Anda di halaman 1dari 14

1

LIGAES QUMICAS 1. INTRODUO Ao longo do sculo XIX, enquanto se formulava a teoria atmica, sucederam-se com maior ou menor grau de acerto suposies sobre a natureza das foras que mantm unidos os tomos nos compostos qumicos. Uma das hipteses mais aceitas foi a de Berzelius, segundo a qual as combinaes qumicas obedecem ao princpio da atrao entre cargas eltricas de sinais opostos. Uma ligao qumica entre dois tomos se estabelece quando a fora de unio entre eles suficiente para dar origem a um agregado estvel, que pode ser considerado como espcie molecular independente. Apenas os gases nobres ou inertes -- hlio, argnio, nenio, criptnio e xennio -- e os metais em estado gasoso apresentam estrutura interna configurada por tomos isolados. As demais substncias qumicas puras se constituem de mais de um tomo do mesmo elemento qumico (substncias simples, como o oxignio, de frmula molecular O2) ou de tomos de elementos qumicos diferentes (substncias compostas, como a gua, de frmula molecular H2O, com dois tomos de hidrognio e um de oxignio). A quantidade de ligaes que o tomo de um elemento pode efetuar simultaneamente expressa sua capacidade de se combinar, tambm chamada valncia. Cada elemento apresenta, normalmente, um nmero fixo e limitado de valncias. Segundo a teoria do octeto, enunciada pelo cientista americano Gilbert Newton Lewis, os tomos ao se combinarem tendem a assumir a estrutura eletrnica do gs nobre que lhe mais prximo na tabela peridica. As ligaes qumicas so, portanto, a soluo para uma configurao eletrnica estvel. 2. REGRA DO OCTETO

Gilbert Newton Lewis (1875-1946)

Um tomo adquire estabilidade quando completar 8 eltrons na C.V., adquirindo configurao eletrnica de gs nobre. Exceto os tomos de alguns elementos que ligam-se para ficar com 2 eltrons na ltima camada, semelhante ao gs nobre Hlio.

3. ALGUMAS CONSIDERAES IMPORTANTES Uma ligao qumica estabelecida entre as espcies apenas se o arranjo final de seus ncleos e de seus eltrons conferir ao par uma energia potencial menor que a soma das energias dos tomos ou ons isolados. Em outras palavras: podemos dizer que um composto qumico formado apenas se proporcionar uma situao de estabilidade termodinmica maior que aquela envolvendo seus constituintes isoladamente. Assim, podemos dizer que quando uma ligao qumica formada, energia liberada! Existem trs mecanismos possveis para alcanar, via formao de ligaes qumicas, uma situao termodinamicamente mais estvel que aquela de tomos ou ons isolados. A ligao inica estabelecida pela atrao eletrosttica entre ons de cargas opostas [ctions (ons positivamente carregados) e nions (ons negativos)], que se arranjam no retculo cristalino de maneira a aumentar as foras atrativas (entre cargas opostas) e diminuir as repulsivas (entre cargas iguais). Ou seja, a posio relativa (distncia interinica mdia) de ctions e nions num cristal inico o resultando principalmente do balano de foras eletrostticas. A ligao covalente caracterizada pelo compartilhamento de um par de eltrons entre dois tomos vizinhos que, unidos, podem formar molculas ou slidos covalentes (diamante e da slica so exemplos de slidos covalentes). E a ligao metlica, como o prprio nome diz, responsvel por manter metais unidos atravs do que podemos chamar de mar de eltrons, que funciona como uma cola negativamente carregada, ligando os ctions metlicos. A manifestao de cada um desses tipos de ligao qumica depende exclusivamente da configurao eletrnica dos elementos, ou seja, da natureza dos tomos. Pelo que voc viu at aqui, o nico dos trs tipos de ligao qumica mencionados que aparentemente no tem natureza eletrosttica to pronunciada a ligao covalente. Cada tipo de ligao qumica pode levar a substncias com propriedades fsicas e qumicas bem distintas. Substncias inicas, como o sal de cozinha (NaCl), normalmente apresentam alto ponto de fuso (p.f.) e dureza (embora possam ser frgeis, quebradias), alta solubilidade em gua (e em outros solventes polares com alta constante dieltrica) e baixa condutividade inica no estado slido, mas alta condutividade em soluo. Metais tpicos exibem alta condutividade trmica e eltrica, densidade elevada e brilho metlico. As molculas diferem muito entre si em termos de estruturas e propriedades, de maneira que as generalizaes so bem mais limitadas. Slidos covalentes, por sua vez, so normalmente maus condutores eltricos e insolveis em gua. SUBSTNCIA METLICA Cobre. Salitre (nitrato de sdio e potssio) no deserto do Atacama (Chile). Cobre.

