Anda di halaman 1dari 28

1

TOPOGRAFIA E GEODSIA

Prof. Msc. Benedito Carlos de Oliveira Jr. UNIBAN - Engenharia Civil 2011

INTRODUO TOPOGRAFIA
( Trecho da apostila de Luis A. K. Veiga/Maria A. Z. Zanetti/Pedro L. Faggion)

1. INTRODUO O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questes de sobrevivncia, orientao, segurana, guerras, navegao, construo, etc. No princpio a representao do espao baseava-se na observao e descrio do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem j fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram tcnicas e equipamentos de medio que facilitaram a obteno de dados para posterior representao. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medies. Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar e GRAPHEN descrio, assim, de uma forma bastante simples, Topografia significa descrio do lugar. A seguir so apresentadas algumas de suas definies: A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e mtodos utilizados para obter a representao grfica de uma poro do terreno sobre uma superfcie plana DOUBEK (1989). A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimenso e posio relativa de uma poro limitada da superfcie terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre ESPARTEL (1987). O objetivo principal efetuar o levantamento (executar medies de ngulos, distncias e desnveis) que permita representar uma poro da superfcie terrestre em uma escala adequada. s operaes efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados para a posterior representao, denomina-se de levantamento topogrfico. A Topografia pode ser entendida como parte da Geodsia, cincia que tem por objetivo determinar a forma e dimenses da Terra. Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfcie da Terra e a partir destas medidas so calculados reas, volumes, coordenadas, etc. Alm disto, estas grandezas podero ser representadas de forma grfica atravs de mapas ou plantas. Para tanto necessrio um slido conhecimento sobre instrumentao, tcnicas de medio, mtodos de clculo e estimativa de preciso (KAHMEN; FAIG, 1988). De acordo com BRINKER;WOLF (1977), o trabalho prtico da Topografia pode ser dividido em cinco etapas: 1) Tomada de deciso, onde se relacionam os mtodos de levantamento, equipamentos, posies ou pontos a serem levantados, etc. 2) Trabalho de campo ou aquisio de dados: fazer as medies e gravar os dados. 3) Clculos ou processamento: elaborao dos clculos baseados nas medidas obtidas para a determinao de coordenadas, volumes, etc.

4) Mapeamento ou representao: produzir o mapa ou carta a partir dos dados medidos e calculados. 5) Locao. De acordo com a NBR 13133 (ABNT, 1991, p. 3), Norma Brasileira para execuo de Levantamento Topogrfico, o levantamento topogrfico definido por: Conjunto de mtodos e processos que, atravs de medies de ngulos horizontais e verticais, de distncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado exatido pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topogrficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representao planimtrica numa escala pr-determinada e sua representao altimtrica por intermdio de curvas de nvel, com eqidistncia tambm pr-determinada e/ou pontos cotados. Classicamente a Topografia dividida em Topometria e Topologia. A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado. A Topometria estuda os processos clssicos de medio de distncias, ngulos e desnveis, cujo objetivo a determinao de posies relativas de pontos. Pode ser dividida em planimetria e altimetria. Tradicionalmente o levantamento topogrfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimtrico, onde se procura determinar a posio planimtrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimtrico, onde o objetivo determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realizao simultnea dos dois levantamentos d origem ao chamado levantamento planialtimtrico. A figura 1.1 ilustra o resultado de um levantamento planialtimtrico de uma rea.

Figura 1.1 Desenho representando o resultado de um levantamento planialtimtrico.

A Topografia a base para diversos trabalhos de engenharia, onde o conhecimento das formas e dimenses do terreno importante. Alguns exemplos de aplicao: projetos e execuo de estradas; grandes obras de engenharia, como pontes, portos, viadutos, tneis, etc.; locao de obras; trabalhos de terraplenagem; monitoramento de estruturas; planejamento urbano; irrigao e drenagem; reflorestamentos; etc.

Em diversos trabalhos a Topografia est presente na etapa de planejamento e projeto, fornecendo informaes sobre o terreno; na execuo e acompanhamento da obra, realizando locaes e fazendo verificaes mtricas; e finalmente no monitoramento da obra aps a sua execuo, para determinar, por exemplo, deslocamentos de estruturas.

