Anda di halaman 1dari 159

Relatrio de Meta/Etapas Meta 5: Desenvolvimento e Customizao de Tecnologia

Ministrio da Ciencia e Tecnologia

Ministrio das Comunicaes

Ministrio do Planejamento

ndice
Etapa 5.1: Desenvolvimento e manuteno do Portal da Rede de Formao Etapa 5.2: Elaborao e produo do leiaute padronizado para o Curso de Formao a ser utilizado na plataforma de educao distncia Etapa 5.3: incluso e configurao dos contedos, atividades e materiais do curso de formao na plataforma de educao a distncia Etapa 5.4: Apoio ao suporte e manuteno tecnolgica da plataforma de educao a distncia unificada da Rede Etapa 5.5: Apoio ao suporte e manuteno tecnolgica da plataforma de educao a distncia unificada da Rede

Pg.

27

39

95

141

da Rede de Formao

5.1 Desenvolvimento e manuteno do Portal


Perodo: 30/06/2010 a 30/12/2011

Concepo do Portal da Rede de Formao


O portal da Rede de Formao foi desenvolvido de forma a servir como um espao de registro dos processos de constituio da Rede, bem como um espao de divulgao e promoo das atividades em andamento. Dessa maneira, foi concebido buscando criar diversos espaos de destaque, permitindo manter de forma atrativa e em evidncia uma grande diversidade de aes que poderiam estar ocorrendo pelo pas nos polos regionais a cada momento. O site foi desenvolvido em tecnologia Drupal (www.drupal.org), um software livre de gerenciamento de contedo, tendo sido customizado pela equipe de tecnologia da Escola do Futuro. A estrutura do portal contempla 6 reas principais, apresentadas a seguir: 1. pgina principal: um espao composto por cinco blocos principais que divulgam imagens de eventos e aes da Rede de Formao. Essa rea tem por objetivo servir como uma grande vitrine do projeto, permitindo que os usurios possam rapidamente se atualizar das novidades. A pgina construda com um banner rotativo central e mais quatro chamadas de destaques menores abaixo. Veja a pgina abaixo.

Pgina principal

2. blog: um espao de publicao e registro de ideias, eventos e reflexes que pode ser utilizado pelas equipes dos Polos Regionais e Nacional. O blog pode ser comentado pelos usurios livremente, permitindo um espao maior de interao com monitores, tutores e supervisores de tutoria, alm de usurios interessados nas postagens. Veja o blog abaixo.

Blog

3. contato: um espao onde qualquer usurio na Internet pode enviar mensagens direcionadas aos Polos Regionais, como forma de obter suporte, tirar dvidas ou encaminhar sugestes. Os contatos podem se tratar de assuntos especficos, sobretudo relacionados a problemas e dvidas de suporte tcnico ou de assuntos da formao, quando so encaminhandos aos diferentes Polos, facilitando localizar a instituio mais adequada para responder a uma eventual dvida. O redirecionamento das mensagens executado pela equipe do Polo Nacional. Veja a pgina de contato abaixo.

Contato

4. formao: um espao de divulgao dos principais resultados, produtos e reflexes sobre a formao que ofertada pela Rede. At o momento, temos disponibilizado informaes institucionais, documentos de referncia e processos em construo, na aposta que a publicidade dessas informaes fortalece e d transparncia social ao que tem sido construdo pelos polos regionais. Veja a pgina de formao abaixo.

Formao

5. redes sociais: um espao de agregao e divulgao dos principais perfis das redes sociais institucionais do programa, facilitando com que Monitores e usurios em geral possam se envolver em espaos de conversa e colaborao online. Veja a pgina de redes sociais abaixo.

Redes sociais

10

6. polos regionais e nacional: um espao para divulgao de informaes institucionais dos Polos Regionais e Nacional, podendo disponibilizar informaes sobre meios de contato, equipe de apoio, cronogramas e eventos. Veja abaixo, como exemplo, a pgina do Polo Nacional.

Polos Regionais e Nacional

11

Uso do Portal pela Rede de Formao


Perodo referente a outubro, novembro e dezembro de 2010
O portal da Rede de Formao um ambiente de publicao e divulgao de informaes relativas a Rede, sendo utilizado por todos os polos regionais e nacional como um espao de registro de suas atividades de formao e gesto. A partir do desenvolvimento inicial do portal, as atividades de manuteno envolvem a contnua atualizao tcnica para o bom funcionamento da plataforma, bem como o acompanhamento e avaliao dos resultados que tm sido alcanados com as aes desenvolvidas no portal. Apresentamos a seguir nmeros gerais que iro nos auxiliar a contextualizar o uso do portal como um instrumento de comunicao da Rede de Formao. Dados gerais no perodo de outubro, novembro e dezembro de 2010 5.963 visitas; 2.771 visitantes; 28.917 visualizaes de pginas; mdia de 4,85 pginas/visita; mdia de 7 minutos gasto no site/visitante.

O nmero de pginas por visita somado ao tempo de visita mdio gasto no portal indica a percepo da relevncia e interesse por parte dos visitantes, dado que a mdia internacional de tempo gasto de aproximadamente 40 segundos (fonte: UOL). Entendemos que o site tem um pblico restrito para o momento, dado que a formao com os monitores ainda no teve incio: estimamos que o site tem sido visitado majoritariamente pelas equipes dos polos regionais, suas instituies de origem e sendo divulgado pelas mdias interessadas no tema incluso digital. Um dado que suporta essa anlise inicial o fato de termos recebido links direcionados ao portal de aproximadamente 170 sites diferentes, sendo os 10 principais apresentados na tabela a seguir:
Origem Visitas
2545 1110 836 324 252 123 93 72 42 40

(direct) / (none) google / organic uneb.br / referral ead.telecentros.br.com / referral inclusaodigital.gov.br / referral facebook.com / referral arede.inf.br / referral mail.google.com / referral google.com.br / referral twitter.com / referral

Observamos que a principal fonte de visitas ao site so usurios que digitam diretamente o link em seu navegador, ou seja, eles no vm redirecionados de nenhum outro site. Isso, em geral, denota que os usurios j conhecem o site e esto em busca de informaes e aes especficas que l se encontram. Essa uma caracterstica que tende a mudar com o tempo, conforme o programa ampliar sua faixa de potenciais interessados e tiver mais contedo de interesse a disposio, dado que ele se tornar mais relevante em buscadores como Google e Yahoo. Outra informao que vale destacarmos que os trs sites que mais redirecionaram visitas ao site, alm do Google, o site da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), o site da plataforma de educao a distncia (links de novas notcias so divulgadas aos tutores e, quando em formao, aos monitores presentes na plataforma) e o site de incluso digital do Governo Federal. 12

Novamente, como argumentamos acima, so sites de instituies ligadas ao programa e com interesse em sua divulgao, assim com a revista A Rede, que tambm se encontra nessa listagem. Logo abaixo, encontramos o Facebook e o Twitter, espao onde os usurios que conhecem o programa divulgam links de seu interesse, alm das aes do perfil institucional do projeto. O site tem sido visitado em cobertura nacional, tendo recebido visitas de mais 152 cidades brasileiras no perodo. Vejamos no mapa a seguir como se d essa distribuio no pas.

interessante notarmos o efeito das cidades onde se localizam os polos regionais nessa distribuio acima. O tamanho das bolas no mapa indica maior ou menor quantidade de visitantes, onde podemos perceber visitas com maior intensidade nas cidades de Belm, Fortaleza, Salvador, So Paulo e Braslia. Vejamos na tabela abaixo o nmero de visitas das 10 principais cidades, avaliando em maiores detalhes como se d essa apropriao do site nas Cidade Visitas regies:
Salvador Sao Paulo Belem Fortaleza Brasilia Belo Horizonte Rio de Janeiro Porto Alegre Recife Porto Velho 1040 988 912 637 555 424 296 143 110 45

Como mencionamos acima, acreditamos que, nos prximos perodos, essa distribuio tenda a variar, dado que a entrada de monitores espalhados por diferentes cidades e sua relao com o site da Rede de Formao deve trazer efeito.

13

A produo contnua de notcias no site da Rede de Formao uma forma de ampliar a visibilidade do programa, bem como de construir um espao de registro das principais aes que tm sido desenvolvidas em cada regio. Vejamos abaixo quais foram as notcias produzidas no perodo deste relatrio:
Blogada Quem Quando

Enredo do nosso samba... Rios em direo Vida em rede! Reunio entre Polo Nacional e Polo Regional Norte da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital - Telecentros.BR Rede Nacional incentiva difuso da incluso digital no Par II Seminrio de Formao de Tutores Polo Norte - Santarm Par Reunio do Polo Nordeste com o Polo Nacional Conversas da Reunio entre o Polo Nacional e o Polo Regional Nordeste Tutores a pleno vapor Os efeitos do encontro 1 Reunio Comit Estadual Cear II Encontro Iniciativas do Polo Sudeste e So Paulo Socializando Projeto Formao Tutores - Polo Cear Segunda Reunio do Comit Sudeste Polo Nacional faz primeira visita ao Polo Centro-Oeste Comit Regional de Formao do Polo Centro-Oeste constitudo Polo Nordeste realiza Encontro do Comit de Formao com sucesso Colaborao de Tutores no Polo Norte: vdeo aula para uso do Portflio II Encontro do Comit Nacional de Formao 5 meses de Rede de Formao: produzindo snteses 1 Formao de Tutores do Polo Estadual do Cear Crescimento econmico do Nordeste se reflete no aumento de acesso internet

polonorte Ana Paula Souza polonorte gus polonacional polonorte polonorte polonordeste gus polonacional isis polonacional gus polonacional poloceara polosudeste poloceara polosudeste polocentrooeste polocentrooeste polonordeste polonorte naty polonacional dmartins polonacional poloceara polonordeste

10/21/2010 10/29/2010 11/05/10 11/11/10 11/12/10 11/19/2010 11/19/2010 11/23/2010 11/25/2010 11/25/2010 11/30/2010 12/06/10 12/07/10 12/07/10 12/08/10 12/08/10 12/09/10 12/14/2010 12/17/2010 12/17/2010 12/22/2010 12/24/2010

Tivemos 2 publicaes no ms de outubro, 9 publicaes no ms de novembro e 11 publicaes em dezembro, totalizando 22 publicaes realizadas em todo o perodo. importante destacarmos que a cultura de uso compartilhado e produo de notcias para o site da Rede de Formao tem sido um trabalho realizado pelo Polo Nacional na relao com os polos regionais, promovendo e favorecendo a apropriao e construo de relevncia desse importante espao de comunicao. Percebemos a apropriao ainda inicial dos polos, mas podemos destacar a produo do Polo Norte e Nordeste, que so aqueles com maiores nmeros de monitores e tutores para formar no programa, logo os que comearam antecipadamente a formao de tutores, tema relacionado as notcias que foram publicadas no portal. Esperamos que essa cultura de divulgao das aes presenciais de formao, dos encontros de comits regionais e reunies de trabalho possa se desenvolver para os prximos perodos, facilitando a construo dos registros e publicizaes dos processos em desenvolvimento pela Rede de Formao.

14

Uso do Portal pela Rede de Formao


Perodo referente a janeiro, fevereiro e maro de 2011
Apresentamos a seguir nmeros gerais que iro nos auxiliar a contextualizar o uso do portal como um instrumento de comunicao da Rede de Formao. Dados gerais no perodo de janeiro, fevereiro e maro 6.531 visitas (aumento de 9,5% em relao ao trimestre anterior); 3.897 visitantes (aumento de 40,6% em relao ao trimestre anterior); 19.941 visualizaes de pginas (queda de 31% em relao ao trimestre anterior); mdia de 3,05 pginas/visita (queda de 38% em relao ao trimestre anterior); mdia de 4 minutos gasto no site/visitante (queda de 43% em relao ao trimestre anterior).

O nmero de pginas por visita somado ao tempo de visita mdio gasto no portal indica a percepo da relevncia e interesse por parte dos visitantes, dado que a mdia internacional de tempo gasto de aproximadamente 40 segundos (fonte: UOL), mesmo considerando a queda no tempo de acesso em relao ao trimestre anterior. Entendemos que o site tem um pblico restrito no seu perodo inicial, tendo esse pblico se ampliado com o incio da formao em fevereiro considerando a chegada de monitores e o incio de sua visitao ao site da Rede. Esse impacto pode ser observado no aumento do nmero de visitas e visitantes, porm como so visitas com menos interesse especfico nas informaes do site, como tinham no perodo anterior as equipes dos polos regionais, observamos uma queda no nmero de visualizaes de pgina e mdia de pginas/visita. No perodo, recebemos links direcionados ao portal de aproximadamente 129 sites diferentes, sendo os 10 principais apresentados na tabela a seguir:
google / organic ead.telecentros.br.com / referral (direct) / (none) uneb.br / referral facebook.com / referral twitter.com / referral inclusaodigital.gov.br / referral google.com.br / referral mail.google.com / referral arede.inf.br / referral

Origem

Visitas
1937 1635 1599 378 151 133 90 72 65 51

Vale destacar a maior presena nesse trimestre do Google e do redirecionamento de visitas que tem sido feito pelo prprio sistema de formao a distncia, identificado na tabela por ead.telecentros.br.com. Esses dois dados nos indicam uma maior presena de busca espontnea de contedos no buscador Google onde os resultados encontrados indicam o site da Rede de Formao como uma possvel resposta de interesse aos internautas, o que nos demonstra o aumento da relevncia dos contedos ali produzidos e publicados. O aumento da presena do ambiente de ensino distncia aponta para os resultados que temos obtido quando disponibilizamos links de acesso ao site da Rede de Formao nos blocos laterais do curso de formao. uma forma de mantermos os monitores atualizados sobre as novidades e notcias do programa. Outra informao que vale destacarmos a manuteno da presena do site da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e o site de incluso digital do Governo Federal. So sites de instituies ligadas ao programa e com interesse em sua divulgao, assim como a revista A Rede, que tambm se encontra nessa listagem. Encontramos tambm o Facebook e o Twitter, espao onde os usurios que conhecem o programa divulgam links de seu interesse, alm das aes do perfil institucional do projeto. 15

Esse panorama demonstra pouca mudana em relao aos 10 principais sites do trimestre anterior, apenas indicando algumas mudanas de posies relativas entre os sites. No perodo, no identificamos um novo site que tenha atuado de forma significativa como um redirecionador de links para o site da Rede. O site tem sido visitado em cobertura nacional, tendo recebido visitas de mais 220 cidades brasileiras no perodo (aumento de 44% em relao ao trimestre anterior), indicando maior capilaridade e penetrao do site da Rede quando do incio efetivo da formao no territrio brasileiro. Vejamos no mapa a seguir como se d essa distribuio no pas. interessante notarmos o efeito das cidades onde se localizam os polos regionais nessa distribuio acima. O tamanho das bolas no mapa indica maior ou menor quantidade de visitantes, onde podemos perceber visitas com maior intensidade nas cidades de Belm, Fortaleza, Salvador, So Paulo e Braslia. No entanto, vale destacar o tamanho relativo de Salvador em relao as demais cidades. Esse nmero se deve ao fato de ser o polo com maior nmero de monitores convocados para a formao no perodo deste relatrio. Esse resultado nos leva a concluir, conforme outros indicadores apresentados inicialmente, o impacto da convocao de monitores nas visitas ao site da Rede, demonstrando esse espao como tambm um instrumento de comunicao e formao contnua dos monitores. Vejamos na tabela abaixo o nmero de visitas das 10 principais cidades, avaliando em maiores detalhes como se d essa apropriao do site nas regies:
Salvador Sao Paulo Brasilia Fortaleza Belem Rio de Janeiro Porto Alegre Belo Horizonte Manaus Contagem

Cidade

Visitas
1468 725 664 542 391 320 271 249 185 174

Novamente, vale observar para alm da manuteno das principais capitais dos polos regionais como cidades que mais acessa o site da Rede, o destaque de Salvador em relao as demais, representando mais que o dobro de acessos em relao a segunda cidade, So Paulo. A produo contnua de notcias no site da Rede de Formao uma forma de ampliar a visibilidade do programa, bem como de construir um espao de registro das principais que tm sido desenvolvidas em cada regio. Vejamos abaixo quais foram as notcias produzidas no perodo deste relatrio:

16

Polo Nordeste finaliza seleo e inicia Formao de Tutores polonordeste Formao Presencial de Tutores do Polo Nordeste foi um sucesso polonordeste Formao dos Supervisores e Tutores do Polo Centro-Oeste tem foco na troca de saberes dos selecionadospolocentrooeste Confira a lista de classificao final da Formao de Tutores do Polo Regional Nordeste polonordeste Comea a formao dos monitores! anne polocentrooeste Comea formao dos Supervisores e Tutores do Polo Centro-Oeste Primeiro dia de Formao de supervisores e tutores polocentrooeste Supervisores e Tutores do Polo Centro-Oeste discutem o seu papel na Rede de Formao polocentrooeste Aprendizado e desafios no 2 dia de Formao de Tutores e Supervisores polocentrooeste Abertura do 5 Seminrio da Rede de Formao anne Salvador sedia Encontro do Comit Gestor da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital polonordeste

Blogada

Quem

01/13/2011 01/21/2011 02/11/2011 02/15/2011 02/15/2011 02/18/2011 02/19/2011 02/19/2011 02/20/2011 03/15/2011 03/15/2011

Quando

Tivemos 2 publicaes no ms de janeiro, 7 publicaes no ms de fevereiro e 2 publicaes em maro, totalizando 11 publicaes realizadas em todo o perodo, 50% a menos em relao ao trimestre anterior. importante novamente destacarmos que a cultura de uso compartilhado e produo de notcias para o site da Rede de Formao tem sido um trabalho realizado pelo Polo Nacional na relao com os polos regionais, promovendo e favorecendo a apropriao e construo de relevncia desse importante espao de comunicao. Percebemos ainda a apropriao ainda inicial dos polos, onde destacamos a produo do Polo Norte e Nordeste, que so aqueles com maior nmero de monitores e tutores para formar no programa, logo os que comearam antecipadamente a formao de tutores, tema relacionado as notcias que foram publicadas no portal. Esperamos que essa cultura de divulgao das aes presenciais de formao, dos encontros de comits regionais e reunies de trabalho possa se desenvolver para os prximos perodos, facilitando a construo dos registros e publicizaes dos processos em desenvolvimento pela Rede de Formao.

