 472 do CPC:

Art. 472. A sentena faz coisa julgada s partes entre as quais dada, no beneficiando, nem prejudicando terceiros. Nas causas relativas ao estado de pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsrcio necessrio, todos os interessados, a sentena produz coisa julgada em relao a terceiros. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.422,2010.)

De acordo com Oliveira e Vilela, diante do reconhecimento do terceiro de que a de deciso do processo em questo no poder prejudica-lo, este poder adotar trs condutas diversas:

1- Aguardar a sentena do processo e posteriormente ajuizar ao em face do vencedor da ao primitiva, para disputar o bem jurdico pretendido. 2- Propor em face de autor e ru do processo primitivo uma ao. Nesta hiptese haver, segundo os autores conexo por identidade de objeto (art.103 CPC) e as aes sero cumuladas para serem julgadas simultaneamente e evitar decises contrrias. (art.105 CPC). 3- O terceiro pode, ainda, apresentar sua pretenso em face ao juiz do processo pendente. Sua pretenso neste caso ser posta por oposio.

Nota-se, portanto, que a oposio uma faculdade do terceiro que pode defender sua pretenso de outras forma que no a interveno de terceiro.

3.1.1- Competncia

A pretenso apresentada por oposio dever ser manifestada perante o juiz da causa principal, como disciplina o art. 109 do CPC:
Art. 109. O juiz da causa principal tambm competente para a reconveno, a ao declaratria incidente, as aes de garantia e outras que respeitam ao terceiro interveniente. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.397,2010.)

3.1.2 Procedimento

De acordo com o art. 57 do CPC a oposio se inicia atravs de petio inicial e o terceiro dever, atravs de seu advogado proceder a citao dos opostos, que so o autor e o ru da lide inicial. Essa citao se d pelo correio ou por oficial de justia. A oposio possui procedimentos diferentes com base no momento em que a interveno acontece em juzo. Os professores Allan Oliveira e Marcelo Vilela nos ensinam sobre est matria em seu livro Processo de conhecimento 1:

Se a [oposio] for proposta antes de iniciada a audincia de instruo e julgamento, ela ter autuao prpria, mas ser apensada aos autos principais e tramitar simultaneamente com a ao principal. Se proposta depois do incio da audincia de instruo e julgamento, no haver o apensamento aos autos principais e a oposio tramitar sob regras do procedimento ordinrio, sendo julgada sem prejuzo da ao principal. O Cdigo autoriza o juiz, nesse caso, a suspender o cursa da ao principal por at 90 dias, pra que se possa dar instruo oposio e, finalmente, que ambas possam ser julgadas simultaneamente (art.60). (OLIVEIRA e VILELA, pg. 90, 2008).

Ou seja, se a oposio apresentada antes do incio da AIJ (audincia de instruo e julgamento), os atos da oposio sero despachados juntamente com a ao primitiva. Entretanto, se for proposta aps o inicio da AIJ, ter tramitao independente da ao primitiva e ser permitido ao juiz suspender em ate 90 dias a ao principal para dar instruo oposio e fazer que ambas as aes sejam processadas juntas. De acordo com o pargrafo nico do art. 57 do CPC, se um dos opostos for revel na ao primitiva e se este no tiver um advogado, a citao ser realizada perante o revel oposto obedecendo-se o procedimento para citao. O autor e ru da ao principal tem um prazo de 15 dias para contestar o pedido do terceiro, opoente. Ademais, segundo o art. 57, apesar de existir neste caso

litisconsrcio passivo, no ser observada a regra da duplicao do prazo para contestar prevista no art. 191 do CPC. 3.1.3 Sentena da oposio

A oposio gera uma sentena que ser proferida junto com a sentena da ao principal se ambas foram procedimentalizadas juntas, ou seja, se a oposio foi proposta antes do inicio da AIJ. Neste caso, o juiz dever analisar antes da ao primitiva a oposio, como assevera o art. 61 do CPC:
Art. 61. Cabendo ao juiz decidir simultaneamente a ao e a oposio, desta conhecer em primeiro lugar. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.394,2010.)

