Anda di halaman 1dari 26

SOBERANIA E SUPERAO DO ESTADO CONSTITUCIONAL MODERNO

Paulo Marcio Cruz* Osvaldo Ferreira de Melo**


Soberania o conceito, ao mesmo tempo poltico e jurdico, em que conuem todos os problemas e contradies da teoria positivista do Direito e do Estado Constitucional Moderno LUIGI FERRAJOLI1

RESUMO Discusso cientca sobre os efeitos da globalizao na base terica do Estado Constitucional Moderno e sobre o conceito tradicional de Soberania. Relato panormico sobre as mutaes sofridas pelo Estado Constitucional Moderno e sua crise atual, com fenecimento do conceito de direitos protegidos por constituies soberanas a partir da quebra de paradigmas pela realidade capitalista liberal imposta ao mundo

** 1

Ps-Doutor em Direito do Estado Pela Universidade de Alicante, na Espanha, Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Instituies Jurdico-Polticas tambm pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Professor do Programa de Mestrado em Cincia Jurdica da Universidade do Vale do Itaja UNIVALI. Foi Secretrio de Estado em Santa Catarina e Vice Reitor da UNIVALI. professor visitante nas universidades de Alicante, na Espanha e de Perugia, na Itlia. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Mestrado em Cincia Jurdica da UNIVALI. FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantias: la ley del ms dbil. p.125.

78

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

aps o colapso do leste europeu comunista. Abordagem panormica sobre a possibilidade de superao do Estado Constitucional Moderno. Palavras-chave: Soberania; Estado Constitucional Moderno; Democracia. 1 INTRODUO

O conceito de Soberania, historicamente, esteve vinculado racionalizao jurdica do Poder, no sentido de transformao da capacidade de coero em Poder legtimo. Ou seja, na transformao do Poder de Fato em Poder de Direito, congurando um dos pilares tericos do Estado Constitucional Moderno. Bobbio2 indica que o conceito de Soberania pode ser concebido de maneira ampla ou de maneira estrita. Em sentido lato, indica o Poder de mando de ltima instncia, numa Sociedade poltica e, conseqentemente, a diferena entre esta e as demais organizaes humanas, nas quais no se encontra este Poder supremo. Este conceito est, assim, intimamente ligado ao Poder poltico. J em sentido estrito, na sua signicao moderna, o termo Soberania aparece, no nal do Sculo XVI, junto com o Estado Absoluto, para caracterizar, de forma plena, o Poder estatal, sujeito nico e exclusivo da poltica. Com a superao do Estado Absoluto e o conseqente surgimento do Estado Constitucional Moderno, a Soberania foi transferida da pessoa do soberano para a Nao, seguindo a concepo racional e liberal defendida por pensadores como Emanuel Joseph Sieys, expressa em sua obra A Constituinte Burguesa e sistematizada por meio de sua teoria do Poder Constituinte. Sieys estabeleceu a doutrina da Soberania da Nao, dizendo que em toda Nao livre e toda Nao deve ser livre s h uma forma de acabar com as diferenas que se produzem com respeito Constituio. No aos notveis que se deve recorrer, prpria Nao3 Foi com essa posio que Sieys concebeu, racionalmente, o princpio da Soberania da Nao como instrumento de legitimao para a instituio do Estado Constitucional Moderno. Assim, a proclamao da Soberania como independncia ante qualquer poder externo tornou-se uma manifestao caracterstica e essencial do Estado Constitucional Moderno desde seu incio. A consolidao do princpio democrtico sups a rearmao da Soberania com relao ao exterior, passando a ser proibida qual2 3 BOBBIO, Norberto et alii. Dicionrio de poltica. p. 1179. SIEYS, Emmanuel Joseph. A constituinte burguesa. p. 113.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

79

quer interferncia nas decises internas da comunidade, adotadas livremente por esta. Em muitos casos, como nos movimentos pela independncia colonial, estavam unidas aspiraes pelo estabelecimento do sistema democrtico e a consecuo da independncia nacional. A Soberania Nacional, a partir do nal da Segunda Guerra Mundial, passou a debater-se para conciliar-se com um fato inegvel: que as comunidades polticas os Estados passaram a fazer parte de uma sociedade internacional, regida por normas prprias. O Estado Constitucional Moderno Soberano encontrou-se, forosamente, vinculado a obrigaes externas, obrigaes estas que tiveram origens muito diversas. Podem ter sido resultado de tratados bilaterais, de convenes multilaterais ou podem ter sido resultado da existncia, reconhecida e consolidada, de uma prtica costumeira no mbito internacional4. Hodiernamente, o descumprimento de obrigaes internacionais pode acarretar sanes importantes por parte dos outros Estados, normalmente representados por um organismo especco. Progressivamente, o ordenamento internacional passou a dispor de mais armas, jurdicas e econmicas, destinadas a assegurar o cumprimento dessas sanes, sempre numa perspectiva de conito. A existncia de uma Sociedade internacional e, conseqentemente, de obrigaes vinculantes para o Estado Constitucional Moderno, no incompatvel, em princpio, com a Soberania deste. Tal compatibilidade resultado do princpio de que os compromissos internacionais do Estado derivam do consentimento deste mesmo Estado. Hans Kelsen, referindo-se vinculao do Estado Constitucional Moderno por meio de tratados, escreveu que em regra geral, pode-se dizer que o tratado no prejudica a soberania, j que, denitivamente, esta limitao se baseia na prpria vontade do Estado limitado; mais ainda: em virtude desta limitao, ca assegurada a soberania estatal5. Conforme essa construo histrica, o Estado Constitucional Moderno assume voluntariamente suas obrigaes internacionais, cando, dessa forma, submetido ao Direito Internacional por sua prpria vontade soberana. Como reexo desta concepo, as Constituies passaram a prever que o Estado Constitucional Moderno soberano poderia assumir voluntariamente obrigaes internacionais. Dessa forma, caria ressalvada a doutrina da Soberania. Acrescente-se que essas obrigaes dependeriam, pelo menos as mais importantes, da aprovao dos respectivos parlamentos representantes do povo. Mesmo que seja o Poder Exe4 5 CRUZ, Paulo Mrcio. Fundamentos do direito constitucional. p. 247. KELSEN, Hans. Teoria general del derecho y del estado. p. 421.

80

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

cutivo o encarregado de gerir as relaes internacionais, passou a ser exigido que os tratados fossem aprovados pelos parlamentos. At pouco tempo, essa construo terica bastava para a discusso sobre a insero do Estado do mbito internacional, porm sabe-se que a realidade atual no corresponde a ela. Com a crescente inter-relao e interdependncia entre Estados e a consolidao de princpios norteadores do comportamento entre eles foram provocando, de maneira evidente, a consolidao de uma ordem jurdica internacional, cuja fora vinculante difcil de explicar em virtude da aceitao de cada Estado. Antnio Celso Alves Pereira, no mesmo sentido, comenta que a Sociedade internacional, em seu atual estgio, por um lado denido pela interao cultural decorrente das facilidades de comunicao e transportes e, por outro, explicado pela globalizao interdependente em vigor no planeta, no pode mais considerar o conceito de Soberania absoluta.6 Assim, o presente artigo est embasado em quatro hipteses. A primeira aquela que considera o conceito moderno de Soberania em pleno processo de fenecimento. A segunda hiptese opera com os efeitos dos movimentos de integrao na Soberania moderna, assim como a terceira hiptese est concebida a partir das mudanas no conceito de Soberania operadas pela globalizao. A quarta hiptese sustenta a necessidade de superao do conceito moderno de Soberania. 2 A FRAGILIDADE DO CONCEITO DE SOBERANIA

