Anda di halaman 1dari 12

Protegendo a solda

At agora, falamos de processos de soldagem bastante simples, baratos e versteis, tanto do ponto de vista da variedade de tipos de metais a serem soldados, quanto do ponto de vista da espessura das chapas. Mas que fazer se os metais a serem unidos forem de difcil soldagem por outros processos, se for preciso soldar peas de pequena espessura ou juntas complexas, ou se for necessrio um controle muito rigoroso do calor cedido pea? Como no caso da costura e unio de topo de tubos de ao inoxidvel, da soldagem de alumnio, magnsio e titnio, particularmente de peas leves ou de preciso como as usadas na indstria aerospacial, por exemplo?... Existe um processo de soldagem manual, que tambm pode ser automatizado, e que resolve esses problemas. Ele chamado de soldagem TIG, um processo dos mais versteis em termos de ligas soldveis e espessuras, produzindo soldas de tima qualidade. O processo de soldagem TIG o assunto desta aula.

Que sigla essa? Como voc j deve ter percebido, TIG uma sigla. Ela deriva do ingls Tungsten Inert Gas e se refere a um processo de soldagem ao arco eltrico, com ou sem metal de adio, que usa um eletro-

181

do no-consumvel de tungstnio envolto por uma cortina de gs protetor.

Nesse processo, a unio das peas metlicas produzida por aquecimento e fuso atravs de um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo de tungstnio no-consumvel e as peas a serem unidas. A principal funo do gs inerte proteger a poa de fuso e o arco contra a contaminao da atmosfera. Esse processo aplicvel maioria dos metais e suas ligas numa ampla faixa de espessuras. Porm, devido baixa taxa de deposio, sua aplicao limitada soldagem de peas pequenas e no passe de raiz, principalmente de metais no-ferrosos e de ao inoxidvel. O arco eltrico na soldagem TIG produz soldas com boa aparncia e acabamento. Isso exige pouca ou nenhuma limpeza aps a operao de soldagem. Esse arco pode ser obtido por meio de corrente alternada (CA), corrente contnua e eletrodo negativo (CC-), e corrente contnua e eletrodo positivo (CC+), que pouco usada pelos riscos de fuso do eletrodo e contaminao da solda. Um arco de soldagem TIG ideal aquele que fornece a mxima quantidade de calor ao metal-base e a mnima ao eletrodo. Alm disso, no caso de alumnio e magnsio e suas ligas, ele deve promover a remoo da camada de xido que se forma na frente da poa de fuso. Dependendo da situao e de acordo com as necessidades do trabalho, cada um dos modos de se produzir o arco (CA, CC+ ou CC-) apresenta um ou mais desses requisitos. Veja tabela a seguir.

182

Tipo de corrente Polaridade do eletrodo

C/CNegativa ou direta

C/C+ Positiva ou inversa

CA (Balanceada)

Ao de limpeza Balano de calor no arco (aprox.) Penetrao Aplicao

No 70% na pea 30% no eletrodo Estreita e profunda Ao, cobre, prata, aos austenticos ao cromo-nquel e ligas resistentes ao calor.

Sim 30% na pea 70% no eletrodo Rasa e superficial Pouco usada. Requer eletrodos de menor dimetro ou correntes mais baixa.

Sim, em cada semiciclo 50% na pea 50% no eletrodo Mdia Alumnio, Magnsio e suas ligas.

(Fonte: Tecnologia da soldagem por Paulo Villani Marques e outros. Belo Horizonte: ESAB, 1991, p.187)

O uso do eletrodo no-consumvel permite a soldagem sem utilizao de metal de adio. O gs inerte, por sua vez, no reage quimicamente com a poa de fuso. Com isso, h pouca gerao de gases e fumos de soldagem, o que proporciona tima visibilidade para o soldador. A soldagem TIG normalmente manual em qualquer posio mas, com o uso de dispositivos adequados, o processo pode ser facilmente mecanizado.

Equipamento bsico O equipamento usado na soldagem TIG composto basicamente por:


uma fonte de energia eltrica; uma tocha de soldagem; uma fonte de gs protetor; um eletrodo para a abertura do arco; unidade para circulao de gua para refrigerao da tocha.
183

A fonte de energia eltrica do tipo ajustvel e pode ser: um transformador que fornece corrente alternada; um transformador/retificador de corrente contnua com controle eletromagntico ou eletrnico; fonte de corrente pulsada; fontes que podem fornecer corrente contnua ou alternada. A tocha de soldagem tem como funo suportar o eletrodo de tungstnio e conduzir o gs de proteo de forma apropriada. Ela dotada de uma pina interna que serve para segurar o eletrodo e fazer o contato eltrico. Possui tambm um bocal que pode ser de cermica ou de metal e cuja funo direcionar o fluxo do gs.

