Anda di halaman 1dari 36

Manual de Instrues

Data de Publicao: 01.09

Modelo Nmero: DEASYCS220

Cuidados Gerais

Explicao dos smbolos: VITA Easyshade Compact Produto mdico. Proteo contra choques e /ou riscos de incndio, danos eltricos ou mecnicos UL 60601-1, IEC/EN 60601-1, CAN/CSA C22.2 No. 601.1. AVISO: Haver possibilidade de riscos se as instrues de operao no forem seguidas

Classe de proteo Tipo: B

Uso nico (Descartvel)

Aparelho Classe II

Orientaes de Segurana 1. Usar somente a fonte de alimentao fornecida pela VITA, cdigo de produto D46002. 2. Nunca olhar diretamente para a ponteira de medio do VITA Easyshade Compact, enquanto esta estiver em funcionamento. 3. No mergulhar ou molhar a ponteira de medio ou a base de carregamento em gua ou outro lquido. 4. Observar as orientaes do captulo 1.5 para correto procedimento de biossegurana. 5. Seguir as orientaes do captulo 8 para efetuar correta limpeza e desinfeco do VITA Easyshade Compact. 6. No expor a bateria a temperaturas maiores de 60C. As conexes eltricas da bateria no devem ser removidas ou trocadas. 7. O cirurgio-dentista e tcnico em prtese dentria devem respeitar as normas de segurana de trabalho e usar equipamento de proteo individual (EPI) durante uso do VITA Easyshade Compact. 8. Os protetores de biossegurana sobre a ponteira de medio so descartveis, ou seja, de uso nico para cada paciente.

Informaes Importantes sobre a Compatibilidade Eletromagntica (EMC) Aparelhos de comunicao mveis de alta freqncia podem influenciar no funcionamento de aparelhos mdicos. Este produto foi desenvolvido para uso em um meio eletromagntico padro. O usurio precisa garantir que o aparelho seja utilizado em um meio adequado. 1. Aparelhos de comunicao mveis de alta freqncia (telefone celulares) no podem ser utilizados prximos ao VITA Easyshade Compact. 2. Os campos magnticos e a freqncia da rede eltrica no devem exceder os valores normais baseados em um meio ambiente padro, que corresponde a um local comercial ou clnico.

Cuidados Gerais

Descarte do aparelho Este aparelho e todos os acessrios que apresentem este smbolo seguem as normas 2002/96/EC (WEEE) e as respectivas regras legais do pas em vigor. Na Unio Europia (EU) este aparelho no pode ser descartado no lixo comum.

O VITA Easyshade Compact segue as normas preconizadas pela Unio Europia (EU). A declarao de conformidade pode ser pedida ao setor de controle de qualidade da VITA em: www.vita-zahnfabrik.com

Informaes importantes sobre a propriedade intelectual e direitos autorais Direitos autorais 2008, VITA Zahnfabrik. Todos os direitos reservados. Direitos autorais 2008 do programa de computador, JJL Technologies LCC. Todos os direitos reservados. Este documento e/ou o programa de computador, bem como os dados e informaes aqui apresentadas, so informaes confiveis e com os direitos autorais reservados VITA Zahnfabrik e/ou JJL Technologies. Este documento no autoriza o direito ou licena para o uso de qualquer programa de compu-

tador, dados ou informaes. Qualquer direito ou licena para o uso de dados do programa de computador, informaes ou outros direitos em relao propriedade intelectual da VITA Zahnfabrik e/ou JJL Technologies, bem como qualquer respectiva responsabilidade em razo de suporte ou outro auxlio, devem ter autorizao expressa por escrito da VITA Zahnfabrik e/ou JJL Technologies.

ndice
1 Primeiros Passos 1.1 Contedo da Embalagem 1.2 Informaes Gerais 1.3 Iniciar 1.4 Carregar a Bateria 1.5 Colocar Protetor de Biossegurana 1.6 Ligar 1.7 Calibrar 1.7.1 Calibrao Automtica 1.7.2 Calibrao Manual 1.7.3 Controle da Calibrao 2 Comando do Menu 3 Medir a Cor de um Dente 4 Funes Principais 4.1 Modo: Dente Individual 4.2 Modo: Dente por Regies 4.3 Modo: Restaurao 4.4 Modo: Treinamento 5 Acessar a Memria 6 Informaes Adicionais sobre Cor 6.1 Cores VITAPAN classical A1D4 6.2 Cores VITA SYSTEM 3D-MASTER 6.3 Verificar a Cor de uma Restaurao 6 6 6 7 8 8 9 9 9 11 11 12 13 15 15 16 17 20 21 22 22 22 23 7 Nvel de Carga da Bateria 8 Limpeza e Desinfeco 9 Desligamento Automtico 10 Cores Interpoladas VITA SYSTEM 3D-MASTER 11 Easyshade LabRx Software 12 Anexo 12.1 Acessrios e Peas de Reposio 12.2 Smbolos 12.3 Funes Principais 12.4 Mensagem de Erro 12.5 Soluo de Problemas 12.6 Dados Tcnicos 12.7 Condies de Armazenamento e Transporte 12.8 Glossrio 12.9 Patentes e Marcas Registradas 12.10 Termo de Garantia Limitada 24 25 26