COMPOSTO INICO

SUBSTNCIA MOLECULAR Acar de sacarose, C12H22O11. Ligue-se! Voc sabia que os slidos podem ser classificados de acordo com o tipo de ligao qumica predominante em sua estrutura?

Slidos inicos: formados por ctions e nions. Exemplos: NaCl, KNO3 etc.
Slidos metlicos: formados exclusivamente por metais. Exemplos: ferro, platina, ouro etc. Slidos moleculares: formados por molculas orgnicas e/ou inorgnicas. As molculas podem interagir entre si atravs de ligaes de hidrognio, interao do tipo dipolo-dipolo e foras de disperso. O tipo de ligao intermolecular depende da estrutura qumica das molculas. Exemplos de slidos moleculares: sacarose, gelo, polmeros (slidos macromoleculares!), carvo, grafita, fulerenos, nanotubos etc. Alguns altropos de carbono podem ser considerados slidos moleculares e covalentes simultaneamente. o caso da grafita, fulerenos e nanotubos. Slidos covalentes: formados por tomos ligados covalentemente ao longo de todo o retculo cristalino. No h formao de unidades moleculares discretas, e sim de um tipo de polmero inorgnico. Exemplos: diamante, slicas (SiO2), zelitas (aluminosilicatos) etc.

Slido Inico Metlico

Tipo predominante de ligao Inica Metlica

Propriedades fsicas Duro, frgil, p.f. elevado, mau condutor Macio ou duro, p.f. mdio-elevado, bom condutor Macio, p.f. baixo-mdio Duro, p.f. elevado, mau condutor

Molecular Covalente e foras intermoleculares Covalente 4. LIGAO INICA (ELETROVALENTE) Covalente

Ocorre atravs da transferncia definitiva de eltrons de um metal para um no metal, em funo da grande diferena de eletronegatividade existente entre os tomos ligantes, formando ons de cargas opostas que se mantm fortemente unidos por foras de natureza eletrosttica, em um aglomerado conhecido por cristal inico.

Ligao inica

ou hidrognio

IMPORTANTE !

O exemplo mais representativo de uma ligao inica a formao do sal de cozinha (cloreto de sdio) a partir de tomos de sdio (Na) e de cloro (Cl). O tomo de sdio (Na) no estvel pela Teoria do Octeto, pois apresenta um eltron na camada de valncia. Sua estabilidade eletrnica ser atingida pela perda de um eltron, originando o on Na+. Observe:

O tomo de cloro (Cl) no estvel pela Teoria do Octeto, pois apresenta sete eltrons na camada de valncia. Sua estabilidade eletrnica ser atingida pelo ganho de um eltron, originando o on Cl. Observe:

Usando as representaes de Lewis, temos:

Aps a formao dos ons (Na+ e Cl) eletronicamente estveis, ocorre uma interao eletrosttica (cargas com sinal contrrio se atraem):

Os compostos assim formados so denominados compostos inicos. Constituem estruturas eletricamente neutras A interao entre os ons produz aglomerados com forma geomtrica definida, denominados retculos cristalinos, caractersticos dos slidos.