Isso acontece porque a sentena advinda da oposio pode interferir diretamente no exame da sentena da ao principal. Acontece que se o opoente for o vencedor, fica prejudicada a pretenso do autor na ao primitiva, mas se o opoente perder, ai sim o juiz analisa a ao do autor na ao primitiva. A sentena da oposio tambm pode ser proferida separadamente da ao primitiva, quando for proposta depois do incio da AIJ. Neste caso, h que se falar que, se no houver a suspenso do processo por ate 90 dias e a cominao dos atos, a sentena da ao principal apenas vincular o ru e o autor. Entretanto, a sentena da oposio vincula alm do terceiro, opoente, os opostos da ao principal. Se a sentena de oposio for proferida depois, ou antes, da sentena da ao principal interferir na sentena dada futuramente ou aquela j proferida para a ao principal se seu contedo for controverso ao da sentena da oposio. A sentena pode se dar de diferentes formas quando h oposio. Se o juiz acolher o pedido do autor na ao principal, o pedido do opoente ser rejeitado em regra. Se pelo contrrio o juiz acolhe o pedido do opoente, o pedido do autor na ao principal, ser em regra, rejeitado. Por outro lado, poder existir a situao de improcedncia tanto para autor da ao principal, tanto para o opoente, sendo o vencedor o ru da ao principal. E ainda, pode ser que os pedidos sejam julgados parcialmente procedentes. H que se falar que, se houver o reconhecimento do pedido do terceiro opoente, por uma das partes do processo primitivo, no haver extino do mesmo sem analise do mrito, uma vez que ele se perdura em relao outra parte que no acolheu o

pedido apresentado pelo opoente. Desta forma, e de acordo com o art. 58 o opoente prosseguir o pedido contra aquele que no o aceitou. 3.2 Nomeao autoria

A nomeao autoria uma modalidade de interveno de terceiros em que o ru equivocadamente identificado pelo autor na petio inicial, informa nos autos do processo ao polo ativo quem verdadeiramente resiste sua pretenso. H uma correo processual no polo passivo que erroneamente definido pela parte autora. Acontece quando aquele que est na posse da coisa, que detm a coisa em nome de outrem, demandado em uma lide como se a coisa fosse sua. Podemos citar um exemplo: a parte autora prope uma ao que discuta a propriedade de um objeto, ao qual o sujeito s tem a posse (detm a coisa em nome alheio) e no propriedade, mas citado como se fosse o proprietrio ( como se a coisa estivesse em seu nome). Esta pessoa deve, nos autos, indicar o verdadeiro ru para aquela lide que no lhe diz respeito, j que no possui a propriedade, e sim a posse da coisa. Aquele que no figura como verdadeiro ru da lide por ser citado erroneamente e nomeia o verdadeiro ru chamado de nomeante. Enquanto que, o terceiro que no figura nos autos, mas o verdadeiro ru chamado nomeado. A nomeao autoria modalidade de interveno de terceiros obrigatria, uma vez que um dever do nomeante indicar nos autos o verdadeiro ru para aquela lide. Portanto, todas as vezes que o detentor de um bem jurdico for, impropriamente citado como se proprietrio fora, deve, obrigatoriamente nomear o verdadeiro ru, o proprietrio da coisa. O ru (nomeante) que faltar com esse dever de nomeao e permitir o desenvolvimento intil da atividade processual, ou ainda, nomear outra pessoa que no o verdadeiro ru, ou seja, o proprietrio do bem jurdico, responder por perdas e danos, como dispe o art. 69 do CPC:
Art. 69. Responder por perdas e danos aquele a quem incumbia a nomeao: I deixando de nomear autoria, quando lhe competir; II nomeando pessoa diversa daquela em cujo nome detm a coisa demandada. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.394,2010.)