27 28 29 29 29 30 31 32 33 33 34 35 35

Primeiros Passos
1 Primeiros Passos Parabns pela aquisio do VITA Easyshade Compact, um espectrofotmetro de ltima gerao, que possibilita a exata seleo de cor dos dentes naturais e da maioria das restauraes. O aparelho possibilita a determinao de um amplo espectro de cores, do VITA Linearguide 3D-MASTER, VITA Toothguide 3D-MASTER, incluindo as cores de dentes clareados BLEACHED SHADE GUIDE, bem como as cores VITAPAN classical A1-D4. VITA Easyshade Compact tambm realiza a mensurao de cor nas "Cores interpoladas 3D-MASTER"; estas so cores intermedirias, que so obtidas atravs da mistura de duas ou mais massas cermicas. Para ter amplo sucesso no processo da seleo de cor digital, por favor, ler o manual de instrues de maneira completa e cuidadosa. B C A 1.1 Contedo da Embalagem 1 Manual de Instrues e um Manual de Incio Rpido (sem imagem) 1 CD com o Easyshade LabRx Software (A) 1 Embalagem de protetores de biossegurana (B) 1 Pea de mo Easyshade Compact (C) 1 Base de carregamento com bloco de calibrao Easyshade Compact (D) 1 Fonte de alimentao com adaptadores universais (E) 1 Mini cabo USB Ateno: Se o contedo da embalagem no possuir todos os itens listados acima, por favor, contactar o respectivo fornecedor VITA de seu pas.

D E

1.2 Informaes sobre o Produto Por favor, preencher com os respectivos dados.

Data de compra: Nmero de srie da pea de mo do Easyshade Compact: Nmero de srie da base de carregamento do Easyshade Compact:

Primeiros Passos

1 Boto de medio

Nmero de srie da pea de mo Nmero de srie do suporte do bloco de calibrao

Contatos de carga Nmero de srie da base de carregamento

LED indicadora de carga

Porta de entrada USB

1.3 Iniciar Colocar em Funcionamento Abrir a embalagem do Easyshade Compact, pegar o manual de incio rpido, o CD-ROM com o programa de computador LabRx e o manual de instrues, a pea de mo, a base de carregamento com o bloco de calibrao e a fonte de alimentao do Easyshade Compact. Remover a fonte de alimentao de sua respectiva embalagem e ligar o aparelho na eletricidade com o adequado adaptador para tomada eltrica. A pea de mo e o suporte do bloco de calibrao apresentam o mesmo nmero de srie (ver Fig.1); se este fato no ocorrer, por favor, entrar em contato com o revendedor VITA. O nmero de srie da base de carregamento pode ser diferente deste nmero de srie.

Colocar a base de carregamento sobre uma superfcie plana e segura. Posicionar a pea de mo na base de carregamento de forma que os contatos de carga da base e da pea de mo entrem em contato.

Primeiros Passos
2

1.4 Carregar a Bateria Para ligar a fonte de alimentao rede eltrica, usar um dos fornecidos adaptadores para tomada eltrica. Conecte o cabo da fonte de alimentao base de carregamento (Fig.2). A luz (LED) verde (indicadora de carga) acende, quando o aparelho est conectado rede eltrica (Fig. 2). Carregar a bateria por no mnimo 5 horas antes do primeiro uso.

1.5 Colocar Protetor de Biossegurana O aparelho precisa ser limpo e desinfectado antes do primeiro uso em pacientes. Deve-se sempre usar um protetor de biossegurana novo, para evitar uma contaminao cruzada entre pacientes. O protetor de biossegurana tambm protege os elementos pticos da ponteira de medio. 1. Colocar a ponteira de medio no interior do protetor. 2. Puxar e remover o papel que encobre o protetor. 3. Puxar e esticar o protetor com cuidado alm do gancho de fixao. 4. Prender o protetor sobre o gancho de fixao. Assegurar que o protetor de biossegurana esteja adaptado sobre a parte frontal (ativa) da ponteira de medio de forma tracionada, firme, uniforme e vedada. Tomar cuidado para no rasgar o protetor de biossegurana durante a colocao ou seu uso (Fig. 3-5).

Durante seguidas medies de cor em um mesmo paciente, o protetor deve permanecer o tempo todo sobre a ponteira de medio do aparelho, at que uma nova calibrao seja necessria, como descrito no captulo 1.7.3. Os protetores de biossegurana so "no estreis" e indicados para uso nico. Deve ser descartado no respectivo lixo hospitalar, de acordo com as normas da vigilncia sanitria em vigor. Ateno: Aps o contato do protetor de biossegurana com o paciente e sua consequente contaminao, este no poder ser utilizado para realizar uma nova calibrao, para no contaminar o bloco de calibrao. Porm, se houver este incidente, proceder limpeza e desinfeco do bloco de calibrao como descrito no captulo 8.

Primeiros Passos
6

1.6 Ligar Ligar o aparelho atravs do pressionar do boto de medio, localizado na parte superior da pea de mo, ou de qualquer boto de comando, por no mnimo dois segundos. Enquanto aparecer o smbolo da ampulheta, o aparelho ainda no est pronto para uso. Assim que aparecer o smbolo de calibrao piscando, o VITA Easyshade Compact poder ser calibrado (ver Captulo 1.7.1).

1.7 Calibrar O aparelho somente pode ser calibrado, aps a colocao de um novo protetor de biossegurana, para no haver contaminao cruzada entre pacientes. 1.7.1 Calibrao Automtica Se a base estiver conectada rede eltrica, a calibrao acontece de forma automtica. Para isto, a pea de mo do Easyshade Compact deve ser posicionada de tal forma no suporte do bloco de calibrao, que a ponteira de medio apie e pressione o bloco de calibrao em um ngulo de 90 (ver fig. 7, o protetor de biossegurana no est colocado, para um melhor entendimento da demonstrao). Assegurar que a pea de mo est perfeitamente assentada no suporte do bloco de calibrao. No centro da base de carregamento acende uma luz (LED) verde, indicando o correto posicionamento da pea de mo, e logo a seguir, a ponteira de medio ilumina o bloco de calibrao (Fig. 8). Trs sinais sonoros informam o trmino da calibrao.