17

Uso do Portal pela Rede de Formao


Perodo referente a abril, maio, junho e julho de 2011
Dados gerais no perodo de abril, maio, junho e julho 11.107 visitas (aumento de 70,1% em relao ao trimestre anterior); 6.778 visitantes (aumento de 74,0% em relao ao trimestre anterior); 26.628 visualizaes de pginas (aumento de 34% em relao ao trimestre anterior); mdia de 2,40 pginas/visita (queda de 33% em relao ao trimestre anterior); mdia de 4 minutos gasto no site/visitante (mesma mdia em relao ao trimestre anterior). Percebemos um aumento expressivo no nmero de visitas ao portal, demonstrando maior capacidade de circulao e acesso aos contedos que l tm sido publicados. Sem dvida, o incio da formao em fevereiro somado a chegada contnua de novas turmas de monitores e ao fato do portal ser divulgado diretamente dentro da plataforma de formao distncia para todos os monitores do programa tem contribudo para esses resultados. A queda na mdia de pginas/ visita mostra que os acessos tm se concentrado em pginas cada vez mais especficas. Isso, novamente, tem relao direta com divulgarmos links especficos para os monitores em reas do curso de formao, levando com que acessem diretamente esses contedos atualizados, sem necessariamente visitarem novas pginas, dado que j conhecem o que foi publicado anteriormente. O tempo mdio de visita se manteve, mostrando que mesmo os usurios acessando menos pginas/visita, continuam gastando o mesmo tempo no acesso e leitura dos contedos publicados . No perodo, recebemos links direcionados ao portal de aproximadamente 185 sites diferentes, sendo que os 10 principais so apresentados na tabela a seguir:
google / organic ead.telecentros.br.com / referral (direct) / (none) facebook.com / referral Tecla Email Marketing / emailmarketing twitter.com / referral google.com.br / referral br.mc1130.mail.yahoo.com / referral futuro.usp.br / referral inclusaodigital.gov.br / referral

Origem

Visitas
3297 3274 2413 479 335 189 166 91 56 53

H algumas mudanas importantes a serem destacadas nos 10 sites que mais redirecionaram visitas para o portal. Primeiro, vale dizer da importncia que o acesso ao site via EAD tem demonstrado, chegando muito prximo dos visitantes que acessam via Google. Outro dado importante o crescimento do Facebook sendo o 4 maior redirecionador de visitantes ao site. O Facebook tem sido utilizado pelas equipes de tutores dos polos regionais, sobretudo do Norte e Nordeste, em suas estratgias de conversao com os monitores, o que acaba refletindo maior divulgao de links e visitas ao portal da Rede de Formao. Em 5 posio, temos o Tecla Mail Mkt, que uma ferramenta de envio de e-mails para os monitores que tem sido utilizada para divulgar links, matrias e contedos publicados no portal atravs de um boletim mensal. Essa uma das formas que temos utilizado para aproximar mais os monitores do programa e da Rede de Formao. Logo abaixo, ainda no tendo aparecido entre os 10 mais, surge o site da Escola do Futuro, que tem divulgado contedos e notcias relativas a Rede. Em sntese, percebemos um movimento de maior integrao dos monitores da Rede de Formao com o site atravs do uso do EAD, das redes sociais e de envio de e-mails para 18

promoo de seus contedos. O site tem sido visitado em cobertura nacional, tendo recebido visitas de mais 300 cidades brasileiras no perodo (aumento de 36,5% em relao ao trimestre anterior), indicando maior capilaridade e penetrao do site da Rede quando do incio efetivo da formao no territrio brasileiro. Vejamos no mapa a seguir como se d essa distribuio no pas.

interessante notarmos o efeito das cidades onde se localizam os polos regionais nessa distribuio acima. O tamanho das bolas no mapa indica maior ou menor quantidade de visitantes, onde podemos perceber visitas com maior intensidade nas cidades de Belm, Fortaleza, Salvador, So Paulo e Braslia. No entanto, vale destacar o tamanho relativo de Salvador em relao as demais cidades. Esse nmero se deve ao fato de ser o polo com maior nmero de monitores convocados para a formao no perodo deste relatrio. Esse resultado nos leva a concluir, conforme outros indicadores apresentados inicialmente, o impacto da convocao de monitores nas visitas ao site da Rede, demonstrando esse espao como tambm um instrumento de comunicao e formao contnua dos monitores. Um destaque importante de mencionarmos em relao ao perodo anterior, o crescimento de acessos oriundos de Manaus, o que pode ser confirmado pelos dados da tabela a seguir. Vejamos na tabela abaixo o nmero de visitas das 10 principais cidades, avaliando em maiores detalhes como se d essa apropriao do site nas regies:
Cidade Visitas
1644 1075 857 855 784 607 584 542 353 170

Salvador Sao Paulo Belo Horizonte Manaus Brasilia Fortaleza Belem Porto Alegre Rio de Janeiro Recife

19

Novamente, vale observar para alm da manuteno das principais capitais dos polos regionais como cidades que mais acessa o site da Rede, o destaque de Salvador em relao as demais. A produo contnua de notcias no site da Rede de Formao uma forma de ampliar a visibilidade do programa, bem como de construir um espao de registro das principais que tm sido desenvolvidas em cada regio. Vejamos abaixo quais foram as notcias produzidas no perodo deste relatrio:
Conhea um Telecentro em Palmas de Monte Alto Serpro e Programando o Futuro promovem encontro de monitores Designers Instrucionais se renem para finalizar contedo pedaggico Designers Instrucionais fazem balano do encontro I ENCONTRO DE TUTORES EM AO - POLO ESTADUAL DO CEAR Ativadores de Rede se encontram em So Paulo 2 fase da formao: Projeto Comunitrio! Lista classificatria - II Etapa da Formao de Tutores do Polo Nordeste Monitores do Polo Centro-Oeste participam do IV Consegi O que ser monit@r? Tutores e monitores do Polo Nordeste em ao Desenvolver Projetos Comunitrios no Telecentro o objetivo da segunda fase da formao dos monitores EM (REDE-SE): encontro para compartilhar vivncias Supervisores de tutoria se renem pela 1 vez, em Belm (PA) Um galo sozinho no tece uma manh: Telecentros.BR na Amaznia Interaja no 6 Seminrio da Rede de Formao que acontece em Brasilia Mensagem aos monitores e monitoras sobre o ltimo dia do 6 Seminrio da Rede Nacional de Formao De monitor a ator: uma histria que comeou no telecentro Telecentro aliado a empreendimento proporciona desenvolvimento comunitrio Segundo Webencontro do Polo Regional Norte Telecentro.BR: Norte realiza webencontro Comea a quinta turma de monitores! Webencontros continuam na pauta do Telecentros.BR Telecentros paraenses recebem vista de integrantes do Polo Nacional da Rede de Formao Monitores de telecentros paraenses unem incluso digital insero social Telecentros.BR: Amaznia dialoga sobre cultura digital em webencontro Por uma cultura digital Amaznida: webencontro temtico Telecentros.BR Monitores do Telecentros.BR - Polo Regional Norte tm encontro presencial no Acre Puraqu d o Norte no encontro presencial de monitores Telecentros.BR Cineclubismo discute incluso cultural e esttica digital na Amaznia Telecentros.BR no FISL Programao Encontro de Monitores do Polo Regional Norte no Acre Cineclube marajoara marcou programa cultural no encontro de monitores Secretria Lygia Puppato participa do encontro de monitores Monitores se despedem de Rio Branco: que venha Santarm 2 Seminrio Nacional do Programa Telecentros.BR Encontro esclarece dvidas do Programa Telecentros.BR Monitores da regio Centro-Oeste se preparam para encontro Presencial em Braslia Monitor Denis: Eu amo vrias coisas na vida Encontro de monitores do Centro-Oeste incentiva troca de experincias sobre atuao nos telecentros Participantes aprendem recursos de comunicao no Encontro de Monitores do Centro-Oeste TelecentrosBR no FISL12 Monitores do Centro-Oeste so estimulados a desenvolver projetos comunitrios Polo Nordeste se prepara para realizao do I Encontro de Monitores I Encontro de Monitores Bolsistas de Salvador e Lauro de Freitas: Saiba mais!

Blogada

anne polocentrooeste polocentrooeste polocentrooeste poloceara anne anne polonordeste polocentrooeste anne polonordeste polocentrooeste polonorte anne polonorte polonorte polonorte polosaopaulo polosaopaulo polonorte polonorte polonordeste polonorte polonorte polonorte polonorte polonorte polonorte polonorte polonorte anne polonorte polonorte polonorte polonorte anne polocentrooeste polocentrooeste polosaopaulo polocentrooeste polocentrooeste anne polocentrooeste polonordeste polonordeste

Quem

04/06/11 04/06/11 04/09/11 04/11/11 04/13/2011 04/26/2011 05/02/11 05/03/11 05/05/11 05/10/11 05/11/11 05/16/2011 05/17/2011 05/21/2011 05/25/2011 05/31/2011 06/04/11 06/07/11 06/07/11 06/13/2011 06/15/2011 06/15/2011 06/15/2011 06/22/2011 06/22/2011 06/29/2011 06/29/2011 07/03/11 07/04/11 07/04/11 07/05/11 07/06/11 07/07/11 07/07/11 07/09/11 07/11/11 07/12/11 07/15/2011 07/18/2011 07/20/2011 07/21/2011 07/22/2011 07/25/2011 07/25/2011 07/29/2011

Quando

Tivemos 6 publicaes no ms de abril, 10 publicaes no ms de maio, 11 publicaes em junho e 18 publicaes em julho, totalizando 44 publicaes realizadas em todo o perodo, 400% a mais em relao ao trimestre anterior. importante novamente destacarmos que a cultura de uso compartilhado e produo de notcias para o site da Rede de Formao tem sido um trabalho realizado pelo Polo Nacional na relao com os polos regionais, promovendo e favorecendo a apropriao e construo de relevncia desse importante espao de comunicao. J podemos perceber, sobretudo a partir do ms de julho, um uso mais intensivo do blog como meio de divulgao de notcias e eventos que tm ocorrido em cada polo. Entendemos que esse movimento reflete dois processos que se complementam: o amadurecimento do grupo de trabalho de Ativao de Redes, que tem promovido aes de apropriao e produo no Blog, e o incio das formaes presenciais de monitores. 20

Percebemos uma maior apropriao dos polos, onde destacamos a produo do Polo Norte, Nordeste e Centro-oeste, que so aqueles com mais notcias que foram publicadas no portal. Esperamos que essa cultura de divulgao das aes presenciais de formao, dos encontros de comits regionais e reunies de trabalho possa se desenvolver para os prximos perodos, facilitando a construo dos registros e publicizaes dos processos em desenvolvimento pela Rede de Formao, sobretudo buscando maior envolvimento dos Polos Sudeste, Cear, So Paulo e Sul.

21

Manuteno tcnica do portal


O portal cuidado pela equipe de tecnologia da Escola do Futuro, bem como o ambiente de educao distncia, o Moodle. Alm do suporte tcnico contnuo aos usurios dos polos regionais da Rede de Formao, a equipe realiza manutenes de rotina que consistem de: atualizao de segurana dos mdulos do Drupal 6.0 (o sistema de gerenciamento de contedo utilizado para o site da Rede de Formao), quando necessrio; backup dirio da base de dados, garantindo uma cpia de segurana em caso de danos tcnicos ao servidor onde o sistema est hospedado; manuteno do servidor que hospeda o sistema, realizando atualizaes de segurana quando necessrias.

Vale dizer que no registramos para o perodo nenhum problema tcnico ou atualizao de sistema, ficando a equipe responsvel pelo suporte tcnico aos usurios e realizao de backup de segurana. Tickets ( Registro de ocorrncias Tcnicas ) Criador :Guilherme Owner :Danilo ID :871 Titulo :Formulrio telecentros Data :21/12/2011 Desc :Preciso do banco de dados do cadastro dos monitores no-bolsistas, incluindo um campo com quem fez a inscrio do monitor. Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :23/12/2011 Criador :Mariana Owner :Danilo ID :841 Titulo :Extao de dados - Formulrios de cadastramento de no bolsitas Data :01/01/2003 Desc :A partir do dia, 24/10, precisaremos diariamente de um csv com os seguintes dados: ID do telecentro - Nome do Telecentro - Nome do monitor - Sobrenome do monitor - CPF do monitor - email do monitor - UF Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :24/10/2011 Criador :Guilherme Owner :Danilo ID :855 Titulo :Insero de telecentro Data :11/11/2011 Desc :Na base dos telecentro comunitrios, adicionar a seguinte linha, contida no arquivo em anexo. Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :11/11/2011 22

Criador :Mariana Owner :Danilo ID :840 Titulo :Insero de usurios em lote Data :01/01/2003 Desc :Precisaremos inserir 6000 usurios no Dupral do Telecentros.BR. Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :20/10/2011 Criador :Anne Owner :Danilo ID :813 Titulo :comentrios do site Telecentros.BR Data :29/08/2011 Desc :estamos recebendo muito comentrios de spam. possvel evitar mais eficientemente por meio do captcha ou alaguma outra ferramenta, sem utilizar a moderao? grata, Anne Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :09/09/2011 Criador :Anne Owner :Danilo ID :725 Titulo :mudar imagem de cabealho do site Data :03/05/2011 Desc :Favor trocar a imagem de cabealho do site Telecentros.BR pela anexada aqui. :) Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :04/05/2011 Criador :Anne Owner :Danilo ID :758 Titulo :comentrios Data :14/06/2011 Desc :favor retirar a fila de moderao da configurao comentrios do site http://www. telecentros.br.com/ ! Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :16/06/2011 Criador :Anne Owner :Danilo ID :720 Titulo :barra de menus - site Data :29/04/2011 Desc :no est aparecendo a barra de menus do site Telecentros.Br! favor verificar.. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :04/05/2011 23

Criador :Anne Owner :Danilo ID :734 Titulo :link do orkut Data :12/05/2011 Desc :troca o link do orkut do site do teleccentrosbr? http://www.telecentros.br.com/admin/ build/views/edit/blocos_home?destination=node#views-tab-block_2 o link que t http://www. orkut.com.br/Main#Profile?uid=15371601262524302591 o link que pra ser http://www. orkut.com.br/Main#Community?cmm=102171159 ;) Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :14/05/2011 Criador :Anne Owner :Fabricio ID :686 Titulo :Logomarca do Governo Federal Data :30/03/2011 Desc :Ols! Alm do logo, mudaram tambm a fonte dos Ministrios no novo governo. Favor trocar a imagem do logo + ministrios no rodap do site ( http://www.telecentros.br.com/ ) e do moodle ( http://ead.telecentros.br.com/login.php ) pela imagem no anexo desta mensagem. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :05/03/2011 Criador :Anne Owner :Fabricio ID :686 Titulo :Logomarca do Governo Federal Data :30/03/2011 Desc :Ols! Alm do logo, mudaram tambm a fonte dos Ministrios no novo governo. Favor trocar a imagem do logo + ministrios no rodap do site ( http://www.telecentros.br.com/ ) e do moodle ( http://ead.telecentros.br.com/login.php ) pela imagem no anexo desta mensagem. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :05/03/2011 Criador :Anne Owner :Celso ID :600 Titulo :Dropdown para controle de e-mails do Fale Conosco Data :26/01/2011 Desc :Escrito por Danilo, atribudo Anne: preciso adicionar um menu do tipo drop-down nesta pgina (http://www.telecentros.br.com/contact), constando os plos regionais para que estes e-mails sejam o endereo de recebimento, que atualmente esto sendo apenas a Anne e o Dalton. Eles precisam apenas receber uma cpia do e-mail, mas os recebedores deste e-mail. Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :28/01/2011

24

Criador :Anne Owner :Celso ID :657 Titulo :Recolocao das chamadas do site Data :25/02/2011 Desc :Fui configurar e acabei perdendo as quatro chamadas com imagens da home do site Telecentros.BR. Precisa ser recolocada. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :25/02/2011 Criador :Anne Owner :Danilo ID :585 Titulo :Bug Data :17/01/2011 Desc :ao trocar a imagem da home do site, a seguinte mensagem aparece: An HTTP error 0 occurred. /filefield/ahah/bloco_home//field_bloco_imagem/0 endereo: [ http://www.telecentros. br.com/node/158/edit?destination=admin%2Fcontent%2Fnode%2Foverview ] grata, Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :21/01/11 Criador :Mariana Owner :Danilo ID :649 Titulo :Alterao Logo Data :23/02/2011 Desc :Alterar o logo do governo federal no site do Telecentros.BR. Colocar logo novo no tamanho: 15054 pixels Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :25/02/2011 Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :572 Titulo :Tripa de logos errada Data :07/01/2011 Desc :A tripa de logos no moodle dos telecentros, aberto no GoogleCrome abre errada, todos os logos sobrepostos a direita Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :11/01/2011 Criador :dalton Owner :Celso ID :402 Titulo: Mdulo Workflow - site Telecentros.BR Data :17/09/2010 Desc :Inserir o mdulo workflow no site Telecentros.BR Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :20/09/2010 25

Criador :Anne Owner :Danilo ID :571 Titulo :Acesso ao Analytics Data :07/01/2011 Desc :Por favor, liberar o meu acesso ao Google Analytics do site http://www.telecentros. br.com grata! Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :11/01/2010 Criador :Celso Owner :Jefferson ID :431 Titulo :Notcias para Telecentros Data :07/10/2010 Desc :Material: http://www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/telecentros/materias/materiaistelecentros.br Preciso de imagens no formato do novo site do telecentros. Voc pode conferir em: http://projetos.lesleyfernandes.com/telecentros/ Os 3 primeiros vo ser grandes, e os demais menores. Os grandes vo no carrosel. Notcia: http://www.telecentros.br.com/node/1 Foto: Notcia: http://www.telecentros.br.com/node/70 Foto: http://www.flickr.com/photos/telecentrosbr/5031004976/ in/set-72157624922704189/ Notcia: http://www.telecentros.br.com/node/3 Foto: http://www.flickr. com/photos/telecentrosbr/4746811396/in/set-72157624386578796/ Notcia: http://www.telecentros. br.com/node/6 Foto: http://farm5.static.flickr.com/4111/5009200975_8aa0b64813_o.png Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :07/10/2010

Criador :Gustavo Owner :Danilo ID :384 Titulo :Solicitao de Acesso Data :27/08/2010 Desc :Solicito o acesso ao google analytics do site telecentros.br.com Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :02/09/2010 Criador :dalton Owner :Danilo ID :378 Titulo :Criar e instalar a conta do analytics do site Telecentros.BR Data :26/08/2010 Desc :Dar acesso admin para dmartins@gmail.com e thalita.maiani@gmail.com j temos a conta telecentrosbrasil@gmail.com senha: escoladofuturo1902 Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :30/08/2010

26

padronizado para o Curso de Formao a ser utilizado na plataforma de educao distncia


Perodo: 30/06/2010 a 30/07/2010

5.2 Elaborao e produo do leiaute

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

atividades e materiais do curso de formao na plataforma de educao a distncia


Perodo: 30/08/2010 a 30/12/2010

5.3 incluso e configurao dos contedos,

39

O Curso de Formao de Monitores do Programa Telecentros.BR envolve atividades a distncia, com acompanhamento de tutoria. Esse tutor responsvel por uma turma de, no mximo, 30 monitores, e tem como papel acompanh-los em sua trajetria no curso online e ativar uma rede de compartilhamento de experincias e saberes. Para cuidar do processo de seleo e formao dos tutores, criamos um grupo de trabalho especfico que se reuniu, pela primeira vez, na 2a Reunio Gerencial da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital, em outubro, em Braslia. O ponto de partida para discutir a formao foi compartilhar o perfil do tutor em cada um dos polos. Em seguida, fizemos um mapeamento a partir das perguntas: como o tutor do Programa Telecentros.BR? O que desejamos que ele faa? Que caractersticas desejamos que ele desenvolva? A partir das respostas, foi possvel compartilhar pontos de vista e discutir o papel da formao do tutor. Foram pactuados os seguintes objetivos para a formao: - Refletir sobre o papel do/a tutor/a, sua atuao como educador/a a distncia, bem como, mediador/a do processo de ensino e aprendizagem; - Conhecer a ferramenta Moodle suas possibilidades de uso a educao a distncia; - Conhecer a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital do Programa Telecentros.BR; - Conhecer e vivenciar o Curso de Formao dos Monitores do Telecentros.BR; - Analisar as principais caractersticas da Educao Distncia EAD, mediante a comparao das diversas propostas de ensino-aprendizagem a distncia; - Compreender a importncia das organizaes sociais para o fortalecimento dos programas de incluso digital; - Elaborar um plano de ao para acompanhamento dos/as monitores/ras na Rede de Formao do Telecentros.BR. Para isso, ficou decidido que: - a formao contempla encontros presenciais e aes a distncia; - o tutor deve passar por uma formao online no Moodle, para conhecer a ferramenta e suas possibilidades de uso; - os polos tm uma estrutura comum de formao que engloba uma acolhida dos tutores, atuao nas redes sociais (orkut e uma lista de discusso nacional) e 3 eixos temticos de discusso: incluso digital, EAD e articulao social. A construo do contedo, com base nos 3 eixos temticos, foi feita em rede, da seguinte forma: - Polos So Paulo e Centro-Oeste ficaram responsveis pelo eixo Incluso Digital - Polos Sudeste, Cear e Nordeste construram Educao a Distncia

40

- Polos Norte e Sul elaboraram o eixo de Articulao Social. Inicialmente, cada dupla de polos teve como tarefa compartilhar contedos entre si para elaborar propostas e inserir na planilha disponvel online.

41

Para essa produo, utilizaram chats, telefonemas, troca de e-mails, conversas na lista de discusso, mensagens instantneas. O papel do Polo Nacional foi de compor na organizao dos contedos mas, principalmente, mediar a relao entre os polos no processo de construo do material.

Exemplo 1. Para ver esta thread completa, acessar: http://tinyurl.com/thread01

42

Exemplo 2. Para ver esta thread completa, acessar: http://tinyurl.com/thread02

43

Exemplo 3. Para ver essa thread completa, acessar: http://tinyurl.com/thread03 44

Exemplo 4. Para ver essa thread completa, acessar: http://tinyurl.com/thread04 45

Esses contedos e atividades propostos foram disponibilizados online, durante 5 dias, para contribuio de todos os atores da Rede, no link http://www.telecentros.br.com/?q=node/127 As contribuies foram sistematizadas e cada dupla de polos ficou responsvel por inserir os contedos finais no Moodle, a partir do desenho instrucional construdo para o curso de monitores e algumas instrues gerais.

46

O Polo Nacional ficou responsvel por criar uma sala matriz, a ser customizada pelos polos regionais, antes da insero dos tutores na formao. Depois de inserido no moodle, todo o contedo passou por nossa reviso e legitimao, sempre com o olhar de que entrava no ar uma primeira verso, fruto de um primeiro processo de construo coletiva. A sala de formao online de tutores foi ao ar dia 19/11/2010 e a primeira turma a ter acesso foi da regio Norte.

47

48

Mdulo Bsico Monitores dos Telecentros Contedo nos 4 eixos temticos


A Rede Nacional de Formao, junto com a Coordenao Executiva do Programa definiram que a formao de monitores do Programa Telecentros.BR constituda de um Mdulo Bsico, com 80 horas, sendo a porta de entrada para os monitores. Nesse perodo, os monitores tm acesso apenas a este contedo. Esta fase introdutria da formao tem como objetivo ser um momento de acolhimento ao monitor, alm de oferecer esclarecimentos mnimos sobre o contexto e origem da formao na qual est embarcando. O Mdulo Bsico tambm um aquecimento para a forma de navegao e desenvolvimento do aprendizado no curso que a Rede de Formao prope ao monitor. Home do Moodle Ao se logar na plataforma Moodle de ensino a distncia, o monitor encontra na home do curso um texto introdutrio e mapa multimdia do Brasil, desenhado em mosaico. Cada parte do mosaico um link para imagens, vdeos, blogs e outros elementos que apresentem, de forma geral, a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital do Programa Telecentros.BR por meio de particularidades regionais. Esta escolha veio de um desejo de que o monitor note que faz parte de uma ampla rede de formao e seja estimulado a interagir com outros monitores. A disposio dos contedos est de acordo com a regio que representa.