A existncia do retculo inico determina as principais caractersticas desses compostos: a) Como apresentam forma definida, so slidos nas condies ambientes (temperatura de 25 C e presso de 1 atm). b) Os compostos inicos apresentam elevadas temperatura de fuso e temperatura de ebulio.

c) Quando submetidos a impacto, quebram facilmente, produzindo faces planas; so, portanto, duros e quebradios. d) Apresentam condutibilidade eltrica quando dissolvidos em gua ou quando puros no estado lquido (fundidos), devido existncia de ons com liberdade de movimento, que podem ser atrados pelos eletrodos, fechando o circuito eltrico. e) Seu melhor solvente a gua.

Alguns casos particulares Existem alguns metais que, quando perdem eltrons, originam ctions que no seguem a regra do octeto. Isso ocorre com os metais de transio. Um exemplo importante o que ocorre com o ferro (Fe), que na natureza encontrado formando compostos com carga 2+ e 3+. Observe:

Na formao do Fe , os eltrons perdidos estavam situados no subnvel 4s (camada de valncia). No caso do Fe , foram perdidos os 2 6 eltrons do subnvel 4s e mais um eltron do subnvel 3d .

2+

3+

DETERMINAO DAS FRMULAS DOS COMPOSTOS INICOS A frmula correta de um composto inico aquela que mostra a mnima proporo entre os tomos que se ligam, de modo que se forme um sistema eletricamente neutro. Para que isso ocorra, necessrio que o nmero de eltrons cedidos pelos tomos de um elemento seja igual ao nmero de eltrons recebidos pelos tomos do outro elemento. H uma maneira prtica, portanto rpida, de determinar a quantidade necessria de cada on para escrever a frmula inica correta:

Vejamos um exemplo:

5. LIGAO COVALENTE caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares eletrnicos entre os tomos ligantes, formando grupos de tomos de grandeza limitada conhecidos por molculas (substncias moleculares) ou estruturas bem organizadas e com um arranjo regular e repetitivo, no caso dos cristais covalentes. + IMPORTANTE!

Ligao covalente

A LIGAO COVALENTE E A TABELA PERIDICA A relao entre a posio na tabela e o nmero de ligaes indicada a seguir:

FRMULAS QUMICAS A representao do nmero e dos tipos de tomos que formam uma molcula feita por uma frmula qumica. Existem diferentes tipos de frmulas: a molecular, a eletrnica e a estrutural plana. a) Molecular: a representao mais simples e indica apenas quantos tomos de cada elemento qumico formam a molcula. b) Eletrnica: tambm conhecida como frmula de Lewis, esse tipo de frmula mostra, alm dos elementos e do nmero de tomos envolvidos, os eltrons da camada devalncia de cada tomo e a formao dos pares eletrnicos. c) Estrutural plana: tambm conhecida como frmula estrutural de Couper, ela mostra as ligaes entre os elementos, sendo cada par de eltrons entre dois tomos representado por um trao. Perceba que mais de um par de eltrons pode ser compartilhado, formando-se, ento, ligaes simples, duplas e triplas. Veja as frmulas de algumas molculas simples:

LIGAO COVALENTE DATIVA OU COORDENADA CARACTERSTICAS Essa ligao semelhante covalente comum, e ocorre entre um tomo que j atingiu a estabilidade eletrnica e outro ou outros que necessitem de dois eltrons para completar sua camada de valncia.