LED verde

Ateno: Se o smbolo de calibrao continuar piscando na tela, porque o boto de medio est travado. Assim, medies de cor no so possveis. Uma calibrao do aparelho sempre necessria antes do seu uso. Se a base de carregamento no estiver conectada rede eltrica, o aparelho precisa ser calibrado de forma manual (ver captulo 1.7.2).

Primeiros Passos
9

Aps o sucesso do processo de calibrao, aparece na tela da pea de mo o menu principal (Fig. 9). O aparelho est pronto para uso. O ltimo modo de medio utilizado fica automaticamente armazenado e entra em atividade pressionando o boto "Enter".

10

Na emisso de um nico sinal sonoro surge na tela a mensagem de erro (ver captulo 12.4) como a da figura ao lado (Fig. 10). A calibrao no foi realizada com sucesso e precisa ser refeita.

11 Porta Infravermelha

Ateno: A comunicao sem fio entre a pea de mo e a base acontece por portas de infravermelho. Na pea de mo esta fica na parte interna, abaixo do adesivo e no deve ser bloqueada (ver Fig. 11). No colocar a base de carregamento perto de uma potente fonte de luz infravermelha (por exemplo: luz solar, lmpada incandescente), pois a comunicao entre a pea de mo e base pode ser prejudicada.

10

Primeiros Passos
12

1.7.2 Calibrao Manual O aparelho tambm pode ser calibrado, quando a base no estiver conectada rede eltrica. Selecionar para este procedimento o smbolo "calibrao". Este se acessa em "configuraes", aps selecionar no menu principal o smbolo "ferramentas" (ver captulo 12.3 Tabela do Menu de Funes). Posicionar a ponteira de medio no suporte do bloco de calibrao, acionar o boto de medio, para realizar a correta calibrao. A luz (LED) verde da base no acende. Ateno: O VITA Easyshade Compact calibrado na fbrica para com o respectivo bloco de calibrao que o acompanha. Se possuir mais de um VITA Easyshade Compact, por favor, assegurar que os blocos de calibrao no sejam trocados, para no prejudicar a preciso dos resultados de medio de cor. Assegurar, que o nmero de srie da pea de mo e do suporte do bloco de calibrao sejam idnticos (ver captulo 1).

1.7.3 Controle da Calibrao Em razo de fatores externos ou aps uso seguido, pode ser necessria uma nova calibrao para a continuao das mensuraes de cor. Quando o smbolo de calibrao aparecer na tela (como na figura 13) e comear a piscar, necessria uma nova calibrao do aparelho. A nova calibrao deve ser realizada o mais breve possvel. Se uma nova calibrao necessria imediatamente, surge a mensagem de erro 106 e novas medies de cor no so possveis antes da realizao de nova calibrao (ver captulo 12.4).

13

11

Uso do Programa
14

Tela Botes de setas Boto "Enter"

2 Comando do Menu A navegao atravs do menu do aparelho realizada com o auxlio dos dois botes de setas localizados abaixo da tela da pea de mo (ver fig. 14), com os quais se movimenta o cursor sobre os smbolos (cones). Apertar o boto "Enter", para confirmar a escolha do smbolo selecionado. Ver captulo 12.2 e 12.3 Descrio de todos os smbolos e fluxograma completo do menu.

12

Medir a cor de um dente


3 Medir a Cor de um Dente O aparelho pode ser utilizado para medir a cor de um dente em uma regio apenas (Modo: "Dente Individual") ou por regies: na cervical, mdia e incisal (Modo: "Dente por Regies"), como descrito no captulo 4.

Procedimento para realizar uma precisa e correta medio com VITA Easyshade Compact:
15

A ponteira de medio deve estar apoiada e assentada completamente, de forma perpendicular, sobre a superfcie dentria, como representado na figura ao lado (Fig. 15). Para uma exemplificao mais ntida do procedimento, na figura ao lado no foi representado o protetor de biossegurana sobre a ponteira de medio. A ponteira de medio deve ser posicionada sobre regies do dente natural que so constitudas de esmalte e dentina subjacente. Enquanto a ponteira de medio estiver posicionada e apoiada perfeitamente sobre a superfcie dentria, deve-se acionar o boto de medio. A ponteira deve ficar apoiada sobre o dente at o trmino do processo de medio, que confirmado aps a emisso de trs sinais sonoros. VITA Easyshade Compact apresenta o resultado da medio de cor.

16

Posicionamento errneo da ponteira de medio sobre o dente (Fig. 16): A ponteira de medio no est completamente assentada sobre a superfcie dentria.

13

Medir a cor de um dente


17

Posicionamento errneo da ponteira de medio sobre o dente incisal (Fig. 17): O posicionamento da ponteira de medio precisa respeitar uma distncia mnima de 2 mm da borda incisal.

18

Posicionamento errneo da ponteira de medio sobre o dente cervical (Fig. 18): A ponteira de medio est posicionada prxima demais da gengiva. Respeitar uma distncia mnima de 2 mm da borda gengival.

Se a ponteira de medio removida do dente, antes da emisso dos sinais sonoros, apresentada uma mensagem de erro ou um resultado de medio de cor do dente errado. Neste caso, a medio de cor deve ser desconsiderada e realizada novamente. Ateno: Antes da medio de cor de um dente, deve ser colocado um protetor de biossegurana sobre a ponteira de medio do VITA Easyshade Compact e efetuar uma calibrao do aparelho. Antes da medio de cor de um dente, recomenda-se a remoo completa de manchas e impurezas da superfcie dentria. Pode ser necessrio secar a superfcie dentria com uma gaze, no intuito de evitar que a ponteira de medio fique escorregando sobre a superfcie dentria. A ponteira de medio deve estar assentada e em contato direto sobre a superfcie dentria. No se deve posicionar e medir a cor em reas do dente que apresentem restauraes antigas. Restauraes subjacentes aos tecidos dentrios tambm influenciam negativamente a medio de cor pelo aparelho.