Home do Moodle mapa interativo, frum e chamada para o Mdulo Bsico

Abaixo do mapa, h o convite para que o monitor comece a experimentar as ferramentas do moodle, com o convite para um frum: E na sua regio, o que h de mais tpico? Compartilhe aqui. 49

Em seguida, o monitor segue para o seu curso, comeando pelo Modulo Bsico. Home do Mdulo Bsico A pgina de abertura do Mdulo Bsico tem o nome Conecte-se. Ela tem um texto introdutrio e composta por duas reas gerais: 1) Mosaico de Blogs - Espao onde o monitor tem fcil acesso aos contedos produzidos por ele em seu blog e tambm acesso s produes de outros membros da Rede de Formao. No centro da tela est a foto de perfil do monitor logado e, sua volta, fotos de outros atores da Rede de Formao (monitores e tutores), sendo que cada uma das imagens linka para respectivos blogs e as fotos exibidas mudam a cada atualizao. 2) EU, Telecentros.BR e Mutiro Digit@l - Trs botes que levam o monitor a importantes reas da formao. Estas reas esto linkadas entre si, de forma que cada home tem um boto de chamada para as homes das outras duas, facilitando a navegao. Alm disso, todas as pginas tm um boto que volta para a home do Mdulo Bsico, Conecte-se.

Home do Mdulo Bsico (Conecte-se): 1) Mosaico de Blogs e 2) EU, Telecentros.BR, Mutiro Digit@l

EU Esse o espao do monitor a se apresentar, conhecer outros monitores e comear a criar a relao entre ele, a formao, o telecentro e sua comunidade. Textos reflexivos so apresentados, terminando com o convite de que sejam feitos registros relativos leitura em seus blogs. 50

Conecte-se: Home EU o espao do monitor

Telecentros.BR Nesse espao o monitor apresentado ao Programa Telecentros.BR de forma ldica, abordando desde as questes de infra-estrutura formao. tambm onde se apresenta as iniciativas do programa e suas experincias.

Conecte-se: Home Telecentros.BR ondeomonitorconheceoprogramaMutiroDigit@l

51

um espao com ideia de oficina, onde o monitor encontra explicaes teis sobre os recursos a disposio do monitor, tanto na Rede de Formao quanto no telecentro em que atua. Contm tutoriais e discusses abordando quatro grandes assuntos: as ferramentas do Moodle, as redes sociais, os hardwares e os softwares.

Conecte-se:HomeMutiroDigit@loficinasdeauxliomonitoria

Concluda a etapa do Modulo Bsico, os monitores passam a ter acesso aos Mdulos 2 e 3, que se apresentam no moodle como Sala de Projetos. O Mdulo 2, que contm as zonas temticas, o convite a uma pesquisa mais conceitual acerca das ideias de projeto comunitrio, ao passo que o Mdulo 3 o momento de fazer acontecer as ideias j amadurecidas, com o desenvolvimento dos projetos comunitrios. Os contedos dos dois mdulos esto interligados, garantindo o trnsito livre entre a teoria e a prtica.

52

Mdulo 2 Aprofundamento dos eixos Monitores dos Telecentros Considerar as atividades de formao certificadas nas entidades credenciadas Diferenciar aprofundamento em Bsico, Intermedirio e Avanado
A Rede Nacional de Formao, junto com a Coordenao Executiva do Programa definiram que a formao de monitores do Programa Telecentros.BR constituda de um Mdulo Bsico, com 80 horas, porta de entrada para os monitores. Nesse perodo eles tem acesso apenas esse contedo. Concluda essa etapa, os monitores recebem acesso aos Mdulos 2 e 3, que apresentam-se no moodle como Sala de Projetos. Os contedos dos dois mdulos so interligados garantindo que o Mdulo 2, Zonas Temticas fase de aprofundamento conceitual e o Mdulo 3, desenvolvimento de projetos estejam interligados e em sintonia. Os Mdulos 2 e 3 ficara estruturados com 400 horas de durao, nas quais os monitores se aprofundam em uma ou at oito Zonas Temticas de acordo com as suas necessidades e interesses. Ao escolher se aprofundar em uma Zona Temtica. Espera-se, ao longo e ao final desse percurso, a ativao de redes sociais entre os agentes de incluso digital. O Mdulo 2 constitudo por 8 Zonas Temticas que apresentam contedos relevantes para o dia a dia do monitor no telecentro, alm de serem suporte para o desenvolvimento de projetos, realizados no Mdulo 3 da formao. A construo da Fase 2 partiu do princpio de que cada telecentro vive uma realidade. Cada comunidade possui um modo de operar, traz questes relevantes, necessidades, desejos e potencialidades que lhe so nicas. Permitir que o monitor do telecentro entre em contato com essa viso e possa, a partir dela, atuar propondo um projeto de ao em seu espao um campo repleto de possibilidades a ser experimentado com cuidado, anlise contnua e reflexo. Com a possibilidade de entender e contextualizar o que um projeto no Mdulo 3, apresentamos os contedos introdutrios que foram produzidos para o Mdulo 2, permitindo compreendermos seus valores e linhas de ao.

Tpicos abordados nas Zonas Temticas

Telecentros
Na Zona Temtica Telecentros discutido o papel e as caractersticas dos telecentros. abordada a viso dos telecentros como espaos pblicos e comunitrios que proporcionam acesso pblico e gratuito s tecnologias da informao e comunicao, com computadores conectados Internet, disponveis para mltiplos usos, incluindo navegao livre e assistida, cursos e outras atividades de promoo do desenvolvimento local em suas diversas dimenses. A proposta dessa ZT discutir esses temas e aprofundar cada um desses conceitos entendendo que os monitores e monitoras, so pessoas fundamentais em estender esses benefcios s pessoas do seu bairro, da sua associao, da sua comunidade, da sua cidade. Nessa ZT tambm visto o cotidiano do telecentro, dicas sobre diferentes cursos que podem ser aplicados nos telecentros.

53

Tpicos Cotidiano do telecentro Para que serve? Procedimentos Comuns Dia-a-dia Equipe Mapeando seu telecentro Divulgao Participao comunitria Cidadania e direitos humanos Princpios bsicos da gesto participativa Cidado participando Os conselhos Outras formas de participao A importncia da informao para a participao Conselho Gestor Democracia Participativa Mltiplas possibilidades Comunicao e cultura Informao e Conhecimento Gerao de trabalho e renda Educao Organizao comunitria Fortalecimento de grupos Unindo distncias Desenvolvimento Regional Sustentvel Acessibilidade Incluso digital e a pessoa com deficincia Como tornar o Telecentro acessvel Equipamentos que promovem acessibilidade A prtica teraputica e incluso digital de deficiente

Comunidade
Essa ZT procura aprofundar a discusso sobre o que comunidade e alguns sentidos importantes presentes a partir desse tema como coletividade, convivncia, memria e histria. Ao mesmo tempo aborda temas como mobilizao, organizao, ativismo, diversidade e cultura fundamentais para entender e poder atuar no espao dos telecentros e as pessoas que os frequentam. Tpicos Conviver em comunidades Relao jovem x comunidade Principais instncias comunitrias Preservando valores em comunidade Cultura Identidade e Diversidade Manifestaes culturais 54

Memria Mestres e mestras da comunidade Mdia e Memria Lendas da comunidade Histria da comunidade Participao Popular Movimentos Sociais Liderana Comunitria

Comunicao Comunitria
A Zona Temtica Comunicao Comunitria tem como objetivo a troca de experincias sobre a importncia de se comunicar de maneiras diversas e efetivas com a comunidade e tendo como referncia o espao do telecentro. Para isso, apresentado como construdo o mundo da comunicao e a reflexo sobre o que liberdade de expresso, o direito a comunicao e, dentre outras coisas, a importncia de colocar sua voz no mundo. Tpicos Liberdade e comunicao Mdias Comunicao, um direito! Mdia poder Linguagem comunicativa Nossa histria

Incluso Digital
A Zona Temtica Incluso Digital pretende criar a oportunidade de conversa sobre o que significa, na sociedade contempornea, a Incluso Digital, ou seja, a incluso de pessoas no mundo das novas tecnologias da informao e da comunicao. Alm disso, pretende conceituar sobre o que incluso e, mas especificamente, sobre a ideia de que a Incluso Digital um direitos de todos pois que no tem acesso s tecnologias de informao e comunicao (TICs) ter mais dificuldades de viver em sociedade e de ter acesso aos diferentes servios pblicos. A ZT inclui tambm a histria do movimento de Incluso Digital no Brasil e da necessidade de democratizao do acesso s TICs. E tambm a socializao de um conjunto de experincias de Incluso Digital existentes no Brasil, de entidades pblicas ou de organizaes sociais, para que cada monitor possa reconhecer estas diferentes iniciativas e, ao reconhecer outras experincias, buscar fazer de seu telecentro parte deste movimento de democratizao da comunicao no Brasil. Tpicos O que Incluso Digital? Refletindo sobre Incluso Digital Incluso Digital e o acesso as TICs TICs: uma questo de direitos Para saber mais sobre Incluso Digital

55

Banco de experincias Federais Estaduais Municipais Organizaes sociais Vdeos Histria da incluso digital no Brasil Incluso Digital: uma questo poltica de organizao Incluso Digital e polticas pblicas Iniciando uma trajetria de Incluso Digital A democratizao do acesso s TICs Depoimentos e Entrevistas

Redes
Essa ZT pretende aprofundar sobre os avanos tecnolgicos que mudaram o mundo! Sabe-se que a tecnologia foi e continua sendo a mola propulsora das grandes mudanas. Nos momentos de conflito e incertezas, a produo do conhecimento ocorre com maior intensidade. Tal a prova que nunca se produziu tantas invenes como no perodo das guerras. O prprio computador foi criado a partir de um grande conflito mundial. O objetivo que a ZT Redes contribua efetivamente para repensar o uso das tecnologias em seu Telecentro e possibilite a construo e desenvolvimento de excelentes projetos comunitrios pelos monitores. Tpicos Voc est conectado? Tecendo conceitos (redes offiline e online) Hipertexto: um novo jeito de navegar De qual gerao voc : X, Y ou Z? Me perdi na Web, na Web me encontrei (Web 1.0, 2.0, 3.0) O Telecentro uma rede! Navegue pelas invenes A era do rdio TV: como tudo comeou Computador: a inveno do sculo Evoluo do celular Construa sua rede Blogs e microblogs Vdeos Wikis Interao Social Faa conexes Ciberativismo Ciberpoltica

56

Cultura Digital
A ZT Cultura Digital aborda as discusses sobre o que cultura, o que cultura digital e apresenta a relao dessas questes com os Telecentros. Alm disso, realizada uma ampla discusso sobre o uso e ideias de softwares livres. Tpicos Cibercultura Software Livre Liberdade para criar, usar e transformar Software Livre no Brasil Sistemas e Aplicativos livres tica Hacker Compartilhamento Blog Sites de compartilhamento: imagens, msicas e filmes livres Direito Autoral e prticas de compartilhamento Cultura Livre O que so licenas livres? Movimentos de Cultura Digital Comunidades de Software Livre Movimentos independentes em rede Hackers Club Pontos de Cultura Digital Estdios Livres Mdias Digitais e Livres

57

Zona Temtica Telecentros

58

Zona Temtica Incluso Digital

59

Zona Temtica Redes

60

Zona Temtica Comunidade

61

Zona Temtica Comunicao Comunitria

62

Zona Temtica Cultura Digital

63

Mdulo 3 - Projetos Comunitrios


A Rede Nacional de Formao, junto com a Coordenao Executiva do Programa definiram que a formao de monitores do Programa Telecentros.BR constituda de um Mdulo Bsico, com 80 horas, porta de entrada para os monitores. Nesse perodo eles tem acesso apenas esse contedo. Concluda essa etapa, os monitores recebem acesso aos Mdulos 2 e 3, que apresentam-se no moodle como Sala de Projetos. Os contedos dos dois mdulos so interligados garantindo que o Mdulo 2, Zonas Temticas fase de aprofundamento conceitual e o Mdulo 3, desenvolvimento de projetos estejam interligados e em sintonia. O desenvolvimento de Projetos Comunitrios tornou-se a estratgia para gerar o movimento de aprendizagem no Curso de Formao de Monitores do Programa Telecentros.BR. Foi decidido pela Rede de Formao que o monitor ter como meta desenvolver pelo menos um projeto que envolva a comunidade do telecentro onde ele atua. Com isto, espera-se que o projeto comunitrio consiga vincular os processos de aprendizagem no curso realidade local. E, para alm disso, o projeto passou a se configurar para a rede como um incentivo insero e atuao do monitor como um agente de transformao social em sua comunidade. Por conta desta transformao de viso sobre o projeto comunitrio, ele deixou de ser apenas um mdulo final, para ser trabalhado durante todo o curso, agregando sentido aos contedos e atividades disponveis na plataforma Moodle, fazendo uma integrao direta entre os Mdulos 2 e 3. A Rede de Formao tem como desafio produzir uma formao que permita que as dvidas, ideias e propostas de cada monitor que forem surgindo ao longo dessa caminhada possam ser compartilhadas com todos os membros da rede, num intenso processo de aprendizagem coletiva. O Mdulo 3, consiste de um espao contnuo de dilogo, experimentao e ao direta nos telecentros atravs do desenvolvimento de um projeto comunitrio por parte do monitor. A ao incentivada como modo de trazer tona e valorizar a realidade local de cada monitor, criando espao e campo de atuao para que ele possa se apropriar dos contedos e atividades de formao nos sentidos e contextos que lhe so prprios. Partimos do princpio que as propostas de projetos dos monitores iro nos ensinar mais sobre seus interesses, seus desejos e a forma como entendem que devem intervir em sua comunidade.

Por que um projeto comunitrio?


Para o Programa Telecentros.BR, o espao do telecentro e a ao do monitor tem, como principal objetivo, facilitar e promover mudanas na comunidade. O telecentro no uma escola de informtica bsica, mas um local para atividades sociais variadas e, para que isso acontea, importante que voc esteja atento a novas possibilidades de uso desse espao pblico.

64

Por isso, h a proposta de realizao de um projeto comunitrio: um projeto que faa valer os interesses e necessidades de sua comunidade, com o uso das tecnologias. Os temas e contedos propostos nas Zonas Temticas tm mais sentido se estiverem ligados sua ideia de projeto. por isso que queremos contribuir com a sua formao, mas garantindo que ela mantenha esse carter social, para que voc contribua com a sua comunidade. Assim, a proposta que esse projeto ir envolver o seu telecentro e a sua comunidade desde o momento da sua construo at a sua execuo.

O que um projeto comunitrio?


Projeto comunitrio, para o Programa Telecentros.BR, : Uma ao prtica e coletiva Uma ao gratuita Ocorre tambm no telecentro (o projeto pode acontecer na praa e no telecentro, por exemplo) Envolve a comunidade Tem um registro pblico na web E o mais importante: no existe um formato de projeto certo e, muito menos, projetos errados. As aes na comunidade podem ser realizadas de maneiras muito diferentes, e justamente a que est a riqueza dessa formao. Eles podem acontecer, tambm, em perodos de tempo variados, dependendo do objetivo do projeto e da realidade local. importante lembrar, apenas, que um Projeto Comunitrio NO uma atividade rotineira do telecentro, nem uma ao isolada (sem consceqncia de outras atividades, como uma palestra, por exemplo).

Registro e compartilhamento
Projeto, para o Programa Telecentros.BR, uma ao prtica e coletiva, gratuita, que pode trazer melhorias para a comunidade. Registrar o projeto contar essa histria: contar como a ideia surgiu, para que ela surgiu e como cada um colaborou para que a ideia virasse realidade. ajudar a manter a ideia viva para que outras pessoas possam conhecer o projeto, participar e colaborar para sua melhoria. H muitas maneiras de registrar um projeto: podemos fazer anotaes em um caderno, abrir um documento num editor de texto e registrar o que acontece por ali ou publicar essa informao na Internet. Registrar tambm no , apenas, documentar aquilo que pensamos e fizemos. Registrar o projeto faz parte do prprio aprendizado de se fazer um projeto: relendo o que registramos, aprendemos mais sobre nossas ideias, identificando o que deu certo, o que falta e o que queremos fazer diferente. As diversas formas de registro no tem a ver, somente, com uma questo de tecnologia e de formato, mas com uma questo de como podemos compartilhar aquilo que pensamos com os outros. Quando o registro fica visvel, pessoas que nem imaginamos podem conhecer, contribuir, participar do projeto e se beneficiar com ele. Compartilhar um projeto em rede tornar o projeto mais acessvel, ampliando o potencial de uso e apropriao do telecentro pela comunidade. Para que a melhor execuo e desenvolvimento dos projetos, oferecido ao monitor contedos e atividades de apoio que aprofundam as discusses iniciadas no Mdulo Bsico da formao. 65

66

Para atingir esses objetivos o Mdulo 3 est dividida em algumas reas. As duas primeira so apresentaes mais gerais sobre o ambiente do Mdulo 3 e uma apresentao mais profunda do que projeto. Projeto no Telecentros.BR

Esse espao apresenta o que so projetos comunitrios, qual a importncia dele e mostra quais as formas de registro. Projetoteca

67

A Projetoteca tem como objetivo apresentar projetos que j ocorrem em diversos telecentros, mostrando possibilidades, ideias interessantes e, principalmente, observando que a execuo de projetos no algo muito complicado. Depois o Mdulo 3 apresenta 3 atividades que so norteadoras para que o monitor inicie o desenvolvimento do seu projeto. Os registros dessas atividades so realizados na ferramenta texto online e no blog do monitor, o que possibilita que o desenho, criao e realizao dos projetos fiquem sistematizados e de fcil acesso para os monitores. A diviso entre texto online e blog se d nas discusses mais pessoais do monitor, aquelas que sero compartilhadas apenas com seus tutores so feitas no texto online, enquanto o processo de desenvolvimento do projeto e a estruturao das ideias compartilha no blog com todos os monitores, possibilitando interaes e conversas sobre os temas. Voc, o Telecentro e a Comunidade

68

Nessa primeira etapa as atividades de mapeamento da comunidade onde o telecentro est inserido e da histria do telecentro. Primeiro Mapas

Num segundo momento, a proposta que o monitor conhea melhor a estruturao do seu telecentro. Por isso, o primeiro passo a busca de informaes sobre o Conselho Gestor do telecentro. Em seguida, so feitos registros de possveis parceiros na comunidade para o projeto que ser realizado pelo monitor. 69

Transformando ideias em projetos

O terceiro momento de germinao das primeira ideias de projetos. O primeiro passo uma conversa com o tutor sobre tudo que foi visto sobre a comunidade, o telecentro e os interesses dos monitores. Em seguida feito o convite para compartilhar as primeiras ideias com outras pessoas e ento, estruturar o primeiro esboo de projeto. Nesse momento sugerido olhar para o Mdulo 2 da formao para que veja se encontra temas, discusses e ideias que fortaleam o seu projeto. Dessa maneira, o monitor vai registrando seu projeto no blog e, acompanhado pelo tutor e pelos outros monitores, discutindo, avaliando e comentando seus caminhos. 70

REDE NACIONAL DE FORMAO PARA INCLUSO DIGITAL


Coordenao Geral
Ministrio do Planejamento Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao (SLTI) - Assessoria de Incluso Digital Programa Telecentros.BR Esplanada dos Ministrios, Bloco C, 3o andar , sala 329 CEP: 70046-900- Braslia DF Tel. (61) 2020-1316 Fax: (61) 2020-1058 rede.telecentros@planejamento.gov.br www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/rede Polo Nacional Universidade de So Paulo USP Laboratrio Escola do Futuro Av. Prof. Lcio Martins Rodrigues, travessa 4- bloco 02 Cidade Universitria CEP 05508-900 - So Paulo, SP Tel.: (11) 3091-6325 Tel./Fax: (11) 3815-3083 www.futuro.usp.br Polo Regional Norte Universidade Federal do Par - UFPA Laboratrio de Eletromagnestismo Aplicados ITEC/UFPA Av. Augusto Corra, 01. Cidade Universitria Prof. Jos da Silveira Netto Prdio dos laboratrios de Engenharia Eltrica e da Computao, 1 andar sala 22 CEP: 66075-900 Belm - PA Telefone: (91) 3201 7740 http://www.portal.ufpa.br/ Polo Regional Nordeste Universidade Estadual da Bahia - UNEB Polo Universitrio de Santo Amaro de Ipitanga PUSAI. Rua dos Vereadores - Loteamento Jquei Clube s/n, CEP 42700-000 - Lauro de Freitas BA. Tel./Fax:(71) 32885564 www.uneb.br Polo Regional Sudeste Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antnio Carlos, 6627 - Pampulha CEP 31270-901 - Belo Horizonte MG Fone: (31) 3409.5000 http://www.ufmg.br/ Polo Estadual So Paulo Coletivo Digital. Rua Cnego Eugnio Leite, 1117 - Pinheiros CEP: 05414-012 - - So Paulo - SP Telefone: (11) 3083-5134 http://www.coletivodigital.org.br Polo Regional Sul Rede Marista de Educao e Solidariedade Provncia Marista do Rio Grande do Sul Rua Ir. Jos Oto, 11 Bom Fim CEP:90035-060 Porto Alegre - RS Tel.:0800 54 11 200 http://www.maristas.org.br/ Polo Estadual Cear Instituto Idear Rua 07, 268 - Jereissati I CEP: 61900-320 - Maracana - CE Tel.:(85) 3382-6273 http://www.idear.org.br Polo Regional Centro-Oeste Programando o Futuro Quadra 5B Lote 03 Sala 01 - Parque Esplanada III CEP: 72.876-305 - Valparaiso de Gois - GO Tel.: (61) 3629-0803 Fax: (61) 3223-8996 http://www.programandoofuturo.org.br

71

Apresentao
Esse documento apresenta as diretrizes, a metodologia e a operacionalizao do Curso de Formao de Monitores do Programa Telecentros.BR, o primeiro projeto da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital (Rede de Formao). Tambm apresenta o histrico, os objetivos, as diretrizes e a forma de constituio da Rede de Formao. O documento foi construdo coletivamente pelos Polos Regionais e Nacional e pela Coordenao da Rede de Formao. Ele organiza as principais ideias e concepes que emergiram e foram pactuadas ao longo de intensos debates em encontros presenciais e a distncia, tendo como referncia o Manual Operacional da Rede de Formao - disponvel na pgina da Internet www.inclusaodigital. gov.br/telecentros/telecentros/materiais-rede/manual_rede.pdf. Esses debates ocorreram simultaneamente ao processo de estruturao da Rede de Formao e de suas diversas aes formativas. , portanto, o resultado direto de uma reflexo sobre a prtica. Tendo em vista que o processo de formao em rede muito dinmico, o presente documento ser constantemente atualizado e aperfeioado. O documento est organizado em duas partes: a primeira faz um resgate da origem da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital, sua constituio, estrutura e forma de gesto; a segunda parte mostra em detalhes o projeto do Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR, explicitando as diretrizes metodolgicas e suas formas de operacionalizao.

