Anda di halaman 1dari 4

ARTHUR AZEVEDO E SUA OBRA Arthur Nabantino Gonalves de Azevedo nasceu em So Lus, MA, em 7 de julho de 1855.

Foi, ao lado do irmo Alusio, um dos fundadores da ABL, na qual criou a cadeira 29, que tem como patrono Martins Pena. Arthur Azevedo foi jornalista, poeta, contista e teatrlogo. Entre seus companheiros figuravam Olavo Bilac e Coelho Neto. Foi um dos grandes defensores da abolio da escravatura, tendo escrito as peas O Liberato e A Famlia Salazar, esta ltima escrita em colaborao com Urbano Duarte, proibidas pela censura do Imprio, e mais tarde, publicadas em um volume intitulado O escravocrata. Sua ligao com o teatro se reflete nos quatro mil artigos sobre eventos artsticos, publicados em jornais de grande circulao da poca tais como O Pas, O Dirio de Notcias e O Mequetrefe, no qual teve importante participao como articulista. Embora j escrevesse contos desde 1871, foi s em 1889 que se animou a reunir alguns deles no volume Contos Possveis, dedicado a Machado de Assis. Simultaneamente aos contos e artigos, desenvolvia tambm os teatros de revista, ou somente revistas que o projetaram como um dos maiores teatrlogos brasileiros do gnero. Alm disso, durante trs dcadas lutou pela construo do Teatro Municipal, a cuja inaugurao no pde assistir. Sua produo em revista a seguinte: Em 1884, escreve, com Moreira Sampaio, a revista O Mandarim. Sai O escravocrata, reunio de duas peas anteriores (O Liberato e A famlia Salazar), escrito em colaborao de Urbano Moraes. Em 1885, publica, em parceria com Moreira Sampaio, Cocota. Em 1886 sai a revista O Bilontra, escrita conjuntamente com Moreira Sampaio, e Mercrio,encenada no teatro Lucinda. Em 1887, assinada por Arthur Azevedo e Moreira Sampaio, estria no teatro O Carioca. O Homem sai em 1887, e tambm escrita pela dupla Arthur Azevedo e Moreira Sampaio. A revista baseada no romance homnimo do irmo de Arthur, o naturalista Alusio Azevedo. Em 1889 Azevedo e Sampaio lanam, no Teatro Santana, a revista Dona Sebastiana Em 1890 sai a revista A Repblica, publicada juntamente com o irmo Alusio. A estria da revista foi no dia 26 de maro do mesmo ano; composta por 13 quadros,

parece ter sido um dos poucos sucessos de 90; Rose Villiot, uma das estrelas do gnero de revista da poca, representou o papel da Repblica. No ano de 1892 sai O Tribofe, assinada somente por Arthur Azevedo. Em 1897 sai Capital Federal. Em 1898, O Jaguno. Em 1899, Arthur Azevedo "empresta" de Os Miserveis, de Vitor Hugo, a personagem de um heri adolescente, cujo nome era Gavroche, para dar nome sua revista. Em 1902 publica O retrato a leo Em 1907 escreve O dote, que segundo a crtica umas de suas mais bem acabadas revistas. Os contos e poesias de Arthur Azevedo publicados so os seguintes: Carapuas, poesias (1871); Sonetos (1876); Um dia de finados, stira (1877); Contos fora da moda (1894); Contos efmeros (1897); Contos em Verso (1898); Vida Alheia, contos (1929); O Orculo (1956); Teatro (1983). Arthur Azevedo faleceu no dia 22 de outubro de 1908.

Referncia: PAIVA, S. C. Viva o Rebolado! Vida e Morte do Teatro de Revista Brasileiro Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1991.
Rpidas e Brejeiras Cem Anos Sem Arthur Azevedo um espetculo composto por 13 esquetes humorsticos escritos por Arthur Azevedo entre 1906 e 1908 e publicado no jornal O Sculo, do Rio de Janeiro. Com um tom mansamente satrico e atravs de dilogos rpidos e diretos, Arthur Azevedo comentava os acontecimentos mais importantes da poca, inovando, dessa a crnica brasileira e tumultuando a sociedade local. As rpidas transformaes desse comeo de sculo e o avano implacvel da modernidade causavam um verdadeiro bota abaixo nos antigos padres sociais. Em Rpidas e Brejeiras dois personagens das crnicas de Arthur Azevedo so tirados das pginas dos jornais pela imaginao dos leitores e invadem o palco. De uma forma divertida e irreverente, encenam o dia-a-dia mostrando conflitos e polmicas causadas pelas inovaes do comeo do Sculo XX, em uma amorosa homenagem ao teatro. Encenado pelo grupo Oi Nis Aqui, o espetculo composto por 13 esquetes extrados de Teatro a Vapor. Idealizado para ser encenado tanto em palcos convencionais como em espaos alternativos, seu humorado contedo fornece uma idia clara sobre importantes acontecimentos ocorridos entre 1906 e 1908 e as suas repercusses na conscincia popular. Sempre que um novo sculo irrompe a histria, traz consigo mudanas significativas e, com elas, mudanas de padres sociais e culturais. Com a chegada do sculo XX foi assim, no sendo diferente no recm iniciado sculo XXI. Achamos de suma importncia a anlise e a comparao dessas transformaes. O teatro, com sua forma viva e dinmica permite que essa reflexo seja feita de uma forma ldica e bem-humorada.

