Anda di halaman 1dari 55

-1-

Captulo 0 A Parquia
Tema 1: O Domingo
Para os cristos de todo o mundo, o domingo o dia mais importante da semana. chamado Dia do Senhor, porque foi no domingo, o primeiro dia da semana, em que Jesus ressuscitou. Para que se renem os cristos todos os domingos na igreja da sua parquia? A primeira festa dos cristos foi o domingo. No incio os cristos reuniam-se ao domingo para rezar e fazer a fraco do po, pois era o dia em que festejavam a alegria da ressurreio de Jesus. Desde ento todos os domingos os cristos de todas as parquias do mundo renem-se para tomarem parte da missa. H um mandamento da Igreja que diz assim: No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiis devem participar na missa. Quem preside quase sempre missa em cada domingo o proco. H sempre uma hora marcada para a missa. A missa tem vrios nomes: eucaristia, ceia do Senhor e fraco do po. E o que acontece durante a missa? Ouve-se a palavra de Deus, canta-se, dizem-se oraes, leva-se o po e o vinho ao altar, faz-se o Jesus fez na ltima Ceia, d-se a comungar o po consagrado que o Corpo de Cristo. Por fim, as pessoas regressam s suas casas e procuram viver cada vez mais de acordo com o que Deus lhes disse na sua Palavra e o Esprito Santo lhes segredou no corao.

Tema 2: A assembleia
Os cristos reunidos na igreja no domingo formam uma assembleia. Jesus fez esta promessa aos seus discpulos: Quando dois ou trs estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles (Mt 18,20). Esta presena de Jesus faz com que a reunio dos cristos e a sua assembleia sejam muito diferentes de outras reunies e de outras assembleias. Esta reunio faz-se para celebrar a Liturgia, ou seja para escutar Deus que fala, para lhe dirigir cnticos e oraes, e para comungar o Corpo de Jesus. Donde vm as pessoas que se renem? Vm de suas casas. E quem que vem? Vm homens e mulheres, rapazes raparigas e crianas. E porque vm as pessoas quela reunio? Porque no podem passar sem celebrar todos os domingos a Ceia do Senhor. Domingo em que no se renem como se fosse um dia sem sol.

-2Quem as mandou celebrar essa Ceia? Foi Jesus, quando disse aos seus apstolos: Fazei isto em memria de Mim. Ns chamamos missa ou eucaristia a essa Ceia que celebramos quando nos reunimos, todos os domingos.

Tema 3: Os ministros
Para que uma assembleia litrgica possa celebrar a missa, precisa de ministros. A palavra ministro significa: o que serve, o servidor. Quem so eles? So os encarregados de fazer algum servio na assembleia. Na assembleia litrgica crist, os que fazem as leituras, os que recolhem as ofertas, os que servem ao altar, todos so ministros litrgicos. Os diversos ministros litrgicos servem ao mesmo tempo a Deus e s pessoas reunidas. Para que a celebrao da missa decorra bem, so precisos pelo menos quatro ministros. Quais so eles? So o presidente, o leitor, o cantor e o aclito. O presidente s pode ser um bispo ou um presbtero (=padre), porque s eles podem fazer o que Jesus mandou aos seus Apstolos, ou seja, mudar o po e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo. O leitor preciso para fazer as leituras. O cantor preciso para cantar o salmo responsorial e para dirigir o canto da assembleia. E o aclito, para que ele preciso? O aclito preciso para muitas coisas. Mas antes de dizermos quais so essas coisas, temos de ver quem o aclito e quem pode ser aclito. Isto ser tratado mais tarde.

-3-

Capitulo 1 A igreja e o seu interior

Tema 1: A palavra igreja


Entre os edifcios das aldeias, vilas e cidades de qualquer pas h alguns que se distinguem de todos os outros principalmente pela sua forma e dimenses. So as igrejas. Vamos falar delas neste segundo encontro. A palavra igreja quer dizer trs coisas: 1. O grupo de cristos de uma terra, de uma regio ou do mundo inteiro; 2. O grupo de uma terra reunidos em assembleia; 3. Os edifcios onde esses grupos de cristos se renem. Quando escrevemos comum I grande (Igreja) referimo-nos, sobretudo, ao conjunto dos cristos duma regio ou de um pas (Igreja ou Diocese de) ou de todo o mundo (Igreja Catlica). Pelo contrrio, quando a escrevemos com um i pequeno (igreja), ento para falar dos edifcios onde os cristos se renem, como por exemplo a igreja de Santo Antnio de , a igreja da Nossa Senhora de , e assim por diante.

-4-

Tema 2: A Porta principal e o trio

Uma igreja tem uma porta principal e pode ter portas laterais. Muitas igrejas, logo a seguir porta da entrada, tm um pequeno trio, isto , um espao vazio. Isso quer dizer que quem vem de fora no entra logo na igreja. Nele as pessoas podem abrigar-se do sol e da chuva e conversar antes e depois de sarem da igreja.

Tema 3: A Nave

O lugar onde esto os fiis chama-se nave, porque, pelo seu feitio e altura parece um grande navio. Existe um local reservado para o coro, outro para se fazerem as admonies. Existe tambm uma mesa na parte de trs onde se coloca as oferendas. Deve-se evitar formar grupos entre os fiis, salvo aqueles que realizam algum servio na assembleia.

-5-

Tema 4: O presbitrio

A palavra presbitrio vem de presbtero, que outro nome que se d aos padres. Assim, tal como, a nave um lugar para os fiis, assim o presbitrio o lugar dos presbteros e de todos os ministros litrgicos. de se reparar que da nave para chegar ao presbitrio subimos sempre alguns degraus ou seja que ele est num plano acima da nave. Isto para se ver bem o que a se faz, isto porque a que o centro comum e onde decorrem os ritos principais. no presbitrio que se encontram o altar, a cadeira presidencial, o ambo, por vezes o sacrrio, bancos para os outros ministros e uma mesa chamada credncia, onde se colocam as coisas necessrias para a celebrao da missa. Falar-se- disso mais frente.

Tema 5: A Pia Baptismal

Todas as igrejas tm um lugar prprio para fazer os baptismos. Chama-se a esse lugar capela baptismal ou baptistrio. a dentro que se encontra a pia baptismal que podem ser de muitos feitios. No princpio no havia pias

-6baptismais, mas verdadeiras piscinas, onde toda a gente era baptizada mergulhando na gua. Da vem a palavra baptismo que significa mergulho em grego. uma das partes mais importantes da igreja, pois l renascem os cristos pela gua e pelo Esprito Santo. Tambm h nas igrejas pequenas pias com gua benta junto s entradas da igreja para que ao entrarem os fiis possam benzer-se com gua benta e lembrarem-se do seu prprio baptismo.

Tema 6: O Sacrrio

Nos primeiros tempos da Igreja o po consagrado para as pessoas, muitos doentes poderem comungar antes de morrer, guardava-se numa caixa fechada, na Sacristia. Depois veio outro tempo em que, em cada igreja havia sempre uma capela do Santssimo Sacramento. Era a que, depois da missa, se guardava o po consagrado num cofre, que se chama sacrrio ou tabernculo, para os doentes, mas tambm para a adorao ao Santssimo Sacramento. Mais tarde o sacrrio comeou a pr-se no presbtero. assim que continua a fazer-se em muitas igrejas. Mas est mandado que, nas igrejas novas, haja uma capela do Santssimo, que tambm serve para a se rezar em silncio, quando se entra na igreja ou noutros momentos. Diante do sacrrio est continuamente acesa uma lmpada (lamparina, vela ou elctrica) especial que indica e honra a presena de Cristo.

-7-

Tema 7: A Sacristia e a sala de paramentar

Na Sacristia guardam-se as vestes litrgicas e outras coisas necessrias s celebraes. Deve existir uma cruz onde se conclui a missa com uma palavras proferidas pelo presidente qual os ministros que os acompanham devem responder. onde o presidente e outros ministros se paramentam e desparamentam. Os aclitos devem ter uma sala parte onde se paramentam e onde esto as suas alvas e cngulos; se tal no for possvel ser na prpria sacristia.

