Anda di halaman 1dari 3

Flvio Augusto Cella-de-Oliveira1 flaviocella@yahoo.com.br Vivian C. Jacob Costa Gagliardi2 vivianjacob@hotmail.com Luciano Munck3 munck@uel.

br Slvio Roberto Stefano4 professor-silvio@hotmail.com

A POSSVEL INTERAO ENTRE A PERSPECTIVA CRTICA E FUNCIONALISTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

De acordo com o modelo paradigmtico de Burrel e Morgan (1979), nascem quatro vises de mundo, que segundo Morgan (2007), partir da anlise da teoria social e da teoria das organizaes, representam diferentes conjuntos de pressuposies meta-tericas sobre a natureza da cincia, a dimenso subjetiva-objetiva, e a natureza da sociedade, a dimenso da mudana por regulao ou via radical. Cada um desses quatro paradigmas funcionalista, interpretativista, humanista radical e estruturalista representa uma gama de escolas de pensamento inter-relacionadas, diferenciadas em abordagens e perspectivas, mas que compartilham pressupostos fundamentais sobre a natureza da realidade a que tratam (MORGAN, 2007). A principal teoria do estruturalismo radical a teoria crtica, a qual tem historicamente se confrontado ao funcionalismo, sendo alvo de embates tericos por parte de seus defensores, o que, ento, motivou este ensaio terico a discorrer sobre a interao entre estas duas vises de mundo, ao mesmo tempo to distantes e to prximas. O objetivo geral deste trabalho discutir o ponto de equilbrio entre estas duas correntes. A teoria crtica, de acordo com Nobre (2008), permanentemente renovada e exercitada, no pode ser fixada em um conjunto de teses imutveis, o que significa que no uma doutrina acabada. A teoria crtica, na formulao original de Marx est dirigida pela e para a prtica transformadora, contudo, ressalta-se que no h um abandono da teoria em prol da prtica, reconhecendo o valor da anlise das estruturas sociais reais. Para Alves-Mazzotti e Gewandsnajder (1998) a palavra crtica diz respeito anlise das condies de regulao social, desigualdade e poder. Assim, os tericos crticos enfatizam o papel da cincia na transformao da sociedade. Em contrapartida, o funcionalismo tem suas bases no positivismo, onde, para Martins (1997), suas razes esto na Psicologia e na Antropologia. O funcionalismo apoia-se em esquemas bsicos de processos de socializao, admitindo assim que os fenmenos acontecem dentro de formas invariantes, devido estrutura funcional bsica geral e comum. Em outras palavras, Morgan (1997) caracteriza o funcionalismo na pressuposio de que a sociedade tem existncia concreta e real e um carter sistmico orientado para produzir um estado de coisas
1 2

Mestrando do Programa de Ps Graduao em Administrao da Universidade Estadual de Londrina. Mestranda do Programa de Ps Graduao em Administrao da Universidade Estadual de Londrina. 3 Mestre em Engenharia de Produo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Administrao pela Universidade de So Paulo. Professor da Universidade Estadual de Londrina e Pontifcia Universidade Catlica do Paran. 4 Mestre em Administrao pela Universidade Estadual de Londrina/Universidade Estadual de Maring e Doutor em Administrao pela Universidade de So Paulo. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.

ordenado e regulado. Ele estimula uma abordagem para a teoria social que focaliza o entendimento do papel dos seres humanos na sociedade. Atravs do exposto, pode-se, portanto, verificar a divergncia entre as duas vises de mundo apresentadas, e de acordo com suas caractersticas expostas torna-se compreensvel a existncia de um forte embate entre os adeptos de um e de outro paradigma. Contudo, este ensaio defende a interao entre estas duas perspectivas argumentando que a crtica desconstrutora da realidade geradora de objetos de estudo para o funcionalismo. Uma vez que a teoria crtica no foca em apontar solues para as problemticas elencadas, os funcionalistas se apropriam desta realidade desconstruda, tomando-a como objeto de estudo, e atravs da aplicao de ferramentas, criam solues ou respostas para estas lacunas. Embora Adorno, defensor da teoria crtica, e Lazarsfeld, adepto do funcionalismo, reuniram-se no perodo de 1938 a 1941, para, de acordo com Frederico (2008) realizarem uma pesquisa juntos, no houve um consenso, tornando a colaborao impossvel, estando na raiz da discrdia a divergncia entre a metodologia funcionalista e a teoria crtica, onde Adorno criticava em Lazarsfeld o apego ao imediatismo, sem levar em conta a categoria dialtica da mediao. Ainda assim, percebe-se, que a sociedade no capaz de se desenvolver apenas da crtica, demandando do funcionalismo para que seja restaurada a desconstruo criada por estes primeiros pesquisadores. Na perspectiva da teoria crtica, o funcionalismo inferior, por utilizar-se de conhecimentos estanques, sistematizados, baseados em modelos e premissas, valorizando o empirismo, no sendo estas escolas capazes de perceberem o real sentindo da sociedade, e assim, incapazes de serem emancipados, j que so cegos a realidade. No h como discutir a veracidade de tais pontos de vista da teoria crtica sem tomar partido de algum paradigma, contudo, isto no faz parte do presente trabalho, o qual deseja apontar a interao da teoria crtica com o funcionalismo, para o desenvolvimento social. Pode o funcionalismo ser uma abordagem inferior na viso da teoria crtica, contudo, no haveria crescimento social apenas do apontamento de lacunas, sem o estudo a fundo, a sistematizao, e a obteno de resultados, caractersticas estas do funcionalismo. Um sujeito emancipado no apenas deve ser crtico a ponto de visualizar a problemtica, como tambm deve ser capaz de conhecer os instrumentos e tcnicas para resoluo desta, ainda que no trabalhe com os mesmos. Neste ponto de vista possvel visualizar a relevncia de uma interao positiva e necessria dessas duas vises de mundo, capazes de juntas construir uma nova realidade social. Palavras chave: Teoria Crtica; Funcionalismo; Modelo Paradigmtico.

REFERNCIAS BURREL, G. MORGAN, G. Sociological Paradigms and organizational analysis. London and Exeter, NH: Heinemann, 1979. FREDERICO, C. Recepo: divergncias metodolgicas entre Adorno e Lazarsfeld. Matrizes, So Paulo v.1, n.2, p.157-172, abril 2008. MARTINS, G. A. Abordagens metodolgicas em pesquisas na rea de Administrao. Revista de Administrao, So Paulo v.32, n.3, p.5-12, julho/setembro 1997. MAZZOTTI, A. J. GEWANDSNAJDER, F. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ed. So Paulo: Pioneira, 1998.

MORGAN, G. Paradigmas, metforas e resoluo de quebra-cabeas na teoria das organizaes. In: CALDAS, M. P. BERTERO, C. O. (Organizadores). Teoria das organizaes. So Paulo: Atlas, 2007. p.12-33. NOBRE, M. A teoria crtica. 2ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

Anda mungkin juga menyukai