Anda di halaman 1dari 14

1 - Processo de identificao de problema.

No processo de identificao de problema muitas vezes informal e intuitivo e vrias situaes geralmente alertam os administradores para possveis problemas: Assinale a alternativa verdadeira: A. Quando h um desvio em relao a um plano determinado; B. Quando competidores tm desempenho melhor a organizao qual o administrador pertence; C. Quando h um desvio em relao experincia no passado e quando outras pessoas trazem problemas para o administrador; D. Todas as alternativas acima esto corretas. 2 - A nova ordem organizacional se desenha em ambientes altamente competitivos e de extrema instabilidade e incerteza, a ponto de algumas questes bsicas quanto ao prprio objetivo organizacional estarem sendo colocadas incisivamente s organizaes. H bem pouco tempo atrs, as organizaes almejavam a liderana do mercado e grandes margens de lucro. J no presente, tem-se revelado como a era da sobrevivncia organizacional. Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posio deve adotar uma organizao? A. Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propsitos da cultura organizacional. B. Aceitar a inevitabilidade da necessidade de mudana e de adaptao. C. Ignorar a mudana associada burocratizao das organizaes. D. Aceitar o determinismo ambiental como inevitvel e se curvar s suas conseqncias. 3 - O planejamento bsico para todas as funes administrativas. Um gerente desempenha as funes administrativas para realizar objetivos desejados, e a forma de realiz-los fundada nos seus esforos de planejamento. Assinale a alternativa correta: A. Planejar a organizao e suas aes, pouco contribui para o resultado organizacional. B. O resultado desejado de planejamento somente realizado pela alta administrao. C. O planejamento deve ser uma parte integrante do processo de tomada de deciso na administrao e no ser meramente algo ocasional, de curta durao. D. O planejamento uma funo difcil de ser dominada, porque envolve a anlise de situaes estticas. 4 - Peter Drucker props o julgamento do desempenho de um administrador atravs dos critrios gmeos de eficcia e eficincia. Assinale a alternativa correta: A. Esses dois critrios seguem paralelos aos dois aspectos do planejamento: determinar objetivos certos e em seguida escolher os meios certos de alcanar esses objetivos. B. A eficincia est relacionada ao conceito de racionalidade econmica, ou seja, a razo custo/benefcio que a organizao pode lograr para prestar servios ou produzir determinados bens. C. Ambos os aspectos do planejamento so vitais para o processo de administrao. D. Todas as alternativas acima esto corretas.

5 - Objetivos so de suprema importncia na administrao, pois do inteno e direo ao esforo, tornando-o significativo. Identifique as questes abaixo com falso (F) ou verdadeiro (V) e marque a opo que apresenta a seqncia correta na ordem apresentada. ( ) Os objetivos devem ser expostos de uma forma geral e no estruturada, permitindo ao executivo uma margem mxima na sua interpretao. ( ) Objetivos devem ser colocados em nvel irrealizvel, dessa forma estaro continuamente empenhados em alcan-los. ( ) As metas, tanto quanto possvel, devem ser reduzidas a termos quantitativos. ( ) Todos os objetivos devem ser relacionados logicamente. A. V, V, V, V. B. F, F, V, F. C. F, F, V, V. D. F, F, F, F. 6 - Em relao aos nveis de planejamento de uma organizao, correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organizao e sua relao com o ambiente so os: A. Estratgicos B. Operacionais C. Tticos D. Departametais 7 - Organizaes pblicas ou privadas enfrentam desafios e dilemas ao ter de decidir que rumo tomar, qual soluo adotar, quando investir e o que fazer. o processo de tomar deciso. As decises operacionais so aquelas que: A. Estabelecem estratgias. B. Definem meios e recursos. C. Estabelecem metas. D. Escolhem objetivos para a organizao. 8 - A caracterstica universal de um administrador a sua responsabilidade em tomar decises. Para que os objetivos sejam alcanados, ele deve decidir quais as aes especficas necessrias, quais os novos meios a serem introduzidos e o que fazer para manter um rendimento de trabalho satisfatrio. Tomando esta afirmao, assinale a alternativa incorreta: A. Na tomada de deciso, o administrador faz uso do maior nmero de variveis, visando minimizar o risco de erro. B. Na tomada de deciso, o administrador lida com fatores, cujas nuanas no se conhecem na sua totalidade. C. A tomada de deciso a escolha de uma alternativa, a partir de duas ou mais alternativa, para determinar uma opinio ou um curso de ao. D. A tomada de deciso a escolha de uma alternativa, sem avaliar o contexto geral. 9 - Assinale a alternativa que expressa uma viso geral do planejamento:

A. Planejamento o processo sistemtico de tomar decises sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organizao buscaro no futuro. B. O planejamento no prev aos indivduos e unidades de trabalho um mapa claro a ser seguido em suas atividades futuras, ao mesmo tempo em que esse mapa pode levar em considerao circunstncias nicas e mutantes. C. Planejamento constitui uma resposta informal ou casual a uma crise; constitui um esforo que tem um propsito, sendo liderado e controlado por administradores, que freqentemente recorrem ao conhecimento e experincia dos empregados em toda a organizao. D. Nenhuma das opes anteriores 10 - Para tentar obter eficincia numa empresa, deve-se: A. Colocar cada empregado numa funo na qual possa produzir e procurar detectar cuidadosamente as habilidades de cada um. B. Colocar cada empregado numa funo na qual possua limitaes, mas que consiga obter resultados. C. Ignorar as habilidade de cada um e visar a produo. D. Nenhuma das opes acima

1 - O que Estratgia? A. a tcnica de dinmica de grupo, uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivduo, colocando-a a servio de seus objetivos. B. o conjunto de planos, polticas, programas e aes, desenvolvidas por uma empresa para ampliar ou manter, de modo sustentvel suas vantagens competitivas frentes aos seus concorrentes. C. a escola de pensamento administrativo voltada para a gesto de pessoas de modo sustentvel suas vantagens competitivas frentes aos seus concorrentes. D. Ocupa-se de viso "micro", no sentido de elementar ou particular em relao ao todo. 2 - Em relao Gesto Estratgica Competitiva, pode-se afirmar: A. o processo pelo qual a gesto foca a ateno nos aspectos operacionais da organizao B. a forma da alta cpula centralizar a gesto dos processos C. uma proposta de escola para o pensamento estratgico, baseada na volatilidade e na complexidade do ambiente atual e futuro. D. Nenhuma das opes acima 3 - Indique V para Verdadeiro ou F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia. ( ) O planejamento estratgico pode ser entendido como o processo de decises relativo a mudanas de objetivos das organizaes, recursos que se devem usar para atingir esses objetivos e polticas que devem reger a obteno e destinao desses recursos.

( ) O planejamento estratgico deve envolver somente o nvel gerencial, assim o operacional executa as devidas atividades. A. V e V B. V e F C. F e V D. F e F 4 - Indique V para Verdadeiro ou F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia. ( ) A estratgia empresarial plano de ao que estabelece a alocao de recursos e atividades para que a organizao possa obter uma vantagem competitiva na relao com seu ambiente e para o alcance de suas metas. ( )A meta uma decomposio do objetivo. A. V e V B. V e F C. F e V D. F e V 5 - No processo de Planejamento Estratgico, a Viso de uma empresa pode ser entendida como: A. A capacidade da empresa de lembrar do passado, visto que a realidade do presente conseqente da atuao da organizao B. Um cenrio ou uma intuio, um sonho, uma vidncia. Estando acima dos objetivos da empresa, a imagem projetada para o futuro e que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores da empresa. C. Os objetivos da organizao pois, sem objetivo no se chega a lugar algum. D. As conquistas da organizao num cenrio estvel e previsvel 6 - A Misso organizacional pode ser entendida como: A. Onde a empresa imagina estar dentro de um perodo de curto prazo. B. O diagnstico organizacional, com as fragilidades e potencialidades organizacionais. C. A identificao dos pontos fortes e fracos da empresa. D.O propsito e os valores bsicos da organizao, bem como seu escopo de operaes. Constitui a declarao bsica da razo da existncia da organizao. 7 - Elementos de ao direta e ao indireta devem ser considerados no processo de planejamento das organizaes. Os elementos de ao indireta afetam o clima no qual a organizao opera, podendo vir a se tornar elementos de ao direta. Entre os elementos de ao indireta que podem influenciar a administrao de uma empresa podemos afirmar: A. Grupos ecolgicos, meios de comunicao e grupos de presso poltica.