2. REVISO MATEMTICA UNIDADES DE MEDIDA

Nesta aula ser realizada uma reviso de unidades e trigonometria, necessria para o estudo dos prximos temas a serem abordados. 2.1 - UNIDADES DE MEDIDA 2.1.1 - MEDIDA DE COMPRIMENTO (METRO) A origem do metro ocorreu em 1791 quando a Academia de Cincias de Paris o definiu como unidade padro de comprimento. Sua dimenso era representada por 1/10.000.000 de um arco de meridiano da Terra. Em 1983, a Conferncia Geral de Pesos e Medidas estabeleceu a definio atual do metro como a distncia percorrida pela luz no vcuo durante o intervalo de tempo de 1/299.792.458 s. O metro uma unidade bsica para a representao de medidas de comprimento no sistema internacional (SI).

2.1.2 - Medida Angular (Sexagesimal, Centesimal e Radianos) 2.1.2.1 - RADIANO Um radiano o ngulo central que subentende um arco de circunferncia de comprimento igual ao raio da mesma. uma unidade suplementar do SI para ngulos planos.

Figura 2.1 - Representao de um arco de ngulo. 2.1.2.2 - UNIDADE SEXAGESIMAL

2.1.2.3 - UNIDADE DECIMAL Grado 1 grado =1/400 da circunferncia Um grado dividido em 100 e cada minuto tem 100.

2.1.2.4 EXERCCIOS: 1) Transformao de ngulos: Transforme os seguintes ngulos em graus, minutos e segundos para graus e fraes decimais de grau.

2) Soma e subtrao de ngulos:

2.1) Utilizando a calculadora:

2.2) Sem a utilizao de calculadora:

OBS: comum, utilizando a calculadora, obter resultados com vrias casas decimais, neste caso, recomenda-se o arredondamento. Por exemplo:

J para a transformao de graus decimais para graus, minutos e segundos, necessrio manter um mnimo de 6 casas decimais para obter o dcimo do segundo com segurana. 3) Clculo de funes trigonomtricas utilizando uma calculadora Ao aplicar as funes trigonomtricas (seno, cosseno e tangente), com uma calculadora, o ngulo deve estar em graus e fraes de graus ou radianos, sendo que neste ltimo caso, a calculadora deve estar configurada para radianos. Por exemplo:

Ao aplicar-se a funo sem a transformao do ngulo pode-se incorrer em erros nos clculos futuros, como possvel observar no exemplo a seguir:

Logo, uma diferena de 29,4 cm.

2.2 - REVISO DE TRIGONOMETRIA PLANA A trigonometria teve origem na Grcia, em virtude dos estudos das relaes mtricas entre os lados e os ngulos de um tringulo, provavelmente com o objetivo de resolver problemas de navegao, Agrimensura e Astronomia.

2.2.1 - RELAES TRIGONOMTRICAS NO TRINGULO RETNGULO A soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180. A partir da figura 2.2 podem ser estabelecidas as seguintes relaes:

2.2.2 - TEOREMA DE PITGORAS O quadrado do comprimento da hipotenusa igual a soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.

2.3 - EXERCCIOS 1) No tringulo abaixo, determinar as relaes solicitadas.

10

Obs.: importante lembrar que as funes trigonomtricas so adimensionais, ou seja, para qualquer unidade que esteja sendo utilizadas, elas sempre se simplificaro como pode ser visto no exemplo acima.

2) Um observador na margem de um rio v o topo de uma torre na outra margem segundo um ngulo de 56 0000. Afastando-se de 20,00 m, o mesmo observador v a mesma torre segundo um ngulo de 35 0000. Calcule a largura do rio (CEFET, 1984).

3) Para determinar a largura de um rio, um topgrafo mediu, a partir de uma base de 20,00m de comprimento os ngulos A e B, conforme figura. Calcule valor de h.