As anlises em torno da fragilidade do conceito moderno de Soberania, a primeira hiptese elaborada para esse artigo, no so recentes. Jacques Maritain j questionava o conceito de Soberania em sua obra El Hombre y el Estado, dizendo que as razes para assim proceder o fato de que, em suas origens histricas, a Soberania, como assinalou Jellinek, um conceito poltico que foi posteriormente transformado para proporcionar uma base jurdica ao poder poltico do Estado Constitucional Moderno. A tese de Maritain que a losoa poltica deveria liberar-se da palavra e do conceito de Soberania. No porque seja um conceito caduco ou em virtude de uma teoria sociolgico-jurdica do Direito objetivo, nem porque o conceito de Soberania cria diculdades e confuses tericas insuperveis no campo do Direito Internacio6 PEREIRA, Antnio Celso Alves. Soberania e ps-modernidade. In O Brasil e os novos desaos do direito internacional. p.631.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

81

nal, mas sim porque, tomado em seu autntico sentido e na perspectiva do campo cientco a que pertence (o da losoa poltica), este conceito intrinsecamente ilusrio e no pode fazer outra coisa a no ser extraviar aqueles que continuem empregando-o com o pretexto de que foi aceito universalmente e por muito tempo para poder recha-lo, negando-se a ver as conotaes errneas que so inseparveis dele. O conceito de Soberania7, como escreveu Kelsen na concluso de seu clebre ensaio de 1920 sobre o tema, deve ser resolvido de forma radical. Esta, segundo o doutrinador austraco, seria a primeira revoluo da conscincia cultural necessria. Maritain8 arma que reconhece o direito do corpo poltico autonomia plena, como direito natural e, inclusive, inalienvel, entendido no sentido de que ningum pode subtrair esse direito do cidado pela fora. Mas de nenhuma maneira no sentido de que a plena independncia em questo seja inalienvel em si mesma e o corpo poltico no possa abandonar livremente seu direito plena autonomia se reconhece que no j uma Sociedade perfeita e que se basta em si mesma e consciente em entrar numa Sociedade poltica mais ampla. Com isso ele j antevia a possibilidade de uma Sociedade das Sociedades, transnacional, numa posio extremamente avanada. Em conseqncia, nem o primeiro elemento inerente Soberania autntica, ou seja, o direito natural e inalienvel independncia e ao poder supremos, nem o segundo elemento inerente quela, ou seja, o carter absoluto e transcendentalmente supremo desta independncia e deste poder, que na autntica Soberania so supremos separadamente do todo governado pelo Soberano e por cima desse todo, podem ser atribudos de maneira alguma ao Estado Constitucional Moderno, que no e nunca foi jamais autenticamente soberano.9 Os conceitos de Absolutismo e Soberania foram forjados juntos no mesmo forno. Com relao ao Poder Pblico, o primeiro conceito j foi superado e o segundo apresenta evidentes sinais de exausto. Toda vez que prevalece a idia de um organismo internacional, sem que haja a hegemonia de uma Nao ou de um grupo de naes, estamos, verdade, superando o conceito de Estado Constitucional Moderno, cujo atributo principal a Soberania, que tem diculdade para conviver com a idia de um sistema transnacional. Sob esse ngulo, tambm, o Estado Constitucional Moderno Soberano no se sustenta. Na verdade, em face da economia mundial, a par do fenmeno das comunicaes velozes, a Soberania estatal perde sua substncia. A globalizao da econo7 8 9 FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantias: la ley del ms dbil. p.126. MARITAIN, Jacques. El hombre y el estado. p.55. MARITAIN, Jacques. El hombre y el estado. p.56.

82

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

mia gerou relaes de interdependncia, nas quais os Estados tm sido, no mnimo, obrigados a reunirem-se em grupos, as fronteiras comerciais desaparecem e a moeda nacional ser, pouco a pouco, substituda por outro instrumento comum de troca e de compra e venda. Criados os grupos, sem nenhuma conotao tnica, o passo subseqente ser a execuo de uma poltica de alinhamento no mais de pases, mas de grupos, at a economia mundial tornar-se hegemnica se j no o - e as fronteiras econmicas desaparecerem. possvel que o movimento de globalizao10, com a interveno de novos pressupostos democrticos, impulsione outras formas de integrao que permitam o incio de uma caminhada em direo a uma maior fraternidade universal e um desenvolvimento comum solidrio. O exame da realidade do mundo, nos dias de hoje, bem como as modicaes havidas na trajetria histrica do Estado Constitucional Moderno, levam vericao de que houve uma mudana estratgica na postura dos Estados, tanto no plano internacional como no interno, caminhando-se, a passos largos, para a superao de sua base terica, conforme ele foi concebido como nacional, territorial e soberano. Os ordenamentos jurdicos estatais, dessa forma, passaram a reconhecer, com maior ou menor intensidade, a intensa inuncia do meio externo, pelo menos no que diz respeito s suas regras mais universais. de se destacar tambm que o princpio da voluntariedade da sujeio dos Estados s normas internacionais se v tambm consideravelmente marcado pelo da incorporao dos Estados por organizaes comunitrias transnacionais11 que supem uma limitao da Soberania, j que uma vez efetuada praticamente irreversvel. Essa realidade alterou a caracterstica mais evidente do Estado Constitucional Moderno, como forma de organizao poltica, que o tipo de poder que pretendeu exercer territorialmente, independente das caractersticas, pessoais ou sociais, dos membros da sua populao. A evoluo histrica deniu o poder do Estado Constitucional Moderno com um adjetivo que pretendeu resumir suas capacidades essenciais: o poder do Estado seria um poder Soberano. A idia de Poder Soberano, no sentido de poder supremo e irresistvel desenvolveu-se historicamente na medida em que um dos poderes medievais, o do
10 O termo Globalizao indica o transbordamento das fronteiras do Estado Constitucional moderno, a partir da hegemonia do capitalismo e do avano do neo-liberalismo. Apesar de questionvel, ainda o melhor termo para caracterizar a mudana global que tomou impulso com a derrocada do comunismo do leste europeu. O termo transnacionais signica que os estados nacionais passam a relacionar-se, no mbito externo, a partir de pressupostos de solidariedade, com a preservao da capacidade de deciso interna, superando o sentido conitivo e de disputa dos termos internacional e supranacional.

11

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

83

Rei, cresceu com a idia do absolutismo, assumindo funes pblicas em carter de exclusividade, como a administrao da justia, emisso de moeda, manuteno de foras armadas, entre outras, o que o situava acima das demais instncias de poder e organizaes. O conceito de Soberania aparece denitivamente concebido por Jean Bodin12, em sua obra Os seis livros da repblica, de 1575. Foi um conceito elaborado num determinado momento histrico, quando se produzia a armao da monarquia absoluta como regime de governo capaz de assegurar a paz social, tanto frente s guerras religiosas como diante de potenciais invasores ou poderes externos, como o Papado de Roma. Por isso a Soberania aparecia como uma prerrogativa ou um poder supremo, tanto frente a instncias interiores como exteriores. Esse carter supremo, predicado que num primeiro momento foi do soberano, foi mantido como prerrogativa estatal e teve acolhida nos textos constitucionais desde 1789 at nossos dias, normalmente com a indicao de que a Soberania pertence Nao. Assim, o conceito e o exerccio da Soberania evoluram historicamente, tendo comeado com a Monarquia Absoluta e, posteriormente, absorvidos pelo Estado Constitucional Moderno, tanto quanto s suas dimenses como quanto a seu titular concreto primeiro o Rei e depois a Nao dentro do Estado. A Soberania podia ser denida como poder de autodeterminao. Seria o poder que teria uma comunidade nacional alada em Estado, de dizer aos demais Estados que seria senhora do seu destino poltico, no admitindo qualquer interferncia exterior nos assuntos de seu exclusivo interesse. Com a atuao dos diversos fatores que surgiram com a globalizao capitalista, est evidente a emergncia de uma nova concepo de Soberania, ajustada aos interesses liberais do mercado. Esse movimento est ligado, principalmente, a dois fatores13:
12 Jean Bodin, economista e jurista francs, nasceu em Angers, em 1529 e morreu em Laon, em 1596. Professor de Direito em Toulouse, depois advogado em Paris, publica em 1568 sua Rponse au paradoxe de Monsieur Malestroit: lenrichissement de toutes choses et le moyem dy remdier, uma das primeiras obras de economia poltica, na qual ps em relevo o papel da moeda. Conselheiro do Duque de Aleon (1517), defende a liberdade de conscincia durante as Guerras de Religio. Procurador do Rei em Laon, sua principal obra La Rpublique, de 1578, uma espcie de anti-Maquiavel, tendo alcanado xito mundial e fundando os princpios do pensamento poltico moderno. ALBERT, Michel. Capitalismo contra capitalismo. p.76.

