Anda di halaman 1dari 3

2.

2 Fenologia do cafeeiro A natureza fisiolgica da bienalidade da produo do cafeeiro pode ser explicada pela concorrncia entre as funes vegetativas e reprodutivas. Nos anos de grande produo, o crescimento dos frutos absorve a maior parte da atividade metablica da planta, reduzindo o desenvolvimento vegetativo. Como, no cafeeiro arbica, o fruto se desenvolve nas partes novas dos ramos do ano anterior, h, conseqentemente, produo menor. O crescimento dos ramos novos depende da quantidade de frutos em desenvolvimento, e o volume de produo proporcional ao vigor vegetativo, ao nmero de ns e gemas florais formadas na estao vegetativa anterior (Camargo & Fahl, 2001). Um esquema detalhado da fenologia do cafeeiro apresentado na Figura 41 conforme Camargo et al. (2001). So seis fases fenolgicas distintas, sendo duas vegetativas e quatro reprodutivas que ocorrem em dois anos consecutivos.
Perodo vegetativo Fev Mar Abr

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Mai

Jun

Jul

Ago

Vegetao e formao das gemas florais

Induo e maturao das gemas florais Repouso

Set

Out

Nov

Dez

Perodo reprodutivo Jan Fev Mar Abr


Granao dos frutos

Mai

Jun

Jul

Ago

Florada, chumbinho e expanso dos frutos

Maturao dos futos

Repouso, senescncia ramos 3 e 4 Autopoda

Perodo reprodutivo (novo perodo vegetativo)

Figura 41. Vegetao e frutificao do cafeeiro arbica abrangendo seis fases fenolgicas durante 24 meses (Adaptado de Camargo et al., 2001). 1a. fase Vegetao e formao de gemas foliares: uma condio fotoperidica, ocorrendo de setembro a maro, em dias longos. 2a. fase Induo, desenvolvimento, maturao e dormncia das gemas florais: ocorre em dias curtos, de abril a agosto, tambm uma condio fotoperidica. As gemas maduras entram em dormncia no final e ficam aptas para se transformarem em botes florais e florescer aps um choque hdrico na 3a. fase (Gouveia, 1984). Essa fase se completa quando o somatrio de evapotranspirao potencial (EP) acumula cerca de 350 mm a partir do incio de abril. Nos dois meses finais, julho a agosto, as gemas entram em dormncia e produzem um par de folhas pequenas, que separam o primeiro ano fenolgico do segundo. 3a. fase Florada e expanso dos frutos: segundo ano fenolgico, de setembro a dezembro. Aps um choque hdrico, por chuva ou irrigao, as gemas maduras intumescem, transformam-se em botes florais e florescem aps cerca de uma

semana. Em seguida, vm as fases de frutos chumbinhos e expanso rpida. Um estresse hdrico nessa fase pode prejudicar o crescimento dos frutos, resultando em peneira baixa. 4a. fase Granao dos frutos: de janeiro a maro do ano seguinte, quando h formao dos gros. Um estresse hdrico pode prejudicar a granao, produzindo frutos mal granados que causam os defeitos preto, verde e ardido, como tambm causar chochamento de gros. 5a. fase Maturao dos frutos: de abril a junho, depende da precocidade da cultivar e da acumulao de energia solar, ou seja, do somatrio de EP, em torno de 700 mm, aps a florada. 6a. fase Senescncia: em julho-agosto. Muitos ramos produtivos, geralmente tercirios e quaternrios, secam e morrem, limitando o crescimento do cafeeiro, a chamada autopoda. A fim de detalhar o perodo reprodutivo, na Figura 42, apresentada uma escala de avaliao de desenvolvimento dos estgios fenolgicos do cafeeiro arbica, conforme proposto por Pezzopane et al. (2003). Esta escala de avaliao se baseia em fotografias de cada fase, desde o estdio de gemas dormentes at o estdio de gro seco, onde foram atribudas notas variando de 0 a 11. Esses autores observaram que aps o perodo de repouso das gemas dormentes nos ns dos ramos plagiotrpicos (0) ocorre um aumento substancial do potencial hdrico nas gemas florais maduras, devido principalmente ocorrncia de um choque hdrico provocado por chuva ou irrigao. Neste estdio, as gemas entumecem (1) e os botes florais crescem devido a grande mobilizao de gua e nutrientes (2), se estendendo at a abertura das flores (3), e posterior queda das ptalas (4). Aps a fecundao principia a formao dos frutos, fase essa denominada de chumbinho (5), onde os frutos no apresentam crescimento visvel. Posteriormente, os frutos se expandem (6) rapidamente. Atingindo seu crescimento mximo, ocorre a formao do endosperma, quando segue a fase de gro verde (7), onde ocorre a granao dos frutos. Para a diferenciao do final da fase 6 e incio da fase 7 necessrio realizar um corte transversal em alguns frutos para se verificar o incio do endurecimento do endosperma. A partir da fase verde cana (8) se caracteriza o incio da maturao, quando os frutos comeam a mudar de cor (verde para amarelo), evoluindo at o estdio cereja (9), j podendo diferenciar a cultivar de fruto amarelo ou vermelho. A seguir, os frutos comeam a secar (10) at atingir o estdio seco (11).

0 - Gema dormente

1 - Gema entumecida

2 - Abotoado

3 - Florada

4 - Ps-florada

5 - Chumbinho

6 - Expanso dos frutos

7 - Gro verde

8 - Verde cana

11 - Seco

9 - Cereja

10 - Passa

Figura 42. Escala de notas para o desenvolvimento fenolgico do cafeeiro. (Fonte: Pezzopane et al., 2003).

Anda mungkin juga menyukai