Todas as tochas precisam ser refrigeradas. Isso pode ser feito pelo prprio gs de proteo, em tochas de capacidade at 150 A ou, para tochas entre 150 e 500 A, com gua corrente fornecida por um circuito de refrigerao composto por um motor eltrico, um radiador e uma bomba dgua.

Eletrodos O eletrodo usado no processo de soldagem TIG uma vareta sinterizada de tungstnio puro ou com adio de elementos de liga (trio, zircnio, lantnio e crio). Sua funo conduzir a corrente eltrica at o arco. Essa capacidade de conduo varia de acordo com sua composio qumica, com seu dimetro e com o tipo de corrente de soldagem.
184

A seleo do tipo e do dimetro do eletrodo feita em funo do material que vai ser soldado, da espessura da pea, do tipo da junta, do nmero de passes necessrios realizao da soldagem, e dos parmetros de soldagem que vo ser usados no trabalho.

Consumveis Para a realizao da soldagem TIG, alm dos eletrodos, so necessrios tambm os itens chamados de consumveis, ou seja, o metal de adio e o gs de proteo. Embora o processo TIG permita a soldagem sem metal de adio, esse tipo de trabalho de uso limitado, principalmente a materiais de espessura muito fina e ligas no propensas a trincamento quando aquecidas. A funo do metal de adio justamente ajudar a diminuir as fissuras e participar na produo do cordo de solda. Para soldagem manual, o metal de adio fornecido na forma de varetas. Para a soldagem mecanizada, o metal fornecido na forma de um fio enrolado em bobinas. Os dimetros dos fios e das varetas so padronizados e variam entre 0,5 e 5 mm. O dimetro escolhido em funo da espessura das peas ou da quantidade de material a ser depositado e dos parmetros de soldagem. A escolha do metal de adio para uma determinada aplicao feita em funo da composio qumica e das propriedades mecnicas desejadas para a solda. Em geral, o metal de adio tem composio semelhante do metal de base. importante lembrar que os catlogos dos fabricantes so fontes ideais de informaes necessrias para ajudar na escolha dos gases de proteo, dos eletrodos e do metal de adio. O gs inerte, alm de proteger a regio do arco compreendida pela poa de fuso, tambm transfere a corrente eltrica quando
185

ionizado. Para esse sistema, os gases usados so o hlio, o argnio ou uma mistura dos dois. A seleo do gs de proteo feita em funo do tipo de metal que se quer soldar, da posio de soldagem e da espessura das peas a unir. O grau de pureza do gs de proteo essencial para a qualidade da solda e ele deve ficar em torno de 99,99%. importante lembrar que essa pureza deve ser mantida at que o gs chegue efetivamente ao arco, a fim de evitar que vestgios de sujeira e umidade resultem em contaminao da solda. Alm dos equipamentos e materiais que acabamos de descrever, vrios equipamentos ou sistemas auxiliares podem ser usados para facilitar ou mecanizar a operao de soldagem, tais como:

posicionadores, para permitir a soldagem na posio plana; dispositivos de deslocamento, para movimentar a tocha ou a pea; controladores automticos de comprimento de arco, para manter constante a distncia da ponta do eletrodo at a pea; alimentadores de metal de adio, para mecanizar a adio do metal e permitir uniformidade na adio; osciladores do arco de soldagem, para mecanizar o tecimento do cordo; temporizadores, para controlar o incio e o fim da operao dos diversos dispositivos auxiliares da soldagem, controlar o fluxo de gs e sincronizar toda a operao do sistema.

