Anda di halaman 1dari 42

Explorar o material Cuisenaire

Pascal Paulus

As operaes bsicas com o Material Cuisenaire

Explorar o material Cuisenaire

Proposta de sesso de trabalho de 6 horas: Valor do nmero e outras convenes (30 minutos) Investigao: decomposio de 1 at 10 (60 minutos) Nos primeiros anos: preparao com os amigos (90 minutos) Famlias de nmeros: representao linear ...(90 minutos) ... e no plano: primos, quadrados e rectngulos (60 minutos) Subir ao espao: a potncia (30 minutos)

Pascal Paulus - Carnaxide, 1998

ndice
Introduo.......................................................................................7 Convenes..................................................................................11 Valor do nmero representado pelo tamanho - relaes entre rguas................................................................................................11 Outras convenes.........................................................................12 Investigao..................................................................................15 Decomposio dos nmeros 1 at 10............................................15 Nos primeiros anos: preparao com os amigos...........................19 O nmero invisvel 0.......................................................................22 Mais exerccios lineares.................................................................23 Famlias de nmeros....................................................................25 Representao linear.....................................................................25 ... no plano: primos, quadrados e rectngulos...............................26 ... e subir ao espao. da multiplicao chegamos potncia........29 Notas finais...................................................................................33

Introduo
O material aqui apresentado foi desenvolvido por Georges Cuisenaire, um professor de ensino primrio na cidade de Thuin, Blgica. Este professor concebeu o material a partir de rguas graduadas e caixas de aritmtica, perante a constatao que muitas crianas precisam dum apoio estruturado para aprender melhor a aritmtica. 60 anos mais tarde, a comunidade de professores de matemtica americana recomenda nas suas normas para o ensino da matemtica, a utilizao de material concreto para a explorao de situaes de matemtica at ao 10 ano de escolaridade! O material Cuisenaire, ou rguas de cor, tem a vantagem em relao a outros materiais de apoio, de representar os nmeros como entidades e no como o resultado de uma contagem contnuo. Este material, como qualquer outro, no resolve em si as dificuldades dos alunos. gerador de intercmbio. S se consegue explorar muitos aspectos das propriedades dos nmeros naturais

Introduo

atravs de discusses entre alunos e professor. Neste contexto, o material um apoio fundamental. As propostas de trabalho descritas so resultante da minha prpria prtica, em que sempre tenho grande preocupao evitar uma forma transmissiva de ensinar, privilegiando um trabalho participativo. Normalmente, utilizo vrios tipos de material ao mesmo tempo. Muitas das provocaes iniciais foram tiradas de: Trapje op, trapje af, De Herdt, Calozet Matematique avec les nombres en couleur - Materiel Cuisenaire Caleb Gategno, d Delachaux et Niestl. Huppel, Ann e Omer Mogensen, De sikkel, Antwerpen. Algumas notas de enquadramento foram retiradas do livro de Ccile Robichaud, Lefficience des Rglettes Cuisenaire, d Delachaux et Niestl Tentarei mostrar nas propostas de trabalho que seguem que vale a pena tirar as caixas Cuisenaire dos armrios, utilizando as rguas para mais do que para fazer os exerccios de construo e de agrupamento sem fim e agrupamentos em conjuntos para as quais no foram inicialmente concebidas. De facto, quando o material comeou a proliferar, foi se tambm perdendo gradualmente concepo que est por trs dele. Seria pena conden-lo a explorao livre e rudimentar por crianas da idade do Jardim de Infncia, s porque os Educadores de

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

Infncia e os professores do Ensino Bsico deixaram de saber trabalhar com ele.

Convenes
Valor do nmero representado pelo tamanho - relaes entre rguas
Escolhendo uma rgua de cada cor / tamanho, torna-se logo evidente que conseguimos estabelecer uma relao inequvoca entre o tamanho e a cor: Se 1 representado por ento 2 representado por ento 3 representado por ento 4 representado por ento 5 representado por ento 6 representado por ento 7 representado por ento 8 representado por ento 9 representado por ento 10 representado por O valor atribudo primeira rgua determina portanto o valor das outras. As relaes entre as rguas no mudam. Tanto vale dizer que o verde escuro equivale duas vezes o verde claro, como dizer
11

Convenes

que 6 equivale duas vezes 3, como 60 equivale duas vezes 30, o que se pode visualizar se se atribui o valor 10 rgua branca. Observamos agora as rguas todas. Ser que podemos descobrir algumas relaes entre os valores representados por um s algarismo? Experimentamos. Talvez chegaram uma proposta muita parecida como a proposta inicial de Cuisenaire, inspirado pela tonalidade musical: Famlia castanha: 2, 4, 8 Famlia verde: 3, 6, 9 Famlia preta: 7 Famlia amarela: 5 e 10) O 1 branco: a ausncia de cor (indicando a sua neutralidade) torna-o integrvel em qualquer uma das famlias.