14

Funes Principais
19

Funes Principais

4.1 Modo: "Dente Individual" Para selecionar a cor base de um dente, deve-se marcar o smbolo de "Dente Individual" no menu do programa e confirmar com a tecla "Enter". Posicionar a ponteira de medio na regio superior do tero mdio do dente e acionar o boto de medio.

20

O resultado da medio de cor apresentado na tela do VITA Easyshade Compact: Visualizao de uma cor interpolada do VITA SYSTEM 3D-MASTER.

21

Tanto as cores VITAPAN classical A1-D4, quanto as cores do VITA SYSTEM 3D-MASTER so apresentadas.

22

Explicao detalhada sobre os resultados de cor pode ser encontrada no captulo 6.1 e 6.2.

15

Funes Principais
23

Acionar o boto "Enter" do aparelho para retornar visualizao do resultado de cor.

Se mais de uma cor VITAPAN classical A1-D4 apresentada na tela, a cor que estiver com as letras maisculas a que melhor representa a medio de cor realizada no dente. Nestes casos, no h uma concordncia exata entre a medio de cor e o resultado de cor, pois a medio de cor realizada pelo aparelho no possui um representante direto nas cores VITAPAN classical A1-D4. O resultado exato seria uma cor interpolada entre as cores apresentadas em letras maisculas e minsculas. Porm, esta possibilidade no existe no sistema de cor VITAPAN classical A1-D4.

24

4.2 Modo: "Dente por Regies" Selecionar e confirmar o smbolo "Dente por Regies" no menu do aparelho, para efetuar a medio de cor de um dente nas regies cervical, mdia e incisal. Sequncia de medio de cor no dente: cervical, mdia e incisal.

25

Primeiro, posicionar a ponteira de medio sobre a regio cervical do dente e acionar o boto de medio. Trs sinais sonoros confirmam uma medio de cor realizada com sucesso e na tela aparece "OK". Repetir o mesmo procedimento para as regies: mdia e incisal.

16

Funes Principais
26

Aps a medio de cor em todas as regies, os resultados de cor so apresentados nas cores VITA SYSTEM 3D-MASTER e VITAPN classical A1-D4. Se durante a medio de cor ocorrer um erro, o aparelho emite um longo sinal sonoro e na respectiva regio apresentado um "X". Neste caso, deve-se repetir o procedimento na respectiva regio at que um correto resultado de cor apresentado.

27

Para maiores informaes sobre as respectivas propriedades colorimtricas, selecionar e confirmar sobre um dos resultados de cor apresentados na tela.

4.3 Modo: "Restaurao" VITA Easyshade Compact permite aos profissionais de odontologia verificar a cor da restaurao fora do meio bucal. Nesta funo, realiza-se o controle de cor das restauraes, ou seja, avalia-se o quanto a cor previamente selecionada na boca foi reproduzida corretamente na restaurao. Tanto as 52 cores, inclusive interpoladas, do VITA SYSTEM 3D-MASTER, quanto as 16 cores VITAPAN classical A1-D4 podem ser verificadas.

28

Para verificar a cor de uma restaurao, deve-se selecionar no menu de funes do aparelho o smbolo "Restaurao", e confirmar com o boto "Enter". Antes do procedimento de verificao de cor de uma restaurao deve-se selecionar a respectiva cor a ser verificada na tela do VITA Easyshade Compact.

17

Funes Principais
29

Deve-se selecionar a cor da restaurao a ser verificada entre uma das cores VITA SYSTEM 3D-MASTER e VITAPAN classical A1-D4 atravs dos botes de setas e o boto "Enter", como apresentado nas figuras ao lado.

30

No VITA SYSTEM 3D-MASTER, atravs do acionar dos botes de setas, muda-se entre os nveis de claridade (valor), saturao (croma) e tonalidade (matiz) da cor. Ao acionar o boto "Enter", mudam-se os nmeros ou as letras nos respectivos nveis de claridade (valor), saturao (croma) e tonalidade (matiz) da cor.

31

Ateno: Para verificar a cor de uma restaurao, mede-se a sua cor base geralmente no tero mdio da restaurao. A cermica deve apresentar uma espessura entre 0,8 at 1,5 mm, para assegurar uma exatido no resultado da verificao de cor. Nas restauraes de cermica pura com alta translucidez, como por exemplo, laminados cermicos, necessrio a aplicao de um subjacente material cromtico, como por exemplo, VITA Simulate, para assegurar uma preciso na verificao de cor da restaurao. Aps selecionar na tela a cor a ser verificada, deve-se medir no tero mdio da restaurao. O grau de concordncia entre a cor da restaurao e a cor a ser verificada, que foi previamente selecionada no dente natural, simbolizada atravs de 1 a 3 estrelas, como apresentado nas figuras a seguir.

32

18

Funes Principais
33

*** "Bom" significa, que a cor base da restaurao apresenta apenas uma diferena muito sutil, ou que no apresenta diferenas, em relao cor previamente selecionada.

34

** "Regular" significa, que a cor base da restaurao apresenta uma diferena notvel, mas ainda aceitvel, em relao cor previamente selecionada. Porm, esta diferena pode no ser aceitvel no caso de restauraes estticas em dentes anteriores.

