Anda di halaman 1dari 23

Sumrio

Resumo ..................................................................................................... 2 Arte e Verdade ......................................................................................... 15 Verdade ..................................................................................................... 8 Arte e Verdade ......................................................................................... 15 Arte e Verdade ......................................................................................... 15 Concluso ................................................................................................ 51

Bibliografia .............................................................................................. 62

Notas ....................................................................................................... 65

A Civilizao Sofstica Resumo

Resumo: Este artigo pretende tratar do pensamento sofstico com nfase em Protgoras e sua principal assertiva. Intenciona ainda mostrar que a civilizao ocidental possui razes tanto no Platonismo como na sofstica. Palavras-chave: Protgoras, Plato, Sofistas, filosofia.

Abstract: This article intends to approach the sophistic thought, with emphasis in Protagoras and his main quote. Also has the objective to show that our west civilization has roots in the Platonism as well as in the sophistic.

Key-words: Protagoras, Plato, Sophists, philosophy.

Uma viso panormica do movimento sofstico


Verdade e erro no so excludentes, posto que precisamente na dimenso do erro e do equvoco que a verdade faz sua emergncia. (Luiz Alfredo Garcia-Roza)

O primeiro desafio a ruptura com o senso comum, a tradio do pensamento e os pequenos historiadores que, embarcando no projeto platonista, se limitaram a alardear ao longo das geraes que o sofista detinha o posto de baluarte da vilania contra a filosofia, o pensamento escorreito e a retrica vazia, afastando o homem da construo da razo. Para completar, eram moralmente condenveis, eis que estrangeiros mercenrios, associavam pecaminosamente o ensinar remunerao e perpetraram o crime contra a humanidade ao cercear a defesa de Scrates e o condenar ao mais virtuoso suicdio que se tem notcia. O sofisma ganhou verbete: Houaiss sofisma substantivo masculino 1. Rubrica: lgica. argumento ou raciocnio concebido com o objetivo de produzir a iluso da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lgica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa 2. Rubrica: lgica. argumentao que aparenta verossimilhana ou veridicidade, mas que comete involuntariamente incorrees lgicas; paralogismo 3. Derivao: por extenso de sentido (da acp. 1). qualquer argumentao capciosa, concebida com a inteno de induzir em erro, o que supe m-f por parte daquele que a apresenta; cavilao 4. Derivao: por extenso de sentido. Uso: informal. mentira ou ato praticado de m-f para enganar (outrem); enganao, logro, embuste Enquanto o sofista detinha a sabedoria (sophia), o filsofo, destitudo de prepotncia, invocava a ironeia () para dizer-se perseguidor do saber extrado na dialtica maiutica, essa sim legtima herdeira da cincia, verdade e luz. O fio da histria e do helenismo ir nos transportar para a origem dos detentores de maestria. Os poetas difundiam os conceitos da moralidade, o conhecimento pragmtico, os feitos 3

de guerra1 e a dramaturgia. O projeto sofstico tinha misso assemelhada, como Guthrie nos faz ver ao invocar Eurpedes que afirma ser o poeta justamente dotado de admirao por sua sagacidade e bom conselho, e por que faz dos homens melhores cidados. Devemos lembrar que pr-socrticos de alta estirpe como Parmnides de Elia e o mdico Empdocles de Agrigento eram poetas e no menos filsofos. Duprel nos mostra a conexo e mesmo a relao de causa e efeito em contraste, que levaram a emergir os sistemas de pensamento de Anaxgoras, assim como de Empdocles2. O nome sofista era elstico e aambarcava o msico, o poeta e o difusor do bom conhecimento em geral, uma vez que o sbio pode e costuma ter atuao em diferentes espectros da gnose. Foi no sculo V AEC que a denominao se especializou para o ensino e a linguagem em prosa, mas manteve indelvel o decalque de detentor de conhecimento valioso e distintivo. William Keith Chambers Guthrie vaticina que os atenienses tinham por hbito suspeitar de intelectuais e de pessoas que demonstravam eloquncia e fluidez em argumentos. Alis, ele afirma que o hbito comum aos povos em geral. No tenho certeza disso, mas suspeito que os gregos tivessem especial tendncia ambivalncia emocional e suspeio de seus lderes, afinal a histria enumera tantos. A prtica do ostracismo refora minha inquietude nesse sentido. O professor de Cambridge registra o lxico deinon com um nmero expressivo de significados, mas me parece honesto atribuir a palavra sinistro como mais adequada considerando os exemplos que o livro d. O vocbulo mistura (como propus) a ideia de funesto, perigoso, pernicioso e um pouco intrigante. Essa palavra, segundo o autor, foi constantemente associada a sofstica por que traduziu tambm eminentemente a pessoa com enorme capacidade de convencimento, argumentao e carisma verbal. Os sofistas despertavam sentimentos contraditrios na sociedade como ocorre com polticos e
1

Luiz Alfredo Garcia-Rosa em Palavra e Verdade aponta os dois tipos de glria militar da poca. Estamos nos referindo a algo em torno de mil anos AEC, a kydos que ocorria ao guerreiro no momento do embate e kleos, que era a decantao dos fatos atravs das geraes, ainda atravs do poeta que estava a servio da aristocracia da poca. Ao guerreiro prefervel uma morte cantada e lembrada a uma sobrevivncia no esquecimento. A verdadeira morte no a do corpo, mas a da lembrana. Morte da palavra, morte pela ausncia da palavra, esta a ameaa maior que pairava sobre os gregos dos tempos homricos.
2

Sophistes et physcens ont donc vcu dans la meme atmosphere spirituelle. On ne saurait comprendre les systems dmpdocle et dAnaxagora sans les remetre en relation avec la crise de la physique mathmatique li au problme des grandeurs incommnsurables, et avec le radicalisem de la doctrine leatique. Em traduo livre: Sofistas e fsicos viviam na mesma atmosfera espiritual. Ns no podemos entender os sistemas de Empdocles ou de Anxagora sem remeter e relacion-los crise da fsica matemtica fundamentada no problema dos tamanhos incomensurveis e com o radicalismo da doutrina eleata.