Outras convenes
Existe uma representao e uma linguagem prpria, utilizado por muitos professores que introduzem as rguas de Cuisenaire na sua prtica. Esta linguagem no obrigatria, obviamente, mas facilita a troca entre turmas correspondentes por exemplo, ou simplesmente entre grupos de alunos e adultos que utilizam o material.

12

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

5+4 6:2

8-3

6x3

5 x 33

formaes lineares formaes no plano formaes no espao

comboio

tapete de uma cor

cubo

tapete

cruz

torre

13

Investigao.
Decomposio dos nmeros 1 at 10
Fixamos novamente: 1. um tapete: um conjunto de filas de rguas em que o comprimento de cada uma das filas igual. 2. um comboio: uma fila de rguas (podemos falar de um comboio de x carruagens)

E juntamos s nosssas definies: 3. os amigos dum valor: o tapete em que os comboios tm no mximo 2 carruagens. Vamos decompor os nmeros:
15

Investigao.

Construmos tapetes de 1, 2, 3, 4: Quantos comboios que conseguimos? Quantos sero para 5? Quantos para 6, para 7, ... Escrevemos as nossas descobertas: 1 1 2 2 3 4 4 8 5 ? 6 ? 7 ? 8 ? 9 ? 10 ?

Tabela 1: Quantos comboios para cada nmero?

Ser que descobrimos quantas decomposies so possveis para a rgua laranja, sem fazer todos os comboios? Alis, convm descobrir a regra. Porque se no, precisaremos de muitas rguas para poder formar os tapetes possveis. Para calcular todas as rguas necessrias, poder se fazer uma tabela de duas entradas (ver tabela 2) Esta tabela pode ser construda a partir de uma regra (no to simples). Assim poder descobrir que s para o tapete dez sero preciso 1536 blocos brancos e (claro!) s uma rgua laranja. O material Cuisenaire pode portanto muito bem servir de base de investigao para adultos tambm. Mas voltemos agora ao trabalho com crianas. Para facilitar a investigao proposta aos alunos de 1 ciclo, ser preciso determinar mais algumas regras.

16

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire


Blocos necessrios Tapete do 1 Tapete do 2 Tapete do 3 Tapete do 4 Tapete do 5 Tapete do 6 Tapete do 7 Tapete do 8 Tapete do 9 Tapete do 10 br 1 2 5 12 28 64 en 0 1 2 5 ve 0 0 1 2 ro 0 0 0 1 am ve 0 0 0 0 0 0 0 0 pr ca 0 0 0 0 0 0 0 0 az 0 0 0 0 la 0 0 0 0 tot 1 3 8 20

Tabela 2: Quantas rguas precisamos?

Vamos partir duma observao no tapete do 8 por exemplo:

Os comboios 4 + 3 + 1, 3 + 4 +1, 1 + 3 + 4, 4 + 1 + 3, 3 + 1 + 4, 1 + 4 + 3 tm sempre as mesmas carruagens, s que em ordem diferente. Combinamos: consideramos estes comboios idnticos. Agora podemos voltar a fazer tapetes e construir uma tabela:
17

Investigao.

Tapete do: N de comboios:

1 1

2 2

3 3

4 5

5 6 7 8 7 11 15 22

9 10 ? ?

Tabela 3: Nmero de comboios no repetidos

Estes jogos e as representaes que notamos fixaro os conceitos de associatividade da soma e introduzem tambm algumas noes sobre sries e as regras s quais obedecem. Com alunos mais velhos, poder se estudar a descrio matemtica duma srie. Entretanto vamos centrar a nossa aco sobre comboios e tapetes estruturadoras para a aprendizagem bsica da aritmtica.

