Anda di halaman 1dari 3

Crato, o prepotente de falas mansas.

Crnica de Santana Castilho no Pblico No congresso do PSD, Passos Coelho afastou-se do partido e falou ao pas. Mas no disse, sobre o futuro, coisa alguma que valesse o sacrifcio de seguir aquele enorme bocejo. C fora houve sinais bem mais eloquentes sobre o que est para vir. Um pitbull, vestido com uma farda da polcia, zurziu uma reprter perigosamente armada com uma mquina fotogrfica. O Governo, qual comit de censores, proibiu os responsveis das empresas de transportes de informarem o pblico sobre os efeitos da ltima greve geral, espezinhando o direito de sermos esclarecidos pelo Estado sobre um aspecto relevante da vida colectiva e tornando ainda mais difcil, para todos os que no tm carro, a ida para o trabalho e o regresso a casa. E o ministro da Educao mostrou-se, uma vez mais, um prepotente de falas mansas. Duro o qualificativo? Apropriado para quem obriga crianas com necessidades educativas especiais a sujeitarem-se a exames nacionais, em circunstncias que no respeitam o seu perfil de funcionalidade. Com o cinismo cauteloso de as retirar depois do tratamento estatstico dos resultados. De prepotncia se tratou quando, em incio de mandato, revogou os prmios de mrito dos alunos, sem aviso prvio e atempado, quando eles j tinham cumprido a sua parte. De prepotncia voltou a tratar-se quando, dias antes das inscries nos exames do 12 ano, as regras foram unilateralmente mudadas, ferindo de morte a confiana que qualquer estudante devia ter no Estado. E de novo voltmos prepotncia quando, por mais acertada que fosse a mudana, ela ocorreu a mais de meio do ano-lectivo (condies de acesso ao ensino superior por parte de alunos do ensino recorrente). esta a liberdade que Passos Coelho invocou repetidas vezes no congresso do PSD? Passos Coelho, que me tenha dado conta, no fez qualquer aluso especfica Educao. Em tempo de balano e prestao de contas, como lhe chamou, significativo. Nem sequer, quando se regozijou com o cumprimento do memorando celebrado com a troika, julgou necessrio reconhecer que, em matria de Educao, quase tudo est por fazer. Recordemos, em sntese, as medidas a que a troika nos obrigava e vejamos o que foi cumprido:

- Melhorar a qualidade do ensino profissional, atravs de um plano de aco a desenvolver. No h plano algum e nada foi feito. Continuamos, salvo raras excepes, com um ensino profissional de papel e lpis, que tudo aceita para manter na escola quem, de outro modo, a abandonaria. Uma vergonha, muito cara, para quem apregoa resultados, exigncia e rigor. - Melhorar a eficincia do sistema. A inimaginvel burocracia com que Maria de Lurdes Rodrigues vergou os professores est inclume. Continua a chusma de reunies caricatas, que para nada servem. Persistem siglas, planos e projectos estreis. Agruparam escolas e agora agrupam agrupamentos. Cortaram cabeas pensantes e enxertaram no seu lugar regulamentos castrantes. Os resistentes so raros. Esta cultura instalouse. Os professores funcionam cada vez mais e ensinam cada vez menos. Tornaram apticos os professores, intranquilos os alunos e resignados todos, pais tambm. Balcanizaram, espalharam a descrena e o desnimo. Este sistema no , certamente, o sistema cuja eficincia a troika queria que fosse melhorada. - Diminuir o abandono escolar. cedo para vermos, objectivamente, como este indicador se comportou sob tutela de novos senhores. Mas no difcil prever que vai piorar, num contexto de tremenda crise de recursos das famlias, de fome nas escolas e de prolongamento insensato da durao da escolaridade obrigatria. Outra meta que no ser cumprida. - Consagrao da autonomia das escolas. Uma falcia recorrente. Enxertos sucessivos na m qualidade dos normativos principais, que mudam aqui e ali para que tudo fique na mesma. Novo? O caciquismo local, mais atrofiante que o central e que a ele se soma. Novo? A barbaridade dos agrupamentos, que varreram de vez o conceito de Escola. Novo? Liberdade aos directores (que no Escola) para escolherem a durao dos tempos lectivos. - Reforar o papel da Inspeco-Geral da Educao. No h. s. H uma inspeco de processos administrativos. H uma medocre mquina punitiva que, mesmo assim, engonha quando os caciques entram em cena. Sei do que falo e tenho documentos. O meu endereo vai ao fundo da pgina, Senhor Inspector-Geral.

- Economizar 195 milhes de euros em 2012 e 175 em 2013, racionalizando a rede de escolas, diminuindo a contratao de recursos humanos e reduzindo as transferncias para as escolas privadas. Finalmente, objectivo cumprido, por mais do que o pedido, com antecipao de prazos e uma s pequenssima excepo: as transferncias para o privado cresceram em vez de diminurem. * Professor do ensino superior (s.castilho@netcabo.pt)

Anda mungkin juga menyukai