Seja bem vinda, seja bem vindo.

72

Resumo Geral
O Curso de Formao de Monitores do Programa Telecentros.BR o primeiro projeto da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital. Visa a formao de aproximadamente 16 mil monitores dos telecentros apoiados pelo Programa Telecentros.BR ao longo de 2011, por meio de um curso de 480 horas e 12 meses de durao. A formao busca o desenvolvimento da habilidade de usar as tecnologias da informao e comunicao como ferramentas para alavancar transformaes sociais na comunidade em que o monitor est inserido. O curso desenvolvido na modalidade a distncia e prope uma formao em rede, baseada em relaes colaborativas. Esto previstas tambm algumas atividades presenciais, de carter vivencial e prtico. A meta do monitor ao longo do curso criar um projeto que envolva a comunidade do telecentro onde ele atua. Para isso, o monitor transitar por diferentes Zonas Temticas que provocaro reflexes sobre a sua realidade: Incluso Digital, Compartilhamento, Comunicao Comunitria, Telecentros, Comunidade, Cultura Digital, Histria, Monitor e Redes. Esse percurso tem duas fases. Na primeira fase, de 80h de durao, os monitores passam pela ambientao no curso e acessam os contedos bsicos em todas as Zonas Temticas. Na segunda fase, com 400 horas de durao, os monitores se aprofundam nas Zonas Temticas de seu interesse, de acordo com as suas necessidades, e desenvolvero seus projetos comunitrios. A partir da troca de experincias on-line e presencial, os monitores de telecentros de todo o Pas

73

formaro uma rede social, potencializando suas aes. O gestor do telecentro tem o importante papel de apoiar presencialmente o monitor no seu processo de aprendizagem e na sua ao na comunidade. Para incentiv-lo a desempenhar esse papel e colaborar com a proposta da Rede Nacional de Formao, um curso especfico foi desenhado para o gestor do telecentro. Durante a passagem no ambiente virtual de aprendizagem, os monitores e gestores contam com o acompanhamento de tutores um tutor para cada 30 cursistas. Os tutores tm uma viso geral sobre os percursos da formao, mediando o aprendizado individual e coletivo, de forma dialgica, dinmica e interativa. Os tutores tambm participam de um curso de formao produzido pela Rede de Formao para desempenhar essa funo estratgica. Cinco Polos Regionais, um para cada regio do pas (Norte, Nordeste, CentroOeste, Sudeste e Sul) e dois Polos Estaduais (Cear e So Paulo)1 so os responsveis pela formao dos monitores, gestores e tutores, com o apoio das iniciativas participantes do Programa Telecentros.BR e sob a orientao do Polo Nacional, vinculado Coordenao da Rede de Formao, conduzida pelo Ministrio do Planejamento. Todas estas organizaes compem a gesto da Rede de Formao e, de forma coerente com a proposta do curso, tambm se constituem como uma comunidade de aprendizagem. Ao mesmo tempo em que so formadoras, as organizaes esto se formando a partir desse processo em rede.

1. Criados em funo do expressivo nmero de telecentros a serem atendidos pelo Programa Telecentros.BR nessas Unidades Federativas.

74

PARTE 1 REDE NACIONAL DE FORMAO PARA INCLUSO DIGITAL

75

1. Contexto
Incluso Digital em todo o Brasil
O Programa Telecentros.BR uma poltica de incluso digital do Governo Federal que pretende ajudar a implantao de novos telecentros, alm de fortalecer as unidades j existentes em todo o Pas. Para o Programa, telecentros pblicos e comunitrios so espaos que proporcionam acesso pblico e gratuito s tecnologias da informao e comunicao, com computadores conectados internet e disponveis para mltiplos usos, incluindo navegao livre e assistida, cursos e outras atividades de promoo do desenvolvimento local em suas diversas dimenses - tudo sob responsabilidade de uma entidade local de natureza pblica ou privada sem fins lucrativos. Os telecentros apoiados recebem equipamentos de informtica, conexo internet e selecionam jovens da comunidade para atuarem como agentes de incluso digital. Esses jovens monitores so bolsistas do Programa Telecentros.BR, que devem participar do Curso de Formao com durao de 12 meses e atender ao pblico do telecentro. A Coordenao-Geral do Telecentros.BR feita em conjunto pelos Ministrios do Planejamento, das Comunicaes, e da Cincia e Tecnologia. A Coordenao Executiva feita pela Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento. O Programa Telecentros.BR, foi criado mediante o Decreto n 6.991, de 27 de outubro de 2009, e a publicao de suas regras operacionais pela Portaria MP/MCT/MC n 535, de 31 de dezembro de 2009. As informaes detalhadas sobre o histrico do Programa e seu funcionamento esto disponveis na pgina da Internet www.inclusaodigital.gov.br/telecentros Tendo em vista o aperfeioamento, melhoria da qualidade e continuidade das aes promovidas pelos telecentros, est sendo constituda a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital.

12

76

Formao permanente e continuada


H um rico conjunto de processos de formao para incluso digital no Brasil, porm muitas vezes realizados de forma isolada, fragmentada e pontual. A Rede Nacional de Formao para Incluso Digital tem o potencial de articular as diferentes iniciativas de formao para incluso digital existentes no Pas para pactuar as diretrizes, princpios, misso, objetivos, critrios e procedimentos para a conduo de processos formativos no mbito da incluso digital, alm da ativao das redes sociais de agentes de incluso digital e usurios dos telecentros. O objetivo geral da Rede Nacional de Formao para a Incluso Digital desenvolver aes conjuntas (entre rgos do Governo Federal, Estados, municpios e sociedade civil) que possibilitem a formao permanente e continuada, em larga escala, de agentes de incluso digital. Seus objetivos especficos so: Construir uma agenda integrada de formao para incluso digital em nvel nacional, otimizando esforos e recursos na realizao das atividades. Promover processos de formao social e humana que favoream transformao social, por meio de aes de incluso digital. Desenvolver processos formativos participativos, cooperativos e solidrios, que respeitem e valorizem a diversidade tnico-racial e sexual, o equilbrio nas relaes de gnero e intergeracionais, as diferenas entre as comunidades urbanas e rurais, a sustentabilidade ambiental e favoream a acessibilidade. Promover processos de colaborao e ao em rede.

Neste primeiro momento, a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital est sendo criada para oferecer o Curso de Formao para Monitores, Tutores e Gestores do Telecentros.BR. Espera-se que, a partir desse projeto, a Rede de Formao se consolide, amplie seus horizontes e se torne uma referncia na rea de formao para a incluso digital no Brasil.

13

77

2. Estruturao da Rede de Formao


2.1. Nascimento da Rede Formao
A proposta da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital foi criada e reformulada com a participao de organizaes atuantes no tema, tanto da sociedade civil e como do governo. A primeira proposta foi submetida a consulta e a audincia pblicas no primeiro semestre de 2009. Depois de reformulada, foi apresentada na 8 Oficina para Incluso Digital1, em Belo Horizonte, em novembro de 2009. Mais uma vez a proposta recebeu importantes contribuies para a definio de suas diretrizes, contedos, atividades e avaliao. Em maro de 2010 foi lanado o Manual Operacional da Rede de Formao e os editais de chamamento pblico para a seleo de entidades responsveis pela conduo do Polo Nacional, dos Polos Regionais e Estaduais da Rede de Formao. Os documentos esto disponveis nas pginas da Internet: www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/telecentros/materiais-rede/manual_rede.pdf. www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/rede/telecentros/aviso_polo_regional.pdf www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/rede/telecentros/aviso_polo_nacional.pdf Para o primeiro projeto da Rede de Formao, considerou-se pertinente selecionar instituies com vasta experincia na conduo de processos de qualificao de agentes comunitrios de incluso digital. Com um polo da Rede em cada regio do Pas, polos estaduais de apoio nas regies com maior demanda por formao e um polo nacional para coordenao das atividades, a inteno permitir que as especificidades de cada regio possam ser contempladas e enraizadas, sem perda da dimenso nacional do programa. Sendo assim, em junho de 2010 foi estabelecida a primeira composio de gesto da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital, coordenada pelo Ministrio do Planejamento. Cinco Polos Regionais, um para cada regio do pas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e dois Polos Estaduais (Cear e So Paulo)2 so os responsveis pela conduo do Curso de Formao para Monitores do Programa Telecentros.BR, com o apoio das iniciativas participantes e sob a orientao de um Polo Nacional, vinculado Coordenao da Rede de Formao.

1. Evento nacional realizado anualmente pelo Comit Tcnico de Incluso Digital e parceiros. Cada edio ocorre em uma localidade diferente do pas. Informaes disponveis no endereo de internet: http://ofi cina.inclusaodigital.gov.br/. 2. Criados em funo do expressivo nmero de telecentros a serem atendidos pelo Programa Telecentros.BR nessas Unidades Federativas.

14

78

2.2. Gesto Colaborativa da Rede de Formao


A principal instncia de tomada de deciso da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital o Comit Gestor, constitudo pelo Polo Nacional, pelos Polos Regionais e Estaduais, e pelo Ministrio do Planejamento. Cabe ao Comit Gestor desenvolver as diretrizes da Rede de Formao, bem como orientar e avaliar as prticas de formao, os modos de cuidar e de operar gesto da Rede de Formao, entendendo que so prticas distintas, mas indissociveis. O Comit Gestor surge do entendimento de que uma Rede de Formao se constitui numa rede de relaes, permeada por diferenas de poder e de saber, por diversas vises e lgicas que se traduzem em fragmentao entre saberes e prticas. Essas diferenas precisam de espao para serem expressadas, articuladas e transformadas em novas prticas coletivas, para que se traduzam em modos de formar e de gerir o processo de formao.

Quem quem na Rede de Formao


Polo Nacional Tem o papel de promover e garantir espao para colaborao e articulao entre os Polos Regionais e Estaduais da Rede de Formao para a produo, deliberao e anlise dos processos sociais e formativos da Rede. Prepara, organiza e media as reunies do Comit Gestor, bem como garante e facilita a integrao das atividades e produes para que suas aes estejam de acordo com as diretrizes e padres decididos coletivamente. responsvel pela coordenao e produo, em nvel nacional dos Cursos de Formao dos Monitores, Tutores e Gestores, em conjunto dos Polos Regionais. O Polo Nacional tambm responsvel por reunir o Comit de Formao Nacional, composto pelas Iniciativas de mbito nacional do Programa Telecentros.BR e outros parceiros do Programa. Polos Regionais e Estaduais Tem o papel de produzir e implementar os Cursos de Formao dos Monitores, Tutores e Gestores em suas respectivas reas de atuao, de maneira articulada com o Comit Gestor da Rede. Participa de forma ativa no Comit Gestor da Rede de Formao, respeitando suas deliberaes, assim como prope sugestes, encaminhamentos e adaptaes regionais de contedo a serem deliberados coletivamente. Os Polos Regionais e Estaduais tambm trabalham em conjunto com seus respectivos Comits de Formao Regional, constitudo pelos representantes das iniciativas do Programa Telecentros.BR com abrangncia nas respectivas regies.

15

79

Iniciativas participantes do Programa Telecentros.BR So programas, projetos ou aes, em andamento ou planejadas, para implantao e funcionamento de telecentros sob responsabilidade de uma entidade. Escolhidas mediante seleo pblica como participantes do Programa Telecentros.BR, congregam um conjunto de telecentros na abrangncia geogrfica de sua rea de atuao. No Curso de Formao, sero responsveis pelo acompanhamento dos telecentros e viabilizao da formao dos monitores dos telecentros. Comit de Formao Nacional o espao para discusso de contedos de formao, troca de experincias, coordenao e agenda compartilhada de atividades. Rene o Polo Nacional da Rede de Formao e os representantes das iniciativas de formao nacionais para: incluso dos rgos federais para articulao de estratgias de acompanhamento da realizao das formaes; validao dos materiais das formaes em realizao; levantamento de material que possa compor com as formaes de forma a garantir que sejam contemplados temas transversais do Governo Federal Rede de Formao. Comits de Formao Regionais o espao para discusso de contedos de formao, troca de experincias, coordenao e agenda compartilhada de atividades na regio. Rene os Polos Regionais e estaduais da Rede Nacional de Formao e representantes das iniciativas participantes do Programa Telecentros.BR e das iniciativas de rgos federais de mbito regional para: articulao de estratgias de acompanhamento da realizao das formaes; validao dos materiais das formaes em realizao, dar subsdio a produo de contedo, atividades e materiais regionais. Tutor a pessoa responsvel por mediar o processo de formao em rede dos monitores e gestores. O tutor deve atuar em rede, desempenhando um papel fundamental na mediao do aprendizado individual e coletivo, de forma dialgica, dinmica e interativa. Gestor a pessoa responsvel pela administrao do telecentro, que no se confunde com a figura do monitor bolsista. Acompanha presencialmente as atividades do monitor e o incentiva a participar ativamente da formao e a atuar junto comunidade. Monitor de telecentro Pessoa responsvel pelo atendimento ao pblico no espao do telecentro, auxiliando e propondo processos que permitam aos frequentadores fazerem uso das tecnologias da informao e comunicao disponveis, de maneira articulada ao desenvolvimento da comunidade. O monitor bolsista jovem de baixa renda, com idade entre 16 e 29 anos, morador da comunidade em que o telecentro est localizado, estudante do ensino fundamental ou mdio, ou com o ensino mdio concludo, selecionado. O jovem e a jovem selecionado1 para atuar como monitor no telecentro recebe auxlio financeiro do Programa Telecentros.BR. A bolsa, concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) e pelo MCT (Ministrio da Cincia e Tecnologia), ter durao de doze meses e estar vinculada participao dos jovens nas atividades do Curso de Formao. Comunidade Moradores da rea do entorno e usurios do telecentro. Espera-se que as atividades desenvolvidas pelo monitor e o gestor contribuam para apropriao, pela comunidade, do espao do telecentro e de suas ferramentas na melhoria da qualidade de vida coletiva de seu entorno.

1. Guia de seleo de bolsistas: http://www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/telecentros/documentos/guia_ selecao_bolsistas_Set2010.pdf

16

80

2.3. A construo de uma forma prpria de trabalhar em rede


A escolha de um modo de produzir uma formao em rede gera novos desafios e novas possibilidades de organizao e de auto-gesto, bem como a necessidade contnua de espaos de reflexo e reviso dessas escolhas. Para tanto, a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital investiu na constituio e fortalecimento dos laos entre seus diferentes atores e concentrou sua atuao nos cursos de formao dos monitores, tutores e gestores do Programa Telecentros.BR durante os seus seis primeiros meses de trabalho. Esta produo foi viabilizada por meio de debates em encontros presenciais, na lista de discusso na internet e no trabalho de edio coletiva das proposta em livros colaborativos, disponveis na Internet na pgina www.telecentros.br.com/content/formao. Este portal da Rede de Formao foi construdo para: publicar todos os materiais produzidos pela prpria Rede, publicar materiais de referncia relevantes para a formao em incluso digital, promover a interao com Redes Sociais, apresentar os Polos e divulgar, por meio de um blog, as informaes sobre os principais acontecimentos da Rede de Formao.

Histrico das aes


Em maio de 2010, as entidades selecionadas como Polos da Rede de Formao foram convidadas pelo Ministrio do Planejamento a participar de um Seminrio em Braslia, sendo este o primeiro espao de troca entre os atores que compem a Rede de Formao. O objetivo do encontro foi discutir conjuntamente os ajustes necessrios em suas propostas, tendo em vista o desenvolvimento de um trabalho conjunto. Foi o incio de um trabalho de forma dialgica, participativa e colaborativa. Em julho de 2010 o Polo Nacional criou uma lista de discusso online entre todos os Polos. Esta lista, em seu princpio, teve o papel de apresentao e acolhimento das pessoas que estavam comeando a compor os Polos da Rede de Formao. Posteriormente a lista configurou-se como um importante espao de articulao e decises entre os Polos. Oficialmente, o primeiro encontro presencial com os integrantes da Rede de Formao foi o 1 Seminrio da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital do Programa Telecentros.BR, em agosto de 2010. Este encontro promoveu a interlocuo entre diferentes concepes de projetos e de propostas para implementar o Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR. Um acordo estratgico resultante deste encontro foi a deciso de todos os Polos colaborarem para a construo conjunta da formao em nvel nacional, levando em considerao a experincia e conhecimento de todos os envolvidos. O relatrio deste seminrio est disponvel na pgina da Internet www.telecentros.br.com/node/1. A partir das discusses deste encontro, o Polo Nacional produziu um projeto da formao dos monitores, indicando as principais temticas e referncias de atividades. Este projeto, inicialmente visto como o Mdulo 1 da formao, foi debatido por todos os Polos na lista de discusso e na primeira reunio gerencial da Rede de Formao, em setembro de 2010. Por fim, foi estabelecido um ambiente de livro colaborativo para a edio coletiva, contemplando as diferentes vises.

17

81

Na sequncia, foi realizado o 1 Seminrio Nacional do Programa Telecentros.BR, de 22 a 24 de setembro de 2010. Este seminrio marcou o incio de uma relao mais prxima entre os Polos da Rede de Formao e as Iniciativas responsveis pelos telecentros atendidos pelo Programa Telecentros.BR. Foram fundados os Comits Regionais e o Comit Nacional de Formao, visando estreitar uma parceria com as Iniciativas na implementao do projeto de formao. Foi aberta para as iniciativas a edio e contribuio com o projeto de formao, por meio do livro colaborativo. O relatrio deste seminrio est disponvel na pgina da Internet www.telecentros.br.com/node/70. Tambm em setembro, os Polos Regionais e Estaduais lanaram os primeiros editais para a seleo de tutores e supervisores de tutoria. Os critrios para a definio dos perfis desta equipe foram definidos em conjunto durante os encontros presenciais e por meio da lista de discusso. Em outubro de 2010, os Polos da Rede de Formao reuniram-se novamente no 2 Seminrio da Rede de Formao. Neste encontro foram constitudos grupos de trabalho para: definir o design instrucional do projeto de formao de monitores; as estratgias para a formao de gestores do telecentros e para a formao dos tutores; e as diretrizes pedaggicas da Rede Nacional de Formao. A lista de discusso apoiou a operacionalizao das atividades definidas coletivamente no encontro, bem como os livros colaborativos. O relatrio deste seminrio est disponvel na pgina da Internet www.telecentros.br.com/node/87. Ainda em outubro de 2010, os Polos da Rede Nacional de Formao se reuniram presencialmente por mais um dia, com foco na construo do ambiente virtual da formao dos monitores. Durante o ms de novembro, o ambiente da formao no Moodle foi implementado. Foi pactuado como um ambiente comum a todas as formaes online realizadas pela Rede de Formao. Em novembro tambm foi definido o projeto de formao dos tutores, nas modalidades presencial e distncia. O curso online de formao dos tutores foi completamente implementado no moodle num esforo conjunto que abarcou todos os Polos. Isto feito, teve incio a formao presencial e a distncia de tutores selecionados pelos Polos Regionais Norte, Sudeste, Sul e Cear nos meses de novembro e dezembro. O projeto est disponvel na pgina da Internet www.telecentros.br.com/node/127. Em seu ltimo encontro no ano de 2010, nos dias 9 e 10 de dezembro, a Rede de Formao se reuniu novamente, redefiniu e alinhou aspectos prioritrios em relao a metodologia do curso de formao dos monitores e avaliou os processos e os resultados at ento obtidos na formao dos tutores, levantando elementos para dar consistncia a avaliao destes atores da formao.