Nos primeiros anos: preparao com os amigos


Definimos: tapetes do 1 at 10 com comboios diferentes com um mximo de 2 carruagens (ou de 2 rguas se assim preferir):
tapete do 1 tapete do 2 tapete do 3 tapete do 4 tapete do 5

Tabela 4: Os amigos dos nmeros at 5

E podemos continuar:

18

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

tapete do 6

tapete do 7

tapete do 8

tapete do 9

tapete do 10

6+0 5+1 4+2 3+3

7+0 6+1 5+2 4+3

8+0 7+1 6+2 5+3 4+4

9+0 8+1 7+2 6+3 5+4

10 + 0 9+1 8+2 7+3 6+4 5+5

Tabela 5: Os amigos dos nmeros de 6 at 10

Surge aqui uma pergunta: porque que 2 e 3, 4 e 5, etc. tm o mesmo nmero de amigos? Alguma observao levar constatao que h dois grupos de tapetes: os que tm comboios com rguas repetidas e os que no tm estas rguas. O que acontecer se construmos uma escada, em que cada degrau consiste em 2 rguas repetidas? Fazemos um levantamento dos nmeros que assim obtivemos e os que no aparecem. Descobrimos os nmeros pares e impares. Passamos o 10 e podemos continuar a construir tapetes (ver tabela 6) E concerteza podemos voltar a fazer algumas observaes tomando em conta o nmero de amigos que temos para cada um dos tapetes. Os amigos dos nmeros base (de 1 at 20) fixados, tornam-se um apoio poderoso qualquer clculo mental para a adio e a subtraco. Para o efeito basta a decomposio simples num s
19

Investigao.

par de amigos e que a incgnita pode ser um dos dois amigos ou o nmero base.
Tapete do 11 Tapete do 12 tapete do 13 Tapete do 14 Tapete do 15

Tapete do 16 Tapete do 17 Tapete do 18 Tapete do 19 Tapete do 20

Tabela 6: Amigos dos nmeros 11 at 20

Ser importante estimular atravs de mltiplas propostas a forma como se pode definir problemas do tipo a + b = x, a + x = b, x + a = b, a - b = x, a - x = b, x - a = b e ainda propostas em que se procura comparar dois pares de amigos dum nmero: a + x = b + c, etc. Para cada uma destas propostas o material Cuisenaire pode dar uma representao imediata. Para estruturar o reagrupamento de unidades em dezenas, h vrios materiais de apoio. O material mais barato, sem ser o corpo humano, o material no estruturado, ou dito de outra forma, o material que estruturamos segundo as nossas prprias necessidades.
20

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

Mas, se s dispomos do material Cuisenaire, ou se optamos para no introduzir outro material (opo que pode no ser a mais correcta tomando em conto a diversidade de alunos com quem trabalhamos), este material tambm pode ajudar: x unidades + y unidades = x unidades + x unidades + y unidades em que x + x = 1 dezena e x + y amigos de y. Como j trabalhamos a conservao do nmero (trocar as mesmas rguas entre elas no mesmo comboio, no altera o valor global ou tamanho deste mesmo comboio), torna esta descoberta extensvel para nmeros maiores, onde podemos primeiro filtrar as dezenas. 6+5=6+4+1 13 + 8 = 10 + 3 + 7 + 1 E para acabar esta parte sobre adio e subtraco : Partindo do princpio que 5 - 3 = x pode ser formulado como Qual o amigo do 5 que falta?, podemos outra vez generalizar: 5-3+6-4+1=5+6+1-3-4 Com as rguas formamos um comboio das somas em um outro comboio dos valores a tirar, e assim tornar-se- fcil ler que 5 o nmero que falta no segundo comboio.

21

Investigao.

J agora: 5 + 2 - 8 indica que falta juntar 1, mas ao comboio superior. Assim, para notar o resultado de operaes em que a soluo um nmero negativo, propomos a notao do nmero negativo como:

1
(o nmero que falta pr tem que ser colocado no comboio superior.)

O nmero invisvel 0
J fomos confrontados com o 0 na notao dos amigos: Podemos considerar as rguas amigo de si prprio e escrev-lo como a soma x + 0 = x Subindo a dupla escada de nmeros pares podemos deduzir que 0 tem caractersticas dum nmero par: decompe-se em 0 + 0

Mais exerccios lineares.