H que se falar que, os casos em que, efetivamente ser admitida a nomeao autoria. Isso porque, muitas vezes quando se provoca um ru que no sujeito da lide, o ru deve expressar que no tem legitimidade passiva. Neste caso, o juiz vai extinguir o processo, sem anlise do mrito, por carncia da ao. Quais casos, portanto ser admitida a nomeao autoria? S ser admitida se o autor foi induzido erro por uma circunstancia ftica, por exemplo, quando algum exerce posse de algo em nome alheio. (Ex. motorista de caminho citado para discutir de quem caminho e o autor foi induzido erro em razo da circunstncia ftica, pois viu aquela aquele preposto com a posse do caminho). Portanto no para qualquer erro que se admite a nomeao autoria, mas para erros justificados e de ordem ftica.

3.2.1 Procedimento

De acordo com Vilela e Oliveira, existem dois momentos diferentes e consecutivos na nomeao. O primeiro a consulta ao autor, para que este aceite ou recuse a nomeao. Depois de consultado o autor e, uma vez que este aceite o a nomeao, o autor da procedimento aos atos tpicos da nomeao, ou seja, vai a procura do verdadeiro ru. Em face do verdadeiro ru, inicia-se uma nove consulta, ao nomeado ( verdadeiro ru), para que este aceite ou recuse a nomeao. Se este aceitar, sai da atividade processual o nomeante e entra o nomeado. Portanto, corrige-se o erro do plo passivo na petio inicial. O nomeante deve nomear o terceiro, verdadeiro ru, no prazo de contestao, como disciplina o art. 64 do CPC. A nomeao feita atravs de uma petio que ser protocolizada nos autos. Segundo os professores Allan Oliveira e Marcelo Vilela, a nomeao autoria no se presta ideia de defesa, uma vez que o nomeante recusa sua condio de ru e no contesta. Por isso, segundo os autores, h a possibilidade de a petio de nomeao no ser acompanhada de contestao. H que se falar, entretanto, que admitido ao nomeante no prazo de defesa, a presentar a nomeao e a contestao do pedido. Na hiptese do pedido de nomeao autoria, o juiz poder deferir ou indeferir tal pedido. No caso de indeferimento do pedido, de acordo com Oliveira e Vilela, o ru deve ser intimado da deciso e o prazo para contestao, neste momento, recomear, desde o incio. O ru poder ser considerado revel se no apresentar sua contestao no prazo a partir do mandado de citao. Por outro lado, se o juiz der deferimento ao

pedido de nomeao, o processo ser suspenso e haver a intimao do autor para que se possa realizar a consulta anteriormente dita, aonde o autor ir manifestar sobre a nomeao, aceitando-a ou a rejeitando. De acordo com o art. 65 do CPC, se em cinco dias o autor que decidir por aceitar expressamente a nomeao, dever na mesma petio, requerer a citao do verdadeiro ru, nomeado, e custear essa manobra processual. Outrossim, se no se manifestar expressamente, mas aceitar a nomeao, o juiz intimar o autor para que este promova a citao do nomeado. Tambm neste caso, o autor arcar com as para a citao. Se, no entanto, em cinco dias, o autor recusar expressamente a nomeao, o juiz dar prosseguimento ao processo, uma vez que a nomeao no teve efeito. O processo, portanto, ter como partes, os sujeitos indicados na petio inicial do autor. Neste caso, o ru ser intimado pelo juiz, que reabrir o prazo para que este oferea sua contestao, se j no houver feito junto com a petio de nomeao, como expressa o art. 67 do CPC:
Art. 67. Quando o autor recusar o nomeado, ou quando este negar a qualidade que lhe atribuda, assinarsea ao nomeante novo prazo para contestar. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.394,2010.)

Resta-nos ainda ressaltar que, o silencio do autor, quanto aceitao ou recusa da nomeao no prazo de cinco dias, importa, de acordo com o art. 68 inc. I em aceitao tcita da nomeao. Neste caso, segundo o art. 267 inc. III do CPC, o juiz intimar o autor para que este proceda citao do nomeado, se no o fizer no prazo de trinta dias (abandonar a causa) haver a extino do processo sem resoluo do mrito.

Art. 267. Extinguese o processo, sem resoluo de mrito: III quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de trinta dias; (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.408,2010.)