13

84

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

1 o m dos pases socialistas do leste europeu e o conseqente desaparecimento do bloco de oposio mundializao da economia de mercado e do capitalismo; e 2 o efetivo desenvolvimento tecnolgico e cientco dos meios de comunicao e dos ambientes virtuais adotados pelas instituies nanceiras e pelos operadores de comrcio internacional. O pretenso Poder Soberano do Estado Constitucional Moderno, pode-se dizer, encontra-se em adiantado processo de deteriorao. No o Poder que desaparece, mas sim uma forma especca de sua organizao e que teve seu ponto forte no conceito jurdico-poltico de Soberania. A importncia histrica dessa concepo est em haver objetivado uma conciliao entre Poder e Direito, entre ser e dever-ser. Essa sntese, sempre problemtica, mas possvel, buscou identicar um Poder supremo e absoluto, mas submetido Lei, com o Poder da Sociedade poltica. Com a crise dessa concepo de Soberania, vrios autores indicam uma leitura atenta dos fenmenos polticos que esto ocorrendo. Como escreve Bobbio,14 preciso proceder a uma nova sntese jurdico-poltica capaz de racionalizar e disciplinar juridicamente as novas formas de Poder, as novas autoridades que esto surgindo. Esse processo de fenecimento da Soberania est, como indica a doutrina aqui colecionada, vinculado com o fenecimento do prprio Estado Constitucional Moderno. Tanto assim, que no mbito poltico j existe uma contradio, ou uma brecha, entre a idia de Estado Constitucional Moderno Soberano, por um lado, e a realidade de um mundo multipolar, no qual se produz uma crescente transnacionalizao dos processos de deciso poltica. Tudo isso afeta de forma importante o princpio da Soberania estatal. difcil encontrar ou identicar, atualmente, alguma Soberania que seja como aquela concebida pelas luzes da modernidade. As fronteiras so permeveis e perdem seu signicado quando, atores no-estatais, podem comunicar-se atravs do espao.15 O Estado Constitucional Moderno deixou de ser um ator unitrio para converter-se num marco a mais, no o nico, no qual se negociam e resolvem as diferenas polticas. A ao coletiva cada vez escapa mais da jurisdio do Estado Constitucional Moderno. Por isso, ca cada vez mais difcil manter a idia do Estado como garantia ou depositrio do interesse geral.
14 15 BOBBIO, Norberto et alii. Dicionrio de poltica. p. 1188. JUREGUI, Gurutz. La democracia planetria. p.66.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

85

Joana Stelzer trata do fenecimento da Soberania estatal apontando que o Estado perdeu a competncia para deliberar acerca de interesses ptrios, tais como o do comrcio internacional, restando transferida para instituies de natureza supranacional a misso de sentar-se mesa de negociaes com terceiros pases. Passvel de responsabilidade por um lado, incompetente por outro, o Estado Constitucional Moderno no mais concessor do Direito, mas instrumento nas integraes regionais. Na esfera da integrao, caracterizada por uma nova interpretao da soberania, a deliberao ltima j no do Estado, eis que transferiu o poder de normatizar, executar e julgar determinados assuntos para instituies de vis supranacional.16 2 SOBERANIA E INTEGRAO

A relativizao do conceito de Soberania e mesmo do poder supremo do Estado tornou-se cada vez mais evidente, principalmente por conta do fenmeno chamado de integrao em comunidades supraestatais ou supranacionais que afeta, decisivamente, muitos pases, principalmente os europeus ocidentais. Como escreve Dobrowolski17, tambm deve ser objeto de considerao, a real perda do poder soberano do Estado, com a ascenso de novas fontes de produo jurdica. No nvel externo, o fenmeno das integraes regionais exclui da capacidade decisria da organizao estatal diversos tpicos, que passam a ser regidos por meio de acordos internacionais. a segunda hiptese trazida para a discusso. A interdependncia entre os diferentes Estados faz com que todos eles devam ter em conta a reao da comunidade transnacional no momento de adotar decises as mais diversas. Mais precisamente, o desenvolvimento de organizaes transnacionais ou comunitrias, como gostam alguns autores - levou muitos Estados a renunciarem implcita ou explicitamente sua independncia de ao, em muitas reas, em favor de outros pases no caso de alianas militares com pases mais fortes ou em favor de organizaes de Estados, cujo exemplo mais paradigmtico o da Unio Europia. Como resultado desse processo de transnacionalizao do Estado Constitucional Moderno, poderes que antes eram atribudos ao Rei, Nao, ao Povo ou ao Estado, esto agora, inclusive juridicamente, transferidos para outras esferas. Assim, a Soberania atual no se caracteriza como uma qualidade inaltervel, que pode denir-se como um contedo permanente e indissolvel. Muito pelo contrrio. Muitos
16 17 STELZER, Joana. De Soberano a Membro: o papel do estado inserido na dinmica comunitria europia. p 193-205. DOBROWOLSKI, Slvio. A constituio no mundo globalizado. p.305.

86

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

dos poderes do Estado Constitucional Moderno, como o de legislar, tributar ou julgar, hoje, esto transferidos a outras instncias. Tambm se deve ter em conta a relativizao do conceito clssico de Soberania diante do processo de globalizao econmica, pois j no so os governos do Estado Constitucional Moderno que manejam sozinhos os rumos da economia. Os mercados podem, atualmente, inviabilizar muitos Estados, principalmente os ditos emergentes ou em desenvolvimento. Como bvio isso pode supor, num futuro no muito longnquo, a alterao da concepo bsica do prprio Estado Constitucional Moderno, levando sua superao, o que ser considerado de maneira mais veemente mais adiante.18 Quando se fala em integrao transnacional est-se falando de algo muito alm da mera cooperao. No s o Estado Constitucional Moderno contrai obrigaes vinculantes (caso dos tratados internacionais clssicos) ou, mais do que isso se submete ao controle de organismos transnacionais quanto ao seu cumprimento (como o caso das Convenes Europia e Americana de Direitos Humanos), transferindo poderes a esses organismos, que se convertem em titulares de competncias que antes lhe pertenciam: o poder deste, portanto, se esvazia paulatinamente.

O Estado de base nacional, que surgiu na Idade Moderna, perdura at os dias de hoje. Contudo, a partir dele, com base nele, mas em superao a ele, ao longo da Idade Contempornea se desenvolveu uma progressiva relativizao da Soberania, que est culminando presentemente na constituio da Comunidade ou Unio supranacional, na Europa, cuja fora cultural ainda a locomotiva da civilizao ocidental. Assim como os feudos se globalizaram em estados nacionais, agora na evoluo europia o processo de unio continua pela globalizao dos estados nacionais em comunidade supranacional19. Esse processo se desenvolve tendo origem e base na formao de um mercado comum, antes suprafeudal e agora supranacional, mas, partindo desse fundamento econmico, tem por seqncia e conseqncia a constituio de nova sociedade poltica por coligao e relativizao, antes dos domnios feudais e agora das soberanias nacionais.
O exemplo da Comunidade Econmica Europia e sua progressiva construo podem ser considerados um paradigma neste processo.20
18 19 20 CRUZ, Paulo Mrcio. Fundamentos do direito constitucional. p.48. BARROS. Sergio Rezende de. Noes sobre o Estado Democrtico de Direito. www.srbarros.com.br/aulas Acessado em 10/10/05. Diversos instrumentos jurdicos contriburam para a estruturao desta Comunidade. Primeiramente, os tratados que criaram a Comunidade Europia do Carvo e do Ao, assinados em Paris, em 1951, a Comunidade