18

82

2.4. Mapeamento, classificao e categorizao das atividades de formao das iniciativas de incluso digital dos rgos federais
A primeira atividade estratgica dos Polos da Rede Formao foi o mapeamento de atividades de formaes das iniciativas de incluso digital, que, devido a sua relevncia estratgica para a conduo dos trabalhos, est relatada em detalhes neste tpico. Desde o incio dos anos 2000, o Governo Federal implantou dezenas de projetos de incluso digital. Todos eles, com objetivos e mtodos variados, realizaram aes de formao. O trabalho do mapeamento de formaes das iniciativas de incluso digital foi buscar os documentos (apostilas, tutoriais, avaliaes, descries, relatrios, etc.) produzidos para ou a partir dessas aes, para servir como uma espcie de ponto de partida, ajudando a conhecer e analisar o que poderia ser incorporado construo de uma poltica pblica de incluso digital. Foram encontrados materiais de 26 formaes e o processo para encontrar estes materiais e seus registros disponveis deram boas dicas para a poltica de publicizao de processos e produes da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital. Foi constatado que a maior parte dos programas de formao no produziu ou no publicizou qualquer relato sobre suas atividades (relatrios com objetivos, temas abordados, metodologias, etc.). Alguns no publicaram, tambm, os materiais de apoio usados em suas aes. E que, dentro de um espectro variado de propostas de incluso digital, este o principal dado dificultador, j que a falta de uma sistematizao de suas aes e reflexes sobre formao impossibilita que esses projetos sejam tomados como referncia na construo de um programa nacional de formao para a incluso digital. Alm disso, constatou-se que os processos de formao no so processos: so experincias/aes/ atividades pontuais. As aes oferecidas pelos projetos so, essencialmente, cursos sem continuidade. Ainda, revelou-se que a maior parte dos projetos no tem uma equipe fixa responsvel pela formao. Os materiais encontrados na rede so contedos desenvolvidos para os cursos e aes de formao, mas so elaborados fora desses encontros, no apresentando a reflexo sobre os processos de formao e impedindo que conheamos as escolhas, apostas, princpios de cada projeto. Estas constataes nos levaram a considerar que todo o material ganha mais sentido se for concebido, desde o princpio, para ser compartilhado. Produzi-lo refletindo sobre a necessidade de seu partilhamento com as demais iniciativas de incluso digital possibilitar um trabalho mais consciente em relao ao histrico das descobertas e dificuldades das formaes realizadas. Pensar estas formaes incluindo em seu processo a ateno para a publicizao de seus pressupostos e aes torna a formao em incluso digital mais coerente, pois ela se constitui como ao online e em rede.

19

83

PARTE 2 CURSO DE FORMAO DE MONITORES DO TELECENTROS.BR

84

1. Apresentao
O Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR o primeiro projeto da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital. Visa a formao, ao longo de 2011, de aproximadamente 16 mil monitores dos telecentros apoiados pelo Programa Telecentros.BR por meio de um curso de qualificao bsica1 de 12 meses de durao. O curso desenvolvido principalmente na modalidade a distncia, via internet, por meio do ambiente colaborativo Moodle, disponvel na pgina http://ead.telecentros.br.com/login.php, com a interao de tutores com os cursistas e deles entre si - um tutor para 30 cursistas -, e das interaes nas redes sociais, acessveis a partir do Portal da Rede Nacional de Formao para a Incluso Digital, disponvel na pgina http://www. telecentros.br.com. Esto previstas algumas atividades presenciais, de carter vivencial e prtico. A carga horria total de 480 horas distribudas em doze meses de atividades. O cursista dedicar aproximadamente 10 horas semanais para a formao ao longo de um ano.

2. Objetivos
2.1. Propiciar o desenvolvimento de um conjunto de capacidades individuais, sintetizado pela habilidade de usar as tecnologias da informao e comunicao como ferramentas para alavancar transformaes sociais na comunidade em que o monitor est inserido. Esta macrocapacidade, por sua vez, traz consigo trs outras habilidades necessrias que devero ser desenvolvidas no Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR: que cada monitor tenha domnio tcnico e instrumental das ferramentas relacionadas s tecnologias da informao e comunicao, no escopo desta formao; que cada monitor atue de forma solidria, cooperativa e interativa com os seus colegas de formao e de trabalho; que cada monitor tenha condies de se reconhecer e de atuar como agente de transformao social na comunidade onde est inserido. 2.2. Ativar uma rede social de agentes de incluso social atuante na comunidade.

1. Cursos no sujeitos a regulamentao legal, que oferecem, a jovens e adultos, com escolaridade varivel, preparao bsica para o domnio de competncias necessrias ao exerccio profissional, visando sua profissionalizao, requalificao e/ou reprofissionalizao.

22

85

3. Metodologia
O Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR o primeiro projeto da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital. Visa a formao, ao longo de 2011, de aproximadamente 16 mil monitores dos telecentros apoiados pelo Programa Telecentros.BR por meio de um curso de qualificao bsica1 de doze meses de durao. Para alcanar estes objetivos, o curso prope uma formao em rede, baseada em relaes flexveis, abertas e horizontais entre monitores e tutores. Isso acontece por meio de comunidades de aprendizagem, nas quais as pessoas interagem entre si de modo generoso, criando solues coletivas para os desafios comuns e promovendo o sentimento de pertencimento. Para iniciar a ativao desta rede, fundamental uma intensa interao entre os tutores e os monitores. nessa interao que as informaes sero contextualizadas e transformadas, de modo a constituir conhecimentos e saberes. A proposta criar ambientes de aprendizagem participativos, cooperativos, solidrios, marcados pela afetividade, o prazer da convivncia, cuidado com o outro, respeito s diferenas, baseados na cooperao. O foco no transmitir conhecimentos, mas favorecer o processo interativo e colaborativo de ensino e de aprendizagem. Buscar o desenvolvimento de potencialidades que o indivduo possui, valorizar o saber local e incentivar a formao de sujeitos autnomos. As atividades partem de uma perspectiva sistmica da realidade, por meio da identificao de questes locais de interesse comum, tendo em vista a apropriao do telecentro pela comunidade de seu entorno. Buscam contemplar as diferenas entre as comunidades urbanas e rurais, o respeito e a valorizao da diversidade tnico-racial e sexual, o equilbrio nas relaes de gnero e intergeracionais, a sustentabilidade ambiental e a garantia da acessibilidade, entre outros. O trabalho a partir de Zonas Temticas, percorridas de forma livre, sem induo e com enfoque em projetos comunitrios oferecer repertrio, orientao prtica e sistematizada para facilitar sua adequao a cada realidade local. A familiarizao e desmistificao das tecnologias facilitar a aproximao da comunidade aos diferentes tipos de artefatos tecnolgicos para que possam fazer uso de suas possibilidades em busca da autonomia, da ao colaborativa em rede e da transformao social. Por fim, a promoo desse intenso processo cooperativo na Rede de Formao incentivar a construo de uma rede social de agentes de incluso digital atuante nas comunidades.

23

86

4. Funcionamento do curso
A estratgia adotada para incentivar este movimento em torno da aprendizagem est centrada num desafio, como num jogo: o monitor tem como meta desenvolver pelo menos um projeto que envolva a comunidade do telecentro onde ele atua. o chamado projeto comunitrio. O projeto comunitrio busca vincular os processos de aprendizagem no curso realidade local. E, para alm disso, o projeto um incentivo insero e atuao do monitor como um agente de transformao social em sua comunidade. Um projeto comunitrio deve: ser uma ao prtica, ser oferecido gratuitamente, envolver a comunidade, ocorrer no telecentro, ter um registro pblico.

Para conseguir orientaes que o ajudem a desenvolver o projeto comunitrio, o monitor transitar por diferentes Zonas Temticas, de acordo com seus interesses e necessidades. Suas dvidas, ideias e propostas ao longo dessa caminhada sero compartilhadas com todos os membros da rede, num intenso processo de aprendizagem coletiva. So oito Zonas Temticas: 1. Incluso Digital aborda a histria e as diferentes experincias da incluso digital e questes como lixo eletrnico, metareciclagem e tica hacker. 2. Compartilhamento apresenta tcnicas e a importncia de registrar os trabalhos e aprendizados para permitir a troca de experincias com outros telecentros e com outras comunidades. 3. Comunicao Comunitria estimula a leitura crtica dos meios de comunicao e produo coletiva de comunicao. 4. Telecentros apresenta e discute as diversas possibilidades de usos de telecentros, os diferentes espaos fsicos, acessibilidade e o cotidiano de gesto do telecentro. 5. Comunidade aborda os conceitos de comunidade, tcnicas para conhecimento e envolvimento da comunidade visando a apropriao comunitria no telecentro. 6. Cultura Digital apresenta tcnicas para instalao e manuteno bsica da infraestrutura tcnica do telecentro; uso e desenvolvimento de softwares livres e de um banco de solues para situaes que fazem parte do cotidiano de um telecentro. 7. Redes mostra a dimenso do trabalho e as possibilidades de atuao e organizao em rede, incluindo o acesso a servios pblicos e interao com o poder pblico. 8. Histria faz um percurso de reavivamento da histria do monitor e das histrias de sua comunidade, oferecendo possibilidades de registro, reflexo e divulgao delas.

24

87

Estrutura do Curso
A abertura do curso ser realizada preferencialmente em encontros presenciais microrregionais, reunindo monitores e tutores. Nestes encontros, ocorrer a apresentao do contexto do Curso de Formao no mbito do Programa Telecentros.BR; a apresentao dos tutores e monitores; a ambientao na plataforma de educao a distncia; a apresentao da metodologia e estrutura do curso, alm de abordar os requisitos para a certificao dos cursistas; a promoo de atividades prticas (oficinas). O Curso na Plataforma Moodle est organizado em duas fases. Na primeira fase (80 horas) os monitores passam por uma ambientao no curso e acessam contedos que apresentam cada uma das oito Zonas Temticas. Na segunda fase (400 horas), os monitores se aprofundam nas Zonas Temticas de acordo com seus interesses e necessidades, e desenvolvem seus projetos comunitrios.

Fase 1 Ambientao e Voo Rasante


Na plataforma de educao a distncia, a primeira fase do curso tem 80 horas de durao. A porta de entrada o mdulo Ambientao, que promove a apresentao da formao, dos recursos do Moodle, do Programa Telecentros.BR e discute o papel e a importncia de um monitor nessa poltica pblica de incluso digital. Depois de realizada a etapa de Ambientao, todos os monitores participam de um mdulo de introduo em cada uma das oito zonas de conhecimento. Cada participante estabelece a sua prpria trajetria de Voo Rasante nas oito Zonas Temticas. No h ordem pr-estabelecida, ou seja, cada monitor define por qual zona deseja iniciar e concluir as suas atividades. Ao final da Fase 1, o monitor realizar uma atividade que provocar reflexes sobre este seu incio de percurso.
Segundo Passo: Voo Rasante 35 horas Contedo Introdutrio de todas as Zonas Temticas O monitor escolhe a ordem de percurso entre elas

Primeiro Passo: Ambientao 40 horas Contedo bsico pelo qual todos iniciaro o curso

Certificao: aps a concluso das

80 horas

Terceiro Passo: Atividade Final - 5 horas Atividade de finalizao da primeira fase Reflexo sobre seu percurso

25

88

Fase 2 Mergulho adensamento conceitual, construo e realizao do projeto comunitrio


Na segunda fase, com 400 horas de durao, os monitores se aprofundam em uma ou at oito Zonas Temticas de acordo com as suas necessidades e interesses. Ao escolher se aprofundar em uma Zona Temtica, o monitor deve participar de, pelo menos, 50 horas de atividades naquela zona. Terminadas estas 50 horas, ele poder optar por continuar se aprofundando nela ou migrar para outra Zona Temtica. Ao longo da segunda fase o projeto comunitrio dever ser desenvolvido e concludo. Espera-se, ao longo e ao final desse percurso, a ativao de redes sociais entre os agentes de incluso digital.

O monitor escolhe uma Zona Temtica segundo seus interesses e necessidades Carga horria mnima na Zona Temtica: 50Hrs Aps estas 50 hrs, o monitor pode continuar na mesma Zona Temtica, ou iniciar outra Zona a sua escolha. Realizar a Zona Temtica alimenta seu Projeto comunitrio.

Certificao: Por Zona Temtica, aps a Concluso da carga horria mnima em cada uma. Por Projeto Comunitrio Concludo Aps a Concluso de 400 horas de atividade.

26

89

Atividades presenciais
As atividades presenciais ao longo do curso sero realizadas de forma complementar s atividades a distncia. Alm da abertura do curso, em encontros presenciais microrregionais, uma parte dos monitores cursistas (cerca de 5%) tambm participaro de atividades presenciais na Oficina para Incluso Digital1 e nos encontros presenciais organizados pelas iniciativas participantes do Programa Telecentros.BR e em eventos significativos da regio, de forma complementar s atividades da segunda fase.

Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR Quadro Resumo


Projeto Comunitrio
Fase 1 80h A distncia

Conceitos bsicos Ambientao, Introduo nas oito Zonas Temticas Adensamento conceitual nas oito Zonas Temticas Atividades prticas na Oficina para Incluso Digital e nos eventos regionais

A distncia Fase 2 400h Presencial

5. Materiais Pedaggicos
Os materiais pedaggicos so disponibilizados no ambiente colaborativo Moodle, com base nos princpios da interao, problematizao, resoluo de problemas e cooperao. Apresenta como principais caractersticas: linguagem dialgica, leve e acessvel, textos curtos e sucintos, ilustraes, animaes, udios, vdeos e ferramentas de interatividade. Para a elaborao do material pedaggico, devem ser considerados os objetivos a serem alcanados pelos cursistas em cada Zona Temtica. A partir dos objetivos, o material pedaggico dever ser estruturado de forma que possibilite a relao autnoma do cursista com esse material. A produo de textos bsicos, das atividades e a avaliao de aprendizagem devem considerar, ainda, os conhecimentos prvios dos cursistas. Alm da produo de materiais pedaggicos especialmente para essa formao, sero ofertados, como parte integrante da Fase 2 da formao, os cursos prprios das iniciativas que compem os Comits de Formao Regionais e o Comit de Formao Nacional e de outras iniciativas significativas de formao para incluso digital. Esses cursos sero certificados e integrados formao quando convergirem com as diretrizes e objetivos das Zonas Temticas. 1. Evento nacional realizado anualmente pelo Comit Tcnico de Incluso Digital e parceiros. Cada edio ocorre em uma localidade diferente do pas. Informaes disponveis no endereo de internet: http://ofi cina.inclusaodigital.gov.br/.

27

90

Rede Social de Agentes de Incluso Digital

Presencial

Abertura do curso

6. Organizao de turmas
Em todas as regies do pas sero organizadas turmas de cursistas que iniciaro as atividades em diferentes perodos, de acordo com o calendrio de concesso de bolsas para os monitores do Programa Telecentros.BR. Cada turma ter aproximadamente 30 cursistas e ser acompanhada por um tutor. A turma concluir o curso aps doze meses do incio das atividades.

7. Avaliao
A avaliao neste processo entendida como uma oportunidade para os monitores compreenderem os resultados de suas aes e, assim, regular seu desempenho na rede e na sua comunidade, buscando resultados concretos de sua participao na Rede de Formao. A discusso entre os monitores, e destes com os tutores, pode oportunizar no apenas o aperfeioamento dos projetos desenvolvidos por eles, mas principalmente influenciar na motivao para suas atuaes na rede de monitores, na melhoria da ao comunitria e no aumento da participao da comunidade em rede. Na avaliao na qual prevalece o dilogo, a ao do tutor e do monitor induzir a uma re-interpretao do papel do agente de incluso digital na comunidade, enquanto agente de transformao social. Por fim, a avaliao tambm tem o importante papel de servir para retroalimentar o sistema, promovendo a superao de dificuldades e o seu aperfeioamento. Nesta perspectiva, pensou-se que a avaliao do Curso de Formao de Monitores no Programa Telecentros.BR deve considerar as seguintes dimenses: Monitor: a avaliao deve garantir a viso do prprio monitor sobre seu caminhar na formao. Tutor: a avaliao necessita da viso do agente da formao que est mais prximo dos monitores no acompanhamento da sua formao. Comunidade: a avaliao deve incluir a viso da comunidade sobre os efeitos das aes produzidas pelo agente de incluso digital em seu contexto.

Tendo por base estas dimenses de investigao, as avaliaes produzidas tero como foco: O processo - buscar que os monitores, tutores e supervisores de tutoria avaliem criticamente, team amarraes e constituam uma viso que explicite os processos formativos percorridos. Os Indicadores das Redes e do Moodle - considerar indicadores quantitativos e qualitativos dos percursos, participaes e produes tanto nas diversas redes sociais referentes ao programa quanto dentro do ambiente Moodle. Produtos - considerar as atividades realizadas, portflio e Projetos Comunitrios como produes que refletem a relao entre o monitor e a formao.

28

91

O critrio fundamental que orienta o olhar da avaliao no Curso de Formao de Monitores a relao dos processo/indicadores/produtos com os projetos que esto sendo realizados pelo monitor. Isto fundamental para que a formao, em seus mais diversos mbitos, consiga agregar complexidade s aes e aos registros das aes realizadas pelos monitores. Por exigncias da manuteno da bolsa do CNPq, dever ser publicada uma avaliao de cada monitor mensalmente, produzida pelos Polos Regionais e, caso seja identificado algum ponto que necessita maior ateno, a avaliao dever ser encaminhada para os coordenadores de bolsa das iniciativas.

8. Certificao
Os monitores cursistas participantes de todas das fases da formao recebero o certificado de concluso do curso. Alm disto, sero emitidos certificados na concluso da Fase 1 (80 horas), para cada Zona Temtica na Fase 2 (aps a concluso do mnimo de 50 horas) e para cada projeto comunitrio produzido. Os Polos da Rede de Formao em conjunto com o Ministrio do Planejamento emitiro os certificados.

9. Pesquisa Online de Perfil dos Monitores


A Pesquisa Online de Perfil dos Monitores do Programa Telecentros.BR PONLINE ser uma pesquisa quantitativa com todos os monitores participantes do curso de formao com o objetivo de conhecer o perfil geral desses monitores e tambm QUAIS SO as especificidades dos diferentes PERFIS que existem no universo do curso dando visibilidade s caractersticas desta populao em sua chegada no programa. Ser utilizado um questionrio online, com 45 questes que sero respondidas pelo monitor no incio de sua formao. A partir da construo de sua srie histrica, a pesquisa entrar para o cenrio dos conhecimentos sistematizados e pblicos sobre processos de incluso digital e trar DADOS relevantes para a prpria FORMAO dos monitores, possibilitar reflexes sobre a estrutura da formao e orientar desafios a serem trabalhados nas formaes de tutores e gestores.

29

92

10. Formao de Tutores e Gestores


Para a viabilizao do Curso de Formao de Monitores do Telecentros.BR fundamental a formao das equipes responsveis pela conduo do processo formativo, de forma condizente com as diretrizes proposta para o curso. Neste sentido, esto sendo desenvolvidos o Curso de Formao de Tutores e o Curso de Formao de Gestores do Telecentros.BR

Formao de Tutores
O Curso de Formao de Monitores Telecentros.BR envolve encontros presenciais e atividades a distncia, com o acompanhamento de um tutor, cuja participao de forma dialgica, dinmica, interativa e inspiradas em princpios de Educao Popular Participativa fundamental na mediao do aprendizado individual e coletivo. O tutor deve ter uma viso geral sobre os percursos formativos de cerca de 30 cursistas, interagindo e problematizando as escolhas feitas pelos monitores e relacionando os caminhos percorridos aos projetos em andamento. Para tanto, uma formao de tutores foi desenvolvida, visando instrumentalizlos com habilidades e competncias necessrias para sua atuao. So objetivos da formao de tutores: Refletir sobre o papel do tutor e sobre sua atuao como educador a distncia enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem; Conhecer a ferramenta Moodle e suas possibilidades de uso a educao a distncia; Conhecer a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital do Programa Telecentros.BR; Conhecer e vivenciar o Curso de Formao dos Monitores do Telecentros.BR; Analisar as principais caractersticas da educao distncia, mediante a comparao das diversas propostas de ensino-aprendizagem a distncia; Compreender a importncia das organizaes sociais para o fortalecimento dos programas de incluso digital; Elaborar um plano de ao para acompanhamento dos monitores na Rede de Formao do Telecentros.BR; Ativar a Rede Social dos Tutores como um dispositivo de formao contnua, a partir da criao de uma comunidade que promova aprendizagem de seus prprios membros.