-8-

Captulo 2 O Acolitado
Tema 1: Introduo Histrica
O ministrio de aclito remonta aos primrdios da Igreja. Uma carta do Papa S. Cornlio a Fbio de Antioquia, escrita no ano 251, testemunha que, em Roma, nessa altura, o Papa tinha reunido sua volta 46 presbteros, 7 diconos, 7 subdiconos, 42 aclitos e 52 exorcistas, leitores e porteiros. Uma outra carta, do final do sculo IV, do Papa S. Siraco a Himero de Tarragona, d-nos conta do acolitado como um servio generalizado nas comunidades crists. Ao longo dos sculos, nas catedrais, volta do bispo, ou nas comunidades que iam surgindo, jamais se extingui este ministrio exercido por geraes e geraes de rapazes.

Tema 2: O Aclito
A palavra aclito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar algum indo frente, ao lado ou atrs de outras pessoas, aclito aquele ou aquela que, na celebrao da liturgia, precede, vai ao lado, ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar. Quem que o aclito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebrao da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbtero; em segundo lugar acompanha e serve o dicono, o ministro extraordinrio da comunho, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebrao.

Tema 3: Quem pode ser aclito?


preciso dizer que existem dois tipos de aclitos. H os chamados aclitos institudos e os aclitos no institudos. Aclitos institudos Chamam-se assim porque o bispo duma diocese chamou-os e os fez aclitos. Esse chamamento e essa instituio feita pelo bispo significam que esse aclito convidado a participar muito empenhadamente na celebrao da eucaristia.

-9Quais podem ser institudos aclitos? No nosso pas s os rapazes ou homens que se preparam para ser diconos ou padres. Este o caso dos seminaristas. Aclitos no institudos Existem em maior nmero que os primeiros. So os que esto aos domingos a acolitar nas nossas parquias. Podem ser rapazes ou raparigas. So chamados pelo proco de cada parquia.

Tema 4: Aparncia e comportamentos


Todos os domingos, muito antes de comear a missa, o aclito vai para a igreja, sempre bem vestido e limpo; cabelo e barba, mos e unhas, roupa e sapatos. O aclito deve estar preparado espiritualmente para receber a sagrada comunho. importante que todos os aclitos comunguem pois estes servem de exemplo para o resto das pessoas na missa. Ao chegar porta da igreja, o aclito deve saudar os companheiros e as outras pessoas que ali estiverem. Pode tambm esperar pelos outros aclitos que ainda no tiverem vindo. Ao entrar na igreja o aclito deve observar os expositores buscando alguma novidade. O aclito caso no v acolitar dever dirigir-se para os bancos da frente. Pode ser preciso chama-lo para algum servio durante a celebrao.

Tema 5: A Alva e o Cngulo


Todos os que servem no altar usam uma veste branca de nome alva. Todos, desde o padre at ao aclito. O sentido de usarmos esta veste para mostrarmos a pureza e a santidade recebida no nosso baptismo tambm feita com um veste branca. As alvas devem estar sempre muito limpas e passadas a ferro. O cngulo um cordo que serve para apertar a alva cintura, atravs de um n que o aclito dever aprender a dar. Depois o aclito deve arranjar a alva de modo a que esta no fique amarrotada, ou pedir a algum que o ajude.

- 10 -

Captulo 3 Gestos e atitudes na Liturgia


Na Liturgia, o aclito faz gestos e toma atitudes corporais. Vamos ver quais so os gestos e atitudes mais importantes.

Tema 1: Sinal da Cruz


Quando os nossos pais nos levam para sermos baptizados, o sacerdote, os nossos pais e os nossos padrinhos fizeram-nos o sinal da cruz na testa. Ao fazermos o sinal da cruz, por um lado, relembramos que Jesus Cristo morreu por ns para nos salvar dos nossos pecados; e por outro lado, ao mesmo tempo que nos benzemos (fazemos o sinal da cruz em ns mesmos), dizemos as palavras Em nome do Pai, do Filho, e do Esprito Santo ao mesmo tempo que abrimos um espao onde fazemos algo em nome dEle, assim como professamos que acreditamos na Santssima Trindade. Tambm nos persignamos, isto , fazemos o sinal da cruz na testa, na boca e no peito. Isto acontece na missa na altura do Evangelho. Para que exista alguma uniformidade nos nossos gestos no faamos isso quando algum de ns no pode (por ser ceroferrio ou turiferrio).

- 11 -

Tema 2: Estar de p

Na missa estamos de p nos momentos mais importantes. a posio do cristo pois ele a presena constante de Cristo. Estamos de p: Desde o incio do cntico de entrada at orao colecta, inclusive; Durante o Aleluia, ou outro cntico que preceda o Evangelho, e durante a proclamao do Evangelho; Durante a profisso de f e a orao dos fiis; Desde a orao sobre as oblatas at ao fim da missa, excepto nos momentos abaixo mencionados. Nota: durante o evangelho todos esto de p a olhar para quem l; Durante a orao eucarstica todos de p a olhar para o altar.

Tema 3: Caminhar
Na missa, para se fazer quase tudo, caminha-se (NO SE CORRE!). Assim acontece na procisso de entrada, quando o leitor vai ler ao ambo, durante a preparao do altar, durante a comunho dos fiis, e ainda noutros. O aclito deve ser ensinado a caminhar na igreja na presena de Deus.

- 12 IMPORTANTE que em todas as deslocaes de um aclito, ele seja o mais discreto possvel. S deve mesmo andar quando de facto, for preciso.

Tema 4: Estar sentado

Quando est sentado o aclito deve manter-se de forma digna e bem sentado, com as costas direitas e os ps direitos no cho. Nunca com as pernas cruzadas ou esticadas, pois no estamos em nenhuma esplanada; estamos na igreja, na missa. As mos no devem estar a passear: devem estar em cima dos joelhos (como na imagem). Muito importante: no falar com os outros aclitos pois estamos a distrairmo-nos e a distrair os outros. Estamos sentados: Durante as leituras que precedem os o Evangelho e o salmo responsorial; Durante a homilia; Durante a preparao dos dons at orai irmos; Durante o silncio (ou aco de graas) aps a comunho, se o padre se sentar.

- 13 -

Tema 5: de Joelhos

O estar de joelhos uma atitude humildade e de adorao perante o que contemplamos. Estar de joelhos no estar sentados nos calcanhares; estar direito e com o corpo elevado. Estamos de joelhos: Desde a epiclese at terminar a elevao do clice; Na exposio solene do Santssimo Sacramento, enquanto o sacerdote ou dicono leva e expe o Santssimo, e sempre que quem preside est ajoelhado; No incio da celebrao da Paixo do Senhor, na Sexta-Feira Santa, quando os sacerdotes se prostram de rosto por terra, e quando, na Orao Universal, o dicono ou outro ministro d essa indicao.

- 14 -

Tema 6: Genuflexo

A genuflexo consiste em dobrar um joelho at ao solo, por respeito, e a voltar a erguer-se de seguida. O corpo deve manter-se direito. O aclito deve genuflectir sempre que passa diante do Santssimo Sacramento, a no ser que v em procisso ou leve alguma coisa nas mos. Fora da eucaristia, genuflecte-se sempre que se passa em frente ao sacrrio ou em frente custodia quanto est o Santssimo exposto. Genuflecte-se tambm cruz desde a celebrao da Paixo na Sexta-Feira Santa at Viglia Pascal.