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

87

A amplitude da Comunidade Econmica Europia foi sendo efetivada mediante diversos tratados de adeso, e seu desenvolvimento institucional, no tocante s suas competncias, prosseguiu por meio da aprovao da Ata nica Europia, em 1987, e o Tratado da Unio Europia, assinado em Maastricht, em 1992. O processo de transformao da Comunidade Econmica Europia em Unio Europia foi baseado, essencialmente, na cesso de competncias ou Soberania pertencentes aos Estados-membros para a Comunidade e para a Unio Europia. E isso com uma importante particularidade: no se trata de competncias enumeradas taxativamente, mas de competncias que se denem de forma indireta. Por outro lado, esse traslado de Soberania sups que os rgos da Unio Europia iro exerc-la de modo a espargir seus efeitos sobre todos os Estados-membros e, dentro destes, sobre os cidados, impondo-se sobre as normas internas desses Estados. Esse novo Direito, chamado de Comunitrio, e as instituies que o criaram e passaram a aplic-lo no representaram um conjunto desorganizado ou incoerente de normas e poderes. Passaram a ser expresso, pelo contrrio, de uma estrutura coordenada, com ordenamento jurdico prprio para o cumprimento de determinados ns. Antnio Fernandes21 aborda essa questo quando trata do Direito Internacional Europeu e do Direito Internacional, entendendo que o primeiro est matizado pelo segundo, mas as organizaes europias tambm praticam atos jurdicos que escapam s regras do Direito Internacional e esto mais prximos das normas jurdicas do direito estadual. E so esses atos, previstos nos tratados originrios (constitutivos), que consubstanciam a autonomia do ordenamento jurdico desta organizao. O crescimento dos poderes e funes da Unio Europia no deixou de suscitar reaes, como seria esperado, desde a perspectiva da Soberania nacional. As reaes acontecem, principalmente, com relao a dois aspectos: como deve ser feita a transferncia de soberania dos Estados-membros para a Unio Europia e quais seriam os limites dessa transferncia. Mas aconteceram tambm reaes a partir de posies contrrias globalizao da economia, fatalmente vinculadas formao de comunidades de Estados com ns econmicos. Jos Eduardo Faria22 assinala que com o gradativo fenecimento do Estado Constitucional Moderno, a Soberania vai sendo erodida na mesma velocidaEconmica Europia, assinado em Roma, em 1957, e a Comunidade Europia da Energia Atmica, assinado tambm em Roma e no mesmo ano. FERNANDES, Antnio Jos. Direito institucional europeu. p. 380-381. FARIA, Jos Eduardo. Direito e globalizao econmica. p.143.

21 22

88

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

de com que a poltica tradicional se descentraliza, desterritorializa e transnacionaliza, conduzindo, assim, a uma outra importante questo: como a globalizao vai levando a racionalidade do mercado a se expandir sobre mbitos no especicamente econmicos, as fronteiras entre o pblico e o privado tendem a se esfumaar e os critrios de ecincia e produtividade a prevalecer s custas dos critrios sociais politicamente negociados na Democracia Representativa. De qualquer maneira, pode-se dizer que a Soberania dos Estados-membros, em organizaes como a Unio Europia, continua sendo mantida. Mesmo que essa manuteno seja meramente formal. A Unio Europia est denida como uma organizao com vontade de permanncia indenida. Os poderes cedidos Unio Europia muito provavelmente no voltaro mais aos Estados cedentes. Alm disso, esses poderes que na prtica so irrecuperveis aumentam continuamente, subtraindo dos Estados-membros mais mbitos da soberania. As reformas constitucionais so, portanto, a melhor expresso da fora integradora que obriga os Estados a mudarem sua prpria Constituio para adapt-la a processos de integrao. Recentemente, o movimento para aprovao de uma Constituio Europia sofreu um srio revs. Frana e Holanda rejeitaram, em plebiscitos ou referendos, a Carta Constitucional europia que estava sendo proposta. O impacto da negativa por parte desses dois pases foi to grande porque so membros fundadores e grandes contribuintes para o oramento da Unio Europia. Mas esse fato, ao contrrio de indicar um retrocesso no processo de transnacionalizao da Europa, mostra que a nova ordem que seria criada a partir da Constituio Europia no poder apenas considerar fatores econmicos. A dimenso, relativizada, da Soberania e da Constituio diante do processo de integrao da Europa no suportaria uma nova modernidade liberal e capitalista. 3 SOBERANIA E GLOBALIZAO

A mundializao atua restritivamente sobre as senhas da Soberania. Um enfoque geral pode no ser suciente, na medida em que possa marginalizar uma parte muito importante dos dados. Efetivamente, ainda que seja caracterstico do atual processo de superao do Estado Constitucional Moderno, a cesso (ou desaparecimento) de algumas de suas funes tradicionais, seja a favor de rgos supranacionais, seja em favor dos poderes privados, existe uma rea na qual o processo

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

89

parece haver se invertido. Trata-se dos controles de fronteiras e, em geral, dos processos migratrios. Em todo caso, no parece existir teoria capaz de integrar adequadamente o processo de liquefao do Estado Constitucional Moderno como resultado da mundializao e o simultneo reforo dos controles de imigrao. Sem dvidas, at agora as teorias sobre a mundializao ignoraram esses fatos e ativeram-se, principalmente, crise da Soberania Moderna.23 Opera-se aqui a discusso da terceira hiptese de pesquisa nesse artigo. As piores conseqncias nesse sentido, como observa Michel Albert,24 e como tem sido ao longo da histria do Estado do Estado Constitucional Moderno, esto se manifestando em pases pobres ou em desenvolvimento. Como diz Albert, atualmente esto os ricos ainda mais ricos e pobres cada vez mais lisos, iletrados e excludos. Dessa maneira, o Estado Constitucional Moderno acaba subordinado a um tipo de constitucionalismo mercantil global, no dirigido a controlar os poderes, mas sim a liber-los, elevando a uma srie de interesses corporativos as normas do ordenamento jurdico internacional. A dependncia das sociedades nacionais s empresas e nanceiras transnacionais de tal ordem, que qualquer pronunciamento de agncias privadas internacionais de avaliao de crdito e risco acabam provocando instabilidade poltica, provocando crises monetrias, enm, criando diculdades de toda ordem para o Estado Constitucional Moderno.25 Esse fenmeno, por sua vez, se traduz numa degradao do Direito do Estado Constitucional Moderno, que tem que co-existir com um Direito, no ocial, ditado por mltiplos centros criadores de normas jurdicas. Estes centros, por seu poder econmico, acabam transformando seus interesses em normas jurdicas, disputando com o Estado o monoplio da violncia e do Direito.26 O grande desao neste sculo XXI ser encontrar uma nova forma de organizao poltico-jurdica que compatibilize estas tendncias de globalizao econmica com a necessidade premente de distribuio de riquezas, de justia social e de uma nova concepo de civilizao.
23 24 25 26 DEL CABO, Antonio. Constitucionalismo, mundializao e crise del concepto de soberania: alguns efectos em Amrica Latina y e Europa. p.20. ALBERT, Michel. Capitalismo contra capitalismo. p.292. PEREIRA, Antnio Celso Alves. Soberania e ps-modernidade. In O Brasil e os novos desaos do direito internacional. p.631 DEL CABO, Antonio. Constitucionalismo, mundializacin y crisis del concepto de soberania: algunos efectos en Amrica Latina y en Europa. p.32.