35

"Insuficiente" significa, que a cor base da restaurao apresenta uma diferena muito ntida em relao cor previamente selecionada. Neste caso, correes sero necessrias de serem realizadas na restaurao, para poder haver uma reproduo de cor aceitvel.

Para maiores informaes sobre as propriedades cromticas da restaurao, deve-se selecionar e confirmar sobre o campo das estrelas na tela do aparelho. No captulo 6.3 explicado detalhadamente o significado dos resultados. Para retornar funo de verificao de restaurao na tela do aparelho, deve-se apertar o boto "Enter".

19

Funes Principais
36

4.4 Modo: "Treinamento" No intuito de auxiliar e treinar o usurio na utilizao do seu VITA Easyshade Compact, possvel realizar medies de cor nas amostras de cores dos guias VITA Linearguide 3D-MASTER, VITA Toothguide 3D-MASTER ou VITAPAN classical A1-D4. Para realizar a medio de uma amostra de cor, deve-se selecionar o smbolo "Amostra de cor" na tela do aparelho.

37

Posicionar e segurar firmemente a ponteira de medio no centro da amostra de cor e acionar o boto de medio. Trs sinais sonoros confirmam uma medio de cor realizada com sucesso. Na tela do VITA Easyshade Compact aparece o resultado da medio realizada na amostra de cor.

38

Pode-se escolher entre os smbolos "Classical" e "3D-MASTER", para realizar medies nas respectivas amostras de cores.

39

Se o posicionamento da ponteira sobre a amostra de cor no for firme ou correta, ser apresentado na tela uma mensagem de erro. Deve-se repetir o treinamento de medio de cor em amostras de cores, quantas vezes for necessrio, at o completo domnio do procedimento de seleo de cor com o VITA Easyshade Compact.

Ateno: No modo de funo "Treinamento" apresentado o resultados de cor nas 29 cores VITA SYSTEM 3D-MASTER e 16 cores VITAPAN classical A1-D4. O treinamento da medio em guias de cor de outros fabricantes, ou em amostras da VITA de cores interpoladas pode levar a resultados imprecisos e incorretos. Em razo da diferena de cor ser muito reduzida e da pequena variao natural nestas amostras de cor, possvel, que o resultado de cor apresentado pelo aparelho seja de uma cor muito prxima dentro do espao cromtico.

20

Acessar a Memria
5 Acessar a memria O aparelho dispe de uma memria, na qual 25 mensuraes de cor realizadas com sucesso so armazenadas na sequencia que foram realizadas. Cada respectiva medio de cor por regio dentria considerada como um resultado armazenado. O smbolo da memria encontra-se na parte inferior esquerda da tela de menu do aparelho.
40

Ao acessar a memria do aparelho apresentada uma barra, qual comprimento indica a quantidade de resultados de mensuraes de cor armazenadas. Setas laterais barra permitem navegar entre os resultados armazenados.

41

A capacidade mxima de armazenamento da memria so 25 mensuraes de cor. Quando isto ocorrer, o nmero 25 comea a piscar. Se novas mensuraes de cor so realizadas, o resultado da posio 25 substitudo automaticamente pelo novo resultado de cor. Os outros 24 resultados armazenados na memria ficam preservados.

42

Recomenda-se apagar as medies de cor armazenadas na memria, antes que o nmero 25 ao lado da barra seja alcanado. Para apagar as medies de cor armazenadas na memria, deve-se selecionar (botes de setas) e confirmar (boto "Enter") sobre o smbolo da memria na tela do aparelho do menu "Configuraes" (ver anexo 12.2 Smbolos). Selecionar novamente o smbolo da memria e confirmar para apagar definitivamente os resultados de cor armazenados.

21

Informaes Adicionais sobre a Cor


6 Informaes Adicionais sobre a Cor

6.1 Cores VITAPAN classical A1D4 Esta tela apresenta uma representao grfica das diferenas de cor entre a medio realizada em um tero dentrio e a cor representativa mais prxima VITAPAN classical A1-D4 no espao cromtico.

43

O travesso representa o tamanho da diferena de cor de forma grfica. L +/- O nvel de claridade (valor) do dente maior (mais claro) / menor (mais escuro) do que a cor VITAPAN classical A1-D4. C +/- A intensidade de cor (croma) do dente mais saturada / plida do que a cor VITAPAN classical A1-D4. h +/- A tonalidade (matiz) do dente mais amarelada / avermelhada do que a cor VITAPAN classical A1-D4.

44

6.2 Cores VITA SYSTEM 3D-MASTER Esta tela apresenta as coordenadas L*C*h*a*b* do espao cromtico CIEL*a*b* de uma medio de cor realizada em uma regio de dente.

22

Informaes Adicionais sobre a Cor


6.3 Verificar a Cor de uma Restaurao A altura do travesso no grfico representa a diferena de cor entre a restaurao e a cor previamente selecionada no dente natural.

45

L +/- O nvel de claridade (valor) da restaurao maior (mais claro) / menor (mais escuro) do que a cor previamente selecionada. C +/- A intensidade de cor (croma) da restaurao mais saturada / plida do que a cor previamente selecionada. h +/- A tonalidade (matiz) da restaurao mais amarelada / avermelhada do que a cor previamente selecionada.

46

Esta tela apresenta as diferenas de cor (deltas) entre a restaurao e a cor previamente selecionada no dente natural. Este clculo utiliza as distncias entre as cores no espao cromtico L*C*h*.

