Anda di halaman 1dari 2

Em todo o mundo, a violncia um desafio urgente ; uma questo de ordem economica e social, de sade tambm, e estrutural de grande importncia.

. A criminalidade e a violncia afetam negativamente o desenvolvimento economico e social, aumentam o grau de excluso social e de pobreza, colocando em risco a cidadania e a segurana, alm de reduzirem a capacidade de governar de forma eficiente e capaz.

Ainda que as condies financeiras e sociais variem entre os pases e at mesmo dentro de cada um deles, h uma paleta de fatores internos e externos que podem ser associados aos altos ndices de violncia e delinquncia por parte de muitos jovens.

O processo acelerado de urbanizao e globalizao vivido por muitos pases, alm da pobreza, da desigualdade social, da violncia poltica, da precariedade dos servios pblicos, da consolidao de organizaes criminosas, do uso e trfico de drogas (particularmente Crack, Extase Cocana e Herona), da desintegrao das relaes familiares e das redes sociais, da disponibilidade de armas ao alcance de qualquer um, so freqentemente citados como causadores do aumento da violncia social, bem como a desestrutura familiar, onde pais, acham que o seu dever apenas de gerar o filho e depois, quanto a educao, deliberam para outras pessoas esse papel, deixando uma lacuna na formao da criana que mais tarde ir se manifestar, muitas vezes atravs da violncia, principalmente dentro das escolas que no tem como funo cuidar dessa situao, mas que recai sobre ela esse consequncia, pois, alm de muitas vezes o professor ser mal remunerado, no tem uma preparao (formao) especfica para tal situao.

Sabendo-se que o desrespeito o principal causador de violncia, podemos ento combater a violncia diminuindo os diferentes tipos de desrespeito: seja o desrespeito econmico, o desrespeito social, o desrespeito conjugal, o desrespeito familiar e o desrespeito entre as pessoas (a m educao). Em termos pessoais, a melhor maneira de prevenir a violncia agir com o mximo de respeito diante de toda e qualquer situao. Em termos governamentais, as autoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes na nossa sociedade. O governo precisa diminuir as exploraes econmicas (as grandes diferenas de renda) e podar o excesso de liberdades principalmente na TV.

A vulgaridade, praticada nos ltimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconseqentes. Por isso, precisamos, tambm, restabelecer a punio infanto-juvenil tanto em casa quanto na escola. Boa educao se faz com corretos deveres e no com direitos insensatos. Precisamos educar nossos adolescentes com mais realismo e seriedade para mant-los longe de problemas, fracassos, marginalidade e violncia. Se diminuirmos os ilusrios direitos (causadores de rebeldias, prepotncias e desrespeitos) e reforarmos os deveres, o pas no precisar colocar

armas de guerra nas mos da polcia para matar nossos jovens cidados (como tem acontecido to freqentemente).

Mais Notcias

Seo: Artigos 27/03/2012 - Difcil no significa impossvel 23/03/2012 - Excesso de tributos pode comprometer a longevidade de pequenos e mdios empresrios 07/03/2012 - Como mulheres podem evitar o mal do sculo chamado stress 01/03/2012 - Anestesista de Planto 27/02/2012 - Espero que voc nunca precise 13/02/2012 - Pra ningum a vida fcil

Anda mungkin juga menyukai