Utilizando as rguas linearmente, pode-se representar uma grande variedade de operaes e de expresses numricas, mesmo com multiplicaes e fraces, desde que o calculo seja apresentada como uma forma abreviada da adio ou do seu inverso. (No se pode esquecer que as operaes bsicas so todas derivadas da adio de nmeros naturais)
22

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

De seguida apresento s alguns dos exerccios possveis:


10 + 1 (3 x 2) + (2 x 2) + 1 1 + (5 x 2) (2 x 3) + 1 + 4 3 + (4 x 2) 4 + 3 + (1 x 2) + 2

Aqui os parntesis no so realmente necessrias, mas ajudam na leitura da expresso escrita. Podem servir de base para outras propostas de trabalho:
(5 + 3) + ? = 12 (4 + 2) + ? = 12 (3 x 2) + ? = 12 (10 - 5) + ? = 13 (3 x 3) + ? = 16 (6 + 3) + (12 : 6) 8 - 4) + (4 x 4) 20 : 4) + (4 x 5) 5 - 4 + 2 + 7 - 8 + 17 - 9 = 2 + 4 + 2 + 4 +2 +4 +2 +4 = Junta o outro amigo: 10 = 5 + ? 12 = 8 + ? 8=3+? 7=?+4

Alm destes exerccios ainda podemos apresentar os nmeros fraccionrios. So simplesmente carruagens de um comboio de cor nica, em que contamos o nmero de rguas de uma determinado cor (e portanto de um determinado conjunto de rguas equivalentes):

23

Investigao.

De 12: 1/2 1/6 1/3 1/4 1/12

1/2 de 12 (ou 1/2 x 12) 1/6 de 12 (ou 1/6 x 12) 1/3 de 12 (ou 1/3 x 12) 1/4 de 12 (ou 1/4 x 12) 1/12 de 12 (ou 1/12 x 12)

Da mesma forma poderemos ler fraces no unitrias. O valor de um nmero de rguas de um conjunto definido simplesmente a soma do valor das rguas consideradas:

De 12: 1/2 3/6 2/3 2/4 8/12

1/2 de 12 (ou 1/2 x 12) = 6 3/6 de 12 (ou 3/6 x 12) = 6 2/3 de 12 (ou 2/3 x 12) = 8 2/4 de 12 (ou 2/4 x 12) = 6 8/12 de 12 (ou 8/12 x 12) = 8

Comparando com outros comboios, poder-se chegar a concluso que a metade de um nmero sempre igual a dois quartos de um nmero, que dois sextos sempre igual a um tero, etc.

24

Famlias de nmeros
Representao linear...
Vamos mudar as regras de decomposio. Fazemos tapetes em que cada comboio s tem carruagens.da mesma cor: tapete do 1 tapete do 2 tapete do 3 tapete do 4 tapete do 5

tapete do 6

tapete do 7

tapete do 8

tapete do 9

tapete do 10

25

Famlias de nmeros

Alguma observao leva-nos a classificar os tapetes em grupos: tapete do 1 do tipo: 1 x 1

tapetes lineares, do tipo X x 1, 1 x X : 2, 3, 5, 7

tapetes quadrados, do tipo X x 1, 1 x X , Y x Y: 4, 9

tapetes rectangulares, do tipo X x 1, 1 x X, Y x Z, Z x Y: 6, 8, 10

... no plano: primos, quadrados e rectngulos...


Podemos agora reagrupar as rguas dos comboios que obtivemos. Assim podemos fazer linhas, quadrados ou rectngulos. Alm disso podemos constatar que dois rectngulos que saem do mesmo tapete, cobrem-se perfeitamente. Desmontar o nmero 24 A partir dos comboios de uma s cor:
26

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

construmos tapetes de uma s cor, que se cobrem mutuamente. O comboio base 24 e o comboio de rguas de 1 no formam tapete, mas simplesmente outro comboio. Continuamos no linear, no passamos para uma figura no plano. Lembramos que 1 aquele nmero que entra em todos, divisor universal mas no primo, enquanto que o prprio 24 divisor de si prprio, como o caso para qualquer nmero, primo ou composto, que sempre divisor de si prprio. Os outros divisores geram tapetes de uma s cor (uma rgua por comboio), que podero ser transferidos para a tabela de Pitgoras.