Maiores informaes sobre o ensino de cor esto disponveis na pgina de internet da VITA em: www.vita-zahnfabrik.com. Ateno: As coordenadas CIEL*a*b* informadas pelo VITA Easyshade Compact so dependentes do modo de funo e apenas apresenta valores exatos nas medies realizadas em dentes naturais. A medio de amostras de cor ou restauraes no apresenta valores CIEL*a*b* confiveis. Na medio de amostras de cores no so apresentados valores CIEL*a*b*.

23

Nvel de Carga da Bateria


47 Carga completa

7 Nvel de Carga da Bateria O smbolo da bateria indica o nvel de carga da bateria. No caso de carga baixa da bateria, o smbolo comea a piscar.

Carga baixa

48

Marcar e selecionar no menu "Configuraes" o smbolo de indicao de carga da bateria.

49

No menu "Bateria" possvel visualizar exatamente o nvel de carga da bateria.

24

Limpeza e Desinfeco
8 Limpeza e Desinfeco Aps cada medio em um paciente, a ponteira de medio e base de carregamento necessitam ser limpos com lenos desinfectantes para uso em odontologia (por exemplo, MetriWipes, Sani-Cloth Plus, Sani-Cloth HB ou Asepti-Wipe). Os lenos desinfectantes recomendados tm o seu principio ativo baseado em compostos de amnia quaternria. Por favor, seguir as instrues fornecidas pelo fabricante. Se para a limpeza ou desinfeco do VITA Easyshade Compact forem utilizados produtos base de iodo, fenilfenol ou lcool isoproplico, podem surgir descoloraes ou trincas permanentes, que no so cobertos pela garantia do aparelho. Ateno: O cirurgio-dentista e tcnico em prtese dentria devem respeitar as normas de segurana de trabalho e usar equipamento de proteo individual (EPI) durante uso do VITA Easyshade Compact. VITA Easyshade Compact somente deve ser calibrado aps a colocao de um protetor de biossegurana novo. No caso de contaminao do bloco de calibrao, este necessitar ser removido da base de carregamento com o seu respectivo suporte, e o conjunto ser esterilizado em autoclave a vapor, seguindo as instrues do fabricante. O bloco de calibrao no pode ser esterilizado em estufa de esterilizao. Para remover o suporte do bloco de calibrao da base de carregamento, deve-se segurar firmemente a base de carregamento com uma das mos e girar o suporte do bloco de calibrao com a outra mo, realizando com esta um movimento de um quarto de volta no sentido anti-horrio (Fig. 50).

50

25

Desligamento Automtico
9 Desligamento Automtico O VITA Easyshade Compact, quando no est conectado atravs de um cabo USB com um computador, se desliga automaticamente aps 20 minutos sem atividade, no intuito de preservar a carga da bateria. O toque de qualquer tecla religa o aparelho no menu de calibrao. A seguir, para realizar uma medio, necessria uma nova calibrao, com um protetor de biossegurana no contaminado.

51

Para desligar o aparelho de maneira manual, deve-se selecionar o smbolo de desligar no menu "Configuraes" (ver Anexo 12.2 Smbolos). O VITA Easyshade Compact quando estiver conectado atravs de uma conexo USB com o computador, no apresenta a funo de desligamento manual.

26

Cores Interpoladas VITA SYSTEM 3D-MASTER


10 Cores Interpoladas VITA SYSTEM 3D-MASTER

Cores-M 0M1 0M1.5 0M2 0M2.5 0M3 0.5M1 0.5M1.5 0.5M2 0.5M2.5 1M1 1M1.5 1M2 1.5M1 1.5M1.5 1.5M2 1.5M2.5 2M1 2M1.5 2M2 2M2.5 2M3 2.5M1 2.5M1.5 2.5M2 2.5M2.5 2.5M3 3M1 3M1.5 3M2 3M2.5 3M3 3.5M1 3.5M1.5 3.5M2 3.5M2.5 3.5M3 4M1 4M1.5 4M2 4M2.5 4M3 4.5M1 4.5M1.5 4.5M2 4.5M2.5 4.5M3 5M1 5M1.5 5M2 5M2.5 5M3

Cores-L 2L1.5 2L2 2L2.5 2.5L1.5 2.5L2 2.5L2.5 3L1.5 3L2 3L2.5 3.5L1.5 3.5L2 3.5L2.5 4L1.5 4L2 4L2.5

Cores-R 2R1.5 2R2 2R2.5 2.5R1.5 2.5R2 2.5R2.5 3R1.5 3R2 3R2.5 3.5R1.5 3.5R2 3.5R2.5 4R1.5 4R2 4R2.5

As 29 cores do guia VITA Linearguide, e respectivamente do Toothguide 3D-MASTER, esto marcadas em negrito nas tabelas acima. Estas tabelas tambm apresentam as 52 cores interpoladas, que so determinadas atravs de uma mistura de 1:1 das respectivas massas do

VITA SYSTEM 3D-MASTER. VITA Easyshade Compact tambm apresenta o resultado das mensuraes de cor dos dentes e restauraes nas cores interpoladas VITA SYSTEM 3D-MASTER.

27

Easyshade LabRx Software


11 Easyshade LabRx Software O VITA Easyshade Compact pode ser conectado atravs de um cabo USB pela parte traseira da ponteira de medio um computador. Utilizar para esta conexo o mini cabo USB fornecido com o aparelho. Seguir s orientaes de instalao do Easyshade

LabRx Software, no intuito de determinar a interface do programa de computador com o VITA Easyshade Compact. Por favor, verificar as informaes sobre a compatibilidade entre o programa e o computador.

