Anda di halaman 1dari 8

4

Introduo
Enquanto no sc. XVIII a Inglaterra dava incio a Revoluo Industrial e era seguida pelo restante da Europa, a Unio Sovitica, representada no papel da Rssia, s se industrializou a partir do sculo XX com a instalao do socialismo no pas. A Formao e dissoluo da Unio Sovitica influiu na economia de todos os seus pases membros, at mesmo depois do seu fim.

A Industrializao da Antiga Unio Sovitica (URSS)

No comeo do sculo XX a Rssia era governada pelo czar Nicolau II, um monarca absolutista. Sua economia era basicamente rural, com algumas indstrias na regio de Kiev, Moscou e So Petesburgo. As condies sociais como a falta de alimento e as pssimas condies de trabalho dos operrios provocaram grande descontentamento na populao, que se agravou com a entrada da Rssia na Primeira Guerra Mundial em 1914, gerando uma srie de greves e manifestaes que pediam por comida, pelo fim da guerra e da monarquia czarista.

A Revoluo Russa

Com o objetivo de atender as necessidades do povo, os bolcheviques, liderados por Lnin, comearam a organizar a revoluo que ocorreu em outubro de 1917. Os bolcheviques assumiram o poder e implantaram o socialismo.

O Comunismo de Guerra

Logo aps a tomada do poder pelos bolcheviques, as tropas fiis ao antigo governo comearam a se movimentar o que deu incio, em 1918, a uma guerra civil. Como forma de solidificar a economia e combater as tropas czaristas, o governo socialista adotou uma poltica conhecida como comunismo de guerra, que teve como medidas:

Censura imprensa; Nacionalizao de bancos, fbricas e terras; Decreto do trabalho obrigatrio;

Requisio da produo agrcola; Comrcio por troca direta; Direo do pas tomada pelo partido comunista; Reforma agrria; Fim da propriedade privada; Retirada da Rssia da Primeira Guerra Mundial; Combate fome; Congelamento de preos e salrios;

Aps a vitria dos bolcheviques, o comunismo de guerra foi substitudo por um plano que visava a reconstruo do pas. Esse plano ficou conhecido como NEP Nova Poltica Econmica.

NEP Nova Poltica Econmica

Aps o fim da guerra civil em 1921, a economia russa estava em crise e o meio encontrado pelos governantes para pr fim a essa crise e revitalizar a economia, a NEP, inclua diversas prticas capitalistas, como a permisso de capital estrangeiro em setores essenciais e o comrcio dos excedentes agrcolas pelos camponeses. Essas prticas foram moldadas ao socialismo e empregadas. Um dos grandes marcos da NEP foi a formao, em 1922, da Unio da Repblicas Socialistas Soviticas (URSS), mas esse plano econmico no se mostrou muito promissor e entrou em crise. Aps a morte de Lnin, Stalin passou a governar a Unio Sovitica, aboliu a NEP e criou os planos quinquenais.

Os Planos Quinquenais

Nos planos quinquenais as metas da economia foram estabelecidas em um prazo de cinco anos, da o nome quinquenal (de 5 em 5 anos). Eles contriburam para o aumento da produtividade na indstria e na agricultura. Entre as medidas tomadas, encontram-se:

Incentivo indstria pesada e de material blico; Intensa urbanizao; Coletivizao forada da agricultura; Extino da propriedade privada.

Com o governo nas mos de Stalin, a URSS se tornou uma potncia mundial, mas esse quadro mudou com a entrada do pas na Segunda Guerra Mundial e, mais tarde, na Guerra Fria.

Guerra Fria

Aps a Segunda Guerra Mundial, a URSS juntamente com os EUA havia sado vencedora e ambos partilharam os ganhos da guerra. Havia duas economias em ascenso, uma socialista e outra capitalista, e o perodo que se seguiu ao fim da guerra foi marcado pela disputa indireta entre essas economias. O Grande smbolo desse perodo foi o Muro de Berlim que dividia a Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, em duas: uma ocidental e capitalista, sob influncia americana e outra oriental e socialista, sob influncia sovitica. Durante os mais de 40 anos que esse conflito poltico e econmico durou no houve nenhum conflito direto entre a Unio Sovitica e os Estados Unidos, mas ambos se

envolveram em disputas, como a Guerra da Coria e a Guerra do Vietn. Alm desses conflitos, o perodo foi marcado pela corrida armamentista e espacial, que obrigou os soviticos a aumentar os gastos com armamentos e tecnologias para se igualar aos rivais, causando uma forte crise interna.

