Anda di halaman 1dari 6

ISOLAMENTO TRMICO

1. Introduo
Nesse experimento estudaremos o isolamento trmico em cilindros sem gerao de energia trmica. Aprenderemos a olhar a funo de resistncia trmica, paredes cilndricas, compostas e espessura critica de isolamento. 1.1-Conduo em Cilindros: Sistemas cilndricos e esfricos muitas vezes apresentam o gradiente de temperatura apenas na direo radial e podem ser tratados como unidimensionais. Alm disso, em condies de regime estacionrio e sem a gerao interna de calor, o sistema cilndrico analisado atravs do mtodo padro, que comea com a forma apropriada da equao do calor. Em um cilindro oco, cujas superfcies internas e externas encontram-se expostas a fluidos a diferentes temperaturas e considerando regime estacionrio sem gerao interna de calor, a equao de calor representada por: 1 d (kr dT/dr) = 0 r dr O resultado fsico desse resultado se torna evidente se tambm pudermos considerar a forma apropriada da lei de Fourier. A taxa na qual a energia conduzida atravs de uma superfcie cilndrica qualquer no slido pode ser expressa como: qr = -kA dT dr Onde, A = rea normal direo da transferncia de calor. Resistncia Trmica: Para a conduo radial em uma parede cilndrica, a resistncia trmica dada por: R cond = ln (r2/r1) 2Lk Espessura crtica de isolamento: Uma espessura tima para o isolamento seria associada ao valor de r que minimizasse o q ou maximizasse o Rtot. Tal valor poderia ser obtido a partir da exigncia que: dRtot = 0; Logo: 1___ - __1__ = 0 ou r = k dr 2kr 2r^2h h

Para determinar se o resultado anterior maximiza ou minimiza a resistncia total, a segunda derivada deve ser avaliada. Assim sendo: d^2 Rtot = - ___1___ + ___1___ dr^2 2kr^2 r^3h Uma vez que esse resultado sempre positivo, segue que r = k/h o raio do isolamento para a qual a resistncia total um mnimo, no um mximo. Logo, a espessura tima do isolamento no existe. Do resultado acima, faz mais sentido pensar em termos de um raio crtico de isolamento. R crtico = k h Portanto, R crtico < que o raio do sistema, qualquer quantidade de isolante instalada reduzir a taxa de transferncia de calor.

2. Objetivos
Determinar experimentalmente a condutividade trmica do polietileno expandido, o coeficiente de transferncia de calor entre a superfcie externa do isolante e o ambiente e o raio crtico do isolamento.

3. Materiais
Tubo de cobre com dimetro externo de 28 mm e comprimento de 1000 mm, no interior do qual est inserida uma resistncia eltrica. Isotubo de polietileno expandido com espessura de 10 mm, sobreposto ao tubo de cobre. Termopares tipo T fixados nas superfcies interna e externa do polietileno. Voltmetro, ampermetro, milivoltmetro, chave seletora.

4. Procedimento Experimental
Verificar a posio dos termopares. Ligar o aquecimento eltrico. Medir a temperatura ambiente: Tamb = 29,60C. Aguardar o sistema entrar em regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 1 e 2. Isso pode levar algumas horas. Tabela 1 Temperaturas do isolante Posio dos termopares (externo)1 (externo)2 (externo)3 (interno)4 (interno)5 (interno)6 Fora eletromotriz (mV) 0,37 0,34 0,36 0,80 0,91 0,82 Tabela 2 Potncia Eltrica Diferena de potencial(V) 14 Corrente eltrica (A) 0,56 Esquema da Pratica Potncia eltrica (W) 7,84 Temperatura (oC) 38,5 37,8 38,2 48,6 51,2 49,1

5. Concluso
Em comparao dos valores obtidos no experimento da condutividade trmica do polietileno (Kisolamento= 0,0586W/m.K )com o valor tabelado (Ktabelado=0,035W/m.K), notamos uma diferena de 67%. As possveis causas dessa diferena so: - Provveis erros nas medies de temperatura ambiente e dos termopares, este ltimo devido s variaes do multmetro; - Erros devido a arredondamento de valores; - Defeitos na vedao do isolante pelas chapas de alumnio; Como o raio crtico calculado (rc= 9,456 mm) menor que o menor raio do sistema (ri= 16 mm), qualquer quantidade de isolante ir aumentar a resistncia e reduzir a taxa de transferncia de calor.

6. Anexo
Figura 1 Propriedades do Polietileno

Figura 2 Ilustrao da Prtica

7. Bibliografia
INCROPERA, P.Frank, Fundamentos de Transferncia de Calor e Massa,

Rio de Janeiro 2003 http://www.multinova.ind.br/pt_popup_tabelas.htm (5 tabela)

Anda mungkin juga menyukai