Na hiptese de aceitao da nomeao pelo autor, este proceder citao do nomeado (o terceiro, tido como verdadeiro ru). Nesta seara, caber ao nomeado aceitar ou no a nomeao que lhe esta sendo imputada. O prazo para que o nomeado expresse sua aceitao ou recusa, no foi estabelecido pelo CPC, ficando critrio do juiz estabelece-lo em cinco dias, o prazo genrico, ou ainda em 15 dias, o prazo para a contestao. Nesta ultima hiptese, o nomeado dever se aceitar a nomeao proceder sua contestao ou simplesmente recusar a nomeao.

Se o nomeado aceitar expressamente a nomeao, o nomeante ser excludo da atividade processual e o processo correr contra o novo ru. Se, ao contrrio, o nomeado expressamente manifestar sua recusa nomeao, o processo correr em favor do nomeante (antigo ru) e, a nomeao no teria efeitos. Nesta hiptese, o juiz reabrir o prazo para que o nomeante prossiga sua contestao, caso esta ainda no tiver sido feita juntamente com a petio de nomeao. Assim expressam os artigos 66 e 67 do CPC:

Art. 66. Se o nomeado reconhecer a qualidade que lhe atribuda, contra ele correr o processo; se a negar, o processo continuar contra o nomeante. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.394,2010.)

Art. 67. Quando o autor recusar o nomeado, ou quando este negar a qualidade que lhe atribuda, assinarsea ao nomeante novo prazo para contestar. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.394,2010.)

Os efeitos da rejeio da nomeao pelo autor ou pelo nomeado, em ambos os casos, ser de extino do processo sem resoluo do mrito por ilegitimidade passiva.

3.3 Denunciao da lide

A denunciao da lide uma ao secundria proposta dentro de uma ao principal. Nesta interveno de terceiro, uma das partes autor ou ru (denunciante) cita o terceiro (denunciado) e manifesta contra ele uma pretenso indenizatria condicional, que ser examinada pelo juiz na hiptese de o denunciante ser vencido. As hipteses de denunciao da lide esto descritas no art. 70 do CPC:
Art. 70. A denunciao da lide obrigatria: I ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico lhe resulta; II ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada; III quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.394,2010.)

A primeira delas trata da atividade processual que se presta a examinar a pretenso indenizatria do adquirente de algo que demandado por algum ou resiste

uma pretenso e que pode sofrer efeitos da evico. Os autores Oliveira e Vilela ensinam que:
A denunciao secundria, porque surge somente em decorrncia da pretenso (ou resistncia) de algum estranho ao negocio jurdico e condicional, pois apenas examinada na hiptese de a pretenso (ou resistncia) do sujeito estranho ao negocio jurdico ser acolhido pelo Estado Juiz. (OLIVEIRA; VILELA, 2008, pg. 98).

O caso de evico a nica hiptese em que denunciao da lide obrigatria, j que de acordo com o art.456 do CC, aquele que pretende indenizao secundria no poder discutir com alienante tal ao em outra oportunidade. Ademais, quando o denunciado no atender denunciao da lide e for visvel a procedncia de evico o denunciante poder deixar de contestar na ao principal ou de interpor recursos. O segundo caso trata da denunciao da lide em caso de posse indireta. Nos casos de ciso da coisa, o possuidor direto, que mantm a coisa consigo, pode denunciar lide para o possuidor indireto. Por exemplo, quando o locatrio de uma casa citado e denuncia lide o locador, para caso de ser vencido e perder seu direito posse, seja indenizado. Nota-se que neste caso, o terceiro denunciado o proprietrio da coisa. O inciso II do art. 70 do CPC traz exemplos de aplicao de denunciao da lide ao possuidor indireto, como o usufruto, em que o usufruturio busca a indenizao; penhor em que o credor pignoratcio busca indenizao do devedor. A denunciao da lide em caso de posse indireta facultativa, j que se o possuidor direto que no procede denunciao poder propor, posteriormente, ao indenizatria por ao prpria ao possuidor indireto. O terceiro caso de denunciao da lide explcito no CPC aquela feita por direito de regresso, em que o denunciante, para assegurar o direito de regresso em face de um terceiro obrigado indeniz-lo, procede denunciao da lide. Trata-se da existncia de clausula de garantia decorrente de lei ou de contrato. Se algum garante outrem um direito, poder portanto ser indenizado, para no caso de o denunciante ser vencido ser indenizado. uma hiptese de denunciao facultativa, j que posteriormente, caso no tenha feito por denunciao da lide, o denunciante poder pleitear seu direito de indenizao atravs de ao regressiva. H que se falar que existe a possibilidade de serem feitas sucessivas denunciaes da lide em virtude do negocio jurdico em questo ou at mesmo do caso concreto. Pode ocorrer, por exemplo, nos casos em que o denunciado tiver interesse de