B. Legislao, os gerentes e concorrentes. C. Grupos de presso poltica, instituies financeiras e os funcionrios. D. Grupos ecolgicos, os equipamentos e concorrentes. 8 - Quando falamos dos fatores estruturais da competitividade das organizaes, Porter (1980) relaciona foras competitivas que dirigem a concorrncia na empresa e determinam a lucratividade da organizao. Marque a opo que relaciona corretamente essas foras: A. Entrada de poucos concorrentes; substituio das importaes; poder democrtico; poder de negociao dos fornecedores; rivalidade entre os atuais fornecedores. B. Ameaas de Novos entrantes; poder de barganha dos clientes; poder de barganha dos fornecedores; ameaa de produtos substitutos e rivalidades entre os concorrentes. C. Entrada de novos concorrentes; ameaa de substituio; poder de comparao; poder de negociao; rivalidade entre os atuais compradores D. Todas as alternativas esto incorretas. 9 - Numa anlise organizacional, so entendidos como pontos fortes: A. As vantagens estruturais que a empresa controla que a favorece perante as oportunidades e ameaas do ambiente. B. As desvantagens estruturais ou fragilidades que a desfavorece perante as oportunidades e ameaas do ambiente. C. Os fatores externos organizao que pode favorecer a mesma. D. Uma condio do ambiente externo desfavorvel para a empresa. 10 - Numa anlise organizacional, so entendidos como pontos fracos: A. As vantagens estruturais que a empresa controla que a favorece perante as oportunidades e ameaas do ambiente. B.As desvantagens estruturais ou fragilidades que a desfavorece perante as oportunidades e ameaas do ambiente. C. Os fatores externos organizao que pode favorecer a mesma. D. Uma condio do ambiente externo desfavorvel para a empresa.

- Sobre a matriz Swot, pode-se afirmar: A. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaas presentes no ambiente externo com as foras e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organizao. B. So os elementos do ambiente de tarefa que regulam, normatizam, monitoram, avaliam ou fiscalizam as aes da organizao. C. Significa um padro de excelncia que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. D. Nenhuma das opes

2 - A matriz de Ansoff tem duas dimenses: produtos e mercados. Sobre essas duas dimenses, quatro estratgias podem ser formadas. Marque a opo que relaciona corretamente uma dessas estratgias. A. penetrao de mercado: Tais estratgias visam obteno de market-share, lidando com produtos j existentes distribudos em mercados existentes. B. desenvolvimento de mercado: so as que preconizam investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. C. desenvolvimento de produtos: Nesse caso a expanso pode-se dar tanto em novos mercados quanto com produtos j existentes. D. diversificao: So as mais simples de todas, pois esto voltadas para produtos e mercados ainda inexplorados ou desconhecidos. 3 - Indique V para Verdadeiro ou F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia. ( ) Uma das estratgias modernas da gesto de recursos humanos refere-se construo do capital humano, termo que representa o valor do conhecimento, das experincias, das habilidades e das capacidades dos funcionrios. Tais estratgias podem ser empreendidas com recursos prprios ou por meio de fuses e aquisies. ( ) Uma das estratgias de marketing pode ser a diversificao dos produtos. A. V e V B. V e F C. F e V D. F e E 4 - Sobre as estratgias de marketing, pode-se afirmar: A. Tm como objetivo garantir a otimizao das decises relacionadas a estrutura de capital, oramento de capital e gesto de caixa da organizao. B. Essa estratgia pressupe entrar ou sair dos elos posteriores ou anteriores da cadeia de valor. C. Inclui recrutamento, treinamento e aconselhamento dos empregados. D. Nenhuma das opes 5 - Sobre o Balanced Scorecard pode-se afirmar: A. uma ferramenta para implementao e controle das estratgias que permite que os executivos avaliem suas unidades de negocio e ate queponto elas geram valor para seus clientes atuais e futuros, esclarecendo como devem ser aperfeioadas as capacidades internas e os investimentos necessrios em pessoal, sistemas e procedimentos, visando melhorar o desempenho futuro. B. So as competncias estratgicas nicas e distintivas de uma organizao que a tornam melhor do que os concorrentes e que as conduz a uma posio de liderana em seu setor.