advogados. Eram em sua maioria estrangeiros e a xenofobia sentimento banal. Tinham a vocao de ensinar, o que se traz semelhana ao professor de hoje, mas quero crer que a postura educacional da poca era (como ainda sobram exemplos hoje) a do mestre distante, arrogante, ensimesmado em sua soberba que transpira saber e virtude. Verdadeiros? a indagao que se colocava antes e, por evidente, nos tempos atuais. Frequentemente segregavam jovens do convvio dos amigos e se auto intitulavam difusores de uma pedagogia da virtude e do mrito. Barbara Cassin afiana a traduo mais comum de Arete, que enseja a expresso da cincia poltica aristo-cracia, ou seja, um regime eivado da presuno de virtuosidade auto intitulada a seus governantes, o que provoca no raras reaes odiosas. No texto de Plato que trata de Protgoras, Scrates questiona o fato de filhos de governantes tidos pela populao como de excelncia terem futuro funesto ou medocre o que simbolizaria o fracasso educacional de seus semelhantes3. Ou na Politia:
- Ento Adimanto, disse eu, afirmaremos que tambm as almas mais bem dotadas, se lhes couber uma educao m, viro a ser excepcionalmente ms? Ou pensas que as grandes injustias e a maldade pura e simples vm de uma natureza medocre e no de natureza vigorosa, mas corrompida pela educao, e que uma natureza fraca jamais vira a ser causa de grandes bens e grandes males? (491e)

E logo abaixo

- Ou tambm tu julgas, como a maioria, que certos jovens esto sendo corrompidos por sofistas de quem o que importa dizer que so homens comuns? No acreditas que, ao contrrio, so eles, os que fazem tais afirmaes, os maiores sofistas e que so eles que educam da maneira mais acabada e fazem que os jovens e os adultos, os homens e as mulheres venham a ser tal qual eles querem? (492a)

Seria simplista demais atribuir a Plato e ao jogo poltico todo o sucesso pela crtica depreciativa extremamente bem sucedida, registre-se, que os Sofistas se viram imersos e que
3

Protgoras 325a

sobrevive, ainda em parte, aos tempos atuais. Mas no nos esqueamos de que se h uma proposta obsessiva na obra de Plato de relevo muito superior at mesmo Teoria das Ideias e.g.. Essa o poder-dever de educar os jovens para formar cidados, eclodir potenciais de quem os tem para oferecer e investir nos melhores para produzir a excelncia do extrato humano a servio da cidade. So centenas de trechos em A Repblica repetidos ad nauseam. Foi o comedigrafo Ateniense Aristfanes que teria flexionado o termo ao ponto de o mesmo constituir-se em ofensa. Retrica e atuao profissional Os sofistas, como vimos, atuavam de forma absolutamente profissional, prometendo um servio que era a educao dos jovens no que se refere virtude e a arte da retrica. Protgoras, o qual tem o registro mais elaborado dessa forma de agir, exercia uma prtica especfica sobre a questo que pode ser vista quer como tica, como hipcrita ou marquetolgica: Aquele que contratasse seus servios poderia optar por pagar a ele ou depositar a mesma quantia em um templo conforme julgasse melhor de acordo com sua satisfao ou seus prprios princpios. O registro da cobrana pecuniria pode ser observado em diversas passagens da obra de Plato em tons de crtica (Menon e Protgoras). Os poetas em determinado tempo tambm mudaram sua postura, no por influncia, e tambm comearam a receber pagamento pelos servios. A prtica do recebimento de dinheiro pela oferta de educao foi severamente criticada especialmente por Aristcles (Plato era um apelido) que era de famlia abastada, posteriormente por Aristteles, e naturalmente, por Scrates, que era filho de entalhador de mrmore incapaz de seguir a profisso do pai por inabilidade ou pelos percalos de sua impopularidade. Lembremos que tinha as constantes reclamaes de sua mulher Xantipa de que no era bom provedor da famlia j que vivia de favores. Os Sofistas acumulavam riquezas superiores ao de dez escultores conforme o registro em Menon e no tinham qualquer dificuldade em encontrar quem pagasse suas taxas ou em ter acesso aos auditrios onde realizavam suas sedutoras prelees. O fundamento das crticas recaem sobre uma radical dualidade: O pensamento contemplativo, ontolgico e metafsico onde a pergunta T t en enai, ou o que ser, como alguma coisa , busca uma resposta conjugada com a physis e a verdade a partir de um processo de investigao sobre a origem, causa e composio de todos os entes. De outro lado o pragmatismo sofista que entendia a verdade no como resultado de um processo (notadamente maiutico e 6

dialtico pela estrutura socrtica), mas como uma varivel social, uma conveno alicerada na histria e na convenincia. Assim sendo, se torna irrelevante se no for vista como ferramenta adaptativa que flutua com as convices de cada civilizao4. O relativismo associado prtica social depreciava a noo de verdade absoluta, metafsica, alethia desvelada e desesquecida, moradora em um espao sem tempo e, por isso mesmo, sem devir. Uma tolice intil, uma formulao de nobres desocupados que no tinha qualquer utilidade prtica no mundo negocial, jurdico, poltico, sociolgico, enfim... No mundo dos viventes. Dentro desse cenrio a retrica se apresenta como instrumento de convencimento a flexionar opinies e exercer o poder. O processo democrtico regime de opinio onde a verdade nada mais do que o ponto de vista da maioria e quem no estiver de acordo ou tiver outras verdades, que se curve ao centralismo democrtico ou busque suas nesgas de garantias de direitos de minoria. Por outro lado, os sofistas, para Plato, so uma espcie de caadores que se valem da oratria forense, oratria poltica e conversao tambm com um s nome e chamando-as de arte da persuaso5. Em contraste com a verdade iluminada pelo bem:

Scrates Ocorre o mesmo com o bem. Dize-me, Glauco: um homem que no pode compreender a ideia do bem, separando- a de todas as demais ideias, e, como num combate, abrir caminho a despeito de todas as objees, esforando-se por vencer as suas provas, no na aparncia, mas na essncia; que no possa transpor todos esses obstculos pela fora de uma lgica infalvel, que no conhece nem o bem em si mesmo nem nenhum outro bem, mas que, se apreende alguma imagem do bem, pela opinio, e no pela cincia, que o apreende: no dirs tu que ele passa a vida presente em estado de sonho e sonolncia e que, antes de despertar neste mundo, ir para o Hades dormir o ltimo sono? (Plato, 534b/d).

E no foi assim que Descartes elaborou suas meditaes (IV) contestando os a priori? Asseverando que mesmo em contato com os maiores professores e pesquisadores do ocidente percebia a todo o momento que se exaravam certezas to contrastantes entre os mesmos e nenhuma delas sem o fundamento em elevadas prelees? Ou ainda ao viajar pelos cantos do mundo observava que o absurdo aqui era comezinho alhures, o levando a crer que pouco havia de certeza nas verdades mais convictas? 5 Sofista 221e c/c 222c.

Mas e no mundo forense, buscamos o direito ou a justia? Muitos elementos de anlise nos levam a crer que esta ltima quimera esfumaada pela neblina processual. Afinal no h de haver verdade fora dos autos processuais. Verdades presumidas esto em toda a parte: presuno de inocncia, de conhecimento da lei publicada em dirio oficial, de paternidade, veracidade, legitimidade. Presuno absoluta e relativa, que admitem prova em contrrio e outra que no. A sentena faz justia e estabelece o direito, institui a paz social, ordena s partes que obedeam ao mandamento de uma convico subjetiva, baseada na norma abstrata aplicada ao fato jurdico analisado in casu. E se estamos diante da defesa de um bem jurdico relevante como a vida, a liberdade o ptrio poder, a reparao do dano ou a propriedade, o ator coadjuvante, no menos relevante diga-se, o elemento pecunirio quer no valor da causa quer nos honorrios.
Estrangeiro: Sim. Parece que a classe sofista no passa da classe que ganha dinheiro com a arte da disputa, da discusso, da controvrsia, da luta, do combate e da aquisio como foi estabelecido agora novamente pelo nosso argumento. (Plato, Sofista 226).

E o adgio diz que no h justia sem advogado e que sem justia no h democracia. O tribunal do jri, no Brasil esta adstrito ao julgamento dos crimes contra a vida, mas em outros pases toma decises sobre um nmero muito maior de casos processuais. Ali, os jurados gozam da pretenso de representar a sociedade, uma vez que escolhidos de forma um tanto aleatria e desprovidos de interesses que venham a comprometer sua tomada de deciso. Como so leigos na matria jurdica, devero julgar de acordo com o senso comum6 e inquestionavelmente se colocam merc do phatos que o advogado capaz de provocar ou modificar atravs de sua eloquncia e dramatizao dos fatos ou da vida pregressa do ru. No meio jurdico costuma se dizer que o conhecimento jurdico nessa etapa despiciendo, o que vale a capacidade de expresso e de produzir emoes tais como empatia, apiedamento e dvida. A retrica no atributo do sofista, essncia. A credulidade no relativismo e na subordinao do saber fora da palavra que arrebata, persuade, emociona e
6

Mais uma vez lembramos Descartes quando vaticina que se h algo bem distribudo nesse mundo o bom senso, ningum acha que possui pouco ou em demasia...

fascina, estabelece a gramtica no do logos que busca a compreenso da totalidade ntica, mas do nominador, encadeado em pensamento que expressa uma convico e uma perspectiva de poder. Barbara Cassin registra a belssima citao de Proclo:
Deve-se, ento, dizer contra ele que o falso tambm , e que nada impede que aquele que diz o ente diga o falso, e, alm disso, aquele que diz acerca de algo (peri tinos legeri), e no diz algo (ti legeri).

Alis, o falso traz dentro de si a certeza e o erro e toda a construo da teoria psicanaltica recai na assertiva de que a verdade emerge da palavra no pronunciada ou do dito sem inteno, ou do sonho que verdadeiramente se sonhou mas no nos vem mente. E ainda da entrelinha, da frase que escapa ou do gesto que trai. A Poltica Mas na poltica que os sofistas atuaram de maneira mais eloquente, ainda que estrangeiros sem direitos civis. Ora de forma direta, ganhando cidadania e postos no governo e na diplomacia7 ou indireta formando os tomadores de deciso de uma sociedade alicerada na democracia. E esse regime, que Plato condenou por julgar instvel e anrquico, exercido pela via da palavra com o embate de ideias, verses, denncias alm da exposio de verdades. Mas o filsofo admitia a mentira no processo poltico em nome de um bem maior, uma inverdade til, mas restrita a poucos e de cunho instrumental8:
- Aos que governam a cidade, mais que a outros, convm mentir ou para beneficiar a cidade, ou por causa de inimigos ou de cidados, mas tal recurso no deve ficar ao alcance dos demais. Ao contrrio, afirmamos que, se um indivduo comum mente para os governantes, comete erro igual ou maior que um doente que no diz ao mdico ou um aprendiz que no diz ao mestre da ginstica a verdade sobre o que se passa em seu corpo, ou quem ao piloto no comunica, a respeito do
7 8

Hipias foi embaixador de Elis. Em 382d o tema surge pela primeira vez.

navio e da tripulao, os dados reais sobre a maneira com que ele prprio ou um dos camaradas realiza sua tarefa. (Plato, Repblica 389c)