- 15 -

Tema 7: Inclinao

A inclinao um sinal de reverncia e de honra que se presta s prprias pessoas ou s suas imagens. H duas espcies de inclinao: de cabea (pequena inclinao) e do corpo (inclinao profunda). Inclinao profunda: Quando o sacrrio com o Santssimo Sacramento no est no presbitrio, antes e depois da missa e sempre que se tiver de passar diante do altar; Quando na profisso de f dizemos e encarnou; Quando, antes de comungar, o sacerdote genuflecte; Quando o sacerdote diz Eis o Cordeiro de Deus; Sempre seja necessrio passar diante do bispo; O que incensa, ao Santssimo Sacramento e s pessoas que vai incensar, antes e depois da incensao. Pequena inclinao Quando na celebrao se pronuncia o nome de Jesus, da Virgem Santa Maria ou do Santo cuja memrias se celebra a missa; Durante a incensao da Cruz; Quando na confisso, se diz por minha culpa, minha to grande culpa; Sempre que seja necessrio passar diante do presbtero; Sempre que se entrega algum objecto nas mos do sacerdote; Ao leitor (ara aclito acolhedor);

- 16 Quando o sacerdote abre ou fecha a porta do sacrrio (se este estiver no presbitrio); No momento da comunho em que dizemos men; Para saudar aquele de quem se receba a paz; cruz da sacristia, antes e depois da missa.

Tema 8: Outros gestos


Bate-se no peito: o sinal de orao de corao humilde e consciente como o publicano que ficou distncia e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Cu, mas dizia Meus Deus, tende compaixo de mim que sou pecador e desceu justificado para sua casa (Lc 18, 13-14). o Na confisso, ao dizer minha culpa, minha bate-se duas vezes no peito com a mo direita estendida. A Paz

Quando o sacerdote ou o dicono diz saudai-vos na Paz de Cristo, o aclito recebe primeiro a paz do sacerdote, dicono e ministro da comunho e depois aos outros aclitos.

- 17 Como se d a paz Aquele que vai dar a paz, volta-se, sem o saudar, para aquele que vai receber. Coloca as palmas e os antebraos sobre os braos daquele que vai receber a paz; inclina-se para a direita e aproxima a face esquerda da face esquerda deste ltimo, dizendo a paz esteja contigo. Como se recebe a paz Aquele que vai receber, sada com uma inclinao de cabea aquele que lhe leva a paz. Com as mos abertas e voltadas para cima, e com os antebraos fazendo um ngulo recto com os braos, toca, com as mos, e os cotovelos do que lhe d a paz, inclinando-se tambm para a direita. Responde: e contigo tambm. Depois, ambos se endireitam e sadam com uma pequena inclinao. Posio das mos o Durante a celebrao, sempre que esto de p ou de joelhos, ou se deslocam sem objectos nas mos, os aclitos pem as mos juntas, isto , tm as mos juntas diante do peito, comas palmas das mos, os dedos esticados e os polegares cruzados o Estando sentados, pousam as palmas das mos sobre os joelhos.

Observaes: Quando o Santssimo Sacramento est exposto, no se sada ningum. Deve-se sempre evitar estar de costas, quer para o altar, quer para as pessoas mais elevadas em dignidade. Para maior dignidade e beleza da missa, preciso que as atitudes e movimentos dos aclitos sejam executados simultaneamente. Exemplo disso : sentar e levantar ao mesmo tempo que o padre, inclinaes, genuflexes (usar a nossa viso perifrica). Tudo isto exige algum treino e prtica.

- 18 -

Captulo 4 Os acessrios de culto


Este captulo tem pouco texto mas tem algumas fotografias com os nomes dos diversos objectos que usamos durante a missa e no s. Junto das fotografias h uma pequena explicao.

Tema 1: Os Vasos Sagrados


Clice e Patena

Servem para oferecer, consagrar e comungar do Corpo e Sangue de Cristo Pxide ou Cibrio

Vaso com tampa, destinada a conservar as hstias consagradas no sacrrio. Caixa-Cibrio Espcie de caixa utilizada para levar o vitico aos doentes.

- 19 Custdia

Destinada exposio solene do Santssimo Sacramento. Lnula Faz parte da Custdia. Trata-se de um pequeno semi-crculo, geralmente de metal precioso, que serve para segurara a hstia consagrada.

Tema 2: Outros Vasos


mbulas Vasos destinados a conterem os Santos leos (dos Catecmenos, do Santo Crisma, dos Doentes). Galhetas

Para apresentar no altar o vinho e a gua.

- 20 Turbulo e Naveta

Para as incensaes na celebraes Litrgicas e para guardar o incenso. (mais h frente explicar-se- como se incensa) Vasos de Ablues ou Lavandas

Para a purificao dos dedos do sacerdote.

- 21 Caldeira e Hissope

Para as asperses com gua benta. Purificador Encontra-se, com gua, junto do sacrrio, para o sacerdote purificar os dedos quando d a Comunho fora da missa.

Tema 3: Panos de altar


Toalhas de altar

Crismal Pano que, nos altares consagrados, em sinal de respeito pelas unes, se coloca entre o altar e a toalha. Corporal

Pano quadrado sobre o qual so colocados directamente a Patena e o Clice, e tambm a Custdia durante a exposio do Santssimo Sacramento. Quando no est a ser utilizado, pode guardar-se devidamente dobrado.

- 22 Pala Pequeno pano quadrado que pode colocar-se, facultativamente, sobre o Clice. Sanguneo

Pano destinado a enxugar o clice depois das ablues, bem como a boca e os dedos do sacerdote que o Sangue e o Corpo de Cristo tocaram. Manustrgio

Toalha apresentada pelo aclito ao sacerdote no momento em que este lava as mos.

- 23 -

Tema 4: Vestes sagradas

Alva Veste comum a todos os ministros Cngulo Cordo que ajusta a alva cintura Amito Espcie de leno que utilizado para envolver o pescoo, caso a alva esteja decotada Casula Veste utilizada pelo sacerdote para a celebrao da missa. Os concelebrantes podem no utiliz-la. Tem a cor consoante a cor litrgica. Estola Faixa que tem a cor consoante a cor litrgica. Os padres e bispos pem-na sobre o peito. Os diconos pem-na a tiracolo. Dalmtica A veste prpria dos diconos. Vu de Ombros ou Umeral Os sacerdotes e os diconos utilizam-no na procisso do Santssimo Sacramento. Os presbteros tambm usam para dar a bno.

Tema 5: Insgnias Episcopais


O bispo, nas celebraes litrgicas, utiliza as vestes sagradas prprias de daquele de quem preside. Alm das que so comuns aos presbteros, usa, na cabea o solidu (pequeno barrete, de cor violeta para os bispos, vermelho para os cardeais e branca para o Papa).

- 24 As insgnias episcopais usadas pelo bispo so: Anel: smbolo da fidelidade Igreja, sua esposa. Bculo: sinal do mnus pastoral Mitra e Cruz Peitoral Palio (usado pelos arcebispos, sobre a Casula, nas cerimnias litrgicas que se realizam no territrio sob sua jurisdio).

Tema 6: Outros objectos de culto


Plio um sobre-cu porttil, suspenso por meio de varas, que serve nas procisses para cobrir o Santssimo Sacramento ou o Santo Lenho. Umbela Espcie de pequeno plio redondo, utilizada para cobrir o Santssimo Sacramento quando transportado em procisso no interior da igreja.

Tema 7: Cores litrgicas


Usa-se cor branca Tempo Pascal e Natal; Festas do Senhor (excepto o Domingo de Ramos, na Paixo do Senhor e a Exaltao da Santa Cruz); Festas e Memrias da dedicao de uma Igreja; Festa e Memria de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos (excepto os Apstolos e Evangelistas e os Martres); Festa se Todos-os-Santos, nascimento de S. Joo Baptista, S. Joo Evangelista, Cadeira de S. Pedro e Converso de S. Paulo; Missas Rituais, Missas para Diversas Necessidades e Missas Votivas. Usa-se cor verde Tempo Comum ou Per Annum. Usa-se cor vermelha Domingo de Ramos e Sexta-Feira Santa; Domingo de Pentecostes; Exaltao da Santa Cruz; Festas de Apstolos e Evangelistas; Festa e Memrias de Mrtires;

- 25 Usa-se cor roxa Tempo do Advento e Quaresma; Missa de Defuntos (tambm se pode usar paramentos de cor preta). Podem usar-se paramentos cor-de-rosa nos domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma), e, por antigo privilgio, nalgumas igrejas, paramentos azuis na solenidade da Imaculada Conceio.

