Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES ARTES E CINCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS 12 de dezembro de 2011

Bacharelado Interdisciplinar Humanidades - Turno: Noturno

Componente Curricular: Estudos Sobre a Contemporaneidade II (HACA34)

Docente: Clarissa Bittencourt de Pinho e Braga

Discente:

Luiz Antonio Couto de Andrade Matrcula: 211105194

A IDADE COMO PROBLEMA SOCIAL E ECONMICO Discusso sobre as dificuldades do jovem no mercado de trabalho e do maior de 60 anos que no pode se desligar do trabalho.

Algumas dificuldades so impostas sociedade, com o intuito de tentar resolver problemas ou dar maior segurana ao meio social. No Brasil existem leis para proteo do menor (Lei 8.069 de 13/07/1990) Estatuto da Criana e do Adolescente, que visam dar amparo ao menor, considerando-se a criana at os 12 anos, e o adolescente com idade entre 12 e 18 anos de idade. Estabelece em seu artigo 60 a proibio de qualquer trabalho a menores de 14 anos, exceto na condio de aprendiz, tendo maior amparo na Ementa Constitucional n 20 de 1998 dando nova redao ao art. 7 da Constituio Federal, que estabelece que: "proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir dos quatorze anos." Existem diversas normas estabelecendo o trabalho do menor aprendiz, mas o que apresento agora a dificuldade imposta ao menor no que se refere ao trabalho. As leis brasileiras de amparo ao menor tentam dar segurana aos mesmos, porm, para a maioria das famlias brasileiras, no h possibilidade de se manterem fora do mercado de trabalho, pois, alm das necessidades financeiras da famlia, no so aplicados sistemas de ensino que possam efetivamente manter os alunos em sala de aula, dando a eles condies reais de educao e cultura, possibilidade de educao esportiva e criativa adequadas, empurrando-os para fora da escola quer tenham aprendido ou no. A falta de maior vigilncia ao comparecimento dos alunos s escolas, unida ao fator necessidade de recursos financeiros, alm da falta de vontade prpria em estudar, reduz assustadoramente a quantidade de jovens que conseguem concluir o segundo grau de forma satisfatria. Com isso, muitos jovens saem da escola sem preparo profissional algum, alm de uma educao formal com muitos defeitos, sem que estes jovens tenham condies de competir com os de classe mais abastada. Pensa o Governo em propostas suecas a um Estado brasileiro. Alguns nmeros nos mostram a precariedade do ensino no Brasil, nmeros estes que demonstram, que se no houver forma mais rgida de controle da presena nas escolas, e melhor qualidade no ensino destes jovens, teremos uma quantidade ainda maior de desempregados, procurando possibilidade de seu prprio negcio (empreendedorismo), ou caindo na rotina marginal de venda de entorpecentes e furtos. Vejamos o quadro:

Nota-se que embora o desemprego total (segundo IPEA Inst. de Pesquisa Econ. Aplicada/2006) seja de 9,3%, a quantidade de jovens desempregados entre 15 a 19 anos de 22,80%, passando a 15,4% de 20 a 24 anos. Outro quadro muito importante e mostra um fato alarmante: Motivos da Evaso % TOTAL RENDA/TRABALHO OFERTA 7 a 14 anos de idade 2006 100,00 14,83 29,43 2004 100,00 11,91 29,57

FALTA INTERESSE
OUTROS

35,23 36,91
20,51 21,61

Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados dos suplementos da PNAD/IGBE (pesquisa nacional por amostras de domiclios). Como motivar os jovens a completar seus estudos de forma positiva? Podendo utilizar os conhecimentos adquiridos na esfera profissional, no dia-a-dia de uma vida em famlia, que muitas vezes exige a participao do jovem no complemento de renda? So perguntas que no podem ser respondidas abordando um nico aspecto, a incluso do jovem nas escolas atravs de planos de distribuio de renda. necessrio aprofundarmos as reformas educacionais, de segurana, habitacionais, de sade e infraestrutura. A mera aplicao de recursos em construo de escolas no resolver o problema. Aes positivas: - investir na qualificao dos professores e nos salrios dos mesmos; - investir nas estruturas fsicas das escolas; - investir na segurana ao redor das escolas, salas de aulas, ptios escolares, etc; - impedir a ausncia dos alunos aps a entrada na escola; - forar a ida do jovem escola; - desenvolver projetos de cultura e esporte que impliquem na adeso dos jovens; - dar sustentao e segurana a aplicao da disciplina nas escolas. Estas so aes propostas apenas na esfera educacional, sendo que todos os outros quesitos (sade, segurana, habitao) devem ter projetos concretos e factveis, para que o sucesso da educao seja possvel. A necessidade de renda familiar aliada a falta de vontade do jovem em freqentar as aulas, provoca dois problemas ao mesmo tempo: falta de educao de qualidade; trabalho em condies inadequadas e em situaes marginalizadas. A proposta fazer com que o jovem tenha condies de ensino, proporcionando qualidade de vida famlia, sem que o mesmo tenha necessidade de se atrelar a subempregos ou clandestinidade.

Ao dificultar a entrada do jovem menor de 18 anos na rea trabalhista, alm de no lhe permitir adquirir experincia e conhecimento, dificultando seu ingresso no mercado de trabalho ao completar os 18 anos, promove a explorao dos mesmos e o seu engajamento a atividades ilcitas. Do outro lado da vida, ao nos depararmos com os idosos, com mais de 60 anos, temos o paradoxo que impe aos jovens uma outra barreira ao mercado de trabalho. Aps anos de trabalho, pagando impostos, planos de assistncia mdica, planos de aposentadoria (INSS), tem ainda o trabalhador com mais de 60 anos, dificuldade em se aposentar. A aposentadoria atinge hoje o seu maior valor de benefcio aproximadamente R$ 3.700,00 (arredondado), isso para ns meros mortais. Se considerarmos que esta seria a aposentadoria de quem contribuiu pelo maior valor, que a minoria da nossa populao economicamente ativa, veremos que dificilmente a pessoa conseguiria manter seu padro de vida com o valor recebido da aposentadoria. Com isso, o trabalhador com mais de 60 anos de idade se v impedido de parar de trabalhar. Essa situao, aliada a maior experincia das pessoas com mais idade, so outro ponto dificultador ao ingresso do jovem ao mercado de trabalho. Enquanto os idosos forem vistos como problema, como fonte de aumento dos gastos governamentais e no como aqueles que deram sustentao a Nao, que proporcionaram o desenvolvimento e a riqueza do Pas, como aqueles que encheram o tanque do INSS, tero ainda que se sujeitar ao trabalho externo, dificultando o ingresso do jovem ao mercado de trabalho e no podendo usufruir de forma digna e prazerosa os ltimos anos de que lhe cabem. Tm os jovens que observar, que eles so os futuros idosos a fazer parte daqueles que recebero os benefcios do INSS, e que se esse instituto no for administrado de forma correta, atravs de tcnicos com conhecimento no lugar de polticos aliados, ser possvel que no venham a ter os recursos necessrios para suas aposentadorias, e sero os culpados da vez.

Anda mungkin juga menyukai