A poltica no auge da democracia grega e mesmo aps a conquista pelos romanos oferecia um nmero expressivo de cargos pblicos onde o exerccio do poder, antes como hoje, poderia conferir benefcios ao titular e suas famlias, alm de prestgio e realizao, o que atraia uma gama expressiva de jovens. Aspecto relevante a ser considerado que a prtica poltica da poca, tendente a uma espetacularizao dos eventos em auditrios9 e o exerccio do dissoi logoi, uma antilogia onde a argumentao migrava de um lado ao seu oposto, assegurando que qualquer tema poderia ser objeto de dois pontos de vista contrrios, mutatis mutantis ainda pode ser encontrada em tempos atuais. Comcios e showmcios, debates cronometrados e posteriormente editados nos programas eleitorais e mesmo nos telejornais so apenas dois exemplos de como o pragmatismo poltico encontra-se em desconexo com uma verdade absoluta. A retrica, podemos afianar, desde sempre foi parte importante da poltica nos regimes democrticos ou mesmo indispensvel como elemento constitutivo. Durante as eleies, as verses mais do que nunca so muito mais relevantes do que os fatos10 e a capacidade de convencimento do candidato posta prova das urnas. Nos tempos mais atuais, com o desenvolvimento do marketing poltico e eleitoral, associado a pesquisa de opinio e o desenvolvimento tecnolgico dos meios de comunicao transformam os candidatos, no raras vezes, em um produto, onde a (in) capacidade retrica suprida pelo teleprompter e a edio de imagens, as propostas so resultado das anlises de pesquisa. Isso faz o poltico falar no o que acredita, mas o que imagina que o eleitorado deseja ouvir. Depois da eleio vem o desapontamento do eleitor por um estranho advento de realidade que contrasta com aquele mundo de propaganda e fantasia de imagens. A cavilao parece ser a regra, o caminho nico, a via inexorvel. H lugar para a verdade, no sentido transcendente do Platonismo, em um processo como esse? Em a Repblica os sistemas de governo e as correlaes de poder so formuladas com base em um isomorfismo, que faz a cidade ser equiparada a uma pessoa onde o equilbrio de foras intra-atuantes e com a primazia da razo, podem trazer felicidade ao indivduo ou ao coletivo.

10

Em alguns casos com utilizao de vestimentas chamativas. E efetivamente h diferena?

10

Ah! Quando a alma toda segue a parte filosfica w no se rebela, cada parte ca alma realiza sobretudo o que lhe cabe e justo e, o que mais importante, colhe para si os prazeres prprios de cada uma, no s os melhores, mas tambm dento do possvel, os mais verdadeiros. (Plato, A Repblica, 586e).

Protgoras () de Abdera Vamos aqui tecer alguns breves comentrios sobre aquele que construiu a biografia mais proeminente entre os sofistas. Protgoras era um animal poltico, extremamente articulado com as esferas de poder em especial com Pricles e, como veremos, versado no mundo das leis. importante repisar outra abordagem da dicotomia que buscamos expor em outras partes desse artigo. O embate antittico de idias ocupava uma posio basculante, ou alicerada na physis ou na nomos. Explico melhor: A teoria filosfica11 ao partir da pergunta fundadora, o que ser, fluiu e desobstrui o caminho pr-socrtico em construes que se baseavam nas especulaes da fsica. A origem de tudo estava na gua, no mido, no calor e no fogo, em contrrios, no ar, no tomo, em uma substncia sem fronteira (apeiron), e tantas outras hipteses. At que Plato instituiu a metafsica com a teoria das ideias que colocava a essncia em um patamar transcendente, atemporal, imutvel etc. Aristteles elaborou a gramtica das quatro causas e do motor imvel como causa incausada. Isso tudo se contrapunha ao nomos que mergulhava na inabsolutividade do universo e sua relativizao aos olhos de quem v, avalia, julga e exara sua certeza. O costume forja a opinio que faz nascer a certeza e com isso a norma e a conveno social. A moral filha de ambos os processos. Se na natureza o animal mais forte domina e espolia o mais fraco, a escravido um conceito baseado em um universo fsico, divino e imutvel. O direito divino era inquestionvel12 e origem do poder e submisso ao donatrio do trono e toda a nobreza que surgia por sua delegao. Sob o ponto de vista contratual a lei deve ser obedecida por que se fundamenta no costume ou ainda por
11

Devemos observar que o sofista, no raras vezes, dizia estar fazendo filosofia o que em sentido amplo podemos at admitir que o fizesse. Com todas as sistemticas refutaes de Plato e Aristteles - e ironicamente nossa principal via de acesso ao pensamento daqueles atravs da obras desses acabamos por considerar o sofista o no filsofo, mas ao observarmos com maior rigor as ideias de Protgoras ou as reflexes ontolgicas de Grgias constataremos que as diferenas so quase inexistente ou extremamente sutis. 12 Ao ponto de a religio catlica adotar os conceitos aristotlicos como dogma. Master Dixie...