28

Informaes Adicionais
12 Anexo 12.1 Acessrios e Peas de reposio Acessrios e peas de reposio disponveis pela VITA: Maleta de transporte: Protetor de biossegurana: Embalagem de armazenamento e transporte: Base de carregamento: DEASYCSK D39003

LabRX CD-ROM: Manual de instrues: Manual de incio rpido: Mini-cabo USB:

D39000 1506 1559 D46007 D46002

EASYCVP Fonte de alimentao externa: D46006

12.2 Smbolos Tabela de Orientao


Verificar cor da restaurao Leitura de cor incorreta

Dente individual

Dente por regio

Amostra de cor

Desligar

Calibrao

Medio incorreta

Calibrao incorreta

Ferramentas

Pgina Inicial

Medir: dente Medir: regio Medir: regio Medir: regio Medir: individual amostra de cor cervical mdia incisal

Bateria carregada

Bateria descarregada

Verificao da Verificao da Verificao da restaurao: restaurao: restaurao: insuficiente regular bom

Setas

Sistema de cor VITA SYSTEM 3D-MASTER

Sistema de cor VITAPAN classical A1D4

Memria vazia

Memria cheia

Status da memria em uso

29

Informaes Adicionais
12.3 Modos de Funo Principais

30

Informaes Adicionais
12.4 Mensagens de Erro

Erro nmero 112

Smbolo

Condutas necessrias Calibrar o aparelho.

108

Desligar o aparelho. Posicionar a ponteira de medio no interior do bloco de calibrao. A seguir, ligar e calibrar o aparelho normalmente.

101, 102

103

104, 105

Manter a ponteira de medio estvel durante a calibrao.

116, 117

Erro interno: contactar a assistncia tcnica da VITA, se o problema persistir.

109, 110

Calibrar o aparelho novamente.

101, 111

Calibrar o aparelho novamente.

106

Calibrar o aparelho novamente.

107

Cor no faz parte do espectro da cor dentria.

113

Remover o cabo USB. A seguir coloc-lo novamente.

114, 115

Contactar a Assistncia Tcnica da VITA.

118

Carregar a bateria.

31

Informaes Adicionais
12.5 Soluo de Problemas

Problema No consigo ligar o aparelho VITA Easyshade Compact.

Soluo Carregar a bateria, como descrito no captulo 1.4.

No possvel calibrar o VITA Easyshade Compact ou o aparelho pede nova calibrao repetidamente.

Assegurar, que a ponteira de medio esteja posicionada corretamente no interior do bloco de calibrao (ngulo de 90). No remover antes de ouvir o sinal sonoro, pois somente este indica o final da calibrao. Assegurar, que a comunicao sem fio da base com a ponteira de medio no esteja bloqueada (Ver captulo 1.7.1).

No consigo realizar uma medio aps ligar o VITA Easyshade Compact.

Assegurar ter selecionado o modo de funo desejado na tela com os botes e confirmado. Assegurar ter realizado uma correta calibrao como descrita no captulo 1.7.1.

Aps uma medio, o VITA Easyshade Compact apresenta ao invs de uma cor VITAPAN classical A1-D4 ou VITA SYSTEM 3D-MASTER, o resultado "---".

A cor no faz parte do espectro de cores dentrias conhecidas. A ponteira no foi posicionada corretamente, de forma instvel ou distante do dente. Realizar nova medio e posicionar corretamente a ponteira de medio.

Na verificao da cor de amostras de cores apresentado seguidamente resultados de cor imprecisa.

Assegurar, que o Easyshade esteja no modo de funo: amostras de cor. Assegurar, que o bloco de calibrao e a ponteira de medio estejam limpos. A seguir realizar nova calibrao. Utilizar preferencialmente os protetores de biossegurana para VITA Easyshade Compact. Novamente calibrar o aparelho e assegurar, que a ponteira de medio esteja posicionada no centro da amostra de cor, em ngulo de 90 e permanea estvel durante toda a medio. Verificar se o correto bloco de calibrao foi instalado no VITA Easyshade Compact. Utilizar somente amostras de cor dos guias VITA Linearguide 3D-MASTER, VITA Toothguide 3D-MASTER e VITAPAN classical A1 D4.

Uma letra (S ou W) aparece ao lado direito do smbolo de ferramentas na tela.

Representa uma interferncia interna do aparelho causada por influncias do meio (descarga esttica ou interferncia na bateria). Desligar e religar o aparelho, a letra no deve mais aparecer.

32

Informaes Adicionais
12.6 Dados Tcnicos

Medidas (Altura / Largura / Profundidade): Peso:

15,9 cm / 17,2 cm / 10,8 cm

511 g

Bateria:

Bateria recarregvel de Li-Ion (ons de Ltio)

Fonte de luz:

LED de alta potncia de cor branca

Fonte de alimentao:

Usar somente fonte de alimentao original da VITA, cdigo de produto D46002

Classificaes:

UL 60601-1

Aparelho Classe II

Classe de proteo Tipo B IPXO O aparelho no deve ser utilizado durante o uso de anestesia inalatria de produtos inflamveis com gs ou oxignio.

Variao de temperatura:

15 C at 40 C

12.7 Condies de Armazenamento e Transporte

Variao de Temperatura:

-40C at +60C

Variao da umidade relativa do ar:

10 % at 90 %, no condensvel

Presso atmosfrica:

500 at 1060 hPa

33

Informaes Adicionais
12.8 Glossrio

Espectrofotmetro

Um aparelho para mensurao de cor, que mede a reflexo espectral da luz e reproduz esta informao em valores tridimensionais ou em uma nomenclatura de um guia de cor reconhecido internacionalmente.

Cores VITA SYSTEM 3D-MASTER

Representam as 29 amostras de cor, incluindo as 3 amostras de cor do grupo O (dente clareado), e as 52 cores interpoladas do VITA SYSTEM 3D-MASTER.