90

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

O exame da realidade do mundo, nos dias de hoje, bem como as modicaes havidas na trajetria histrica do Estado Constitucional Moderno, levam vericao de que houve uma mudana estratgica na sua postura, tanto no plano internacional como no interno, caminhando-se, a passos largos, para a superao de seu conceito jurdico, conforme ele foi concebido como nacional, territorial e soberano.27 Sob o ngulo econmico, tambm o Estado Constitucional Moderno Soberano no se sustenta. Na verdade, em face da economia mundial, a par do fenmeno das comunicaes velozes, a soberania estatal perde sua substncia. A planetarizao da economia gerou relaes de interdependncia, na quais os Estados tm sido, no mnimo, obrigados a reunirem-se em grupos, as fronteiras comerciais desaparecem e a moeda nacional ser, pouco a pouco, substituda por outro instrumento comum de troca e de compra e venda. Com o advento da globalizao econmica, podemos constatar a crise ou o declnio do Estado Constitucional Moderno, decorrente da transnacionalizao da economia, respaldada pela teoria econmica do neoliberalismo, em face da gradual eroso da Soberania, da obsolescncia das fronteiras nacionais, do retraimento da esfera pblica em favor do mercado e da perda dos direitos polticos dos cidados como resultado do esvaziamento da sua participao poltica.28 Pases como o Brasil que, assim como toda Amrica Latina, desde sua independncia se debatem para encontrar seu modelo de desenvolvimento completo, no s o econmico, est no olho do furaco da economia globalizada e encontram diculdades em vislumbrar e propor - outras alternativas, pelo menos a curto e mdio prazos. O Estado Constitucional Moderno no consegue mais dar respostas minimamente consistentes s sociedades atuais. Nos pases ricos, como j registrado, est sendo substitudo por conglomerados nanceiros e industriais ou dominado por seus tentculos. A noo de Estado Constitucional Moderno Soberano se transforma cada vez mais em uma categoria oca e sem contedo. um mero critrio formal de caracterizao. provvel que se esteja vivendo o tempo de transio entre a modernidade e a era que a substituir e, em conseqncia, de superao da Soberania Moderna.29 Hoje, graas rapidez das comunicaes, todos os fatos que ocorrem no mundo so
27 28 29 POLETTI, Ronaldo. Estado brasileiro: reforma e superao democrtica. p.142. LIMA, Abili Lzaro Castro. Globalizao econmica e crise dos estados nacionais. In Repensando a teoria do estado. p.154. FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantias: la ley del ms dbil. p.149.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

91

de interesse de todos os habitantes do planeta, assim como nenhuma parte do planeta pode ser esquecida. Deve ser objeto de considerao a real perda do poder soberano do Estado, com a ascenso de novas fontes de produo jurdica. Em nvel externo, como j foi visto, o fenmeno das integraes regionais exclui da capacidade decisria da organizao estatal diversos tpicos, que passam a ser regidos por meio de acordos internacionais.30 Tudo leva a crer que o principal fator dessas crises cclicas esteja localizado exatamente no prprio Estado Constitucional Moderno. Ou, melhor dizendo, o prprio Estado Constitucional Moderno. Pode-se especular, j sem muita preocupao com erro essencial, que o Estado pelo menos o Estado Constitucional Moderno surgido das revolues burguesas do Sculo XVIII j seja uma construo poltico-jurdica insuciente para atender complexidade da Sociedade atual.31 Os motivos pelos quais o Estado Constitucional Moderno foi concebido h mais de dois sculos, como o individualismo, capitalismo, economia de mercado e acumulao de riqueza ilimitada, em suas verses globalizadas, podem determinar seu desaparecimento. Essa tendncia colabora para modicar substancialmente a Soberania como um dos paradigmas tericos fundamentais sobre os quais se h sustentado o poder e a legitimidade do Estado Constitucional Moderno. Na verdade, nos encontramos diante de uma profunda crise do Estado Constitucional Moderno, tal como foi concebido at o presente. Denitivamente, a Soberania no seu sentido clssico deixou de existir. Tratase, agora, de uma soberania limitada, compartilhada ou parcial, coisa que contraditria com sua prpria denio. A noo de Estado Constitucional Moderno Soberano, desenvolvida nos sculos XVII e XVIII, se constituiu num autntico progresso em comparao com a noo de feudalismo da Idade Mdia, mas hoje se converte num verdadeiro freio para questes vitais para a sobrevivncia do mundo. Nesse sentido, o Estado Constitucional Moderno tornou-se muito pequeno para os grandes problemas e demasiado grande para os pequenos problemas, em referncia que Oller I Sala faz a Daniel Bell32.
30 31 32 DOBROWOLSKI, Slvio. A constituio no mundo globalizado. p.305. OLLER I SALA, M. Dolors. Un futuro para la democracia: una democracia para la gobernabilidad mundial. p10. BELL, Daniel. El advenimiento de la sociedad post-industrial : un intento de prognosis social. p. 45.

92

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

Ou como escreve Ulrich Beck33, ao armar que a Soberania da informao, por exemplo, do Estado Constitucional Moderno, como parte da Soberania poltica, faleceu. O Estado Constitucional Moderno j no pode continuar vivendo esse ambiente de conito internacional. Sua atuao fora de suas fronteiras desastrosa. O Estado Constitucional Moderno verdadeiramente Soberano, na acepo do termo, no poderia jamais abandonar sua Soberania e nem consentir que fosse restringida. 34 Enquanto o corpo poltico, que no soberano, mas tem direito plena autonomia, pode livremente abandonar esse direito autonomia se reconhece que j no uma Sociedade perfeita e decide entrar numa Sociedade mais vasta, verdadeiramente dotada dos pressupostos de uma Sociedade justa, transnacional, pautada por solidariedade e cooperao. O futuro do Estado Constitucional Moderno certamente voltado ao seu esgotamento.35 Deve-se ter em conta que os atuais estados constitucionais modernos constituram, em seu momento, uma resposta institucional necessria diante de novas formas de organizao social surgidas depois da Idade Mdia. Est-se numa situao semelhante, atualmente. Tudo depender da capacidade para teorizar outro tipo de Estado, fora dos paradigmas tericos do Estado Constitucional Moderno. Resta saber quem sero os substitutos de Descartes, Bodin, Hobbes, Rousseau, Adam Smith, Mill, Locke, Constant, Kant e Sieys, para citar apenas alguns dos construtores tericos daquilo que seria uma inevitabilidade histrica, como armou Francis Fukuyama36. 4 A SUPERAO DO CONCEITO MODERNO DE SOBERANIA

Ultrapassada a idia de Soberania estatal ou nacional, vencida a retrica do Estado meramente burgus de Direito, afastado tanto o liberalismo como o socialismo autocrtico, a falsa democracia liberal e o sonho revolucionrio, fundado em Hegel ou em Marx, a representao oligrquica e a reao das massas, decretado o m do Estado-Patrimonial e do Estado-Assistencialista, as reformas se impem por conta prpria, indiferentes s nossas vontades. Elas decorrem da inexorvel marcha do
33 34 35 36 BECK, Hulrich. Qu es la globalizacin: falcias del globalismo, respuestas a la globalizacin. p.38. MARITAIN, Jacques. El hombre y el estado. p.216. OLLER I SALA, M. Dolors. Un futuro para la democracia: una democracia para la gobernabilidad mundial. p.26. Ver a obra O m da histria e o ltimo homem, de Francis Fukuyama, editada no Brasil por Edies Loyola, em 2006.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