oferecer uma denunciao da lide para garantir sua indenizao no caso de ser acolhido o pedido de denunciao na ao principal.

3.3.1 Legitimidade

So legitimados para proceder denunciao da lide o autor ou o ru da ao principal. Isso porque em ambos os casos, as partes sabem que, eventualmente podem ser vencidos, e portanto, buscam salvaguardar seu direito de indenizao.

3.3.2- Procedimento de denunciao da lide pelo autor

Os procedimentos para a denunciao da lide pelo autor e pelo ru so distintos. A denunciao da lide pelo autor elaborada juntamente com a petio inicial, aonde o autor, tambm denunciante insere na pea inicial os fundamentos de seu direito de indenizao contra o denunciado e faz o pedido de citao e condenao deste. Posteriormente, como disciplina o art.72, o juiz dar procedncia citao do denunciado e a ao principal (entre autor e ru) ficar suspensa temporariamente. A citao do denunciado deve ser feita em dez dias, caso este resida na comarca ou em trinta dias se no residir na comarca ou em local incerto (art.72). Se a citao no se proceder dentro dos prazos legais, por omisso do denunciante, a denunciao da lide ficar sem efeitos e a ao principal voltar a tramitar unicamente. Entretanto, uma vez concluda a citao do denunciado, este ter o prazo de 15 dias para oferecer sua contestao e juntamente com esta, poder, de acordo com o art. 74 CPC assumir a posio de litisconsorte do denunciante e, ainda aditar a petio inicial. Feito este procedimento na ao secundria de denunciao da lide, o juiz procede citao do ru na ao principal.

3.3.3- Procedimento de denunciao da lide pelo ru

Na denunciao da lide feita pelo ru, o denunciante (ru) quando de sua contestao na ao principal, obedecendo o prazo de defesa, no elabora sua contestao e sim uma petio inicial de denunciao da lide contendo os fundamentos do seu direito de indenizao e o pedido de citao e condenao do denunciado, como

dispe o art. 71 CPC. Esta petio figurar entre os autos da ao principal e o juiz proceder citao de denunciado, suspendendo momentaneamente a ao principal (entre autor e ru). A citao do denunciado se proceder em dez dias (caso resida na comarca) e em trinta dias (caso no resida na comarca ou resida em local incerto). Se a citao no se proceder dentro dos prazos legais, por omisso do denunciante, a ao secundria de denunciao da lide ficar sem efeitos e o processo primitivo voltar a tramitar unicamente entre autor e ru. Neste caso, o juiz intimar o ru para que este proceda sua defesa. Entretanto, concluda a citao do denunciante, este tem o prazo de 15 dias para oferecer sua defesa denunciao da lide. Posteriormente o juiz procede intimao do ru na ao principal para oferecimento de sua defesa. A ao se segue entre autor no plo ativo e ru denunciante e denunciado como litisconsortes passivos. Aps processar a denunciao da lide, os prazos para a defesa so reabertos desde o inicio, j que foi interrompido pela petio de denunciao da lide. H que se falar que, a observncia pelo juiz do pedido de denunciao da lide (feito por autor ou pelo ru) independe de aceitao ou recusa da denunciao pelo denunciado. Ademais, para que o pedido de denunciao seja apreciado, o denunciado deve figurar como vencido na ao primitiva. Ou seja, a lide secundria no ser analisada se o denunciado for vitorioso na lide principal e, por conseguinte, haver extino do processo (ao secundria - de denunciao da lide) sem resoluo do mrito por falta de interesse de agir. Isso porque a denunciao da lide faz surgir uma lide secundria do denunciante (autor ou ru) em relao ao denunciado. A lide secundria , pois, condicional, j que s ser analisada se o denunciante sucumbir na lide inicial.