186

Pare! Estude! Responda! Exerccio 1. Assinale a alternativa que completa corretamente as seguintes afirmaes: a) O processo de soldagem TIG 1. ( ) sempre usa um metal de adio. 2. ( ) usa metal de adio e pode, ou no, usar um eletrodo consumvel. 3. ( ) usa um eletrodo consumvel e pode, ou no, usar metal de adio. 4. ( ) usa um eletrodo no-consumvel e pode, ou no, usar metal de adio. 5. ( ) usa somente um eletrodo no-consumvel. b) O arco de soldagem TIG ideal deve: 1. ( ) permitir a soldagem sem metal de adio e reagir quimicamente com o metal de base. 2. ( ) fornecer a mxima quantidade de calor ao metal de base e a mnima ao eletrodo. 3. ( ) fornecer a mnima quantidade de calor ao metal de base e a mxima ao eletrodo. 4. ( ) fornecer a mxima quantidade de calor ao metal de base e ao eletrodo. 5. ( ) fornecer a mnima quantidade de calor ao metal e ao eletrodo. c) A fonte de energia para o processo de soldagem TIG pode ser: 1. ( ) um transformador no-ajustvel. 2. ( ) um transformador (ajustvel). 3. ( ) um transformador/retificador de corrente contnua (ajustvel). 4. ( ) um transformador/retificador de corrente contnua (no-ajustvel). 5. ( ) alternativas 2 e 3.

187

d) O eletrodo usado no processo de soldagem TIG 1. ( ) uma vareta sinterizada de tungstnio puro. 2. ( ) uma vareta de ao puro ou com adio de elementos de liga (toria e zircnia). 3. ( ) uma vareta de cobre puro sinterizado ou com adio de elementos de liga (toria e zircnia). 4. ( ) uma vareta de tungstnio com elementos de liga (toria e zircnia). 5. ( ) uma vareta sinterizada de tungstnio puro ou com adio de elementos de liga (toria e zircnia). e) A funo do metal de adio : 1. ( ) ajudar a diminuir as fissuras e evitar vestgios de sujeira. 2. ( ) compensar as variaes nas montagens e aumentar a espessura da junta. 3. ( ) melhorar as propriedades qumicas da solda. 4. ( ) ajudar a diminuir as fissuras e participar na produo do cordo de solda 5. ( ) aumentar a espessura da junta e melhorar as propriedades qumicas da solda. f) A principal funo do gs inerte : 1. ( ) manter a pureza do metal de base. 2. ( ) proteger a regio do arco contra a contaminao da atmosfera. 3. ( ) ionizar a poa de fuso. 4. ( ) combinar-se quimicamente com o metal de base. 5. ( ) combinar-se quimicamente com o metal de adio.

Etapas do processo de soldagem TIG manual Para realizar a soldagem TIG, o operador deve seguir as seguintes etapas: 1. Preparao da superfcie, para remoo de leo, graxa, sujeira, tinta, xidos, por meio de lixamento, escovamento, decapagem.
188

2. Abertura do gs (pr-purga) para expulsar o ar da mangueira de gs e da tocha. 3. Pr-vazo, ou formao de cortina protetora antes da abertura do arco. 4. Abertura do arco por meio de um ignitor de alta freqncia. 5. Formao da poa de fuso. 6. Adio do metal na poa de fuso, quando aplicvel. 7. Ao final da junta, extino do arco por interrupo da corrente eltrica. 8. Passagem do gs inerte sobre a ltima parte soldada para resfriamento do eletrodo e proteo da poa de fuso em solidificao (ps-vazo). 9. Fechamento do fluxo do gs. As etapas 3 e 8 so automticas, ou seja, fazem parte das caractersticas tcnicas do equipamento. Esse procedimento exige tcnicas adequadas para sua execuo. Por exemplo:

No incio da soldagem, a tocha deve permanecer no ponto de partida por um tempo entre 3 e 5 segundos, para que se forme uma poa de fuso.

Usualmente durante a soldagem, a tocha deve permanecer perpendicular em relao superfcie da junta de modo que o ngulo de trabalho seja de 90. Ao mesmo tempo, ela deve estar ligeiramente inclinada para trs (ngulo de soldagem de 5 a 15).

O movimento da tocha deve ser firme e uniforme, medida que a vareta de adio introduzida na borda frontal ou lateral da

189

poa. A vareta deve formar um ngulo de aproximadamente 15o em relao superfcie da pea.

Ao se soldar componentes de espessuras diferentes, o arco deve ser direcionado para o lado da junta de maior espessura a fim de se obter fuso e penetrao iguais dos dois lados. Alm disso, deve-se tambm considerar o conjunto de parmetros que asseguram a penetrao e o perfil do cordo desejados. Eles so, por exemplo:

o comprimento do arco, que varia entre 3 e 10 mm, dependendo do tipo e da localizao da junta. a intensidade da corrente de soldagem, relacionada principalmente com a espessura do metal de base, dimetro e tipo de eletrodo.

a bitola da vareta escolhida de acordo com a quantidade de metal a ser adicionado poa de fuso. vazo do gs que influencia na qualidade do cordo de solda.