- 26 -

Captulo 5 Os Momentos da Missa


A missa tem duas grandes partes: a liturgia da palavra e a liturgia eucarstica. No entanto, estas duas partes esto muito relacionadas, de tal maneira que so uma s coisa: A Missa. De facto, podemos dizer que a Missa como um banquete com um s alimento que Jesus Cristo mas servido em duas mesas: a mesa da palavra (ambo) e a mesa da eucaristia (altar).

Tema 1: Ritos Iniciais (introduo)


O primeiro momento quando a assembleia recebe o sacerdote que, em nome de Jesus, vai presidir celebrao. Depois inicia-se a celebrao com o Sinal da Cruz e a Saudao inicial O sacerdote sada a assembleia manifestando a presena de Deus no meio dela. Segue-se o Acto Penitencial Convite a reconhecermos os nossos pecados, para recebermos o perdo e a misericrdia de Deus. Depois cantamos o Glria um cntico de louvor e de splica a Deus, criando em ns a atitude de dar graas a Deus, prpria da missa. Esta introduo termina com a Orao Colecta Aqui h momento de silncio para que todos tomem conscincia de que esto na presena de Deus, e que se preparem para o que vai acontecer na Missa. Depois o sacerdote diz a orao em nome de todos.

Tema 2: Liturgia da Palavra


Leitura I Leitura do Antigo Testamento. (Na Pscoa dos Actos dos Apstolos) Salmo Responsorial a resposta da assembleia primeira Leitura Leitura II Leitura dos Actos dos Apstolos ou das Cartas Evangelho O Evangelho, porque a narrao da vida de Jesus Cristo, o ponto mais alto da liturgia da Palavra. que toda a Bblia fala de Jesus, e s quem acredita em Jesus compreende totalmente a Bblia. Por isso escutado de p, aclamado com o Aleluia, e todos se persignam (sinal da cruz na testa, na boca e no peito).

- 27 Homilia Segue-se a homilia, em que o sacerdote explica algum aspecto das leituras exortando a assembleia a imitar aquilo que foi proclamado. Credo O Credo um resumo da Bblia, isto , de tudo o que foi revelado por Deus e que ns acreditamos. Na Missa rezamos o Credo para exprimir a nossa aceitao daquilo que foi escutado nas leituras, e recordamos o essencial da f catlica. Orao dos Fiis Nesta orao, a assembleia reza por toda a Igreja, por todos os homens da Terra, pelos governantes, pelos que sofrem, etc. Somos um Povo que reza a Deus pedindo a sua bno para todos os Povos.

Tema 3: Liturgia Eucarstica


Apresentao dos dons Prepara-se o altar, com o po e o vinho para a eucaristia. Se houver outras ofertas como dinheiro tambm entregue aqui. Orao sobre as oblatas Orao que se diz quando tudo est preparado para a Eucaristia. Pede-se que estes dons terrenos (po e vinho) se transformem para ns em alimento de vida eterna. ORAO EUCARISTICA a grande orao em que todos pela voz do sacerdote, louvam a Deus e o bendizem. Esta orao tem vrias partes. Comea com o convite do sacerdote a que todos dem graas a Deus (Demos graas ao Senhor Nosso Deus). Depois proclamamos a glria de Deus trs vezes Santo, que fez maravilhas por amor a ns. Seguidamente invocamos o Esprito Santo, para que transforme o po e o vinho, em Corpo e Sangue de Cristo. Ento o sacerdote repete os gestos e as palavras de Jesus na ltima Ceia, consagrando o Po e o Vinho. Depois oramos a Deus pela unidade da igreja, pelo Papa e os bispos; recordamos os que j partiram para junto do Pai; pedimos para tambm ns participarmos um dia na assembleia do cu, com todos os Santos. A orao termina quando o sacerdote eleva o Corpo e Sangue de Cristo, em louvor ao Pai e toda a assembleia responde: men (Assim seja!). RITOS DA COMUNHO Finalizada a orao eucarstica est na altura de recebermos o Corpo (e o Sangue de Cristo): Pai-Nosso Os que comem do mesmo Po, formam um s Corpo na mesma F. Por isso rezamos, todos juntos, como Jesus, o Filho de Deus nos ensinou, e assim chamamos a Deus nosso Pai.

- 28 Saudao da Paz Quem no est em paz com os irmos, no est preparado para receber o alimento da Unidade e da Paz. Por isso realizamos este gesto de reconciliao e perdo. No se trata de um simples cumprimento: o compromisso de todos os cristos na construo da Paz com todos os homens. Partir do Po Normalmente o po j vem partido em partculas (por razes prticas). No entanto, o sacerdote parte uma hstia e mostra-a partida a toda a assembleia, para significar que s um po que partido e repartido por todos. Comunho Todos os que esto de conscincia limpa aproximam-se para receber do Corpo de Cristo, numa atitude de amor e de alegria. A comunho leva-se tambm a casa dos doentes e dos que no podem ir missa. Orao depois da comunho Orao que se diz no final da comunho, pedindo que o alimento que comungmos nos d fora para vivermos santamente e podermos chegar ao Reino dos Cus.

Tema 4: Ritos de Concluso


Bno final e Despedida (Ide em Paz) A grande bno a Eucaristia e a comunho. No entanto, esta bno final significa que, ao sairmos da igreja, Deus nos acompanha e guia para praticarmos e anunciarmos o que ouvimos e celebrmos na missa.

- 29 -

Captulo 6 Cerimonial do aclito para uma missa celebrada no Domingo ou festa de preceito (Forma Tpica)
Tenha-se em grande apreo a missa celebrada com uma comunidade, sobretudo com a comunidade paroquial, j que esta representa a Igreja universal, num lugar e tempo determinado, especialmente na celebrao comunitria Domingo (IGMR, 75). Convm que seja celebrada com canto e com nmero adequado de ministros (cf. IGMR, 77). Todos, ministros ou simples fiis, faam tudo e s o que lhes compete () (IGMR, 58).

Tema 1: Preparativos
a) Cerimonrio (C) Alm de coordenar o servio de todos, prepara o seguinte: Leva o Evangelirio para a sacristia; Junto do sacerdote, coloca o Missal; No ambo, o Leccionrio e o texto da orao dos fiis; No local donde partir a procisso com as oferendas, coloca uma mesa coberta com uma toalha branca; Verifica se os microfones esto colocados e se a aparelhagem sonora est operacional.
Nota: Evangelirio o livro, dignamente encadernado, que contm os Evangelhos dos Domingos, das solenidades e das Festas. No existindo, poder-se- substituir por um Leccionrio igual ao que est no seu lugar prprio: o ambo. Um dicono, ou, na sua falta, um aclito, poder transportar o Evangelirio na procisso de entrada.

b)

Turiferrio (T) e Naveteiro (N) Limpam o Turbulo e acendem-no; Verificam se h incenso na Naveta e se a colher est limpa Cruciferrio () Leva a cruz procissional para a sacristia e verifica se a base est no lugar prprio, no presbitrio.

c)

- 30 d) Os Aclitos (Aclito de Altar Aa; Aclito ao Livro Al) Verificam, no Directrio Litrgico, a cor dos paramentos do dia. Sobre o arcaz ou noutro local apropriado colocamos paramentos do sacerdote (e do dicono, e dos concelebrantes, se for o caso), por esta ordem: o Casula o Estola o Cngulo o Alva o Amito (se for necessrio)

Nota: O dicono pode no levar Dalmtica; e os concelebrantes podem no usar Casula.