11

2.4 - RELAES MTRICAS COM O TRINGULO RETNGULO Para um tringulo retngulo ABC pode-se estabelecer algumas relaes entre as medidas de seus elementos:

Onde:

As seguintes relaes mtricas podem ser definidas: a) O quadrado de um cateto igual ao produto da hipotenusa pela projeo desse cateto sobre a hipotenusa.

b) O produto dos catetos igual ao produto da hipotenusa pela altura relativa hipotenusa.

c) O quadrado da altura igual ao produto das projees dos catetos sobre a hipotenusa.

d) O quadrado da hipotenusa igual a soma dos quadrados dos catetos.

12

2.5 - TRINGULO QUALQUER 2.5.1 - LEI DOS SENOS Num tringulo qualquer a razo entre cada lado e o seno do ngulo oposto constante e igual ao dimetro da circunferncia circunscrita.

2.5.2 - LEI DOS COSSENOS Num tringulo qualquer, o quadrado da medida de um lado igual soma dos quadrados das medidas dos outros dois, menos o dobro do produto das medidas dos dois lados pelo cosseno do ngulo que eles formam.

2.6 - EXERCCIO Um topgrafo, a partir dos pontos A e B, distantes de 20m, realiza a medio dos ngulos horizontais a duas balizas colocadas em D e C, com o auxlio de um teodolito. Calcule a distncia entre as balizas (CEFET, 1984).

13

3. ELEMENTOS GEOGRFICOS PRINCIPAIS


Prof. Daniel Silva Costa Uniban 2010

3.1 Definies 3.1.1 - Eixo terrestre: eixo no qual a Terra gira em torno de si mesma fazendo o movimento de rotao. A intercesso deste eixo ao norte denominada Plo Norte, e ao sul, Plo Sul. 3.1.2 - Meridiano: a linha imaginria que resulta da interseo entre o modelo geomtrico da Terra e um plano que contm o eixo terrestre. Quando esse modelo um elipside de revoluo, esta interseo resulta numa semi-elipse. O meridiano contm os plos e perpendicular a todos os paralelos. O Meridiano de Greenwich o meridiano mais conhecido e que recebe este nome porque passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatrio Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por conveno, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, sendo a referncia para a medio da longitude. Alm disso, este meridiano estabelece os fusos horrios. Cada fuso horrio corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT). 3.1.3 - Paralelo: a linha imaginria que resulta da interseo ente o modelo geomtrico da Terra e um plano perpendicular ao eixo terrestre. Quando esse modelo um elipside de revoluo, o paralelo um crculo. O paralelo que contm o centro da Terra o equador e serve de referncia para a medio da latitude. 3.1.4 - Latitude: corresponde distncia angular compreendida entre o paralelo que passa pelo lugar em questo e o equador. Sendo uma distncia angular, determinada atravs da medio do ngulo que a vertical do lugar em causa faz com o plano do equador. Varia entre 0 e 90 para norte e para sul do equador (o equador tem a latitude 0, enquanto o plo norte e o plo sul tm a latitude prxima a 90 norte e 90 sul, respectivamente). Todos os pontos localizados no mesmo paralelo tm a mesma latitude, pois todos eles esto mesma distncia angular do Equador.

14

3.1.5 - Longitude: A longitude corresponde distncia angular compreendida entre o meridiano que passa pelo lugar em questo e o meridiano de origem ou meridiano de 0 (que por conveno corresponde ao Meridiano de Greenwich). Sendo uma distncia angular, conta-se em graus, de 0 a 180 para este ou para oeste do meridiano de Greenwich. Todos os pontos localizados no mesmo meridiano tm a mesma longitude por se encontrarem mesma distncia do meridiano de Greenwich. Juntamente com a latitude, permite identificar a posio geogrfica de qualquer lugar na superfcie terrestre.

3.1.6 - Geide: um modelo fsico da forma da Terra. a superfcie equipotencial (superfcie de potencial gravitacional constante) e que, em mdia, coincide com o valor do nvel mdio das guas do mar em repouso. A superfcie do geide mais irregular do que o elipside de revoluo usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a prpria superfcie fsica terrestre. Enquanto que esta ltima varia entre os +8.850 m (Monte Everest) e 11.000 m (Fossa das Marianas), o geide varia apenas cerca de 100 m alm da superfcie do elipside de referncia.