C. a funo administrativa que vem depois do planejamento, organizao e direo, que serve para assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possvel aos objetivos estabelecidos. D. Nenhuma das opes anteriores. 6 - Sobre a Matriz BCG (Boston Consulting Group) pode-se afirmar: A. So as competncias estratgicas nicas e distintivas de uma organizao que a tornam melhor do que os concorrentes e que as conduz a uma posio de liderana em seu setor. B. baseada na taxa de crescimento do mercado e na participao relativa de mercado do empreendimento. C. So os Fatores que determinam o sucesso de um empreendimento. So classificados em WSOC.(Pontos Fracos, Pontos Fortes, Oportunidades, Ameaas). D. Nenhuma das opes anteriores 7 - So perspectivas do Balanced Scorecard: A. Ambiental, Processos Internos, Responsabilidade Fiscal e Financeira. B. Aprendizagem Contnua, Mercadolgica, Institucional e Interna. C. Poltica, Legal, Demogrfica e Econmica. D. Aprendizagem e Crescimento, Processos (crticos) Internos, Pessoas (clientes, consumidores) e Financeira. 8 - "Aps priorizar os objetivos, cumpre transform-los em desafios intermedirios a curto prazo, ou em metas. Na realidade, existem vrias definies para meta, aqui entendida como etapa intermediria de um objetivo geral a se cumprir a curto prazo." Esse trecho est relacionada a qual etapa da Gesto Estratgica Competitiva? A. Anlise dos Ambientes. B. Definio das Diretrizes Estratgicas. C. Aplicao das principais ferramentas estratgicas. D. Formulao de objetivos e planos de ao. 9 - 9. Indique V para Verdadeiro ou F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia. ( ) Na anlise ambiental, as ameaas dizem respeitos aos fatores estruturais da empresa, ou seja, fatores internos que apresentam fragilidades. ( ) Depois de analisada as competncias da empresa e entendida a viso de futuro da organizao, o estrategista deve propor estratgias para agregar valor naquilo que a empresa faz. A. V e V B. V e F C. F e V

D. F e F 10 - Indique V para Verdadeiro e F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia em relao aos objetivos organizacionais ( ) OBJETIVOS ESTRATGICOS so objetivos globais e amplos, situados a longo prazo e relacionados com a organizao como uma totalidade. ( ) OBJETIVOS TTICOS so os objetivos particulares almejados pelas pessoas. ( ) OBJETIVOS OPERACIONAIS so objetivos especficos e imediatos, situados a curto prazo e relacionados com determinadas tarefas ou operaes. A. V, V, V B. V, F, F C. V, F, V D. F, F, V

Prova de "Planejamento Administrativo"

Tempo Restante: 07:32Minutos. 1 - Sobre a matriz Swot, pode-se afirmar: (Valor: 1) A) Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaas presentes no ambiente externo com as foras e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organizao. B) So os elementos do ambiente de tarefa que regulam, normatizam, monitoram, avaliam ou fiscalizam as aes da organizao. C) Significa um padro de excelncia que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. D) Nenhuma das opes.

2 - Assinale a opo correta. (Valor: 1) A) O planejamento estratgico se constitui em um processo de implementao e controle estratgico que permeia alguns nveis organizacionais. B) A gesto estratgica e o planejamento estratgico prevm o delineamento de cenrios econmicos de modo a otimizar as oportunidades. C) O planejamento estratgico foca em planos das reas funcionais da organizao e na definio de objetivos especficos. D) A gesto estratgica um processo de ao gerencial sistemtica e contnua que visa assegurar organizao o senso de direo e continuidade a longo prazo. 3 - O ambiente de turbulncia e de mudanas rpidas caracterizava o novo cenrio dos negcios. Foi necessrio inaugurar uma nova fase de gesto estratgica, em que se assume a

imprevisibilidade, reduzem-se os horizontes de tempo, mobiliza-se a organizao para adapt-la a surpresas tecnolgicas e novas demandas pblicas (...). Com relao gesto contempornea, julgue os itens a seguir com V para Verdadeiro e F para falso e marque adiante opo que apresenta a sequencia correta.

I) Imprevisibilidade, alta e constante instabilidade e turbulncia so atributos tpicos do macroambiente organizacional da denominada sociedade do conhecimento. II) A definio das diretrizes estratgicas uma fase lgica do processo de gesto estratgica e engloba a construo da viso de futuro, a formulao da misso organizacional e os valores organizacionais. III) O conceito de stakeholders est relacionado lideranas internas. (Valor: 1) A) B) C) D) V,V,V V,F,F V,V,F F,F,V

4 - Indique V para Verdadeiro ou F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia.