A determinao dos parmetros de soldagem feita em funo do material a ser soldado, da espessura das peas, da posio de soldagem e dos equipamentos disponveis. Isso vlido tambm para a deciso de uso ou no de metal de adio.

Problemas operacionais e defeitos nas soldas Por mais cuidado que se tome, os problemas e os defeitos sempre acontecem. O quadro a seguir mostra quais so eles, suas causas e como corrigi-los.

Problemas / Defeitos

Causas 190

Correes

Consumo excessivo de 1. Gs de proteo insuficiente. 1. Limpar boca da tocha. eletrodo. 2. Soldagem em polaridade 1. Verificar se h vazamento nas inversa. mangueiras. 3. Dimetro inadequado do ele- 1. Diminuir distncia entre o bocal trodo em relao corrente e a pea. necessria ao trabalho. 1. Aumentar a vazo do gs. 4. Eletrodo contaminado. 2. Corrigir polaridade. 5. Oxidao do eletrodo durante 2. Usar eletrodo de dimetro o resfriamento. maior. 3. Usar eletrodo de dimetro maior 4. Eliminar a contaminao por meio de esmerilhamento da ponta do eletrodo. 5. Manter o gs fluindo aps a extino do arco por pelo menos 10 segundo. Arco errtico. 1. Presena de xidos ou agen- 1. Limpar superfcie do metal de tes contaminadores na superbase. fcie do metal de base. 2. Corrigir ngulo. 2. ngulo do chanfro da junta 3. Limpar eletrodo. estreito demais. 4. Utilizar eletrodo de tamanho 3. Eletrodo contaminado. adequado, ou seja, o menor 4. Dimetro do eletrodo grande possvel para a corrente necesdemais para a intensidade de sria. corrente usada. 5. Aproxime mais o eletrodo. 5. Arco muito longo. Porosidade 1. Purgar o ar de todas as linhas antes de abrir o arco. 2. Mangueiras de gs e gua trocadas. 2. Usar somente mangueiras novas. 3. Superfcie do metal de base e/ou do metal de adio con- 2. Nunca trocar as mangueiras. taminada. 3. Fazer limpeza. 4. Vazo do gs inadequada. 5. Arco muito longo. Cordo de solda oxidado 1. Proteo insuficiente do gs. 4. Corrigir vazo de gs. 5. Corrigir comprimento do arco. 1. Verificar taxa de vazo do gs. 1. Impurezas na linha de gs.

2. Metal de base ou de adio 1. Verificar tamanho do arco. sujo. 1. Corrigir posio da tocha. 3. Contaminao com o tungs- 1. Centralizar os eletrodos no tnio do eletrodo. bocal de gs. 2. Limpar a superfcie do material de base e dos materiais de adio. 3. Abrir o arco sem tocar o metal de base; usar corrente de alta freqncia .

Cordo de solda muito largo.

1. Arco muito longo

1. Corrigir tamanho do arco.

2. Velocidade de soldagem mui- 1. Corrigir posio da tocha. to baixa para corrente usada. 2. Verificar e alterar corrente e/ou velocidade de soldagem.

191

O processo de soldagem TIG, por sua importncia e versatilidade exige um conhecimento cujas noes bsicas todo o profissional da rea de metal-mecnica deve ter. Esse foi o objetivo desta aula: dar-lhe esse conhecimento bsico. O resto agora com voc.

Pare! Estude! Responda! Exerccio 2. Relacione a coluna A (causas) com a coluna B (defeitos). Coluna A a) ( ) Cordo de solda oxidado b) ( ) Cordo de solda muito largo c) ( ) Consumo excessivo do eletrodo d) ( ) Arco instvel Coluna B 1. Dimetro muito grande o eletrodo. 2. Velocidade de soldagem muito baixa. 3. Soldagem em polaridade inversa. 4. Impurezas na linha de gs. 5. Proteo insuficiente do gs.

Gabarito 1. a) (4) d) (5) 2. a) (4) b) (2) e) (4) b) (2) c) (5) f) (2) c) (3) d) (1)

192

Anda mungkin juga menyukai