Levam para a credncia: o Clice o Corporal o Sanguneo o Patena com a hstia o Lavabo, jarro e Manustrgio o Bandejas para a Comunho dos fiis. Levam para a mesa de onde parte a procisso das oferendas: o Pxide ou Patena com partculas para a Comunho dos fiis o Galhetas com vinho e a gua e) Ceroferrios (Cr) Preparam os ciriais: pelo menos dois ciriais, podendo ser quatro ou seis, e at sete quando a missa for presidida pelo bispo a diocese. Acendem, na igreja, as velas e as luzes necessrias, e renovam a lamparina do sacrrio. Verificam se h fsforos na sacristia e colocam o pavio na credncia.

Tema 2 Na Sacristia (ou no local donde parte a procisso de entrada)


a) Os aclitos acolhem o sacerdote, (j com as suas tarefas preparatrias cumpridas) j paramentados. b) O Cerimonrio ajuda o sacerdote a paramentar-se. c) Os Ceroferrios acendem os ciriais. d) O turiferrio e o Naveteiro aproximam-se para o sacerdote colocar incenso no Turbulo.

- 31 -

Tema 3 A Celebrao

1. Chegada a hora de comear a missa todos os aclitos sadam a Cruz que est na sacristia e forma-se a procisso da entrada deste modo: a. Turiferrio com o turbulo fumegante; b. Ligeiramente atrs, esquerda do turiferrio, vai o naveteiro; c. Ceroferrios e no meio o cruciferrio com a Cruz Processional. d. Ceroferrios e no meio o dicono (ou um aclito) com o Evangelirio. e. Acolhedores f. Outros aclitos g. Aclito que leve o missal se aplicvel h. direita do sacerdote o cerimonirio ligeiramente frente i. Celebrante e Co-celebrantes. Nota: se a missa for presidida por um bispo, atrs dele vo os aclitos responsveis pela mitra e pelo bculo. 2. Chegando entrada do presbitrio, os aclitos que no levam as mos ocupadas, fazem dois a dois, uma inclinao diante do altar. Se for possvel fazem inclinao, todos ao mesmo tempo com o presidente da celebrao. 3. O turiferrio e o naveteiro aproximam-se do presidente. Aps ser imposto o incenso, o turiferrio entrega o turbulo ao sacerdote (ou tambm ao cerimonirio ou ao dicono e estes ao sacerdote). Durante a incensao da Cruz os aclitos fazem uma inclinao. O cerimonirio (ou o dicono) acompanha o sacerdote durante a incensao, segurando a ponta direita da casula. Terminada a incensao o turiferrio aproxima-se e recebe o turbulo.

- 32 4. Quem transporta o Evangelirio pem-no no altar. Os ceroferrio e o cruciferrio colocam o que transportam nos devidos locais. Preparamse todos para fazer a segunda inclinao ao altar (todos juntos), na altura em que o sacerdote (s) beija (m) o altar. 5. O turbulo vai para a sacristia (ou outro lugar destinado para tal) e a naveta vais para a credncia. O aclito ao livro apresenta o Missal ao sacerdote para os ritos iniciais e para a orao colecta.

6. Finda a orao colecta todos os aclitos se sentam ao mesmo tempo que o sacerdote. Excepto os acolhedores que vo receber os leitores e os salmistas entrada do presbitrio. Durante as leituras e salmo esto de cada lado do ambo. Aps cada leitura acompanham o leitor at sada do presbitrio. Os acolhedores, antes e depois de executarem esta tarefa, fazem ao presbtero, uma pequena inclinao. 7. Durante a segunda leitura, o turiferrio vai buscar o turbulo. 8. No incio do Aleluia (ou outro cntico, conforme o tempo litrgico), todos se levantam excepto o padre que preside. O turiferrio e o naveteiro aproximam-se do sacerdote que impes e benze o incenso. 9. Quem vai ler o Evangelho faz a procisso com o Evangelirio ladeado de dois ceroferrios transportando os ciriais que acompanhavam o Evangelirio na procisso de entrada.

- 33 10. Depois do Sacerdote (ou dicono) saudar o Povo e anunciar qual o Evangelho (para uma melhor uniformidade no se persignem os aclitos se s alguns o poderem), o turiferrio apresenta o turbulo. Finda a incensao o turiferrio retira-se junto do ambo mas do presbitrio. 11. Durante a proclamao do Evangelho, os ceroferrios esto do mesmo modo que os acolhedores voltados um para o outro. 12. Finda a proclamao do Evangelho, o Evangelirio permanece no ambo e os ceroferrios colocam os ciriais em torno do ambo ou do altar se apenas existirem dois crios. Todos se sentam enquanto o que celebrante ou mesmo um co-celebrante faz a homilia. 13. Finda a homilia o aclito do livro apresenta o Missal para a recitao do Credo. s palavras E encarnou pelo Esprito Santo e Se fez homem, todos fazem uma inclinao (genuflectem nas solenidades do Natal e da Anunciao do Senhor). 14. Os aclitos acolhedores vo entrada do presbitrio receber o leitor da orao dos fiis. O aclito do livro apresenta ao sacerdote o livro da orao dos fiis. O leitor s deixa o ambo depois da orao conclusiva, sendo depois acompanhado pelos acolhedores sada do presbitrio. 15. Quando o presbtero se senta os aclitos no tenham funes a cumprir se sentam tambm (ao mesmo tempo). Entretanto (dois ou mais) aclitos levam para o altar o corporal, o clice, a patena com a hstia e o sanguneo. O cerimonirio prepara o altar.

16. O Cerimonirio organiza a procisso das oferendas: vem frente seguido do turiferrio e os que trazem as galhetas da gua e do vinho e outras oferendas (como cestos com dinheiro). As restantes oferendas no devem ficar em cima do altar. Em algumas parquias nas oferendas vm j o clice com o vinho e a patena com a hstia.

- 34 17. O padre e aclitos (os que forem necessrios) e o dicono levantam-se e vo para a frente do altar para receber as oferendas. 18. O sacerdote recebe a patena (e o clice, se ocorrer que venha na procisso das oferendas), e entrega ao dicono ou a um dos aclitos que a leva para o altar. Recebe tambm as galhetas e entrega-as a outro aclito. O Cerimonirio recebe outras ofertas que normalmente incluem o dinheiro e leva para um lugar prprio que no deve ser em cima do altar. 19. O Sacerdote regressa ao altar e o aclito que transporta o Missal apresenta-o para serem lidas as frmulas prescritas para a apresentao dos dons. 20. O presbtero eleva a patena com a hstia eleva a patena e quando a poisa o aclito aproxima-se para lhe apresentar as galhetas do vinho e da gua.

21. O turiferrio vai buscar o turbulo e o naveteiro, a naveta; e procedem como em 3. O cerimonirio incensa o celebrante, o concelebrantes se os houver, os aclitos e o povo. O turiferrio retira-se depois de receber o turbulo para o local j referido e a naveta vai para a credncia.

- 35 22. Um dos aclitos (dois ou trs) apresenta o lavabo:

a. Um: lavabo na mo esquerda, jarro na mo direita, manustrgio pendurado no brao direito. b. Dois: igual quando s com um mas um aclito segura o manustrgio com as duas mos c. Trs: todos os aclitos seguram nas lavandas com as duas mos. No final os aclitos fazem uma inclinao ao sacerdote. Nota: possvel que tambm seja utilizado sabonete e limo especialmente quando h bno com os santos leos. 23. Quando o sacerdote regressa ao centro do altar, o aclito do livro apresenta o livro para a orao das oblatas, o prefcio e a orao eucarstica determinada. 24. Cantando o Sanctus, o turiferrio impe incenso no turbulo e desloca-se para a frente do altar de costas para a assembleia.