O eixo transversal de toda a formao a construo de um plano de ao. A formao de tutores deve acontecer com encontros presenciais e aes a distncia, envolvendo atividades no Moodle e uso de redes sociais, num total de 36 horas de atividades. Os encontros presenciais, vistos como disparadores do processo, devem acolher os participantes, promover a ativao da rede entre eles e apresentar os canais das Rede de Formao. Alm disso, na formao de tutores devem ser apresentadas as diretrizes e a lgica da formao proposta pela Rede Nacional de Formao para Incluso Digital. Os tutores sero acompanhados por um supervisor de tutoria, sendo um supervisor para 15 tutores, e participaro de listas de discusso por email que auxiliem durante sua ao.

30

93

Formao de gestores
O gestor do telecentro tem o importante papel de apoiar o monitor presencialmente no seu processo de aprendizagem e na sua ao na comunidade. Para incentiv-lo a desempenhar esse papel, tambm foi desenhado um curso especfico para esse agente de incluso digital. No curso o gestor poder se apropriar de habilidades para incentivar o monitor no seu processo de aprendizagem e na sua ao na comunidade. O curso ser desenvolvido na modalidade a distncia, a partir da interao do tutor com os cursistas via internet, por meio do ambiente colaborativo Moodle e de redes sociais, acessveis a partir do Portal da Rede Nacional de Formao para a Incluso Digital. A carga horria total de 20 horas, sendo que o cursista dedicar aproximadamente duas horas dirias para a formao ao longo de duas semanas. O foco do curso o Programa Telecentros.BR. O gestor poder compreender, com mais profundidade, os mecanismos de funcionamento do Programa e, desta forma, colaborar ativamente na sua implementao. As iniciativas tero um papel fundamental no acompanhamento da formao dos gestores, esclarecendo questes relacionada ao Programa Telecentros.BR e orientando as atividades de funcionamento do telecentro, de acordo as diretrizes estabelecidas no Telecentros.BR. Espera-se que ao longo do curso seja ativada uma rede social entre os gestores e iniciativas, que contribua para a consolidao da poltica de incluso.

31

94

tecnolgica da plataforma de educao a distncia unificada da Rede

5.4 Apoio ao suporte e manuteno

95

Quantidade fsica executada 1 de 18 Julho/ 2010


Consiste no suporte tcnico e manuteno contnua na plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede. Para que os processos de suporte tcnico e manuteno tivessem incio foi necessrio o desenvolvimento, implantao e customizao da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede, esse processo teve incio no ms de julho de 2010. Para o desenvolvimento da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede a equipe de tecnologia da Escola do Futuro utilizou a mesma identidade visual adotada para o site da Rede de formao. A plataforma de EAD utiliza o sistema operacional Moodle 1.9.

Visualizao da pgina principal da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede:

96

Quantidade fsica executada 2 de 18 Agosto /2010


Dando continuidade ao processo de desenvolvimento, implantao e customizao da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede, no ms de agosto de 2010 a equipe de tecnologia da Escola do Futuro contratou os servios de hospedagem para o site do Portal da Rede de Formao e para a plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede. Os servios de hospedagem contratados foram: A hospedagem de 03 (trs) sites de internet com redundncia esttica, suporte tcnico remoto na modalidade 8x5 (8 horas dirias em dias teis), bem como o monitoramento 2 4 hs dos links de acesso remoto; O servio disponibilizado em regime de alta disponibilidade baseado em dois equipamentos servidores Web e um servidor de banco de dados ambos tipo Intel com sistema operacional Linux . O acesso a rea de dados atravs da transferncia de arquivos em protocolo FTP, utilizando usurio e senha. A franquia de trfego mensal de toda a comunicao de 50 Gbytes. O suporte tcnico acontece atravs de chamado telefnico, email ou MSN ou ainda de forma remota acessando o sistema de monitoramento onde temos informaes do status do servidor e dos links.

97

Quantidade fsica executada 3 de 18 Setembro/ 2010


A plataforma de educao a distncia unificada da Rede de Formao presume a utilizao do sistema de gerenciamento de contedos Moodle, atualmente em sua verso estvel 1.9. De forma a melhor atender as demandas tcnicas do projeto e a criar um fluxo de processos de gesto, o suporte e manuteno da plataforma foi estruturado considerando as seguintes reas de atuao: 1) Infra-estrutura de suporte: a Escola do Futuro conta com uma equipe de tecnologia (3 integrantes) especializada em sistemas colaborativos para Internet, sendo o Moodle uma de suas aplicaes principais. A equipe conta com experincia de mais de 3 anos de implantao e produo em Moodle em outras programas (Acessa So Paulo). Todas as demandas de suporte so organizadas num sistema de tickets eletrnicos, onde um contnuo registro de solues, prticas e usos da plataforma fica disponvel para a equipe extrair tendncias e fazer previses de melhorias. 2) Infra-estrutura de manuteno: a manuteno do sistema se divide em, sistema e infraestrutura de hospedagem. A infra-estrutura de hospedagem conta com um atedimento 24/7, prevendo monitoramento de carga dos servidores e rotinas de contigncia. A manuteno do sistema feita pela equipe de tecnologia, acompanhando as atualizaes de segurana e de funcionalidades na verso 1.9 do Moodle. 3) Infra-estrutura de testes: uma rplica do sistema fica disponvel para teste de novos mdulos e configuraes tcnicas na plataforma. A rplica do sistema em produo facilita a validao de customizaes, bem como permite experimentaes no sistema sem prejudicar a performance e os dados em uso pelos monitores. O contato com os Plos Regionais para o suporte tcnico e operacional da plataforma de EAD visa identificar, diagnosticar e facilitar a construo de solues que melhorem a apropriao e o uso do sistema e se dar prioritariamente, como segue: Presencialmente; Por e-mail (pessoal ou na lista de e-mail); Por conversadores instantneos (ex. Gtalk do Gmail).

Presencialmente Durante os encontros presenciais Reunies Gerenciais da Rede, Encontro de formao, reunio com os polos os polos pedem colaborao para resolver pequenos problemas tcnicos como incluir monitores nos grupos dos Moodle, ou extrao de relatrios. Por e-mail A maioria das dvidas tcnicas so encaminhadas por e-mail, pela lista de e-mails da Rede Nacional de Formao para Incluso Digital ou pessoalmente para a equipe do Polo Nacional.

98

Quantidade fsica executada 4 de 18 Outubro/ 2010


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :469 Titulo :Acrescentar bloco no moodle que puxe imagens enviadas pelos monitores Data :22/10/2010 Desc :Em um bloco que estamos chamando de Banner Rotativo, vamos precisar que apaream aleatoriamente imagens criadas pelos alunos de cada turma (turmas de 30). Precisamos ver onde o melhor lugar para que os alunos postem estas imagens durante todo o curso. Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :29/10/2010 DATA:27/10/2010 14:46:10 LOG :Estou pesquisando um mdulo que faa isso. DATA:11/01/2011 17:15:55 LOG :Ticket Manager Modificado: Goya -> Yassuda DATA:03/02/2011 14:18:07 LOG :Creator Modificado: crisbrites -> Mariana DATA:10/02/2011 12:49:56 LOG :Flickr funcionando ok.

99

Quantidade fsica executada 5 de 18 Novembro/ 2010


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :488 Titulo :Erro para recuperar senha Data :04/11/2010 Desc :Oi, o Moodle no est fazendo o processo de recuperao de senhas. A Isis esqueceu a senha dela e no consegui ainda acessar. Ao tentar, ela recebeu este e-mail : ----------------------------------- Mensagem encaminhada -----------------------------------------------------De: Admin User <celso.goya@gmail.com> Data: 4 de novembro de 2010 12:02 Assunto: EAD - telecentros.br: confirmao da mudana de senha Para: isislimasoares@gmail.com isis, Algum (provavelmente voc) pediu para mudar a senha da sua conta em EAD - telecentros. br. Para confirmar este pedido e receber a nova senha via Email, v ao seguinte endereo web: http://ead.telecentros.br.com/login/forgot_password.php?p=uAoprKU8jMfOZbC&s=is islimasoares Na maioria do programas de Email este um link azul que voc pode ativar clicando em cima. Se isto no funcionar, voc pode copiar este link na barra de endereos do seu navegador. Se voc precisar de ajuda, por favor contate o administrador do site, Admin User celso.goya@gmail.com -----------------------------------------------------------------E depois de clicar no link do e-mail, a mensagem que aparece a da imagem anexa. Abraos, Cris. Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :05/11/2010 DATA:08/11/2010 12:59:46 LOG :Vou modificar a senha para isis na rea de admin do moodle. Se tudo correr ok, me avise para eu fechar o ticket. Yassuda DATA:03/02/2011 14:18:50 LOG :Creator modificado: crisbrites -> mariana DATA:10/02/2011 12:50:55 LOG :Revi o ocorrido e no identifiquei nenhum problema.

100

Criador :Natalia Owner :Fabricio ID :495 Titulo :Links e legendas no moodle Data :05/11/2010 Desc :So 2 pedidos: 1. Na pgina http://ead.telecentros.br.com/login.php, ao lado do campo de CPF, entre parnteses, em cor branca, inserir a frase: Insira aqui somente os nmeros do seu CPF, sem pontos, nem traos 2. Inserir, na paina http://ead.telecentros. br.com/login.php, abaixo do esqueceu sua senha, a frase Dvidas sobre a formao, entre em contato e linkar para http://www.telecentros.br.com/contact Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :09/11/2010 DATA: 23/11/2010 14:15:05 LOG: Status modificado: Em espera Ticket transferido: Goya > Yassuda Existe um outro ticket mais antigo da cris com alguns pedidos para a pgina de login. Vou explicar para o Yassuda como ele faz estas alteraes e ento ele toca este ticket tambm. DATA:23/11/2010 14:15:05 LOG :Status modificado: Em espera Ticket transferido: Goya-> Yassuda Existe um outro ticket mais antigo da cris com alguns pedidos para a pgina de login. Vou explicar para o Yassuda como ele faz estas alteraes e ento ele toca este ticket tambm. DATA:24/11/2010 18:56:08 LOG :Modificaes realizadas ok Criador : dalton Owner :Fabricio ID :497 Titulo :Alterao no perfil do usurio do moodle Data :05/11/2010 Desc :Oi Pessoal, precisamos que no perfil dos usurios do moodle, no campo Email do tipo compilado, precisamos que entre como default a opo: Completo (um email dirio com as mensagens completas dos fruns) (imagem anexa). No momento vem como default no compilar. Abraos, Cris Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :10/11/2010 DATA:06/01/2011 15:34:50 LOG :Creator Modificado: crisbrites->dmartins Manager Modificado: Goya->Yassuda DATA:07/01/2011 14:34:02 LOG :Ok, Dalton, tentarei resolvei isso o quanto antes. DATA:24/03/2011 17:12:23 LOG :Isso pode ser configurado na pgina de upload da lista .CSV, l existe a opo (Valores padro - Email do tipo compilado)

101

Quantidade fsica executada 6 de 18 Dezembro/ 2010


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets: Polo Nacional Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) no perodo (tickets): Observaes: Para o ms de dezembro de 2010, no houve ocorrncias registradas para o suporte e manuteno da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede. A partir do ms de dezembro de 2010, em atendimento a demanda gerada pelo Telecentros. BR e em consonncia com o Ministrio do Planejamento deu-se incio ao processo de contratao dos servios de hospedagem para o Moodle. Abaixo descrevemos a infra-estrutura adotada para a hospedagem: 1) Infra-estrutura de hospedagem do Moodle: o sistema est sendo hospedado num DataCenter, sendo distribudo em dois servidores de 8 ncleos cada um com 16Gbytes de memria, fazendo balanceamento de carga de banco de dados e de aplicao. Para facilitar o trabalho dos polos regionais, produzimos tambm nesse perodo 1 vdeo tutorial demonstrando os principais procedimentos para extrao e anlise de dados da formao. Apresentamos esse tutorial a seguir: Tutorial 1 - Como extrair a base de dados para relatrios mostra como gerar as planilhas de dados de monitoramento da formao para apoio na produo de relatrios. http://www.youtube.com/watch?v=_eOalHHggA4

102

Tutorial 2 - Preparando a base de dados mostra como organizar a base de dados de planilhas extradas do Moodle para apoio na produo dos relatrios. http://www.youtube.com/watch?v=Er4v9mj6vZ4

Tutorial 3 - Monitores que acessaram o mooodle mostra como analisar a base de dados para identificar dentro os monitores cadastrados aqueles que acessaram o Moodle ao menos uma vez durante o ms em anlise. http://www.youtube.com/watch?v=Qpjp6DcrVMo

103

Tutorial 4 - Dados sobre a realizao de atividades mostra como analisar a base de dados para identificar dentre todas as atividades disponveis na formao quais foram realizadas pelos monitores. http://www.youtube.com/watch?v=i9GUo0S9P10

Tutorial 5 - Mensurando visualizaes de contedos mostra como analisar a base de dados para identificar dentre todas os contedos disponveis na formao quais foram visualizados pelos monitores. http://www.youtube.com/watch?v=b50eb7FvBX4

104

Quantidade fsica executada 7 de 18 Janeiro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :572 Titulo :Tripa de logos errada Data :07/01/2011 Desc :A tripa de logos no moodle dos telecentros, aberto no GoogleCrome abre errada, todos os logos sobrepostos a direita Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :11/01/2011 DATA:10/01/2011 15:51:12 LOG :Resolvido DATA:10/01/2011 15:51:36 LOG :Resolvido Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :595 Titulo :Mudana da imagem do perfil Data :26/01/2011 Desc :Os perfis de aluno no conseguem alterar sua imagem no perfil Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :28/01/2011 DATA:27/01/2011 13:37:36 LOG :Manager modificado: goya -> yassuda DATA:27/01/2011 18:19:29 LOG :No encontrei perfil de estudante, na lista de funes s tem administrador, criador de curso, tutor-educador, moderador-educador, educando e visitante. Fiz algumas mudanas e vi que possvel mudar a imagem agora, verifique e me d um retorno. DATA:27/01/2011 19:04:31 LOG :S para atualizar, avise a todos que quando forem mudar a imagem, NO clicar em Atualizar perfil mas sim no nome da pessoa que aparece na parte superior do bloco, pois o moodle tem um bug. DATA:31/01/2011 14:03:54 LOG :Resolvido.

105

Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :596 Titulo :Alterar status de perfil Data :26/01/2011 Desc :Os usurios (tutor e supervisor) esto com permisso de editar o perfil dos outros. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :28/01/2011 DATA:27/01/2011 13:37:07 LOG :Manager modificado: goya -> yassuda DATA:14/02/2011 18:33:36 LOG :Resolvido. Criador :Anne Owner :Fabricio ID :604 Titulo :Feed do Flickr Data :31/01/2011 Desc :Oi meninos, Precisamos de uma configurao para que este bloco de html [ http://ead. telecentros.br.com/index.php?instanceid=65&sesskey=eYK3QXjBCO&blockaction=config ] puxe as fotos da nossa conta do flickr [ http://www.flickr.com/photos/telecentrosbr ]. Grata! Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :03/01/2011 DATA:31/01/2011 11:57:02 LOG :J consegui fazer sozinha! DATA:31/01/2011 12:15:16 LOG : Agora eu preciso que seja configurado o tamanho das bordas. pelo que no d pra diminuir s um pouco das imagens, e o tamanho menor ficou muuuito pequenininho. -> http:// ead.telecentros.br.com/index.php DATA:31/01/2011 17:16:15 LOG :repassando para yassuda DATA:04/02/2011 17:23:57 LOG :Anne resolveu o problema. Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :605 Titulo :Alteraes Moodle Data :31/01/2011 Desc : - padronizar blocos laterais: deixar todos os cursos com os blocos da home padronizar para que os links apaream em azul - habilitar ncora no moodle - criar 7 cpias dos cursos Ambientao e Voo Rasante aps confirmao da Mariana Prioridade :Urgente Status :Fechado Deadline :02/02/2011 DATA:03/02/2011 14:16:47 LOG :Status Modificado: Em Espera Yassuda, por favor adicione nos tickets da Mariana detalhes do que voc tem feito, pra gente manter todas as solicitaes documentadas. DATA:04/02/2011 17:20:03 LOG :Todos os itens foram resolvidos. 106

Criador :Anne Owner :Fabricio ID :606 Titulo :Configuraes da Home Data :31/01/2011 Desc :Yassuda, Como conversamos, preciso de algumas configurao na home do moodle. checar o funcionamento da pesquisa global - mudar a cor dos links para o azul predominante - mudar a cor da caixa de login para verde escuro - configurar o tamanho das imagens puxadas pelo flickr o endereo para criao do cdigo esse: http://www.flickr.com/badge.gne Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :02/01/2011 DATA:31/01/2011 17:15:36 LOG :repassando para yassuda DATA:16/02/2011 13:25:36 LOG :A situao a seguinte: Todos os itens menos o funcionamento da pesquisa global esto resolvidos, mas o caso que o bloco pesquisa global um bloco experimental nativo do moodle, o qual, por algum motivo que ainda no sabemos, no est funcionando corretamente. Como a retirada ou colocao de blocos depende de uma reunio do grupo, conversei com a Anne e decidimos fechar esse ticket mas a pesquisa em cima desse bloco continuar e se realmente no houver condies de faz-lo funcionar, procuraremos outra soluo como um bloco externo que tenha a mesma funo de pesquisa.

107

Quantidade fsica executada 8 de 18 Fevereiro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :615 Titulo :Permisses para perfil educando Data :04/02/2011 Desc :Os usurios com perfil de educando esto conseguindo alterar o perfil dos outros dentro dos cursos Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :11/02/2011 DATA:14/02/2011 18:33:05 LOG :Depois de muito esforo... resolvido! Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :617 Titulo :Custonizao de blocos Data :04/02/2011 Desc :Preciso de ajuda para customizar os blocos laterais, principalmente, os em HTML Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :04/02/2011 DATA:04/02/2011 17:18:08 LOG :Resolvido ok Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :622 Titulo :Alterao de texto da pgina de login Data :08/02/2011 Desc :Alterar a expresso bem vind@s por benvind@s na pgina de login do moodle Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :11/02/2011 DATA:08/02/2011 14:16:17 LOG :Feito

108

Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :628 Titulo :Duplicao da sala - Formao de Tutores Data :10/02/2011 Desc :A sala formao de tutores precisa ser duplicada com o nome Formao de Tutores Centro-oeste Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :11/02/2011 DATA:10/02/2011 15:12:00 LOG :Curso duplicado ok. Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :645 Titulo :Bloquear visualizao de CPF e RG Data :21/02/2011 Desc :Bloquear visualizao de CPF e RG nos perfis do moodle Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :21/02/2011 DATA:22/02/2011 14:26:28 LOG :Feito. Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :646 Titulo :Alterao logo nos sites Data :22/02/2011 Desc :O logo do governo federal precisa ser alterado no site e no moodle. O novo logo est em anexo Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :25/02/2011 DATA:22/02/2011 14:22:16 LOG :Logo trocado ok.

109

Polos Regionais
Abaixo apresentamos para o perodo exemplos dos principais processos de apoio ao suporte e manuteno tecnolgica realizada junto aos Plos Regionais: Orientaes para Problemas com Acesso

Exemplo 1 Orientaes para Problemas com Acesso


Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Wed, Feb 16, 2011 at 12:12 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Pessoal, ontem arrumamos o login dos polos e todos esto autorizados a alterar senha e perfil dos monitores, portanto: - quando surgirem problema com os logins cada polo deve entrar no perfil do monitor, conferir o login e senha. Depois disso, tentar acessar para ver se est funcionando. Caso esse procedimento de errado, a enviar email para o polo nacional. - quando surgirem problemas com senha, reforar para que o monitor tente recuperar sua senha automaticamente pelo moodle e caso isso no funcione o polo deve alterar a senha no perfil do moodle. ok? Mari

Dea Fernandes <deamundo@gmail.com> Wed, Feb 16, 2011 at 12:17 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Cc: Samuel Mercs Souza <samuel@wikitecnologias.com> Blz Mari, Samuca, essa com voc. Temos um caso de monitor atendido pela Dbora, segue abaixo: Rodney Joedson Santos da Silva - Paulo Afonso joedson_14_pa@hotmail.com CPF:5672046509 Grupo 3 -Andra Fernandes

Comunicadora, educadora Coordenadora Pedaggica da Rede de Formao para Incluso Digital Plo Nordeste (71) 9971-0525 ou (71) 3288-5564

110

Marlene Dutra <marlenedutra@idear.org.br> Wed, Feb 16, 2011 at 12:59 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com, Telecentros BR <telecentros@ planejamento.gov.br> Cc: Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Uma sugesto para este problema do monitor que esquece a senha. Fica mais fcil colocar uma senha : 123456 e forar nova senha. Encaminhar para ele e orientar para que ao escolher sua senha atente para letras maiusculas e minusculas, bem como nmeros(melhor ate evitar) Outra coisa: importante destacar que ao editar perfil no modifiquem o nome do usurio que o logim, uma vez que o CPF a identificao dele no Programa. Vamos trocando as coisas que descobrimos e sinalizando para o grupo. saudaes -Marlene Dutra

Incluso Sociodigital - Instituto Idear Polo Cear - Rede Nacional de Formao para Incluso Digital 85 9985-4810 www.idear.org.br Fazer a diferena na vida das pessoas e das organizaes, atravs da transformao do conhecimento em prticas sociais. a nossa misso!