A ligao dativa pode ser indicada por uma seta (A B) ou por um trao (A B). O exemplo clssico dessa ligao o dixido de enxofre (SO2). Nesse caso, o enxofre estabelece uma dupla ligao com um dos oxignios, atingindo a estabilidade eletrnica (oito eltrons na camada de valncia). A seguir, o enxofre compartilha um par de seus eltrons com o outro oxignio, atravs de uma ligao covalente dativa ou coordenada. Observe:

A LIGAO COVALENTE E AS PROPRIEDADES DE SEUS COMPOSTOS As propriedades das substncias formadas por ligaes covalentes so muito diferentes das propriedades dos tomos que as formam. Quando as molculas de uma substncia so formadas por um nmero determinado de tomos, essas substncias so denominadas moleculares. Em condies ambiente, as substncias moleculares podem ser encontradas nos trs estados fsicos:

As substncias moleculares geralmente apresentam temperatura de fuso (TF) e temperatura de ebulio (TE) inferiores s das substncias inicas; quando puras, no conduzem corrente eltrica. Quando a ligao covalente origina compostos com grande nmero de tomos geralmente indeterminado , forma estruturas identificadas como macromolculas.

Tais substncias so denominadas covalentes; em condies ambiente so slidas e apresentam elevadas TF e TE. Exemplos: slica areia (SiO2)n grafita = Cgraf; Cn diamante = Cdiam; Cn GEOMETRIA MOLECULAR As molculas so formadas por tomos unidos por ligaes covalentes e podem apresentar, na sua constituio, de dois a milhares de tomos. A disposio espacial dos ncleos desses tomos ir determinar diferentes formas geomtricas para as molculas. Assim, toda molcula formada por dois tomos (diatmicas) ser sempre linear, pois seus ncleos estaro obrigatoriamente alinhados. Uma das maneiras mais simples e mais usada atualmente para prever a geometria de molculas que apresentam mais de dois tomos consiste na utilizao da teoria da repulso dos pares eletrnicos da camada de valncia. Essa teoria est baseada na idia de que os pares eletrnicos ao redor de um tomo central, quer estejam ou no participando das ligaes, comportam-se como nuvens eletrnicas que se repelem entre si, de forma a ficarem orientadas no espao com a maior distncia angular possvel. Para voc visualizar melhor essa teoria, representaremos cada par eletrnico (2 eltrons de valncia) ao redor de um tomo central como uma nuvem eletrnica de formato ovalado. celulose (C6H10O5)n polietileno (C2H4)n protena

Nessa teoria, importante destacar que uma nuvem eletrnica pode corresponder a:

uma ligao covalente simples: ou uma ligao covalente dupla: = uma ligao covalente tripla: um par de eltrons no-ligantes: xx Assim, a orientao espacial dessas nuvens depender do nmero total de pares eletrnicos ao redor de um tomo central A. A geometria das molculas, porm, ser determinada pela posio dos ncleos dos tomos ligados ao tomo central A. Considerando a orientao das nuvens e o nmero de tomos ligados ao tomo central, temos as possveis geometrias moleculares, de acordo com a posio dos ncleos dos tomos. No quadro a seguir, podemos observar a relao da geometria das molculas com o nmero de nuvens eletrnicas localizadas ao redor do tomo central: =>

POLARIDADE DAS LIGAES O acmulo de cargas eltricas em determinada regio denominado plo, que pode ser de dois tipos: plo negativo: () ou .........................................................................................plo positivo: (+) ou + Ligaes inicas Em uma ligao inica ocorre transferncia definitiva de eltrons, o que acarreta a formao de ons positivos (ctions) ou negativos (nions), os quais originam compostos inicos. Como todos os ons apresentam excesso de cargas eltricas positivas ou negativas, eles sempre tero plos. Portanto: Toda ligao inica uma ligao polar.

As ligaes inicas apresentam mxima polarizao. Ligaes covalentes Nessas ligaes, a existncia de plos est associada deformao da nuvem eletrnica e depende da diferena de eletronegatividade entre os elementos. Quando a ligao covalente ocorre entre tomos de mesma eletronegatividade, no ocorre distoro da nuvem eletrnica, ou seja, no ocorre formao de plos. Assim, essas ligaes so denominadas apolares.