( ) A estrutura organizacional de uma empresa deve proporcionar uma organizao de tarefas condizente com a proposta de trabalho e com as metas estratgicas da organizao. ( )Oportunidades dizem respeito aos fatores externos organizao que pode favorecer a mesma. (Valor: 1) A) B) C) D) VeV VeF FeV FeF

5 - Marque V para Verdadeiro ou F para falso:

( ) A anlise dos ambientes externo e interno tem por objetivo o conhecimento dos pontos fortes e fracos dos concorrentes diretos da organizao. ( ) Os valores da organizao podem ser entendidos como os resultados que a empresa alcanou nos ltimos anos. (Valor: 1) A) B) C) VeV VeF FeV

D)

FeF

6 - Marque V para Verdadeiro ou F para falso

( ) O planejamento estratgico o processo responsvel pela definio da misso da organizao, a qual obtida apenas ao final do processo de planejamento. ( ) As metas, tanto quanto possvel, devem ser reduzidas a termos quantitativos. (Valor: 1) A) B) C) D) VeV VeF FeV FeF

7 - Existe um consenso crescente de que a tomada de deciso deve levar em considerao a natureza complexa dos negcios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformaes. Assim sendo, a abordagem mais contempornea para a soluo de problemas deve buscar o pensamento: (Valor: 1) A) Linear, supondo que cada problema tem uma soluo nica, e que esta afetar basicamente a rea do problema e no o restante da organizao. B) Sistmico, supondo que, uma vez implementada uma soluo, esta permanecer vlida e dever ser avaliada apenas em termos de quo bem resolve o problema. C) Linear, sem variveis.

D) Sistmico, supondo que os problemas so complexos, tm mais de uma causa e mais de uma soluo, e esto inter-relacionados com o restante da organizao. 8 - Assinale a alternativa coerente: (Valor: 1) A) Administrao estratgica integra o planejamento estratgico e a administrao em processos diferenciados. B) A administrao estratgica envolve somente os altos dirigentes e a cpula da organizao na anlise operacional da organizao. C) A administrao estratgica envolve administradores de todas as partes da organizao na formulao e na implementao de objetivos estratgicos e de estratgias. D) Todas as anteriores esto corretas.

9 - Objetivos so de suprema importncia na administrao, pois do inteno e direo ao esforo, tornando-o significativo. Identifique as questes abaixo com falso (F) ou verdadeiro (V) e marque a opo que apresenta a seqncia correta na ordem apresentada.

( ) Os objetivos devem ser expostos de uma forma geral e no estruturada, permitindo ao executivo uma margem mxima na sua interpretao. ( ) Objetivos devem ser colocados em nvel irrealizvel, dessa forma estaro continuamente empenhados em alcan-los.

( ) As metas, tanto quanto possvel, devem ser reduzidas a termos quantitativos. ( ) Todos os objetivos devem ser relacionados logicamente. (Valor: 1) A) B) C) D) V, V, V, V. F, F, V, F. F, F, V, V. F, F, F, F.

10 - Escolha a opo que no apresenta corretamente uma razo para as organizaes investirem em planejamento. (Valor: 1) A) B) C) D) Interferir no curso dos acontecimentos. Enfrentar eventos futuros imprevisveis. Coordenar eventos e recursos entre si. Analisar sries temporais.

Veja abaixo a correo da prova: 1 - Sobre a matriz Swot, pode-se afirmar: A) Resposta Correta

Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaas presentes no ambiente externo com as foras e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organizao. B) So os elementos do ambiente de tarefa que regulam, normatizam, monitoram, avaliam ou fiscalizam as aes da organizao. C) Significa um padro de excelncia que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. D) Nenhuma das opes.