cobre

e pode tambm ser apresentado como ;

27

Famlias de nmeros

cobre ser apresentado como: ;

e pode tambm

cobre sentado como: .

e pode tambm ser apre-

Esta descoberta leva-nos logo pergunta: ser que podemos pr todos os nmeros em rectngulo, em quadrado, ou ser que h mais nmeros que ficam pela forma linear, tornando-se assim primos dos nmeros 2,3,5, e 7? Esta caa aos primos pode ser feito a medida que se construa a tabela de Pitgoras, em que os nmeros quadrados e rectangulares se tornam novamente visveis. Mas preciso ter algum cuidado: h nmeros rectangulares que no aparecem na tabela de Pitgoras (12 x 2 ou 2 x 12 por exemplo), nem se podem construir com o material Cuisenaire, como 22 ou 39 por exemplo. O melhor cruzar ainda com a casa dos nmeros, antes de construir um crivo, na boa tradio de Eratstenes.

28

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

Entretanto podemos experimentar os rectngulos e quadrados possveis com as rguas, sempre marcando os nmeros que assim obtivemos. Ao todo conseguimos 9 quadrados e muitos mais rectngulos (quantos?), representando nmeros, alguns repetidos (quantos ao todo, quantos repetidos, quantas vezes repetido?)

Os nmeros quadrados, entretanto, so um pouco montonos: Mas podem-nos servir de ponto de partida para atingir o ltimo patamar.

... e subir ao espao. da multiplicao chegamos potncia


Podemos representar o nosso quadrado 16 como paralelippedo: = 4x4 = 42 e e 4 = =

= 2 x 2 = 22

29

Famlias de nmeros

= 4x4 = (2 x 2) x 4

= = 42

= =

= 4 x 22 = 24

ou ou 24

Podemos fazer a mesma decomposio para qualquer nmero, seja ele rectangular, seja ele quadrado. Assim, representamos uma rgua 2 cruzada pela rgua 4: o valor 8. Mas j descobrimos que 4 pode ser representado por 2 cruzado por 2. Assim, 8 uma torre de 2 cruzado por 2 cruzado por 2. A torre tem 3 andares. Podemos escrever 23 e concluir que 8 = 23. Alguma experimentao nos levar a descobrir quais so as torres que assim poderemos construir. Com alguma investigao, poderemos decompor assim todos os nmeros da tabela de Pitgoras nos seus factores primos. Utilizamos outra vez 24 como exemplo:

30

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

Finalmente, fcil verificar que todas as decomposies de um mesmo nmero do torres com os mesmos nmeros primos, que podem ser utilizados para voltar a construir o nmero passando pelo mesmo ou por outro divisor. Tambm fcil constatar que cada nmero d uma torre diferente, e que para decompor os nmeros da tabuada s precisamos de um nmero limitado de primos (quais so?)

31

Notas finais.
Decidi incluir alguns trechos de textos originais, que ilustram bem como o discurso dos anos 50, quando o material de Cuisenaire se tornou muito popular na Blgica e em alguns outros pases, no difere muito do actual. A forma de dizer as coisas mudou um pouco, mas a dificuldade em convencer os professores em considerar os alunos como pessoas pensantes, que s precisam de material facilitador para discutir os seus pensamentos com o adulto, continua a ser a mesma. Primeiro, no resisti em copiar estas indicaes, dadas pela Conferencia Internacional da Instruo Pblica em 1950, e dirigidas aos ministrios dos pases participantes: La Confrence, Considrant, d'une part, que l'initiation mathmatique constitue l'un des aspects essentiels et universels de la formation de l'esprit d'objectivit et de rigueur, Que, d'autre part, l'activit spontane et la libre vrification rclame particulirement par linitiation mathmatique comportent une
33

Notas finais.