11

que, antes disso, os homens e nesse sentido devemos originalmente dizer os nobres, detentores do poder de outrora, entenderam que aquela prtica social era boa por eficincia ou eficcia no plano de seus interesses e satisfao de seus desejos13. E dai o bom se converte em bem e justia. Depois vem a moral crist a subverter parcialmente esse processo com a moral do escravo impotente ao qual somente resta o odiar calado, amaldioando os ricos e poderosos com a ardncia no fogo infernal e a compensao ex post dos pobres e desvalidos. Esse pensamento fez germinar todo um rol de conceitos de igualdade, fraternidade e humanidade muito bem conhecidos de todos. Inclusive no que diz respeito teoria que na prtica se mostrou bem diversa, alis, desde o nascimento, como movimento poltico, destes ditos valores transcendentais. Quando Plato invoca o isomorfismo e equipara o homem cidade que devem obedecer a uma receita universal e invarivel para alcanar a felicidade, despersonaliza o processo poltico o arrancando de seu contexto histrico. a tica de um interesse pblico, ou da polis em uma via apicultural que reduz o homem ao obreiro da colmeia que nasce com uma aptido, capacidade e destino para cumprir seu papel em determinada casta social. No mito de Protgoras, Epimeteu faz a diviso de habilidades dos animais buscando o equilbrio que garantiria a paz da natureza e a complementaridade relacional dos espcimes. Umas mais velozes e mais fracas, outras mais lentas e fortes... Prometeu foi inspecionar o trabalho do irmo e constatou o homem desprovido de tudo. Sem armaduras fsicas (um exoesqueleto, por exemplo), pelugem robusta e protetiva, velocidade ou fora considervel. Prometeu rouba o fogo e a sabedoria artstica14 e doa ao homem. Mas para viver em sociedade faltava mais um elemento essencial que era necessrio para a nossa sobrevivncia: a possibilidade de vivermos de forma agregada. Nossas habilidades e competncias no seriam suficientes se vivssemos isolados e dispersos. De fato o bebezinho o animal mais indefeso de todo o planeta. Com algumas horas de desamparo padece por certo. Os animais mais primitivos j rompem a placenta se movendo com alguma destreza e procurando comida. O filhote dos humanos nasce com apenas uma capacidade: emitir um som em uma determinada frequncia e intensidade que consegue monopolizar as atenes dos adultos, irritar o sistema nervoso central e exigir uma atitude que aplaque suas demandas egocntricas. Se o homem, enquanto grupo organizado, no estivesse altura de dar a proteo a ser to frgil a espcie pereceria rapidamente.
13 14

Ponto de vista defendido por Nietzsche em Genealogia da Moral. Aqui se refere a tekhne, arte em sentido lato, pode ser entendido com conhecimento ou know how. Apesar daquela palavra ter expresso prpria sophia, etc...

12

Ento Zeus, temendo que nossa raa se extinguisse por inteiro, enviou Hermes para levar aos homens o respeito e a justia, para que assim houvesse as estruturas das cidades e os laos de amizade que tudo mantm reunido. Hermes logo pergunta a Zeus de que modo distribuir o respeito e a justia entre os homens. como so repartidas: um nico a possuir a arte da medicina basta para muitos profanos; de igual modo ocorre para os demais homens de ofcio. dessa mesma forma que devo distribuir respeito e justia entre os homens, ou ser preciso repartir entre todos? Entre todos, disse Zeus, e que todos os tenham em comum, pois as cidades no existiriam se um pequeno nmero dentre eles os tivessem em comum, como ocorre nas outras artes; e promulgue, precisamente em meu nome, uma lei de distribuio segundo a qual quem no tiver em comum o respeito e a justia ser condenado morte como uma doena da cidade. (Plato, Protgoras em Brabara Cassin, 2005:336).

A justia que objeto de investigao por pelo menos quatro captulos de A Politeia (), seno a obra completa, em Protgoras ganha o estatuto de fruto do bom senso. Aquele que confessa uma vilania por temperamento e convico leva o rtulo da desrazo. Em Antgona temos o conflito entre a lei de Deus e a do homem, do poltico que determina que os inimigos de estado no possam ser enterrados em solo ptrio. E contra essa determinao que Antgona se insurge contra Creonte e despreza os conselhos e temores de Ismnia, sua irm. Acaba pagando coma vida. Protgoras como Plato asseveram a necessidade do cimento que nos fez viver em grupos e essa vida seria impossvel sem a existncia da lei. Este ltimo chega a desenvolver uma teoria econmica onde a complementaridade das produes individuais seria uma forte razo para a vida coletiva15. Aquele, para muitos, estaria lanando a tica contratualista que, muitos sculos mais tarde, iria contaminar radicalmente o pensamento europeu
15

A Repblica, Captulo II.

13

moderno16. E, ironicamente, optou a via do mito. Este condenou a defesa das opinies atravs do mito, invocava o convencimento, a sucesso de perguntas investigativas17 em busca do em si (autos), o puro bem e o colocou no plano do no humano, atingvel pelo desenvolvimento do intelecto. A natureza no tem carter acidental e evolutivo para o ateniense, ao contrrio, fruto de uma vontade inteligente e superior. J o sofista de Abdera:
(...)mas, uma vez que Protgoras no acreditava que as leis eram obras da natureza ou dos deuses, deve ter crido, como outros pensadores contemporneos progressistas, que foram formuladas como resultado de um consenso de opinio entre os cidados que, desde ento, se consideravam por elas vinculados. (W.K.C Guthrie, 2007:129)

O Homem Medida Vamos concluir nosso artigo com algumas consideraes sobre a assertiva mais famosa do mestre Protgoras:
O homem a medida de todas as coisas, das coisas que so, enquanto so, das coisas que no so, enquanto no so.

A sentena ser analisada dentro da seguinte estrutura esquemtica. Poderamos, talvez mais propriamente, chamar de hiperontolgica a primeira e hipo-ontolgica a segunda. Todavia, em benefcio de uma maior compreenso do texto, decidimos fazer assim:

16 17

Thomas Hobbes (1651), John Locke (1689) e Jean-Jacques Rousseau (1762). Que esta no DNA da metodologia investigativa que criou a cincia como a entendemos hoje.