3.1.7 - Elipside de referncia: uma superfcie matematicamente definida que se aproxima do geide. Devido sua modelagem matemtica, os elipsides de referncia so usados como uma superfcie na qual so efetuados os clculos da rede geodsica e so definidas as coordenadas de pontos tais como latitude, longitude e altura (altitude) geomtrica. Um elipside de revoluo fica definido por meio de dois parmetros, os semi-eixos a (maior) e b (menor). Em Geodsia tradicional considerar como parmetros o semi-eixo maior a e o achatamento f, expresso pela equao:

No Brasil, o atual Sistema Geodsico Brasileiro (SIRGAS2000 - Sistema de Referncia Geocntrico para as Amricas) adota o elipside de revoluo GRS80 (Global Reference System 1980), cujos semi-eixo maior e achatamento so:

15

3.1.8 - Altitude ortomtrica: a distncia medida na vertical entre o geide e esse mesmo ponto. No deve ser confundida com a altitude elipsoidal ou geomtrica, que a distncia de um ponto a um elipside de referncia. Por exemplo, um receptor de um Sistema de Posicionamento Global (GPS) indica uma altitude elipsoidal.

Na figura acima tem-se que H a altura ortomtrica, h a altura geomtrica e N a ondulao geoidal, que por definio a diferena entre as duas alturas. A relao entre eles dada pela forma: N=Hh

16

3.1.9 - Plano topogrfico: um plano imaginrio tangente ao elipside de referncia no centro da regio de interesse e sua extenso limitada at que o efeito da curvatura da Terra no se faa presente. no plano topogrfico que se representa as operaes realizadas em pequenas reas da superfcie continental. As suas principais caractersticas so: As projetantes so ortogonais superfcie de projeo, logo o centro de projeo est no infinito. A superfcie de projeo um plano normal vertical do lugar no ponto de superfcie terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu referencial altimtrico referido ao datum vertical brasileiro. O plano de projeo tem a sua dimenso mxima limitada a 80 km a partir da origem de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsiderao da curvatura terrestre, no ultrapasse valores significativos. A localizao planimtrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeo, se d por intermdio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topogrfico. Uma vez que a Topografia busca representar um conjunto de pontos no plano necessrio estabelecer um sistema de coordenadas cartesianas para a representao dos mesmos. Este sistema pode ser caracterizado da seguinte forma: Eixo Z: materializado pela vertical do lugar (linha materializada pelo fio de prumo); Eixo Y: definido pela meridiana (linha norte-sul magntica ou verdadeira); Eixo X: sistema dextrgiro (formando 90 na direo leste).

17

3.1.10 - Declinao magntica: um fenmeno que ocorre nas bssolas, definido pela no coincidncia entre o norte real e aquele apontado pelo instrumento. o ngulo causado por este desvio magntico, para leste (positivo) ou oeste (negativo); que existe em funo do magnetismo terrestre. A declinao magntica de um local a medida do ngulo formado entre a direo do norte magntico, apontado pela agulha de uma bssola, com relao direo do norte verdadeiro. Uma declinao positiva ou leste significa que o norte magntico est desviado do norte verdadeiro no sentido horrio. Exemplos: 12, 10L e 11E. Uma declinao negativa ou oeste significa que o norte magntico est desviado no sentido anti-horrio. Exemplos: -10, 13O e 8W. Apesar de progressiva a declinao magntica de um local pode ser encontrada em mapas normais ou especficos, como cartas nuticas e aqueles que apresentam linhas de igual declinao bastando o usurio fazer o transporte de retas (com um jogo de esquadros) para a localidade pretendida.

O Observatrio Nacional do Rio de Janeiro publica em seu anurio um mapa do pas com o traado das isopricas (lugar geomtrico das regies com mesma variao anual da declinao magntica) e isognicas (lugar geomtrico das regies com mesma declinao magntica). No entanto, existem diversos softwares que calculam este valor. Por exemplo: http://www.ngdc.noaa.gov/geomagmodels/Declination.jsp

18

3.2 - Rumo e Azimute 3.2.1 - Rumo: o ngulo horizontal entre a direo norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul na direo da linha, porm no ultrapassando 90 ou 100g. 3.2.2 - Azimute: o ngulo que essa linha faz com a direo norte-sul, medido no sentido horrio a partir do norte, e variando 0 a 360 ou 400g. Quando a referncia o norte magntico, o azimute denominado Azimute Magntico (AzM), e quando tomado em relao ao norte verdadeiro, diz-se Azimute Verdadeiro (AzV). A seguir tm-se duas figuras que ilustram as duas definies acima.