- 36 25. No incio da Narrao da ltima ceia todos se ajoelham, excepto o aclito que continua a segurar o Missal. Nota: Um pouco antes da Consagrao, se for oportuno, um dos aclitos poder chamar a ateno dos fiis com toque de campainha. Esta pode-se tocar tambm a cada elevao, segundo os costumes locais (IGMR, 109).

26. A cada elevao, o turiferrio incensa. 27. Quando o celebrante diz Mistrio da F, todos se levantam. 28. O turbulo guardado para o local designado. 29. Finda a Orao Eucarstica o aclito do livro abre o Missal nos Ritos da Comunho.

30. Quando o Sacerdote ou o Dicono disser: Saudai-vos na paz de Cristo, os aclitos sadam o presidente o concelebrantes e por fim os outros aclitos. Se existirem muitos aclitos, o que torna demoroso o rito da paz, os aclitos do a paz a alguns e o sacerdote sada na paz o cerimonirio e o aclito do livro. 31. O Sacerdote genuflecte depois da orao preparatria da Comunho, aclitos fazem uma inclinao profunda. 32. Quando o presbtero diz: Eis o Cordeiro de Deus os aclitos fazem uma inclinao profunda. 33. Os aclitos aguardam que o sacerdote lhes leve a comunho que poder, ou no, ser das duas espcies.

- 37 34. Os aclitos acompanham ento os ministros da comunho com a bandeja. O cerimonirio deve acompanhar o celebrante. 35. O aclito que est com o ministro da comunho deve ter a bandeja por baixo da patena ou pxide e acompanha o corpo no ar at boca de quem vem receber a comunho. Se quem vier receber for para comungar na mo a bandeja deve parar por baixo das mos dessa pessoa. 36. Terminada a Comunho dos fiis, um presbtero ou outro ministro da comunho faz a purificao, no altar ou na credncia, que consiste em limpar a patenas e as bandejas (e outros vasos sagrados), com o sanguneo. O aclito encarregado das galhetas entrega a galheta da gua ao ministro. 37. Se antes ou depois da Comunho dos Fiis existir necessidade de abrir o sacrrio, e localizando-se este no presbitrio, os aclitos voltam-se para este, inclinando-se na abertura e fecho deste. Estando o sacrrio localizado fora do presbitrio dois ceroferrios (sem os ciriais) acompanham o ministro num pequeno cortejo. 38. Depois da Comunho os aclitos sentam-se se o sacerdote se sentar (ao mesmo tempo que este). 39. O aclito do livro apresenta o Missal ao celebrante para este fazer a orao depois da comunho. 40. Dito o Ide em Paz, o cortejo (se houver), para a sacristia como o da entrada.

Tema 4 Ao chegar sacristia


1. Na sacristia todos fazem referncia Cruz e respondem jaculatria dita pelo sacerdote. 2. O cerimonirio ajuda o presbtero a desparamentar-se. Todos ainda paramentados, arrumam aquilo que est encarregado cada um. 3. Os aclitos guardam os seus paramentos no local designado.

- 38 -

Observaes
Se o presidente for um bispo ter em conta:

A) O bispo faz uso do bculo durante a procisso da entrada, enquanto se escuta a proclamao do Evangelho e faz a Homlia e na bno final; B) Pode usar mitra: sempre que se senta (ao ministrar o sacramento da Confirmao) e nas circunstncias em que usa o bculo; C) O aclito mitreiro entrega e recebe a mitra do dicono ou sacerdote que assiste o bispo; D) Durante a missa, o bispo s no usa o solidu desde o incio da orao eucarstica at terminar de distribuir a Comunho. Nessa altura, o Bispo senta-se e um aclito dever levar-lhe o solidu numa bandeja.

- 39 -

Captulo 7 Devocionrio
Os aclitos Devem ser instrudos tambm na orao, por isso est aqui, neste pequeno devocionrio, alm dos j (supostamente) conhecidos PaiNosso e Av Maria, outras oraes incluindo a nossa Orao.

Pai-Nosso
Pai-Nosso, que estais no Cu santificado seja o Vosso Nome. Venha a ns o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no cu. O PoNosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido. E no nos deixei cair em tentao mas livrai-nos do mal. men.

Av Maria

Av Maria cheia de graa o Senhor convosco, bendita sois vs entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns pecadores, agora e na hora da nossa morte. men.

Orao do Aclito
Senhor Jesus Cristo, sempre vivo e presente connosco, tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia, onde se renova o sacrifcio da Cruz e Vos oferecei por todos os homens. Vs que quereis ser para cada um o amigo e o sustentculo no caminho da vida, concedei-me uma f humilde e forte, alegre e generosa, pronta para vos testemunhar e servir. E porque me chamaste ao vosso servio, permiti que vos procure e vos encontre, e pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue, permanea unido a Vs para sempre. men.

Glria
Glria a Deus nas alturas e paz aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos cus, Deus Pai todo-poderoso: ns Vos louvamos, ns Vos bendizemos, ns Vos adoramos, ns Vos glorificamos, ns Vos damos graas por Vossa imensa glria. Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns; Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica; Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. S Vs sois o Santo; s Vs sois o Senhor; s Vs, o Altssimo Jesus Cristo; com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. men.

- 40 -

Credo

Creio em um s Deus, Pai todo-poderoso, Criador do cu e da terra, de todas coisas visveis e invisveis. Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado no criado, consubstancial ao Pai. Por Ele, todas as coisas foram feitas. E, por ns homens, e para nossa salvao desceu dos cus. (todos se inclinam s palavras: E encarnoue Se fez homem) E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Cus, onde est sentado direita do Pai. De novo h-de vir em sua glria, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, catlica e apostlica. Professo um s baptismo para a remisso dos pecados. E espero a ressurreio dos mortos, e vida do mundo que h-de vir. men.

Salve Rainha
Salve Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve. A Vs bradamos os degredados filhos de Eva: A Vs suspiramos gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, os vossos olhos misericordiosos a ns volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. clemente, piedosa, doce Virgem Maria. Rogai por ns, Santa Me de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. men.

- 41 -

Orao da manh
Salmo 62, 2-9

Em nome (t) do Pai, do Filho e do Esprito Santo. men.

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. A minha alma tem sede de Vs. Por Vs suspiro Como terra rida, sequiosa, sem gua. Quero contemplar-Vos na santurio, Para ver o vosso poder e glria. A Vossa graa vale mais que a vida: Por isso, os meus lbios ho-de cantar-Vos louvores. Assim Vos Bendirei toda a minha vida E em Vosso Louvor levantarei as mos Serei saciado com saborosos manjares E com vozes de jbilo Vos louvarei. Quando no leito Vos recordo, Passo a noite a pensar em Vs. Porque Vos tornastes meu refgio, Exulto sombra das Vossas asas. Unido a Vs estou, Senhor. A Vossa mo me serve de amparo. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, Como era no princpio, agora e sempre. men.

Oferecimento das obras do dia


Ofereo-Vos, meus Deus, Em unio com o Santssimo Corao de Jesus E por meu o do Imaculado Corao de Maria, As oraes, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, Em reparao de todas as ofensas E por todas as intenes, Pelas quais o mesmo divino Corao Est continuamente intercedendo E sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-la ofereo, de modo particular,
(conforme o ms, acrescentar as intenes do Santo Padre)

Tudo por Vs, Sagrado Corao de Jesus!

- 42 -

Consagrao a Nossa Senhora


Senhora minha, minha Me! Eu me ofereo todo a Vs E, em prova da minha devoo para convosco, Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, A minha boca, o meu corao E inteiramente o meu ser. E porque assim sou vosso, incomparvel Me, Guardai-me e defendei-me Como coisa e propriedade Vossa. Lembrai-vos que Vos perteno, Terna Me, Senhora nossa! Ah, guardai-me e defendei-me Como coisa prpria Vossa. men.