93

trmino de um ciclo, simbolizado no Estado Constitucional Moderno que se exauriu. a constatao que serve de base para a quarta hiptese trabalhada nesse artigo. O fato no serve para a realizao do sonho anarquista com o desaparecimento de toda a autoridade, mas para uma nova ordem pblica transnacional, na qual, no lugar da situao anrquica essa sim - da convivncia entre Estados-nacionais ou da pretenso de um Estado-mundial, haja solidariedade democrtica entre os povos, somente possvel com o desaparecimento das fronteiras econmicas, sociais, raciais, polticas e culturais da modernidade.37 O aparato poltico destinado s decises do Poder Pblico, no Estado Constitucional Moderno, est cada vez mais tenso, exausto, sobrecarregado, afogado em dados fteis e enfrentado por perigos estranhos.38 O que estamos vendo, por conseguinte, so fazedores de poltica do governo incapazes de tomar decises de alta prioridade (decidindo muito mal) enquanto se agitam freneticamente para tomar milhares de decises de importncia menor e, freqentemente, triviais. Mesmo quando grandes decises so tomadas, geralmente vm tarde demais e raramente atendem aquele objetivo para o qual foram destinadas. No demais anotar que a noo de Estado Constitucional Moderno Soberano se transforma cada vez mais em uma pea de co. um mero critrio formal na caracterizao do Estado. Vive-se, atualmente, o incio do desaparecimento do Estado Constitucional Moderno e, em conseqncia, do prprio conceito de Soberania Moderna. No demais dizer que no h nada sob o sol que seja absolutamente novo e que simplesmente nos encontramos diante de uma nova fase do internacionalismo prprio do sistema capitalista. Mas parece ser um equvoco no avaliar que agora, pela primeira vez, esto criados uns espaos situados alm das fronteiras nacionais e do Estado Constitucional Moderno, que esto articulados com mbitos prprios de atuao, mesmo que, de vez em quando, tenham algumas xaes territoriais ou nacionais, mas que tambm so relativas. Existem alguns poderes mveis, resistentes aos limites das fronteiras, que vivem nesses espaos sem lei, sem ordem, sem Rei nem caudilho. Alheios Soberania Moderna. O Estado Constitucional Moderno, diz Isidre Molas, 39 ao mesmo tempo em que viu a Sociedade diversicar suas reivindicaes, fragmentou os espaos, que se superpem em ordens diferentes e simultneos, no necessariamente coerentes. Isso
37 38 39 POLETTI, Ronaldo. Estado Brasileiro: reforma e superao. p.109 a165. TOFFLER, Alvin. A terceira onda. p.388. MOLAS, Isidre. Por um nuevo pacto social. p.44.

94

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

acontece de uma maneira tal que resulta difcil manter a concentrao em determinados objetivos quando h uma complexidade social elevada. O Estado Constitucional Moderno (ou os pases) no so soberanos sobre seus territrios e as pessoas que vivem ou passam por neles, no sentido de potestade. A congurao atual de muitos Estados Constitucionais Modernos europeus resultado de movimentos de carter nacionalista que buscavam a organizao estatal de grupos tnicos e culturais antes divididos como a Alemanha e a Itlia ou a independncia de grupos desse tipo integrados em Estados multi-tnicos, como foi com o Imprio Austro-Hngaro e, mais recentemente, com a Unio Sovitica. O movimento nacionalista tambm matizou o processo de descolonizao na sia, na frica e na Amrica Central e do Sul. Atualmente muito difcil admitir que a referncia Nao como base humana do Estado Constitucional Moderno seja equivalente a uma noo lingusticocultural40. O conceito de Nao como grupo homogneo, denido por caractersticas socioculturais ou religiosas comuns no se conjuga facilmente com a realidade dos Estados Constitucionais Modernos, por conta dos seguintes pontos: a) em alguns casos, a proclamao, ou reconhecimento, de uma entidade nacional foi produzida em pases com uma clara pluralidade de comunidades culturais. Este o caso, por exemplo, da Espanha e da Blgica. Nesses casos, a Constituio reconhece o pluralismo cultural interno, ao admitir a existncia, dentro da Nao, de comunidades no caso da Blgica e nacionalidades no caso da Espanha com caractersticas culturais prprias; b) os movimentos migratrios foram os grandes responsveis pela eliminao da homogeneidade cultural. cada vez maior o nmero de Estados que comearam sua trajetria histrica com uma populao mais ou menos homognea cultural, tnica e lingisticamente que, com as seguidas ondas migratrias, tiveram alterado essa composio nacional. Em muitos casos, os novos grupos nacionais permanecem intactos, mesmo convivendo sob um mesmo Estado Constitucional Moderno, ou fazendo parte da mesma Nao Jurdica; c) as tentativas de manter uma identicao jurdica entre Nao e grupos tnico-culturais acabaram por dividir a populao do Estado Constitucional Moderno, em alguns lugares, em castas, segundo sua maior ou me40 Sobre isto ver, em especial, a obra Fundamentos de cincia poltica, coord. por Andr de Blas Guerrero e Jaime Pastor Verdu, p.133 e s.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

95

nor vinculao ao grupo nacional. Os exemplos da Alemanha de Hitler e do apartheid na frica do Sul so eloqentes a este respeito. Ao contrrio, as pretenses do Estado Constitucional Moderno se baseiam na igualdade e no-discriminao, condenando os tratamentos desiguais por motivos tnicos, religiosos etc., ou seja, precisamente mediante daqueles motivos que se associam ao feito nacional. O conceito jurdico-constitucional de Nao no pode, dessa forma, referir-se a diferenas de carter tnico, cultural, religioso ou lingstico. A identicao entre Nao Cultural e Nao Jurdica e Poltica , de certa forma, questionvel. Por isso, a referncia Nao como base humana da organizao estatal no pode ser entendida alm de uma referncia Nao Jurdica. Isso sim, mesmo com os problemas j apontados, compatvel com populaes mono ou pluri-nacionais. A globalizao questiona um pressuposto fundamental da primeira modernidade, ou seja, essa construo lgica que Adam Smith denominou de nacionalismo metodolgico. Com a globalizao, em todas as suas dimenses, surge frente a isso no s uma nova multiplicidade de conexes e relaes entre Estados e Sociedades, mas, alm disso se arraiga com maior fora a estrutura dos pressupostos tericos que o idealizavam, organizavam e viviam at agora as Sociedades e os Estados como unidades territoriais reciprocamente delimitadas.41 A globalizao rompeu a unidade do Estado Constitucional Moderno, estabelecendo novas relaes de poder e competitividade, com conitos internos e transnacionais. A Soberania, um dos paradigmas do Estado Constitucional Moderno que convertia o poder estatal num poder supremo, exclusivo, irresistvel e substantivo, nico criador de normas e detentor do monoplio do poder de coao fsica legtima dentro de seu territrio, ao tempo que nico interlocutor autorizado a falar com o exterior, est se desmanchando, o que faz afundar os alicerces sobre os quais se sustentava a teoria clssica do Estado Constitucional Moderno, como escreve Oller I Sala. 42 Por outro lado, a perda da ecincia do Estado Constitucional Moderno provocou a eroso de sua legitimidade perante o cidado. O Estado Constitucional Moderno cada vez oferece menos respostas s demandas de segurana e desenvolvimento. cada vez menos Soberano.
41 42 BECK, Hulrich. Qu es la globalizacin: falcias del globalismo, respuestas a la globalizacin. p.43. OLLER I SALA, M. Dolors. Un futuro para la democracia: una democracia para la gobernabilidad mundial. p.11.

96

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

Esta crise do Estado Constitucional Moderno uma crise histrica que ter repercusses diversas. Sem dvidas, ser de responsabilidade da cultura jurdica e poltica utilizar esta razo articial que o Direito, e que j no passado modelou o Estado Constitucional Moderno em suas relaes internas, para orientar os itinerrios que passam, evidentemente, como escreve Ferrajoli43, pela superao democrtica deste mesmo Estado Constitucional Moderno e a re-fundao do Direito Internacional, no j sobre a Soberania, mas sobre a autonomia dos povos. 5 CONSIDERAES FINAIS

Como costuma acontecer em tempos de transio profunda, esto aparecendo posies epistemolgicas extremas e at insensatas em relao condio de subjugado do Estado Constitucional Moderno.44 A relao entre ele e a crescente autonomia do mercado mundial, as implicaes da desproporo entre capital produtivo e especulativo, as conseqncias ainda imprevisveis dos novos sistemas de multimdia isto , a convergncia da televiso, telefone, cinema e computador numa s tecnologia e o signicado de um desemprego mundial de 30% da populao economicamente ativa, so alguns dos parmetros da nascente sociedade global, no integrados de maneira apropriada a uma cosmoviso altura das mudanas que vivemos e capaz de orientar os indivduos e coletivos sociais na direo de uma nova Democracia e de um novo capitalismo. As investigaes nesse sentido indicam, como o faz Bilbeny45 que, sem Democracia Solidria e sem a democratizao do capital, com distribuio da riqueza, no h como organizar um novo Poder Pblico, que seja fruto da superao da Soberania endgena do Estado Constitucional Moderno. A debilidade e desorganizao da Sociedade Civil so devidas ao poder desvirtuado de um Estado Constitucional Moderno que, ainda que formalmente democrtico, inerentemente opressor, inecaz e predador, fazendo com que sua debilidade torne-se um requisito indispensvel para o fortalecimento da sociedade civil. Esse consenso est assentado, principalmente, sobre o seguinte dilema: s o Estado pode produzir sua prpria debilidade, j que preciso ter um Estado forte e capaz de produzir com ecincia e assegurar, com coerncia, essa sua debilidade.
43 44 45 FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantias: la ley del ms dbil. p.151. CHONSKY, Noam & DIETERICH, Heinz. A sociedade global: educao, mercado e democracia. p.91. BILBENY, Norbert. Poltica sin estado. p.67.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