14

A ontologia propriamente dita Martin Heidegger examina a sentena e admite certo DNA de Descartes com o relativismo e o subjetivismo em evidncia. O ser estaria inserido no limite de seu prprio desvelamento, ou seja, na maneira e intensidade que se coloca em abertura e se presentifica. A posio dominante do ser humano que se coloca como centro de todas as coisas e tem a pretenso de conhecer a totalidade do ente estaria de certa forma em antecipao pelo pensamento de Protgoras. Curioso que o filsofo tambm parece no excluir completamente a interpretao individual e relativista na medida em que, na sua traduo, insere a expresso respectivo. Sem dvida a posio trazida por ningum menos que Heidegger, radicaliza a dimenso histrica do sofista de Abdera. A verso que o mestre alemo faz da sentena a seguinte:
De todas as coisas ( a saber, daquelas coisas que o homem tem constantemente em torno de si no uso e no costume (chremata /chresthai), o homem (respectivo) a medida, das que presentam, que elas assim se presentem, como se presentam, daqueles porm, para as quais permanece e vedado presentar-se, que elas no se presentem. (Heidegger, 2007:100).

15

Existem alguns elementos de significao que recorrendo a Guthrie, mas ainda sem perder de vista a viso do filsofo alemo teremos de fazer. Primeiro a palavra Anthropos que se refere a homem no no sentido do gnero diverso do feminino e a princpio, no poderia se referir a humanidade por que esse conceito no existiria. Essa , sem dvida, a grande controvrsia do texto e estabelece a primeira linha dicotmica de nosso quadro acima. Grote e Eugne Duprel18 se posicionam pelo sentido universal, enquanto muitos estudiosos, em especial os mais antigos optam pelo sentido individual. Scrates como vermos logo mais, escolheu esse caminho. Heidegger entende o homem em um sentido egico, ou seja, da maneira como as coisas se apresentam para mim, de certa forma se apresentam da mesma maneira para ti que tambm homem. Alm de buscarmos entender o que significa homem na sentena temos de faz-lo em relao palavra coisas que neste caso no esta colocada no sentido de ente, ou em um patamar mais elevado de coisitude universal. Aqui a traduo admite muitas variantes, mas todas caminham no mesmo sentido. Chrema da a ideia de negcio, no como objeto negocial ou transacional, mas uma coisa hodierna, comum, ou na linguagem de Ser e Tempo, mo, na circunviso e na mundanidade do objeto que quando esta sendo utilizado no nos damos sequer conta de sua existncia. Aquele treco ali... Ou como dizem os mineiros, aquele trem... Ou o conjunto de objetos de nosso universo usual. De certa forma essa ideia acaba por trazer um desconfortvel contraste com a elevao que queremos dar ao status de homem na mesma frase. Como podemos falar em humanidade e em coisas do dia a dia em sequencia? Para o mestre alemo:
O homem a cada vez a medida da presena e do desvelamento por meio da moderao e da restrio ao aberto mais prximo, sem negar aquilo que h de mais distante e que se acha cerrado e sem se arrogar uma deciso quanto ao seu presentar-se ou ausentar-se. No h aqui nenhum rastro do que o pensamento do que o ente enquanto tal precisa se retificar segundo o eu colocado sobre si mesmo enquanto sujeito, de que esse sujeito seria o juiz sobre todo ente e sobre seu ser e de que ele decidiria, por conta
18

A interpretao de E.D. vai muito alm: Ce sont des vestiges; ils ont trait la morale, la politique, la grammaire, la thorie de la connaissance. E vamos valer-nos dela mais tarde como base do segundo eixo de nossa anlise conforme o quadro esquemtico.

16

dessa jurisdio, com uma certeza incondicionada sobre a objetividade dos objetos. (Heidegger, 2007:103).

A subjetividade se insere na essncia do homem, o que ao mesmo tempo lhe impulsiona a uma dimenso que supera sua prpria individualidade, eis que ao se expor como um comportamento (dasein) se coloca simultaneamente na posio de experienciar as sensaes, emoes e apropria verdade no jogo de clareira e ocultao. A verdade se esfumaa do absoluto que marca o pensamento fundador de Plato e trilha os rumos da modernidade que proclama o relativismo e a abertura de possibilidades onde o homem no recua de sua primazia. Esse embate pode ter sido o duelo que fez nascer o embrio de todo o processo civilizatrio ocidental. Humanista A expresso Humanismo, no entanto recente19 e foi primeiramente apresentada na forma italiana umanismo ao final do sculo XVIII e incio do XIX por Hans Reiner em debate com Franz Beckmann conforme nos ensina Bruno Snell. Antes disso, na era clssica, homem, ou aquele que sangra, o mortal em oposio ao divino um pensamento vago que se diferencia do animal pela habilidade de se comunicar atravs de palavras. J a noo de educao, ou ainda de cultura j era bem clara. H, no entanto, uma passagem da Politeia que nos intrigou pela inscrio da expresso: carter humano. Ora, o sentido da expresso se coloca muito prximo do conceito de nosso ethos, com o conjunto que nos caracteriza de forma distintiva como espcime. Observemos que, ainda que se coloque em contraposio divindade esta em um trecho da obra em que se discute a capacidade dos sofistas em relao persuaso e paidia dos jovens:
- No haveria nenhum outro, disse eu, mas, ao contrrio, at procurar encontra-lo seria uma tolice... que no se torna, nem jamais se tornou, nem mesmo se tornar outro, em relao virtude, um carter formado margem da educao propiciada por essas pessoas. Falo, meu amigo, de um carter humano... Quanto ao carter que divino, segundo o provrbio,
19

Apesar de o prprio Snell afianar que Ccero j apresentava conceitos como Humano e Humanstico. E como j ocorrera com Ccero, assim tambm toda a cultura europeia sofreu influncia dessa humanitas, comeando por Petrarca e passando por Erasmo at o Barroco. (2009:265 c/ 266).