valeur formative intellectuelle et morale dont devraient s'inspirer les autres disciplines, Considrant enfin que lenseignement des mathmatiques, lun des plus difficiles, peut actuellement utiliser les rsultats de nombreuses recherches psychologiques et pdagogiques propres le faciliter, Soumet aux Ministres de l'instruction publique des diffrents pays les recommandations suivantes : 1. Que linitiation mathmatique soit adapte, tape par tape, aux oprations intellectuelles caractristiques des diffrents stades du dveloppement de 1'enfant et utilise en retour toutes les ressources que ces oprations comportent; 2. Que 1'cole maternelle dj fournisse lenfant 1'occasion de dcouvrir, grce un ensemble d'actions effectives et personnelles, les relations lmentaires (inclusion, ordre, correspondance, etc.) constitutives du nombre et de 1'espace; 3. Que l'initiation aux oprations arithmtiques, durant les premires annes primaires, soit toujours fonde sur des actions pralables, permettant l'enfant de redcouvrir pour son compte le mcanisme de ces oprations par la manipulation d'objets concrets et en fonction de questions qu'il aura t conduit se poser selon ses intrts spontans; 4. Que, paralllement cette construction des rapports numriques, soit organise une srie gradue d'activits portant sur les formes, les relations et les mesures spatiales lmentaires, de manire assurer la correspondance entre les oprations arithmtiques et les oprations gomtriques; 5. Que, en connexion avec cette initiation aux oprations par
34

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

laction, un soin particulier soit port llaboration des relations qualitative et logique, tout problme comportant ncessairement une structure logique et des donnes numriques, il importe quavant lintroduction de ces dernires on obtienne une comprhension aussi complte que possible de cette structure qualitative; 6. Que, dans la suite, les problmes portant sur des notions nouvelles (telles que le temps, la vitesse, etc.) ne soient respectivement abords qu'aprs de nouveaux exercices comportant chaque fois les mmes activits concrtes ainsi que le mme effort de structuration logique; 7. Que le recours l'activit de l'enfant et ses capacits d'intention saccompagne d'un appel croissant la vrification, de manire que 1'acquisition de chaque nouveau systme d'oprations ou de relations marque un progrs dans la rigueur des raisonnements; 8. Qu'une attention particulire soit accorde lexpression verbale des oprations et lemploi d'un vocabulaire correct, correspondant chaque niveau considr; 9. Que des exercices destins assurer l'acquisition des mcanismes du calcul, notamment du calcul oral, interviennent seulement aprs que l'enfant aura compris le sens des oprations en jeu et la ncessit de cette mcanisation; 10.Que les mthodes de travail par quipes soient utilises, notamment pour renforcer lintrt des lves et pour dvelopper leurs capacits de contrle mutuel; 11.Que les matres cherchent systmatiquement, l'aide de procds psychologiques varis, dpister les points faibles de leurs lves dceler les causes de ces insuffisances et y re35

Notas finais.

mdier par des moyens adapts chaque cas individuel; 12.Que 1'enseignement mathmatique soit le plus possible coordonn avec les autres enneigements, que les exercices et problme propose aux lves soient vraisemblables, tirs de la vie pratique et autant que possible en rapport avec le milieu dans lequel vit l'enfant; 13.Que les tablissements chargs de la formation des matres soient invits sinspirer des principes ci-dessus dfinis afin de prparer les instituteurs les mettre en pratique. Este segundo trecho da mo do prprio Cuisenaire que, para explicar o significado do seu material, escreve em Initiation la mthode des Nombres en couleurs: Le procd des nombres en couleurs, associe voir faire, calculer, vrifier, comprendre. 1e Voir a) Couleurs associes par la parent des multiples (familles ) entre les nombres (association des yeux au travail de l'intelligence). b) Dimensions rapportes une mesure mtrique qui permet lintervention active des yeux et des mains en associant des perceptions simultanes. c) Association des couleurs et des dimensions (intervention de tous les sens et de lactivit intellectuelle en excitant la pense calculatrice - ducation de La perception strognostique (rapports des longueurs) qui rsulte d'une association de divers modes de sensibilit).
36

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

Cette classification facilite l'identification, les groupements des familles et les rapports des nombres et en rend la fixation aise, prcise, durable. Elle achemine vers La perception mentale (voir sans les yeux). 2e Faire Satisfaction du besoin d'agir par la ralisation spontane de combinaisons nombreuses 1ibrement inventes par l'enfant, bases sur les rapports et les groupements des nombres. Ces combinaisons amnent de multiples formations et dcompositions suscites par des ttonnements et des vrifications. 3e Calculer Par le maniement de ses rglettes, l'enfant prouve le besoin de raliser des calculs nouveaux pour satisfaire son apptit de La dcouverte. Ses nombreux exercices provoquent rapidement l'automatisation et la mcanisation qui conduisent la fixation. 4e Vrifier C'est le stade important de l'exprimentation. Le jeune autodidacte se dveloppe inconsciemment grce de multiples expriences constitues par des ttonnements provoquant des erreurs heureusement rectifies par l'enfant lui-mme, au fur et mesure qu'elles se produisent. 5e Comprendre Voir et faire, calculer, vrifier, facilitent la comprhension en excitant l'imagination et la pense calculatrice. Voir et faire suscitent des mcanismes et dclenchent lautomatisme.