97

Boaventura de Sousa Santos46 diz que a debilidade e o enfraquecimento do Estado Constitucional Moderno produziram, portanto, efeitos perversos que questionam a viabilidade de suas funes como detentor de um Poder Pblico dbil: o Estado Constitucional Moderno dbil no pode controlar sua debilidade. No se deve buscar as razes da crise no Estado Constitucional Moderno ou na Sociedade, sua criadora. E h que se tentar a recuperao dessa Sociedade. O Estado Constitucional Moderno est em crise porque suas verses reformadas so incapazes de responder, satisfatoriamente, s solicitaes da Sociedade e, inclusive, quando intervm para atend-la produz, normalmente, outros problemas novos. A crise atvica, de origem, da base terica, de anacronismo A Sociedade atual mostra um crescente e perptuo dinamismo e complexidade que brotam de cada um dos subsistemas que a compreendem e que no sintonizam com o Estado Constitucional Moderno.47 A isso se acrescenta a negligncia, quando no cumplicidade, dos aparelhos estatais na deteriorao e depredao da Natureza e do Meio Ambiente, que so imprescindveis para a qualidade de vida da Sociedade e das pessoas que a integram. O Estado Constitucional Moderno comeou a dar sinais mais efetivos de sua insucincia, na sua essncia, primeiro com a crise de 1929. Depois foi a escalada intervencionista e de desenvolvimento do Estado de Bem-Estar, com srios problemas de tenso, tanto no mercado (distores regulamentares, inao, questionamento ticos do trabalho, crescente poder dos sindicatos) como no prprio Estado (dcit crescente, rebelio scal, desenvolvimento das prticas burocrticas, tenses corporativas pela distribuio de servios pblicos). Tambm a no-funcionalidade criada pela mundializao e uma estrutura estatal voltada para seu carter interno, nacional.48 A opinio pblica dos pases democrticos inquieta ante o nvel de degradao da segurana interna , a princpio, geralmente a favor do fortalecimento da ao pblica. O corpo poltico entende que melhor o Estado Constitucional Moderno voltar a centrar-se no conjunto de competncias que lhe so prprias em lugar de dispersar-se em outras atividades que as empresas privadas sabem fazer melhor, enm, que faa menos coisas, mas que as faa bem.49 Para que essa linha de defesa do
46 47 48 49 SANTOS, Boaventura de Sousa. Reiventar la democracia, reiventar el estado. Madrid: Ediciones Sequitur, 1999, p.17. ARDANZA, Jos Antnio et alii. La crises del estado y Europa. Ponencia de Pablo LUCAS VERDU. Crisis del estado social de derecho e imaginacin constitucional. p.157. TOMAS CARPI, Juan Antonio. Poder, Mercado y estado en el capitalismo maduro. p.159. HUNTIGTON, Samuel P. Choque de civilizaciones? P.78.

98

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

papel do Estado pudesse ser convincente, seria necessrio que, nos terrenos que parecem ser prprios de sua atuao, sua legitimidade seja indiscutvel e que no conte com nenhuma concorrncia sria. No esee o caso. As mais tradicionais funes de Soberania, que pareciam claramente ser de competncia do Estado Constitucional Moderno, esto submetidas a uma eroso lenta, mas contnua.50 Aparecem novos atores e a legitimidade dos Estado Constitucional Moderno muda de natureza, quando no diretamente posta em dvida. Tanto o relativo defesa nacional como a polcia e a justia devero ser, no futuro, assuntos entendidos como meros servios e no expresso de Soberania. Algum que possua um arquivo com aqueles cinqenta mil franceses mais endinheirados, mais rico que o joalheiro que possui muitos broches de ouro. Desde o momento em que h desaparecido a penria tpica da poca dos reis, acreditase que o valor est relacionado a uma boa oferta e com uma boa demanda51. Com a revoluo das telecomunicaes se desterritorializa a rede. Ou seja, se passa da estruturao pelas vias navegveis e pela auto-estrada a uma estrutura voltada ao transporte areo, s telecomunicaes, que redenem a noo de espao. Em sua atividade econmica, o executivo da IBM que pode se conectar com a agenda exclusiva de sua empresa de qualquer parte do mundo, est to conectado como o pescador do glorioso municpio de Navegantes, no bairro do Pontal, de onde nunca saiu, a no ser para ir a Itaja conhecer a civilizao. O essencial j no dominar um territrio, mas sim ter acesso a uma rede. A essncia do Estado Constitucional Moderno est ligada a um determinado grau de homogeneidade, como era a sociedade burguesa dos sculos XVIII e XIX. Hoje h um nmero cada vez mais crescente daqueles que no entram no padro cada vez mais rigoroso imposto pelas elites liberais capitalistas e que devem ser excludos: negros, imigrantes, rechaados, marginalizados.52 Esses seriam descartados como peas com defeito de fabricao, que no passariam por um controle de qualidade rigoroso. Essas peas defeituosas so o resultado da poltica liberal capitalista, que quis impor um padro de homogeneidade articial, insensvel e desumana. Necessita-se, portanto, de um projeto terico de transformao radical, e no de reforma, tanto poltica como cultural da Sociedade em seu conjunto. E tambm do sistema econmico, gerador de valores que muitas vezes caminham em sentido contrrio ao que se necessita para levar a termo o referido projeto. E isso, entendendo-se que a Democracia no deve ser imposta de maneira uniforme a todas as comunida50 51 52 AYUSO TORRES, Miguel. Despus del Levitn? Sobre el estado y su signo. p.36. GUHENNO, Jean-Marie. El n de la democracia: la crisis poltica y las nuevas reglas del juego. p.24. GUHENNO, Jean-Marie. El n de la democracia: la crisis poltica y las nuevas reglas del juego. p.60.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

99

des polticas do mundo, j que se sabe que o acesso ao universo democrtico, por sua prpria natureza, implica em graduar e dosar sua aplicao podendo produzir resultados distintos, mas contnuos. Em linhas gerais, o mundo est sendo empurrado para um tipo de modelo de Terceiro Mundo por uma poltica deliberada do Estado Constitucional Moderno, cmplice das corporaes internacionais, com setores de grande riqueza e uma grande massa de miserveis. Uma grande populao suprua desprovida de todos os direitos, porque no contribui em nada para a gerao de lucros, o nico valor entendido atualmente pelo capitalismo globalizado.53 Por outro lado, o Estado Constitucional Moderno perde centralidade e o Direito ocial se desorganiza ao coexistir com um Direito no-ocial ditado por mltiplos legisladores de fato que, graas a seu poder econmico, acabam transformando o fato em norma, disputando com o Estado o monoplio da violncia e do direito.54 A catica proliferao de poderes diculta a identicao dos inimigos e, em algumas ocasies, inclusive a das vtimas. A Soberania se desfaz com essa multiplicao de centros de poder. evidente que a Soberania da modernidade soobrou. Os lsofos da psmodernidade foram os primeiros a conferir, de maneira concreta e enftica, o certicado de obsolescncia sua pretenso de racionalidade. O que se faz passar por universalismo ocidental da ilustrao e dos direitos humanos no outra coisa que a opinio de homens brancos ocidentais, que oprimem os direitos das minorias tnicas, religiosas e sexuais enquanto impem de maneira absoluta seu metadiscurso com pretenso hegemnica.55 Esses fatos acarretaram conseqncias de uma enorme transcendncia. Depois de sculos de certeza em ideologias frutos da modernidade, a humanidade enfrenta um heterogeneizao do modelo monista, predicado pelos pensadores modernos, a ponto de pr em questo, de modo direto e substancial, alguns de seus aspectos medulares.56 Esse questionamento no afeta apenas aspectos polticos (a fadiga e saturao do Estado Constitucional Moderno), econmicos (a globalizao), tecnolgicos (a sociedade da informao de um lado, ou as armas de destruio em massa do outro), culturais (a reivindicao do multiculturalismo), ecolgicos (a proteo e restaurao do meio ambiente), mas incide no que mais nuclear para a mo-

53 54 55 56

CHONSKY, Noam & DIETERICH, Heinz. A sociedade global: educao, mercado e democracia. p.59. SANTOS, Boaventura de Sousa. Reinventar la democracia, reinventar el estado. p.10. BECK, Hulrich. Qu es la globalizacin: falcias del globalismo, respuestas a la globalizacin. p. 25. JUREGUI, Gurutz. La democracia planetria. p.16.