2 - Assinale a opo correta. A) O planejamento estratgico se constitui em um processo de implementao e controle estratgico que permeia alguns nveis organizacionais. B) A gesto estratgica e o planejamento estratgico prevm o delineamento de cenrios econmicos de modo a otimizar as oportunidades. C) O planejamento estratgico foca em planos das reas funcionais da organizao e na definio de objetivos especficos. D) Resposta Correta

A gesto estratgica um processo de ao gerencial sistemtica e contnua que visa assegurar organizao o senso de direo e continuidade a longo prazo. 3 - O ambiente de turbulncia e de mudanas rpidas caracterizava o novo cenrio dos negcios. Foi necessrio inaugurar uma nova fase de gesto estratgica, em que se assume a imprevisibilidade, reduzem-se os horizontes de tempo, mobiliza-se a organizao para adapt-la a surpresas tecnolgicas e novas demandas pblicas (...). Com relao gesto contempornea, julgue os itens a seguir com V para Verdadeiro e F para falso e marque adiante opo que apresenta a sequencia correta. I) Imprevisibilidade, alta e constante instabilidade e turbulncia so atributos tpicos do macroambiente organizacional da denominada sociedade do conhecimento. II) A definio das diretrizes estratgicas uma fase lgica do processo de gesto estratgica e engloba a construo da viso de futuro, a formulao da misso organizacional e os valores organizacionais. III) O conceito de stakeholders est relacionado lideranas internas. A) V,V,V B) V,F,F C) Resposta Correta V,V,F D) F,F,V

4 - Indique V para Verdadeiro ou F para falso e marque a opo que apresenta a correta seqncia. ( ) A estrutura organizacional de uma empresa deve proporcionar uma organizao de tarefas condizente com a proposta de trabalho e com as metas estratgicas da organizao. ( )Oportunidades dizem respeito aos fatores externos organizao que pode favorecer a mesma. A) B) C) D) Resposta Certa V e V Sua Resposta V e F FeV FeF

5 - Marque V para Verdadeiro ou F para falso: ( ) A anlise dos ambientes externo e interno tem por objetivo o conhecimento dos pontos fortes e fracos dos concorrentes diretos da organizao. ( ) Os valores da organizao podem ser entendidos como os resultados que a empresa alcanou nos ltimos anos. A) B) C) D) VeV VeF FeV Resposta Correta F e F

6 - Marque V para Verdadeiro ou F para falso ( ) O planejamento estratgico o processo responsvel pela definio da misso da organizao, a qual obtida apenas ao final do processo de planejamento. ( ) As metas, tanto quanto possvel, devem ser reduzidas a termos quantitativos. A) B) VeV VeF

C) D)

Resposta Correta F e V FeF

7 - Existe um consenso crescente de que a tomada de deciso deve levar em considerao a natureza complexa dos negcios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformaes. Assim sendo, a abordagem mais contempornea para a soluo de problemas deve buscar o pensamento: A) Linear, supondo que cada problema tem uma soluo nica, e que esta afetar basicamente a rea do problema e no o restante da organizao. B) Sistmico, supondo que, uma vez implementada uma soluo, esta permanecer vlida e dever ser avaliada apenas em termos de quo bem resolve o problema. C) Linear, sem variveis.

D) Resposta Correta Sistmico, supondo que os problemas so complexos, tm mais de uma causa e mais de uma soluo, e esto inter-relacionados com o restante da organizao. 8 - Assinale a alternativa coerente: A) Administrao estratgica integra o planejamento estratgico e a administrao em processos diferenciados. B) A administrao estratgica envolve somente os altos dirigentes e a cpula da organizao na anlise operacional da organizao. C) Resposta Correta A administrao estratgica envolve administradores de todas as partes da organizao na formulao e na implementao de objetivos estratgicos e de estratgias. D) Todas as anteriores esto corretas.

9 - Objetivos so de suprema importncia na administrao, pois do inteno e direo ao esforo, tornando-o significativo. Identifique as questes abaixo com falso (F) ou verdadeiro (V) e marque a opo que apresenta a seqncia correta na ordem apresentada. ( ) Os objetivos devem ser expostos de uma forma geral e no estruturada, permitindo ao executivo uma margem mxima na sua interpretao. ( ) Objetivos devem ser colocados em nvel irrealizvel, dessa forma estaro continuamente empenhados em alcan-los. ( ) As metas, tanto quanto possvel, devem ser reduzidas a termos quantitativos. ( ) Todos os objetivos devem ser relacionados logicamente. A) B) C) D) V, V, V, V. F, F, V, F. Resposta Correta F, F, V, V. F, F, F, F.

10 - Escolha a opo que no apresenta corretamente uma razo para as organizaes investirem em planejamento. A) B) C) Sua Resposta Interferir no curso dos acontecimentos. Enfrentar eventos futuros imprevisveis. Coordenar eventos e recursos entre si.

D)

Resposta Certa Analisar sries temporais.

Anda mungkin juga menyukai