17

deixemos de mencion-lo. Quando qualquer coisa se salva e vem a ser como deve em tal constituio, isso preciso que saibas bem, no incorrers em erro se disseres que essa salvao se deve a uma interveno divinda. (Plato 493a)

E ele estava a se referir ao poltico Temstocles que no tinha nenhum estudo, era homem de origem humilde, mas dotado de grande talento para enfrentar os problemas da Plis. Epistmico O debate sobre educao abordagem epistmica - se estabelece pela pretenso sofstica duramente contestada por Scrates quanto a possibilidade de se ensinar a virtude20. Babara Cassin nos faz ver que a questo da linguagem absolutamente inerente construo da cultura e do pensamento (especialmente o) grego:
O paradoxo inerente ao ensino de Protgoras, bem como a seu mito, aparece ento muito claramente: todos na cidade ensinam a virtude, como todos ensinam a falar grego, e todos conhecem tudo isso; no entanto, h alunos ,ais dotados do que outros e professores que, como Protgoras, cobram por isso. Todos, sem exceo, participam do poltico assim como falam: o mito de Protgoras simplesmente o mito fundador da democracia. (Barbara Cassin, 2005:69).

O currculo a base de toda a aculturao que resultado do homem em seu convvio social e de forma mais institucional, atravs da educao. A matriz curricular de uma escola indgena guarani traz matrias, como lngua, caa, artesanato e religio. o parmetro curricular, com seus descritores especficos, que fazem com que a criana se torne um indivduo com determinadas caractersticas culturais. Explicando de outra forma: H um provrbio que diz que as crianas nipnicas vo escola para apreenderem a ser japonesas. B. Cassin pondera que assim como a virtude em termos gerais, a justia condio de existncia da sociedade,
20

Esse problema tambm afligiu os filsofos. Espeusipo, sobrinho de Plato, assumiu a Academia com a morte do tio teve um desempenho sofrvel como filsofo e tambm como gestor. Teofrasto que sucedeu Aristteles no Liceu tinha formao de excelente nvel, mas no conseguiu equipara-se ao mestre da escola peripattica.

18

fruto do bom senso ou do senso de justia. Nesse sentido a sentena de Protgoras parece mais uma vez contemplar o sentido humano da educao, seus aspectos individuais no que se refere aos interesses, histria, cultura e objetivos de cada homem e ao mesmo tempo o sentido formativo do cidado. Isto podemos ver claramente no segundo artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educao de nosso pas, redigido pelo Emrito Senador Darcy Ribeiro: Art. 2 A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Relativismo Em Teeteto a sentena explorada em seu relativismo que a reduz a um pensamento quase absurdo. Scrates sustenta que razovel que a assertiva do sofista, ao se referir ao homem, no sentido de um homem especfico, pinado aleatoriamente, teria para si uma verdade e que julgaria que essa valeria para todas as gentes. Ou ainda, que o ser humano seria a medida de todas as coisas no para os prprios humanos, mas em sentido absoluto. Ele chega a debater se um determinado vento, efetivamente, frio ou quente j que para uma pessoa parece frio e para outra se faz quente. Vejamos alguns trechos, onde decidi suprimir as falas intermedirias de Teodoro por serem irrelevantes compreenso desse ponto de vista:
Scrates Bem, ento, Protgoras, o que faremos relativamente ao teu argumento? Diremos que as opinies sustentadas pelos seres humanos so sempre verdadeiras, s vezes falsas? O fato que o resultado de uma proposio ou outra que as opinies dos seres humanos no so sempre verdadeiras, sendo possvel que sejam ou verdadeiras ou falsas, Teodoro (e responde) estaria qualquer adepto de Protgoras, ou tu prprio, preparado para sustentar que nenhuma pessoa pensa que uma outra ignorante e tem falsas opinies? Scrates Ora, quando em teu prprio juzo chegas a uma deciso sobre algo e declaras tua opinio a mim, essa opinio , segundo a

19

doutrina de Protgoras, verdadeira para ti. Que se conceda isso. Mas no pode o resto de ns julgar tua deciso, ou julgarmos sempre que tua opinio verdadeira? Ou mirades de indivduos no opem a cada ocasio particular suas opinies a tua, na convico de que tua deciso e tua opinio so falsas? (170c e 171d).

O objetivo do dilogo demonstrar que a razo o instrumento adequado e suficiente para se chegar ao conhecimento, que esta muito alm da percepo, do aperceber-se e do sentir (aesthesis) e que esse conhecimento nos faz trilhar o caminho da verdade. No mundo jurdico O conceito de filantropia, no entanto era difundido no mundo jurdico como nos ensina Snell, muitas vezes associado a termos como brandura e compaixo, o que nos faz partir para o segundo eixo de nossa anlise. A sentena de Protgoras extremamente aplicvel no sentido de que a lei tem de se subordinar ao humano, mais do que o humano tem de se curvar ao aparelho normativo. A lei tem de ser formulada dentro de patamares que admitam seu cumprimento. E esses princpios esto incrustrados nos sistemas jurdicos de todo o mundo ocidental em situaes como a legitima defesa e o estado de necessidade. Casos em que o estado no poderia exigir comportamento diverso do que foi praticado pela pessoa naquelas circunstncias especiais. A questo poltica Protgoras, como disse antes, tinha importantes articulaes com o poder. Neil OSulivan21 chega a conceitua-lo como primeiro humanista, afirma sua estreita relao com Pricles, mas afirma que ainda no foram escritos livros suficientes sobre o tema. Ele ainda infere uma suposta relao com o Sophocles. A defesa de uma poltica voltada para o homem, centrada no ser humano, em seu beneficio, contemplando suas necessidades e capaz de desenvolver suas potencialidades pode bem ter sido a mola propulsora de seu pensamento e de sua sentena. A retrica e a poltica atuam em eixos inequivocamente imbricados. As convenes partidrias e as pajelanas dos grupos polticos ainda traduzem essa referncia ao modelo espetacular de exposio
21

Greece and Rome, 1995.