100

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

dernidade: o indivduo. A ps-modernidade abala sua identidade especca: sexual, familiar, ideolgica, prossional, etc. Ao abalo desse esprito transformador, prprio da modernidade, deve-se acrescentar, ainda, a perda de referncia dos grandes modelos doutrinrios vigentes ao longo destes ltimos sculos. A progressiva saturao e a fadiga das certezas ideolgicas dominantes at agora constitui outro elemento, importante, no processo de heterogeneizao do modelo criado pela modernidade. Est-se assistindo a uma progressiva regresso do pensamento. A ausncia de um (ou de uns) modelo racional de pensamento s faz agravar as incertezas. A nica sada para o impasse ps-moderno o urgente incio de um decidido processo de teorizao destinado a suprir as lacunas da modernidade. Porm, primeiro preciso convencer aqueles que passaram a vida toda tratando das coisas do Estado Constitucional Moderno, que ele j no mais to importante. Esses talentos devem ser redirecionados ao processo de teorizao da ps-modernidade. Saber como desgrud-los do Estado Constitucional Moderno que ser o grande desao. REFERNCIAS
ALBERT, Michel. Capitalismo contra capitalismo. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. ARDANZA, Jos Antnio et alii. La crises del estado y Europa. Ponencia de Pablo LUCAS VERDU. Crisis del estado social de derecho e imaginacin constitucional. Oati: HAEE/IVAP, 1988. AYUSO TORRES, Miguel. Despus del Levitn? Sobre el estado y su signo. Madrid: Editorial Dykinson, 1998. BARROS. Sergio Rezende de. Noes sobre o Estado Democrtico de Direito. www.srbarros.com.br/aulas Acessado em 10/10/05. BELL, Daniel. El advenimiento de la sociedad post-industrial : un intento de prognosis social.1 ed., 5 reimp., Madrid: Trotta, 2001. BECK, Hulrich. Qu es la globalizacin: falcias del globalismo, respuestas a la globalizacin. Trad. Bernardo Moreno y Maria Rosa Borras. Barcelona: Paidos, 2004. BILBENY, Norbert. Poltica sin estado. Barcelona: Ariel, 1998. BOBBIO, Norberto et alii. Dicionrio de poltica. 6 ed. Trad. Carmem Varrialle et alii. Braslia: Ed. da UnB, 1994. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2000. CHONSKY, Noam & DIETERICH, Heinz. A sociedade global: educao, mercado e democracia. Blumenau: FURB, 1999.

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p.77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

101

CRUZ, Paulo Mrcio. Poltica, poder, ideologia e estado contemporneo. 3 ed. Curitiba: Juru, 2002. _______. Fundamentos do direito constitucional. Curitiba: Juru, 2001. _______. Fundamentos do direito constitucional. 2 ed. Curitiba: Juru, 2004. DALLARI, Dalmo de Abreu. O futuro do Estado. So Paulo: Saraiva, 2001. DEL CABO, Antonio. Constitucionalismo, mundializacin y crisis del concepto de soberania: algunos efectos en Amrica Latina y e Europa. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, 2000. DOBROWOLSKI, Slvio. A constituio no mundo globalizado. Florianpolis: Diploma Legal, 2000. FARIA, Jos Eduardo. Direito e globalizao econmica. So Paulo: Malheiros, 1996. FERNANDES, Antnio Jos. Direito institucional europeu.Braga: Bertrand Cruz, 1996. FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantias: la ley del ms dbil. Trad. Andra Greppi. Madrid: Alianza, 1999. GUHENNO, Jean Marie. El porvenir de la libertad: la democratizacin em la poca de la globalizacin. Trad. Javier Palcio. Barcelona: Paids, 2000. _______.El n de la democracia: la crisis poltica y las nuevas reglas del juego. Barcelona: Paids, 1995. HUNTIGTON, Samuel P. Choque de civilizaciones? Texto crtico de Pedro Martinez Montvez. Madrid: Tecnos, 2002. JUREGUI, Gurutz. La democracia planetria. Oviedo: Ediciones Nobel, 2000, p.66. KELSEN, Hans. Teoria general del derecho y del estado. 3 ed. Ciudad de Mxico: UNAM, 1969. LIMA, Abili Lzaro Castro. Globalizao econmica e crise dos estados nacionais. In Repensando a teoria do estado, organizado por Ricardo Marcelo Fonseca. Belo Horizonte: Frum, 2004. MARITAIN, Jacques. El hombre y el estado. Trad. Juan Miguel Palcios. Madrid: Ediciones Encuentro, 1983. MELLO, Celso de Albuquerque. Anurio: direito e globalizao. 1 A Soberania. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. MOLAS, Isidre. Por un nuevo pacto social. Barcelona: Ediciones Mediterrnea. 2004. OLLER I SALA, M. Dolors. Un futuro para la democracia: una democracia para la gobernabilidad mundial. Barcelona: CRISTIANISME I JUSTCIA, 2002. PEREIRA, Antnio Celso Alves et alii. Soberania e ps-modernidade. In O Brasil e os novos desaos do direito internacional. Obra coordenada por Leonardo Nemer Caldeira Brandt. Rio de Janeiro: Forense/Konrad Adenauer Stiftuung/ Centro de Direito Internacional-CEDIN, 2004. POLETTI, Ronaldo. Estado brasileiro: reforma e superao democrtica. In Revista Notcia do Direito Brasileiro. Nova srie, 1 semestre, 1996, Braslia: UnB/LTR. SIEYS, Emmanuel Joseph. A constituinte burguesa. Org. Aurlio Wander Bastos. Rio de Janeiro: Liber Juris, 1986.

102

RIPE Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 1, n. 46, p. 77-102, jul./dez. 2006. CRUZ, Paulo Marcio; MELO, Osvaldo Ferreira de. Soberania e superao do Estado constitucional moderno.

SIEYS, Emmanuel Joseph. A constituinte burguesa (Quest-ce que le tiers tat?). Trad. Norma Azevedo. Rio de Janeiro: Liber Juris, 1986. SILVA, Paulo Napoleo Nogueira. Elementos de direito pblico. SILVA, Luiz Roberto. Direito econmico internacional e direito comunitrio. Belo Horizonte: Del Rey, 1995. STELZER, Joana. Unio europia e supranacionalidade: desao ou realidade? Curitiba: Juru, 2000. _______. De Soberano a Membro: o papel do estado inserido na dinmica comunitria europia. Revista Novos Estudos Jurdicos. Universidade do Vale do Itaja, Curso de Ps Graduao Stricto Sensu em Cincia Jurdica. Ano 6. n 11, Itaja: Editora da UNIVALI, 2000. TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 18 ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. TOMAS CARPI, Juan Antonio. Poder, Mercado y estado en el capitalismo maduro. Valncia: Tirant lo blanch, 1992.

Anda mungkin juga menyukai