3.4 - Chamamento ao processo

O chamamento ao processo um instituto exclusivo do processo de conhecimento, no podendo ser aplicado execuo. Neste instituto o coobrigado insolvel pode chamar os outros coobrigados a responderem dvida com ele, conjuntamente. No chamamento ao processo h vantagem para o autor, uma vez que este receber uma sentena condenatria tanto perante o ru ao qual promoveu a ao,

quanto aos outros chamados outros coobrigados, o que, por consequncia, aumenta o espectro do patrimnio que responder pela dvida. Segundo o art. 77 do CPC, admissvel o chamamento ao processo do devedor quando o ru figurar como seu fiador; dos outros fiadores quando o ru for o fiador e ainda dos outros devedores solidrios, pelo ru devedor. O ru que requerer o chamamento ao processo intitulado de promovente e chamado ser, aquele terceiro convocado pelo promovente. Diferentemente de outras intervenes de terceiro, no chamamento ao processo no h criao de uma lide secundria, diferente da lide principal. Neste instituto os terceiros, chamados, compem a lide entre autor e ru da ao primitiva, figurando como litisconsortes do ru.

3.4.1 Procedimento O ru, citado para contestar a proposta do autor, em seu prazo de defesa no elaborar sua contestao, e sim uma petio de chamamento ao processo, contendo os fundamentos da coobrigao existente entre ele e os chamados. Tal petio ser reunida aos prprios autos da lide principal (art.78). Posteriormente, o juiz proceder citao dos chamados, suspendendo, para tanto, a atividade processual primitiva

temporariamente, como dispe o art. 79 CPC. A citao dever ser concluda no prazo de dez dias se os chamados residirem na comarca e de trinta dias, se eles no residirem na comarca ou residirem em local incerto. Caso a citao no observe os prazos legais, o chamamento ao processo ficar sem efeito e o processo inicial tramitar unicamente entre ru e autor, e o juiz, neste caso dever intimar que ru promova sua defesa. Entretanto, se concluda a citao nos prazos legais, os chamados tero o prazo de quinze dias para contestar pretenso do autor. Desta feita, o juiz cessa a suspenso da atividade processual primitiva e determina intimao do ru, para que este proceda sua contestao o prazo ser contado desde o incio. Aps a contestao do ru promovente, o processo se segue contendo de uma lado o autor e de outro o ru promovente, juntamente com seus litisconsortes - chamados.

3.4.2- Efeitos: Primeiramente, com a apreciao do chamamento ao processo, o autor que props a ao perante apenas um de seus codevedores, ver a sentena sendo proposta

todos os coobrigados chamados pelo ru promovente. Por conseguinte, haver a formao de um litisconsrcio passivo entre os chamados. Outrossim, a sentena condenar a todos os chamados juntamente com o promovente, e aquele que por ventura pagar ao autor, pode nos mesmos autos executar os demais coobrigados, a fim de reclamar suas respectivas parcelas, como dispe o art. 80 do CPC:
Art. 80. A sentena, que julgar procedente a ao, condenando os devedores, valer como ttulo executivo, em favor do que satisfizer a dvida, para exigi la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos codevedores a sua quota, na proporo que lhes tocar. (PINTO; WINDT;CSPEDES; pg.395,2010.)

H que se falar ainda, que o chamamento ao processo pode ser rejeitado pelo juiz, na hiptese de inexistncia de solidariedade entre os chamados e o promovente. Neste caso, a sentena condenar, por bvio, somente o ru.

REFERNCIAS

OLIVEIRA, Allan Helber de; VILELA, Marcelo Dias Gonalves. Processo Civil 1 Processo de conhecimento. 3ed. Belo Horizonte. Saraiva, 2008.

PINTO, Antnio Luiz de Toledo; WINDT, Mrcia Cristina Vaz dos Santos; CSPEDES, Livia. Vade mecum Saraiva. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2010.

Anda mungkin juga menyukai