O AUTOR: Arthur Azevedo, nascido em 1855 e herdeiro direto das comdias de Martins Pena, reagiu contra a m qualidade que invadia os palcos no comeo do sculo XX, resgatando a dignidade e a categoria do gnero teatral. Autor de mais de duzentos ttulos, entre comdias, revistas, burletas, vaudevilles, tradues e adaptaes, ainda cultivou o conto e a poesia humorstica, alm de ter sido crtico e jornalista. Sem dvida, foi um dos maiores dramaturgos e batalhadores do teatro brasileiro, um verdadeiro animador do movimento cnico. Possuidor de uma grande teatralidade teve o dom de falar diretamente platia atravs de uma linguagem fluente, natural e popular. Captava facilmente as variaes e estados de nimo de seu pblico e, assim, conservava-se sempre na moda. No houve um setor de teatro que permanecesse estranho a este animador. Nomeado em 1908 Diretor do Teatro da Exposio Nacional, erguido na Praia Vermelha do Rio de Janeiro, Arthur Azevedo encenou, em menos de trs meses, quinze originais brasileiros. A leitura de seus textos tem, hoje, o sabor de uma gostosa viagem ao Brasil do comeo do Sculo XX, animada pelo estilo mpar e o humor refinado de Arthur Azevedo.

O TEXTO: Arthur Azevedo, entre 1906 e 1908, publicou inmeros esquetes ou sainetes humorsticos no jornal O Sculo, do Rio de Janeiro. Com um tom mansamente satrico, comentava os acontecimentos mais importantes da poca, atravs de dilogos rpidos e diretos, inovando dessa maneira a crnica brasileira e tumultuando a sociedade local. O Rio Civiliza-se! Esta manchete aparecia em todos os jornais. Era a palavra de ordem de uma Capital Federal que lutava para entrar no Sculo XX saneada e modernizada, atraindo capital estrangeiro e imigrantes. Enfim, abrindo perspectivas de progresso. Era a futuro tentando apagar o passado, atravs do avano implacvel da modernidade. Eletricidade, aumento da populao, campanhas de saneamento, derrubada dos cortios, novas avenidas, novas mquinas, nova moda, novos hbitos, nova cultura, nova mentalidade cientfica, a sociedade vivia um verdadeiro bota-abaixo de seus antigos padres. As dezenas de personagens criados por Arthur Azevedo mostram os conflitos e polmicas causadas por essas transformaes. A Reforma Ortogrfica, De Volta da Conferncia, Quem pergunta Quer Saber, O Cometa e Senhoritas mostram a dificuldade de entender os acontecimentos, o provincianismo ainda bastante arraigado e a necessidade de aparentar um interesse pela cultura erudita que vinha da Europa. A Casa de Suzana, As Plulas de Hrcules e Por causa da Tina versam sobre as temporadas teatrais e a reao da sociedade local. A crise da autoridade paterna como prenncio de um tmido feminismo, que se manifestaria mais fortemente nos anos 20 aparece na crnica: O Susto. A descoberta dos microorganismos, as sistemticas inspetorias de higiene e a nova conscincia sanitria so o tema de Higiene. A necessidade de moralizar as leis e os costumes aparece em O Cancro, e os pequenos e grandes crimes, que j marcavam sua presena na cidade, so mostrados em A Ladroeira. E, finalmente, O Poeta e a Lua, analisa essas transformaes luz da poesia e do lirismo.

O ESPETCULO: Em Rpidas e Brejeiras, dois personagens das crnicas de Arthur Azevedo so trazidos vida pela imaginao do pblico, saem das pginas dos jornais e invadem o palco. Trazendo duas malas com seus estranhos figurinos, aceitam em representar os mltiplos personagens de Arthur, em uma homenagem amorosa ao teatro.

O cenrio, com seus elementos revestidos em preto e estamparia de jornal lembra constantemente ao espectador que as crnicas que esto sendo encenadas, assim como os acontecimentos abordados, foram impressos e perpetuados nas pginas dos jornais da poca. Seus elementos cadeiras, araras e cabides transformam-se a cada cena, dando ao espetculo uma linguagem gil e dinmica. Os figurinos utilizam as cores verdes, amarelas, azuis e brancas, distribudas harmoniosamente em cada cena. De tecido leve e transparente, quebram a rigidez do realismo e trazem ao presente, de uma forma ldica, as vestimentas do passado. A msica traz cena importantes compositores brasileiros da poca, com seus ritmos e melodias caractersticas: a modinha, o lundu, o maxixe e o tango brasileiro. Os atores, com uma interpretao bem humorada e quase farsista, do o tom brejeiro ao espetculo, tom este, tpico das stiras de Arthur Azevedo. No desenrolar dos quadros eles retiram as folhas de jornais dos painis, apresentam as notcias e em seguida partem para a sua representao. Os figurinos, retirados das malas, so pendurados nas araras aps o seu uso. No final do espetculo um grande cabide com as cores da bandeira nacional se faz presente no palco, e o pblico poder refletir se mera coincidncia a semelhana entre certos temas atuais e os daquele perodo. Nessa gostosa viagem no tempo, o humor fino e irreverente de Arthur Azevedo est sempre presente.

Anda mungkin juga menyukai