111

Quantidade fsica executada 9 de 18 Maro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pelas equipes do Polo Nacional atravs do sistema de tickets e pelos Polos Regionais, atravs de e-mail e/ou conversadores instantneos:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Anne Owner :Fabricio ID :658 Titulo :Tooltip Data :25/02/2011 Desc :Gostaramos que a interface de login do moodle tenha a seguinte frase: Para logar no ambiente de Educao A Distncia (EAD) do Programa Telecentros.BR, insira os nmeros do seu CPF aqui. Sem pontos nem traos, e lembre-se de incluir os zeros! Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :01/03/2011 DATA:25/02/2011 15:58:48 LOG :Ah! Peo tambm que modifique a frase abaixo de Esqueceu sua senha, para: Dvidas sobre a formao? Entre em contato! DATA:25/02/2011 16:06:35 LOG :Ah! Peo tambm que modifique a frase abaixo de Esqueceu a sua senha?, para: Dvidas sobre a formao? Entre em contato! E seria bom que o link abrisse numa nova janela, j que externo. No Fale Conosco no site, eu gostaria que fosse colocado, no lugar de Voc pode enviar uma mensagem usando o formulrio de contato abaixo, a frase: Entre em contato com a Rede Nacional de Formao para Incluso Digital preenchendo o formulrio abaixo. Para que tenha uma resposta mais rpida importante detalhar a sua dvida e, principalmente, selecionar os campos de Assunto e Destino com ateno. Obrigada! DATA:25/02/2011 17:23:32 LOG :Feito ok! DATA:25/02/2011 17:23:38 LOG :Feito ok!

112

Criador :Anne Owner :Fabricio ID :686 Titulo :Logomarca do Governo Federal Data :30/03/2011 Desc :Ols! Alm do logo, mudaram tambm a fonte dos Ministrios no novo governo. Favor trocar a imagem do logo + ministrios no rodap do site ( http://www.telecentros.br.com/ ) e do moodle ( http://ead.telecentros.br.com/login.php ) pela imagem no anexo desta mensagem. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :05/03/2011 DATA:30/03/2011 15:07:24 LOG :O status do ticket foi modificado para: Em espera. DATA:07/04/2011 11:19:56 LOG :As imagens do rodap do site http://www.telecentros.br.com/ j foram mudadas. Quanto ao site do ead, com o Yassuda. O manager do ticket foi modificado para: Yassuda. DATA:03/05/2011 18:04:36 LOG :Feito.

Polos Regionais
Abaixo apresentamos para o perodo exemplos dos principais processos de apoio ao suporte e manuteno tecnolgica realizada junto aos Plos Regionais: Processo de implementao de recursos no Moodle , gerenciada pelo Polo Nacional

Exemplo 1
Dalton Martins dmartins@gmail.com via telecentrosbr@googlegroups.com date Thu, Mar 31, 2011 at 4:37 PM subject [Telecentros.BR] [IMPORTANTE - DIs] Estruturao da Sala de Projetos: montando a fase 2 da formao gente querida (PRINCIPALMENTE OS DIs), acabamos de montar a Sala de Projetos Raiz, que ser o ambiente que utilizaremos para construo/estruturao da fase 2 da formao. Segue aqui o link: http://ead.telecentros.br.com/course/view.php?id=77 Cadastrei todos logins de Polos para editores na sala. Seguem aqui algumas recomendaes importantes para o bom andamento de nosso trabalho e garantir que possamos monitorar a navegao dos Monitores dentro da viso da Fase 2 que criamos: 1. Montamos um bloco na pgina para cada Zona Temtica (indicado por zona na pgina); 2. PONTO FUNDAMENTAL PARA MANTERMOS A ESTRUTURA DE NAVEGAO/MONITORAMENTO DAS PGINAS: 1. Todas as pginas HTML que forem produzidas devem ser enviadas como arquivo.html para a rea de arquivos da Sala;

113

2. Para que possamos monitorar o percurso do monitor pgina a pgina, precisaremos disponibilizar cada arquivo como um recurso do Moodle na categoria Link a um arquivo ou site; 3. Atentem para o fato de que NO ESTAMOS subindo o cdigo HTML como Criar uma pgina web dos recursos do Moodle; 4. Os links entre as pginas HTML no devem ser do arquivo HTML, mas sim do link gerado pelo Moodle quando alocamos o arquivo como um Link a um arquivo ou site dentro do Moodle; 5. Vejamos um exemplo para ilustrar o que estamos falando: 1. Dentro do primeiro bloco da Sala de Projetos linkamos quatro arquivos HTML que disponibilizamos na rea de Arquivos da Sala; 2. Os links dos arquivos brutos so : http://ead.telecentros.br.com/file. php/77/pgina1.html , http://ead.telecentros.br.com/file.php/77/pgina2. html , http://ead.telecentros.br.com/file.php/77/pgina3.html , http://ead. telecentros.br.com/file.php/77/pgina4.html 3. Os links dos arquivos como recursos do Moodle so: hhttp://ead. telecentros.br.com/mod/resource/view.php?id=3175 , http://ead.telecentros. br.com/mod/resource/view.php?id=3176 , http://ead.telecentros.br.com/mod/ resource/view.php?id=3177 , http://ead.telecentros.br.com/mod/resource/ view.php?id=3178 4. Para os quatro links de arquivos brutos o Moodle NO monitora. Os quatro links de recursos o Moodle monitora. 5. importante destacar que, do ponto de vista da navegao do usurio, no muda nada a utilizao deste tipo de recurso. 6. Deixamos os exemplos online no primeiro bloco para que todos possam testar o que estamos descrevendo acima. 6. Sobre o Nome dos Recursos Link aos arquivos: 1. Para facilitar o processo de monitoramento, pedimos para utilizar a seguinte estrutura: 1. Para home da Zona Temtica: Nome da zona Temtica (Ex.: Redes) 2. Para home de um Tpico: Nome da zona Temtica - Nome do Tpico (Ex.: Redes - Colaborando em Rede) 3. Para home de um Subtpico: Nome da zona Temtica - Nome do Tpico - Nome do Subtpico1 (Ex.: Redes - Colaborando em Rede - O que so Redes1) 4. Para demais telas de um Subtpico: Nome da zona Temtica - Nome do Tpico - Nome do Subtpico2 (Ex.: Redes - Colaborando em Rede O que so Redes2) 3. Montaremos o layout da pgina principal da Sala de Projetos, que vai direcionar a navegao tanto dos contedos como do roteiro de atividades que est em produo. caso tenham alguma dvida, mandem email e liguem para ns (11-3091-6366 e 11-3091-9107) abs, dalton ----

WebLab | LIDEC | Escola do Futuro - USP 3091 6366 | 3091 9107 http://daltonmartins.blogspot.com/ http://weblab.futuro.usp.br

114

Quantidade fsica executada 10 de 18 Abril/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Anne Owner :Fabricio ID :687 Titulo :html de pgina Data :31/03/2011 Desc :Yassuda, Favor criar o cdigo html da pgina de projeto comunitrio no moodle conforme os arquivos que lhe enviei por email. Obrigada! Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :06/04/2011 DATA:12/05/2011 14:46:01 LOG :O html foi produzido e entregue.

115

Quantidade fsica executada 11 de 18 Maio/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Anne Owner :Fabricio ID :722 Titulo :trocar barra de logos Data :02/05/2011 Desc :favor trocar a barra de logos do site e do moodle Telecentros.Br para a imagem que segue em anexo. links para o mapeamento: 1 http://www.programandoofuturo.org.br/site/ 2 http://www.idear.org.br/ 3 http://maristas.org.br/ 4 http://www.coletivodigital.org.br/ 5 http://www. portal.ufpa.br/ 6 http://www.uneb.br/ 7 http://www.ufmg.br/ 8 http://futuro.usp.br/portal/website. ef e http://www.fusp.org.br/ 9 http://www.brasil.gov.br/ obrigada! Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :04/05/2011 DATA:03/05/2011 12:05:47 LOG :O manager do ticket foi modificado para: Yassuda. DATA:03/05/2011 13:36:59 LOG :essa barra de logos deve ser modificada tanto no moodle quanto no site drupal! DATA:12/05/2011 14:44:40 LOG :Feito. Criador :Anne Owner :Fabricio ID :732 Titulo :Rodap do moodle Data :12/05/2011 Desc :Infelizmente, fizeram algumas exigncias burocrticas em relao identidade visual dos ministrios e tive que fazer uma alterao na imagem do rodap. A nova imagem segue em anexo e os links para o mapeamento so os seguintes, em ordem consecutiva: 1 http:// www.programandoofuturo.org.br/site/ 2 http://www.idear.org.br/ 3 http://maristas.org.br/ 4 http:// www.coletivodigital.org.br/ 5 http://www.portal.ufpa.br/ 6 http://www.uneb.br/ 7 http://www.ufmg. br/ 8 http://futuro.usp.br/portal/website.ef e http://www.fusp.org.br/ 9 http://www.brasil.gov.br/ 10 http://www.mct.gov.br/ 11 http://www.mc.gov.br/ 12 http://www.planejamento.gov.br/ 13 http:// creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ 14 http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/ legalcode.pt Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :14/05/2011 DATA:12/05/2011 14:43:09 LOG :Feito.

116

Quantidade fsica executada 12 de 18 Junho/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Para o ms de Junho de 2011, no houve ocorrncias registradas para o suporte e manuteno da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede.

117

Quantidade fsica executada 13 de 18 Julho/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pelas equipes do Polo Nacional atravs do sistema de tickets e pelos Polos Regionais, atravs de e-mail e/ou conversadores instantneos:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Anne Owner :Fabricio ID :787 Titulo :home moodle TlcBr Data :21/07/2011 Desc :ajuda no desenvolvimento de html de uma home do moodle. Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :29/07/2011 DATA:21/07/2011 15:10:32 LOG :Codificao do mapa do brasil em html/css para o projeto telecentros.br concudo. Criador :Anne Owner :Fabricio ID :789 Titulo :barra de logos Data :25/07/2011 Desc :outra mudana... segue a imagem. 1 http://www.programandoofuturo.org.br/site/ 2 http:// www.idear.org.br/ 3 http://maristas.org.br/ 4 http://www.coletivodigital.org.br/ 5 http://www. portal.ufpa.br/ 6 http://www.uneb.br/ 7 http://www.ufmg.br/ 8 http://futuro.usp.br/portal/website. ef e http://www.fusp.org.br/ 9 http://www.brasil.gov.br/ 10 http://www.mct.gov.br/ 11 http://www. mc.gov.br/ 12 http://www.planejamento.gov.br/ 13 http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ br/ 14 http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/legalcode.pt Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :30/07/2011 DATA:15/01/2003 0:32:43 LOG :Barra de logo atualizada.

118

Polos Regionais
Abaixo apresentamos para o perodo exemplos dos principais processos de apoio ao suporte e manuteno tecnolgica realizada junto aos Plos Regionais:

Exemplo 2 Problema Ferramenta dirio - fase 2


Samuel Mercs Souza <samucamerces@gmail.com> Tue, Jul 5, 2011 at 11:59 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ol pessoal, Estamos sendo cobrados por parte dos tutores a funcionalidade da ferramenta dirio. Eles afirmam que est difcil acompanhar a formao uma vez que o dirio uma das principais atividades de registro da formao e elaborao do projeto comunitrio e a mesma no est funcionando. Testamos nos trs perfis (tutor, administrador e supervisor) e o mesmo s aparece como se estivessemos no perfil educando, no visualizamos o que os cursistas j postaram. Assim, gostaramos de saber se mais algum polo est enfretando esse tipo de problema e como esto resolvendo esse problema. Uma sugesto, caso no consiga colocar a ferramenta drio para funcionar subistitu-la pela tarefa de Texto online e configurar para aceitar novas postagens. A ferramenta tarefa online tem quase a mesma funcionalidade que o dirio, uma vez que permite o retorno do professor e a reedio por parte do educando.O que acha? No aguardo, Samuel e Luzi Polo Nordeste Dalton Martins <dmartins@gmail.com> Tue, Jul 5, 2011 at 12:14 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com

samuel, tudo bem? temos trabalhado para encontrar uma soluo para esse aparente bug do Moodle. reporto aqui algumas etapas que j percorremos nesse sentido: 1. a ferramenta dirio no possui um sistema de configurao individual na verso 1.9.9, logo no h no campo administrativo do moodle uma rea que permita configurar permisses especficas de acesso a essa ferramenta; 2. j experimentamos vrias situaes diferentes de permisso a visualizao de relatrios e contedos do moodle nos perfis tutores e supervisores. No entanto, o nico perfil que continua com acesso ao contedo dos dirios ainda o Admin. J realizamos testes de sobreposio de permisses e testes permisses sem sobreposio. O problema persiste; 3. alguns polos tem contribudo com algumas sugestes de configurao, que experimentamos mas ainda no surtiu efeito nesse problema especfico; 119

4. j entramos em contato com a comunidade do Moodle no Brasil e no exterior. O problema reportado em alguns fruns, porm nenhum apresenta uma soluo final para a questo. A sugesto de mudarmos a ferramenta nesse momento traria um impacto de perdermos a conexo com o histrico do que foi produzido at agora na formao. Acho que vale avaliarmos mais se esse seria o melhor caminho. De qualquer forma, polos que tenham ideias de como poderamos resolver esse problema tecnicamente, so bem-vindos. Como dissemos anteriormente, criamos um ambiente de desenvolvimento para testes e configuraes experimentais em nosso moodle. Caso algum queira contribuir nesse problema e eventuais outras questes mais tcnicas do Moodle, me d um toque que combinamos acesso e rotinas de configurao. abs, dalton ----

WebLab | LIDEC | Escola do Futuro - USP 3091 6366 | 3091 9107 http://daltonmartins.blogspot.com/ http://weblab.futuro.usp.br

Sonia Pinto <soniamarpinto@gmail.com> Tue, Jul 5, 2011 at 12:48 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Oi Dalton, Considerando que no temos uma previso para resolvermos esse problema e que no temos acesso aos dados da ferramenta (polos/tutores) e principalmente por estar gerando uma ansiedade muito grande por parte dos tutores, que no conseguem acompanhar os registros no dirio, entendo que a melhor soluo no momento seria utilizarmos a ferramenta proposta por Samuel. Nas prximas turmas, quando tivermos uma soluo, voltamos a usar a ferramenta mais adequada. Para no perdermos os registros, faramos a troca das ferramentas de uma forma combinada com os tutores/monitores. Eles poderiam salvar seus registros anteriores e colar na ferramenta proposta. abraos,
Snia Pinto 71 99718258

120

zildete maria de araujo <zildetemary@gmail.com> Tue, Jul 5, 2011 at 1:53 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Boa tarde Pessoal Realmente est muito difcil o trabalho dos Tutores, uma vez que s podero acompanhar efetivamente a construo do Projeto se tiverem acesso ao Dirio. Da forma que est nem sabemos se os Monitores realmente esto utilizando essa ferramenta. O que estamos solicitando aos Monitores que continuem escrevendo em seus dirios e que publiquem um resumo no blog, pois l conseguimos efetuar o acompanhamento. Como estamos caminhando para o processo de avaliao e o Instrumento Avaliativo solicita alguns itens que podemos verificar no dirio, teremos que traar formas de solicitar essas informaes. Espero ter contribudo. Atenciosamente Abraos Telecentristas Zildete Maria de Araujo
Supervisora de Tutoria Programa Telecentros.BR Polo So Paulo /Coletivo Digital

4 5

Dalton Martins <dmartins@gmail.com> Tue, Jul 5, 2011 at 4:58 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com pessoal,

fundamental esses relatos. sem dvida o problema grave e esperamos resolv-lo o mais rpido possvel. no entanto, se outros polos puderem se posicionar em relao a isso seria importante, para termos um parmetro geral e tomar a melhor deciso a curto e mdio prazo. ok? obrigado, dalton

121

Silvana Lemos de Almeida <silvanagrey@gmail.com> Tue, Jul 5, 2011 at 7:08 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Dalton, O mesmo est acontecendo com os monitores e monitoras do Polo CentroOeste. Eles esto perguntando a tutora se ela no viu as postagens no dirio e ela no tem acesso. Precisamos resover esta questo no moodle. Abrao, Silvana

-Silvana Lemos tel.: 21-22143796/87351851

6 7

Tatiana Loureno <tathylourenco@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 9:54 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com

Ol Dalton, O Mesmo esta acontecendo no Polo Cear, nossos tutores no tem acesso a ferramenta dirio. Acho a dica da Zildete em colocar uma cpia no blog bem vlida. Abraos, Tathy
-Tatiana Loureno Supervisora de Tutoria Incluso Sociodigital - Instituto Idear Polo Cear - Rede Nacional de Formao para Incluso Digital www.idear.org.br Fazer a diferena na vida das pessoas e das organizaes, atravs da transformao do conhecimento em prticas sociais. a nossa misso!

122

Silvana Lemos de Almeida <silvanagrey@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 10:37 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com Tati, Mas isto a gente tem pedido e no tem funcionado muito. uma nova tarefa de um mesmo item. Temos que ir num caminho mais de encontrar uma ferramenta ou desativar esta, se for possvel. E olha que ns j hackeamos...rsrsrsrs No que pudermos colaborar estamos por aqui. bjs, Silvana Sonia Pinto <soniamarpinto@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 4:42 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Oi pessoal, Penso que o Blog no a melhor soluo pois o dirio foi escolhido em funo de no publicar a construo dos monitores na fase inicial, seria um espao de trocas entre monitor e tutor. O Blog seria utilizado para publicao da sua construo, numa fase mais madura do projeto. urgente um encaminhamento sobre esta situao. Existem outros problemas com o moodle. Os monitores do polo nordeste esto enfrentando dificuldades no acompanhamento das atividades dos monitores. Eles no conseguem visualizar facilmente quais as atividades que os monitores conseguiram concluir ou esto realizando. abs, Snia --

Snia Pinto 71 99718258

Ronaldo Marcos <ronaldolimaaraujo@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 4:49 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Concordo com a Sonia, devenos resolver o mais rapidamente possvel este problema. Ronaldo -Ronaldo Lima Araujo Professor do Instituto de Educao da UFPA 123

10

cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 5:40 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Oi Pessoal, estando ok, tambm concordo com a ferramenta proposta pelo Samuel, que bem parecida com o dirio e at melhor. E tambm com a estratgia da Snia de transferncia programada, aos poucos. Vejo estas, de acordo com tudo o mais que foi dito, como boas formas de conseguirmos uma soluo bem razovel e prtica para este momento. Acho que quanto mais deixarmos o problema do dirio rolando, sem outra soluo mesmo que provisria, mais complicadada ser a transferncia dos registros que j existem e principalmente o trabalho com eles por parte dos tutores, que esto ansiosos.... Bjs, Cris. --

*Cristina Brites* Aprendizagem em Rede Celular um: (61) *9277-5302* Celular dois: (61) 8220-7250

11 12

Dalton Martins <dmartins@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 5:53 PM Reply-To: telecentrosbr@googlegroups.com To: telecentrosbr@googlegroups.com cris,

legal a contribuio. s para alinhar: a sugesto seria utilizarmos a atividade Texto Online no lugar, isso? sendo assim, se o melhor encaminhamento que temos no momento, seria bom mapearmos todos os links que precisam ser modificados em cada uma das zonas temticas da fase 2. farei uma lista prvia amanh para checarmos e ver se no falta nada. no mais, continuamos em busca de uma soluo para o Moodle. volto a frisar, se algum polo tiver como colaborar tecnicamente e estiver disposto a nos auxiliar, agradecemos. lembrando que essa uma dinmica fundamental a construirmos quando do uso de um software livre, que desenvolvimento por uma comunidade. Assim como software proprietrio, apresenta bugs que eventualmente podem acarretar problemas na plataforma. Entendermos o que est por trs disso e construirmos estratgias para como encaminhar esses problemas, fundamental, dado que no se trata apenas de abrirmos o cdigo e consertar