O Fim da URSS

Em 1989, a queda do Muro de Berlim marcou o fim da Guerra Fria e o incio da dissoluo sovitica. A populao estava descontente com a falta de liberdade e bens de consumo de primeira necessidade e reivindicava mudanas. A abertura da economia e a transparncia poltica levaram o sistema sovitico ao fim em dezembro de1991. A maioria das repblicas pertencentes a URSS tornou-se independente nos anos 1990. Em 1991 foi criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI) que oficializou o fim da URSS.

A Rssia hoje

O fim da URSS levou seus pases membros a lidarem com uma srie de crises. A Rssia durante os anos 1990 passou um momento econmico difcil que culminou na crise de 1998, uma das mais graves de sua histria. Aps atravessar a crise, o pas adotou uma poltica nacionalista que reforou a economia interna. Com o aumento no preo do petrleo, abundante no pas, conseguiu reestabelecer sua economia e se inserir na poltica mundial.

Hoje, com a maior extenso territorial do mundo e grandes jazidas minerais, o pas permanece fortemente dependente de exportaes de minerais, como petrleo, gs natural, metais e madeira. O PIB em 2004 atingiu 535 bilhes de dlares tornando a economia russa a 16 mundial, sendo que Moscou concentra 30% de toda a produo nacional. A Rssia tambm beneficiada por sua posio geogrfica, parte do seu territrio encontra-se na Europa e outra parte na sia, facilitando as relaes comerciais com os dois continentes. O pas possui uma indstria diversificada e bem desenvolvida nos setores de bens de consumo e de produo. Destacam-se as siderrgicas, indstria naval, automobilstica, blica, petroqumica, de eletrodomsticos e txtil, entre outras. As indstrias localizam-se principalmente na parte ocidental do pas, onde a proximidade com a Europa permite melhores condies para o comrcio. Possui tambm uma agricultura importante. No sudoeste do pas, onde o clima mais ameno, destaca-se a produo de aveia, trigo, cevada e beterraba aucareira. J a pecuria do pas caracteriza-se pela diversidade, destacando-se os rebanhos ovino, caprino, suno e bovino. Os principais parceiros comerciais da Rssia so a Unio Europia, a China, a Ucrnia, o Japo e os Estados Unidos. A economia russa altamente dependente do petrleo, o que proporciona perodos de crescimento, quando a cotao desse recurso est em alta no mercado mundial, e crises com a queda do preo, que foi notvel em 2008. Hoje, juntamente com o Brasil, a ndia e a China, forma o BRIC, conjunto de pases emergentes que buscam maior participao na poltica mundial e prometem se tornar potncias nos prximos anos.

10

Concluso
Atravs desta pesquisa, possvel observar a importncia que o socialismo e a URSS tiveram no que a Rssia hoje. As mudanas polticas do incio do sc. XX com a tomada do poder pelo povo e o fim da monarquia mostram a fora da classe operria, que foi capaz de, durante a histria, reivindicar mudanas e mudar o rumo do pas.

11

Referncias Bibliogrficas
Ascenso e queda da Unio Sovitica. Disponvel em:

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia020.asp. Acesso em 14.mar 2012 Revoluo Russa. Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/russa/. Acesso em 14.mar 2012 Revoluo Russa. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-russa.htm. Acesso em 14.mar 2012 Nova Poltica Econmica. Disponvel em: http://www.infoescola.com/uniao-sovietica/novapolitica-economica/. Acesso em 14.mar 2012 Nova Poltica Econmica (NEP). Disponvel em: http://www.brasilescola.com/historiag/novapolitica-economica-nep.htm. Acesso em 15.mar 2012 Comunismo de Guerra. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo_de_guerra. Acesso em 15.mar 2012 Histria da Unio Sovitica Disponvel em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica. Acesso em 15.mar 2012 Revoluo Rssia O Governo Stlin. Disponvel em:

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/revolucao-russagoverno-stalin.htm. Acesso em 15.mar 2012 Economia da Rssia. Disponvel em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_R%C3%BAssia. Acesso em 15.mar 2012

Anda mungkin juga menyukai