Anda di halaman 1dari 4

I.

PRELIMINAR

INPCIA DA PETIO INICIAL (Pedidos Incompatveis)

1.

Antes de qualquer coisa, necessrio que se observe a

existncia de pedidos incompatveis na petio inicial, o que a qualifica como inepta de acordo com o disposto no art. 295, pargrafo nico, IV, do Cdigo de Processo Civil.

2.

Os Autores alegam que o atraso na concluso da unidade

adquirida junto R, circunstncia que ser mais detalhada adiante, teria lhes causado danos materiais, que pretendem ver indenizados nas modalidades de (i) dano emergente e (ii) lucros cessantes.

3.

O primeiro, segundo eles, se d pelo fato de terem

necessitado alugar um imvel, j que em haviam vendido o apartamento em que residiam, fazendo com que viessem, a partir da, a arcar com despesas de aluguel, cotas condominiais e IPTU.

4.

J no segundo, sustentam que a referida venda poderia

trazer maior benefcio econmico, em vista da valorizao imobiliria, se celebrada na data da entrega do imvel objeto da controvrsia.

5.

Note-se que os fundamentos dos pedidos apresentam

causas que nunca existiriam simultaneamente, sobretudo pelo fato da causa de um deles implicar a inexistncia da do outro.

6.

Para melhor esclarecer. Caso os Autores se mantivessem

proprietrios do apartamento vendido at a data da entrega da unidade adquirida, podendo, assim, vend-lo nessa oportunidade, bvio que teriam, ento, at a referida data, sua residncia estabelecida no mesmo imvel, inexistindo qualquer necessidade de alugar outro.

7.

E vice e versa.

8.

Se os Autores venderam o apartamento, alugaram outro

para fixar residncia, e, assim, vm arcando com despesas nesse sentido, infundado o argumento no sentido de que tal bem poderia ser disposto mais tarde. Ora Exa., nessa hiptese o apartamento no iria integrar mais o patrimnio dos Autores (ele j foi vendido). Portanto, no seria celebrada nenhuma venda ulterior, o que, por si s, torna infundado o pleito.

9.

Diante de tais consideraes, no pode haver manuteno

do feito na maneira em que se encontra, pois verificada a ausncia de um pressuposto de desenvolvimento vlido do processo, j que inepta a inicial, tendo em vista a incompatibilidade dos pedidos.

10.

Doutrina e jurisprudncia se manifestavam no sentido de

que era possvel o reconhecimento da inpcia da inicial em sede de contestao quando existentes pedidos incompatveis entre si.

11.

Entretanto, com o reconhecimento da importncia da

aplicao do princpio da economia processual, vem sido dada parte autora a possibilidade de sanar o referido vcio mediante a supresso de um dos pedidos. Para que somente nas hipteses em que houver sua inrcia, o

processo seja, ento, julgado extinto sem resoluo do mrito (art. 267, inciso I, do CPC).

12. JUSTIA:

Esse o entendimento do EGRGIO SUPERIOR TRIBUNAL

DE

Com relao ao de cobrana [...] entendeu o juiz a quo existir incompatibilidade de pedidos, indeferindo a petio inicial.

Porm, ante o princpio da economia processual, no caso presente [...] de bom alvitre seja dada parte oportunidade

para corrigir eventual falha ou, ainda, suprimir um dos pleitos, aproveitando o impulso representado pela

instaurao de custoso e lento processo judicial.

Calha, nesse passo, a deciso a seguir: [...] Extino Cumulao de pedidos incompatveis Inadmissibilidade Aplicao de regre utile per inutile non vitiatur Extirpao de um dos pedidos [...] (Apelao Cvel n. 213.465-1 So Bernardo do Campo Relator: Jos Osrio CCIV V.U. 28.09.94) [...] (Recurso Especial 167.899/SP 5 Turma - Rel. Min. Jos Arnaldo j. 06/08/1998)

13.

Esse E. Tribunal compartilha tal concepo, conforme se

observa por meio do recente julgado abaixo:

[...] INPCIA DA INICIAL. EXTINO SEM RESOLUO DO MRITO. [...] no pode o magistrado reconhecer a inpcia e indeferir a inicial sem antes observar a regra do art. 284, do CPC. A possibilidade de emenda da petio inicial direito subjetivo do autor, constituindo cerceamento de defesa no se permitir a emenda quando possvel. Hiptese excepcional em que esta admitida mesmo aps a apresentao da contestao [...] Precedentes do STJ. Prematura a sentena que acolheu a preliminar e reconheceu a inpcia e indeferiu a inicial sem permitir ao autor proceder a retificao dos equvocos contidos na pea inaugural [...] Prestgio aos princpios da economia processual e celeridade. Sentena que se reforma [...] Provimento do recurso.

(Apelao Cvel 0000590-92.2007.8.19.0012 6 Cmara Cvel Des. Rel. Teresa Castro Neves j. 15/06/2011)

14.

Sendo assim, necessrio que seja dado parte autora

prazo para sanar o vcio de sua petio inicial, suprimindo um dos pedidos, sob pena de extino do processo sem julgamento do mrito, com fulcro no art. 267, I, do CPC.

15.

Por fim, a R informa que ir impugnar adiante os pedidos

ora discutidos, em observncia ao princpio da eventualidade, e que com isso, eles provavelmente sero julgados improcedentes, o que no justifica a manuteno do processo no presente estado estado.

Anda mungkin juga menyukai