124

o problema. H outros aspectos envolvidos nisso, como portabilidade de verso, mdulos de segurana, integridade de banco de dados e outros detalhes que precisamos continuamente levar em considerao quando de nossas escolhas. no mais, seguimos conversando. abs, dalton Dalton Martins <dmartins@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 5:56 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com sonia, Em 6 de julho de 2011 16:42, Sonia Pinto <soniamarpinto@gmail.com> escreveu: Existemoutrosproblemascomomoodle.Osmonitoresdopolonordeste estoenfrentandodificuldadesnoacompanhamentodasatividadesdos monitores. Eles no conseguem visualizar facilmente quais as atividades que os monitores conseguiram concluir ou esto realizando. se voc puder detalhar um pouco mais esses problemas, nos ajudaria bastante a entender e diagnosticar o que est acontecendo. segue aqui uma proposta que, de forma geral, poderamos utilizar entre ns quando formos reportar um problema no Moodle: 1. Caracterstica do problema: o que acontece ou deveria acontecer que est anormal; 2. Onde ocorre o problema: se possvel, encaminhar o link especfico de onde est acontecendo o problema; 3. Como foi percebido: que ao estava sendo executada quando o problema foi detectado. ok? acredito que isso adiantaria um bom tempo em nossos encaminhamentos de solues tcnicas! abs, dalton Sonia Pinto <soniamarpinto@gmail.com> Wed, Jul 6, 2011 at 6:27 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ok Dalton, vou tentar descrever isso melhor com Samuel e Naiana e depois lhe informo. bjs, Snia

12

13

-Snia Pinto 71 99718258

14
125

Samuel Mercs Souza <samucamerces@gmail.com> Fri, Jul 15, 2011 at 11:54 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ol Dalton, Em reunio com nossos supervisores e tutores, falamos sobre a possvel substituio da ferramenta dirio pela de texto online, discutimos tambm uma estratgia de transferncia dos contedos j postados no dirio e chegamos os seguinte acordo: Eles devero informar os monitores bolsistas sobre a troca da ferramenta e solicitar que eles copiem todo contedo postado no dirio para um arquivo texto para quando a nova ferramenta for disponibilizada eles jogarem novamente o contedo salvo. Penso que esta uma boa alternativa para resolvermos este problema. Trago a discusso para rede, caso seja aprovada, sugiro que o polo nacional defina uma data limite para os monitores salvarem os contedos e depois substiuir o link da ferramenta nos htmls. O que acham? Abraos, Samuel silvanarossy@gmail.com <silvanarossy@gmail.com> Fri, Jul 15, 2011 at 6:10 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Dalton, Eu tambm fiz uma pesquisa sobre o problema do Dirio, sem sucesso. Embora no seja a ferramenta mais apropriada, o texto online tem a vantagem de ser facilmente mapeado. No seria um sada incluir apenas um apontador para um microblog? abs, Silvana. Sonia Pinto <soniamarpinto@gmail.com> Mon, Jul 18, 2011 at 10:09 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Pessoal, Esta situao est ficando insustentvel. At quando vamos ficar sem uma definio sobre o assunto? J temos uma proposta bastante vivel, j analisada por algumas pessoas da rede. O que falta para batermos o martelo? Sds, Snia 126

15

16

17

Viviane Ferreira <vivipolosul@gmail.com> Mon, Jul 18, 2011 at 11:38 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ol Pessoal,

18

O Polo Sul, um dos Polos que tm focado energias para tentar descobrir uma soluo para Ferramenta dirio. Entretando estamos trabalhando tambem em uma outra proposta de ferramenta que garanta a autonomia de registro tal qual o dirio. que poder ser linkada no perfil do monitor. Estamos criando uma rede de blogs do Polo que sto sendo linkados aos perfis de cada educando, estabelecemos um prazo com nossos monitores para migrarmos informaes j postadas no dirio para o Blog, explicitamos o problema existente com a ferramenta e a nossa buscar de resoluo em rede, e comundades. Vale salientar que o fato de j termos tido um enocntro presencial com o monitores possibilitou uma aproximao que nos permitiu ter uma conversa com um grupo com franqueza focadas na importancia de contribuio de todos os lados na resoluo dos possiveis problemas. Pretendemos encaminhar para todos os polos a progrmao que est sendo desenvolvida para quem se sentir avontade replicar. Saliento tambem que essa havia sido uma proposta do Polo para garantir a publicao de material produzido pelos monitores para j exercitar o ato de produzir e disponibilizar o contedo que cada um/uma se sinta avontade. Sem a presso de uma atividade obrigatria a ser feita. Mas diante do problema com a ferramenta dirio, estamos acelerando um pouco o processo para garantir migrar essa rede de blogs para esse fim. Chamo de rede de blogspois estamos programado de uma maneira que cada monitor tenha o Seu e cada tutor consiga identificar quem seu monitor. Temos consciencia que isso d um certo trabalho, mas estamos arriscando. Ha importante avisar que demos uma paradinha em virtude de nossos prazos atuais com a produao de Htmls e etc..da reviso da fase1, assim internamente no Polo sabemos que s teremos isso resolvido definitivamente quando terminarmos o processo da FASE1. Bom isso...vamos versando e transversando para chegarmos juntas/juntos em uma soluo bjus Viviane Sonia Pinto <soniamarpinto@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 9:15 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ol Vivi, Gostei da ideia, mas acho que podemos nos perder. Se j temos uma proposta mas simples, no seria melhor para todos? abraos, Snia

19
127

Preta Flor <aturma.brincandonarede@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 10:17 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com

20

Ol pessoal dos demais Polos! Aqui no Sul, pelo menos por enquanto, estamos na perspectiva de utilizao de um blog que est sendo criado para cada monitor. Tvz tenhamos que discutir sobre o modo de publicao do material inicialmente, se fica aberto ou convite. -Denise Flores Superviso de Tutoria Telecentros BR Polo Sul *La tecnologia no sirve de nada sin educacin ni desarrollo cultural y educativo para el pais. Sirve de mercado para las multinacionales, pero no le sirve a la gente* Manuel Castells

S uq <sabrina.hosokawa@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 10:48 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com Pessoal! J foi realizada a sobreposio de permisso para o tutor dentro da ferramenta - localmente no curso? Abraos Sabrina --

S uq Algum corpo celeste vulgar entre o sol e a lua. www.twitter.com/sbiah http://euvoceeles.blogspot.com

21

Ronaldo Marcos <ronaldolimaaraujo@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 2:07 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com sobre essa questo sugiro definirmos uma estratgia de soluo, ou seja, temos que definir um frum e um prazo para definirmos o que fazer, o que no pode ns ficarmos um ms inteiro discutindo esta situao ( mais tempo que isso) e ainda persistir uma indefinio completa. Accho que cabe ao Polo Nacional conduzir esta discusso, se no cada polo vai atirar para um lado. Abs, Ronaldo

22
128

Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 3:34 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Pessoal, continuamos realizando os testes com a ferramenta dirio, tendo em vista as funcionalidades que s ela ns oferece. Enquanto no encontramos uma soluo, iremos substituir os links do dirio pela ferramenta texto online, sugerido pelo Polo Nordeste, por ser a que mais se aproxima do dirio. Para que isso ocorra de maneira organizada e com menos impacto para os monitores, vamos copiar o contedo dos dirios e enviar para cada Polo, dividido por grupos, at sexta, dia 22. Assim, cada tutor poder saber o que j foi postado. A substituio da ferramenta ser realizada na segunda, 25/07. Ok? Abs, Mariana cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 4:37 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Perfeito! Samuel Mercs Souza <samucamerces@gmail.com> Tue, Jul 19, 2011 at 6:56 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ok Mari, Obrigado pelo retorno, Atc, Samuel Polo Nordeste Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Tue, Jul 26, 2011 at 11:08 AM To: telecentrosbr@googlegroups.com Pessoal, fizemos a alterao da atividade dirio para texto online na fase 2 do moodle. Pelos nossos testes os tutores esto conseguindo visualizar todos os contedos postados. Qualquer dvida, seguimos conversando. abs, Mariana 129

23 24

25

26

cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Tue, Jul 26, 2011 at 11:58 AM To: Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Valeu Mari!

27

Marlene Dutra <marlenedutra@idear.org.br> Tue, Jul 26, 2011 at 12:08 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Mari, cooloca como oculta a ferramenta dirio para no ser visualizada pelo pessoal no bloco de ferramentas, pois muitos tutores e monitores navegam pos este bloco. bjos Marla

28

Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Tue, Jul 26, 2011 at 12:12 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Feito, Marlene! bj

29

Samuel Mercs Souza <samucamerces@gmail.com> Tue, Jul 26, 2011 at 2:21 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ok Mari, Obrigado, estarei repassando a informao para nossos tutores. Abrao, Samuel

30 31
130

Ronaldo Marcos <ronaldolimaaraujo@gmail.com> Thu, Jul 28, 2011 at 2:39 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ok, estamos acompanhando. Ronaldo

cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Thu, Jul 28, 2011 at 6:10 PM To: Vilmar Simion <vilmar.simion@gmail.com> Cc: jufduarte <jufduarte@gmail.com>, Silvana Lemos <silvanagrey@gmail. com>, Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Oi... s comecei a ver, mas por enquanto nas atividades iniciais s o link do dirio no endereo http://ead.telecentros.br.com/file.php/77/home/indexatividadeprimeirosmapas.html (Primeiros Mapas - pags. 1 e 2), no est funcionando. Sei que tambm tem dentro das zonas temticas, d para mudar todos de uma vez Mari? Acessei como testepco que s monitor. BJs, Cris.

32

Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Thu, Jul 28, 2011 at 6:13 PM To: cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Cc: Vilmar Simion <vilmar.simion@gmail.com>, jufduarte <jufduarte@gmail. com>, Silvana Lemos de Almeida <silvanagrey@gmail.com> O que que acontece quando vc clica ai, Cris? bj

33 34

cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Thu, Jul 28, 2011 at 6:15 PM To: Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Cc: Vilmar Simion <vilmar.simion@gmail.com>, jufduarte <jufduarte@gmail. com>, Silvana Lemos de Almeida <silvanagrey@gmail.com> Como monitor acho que aparece que o recurso est oculto... deixa eu confirmar.

cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Thu, Jul 28, 2011 at 6:18 PM To: Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Cc: Vilmar Simion <vilmar.simion@gmail.com>, jufduarte <jufduarte@gmail. com>, Silvana Lemos de Almeida <silvanagrey@gmail.com> Isso mesmo, aparece por 1 segundo e depois vem a pgina principal da sala.

35

131

Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Thu, Jul 28, 2011 at 7:43 PM To: cristina brites <cristinabrites@gmail.com> Cc: Vilmar Simion <vilmar.simion@gmail.com>, jufduarte <jufduarte@gmail. com>, Silvana Lemos de Almeida <silvanagrey@gmail.com> Cris, acessei como monitora e funcionou! Alguma sugesto do que pode ser? bj

36

132

Quantidade fsica executada 14 de 18 Agosto/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pelas equipes do Polo Nacional atravs do sistema de tickets e pelos Polos Regionais, atravs de e-mail e/ou conversadores instantneos:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Anne Owner :Fabricio ID :800 Titulo :HTML de Mapa interativo para Moodle Data :11/08/2011 Desc :Favor - Criar mapa em html; - Subir para o dev; - Subir para a produo; Grata! Prioridade :Normal Status :Fechado Deadline :17/08/2011 DATA:12/08/2011 6:03:51 LOG :-Incio do desenvolvimento do mapa em html: feito: Yassuda -Trmino do mapa em html: feito: Danilo -Mapa em html anexado: mapa html.zip O status to ticket foi modificado para: Em espera DATA:12/08/2011 8:36:32 LOG :O mapa do Brasil est no dev do site dos telecentros. Link: http://devwww.telecentros. br.com/p%C3%A1gina-do-mapa-do-brasil IMPORTANTE: A soma de todas as imagens d quase 400kb. Na minha opinio, isso muito para uma conexo mdia brasileira. Vocs precisam estar atentos aos efeitos disto em um computador com a velocidade de conexo mdia, porque os efeitos disto em nossas casas / ef so imperceptveis. DATA:12/08/2011 12:01:52 LOG :Anne, quando devo subir para a produo? Arrume o campo do Deadline do ticket para que reflita o prazo para que todas as atividades do ticket sejam concludas. DATA:12/08/2011 13:07:39 LOG :O manager do ticket foi modificado para: danilo. DATA:15/08/2011 11:18:01 LOG :Anne solicita a mudana do Deadline para dia 17 DATA:15/08/2011 11:45:27 LOG :O manager do ticket foi modificado para: Yassuda DATA:15/08/2011 12:03:33 LOG :Contedo atualizado e j implementado na produo do moodle Telecentros.BR conforme pedido.

133

Polos Regionais
Abaixo apresentamos para o perodo exemplos dos principais processos de apoio ao suporte e manuteno tecnolgica realizada junto aos Plos Regionais:

Exemplo 1 Dvidas sobre configuraes de atividades


Samuel Mercs Souza samucamerces@gmail.com via telecentrosbr@googlegroups.com date Wed, Aug 3, 2011 at 9:38 AM subject [Telecentros.BR] Problemas com Fruns - Fase 2 Ol Pessoal, Estou recebendo emails dos tutores do polo nordeste sinalizando que alguns fruns da fase 2 esto abertos, ou seja os tpicos criados aparecem para todos os participantes e podem ser respondidos independente dos grupos criados. Esta foi uma configurao adotada para a sala? Se foi no acompanhei nenhuma discusso sobre isso na rede. Segue link dos fruns que identifiquei estarem configurados como nenhum grupo. http://ead.telecentros.br.com/mod/forum/view.php?f=394 http://ead.telecentros.br.com/mod/forum/view.php?f=395 No aguardo, Samuel Mercs Polo Nordeste Mariana Manfredi marianamanfredi@gmail.com via telecentrosbr@googlegroups.com date Wed, Aug 3, 2011 at 10:29 AM subject Re: [Telecentros.BR] Problemas com Fruns - Fase 2 Samuel, definimos que na home do Moodle os fruns no tero grupos, justamente para que todos possam conversar, mesmo no estando no mesmo grupo. Acho que uma experiencia e vale recolhermos as impresses dos tutores sobre isso. abs, Mariana

2
134

Exemplo 2 Dvidas de Login e Senha


Luzi Borges <neide.luzi@gmail.com> Fri, Aug 26, 2011 at 3:01 PM To: telecentrosbr@googlegroups.com Ol Mary e Nathi, Ns, do Polo Nordeste ficamos de gravar um vdeo de navegao da nova home e da fase I, s que no estamos conseguindo entrar no moodle com a senha de teste antiga. Vocs poderiam nos fornecer uma senha nova? A senha tem que ser no perfil monitor, certo? No aguardo, Luzi Voc sabe qual a senha
-Luzineide Miranda Borges Mestre em Educao e Contemporaneidade Especialista em Metodologia do Ensino Superior Pedagoga http://lattes.cnpq.br/3222185188456229 MSN - borgesluzi@hotmail.com A mente que se abre a uma nova idia jamais voltar ao seu tamanho original. Albert Einstein

Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Fri, Aug 26, 2011 at 6:46 PM To: neide.luzi <neide.luzi@gmail.com>, Naty Noguchi <natalia.noguchi@ gmail.com> Oi Luzi, qual login que vcs usavam? bjo Luzi Borges <neide.luzi@gmail.com> Sat, Aug 27, 2011 at 10:43 AM To: Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Cc: Naty Noguchi <natalia.noguchi@gmail.com> Oi querida, Usvamos o testepolonodeste. Abraos, Luzi

3
135

Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Sun, Aug 28, 2011 at 10:01 PM To: Luzi Borges <neide.luzi@gmail.com> Cc: Naty Noguchi <natalia.noguchi@gmail.com> Luzi, achei esse testenordeste e coloquei a mesma senha (testenordeste) Serve? bj Luzi Borges <neide.luzi@gmail.com> Sun, Aug 28, 2011 at 10:34 PM To: Mariana Manfredi <marianamanfredi@gmail.com> Valeu Mari, Uma semana de muita PAZ e muito trabalho. Abraos, Luzi

136

Quantidade fsica executada 15 de 18 Setembro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Para o ms de Setembro de 2011, no houve ocorrncias registradas para o suporte e manuteno da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede.

137

Quantidade fsica executada 16 de 18 Outubro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Para o ms de Outubro de 2011, no houve ocorrncias registradas para o suporte e manuteno da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede.

138

Quantidade fsica executada 17 de 18 Novembro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Criador :Mariana Owner :Fabricio ID :853 Titulo :Alterao do texto da home do moodle Data :08/11/2011 Desc :O texto da home do moodle http://ead.telecentros.br.com/login.php?errorcode=4 precisa ser alterado para: Monit@r, bem vind@ ao curso no Moodle, o ambiente de Educao a Distncia (EAD) do Programa Telecentros.BR! Prioridade :Alta Status :Fechado Deadline :11/11/11 DATA:08/11/2011 15:38:51 LOG :Texto alterado. Fechando ticket.

139

Quantidade fsica executada 18 de 18 Dezembro/ 2011


Apresentamos a seguir o(s) Registro(s) de ocorrncia(s) tcnica(s) e as principais atividades realizadas no atendimento das demandas tcnicas geradas no perodo, pela equipe do Polo Nacional atravs do sistema de tickets:

Polo Nacional
Registro(s) de ocorrncia(s) tcnicas(s) no perodo (tickets): Para o ms de Dezembro de 2011, no houve ocorrncias registradas para o suporte e manuteno da plataforma de Educao a Distncia Unificada da Rede.

140

tecnolgica da plataforma de educao a distncia unificada da Rede


Perodo: 01/08/2011 a 29/09/2011

5.5 Apoio ao suporte e manuteno

141

Hospedagem do sistema de ensino distncia Moodle


O foco do trabalho de hospedagem o gerenciamento local e remoto de redes IP e a segurana da informao, desde o planejamento fsico da rede at o desenvolvimento e implantao de polticas de segurana e sistemas firewall. Com relao conectividade e instalao fsica de nossos servidores, utilizamos os servios da Embratel, a pioneira e tambm principal estrutura de internet brasileira. Desta forma os usurios usufruem de alta qualidade e segurana no gerenciamento de softeware e hardware, com a melhor conexo possvel para suas aplicaes. A concectividaded-se a 1 Gigabit/s, do principal backbone brasileiro. Com relao a infraestrutura de hospedagem, o servio configurado de forma redundante de maior porte, formada por 02 servidores Intel Linux, exclusivos, para os sites bem como demais dados (banco de dados, imagens, etc) com capacidade de processamento equivalente a 04 ncleos de processamento de 64 bits e 16 GBytes de memria RAM cada. Estaremos tambm monitorando remotamente os postos de acesso visando acompanhar o trfego de rede das unidades clientes bem como dos servidores envolvidos. A hospedagem da plataforma Moodle no estava inicialmente prevista para ser executada pela Escola do Futuro no mbito deste convnio. Conforme o andamento do projeto, nos foi solicitado pelo Ministrio do Planejamento que cuidssemos tecnicamente da plataforma, incluindo em nossas operaes a hospedagem contnua do sistema. Dessa maneira, analisando os recursos tcnicos, decidimos modificar e realocar os recursos destinados a rubrica de Implementao da central de atendimento telefnica para a uma nova rubrica responsvel pela hospedagem da plataforma Moodle. Grcos da hospedagem Uso de memria RAM 06/2011 a 07/2011

142

07/2011 a 08/2011

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

143

11/2011 a 12/2011

12/2011 a 01/2012

Memria do banco de dados 05/2011 a 06/2011

06/2011 a 07/2011

144

07/2011 a 08/2011

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

145

11/2011 a 12/2011

12/2011 a 01/2012

Grco da ultilizao de espao da raiz do sistema 06/2011 a 07/2011

146

07/2011 a 08/2011

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

147

11/2011 a 12/2011

12/2011 a 01/2012

Grco da ultilizao de espao na pasta/Root 06/2011 a 07/2011

148

07/2011 a 08/2011

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

149

11/2011 a 12/2011

12/2011 a 01/2012

Espao utilizado pelo banco de dados 05/2011 a 06/2011

06/2011 a 07/2011

150

07/2011 a 08/2011

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

151

11/2011 a 12/2011

12/2011 a 01/2012

Trfego do mysql 01/2011 a 02/2011

02/2011 a 03/2011

152

03/2011 a 04/2011

04/2011 a 05/2011

05/2011 a 06/2011

06/2011 a 07/2011

153

07/2011 a 08/2011

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

154

11/2011 a 12/2011

12/2011 a 01/2012

Trfego do Moodle 06/2011 a 07/2011

07/2011 a 08/2011

155

08/2011 a 09/2011

09/2011 a 10/2011

10/2011 a 11/2011

11/2011 a 12/2011

156

12/2011 a 01/2012

Tela do Siconv : Remanejamento da Etapa

157

158

Produo Executiva
Este relatrio foi produzido pela equipe do NAP - Escola do Futuro da USP

Equipe responsvel
Anne Galvo Dalton Martins Guilherme Biasi Gustavo Giolo Valentim Isis Lima Soares Jefferson Silva Mariana Moura Natlia F. C. Noguchi

Profa. Dra. Brasilina Passarelli Coordenadora Cientfica do NAP - Escola do Futuro da USP Drica Guzzi e Hernani Dimantas Coordenadores da equipe do Programa Telecentros.BR no NAP Escola do Futuro da USP www.futuro.usp.br

Ministrio Ministrio Ministrio da Ciencia e Tecnologia das Comunicaes do Planejamento

Anda mungkin juga menyukai