Ao Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso Guardador: Pois que a ti me confiou a piedade divina, Hoje e sempre me governa, Rege, guarda e ilumina. men.

Pai-Nosso

Orao do meio-dia
Angelus V/ O Anjo do Senhor anunciou a Maria. R/ E Ela concebeu do Esprito Santo. Av Maria. V/ Eis a escrava do Senhor. R/ Faa-se em Mim segundo a Vossa palavra. Av Maria. V/ E o Verbo Se fez homem. R/ E habitou entre ns. Av Maria. V/ Rogai por ns, Santa Me de Deus. R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

- 43 -

Oremos: Infundi, Senhor como Vos pedimos, A Vossa graa em nossas almas, para que ns, Que pela Vossa anunciao do Anjo viemos ao conhecimento Da Encarnao de Jesus Cristo Vosso Filho, Pela sua Paixo e Morte de Cruz Sejamos reconduzidos glria da Ressurreio. Por Cristo Nosso Senhor. men. Ou Regina Caeli (no tempo Pascal) V/ Rainha do Cu, alegrai-Vos, Aleluia! R/ Porque Aquele que mereceste trazer em Vosso ventre, Aleluia! V/ Ressuscitou como disse, Aleluia! R/ Rogai por ns a Deus, Aleluia! V/ Alegrai-Vos e exultai, Virgem Maria, Aleluia!
R/ Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos:
Deus, que Vos dignaste alegrar o mundo Com a ressurreio de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Concedei-nos, Vos Suplicamos, A graa de alcanarmos pela proteco da Virgem Maria, Sua Me, A glria da vida eterna. Por Cristo Nosso Senhor. men.

Visita ao Santssimo

Meus Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peo-Vos perdo para os que crem, no adoram, no esperam e no vos amam. (3x) Santssima Trindade, Pai, Filho e Esprito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereo-Vos o preciosssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrrios da terra, em reparao dos ultrajes, sacrilgios e indiferenas com que Ele mesmo ofendido. E, pelos mritos infinitos do Seu Santssimo Corao e do Corao Imaculado de Maria, peo-Vos a converso dos pobres pecadores.

- 44 -

Salmo 22
O Senhor meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, Conduz-me s guas refrescantes E reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas Por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, No temerei nenhum mal, porque Vs estais comigo: O Vosso cajado e o Vosso bculo me enchem de confiana. Para mim preparais a mesa vista dos meus adversrios; Com leo me perfumais a cabea E o meu clice transborda. A bondade e a graa ho-de acompanhar-me Todos os dia da minha vida, E habitarei a casa do Senhor Para todo o sempre. Glria ao Pai, ao Filho E ao Esprito Santo, Como era no princpio Agora e sempre. men

Orao do Aclito Pai-Nosso


Ficai connosco, Senhor!

- 45 -

Bno da mesa
Antes das refeies
Oremos: Abenoai-nos, Senhor, e a estes alimentos que recebemos da vossas mos. Por Cristo Nosso Senhor. men.

Depois das refeies


Damo-Vos graas, Deus omnipotente, por todos os vossos benefcios. Vs que viveis e reinais pelos sculos dos sculos. men. V/ R/ Que o Senhor nos d a sua Paz. E a vida eterna.

Orao da noite
Aco de Graas

Em nome do Pai (), do Filho e do Esprito Santo. men.

Eu Vos adoro, meu Deus E Vos amo de todo o meu corao. Dou-Vos graas por me terdes criado, Feito cristo e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi E se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso E livrai-me dos perigos. A Vossa graa esteja sempre comigo E com todos os que me so queridos. men.

Exame de Conscincia
Meus Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as causas deles e os meios de os evitar. Deveres para com Deus: lembrei-me de Deus durante o dia oferecendo-Lhe o meu trabalho, dando-Lhe graas, recorrendo a Ele com confiana de filho? Deixei de O testemunhar por vergonha ou respeito humano? Rezei? Deveres para com o prximo: Tive a preocupao de ajudar os que me rodeiam? Esforcei-me para que houvesse alegria e paz na minha famlia, no meu trabalho, na minha escola? Fiz algum apostolado? Ca na murmurao? Soube perdoar? Rezei pelos que mais precisam?

- 46 Deveres para comigo: Procurei crescer na santidade? Deixei-me levar pelos sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Combati o meu defeito dominante? Pedia a Deus que aumentasse em mim as virtudes e, especialmente, a f, a esperana e a caridade? Que bem fiz hoje? Que mal fiz hoje? Que coisas farei melhor amanh?

Acto de Contrio
Meus Deus, porque sois infinitamente bom, E Vos amo de todo o meu corao, Pesa-me de Vos ter ofendido, E, com o auxlio da Vossa divina graa, Proponho firmemente emendar-me E nunca mais Vos tornar a ofender. Peo e espero o perdo das minhas culpas Pela Vossa infinita misericrdia. men.

Nunc Dimittis
Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos vigilantes com Cristo e descansarmos em paz. Agora, Senhor, segundo a Vossa palavra, Deixareis ir em paz o Vosso servo, Porque os meus olhos viram a salvao Que oferecestes a todos os povos, Luz para revelar s naes E a glria de Israel, Vosso servo. Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos vigilantes com Cristo e descansarmos em paz. Pela Vossa Imaculada Conceio, Maria, Purificai o meu corpo, santificai a minha alma. (3 Av Marias)

Salve Rainha O Senhor omnipotente nos d uma noite tranquila e no fim da vida santa morte. men.

- 47 -

Confisso

Confesso a Deus todo-poderoso e a vs irmos que eu pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, actos e omisses. Por minha culpa (batendo no peito), minha to grande culpa, e peo Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vs, irmos que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Resposta (mais frequentes) nas missas:


Confessemos os nossos pecados. o (reza-se a confisso) Palavra do Senhor o Graas a Deus O Senhor esteja convosco o Ele est no meio de ns Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. N o (Durante esta frase persignamo-nos.) o Glria a Vs Senhor Palavra da Salvao o Glria a Vs Senhor Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo Po (Vinho) que recebemos da vossa bondade, fruto da terra (videira) e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para ns se vai tornar Po da Vida (Vinho da Salvao). o Bendito seja Deus para sempre Orai, irmos, para que o meu e o vosso sacrifcio seja aceite por Deus Pai todo-poderoso o Receba o Senhor por Tuas mos este sacrifcio, para glria do Seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja. O Senhor esteja convosco o Ele est no meio de ns Coraes ao alto o O nosso corao est em Deus. Demos graas ao Senhor nosso Deus o o nosso dever, nossa salvao. Mistrio da F o Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreio. Vinde Senhor Jesus. enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador o Vosso o reino e o poder e a glria para sempre A paz do Senhor esteja convosco. o O amor de Cristo nos uniu.

- 48 Saudai-vos na paz de Cristo o (todos se sadam na paz) Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. o Senhor, eu no sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo. O Senhor esteja convosco o Ele est no meio de ns Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, (t) Filho e esprito Santo. o men. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe o Graas a Deus

Jaculatrias ditas pelo sacerdote.


V: R: V: R: Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado, e sua Me Maria Santssima. Demos graas ao Senhor Graa a Deus

(no tempo pascal) V: O Senhor Ressuscitou, Aleluia. R: Ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia, Aleluia.