Cores VITAPAN classical A1D4

Representam as 16 cores originais VITAPAN classical A1-D4 do guia de cor VITAPAN classical A1-D4 denominado anteriormente como guia de cor Lumin Vacuum.

Valor (Nvel de claridade)

A quantidade de reflexo de luz de uma cor. Esta varia entre o branco absoluto (L = 100) at o preto absoluto (L = 0) numa sequncia crescente de tons de cinza.

Croma (Saturao)

O croma (saturao) avalia a intensidade ou fora de uma cor apresentando um nvel de claridade constante. Mede-se pela distncia a partir do eixo neutral dentro do sistema CIEL*a*b*. Em alguns casos tambm conhecido como a pureza da cor.

Matiz (Tonalidade)

Representa a cor propriamente dita (vermelho, amarelo, verde, azul e outras cores). Corresponde ao comprimento de onda da luz. No sistema L*C*H* apresenta-se como um ngulo, que varia de 0 at 360. De 0 at 90 so tons vermelhos, laranja e amarelos; de 90 at 180 so tons amarelos, verde-amarelos e verdes; de 180 at 270 so tons verdes, ciano e azuis; de 270 at 360 so tons azuis, lils e magenta, que novamente se transformam em vermelhos em 360 (como em 0).

Cores interpoladas

A mistura de duas ou mais cores de massas cermicas resultam em cores interpoladas. Assim, por exemplo, a mistura de 2M2 com 2M3 resulta na cor 2M2.5.

CIEL*a*b*

A Comisso Internacional de Iluminao CIE (Commission Internationale dEclairage) definiu um espao tridimensional, com trs coordenadas principais (valor, croma e matiz) para poder representar todas as cores. Maiores informaes sobre colorimetria e estudos sobre a seleo de cor em www.vita-zahnfabrik.com

34

Informaes Adicionais
12.9 Patentes e Marca Registrada VITA Easyshade Compact uma marca registrada atravs de vrias US-Patentes: 6,040,902; 6,233,047; 6,239,868; 6,249,348; 6,264,470; 6,307,629; 6,381,017; 6,417,917; 6,449,041; 6,490,038; 6,519,037; 6,538,726; 6,570,654; 6,888,634; 6,903,813; 6,950,189; 7,069,186; 7,110,096; 7,113,283; 7,116,408; 7,139,068; 7,298,483, e de muitas outras, tanto nos EUA, como em outros pases. Estas patentes protegem a marca registrada no mundo inteiro.

Easyshade, VITAPAN e 3D-MASTER so marcas registradas da VITA Zahnfabrik. Windows uma marca registrada da Microsoft Corporation. Outras marcas registradas citadas neste documento so propriedade do seu respectivo fabricante.

12.10 Garantia A garantia do Espectrofotmetro Easyshade Compact orientada de acordo com o termo de garantia limitada preconizado pela VITA Zahnfabrik, bem como os direitos legais do consumidor de cada pas. As condies gerais de compra e o termo de garantia limitada preconizado pela VITA podem ser acessados em www.vita-zahnfabrik.com e no CD-ROM que faz parte dos acessrios do aparelho.

Ateno: A VITA no se responsabiliza por perda de dados, que possam vir a acontecer em razo do uso do programa de computador ou CD-ROM do LabRX. Suporte tcnico ou servios para o Easyshade Compact podem ser obtidos no representante VITA de cada pas. No Brasil: Wilcos do Brasil - Tel.: 0(xx)24- 2237-3000 www.wilcos.com.br Recomendamos guardar a embalagem original do aparelho no caso da necessidade de assistncia tcnica.

35

Com o exclusivo sistema VITA SYSTEM 3D-MASTER todas as cores dos dentes naturais so determinadas de forma sistemtica e reproduzidas perfeitamente.

Nota importante: Nossos produtos devem ser utilizados de acordo com o manual de instrues. No nos responsabilizamos por danos causados em virtude de manuseio ou uso incorretos. O usurio dever verificar o produto antes de seu uso para atestar a adequao do produto rea de utilizao pretendida. No ser aceita qualquer responsabilizao se o produto for utilizado juntamente com materiais e equipamentos de outros fabricantes que no sejam compatveis ou permitidos para uso com nosso produto. Ademais, nossa responsabilidade pela preciso destas informaes independe de base legal e, at onde permitido, limitada ao valor de nota fiscal dos produtos fornecidos, excluindo-se o imposto sobre o faturamento. Particularmente, e at onde legalmente permitido, no assumimos qualquer responsabilidade por perda de lucro, danos indiretos, danos imprevistos ou reclamaes de terceiros contra o comprador. Reclamaes fundadas em responsabilidade por culpa (culpa por elaborao do contrato, inadimplncia contratual, atos ilcitos, etc.) podem ser feitas somente em casos de dolo ou negligncia grave. Data de publicao deste Manual de Instrues: 01.09 Com a publicao deste manual de instrues, todas as edies anteriores perdem a sua validade. A respectiva edio vlida est em www.vita-zahnfabrik.com. A VITA Zahnfabrik certificada de acordo com o Guideline for Medical Devices e os seguintes produtos levam o selo : VITA Easyshade Compact

VITA Zahnfabrik H. Rauter GmbH & Co.KG Postfach 1338 D-79704 Bad Sckingen Germany Tel. +49 (0) 7761/ 562-0 Fax +49 (0) 7761/ 562-299 Hotline: Tel. +49 (0) 7761/ 562-222 Fax +49 (0) 7761/ 562-446 www.vita-zahnfabrik.com info@vita-zahnfabrik.com

1506 POR 0109 (100) S

Anda mungkin juga menyukai