19

20

3.2.3 - As transformaes de Azimutes em Rumos e de Rumos em Azimutes so dadas pelas tabelas abaixo:

3.2.4 - Lista de exerccios 1. Transformar os seguintes rumos em azimutes representando graficamente: a. 891225 SE b. 234456 NE c. 773354 NO d. 055957 SO e. 100102 SO f. 455559 NO g. 194532 NE h. 493209 SE 2. Transformar os seguintes azimutes em rumos: a. 1231255 b. 3334125 c. 2342353 d. 2984422 e. 12910 f. 915501 g. 1823321 h. 2693408 3. Faa um desenho que defina as alturas geomtricas e ortomtrica e a diferena entre elas.

21

4. Utilizando os dados do exerccio 2, calcule os azimutes magnticos para cada item, sendo que abaixo so fornecidas as declinaes magnticas. a. 001232 E b. 123355 E c. 071737 W d. 105244 W e. - 015543 f. + 133456 g. + 082255 h. - 060159 5. A partir dos azimutes obtidos no exerccio 1 e no exerccio 4 e com as distncias fornecidas abaixo para cada um dos alinhamentos, faa um desenho em papel milimetrado, em escala adequada, dos eixos projetados. a. 123,54 m b. 233,99 m c. 350,91 m d. 12,88 m e. 213,85 m f. 499,43 m g. 99,11 m h. 190,55 m

Levantamento topogrfico planimtrico


O levantamento topogrfico de uma determinada rea consiste num conjunto de operaes que tem por finalidade obter com preciso os elementos necessrios ao desenho de sua planta, que deve ser elaborada em escala conveniente de acordo com a finalidade do levantamento. Esses elementos so as coordenadas, obtidas a partir das medies em campo de ngulos e distncias, que definiro, no desenho, as posies, tanto planimtricas quanto altimtricas, dos pontos topogrficos levantados. Durante um levantamento topogrfico, normalmente so determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimetricos, altimetricos ou planialtimtricos), e a partir destes, so levantados os demais pontos que permitem representar a rea levantada. A primeira etapa pode ser chamada de estabelecimento do apoio topogrfico e a segunda de levantamento de detalhes. De acordo com a NBR 13.133, os pontos de apoio so aqueles, convenientemente distribudos, que amarram ao terreno o levantamento topogrfico e, por isso, deve ser materializado por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importncia e permanncia. Para os pontos de apoio ou pontos que sero utilizados em trabalhos futuros e comum elaborar-se a chamada monografia do ponto, a qual apresenta diversas informaes, como coordenadas, croqui de localizao, a data de levantamento, foto do ponto, etc. J o levantamento de detalhes e definido na NBR 13.133 como o conjunto de operaes topogrficas clssicas (poligonais, irradiaes, intersees ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado a determinao das posies planimtricas e/ou altimtricas dos pontos, que vo permitir a representao do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topogrfico. Estas operaes podem conduzir, simultaneamente, a obteno da Planimetria e da altimetria, ou ento, separadamente, se as condies

22

especiais do terreno ou exigncias do levantamento obrigar a separao. A representao topogrfica estar baseada em pontos levantados no terreno, para os quais so determinadas as coordenadas.

Clculo das coordenadas da poligonal


A partir dos dados medidos em campo (ngulos e distancias), orientao inicial, e coordenada do ponto de partida, e possvel calcular as coordenadas de todos os pontos da poligonal. Onde: Az: Azimute da direo AB; D: distancia horizontal entre os pontos A e B; XA e YA: Coordenadas do ponto A; XB e YB: Coordenadas do ponto B. As coordenadas do ponto B sero dadas por:

Com base no desenho da Figura 1, tem-se:

Levantamento da poligonal
Um dos elementos necessrios para a definio de uma poligonal so os ngulos formados por seus lados. A medio destes ngulos pode ser feita utilizando tcnicas como pares conjugados, repetio ou outra forma de medio de ngulos que sero vistas posteriormente. Normalmente so determinados os ngulos externos ou internos da poligonal (Figura 2). Tambm, e comum realizar a medida dos ngulos de deflexo dos lados da poligonal (Figura 3).