- 49 -

Captulo 8 Vocabulrio rpido dos aclitos


Aclito: o ministro litrgico que serve o presidente e o altar. Altar: o lugar do sacrifcio de Cristo e a mesa onde se celebra a Eucaristia. Alva: a veste branca que cobre todo o corpo e comum a todos os ministros da celebrao litrgica. Ambo: o lugar donde se proclama a Palavra de Deus, nas leituras e no salmo responsorial. Amito: um rectngulo de pano branco que se pode colocar por debaixo da alva em volta do pescoo, para cobrir perfeitamente a gola da camisa. Assembleia: so as pessoas reunidas para a celebrao. trio: o primeiro espao entrada das igrejas. Bacia: um dos trs objectos das lavandas. Bculo: uma espcie de basto que o bispo, quando caminha ou quando fala, segura na mo. Baptistrio: o lugar onde est a fonte baptismal para a celebrao do baptismo. Baslica: o nome dado s grandes igrejas crists. Bispo: o sucessor dos Apstolos e o primeiro sacerdote numa diocese; sempre que est presente, ele que preside s aces litrgicas. Cadeira presidencial: aquela donde o bispo e o presbtero presidem celebrao, quando no esto no altar, e na qual se sentam. Caldeirinha de gua benta: apresentada ao bispo ou ao presbtero por um aclito. Clice: a taa ou o copo onde se pe o vinho e um pouco de gua, e se faz a consagrao. Capa de asperges: uma capa usada nalgumas celebraes. Capela baptismal: o mesmo que baptistrio. Casula: a veste ampla, branca ou de outra cor, aberta dos lados e sem mangas. usada por quem preside celebrao. Catedral: a igreja principal duma diocese, a igreja do bispo. Ceroferrios: so os aclitos que levam as velas nas procisses. Cngulo: o cordo branco com que se aperta a alva quando ela no se ajusta completamente ao corpo. Crio pascal: o crio grande, que se acende na Viglia pascal, e que simboliza a luz de Cristo ressuscitado.

- 50 -

Colher para gua: uma colher pequenina com que tira uma gota de gua da galheta e se lana no clice, onde se mistura com o vinho. Colher para o incenso: uma colher pequena para tirar o incenso da naveta e o pr no turbulo. Vai dentro da naveta, juntamente com o incenso. Confessionrio: o lugar onde se celebra o sacramento da penitncia ou da reconciliao. Corporal: o quadrado de linho que o aclito leva da credncia para o altar, e que o presidente estende sobre a toalha da mesa do Senhor. Credncia: uma pequena mesa que se coloca num lugar discreto do presbitrio e sobre a qual, antes da missa, se pe tudo o que vai ser preciso nalgum momento da celebrao. Custdia: um objecto de metal, redondo, onde se coloca a hstia grande consagrada, para que os fiis adorem o Corpo de Cristo. A custdia usa-se na exposio solene do Santssimo Sacramento e nas procisses eucarsticas. Dalmtica: uma veste solene, com meias mangas, que o dicono pode usar. Dicono: um colaborador do bispo, e o primeiro de todos os que servem na liturgia.

- 51 Estola: uma pea comprida e estreita de pano, da cor litrgica do dia, que se pe sobre a alva. O bispo e o presbtero deixam-na cair sobre o peito, ao passo que o dicono a usa em diagonal a tiracolo. Galhetas: so os dois pequenos recipientes com o vinho e a gua que os aclitos levam ao altar no momento da preparao dos dons. Hissope: o objecto de metal com o qual se asperge a gua benta sobre as pessoas, os lugares e as coisas. Est habitualmente dentro da caldeirinha de gua benta. Hstia: o nome do po da Eucaristia antes de ser consagrado. Hstia grande: aquela que o sacerdote segura nas mos consagrao e depois mostra aos fiis. Jarra com gua: um dos trs objectos das lavandas. Lavandas: so necessrias para que o sacerdote possa lavar as mos antes de dar incio Orao eucarstica: a bacia, a jarra com gua e manustrgio. So-lhe apresentadas pelos aclitos. Leccionrio: o livro que contm as leituras bblicas que se lem na missa e nas outras celebraes. So oito volumes diferentes. Missal Romano: o livro grande que contm as oraes prprias da missa e que diz como se organiza e realiza a celebrao. o livro apresentado pelo aclito durante a missa. Mitra: a insgnia com que os bispos cobrem a cabea em certos momentos das celebraes litrgicas. Naveta: o recipiente onde vai o incenso. Pala: um pequeno rectngulo de pano de linho com que se pode cobrir o clice. Partculas: so os pedaos que so apanhados nas bandejas durante a comunho. So limpas as bandejas durante a purificao. Patena: um recipiente em forma de prato pequeno, onde se pe o po que vai ser consagrado. Tambm utilizado para dar a comunho aos fiis. Pxide: o recipiente em forma de copo com tampa onde colocado o Corpo de Cristo que sobrou da celebrao da missa e depois guardado no sacrrio. Pluvial: o mesmo que capa de asperges. Presbitrio: significa o conjunto dos presbteros de uma diocese, e o lugar da igreja onde esto o altar, o ambo e a cadeira presidencial. Presbtero: o colaborador mais directo do bispo, e aquele que mais habitualmente preside s celebraes litrgicas. Tambm se lhe chama padre ou sacerdote. Ramo de oliveira: um pequeno ramo que se pode usar, em vez do Hissope, para aspergir a gua benta.

- 52 Rituais: so os livros que contm as celebraes de alguns sacramentos (baptismo, culto eucarstico fora da missa, penitncia, uno dos doentes, matrimnio), e dos sacramentais (bnos, exquias, profisso religiosa, etc.). Sacrrio ou tabernculo: o lugar onde se guarda o po consagrado depois da celebrao da Eucaristia, e diante do qual os fiis podem orar em silncio, quando entram na igreja ou antes de sair dela. Sacristia: a sala da igreja onde se guarda tudo o que preciso para a liturgia e onde os ministros tomam as vestes litrgicas antes de comear a celebrao. Sanguneo: um pequeno de pano branco que serve para limpar e enxugar (purificar) o clice e a patena depois da Comunho. Sinos: so os objectos metlicos que esto na torre da igreja e cujo som convoca os fiis para as celebraes; tambm servem para o relgio bater as horas. Toalha de altar: aquela com que a mesa do altar est coberta. Manustrgio: um dos trs objectos das lavandas. Tnica: a veste branca do aclito, mais ajustada ao corpo do que a alva. Turbulo: o queimador do incenso. Turiferrio: o aclito que leva o turbulo e a naveta nas mos durante as procisses. Vasos dos Santos leos: so os recipientes em que se guardam os santos leos do Crisma, dos catecmenos e dos enfermos. Velas ou Ciriais: acendem-se no altar para o iluminar e levam-se acesas nas procisses. Vu do Clice: um rectngulo de seda com que se deve cobrir o clice quando est na credncia. Pode ser de vrias cores. Mas pode usar-se sempre a cor branca.

- 53 -

Bibliografia
Sacrosanctum Concilium. Concilio Vaticano II, Constituio sobre a Sagrada Liturgia. Introduo Geral ao Missal Romano (IGMR) Manual do Aclito Padre Armando Duarte Editora: Rei do Livros 4 Edio Curso para novos aclitos Patriarcado de Lisboa Departamento de Liturgia Servio Diocesano de Aclitos http://www.sda-lisboa.lusodigital.com/ Missal Popular Dominical Domingos, solenidades e festas do Senhor 7 Edio Grfica de Coimbra Desdobrveis fornecidos pelo Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa http://www.faz-teaolargo.com OS MOMENTOS DA MISSA OS ELEMENTOS DA MISSA Secretariado Nacional de Liturgia http://www.liturgia.pt/

Fotos
As fotos foram em parte tiradas na Parquia da Nossa Senhora da Conceio de Olivais Sul e em parte cedidas pela parquia de Santo Eugnio.

- 54 -

ndice
Captulo 0: A parquia Captulo 1: A igreja e o seu interior Captulo 2: O acolitado Captulo 3: Gestos e atitudes na liturgia Captulo 4: Os acessrios de culto Captulo 5: Os momentos da missa Captulo 6: Cerimonial para missa Captulo 7: Devocionrio Captulo 8: Vocabulrio rpido dos aclitos Bibliografia e Fotos 1 3 8 10 18 26 29 39 49 53

- 55 -

GAOS Grupo de Aclitos dos Olivais Sul

www.gaos.paginas.sapo.pt

Anda mungkin juga menyukai