Anda di halaman 1dari 4

Fim do modelo sovitico Incio da Era Gorbachev Em 1985, Mikhail Gorbachev eleito secretrio-geral do Partido Comunista da Unio Sovitica.

. Enquanto o nvel de vida da populao baixava, o atraso econmico e tecnolgico relativamente aos Estados Unidos crescia. Neste contexto, Gorbachev comea uma poltica de dilogo e aproximao ao Ocidente. Incapaz de igualar o programa de defesa nuclear da administrao Reagan, o lder sovitico procura criar um clima estvel que acalme a corrida ao armamento e permita URSS reestruturar-se internamente. Foi iniciado um plano de renovao econmica perestroika (reestruturao) e um plano para a abertura poltica glasnost (transparncia). A perestroika tem o objectivo de descentralizar a economia, estabelecendo a gesto autnoma das empresas terminavam-se as directivas e os subsdios que suportavam a sua falta de rentabilidade. A glasnost apela denncia da corrupo, abolida a censura e pede-se a participao efectiva dos cidados na vida poltica. Esta abertura democrtica refora-se com as primeiras eleies pluralistas e livres na Unio Sovitica, que elegem o Congresso dos Deputados do Povo. Colapso do Bloco Sovitico As duras crticas feitas aos tempos de Brejnev, debilitaram a autoridade dos lderes comunistas dos pases de leste. A contestao ao regime imposto por Moscovo alastrou, comeando a abalar as estruturas do poder. Confiante no clima de concrdia que estabelecera com o Ocidente, Gorbatchev passou a olhar as democracias populares como uma obrigao pesada, da qual a URSS s ganhava em libertar-se. Antigos pases-satlites da URSS puderam, finalmente, escolher o seu regime poltico. Em 1989, uma vaga descolonizadora varre o Leste os partidos comunistas perdem, um aps outro, o seu lugar de partido nico e mais tarde realizam-se as primeiras eleies livres que promovem a elaborao de novos textos constitucionais. A cortina de ferro levantase finalmente as fronteiras com o Ocidente so abertas e em Novembro cai o Muro de Berlim. Perante estes acontecimentos, a diviso da Alemanha deixara de fazer sentido. Depois de serem feitas negociaes entre os dois estados alemes e os quatro pases que ainda detinham direitos de ocupao, a Alemanha reunifica-se. No ms seguinte anunciado o fim do Pacto de Varsvia e a dissoluo do COMECON. O Fim da URSS A dinmica poltica desencadeada pela Perestroika tornara-se j incontrolvel, conduzindo ao fim da prpria URSS. Mosaico de povos, culturas e religies que s uma mo frrea tinha conseguido controlar e manter unidos, o extenso territrio das Repblicas Soviticas desmembra-se devido a reivindicaes nacionalistas e confrontos tnicos.