37

Notas finais.

Ainsi le procd des nombres en couleurs : 1. Replace chaque enfant dans les conditions du commencement et oblige chacun reconstruire l'arithmtique pour son propre compte au rythme des possibilits variables et trs ingales de chaque tre en croissance. 2. Cre des images visuelles, musculaires et tactiles, nettes et prcises, durables. 3. Rend le calcul sensoriel attrayant, vivant et fait gagner du temps, tout en simplifiant la tche du matre. 4. Garde lacquisition globale et pure du nombre reprsent par chaque rglette au cours des nombreuses formations et dcompositions inventes et vrifies laide de schmes immuables, fidles, associs entre eux. 5. Amne progressivement l'enfant vers l'abstraction en l'habituant voir mentalement dinnombrables fois. 6. Runit en une seule activit mentale les 3 aspects du processus mental (intriorisation, rversibilit, associativit) qui conduit la notion du nombre permettant lenfant de transformer librement ses propres images du nombre la comprhension des oprations. 7. Par la matrialisation de sa pense calculatrice, matrialisation traduite par ses manipulations nombreuses avec lintervention active de tous ses sens qui associent constructivement les couleurs et les dimensions, lenfant est conduit sans contrainte l'objectivit et une adaptation plus exacte de tout son psychisme; dveloppe lesprit danalyse de lenfant par la ralisation de calculs tirs de sa propre exprience. 8. Jette le pont entre les acquisitions faites au cours des exercices d'observation et la systmatisation indispensable.
38

Pascal Paulus - Explorar o material Cuisenaire

Escolhi esta observao de Natalis, em Didactique et Psychologie - Matriel de calcul; Le Moniteur, Revue pdagogique des instituteurs et institutrices primaires belges, n 7, 1954:110), porque mostra bem como a utilizao do material e a montagem de um cenrio pedaggico baseado na pedagogia activa vo de mos dados. A l'origine de l'ide qui conduisit Cuisenaire l'invention de son remarquable matriel, il y a une conviction, il y a une foi: cette conviction, cest une confiance sans bornes dans les possibilits d'auto-ducation de l'enfant, possibilits qui dcoulent de la richesse du dynamisme mental de cet ge. Seuls les ducateurs maladroits ou prtentieux croient encore devoir simmiscer dans le droulement du processus intellectuel qui conduit lenfant de la connaissance subjective du monde la notion objective du nombre. Imposer de jeunes esprits une conception du nombre conforme celle de l'adulte, cest provoquer un drame intrieur, qui ne se rsoudra quen dehors de lcole et linsu des matres, lorsque lenfant fera de lui-mme ses propres expriences sur le monde extrieur, o il dcouvre peu peu les relations entre les quantits. On a reproch au matriel Cuisenaire de hter trop le passage du plan de laction au plan de la pense. Ce reproche est aussi puril que celui qui consisterait accuser du mme dfaut un manuel de calcul. Ni le manuel ni le matriel ne refltent lactivit dune classe vivante: ils ne sont que des instruments de travail. Les meilleurs peuvent encourir le reproche de mconnatre le
39

Notas finais.

principe mme de l'cole active. Lart didactique a encore son mot dire: Cuisenaire est le premier mettre en garde les instituteurs contre toute ngligence cet gard. Son matriel ne relve pas de la magie mais de la psychologie!

40

O autor Pascal Paulus nasceu em Oostende (Blgica) e formou-se como professor de ensino primrio em 1977. Trabalhou, na sua terra natal, com crianas e adultos at 1986, quando se estabeleceu em Portugal. Desde ento tem alternado a sua interveno na escola do 1 ciclo com a formao de professores e a participao em projectos de desenvolvimento local. Pertence, desde 2005, ao quadro de escola da Escola Bsica Amlia Vieira Lus, na Outurela.

Anda mungkin juga menyukai