Na ligao covalente entre tomos de eletronegatividades diferentes, ocorre deformao da nuvem eletrnica em decorrncia do acmulo de carga negativa () em torno do elemento de maior eletronegatividade. Essas ligaes so denominadas polares.

Para comparar a intensidade de polarizao das ligaes, utilizamos a escala de eletronegatividade de Pauling:

Quanto maior for a diferena de eletronegatividade, maior ser a polarizao da ligao.

A partir dos itens j discutidos, podemos estabelecer a seguinte relao:

A polaridade de uma ligao caracterizada por uma grandeza denominada momento dipolar (), ou dipolo eltrico, que normalmente representada por um vetor orientado no sentido do elemento menos eletronegativo para o elemento mais eletronegativo. Assim, o vetor orientado do plo positivo para o plo negativo. Veja alguns exemplos:

POLARIDADE DE MOLCULAS As molculas podem ser classificadas quanto sua polaridade em dois grupos: polares ou apolares. Experimentalmente, uma molcula considerada polar quando se orienta na presena de um campo eltrico externo, e apolar quando no se orienta. O plo negativo da molcula atrado placa positiva do campo eltrico externo e vice-versa, como mostrado na figura ao lado. Teoricamente, pode-se determinar a polaridade de uma molcula pelo vetor momento dipolar resultante (r), isto , pela soma dos vetores de cada ligao polar da molcula. Molcula apolar: r = 0 Molcula polar: r 0

pela

Para determinar o vetor r devem-se considerar dois fatores: a) a escala de eletronegatividade, que nos permite determinar a orientao dos vetores de cada ligao polar;

b) a geometria da molcula, que nos permite determinar a disposio espacial desses vetores. Veja alguns exemplos:

Outra maneira de determinar a polaridade da maioria das molculas estabelecer uma relao entre o nmero de nuvens eletrnicas ao redor do tomo central A e o nmero de tomos iguais ligados a ele. n- de nuvens eletrnicas ao redor do tomo central n- de nuvens eletrnicas ao redor do tomo central n- de tomos iguais ligados ao tomo central n- de tomos iguais ligados ao tomo central molcula apolar molcula polar

=>

=>

Observaes: 1. Molculas diatmicas formadas por tomos iguais so sempre apolares. 2. Molculas diatmicas formadas por tomos diferentes so sempre polares.

AS FORAS INTERMOLECULARES E OS ESTADOS FSICOS As interaes de molculas decorrem da existncia de foras denominadas intermoleculares; tais interaes esto relacionadas com as mudanas de estado fsico da matria, conforme ilustrado no esquema a seguir:

Generalizando: Quanto menos intensas forem as foras intermoleculares, mais voltil ser a substncia e menor ser a sua temperatura de ebulio. Importante: Durante uma mudana de estado ocorre simplesmente afastamento das molculas, ou seja, somente as foras intermoleculares so rompidas. As foras intermoleculares so genericamente denominadas foras de Van der Waals em homenagem ao fsico holands Johannes Van der Waals que, em 1873, props a existncia dessas foras. As atraes existem tanto em substncias formadas por molculas polares como por molculas apolares, mas nessas ltimas a explicao foi dada por Fritz London apenas em 1930. TIPOS DE FORAS INTERMOLECULARES Foras dipolo induzido-dipolo induzido Essas foras ocorrem em todos os tipos de molculas, mas so as nicas que acontecem entre as molculas apolares. Quando essas molculas esto no estado slido ou lquido, devido proximidade existente entre elas, ocorre uma deformao momentnea das nuvens eletrnicas, originando plos e .