23

Dois conceitos importantes, a saber: estao r e estao vante. No sentido de caminhamento da poligonal, a estao anterior a estao ocupada denomina-se de estao RE e a estao seguinte de VANTE (Figura 4).

24

Neste caso, os ngulos determinados so chamados de ngulos horizontais horrios (externos) e so obtidos da seguinte forma: estaciona-se o equipamento na estao onde sero efetuadas as medies, fazse a pontaria na estao re (visada de re) e depois se faz a pontaria na estao vante (visada de vante). O angulo horizontal horrio ser dado por: ngulo = leitura de vante leitura de r A Figura 5 ilustra a determinao deste angulo. Deve-se tomar o cuidado de posicionar exatamente sobre o alvo o fio de reticulo vertical, visto que este ser a referencia para a medida do ngulo horizontal. Isto ser visto em aula pratica de campo.

Os comprimentos dos lados da poligonal so obtidos utilizando-se trena, taqueometria ou atravs de medidores eletrnicos de distancia (estao total), sendo este ultimo o mtodo mais empregado

25

atualmente. No se deve esquecer que as distncias medidas devem ser reduzidas a distancias horizontais para que seja possvel efetuar o calculo das coordenadas.

Clculo dos azimutes


Como a orientao e determinada apenas para uma direo da poligonal, e necessrio efetuar o clculo dos azimutes para todas as demais direes da poligonal. Isto e feito utilizando os ngulos horizontais medidos em campo.

Se o valor resultante da equao acima for maior que 360 deve-se subtrair 360 do mesmo e se for negativo devera ser somado 360 ao resultado. Quando se trabalhar com ngulos medidos no sentido anti-horrio (interno), deve-se somar 180 e subtrair o valor de do azimute.

Verificao do erro de fechamento angular


Para a poligonal fechada, antes de calcular o azimute das direes, e necessrio fazer a verificao dos ngulos medidos. Uma vez que a poligonal forma um polgono fechado e possvel verificar se houve algum erro na medio dos ngulos. Em um polgono qualquer, o somatrio dos ngulos externos devera ser igual a:

26

Este erro ter que ser menor que a tolerncia angular (a), que pode ser entendida como o erro angular Maximo aceitvel nas medies. Se o erro cometido for menor que o erro aceitvel, deve-se realizar uma distribuio do erro cometido entre as estaes e somente depois realizar o clculo dos azimutes. E comum encontrar a seguinte equao para o calculo da tolerncia angular:

Onde m e o numero de ngulos medidos na poligonal e p e preciso nominal do equipamento de medio angular. Caso o erro cometido seja maior que o erro tolervel e necessrio refazer as medies angulares.

Clculo das coordenadas parciais


Aps todos os ngulos terem sido corrigidos e os azimutes calculados e possvel iniciar o calculo das coordenadas parciais dos pontos, conforme as equaes a seguir:

Verificao do erro de fechamento linear


A partir do ponto de partida (P1), calculam-se as coordenadas dos demais pontos ate retornar ao ponto de partida. A diferena entre as coordenadas calculadas e as fornecidas para este ponto resultara no chamado erro planimtrico ou erro linear cometido (Figura 7). Como os ngulos foram ajustados, este erro ser decorrente de imprecises na medio das distancias.

27

O erro planimtrico pode ser decomposto em uma componente na direo X e outra na direo Y (Figura 8).

28

Resumo do clculo da poligonal fechada


A seguir e apresentado um resumo da sequncia de calculo e ajuste de uma poligonal fechada. - Determinao das coordenadas do ponto de partida; - Determinao da orientao da poligonal; - Calculo do erro de fechamento angular pelo somatrio dos ngulos internos ou externos (sentido horrio ou anti-horrio); - Distribuio do erro de fechamento angular; - Calculo dos Azimutes; - Calculo das coordenadas parciais (X, Y); - Calculo do erro de fechamento linear; - Calculo das coordenadas definitivas (XC, YC).

Anda mungkin juga menyukai