O processo comea nas Repblicas Blticas, anexadas por Estaline durante a Segunda Guerra Mundial. Confrontado com estas dissidncias, Gorbatchev, que nunca ivera em mente a destruio da URSS ou do socialismo, tenta parar o processo pela fora, intervindo militarmente nos Estados Blticos. Esta actuao retira o lder sovitico da vanguarda e eleito Boris Ielstin como independente, presidente da Repblica da Rssia. Leltsin encabea a resistncia a um golpe de Estado dos saudosistas do Partido que pretendiam retomar o poder e parar as reformas em curso. Pouco depois, no rescaldo do golpe, o novo presidente toma a medida extrma de proibir as actividades do partido comunista. Em 1991, a maioria das repblicas da Unio declaram a sua independncia. Nasce a CEI Comunidade de Estados Independentes. Vencido o seu propsito de manter o pas unido, Mikhail Gorbatchev abandona a presidncia de uma URSS que j desaparecera. Problemas da Transio para a Economia de Mercado Ao contrrio do previsto pela perestroika melhores salrios, mais bens de consumo, melhor assistncia social a economia deteriorou-se rapidamente a reconverso econmica foi uma fracasso. O fim da economia planificada significou o fim dos subssios estatais s empresas. Assim, muitas unidades desapareceram e outras extinguiram numerosos postos de trabalho. O descontrolo econmico e a liberalizao dos preos desencadearam uma inflao galopante que a subida dos salrios no acompanhou. O desemprego aumentou e agravou-se o atraso nos pagamentos das penses e dos salrios dos funcionrios pblicos. A liberalizao econmica enriqueceu apenas um pequeno grupo que, em pouco tempo, acumulou fortunas. Antigos gestores estatais apoderaram-se das empresas, que foram privatizadas de forma pouco transparente e por preos irrisrios. Os pases de Leste viveram, tambm, de forma dolorosa a transio para a economia de mercado. Privados dos subsdios da Unio Sovitica e com uma reduo significativa das trocas na rea da antigo COMECON e com uma produo alicerada em indstrias e equipamentos obsoletos, os antigos satlites da URSS sofreram uma brusca regresso econmica. Tal como na Rssia, o caos econmico instalou-se e as desigualdades agravaram-se. De acordo com o Banco Mundial (2002), nos pases em transio para a economia de mercado, a pobreza espalhou-se e cresceu a um ritmo mais acelerado do que em qualquer outro lugar do Mundo. Os Plos do Desenvolvimento Econmico Profundamente desigualitrio, o mundo actual concentra a maior parte da sua riqueza e da sua capacidade tecnolgica em trs plos de intenso desenvolvimento: Estados Unidos, Unio Europeia e a zona da sia-Pacfico. A este poder econmico concentrado, sobrepe-se a hegemonia poltico-militar de um nico pas os Estados Unidos.

Hegemonia dos Estados Unidos Prosperidade Econmica Um PNB de mais de cerca de 12 bilies de dlares faz deles a primeira potncia econmica mundial. A livre empresa continua no centro da filosofia econmica do pas (bastam aproximadamente 5 dias para montar umma empresa) e o Estado incentiva-a, assegurando-lhe as condies de uma elevada competitividade: a carga fiscal ligeira, os encargos com a segurana social so diminutos e as restries ao despedimento ou colocao da mo-de-obra quase no existem. Com interesses econmicos em todo o mundo, receptores de importantes investimentos estrangeiros e um mercado consumidor incontornvel, os Estados Unidos so, hoje, o eixo da economia mundial. Os seus ciclos econmicos, de recesso ou prosperidade, repercutem-se, de imediato, na economia global. Os sectores de actividade Marcadamente ps-industrial, a economia americana apresenta um claro predomnio do sector tercirio, que ocupa 75% da populao activa. A Amrica o maior exportador de servios do Mundo, sobretudo na rea dos seguros, transportes, restaurao, cinema e msica. O predomnio da actividade terciria no significa a atrofia dos sectores agrcolas e industrial. Altamente mecanizadas, sabendo rentabilizar os avanos cientficos, as unidades agrcolas e pecurias americanas tm uma elevadssima produtividade. Apesar de algumas dificuldades geradas pela concorrncia externa, sobretudo da Unio Europeia, os Estados Unidos mantm-se os maiores exportadores de produtos agrcolas. Novos laos comerciais Numa tentativa de contrariar o predomnio comercial da Unio Europeia, Clinton procurou estimular as relaes econmicas com a regio do Sudeste Asitico, revitalizando a APEC (Cooperao Econmica sia-Pacfico). No mesmo ano impulsionou a criao da NAFTA (Acordo de Comrcio Livre da Amrica do Norte), que estipula a livre circulao de capitais e mercadorias entre os EUA, o Canad e o Mxico. Dinamismo cientfico tecnolgico Os EUA so a nao que mais gasta em investigao cientfica. O Estado Federal tem um papel decisivo no fomento da pesquisa privada, ques atravs do seu financiamento(em 50%) quer das gigantescas encomendas de sofisticado material militar. O avano americano fica, tambm, a dever-se criao precoce de parques tecnolgicos tecnopolos que associam universidades prestigiadas, centros de pesquisa e empresas, que trabalham de forma articulada. Um dos mais famosos, em Silicon Valley, na Califrnia, foi o bero da Internet.

Hegemonia Poltico-Militar

Anda mungkin juga menyukai