Alguns exemplos de substncias formadas por molculas apolares que interagem por foras intermoleculares dipolo induzido-dipolo induzido: H2, O2, F2, Cl2, CO2, CH4, C2H6 Foras dipolo permanente-dipolo permanente ou dipolo-dipolo Esse tipo de fora intermolecular caracterstico de molculas polares. Veja, como exemplo, a interao que existe no HCl slido:

Esse tipo de interao o mesmo que ocorre entre os ons Na+ e Cl no retculo do NaCl (ligao inica), porm com menor intensidade. Alguns exemplos de substncias polares em que suas molculas interagem por dipolo-dipolo: HCl, HBr, H2S, CO, HCCl3, SO2 Pontes de hidrognio A ponte de hidrognio, por ser muito mais intensa, um exemplo extremo da interao dipolo-dipolo e ocorre mais comumente em molculas que apresentam tomos de hidrognio ligados a tomos de flor, oxignio e nitrognio, os quais so altamente eletronegativos e, que, por isso, originam dipolos muito acentuados.

Veja, por exemplo, as pontes de hidrognio existentes entre as molculas de H2O:

Outros exemplos clssicos em que se verifica a existncia das pontes de hidrognio so o HF e o NH3 quando encontrados nos estados slido e lquido.

10

O conhecimento da polaridade e das foras intermoleculares fundamental para entender propriedades, como temperaturas de fuso e ebulio, e solubilidade. FORAS INTERMOLECULARES E TEMPERATURAS DE FUSO E EBULIO Dois fatores influem nas TE: a) o tipo de fora intermolecular: quanto mais intensas as atraes intermoleculares, maior a sua TE. b) o tamanho das molculas: quanto maior o tamanho de uma molcula, maior ser sua superfcie, o que propicia um maior nmero de interaes com outras molculas vizinhas, acarretando TE maior. Para comparar as temperaturas de ebulio de diferentes substncias, devemos considerar esses dois fatores da seguinte maneira: Em molculas com tamanhos aproximadamente iguais: Quanto maior a intensidade de interao, maior a sua TE.

Em molculas com mesmo tipo de interao: Quanto maior o tamanho da molcula, maior a sua TE. Vejamos alguns exemplos: O diagrama a seguir mostra as TE dos compostos formados pelo hidrognio com os elementos da famlia IVA (grupo IVA).

Vamos, agora, comparar as TE das substncias formadas pelo hidrognio com os elementos das famlias VIA e VIIA:

POLARIDADE, FORAS INTERMOLECULARES E SOLUBILIDADE Vejamos uma situao comum: Uma maneira de explicar o fato de o leo no se dissolver na gua considerarmos que os processos de dissoluo esto associados s interaes moleculares. O tipo de fora intermolecular existente na gua deve ser diferente da existente no leo. Como sabemos que a gua uma substncia polar, podemos concluir que as molculas do leo devem ser apolares, mesmo sem conhecer sua estrutura.

11

Baseados nesse fato, podemos afirmar que: Substncias polares tendem a se dissolver em solventes polares. Substncias apolares tendem a se dissolver em solventes apolares. 6. LIGAO METLICA Os metais exibem uma srie de propriedades em comum: todos so slidos nas condies ambientes (exceto Hg), tm brilho metlico, maleabilidade (possibilidade de se moldar em chapas), ductilidade (capacidade de formar fios), boa condutividade trmica e eltrica. Para haver condutividade eltrica, necessrio o movimento de eltrons atravs do meio. A boa condutividade dos metais sugere que existam eltrons semilivres, fracamente ligados, nas estruturas metlicas, que possam ser forados a se mover ao longo de todo retculo. Para compreender qualitativamente as diversas propriedades dos metais, utilizado o modelo conhecido como gs de eltrons.