20

retrica a grandes grupos em auditrios. Ali o orador defende uma opinio guiado pelo objetivo de emocionar o pblico e causar comoo, sem qualquer rigor cientfico em dados, ou mesmo grande compromisso com a verdade em suas assertivas e frequentes acusaes aos adversrios. Pelo menos o que se v a mais das vezes. Afinal a poltica projeto de poder e todos os partidos polticos so associaes civis com esse objetivo. Aqui, como no mundo jurdico, vemos posies duais em debate. Nesse sentido bem assevera o mestre de Abdera, qualquer argumento poderia ser contraposto, ou mesmo qualquer afirmao poderia receber uma a favor e outra contrria. Ser mesmo que existira poltica sem retrica? Sem convencimento, sem a homonoia que como Cassin explicita, a operao retrica de persuaso, que produz, em cada ocasio, uma unidade instantnea inteiramente feita de dissensos e de diferenas22? E possvel imaginar a humanidade sem a poltica? Concluso Hegel inscreveu em sua obra os trs nveis de elaborao do esprito e vamos nos valer desse raciocnio para elaborar nossa concluso. Vejamos: O esprito pode se colocar no nvel subjetivo e nesse prisma que se inserem a episteme da sociologia e da psicologia, o pensamento voltado para a compreenso do sujeito no conhecimento de sua psique e de suas relaes no tecido social. O esprito objetivo se refere aos fundamentos do estado, o estado de direito, os elementos constituintes do governo, as leis, o direito, a justia e a prpria histria como edificao exgena do ser humano. O esprito absoluto o mais elevado deles. ai que se circunscreve o domnio da arte, da religio e da filosofia. nesse patamar que o esprito imerge introspectando e nesse movimento atinge seu cume existencial. Neste estgio, como dissemos, se inscreve a arte, a religio e a filosofia, nessa ordem, digamos hierrquica e esta se baseia no fato de sua maior ou menor correlao ou dependncia de um agente externo e material para seu acontecimento. Se a filosofia pensamento puro, alicerada em outra produo da inteligncia que a linguagem e to somente nela, a religio precisa do ritual e na maioria dos casos da imagem e do templo. A arte necessita da obra. Sem a estimulao sensorial da obra, a arte no se concretiza, sem o trabalho do artista a obra no se faz existir. Por isso mesmo que Hegel coloca a poesia no pice da arte, eis que, no difcil perceber a

22

Pag. 70

21

relao entre o potico que fala ao esprito na forma de um pensamento superior na manifestao da linguagem. Por todo o exposto, podemos assumir que existem formas diferentes de conjugar o relativismo e o sentido da verdade absoluta, conforme o plano do esprito absoluto com que nos defrontamos. Vamos discricionariamente introduzir a cincia23 como uma dessas e ento teremos: No caso da religio cada homem se insere em um plano de verdade incontestvel, eterna e atemporal, onde o relativismo se afasta para dar lugar expresso divina que no pode e nem deve se submeter ao juzo dialtico ou especulativo24. No caso da Filosofia, temos que cada filsofo25 constri seu sistema com a mais absoluta perfeio, onde todas as peas se encaixam construindo um nvel de pensamento onde o absoluto suplanta, submete, melhor dizendo, fagocita o relativismo pela via no dogmtica, ao contrrio pela do pensamento puro. A cincia parte do no pressuposto. Estabelece uma investigao correlacionando causa e efeito, isolando as causas para saber qual efetivamente a determinante, at estabelecer uma verdade slida e incontestvel, violenta, excludente e que se pretende universal. At vir a nova teoria que a transforma em p e aquela ganha o novo status de conhecimento verdadeiro e inabalvel. Finalmente a arte, que traduz um juzo de gosto que pretende seduzir como verdade, exige a obra como linguagem, mergulha em um relativismo abissal, mas expressa uma verdade arrebatadora que prende a alma toda e a lana em direo sua completude existencial.

23

Apesar de julgar petulante a tentativa de querer aprimorar o pensamento de Hegel, no nos conformamos com o fato de este no ter inserido a Cincia dentro dessa analtica. 24 Protgoras, obviamente a prova disso, eis que foi ingressar a sustentar que nada poder afirmar relativamente a tal questo. Nem afirmar nem negar a sua existncia ou a sua forma, em virtude de muitos serem os impedimentos, entre eles se contando, quer a obscuridade do assunto quer a brevidade da vida humana. Foi o fim de sua carreira, acabou sendo processado e condenado, sua obra queimada e teve de fugir de Atenas. Morreu na Siclia com algo em torno de 70 anos. 25 Generalizando e extremando os conceitos para fixar o ponto de vista.

22

Bibliografia Sfocles, Antgona. So Paulo, SP: Editora Martin Claret 2002. Plato. A Repblica. So Paulo, SP: Editora Martin Claret 2009. Plato. A Repblica. So Paulo, SP: Editora Martins Fontes 2009. Plato. Dilogos Teeteto. So Paulo, SP: Editora Edipro. Aristteles. Giovanni Reale. Metafsica. So Paulo, S.P: Edies Loyola 2005. Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Os Pensadores. So Paulo, Editora Abril Cultural, 2000. Taylor, Charles. Hegel e a sociedade moderna. Edies Loyola, So Paulo, 2005. Heidegger, Martin. Ser e Tempo. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 2006. Heidegger, Martin. Nietzsche. Volume II Rio de Janeiro, RJ: Editora Forense Universitria 2007. Guthrie, William Keith Chambers. So Paulo, S.P.: Editora Paulus, 2007. Cassin, Barbara. So Paulo, S.P. Editora 34, 2005. Snell, Bruno. A Cultura Grega e as Origens do Pensamento Europeu. Editora Perspectiva, 2009. Duprel, Eugene. Les Sophistes. ditions Du Griffon Neuchatel, 1948 Garcia Roza, Luis Alfred. Palavra e Verdade Rio de Janeiro, RJ: Editora Zahar 1990 Bornheim, Gerd A. (Org.). Os Filsofos Pr-Socrticos. So Paulo, SP: Editora Cultrix 2010

Capa Claudio Mendona.

23

Anda mungkin juga menyukai