Modelo do gs de eltrons. Os eltrons de valncia no esto ligados aos tomos, mas deslocalizados por todo o cristal, movendo-se livremente em todas as direes e sendo compartilhados por todos os ctions com igual probabilidade. No caso dos metais maleveis (facilmente deformveis), como sdio, chumbo, mercrio e outros, os eltrons livres podem se ajustar rapidamente s mudanas na estrutura metlica provocadas por perturbaes externas. Voc pode bater numa lata para tirar um som e mesmo assim no destruir a ligao metlica, pois, sob a influncia de uma ao mecnica, um plano de tomos pode se deslizar sobre outro, mantendo as ligaes entre os planos. Isso explica as propriedades de maleabilidade e ductilidade (formao de fios) dos metais. Deslocamento entre planos de ctions numa substncia metlica. Os tomos de um metal no estado slido esto arranjados de modo a formar figuras geomtricas bem definidas os retculos cristalinos. Observe o arranjo estrutural dos metais sdio, ltio e brio. Cada tomo tem ao seu redor oito tomos vizinhos, formando uma estrutura cbica de corpo centrado (ccc). Estrutura ccc

O ponto de fuso e de ebulio dos metais varia de acordo com a estrutura cristalina e intensidade das ligaes metlicas. Por exemplo, o o o o sdio funde a 97,8 C; o magnsio funde a 6.500 C; e o tungstnio funde a 3.410 C. LIGAS METLICAS Liga Metlica Bronze Lato Ouro18K Ao Amlgama Solda Composio Cu + Sn Cu + Zn Au + Cu e/ou Ag Fe + C Contm Hg, Ag etc Pb + Sn Utilidade Sinos, esttuas Tubos, bijouterias Jias Construo civil Restauraes dentrias Eletricistas, funilaria

12

13

LEI DE LAVOISIER (Lei de conservao da massa) Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes igual a massa total dos produtos. mr = mp

O papel do laboratrio e dos novos instrumentos: a balana. Os instrumentos de preciso foram de grande importncia para a formulao da teoria de Lavoisier e o laboratrio constitui uma grande diferena relativa aos existentes na sua poca.

De instrumento de medida, a balana tornou-se utenslio de previso e juiz supremo de decises, no mbito de um novo quadro terico. J h muito que fazia parte da decorao habitual do laboratrio, mas sem to grandes exigncias de preciso e, principalmente, num diferente quadro interpretativo. Lavoisier exigiu balanas que ainda no existiam e encarregou Mgni e Fortin de as conceber e fabricar. Tornaram-se sensveis. Tais instrumentos eram caros e s a fortuna pessoal de Lavoisier permitiu que a investigao, guiada pelas novas idias, fosse conduzida com tais exigncias.

Conseqncia: - Balanceamento de equaes qumicas LEI DE PROUST (Lei das propores definidas) Em determinada reao qumica, realizada em diversas experincias, a proporo entre as massas dos reagentes ou entre as massas dos produtos constante.

OBS.:

LEI DE GAY LUSSAC (S vale para reaes entre gases) Numa reao onde s participam gases e nas mesmas condies de temperatura e presso, existe uma proporo de nmeros inteiros e pequenos entre volumes dos gases participantes da reao. Comprovao da Lei:

Atravs da comprovao da Lei voc poder notar que o volume do gs produto (2 C(g)) no necessariamente igual ao dos reagentes. Retome o exemplo da comprovao da Lei: Reagentes: 1V + 3V = 4V Produtos: 2V Exemplo: Em determinadas condies de presso e temperatura, verificou-se que 0,70 L de monxido de nitrognio reage com 0,35 L de oxignio para formar 0,70 L de dixido de nitrognio. Mostrar que esses dados esto de acordo com a Lei Volumtrica de Gay-Lussac. A proporo montada a partir dos volumes fornecidos : 0,70 : 0,35 : 0,70 Dividindo-a pelo menor termo da proporo, temos: Ou seja: 2 : 1 : 2 (uma proporo de nmeros inteiros e pequenos). bom lembrar que numa reao qumica o volume dos gases pode no se conservar, a massa sempre se conserva (Lei de Lavoisier). 0,70/0,35 : 0,35/0,35 : 0,70/0,35

14

Anda mungkin juga menyukai