Anda di halaman 1dari 13

14

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada MATEMTICA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

EDITAL No 1 PETROBRAS / PSP RH - 2/2011

LNGUA PORTUGUESA
Texto I
Indstria tem a maior queda desde abril A maior concorrncia com os produtos importados e a desacelerao do consumo no mercado interno fizeram a produo industrial recuar 2% em setembro ante agosto. Foi a maior queda desde abril, quando cara 2,3%. Em relao ao mesmo ms de 2010, a produo industrial ficou 1,6% menor. O resultado veio abaixo das projees de mercado, que esperavam baixas entre 0,6% e 1,5%. De acordo com o IBGE e economistas, a queda se intensificou em setembro. No ms, 16 dos 27 setores produziram menos. O destaque ficou no setor automotivo. Estoques em alta e vendas em baixa derrubaram a produo de carros e caminhes em 11% em relao a agosto. Segundo o gerente da pesquisa, a queda do setor automotivo foi o principal responsvel pelo recuo de 5,5% entre os bens de capital (mquinas e equipamentos) e de 2,9% entre os de consumo. A queda nas exportaes de produtos em geral, fruto das incertezas nos pases desenvolvidos, tambm contribuiu para esse quadro. Economistas tambm citaram a concorrncia com os importados, que ganharam espao com a queda do dlar. Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos comeam a revisar a projeo do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Apesar de outubro j apresentar uma melhora, ainda h um esforo de reduo de estoques por parte da indstria, pois se criou uma expectativa maior do que efetivamente aconteceu.
ROSA, Bruno. Indstria tem a maior queda desde abril. O Globo, Rio de Janeiro, 02 nov. 2011, seo Economia, p. 24. Adaptado.

2
O Texto I faz uma anlise do comportamento da produo industrial. A respeito desse comportamento, considere as afirmativas abaixo. I - A queda da produo industrial em setembro de 2011 foi menor do que as previses dos economistas. II - A produo industrial tem sofrido altas e quedas durante o ano de 2011, sendo que, at outubro, a maior queda foi a do ms de abril em relao a maro, chegando ao ndice de 2,3%. III - O setor automotivo foi o maior responsvel pela queda da produo industrial, porque sofreu reduo de 5,5% de vendas. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

10

15

3
No Texto I, aparecem substantivos grafados com que so derivados de verbos, como produo, reduo, desacelerao, projeo. Os verbos a seguir formam substantivos com a mesma grafia: (A) (B) (C) (D) (E) admitir, agredir, intuir discutir, emitir, aferir inquirir, imprimir, perseguir obstruir, intervir, conduzir reduzir, omitir, extinguir

20

25

30

4
A seguinte frase do Texto I apresenta concordncia nominal de acordo com as regras da norma-padro da lngua portuguesa, j que o adjetivo anteposto concorda com o primeiro dos dois substantivos que o seguem. Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos comeam a revisar a projeo do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. ( . 24-26) No caso de um adjetivo vir posposto a dois substantivos, as seguintes expresses apresentam concordncia de acordo com a norma-padro, EXCETO (A) (B) (C) (D) (E) empresas e consultorias renomadas consultorias e bancos renomadas consultorias e bancos renomados bancos e consultorias renomadas economistas e bancos renomados

1
De acordo com o Texto I, a projeo do Produto Interno Bruto de 2011 sofrer reviso porque (A) a desacelerao da economia reduziu a produo em 1,6% entre janeiro e setembro de 2011. (B) a produo industrial sofreu uma reduo de 2% em setembro em relao ao ms anterior. (C) a queda nas exportaes de produtos em geral foi de 2,9% abaixo das projees de mercado. (D) o consumo de produtos importados provocou queda de 2,3% no mercado interno em abril. (E) as indstrias brasileiras obtiveram resultados superiores aos obtidos em abril de 2010.

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

Texto II
Fbrica de sabores A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. Gosto de cogumelos, coco ou morango, nesse caso, resultado de combinaes de cidos, cetonas, aldedos. Alm das substncias qumicas, extratos naturais tambm entram na equao para dar sabor e aroma aos alimentos produzidos nas fbricas. H 3 formas de tudo isso ir parar em um produto. Quando voc l aroma natural, quer dizer que ele foi obtido por meio de processos fsicos que usam matria-prima, retiram sua essncia e aplicam no alimento. Se est escrito idntico ao natural, foi criado sinteticamente em laboratrio para replicar essas molculas encontradas na natureza. Por ltimo, artificial no rtulo significa que os aromistas criaram molculas que no existem na natureza, a partir das substncias de laboratrio. As sintticas so as mais usadas por serem mais baratas. Para se ter uma ideia, necessrio espremer uma tonelada de limes para obter cerca de 3 quilos do leo essencial usado no aroma natural. O processo encarece o produto e, por isso, menos comum nessa indstria. Ser artificial, porm, no significa que o aroma faz mal sade. Antes de enviar as molculas s fbricas de alimentos, elas passam por testes de toxicologia em instituies independentes.
PONTES, Felipe; AFFARO, Victor. Revista Galileu. So Paulo: Globo, out. 2011, p. 74-77. Adaptado.

7
Na frase do Texto II foi criado sinteticamente em laboratrio para replicar essas molculas encontradas na natureza. ( . 13-15), a palavra destacada pode ser substituda, sem alterar o significado do trecho, por (A) reestruturar (B) reproduzir (C) reservar (D) restaurar (E) retirar

8
Considere o comportamento do verbo em destaque, empregado no Texto II, quanto sua regncia, em para dar sabor e aroma aos alimentos. ( . 7-8) O trecho do Texto II cujo verbo apresenta a mesma regncia : (A) Quando voc l aroma natural ( . 9-10) (B) artificial no rtulo significa que os aromistas ( . 15-16) (C) que no existem na natureza, ( . 16-17) (D) O processo encarece o produto ( . 22) (E) enviar as molculas s fbricas de alimentos ( . 24-25)

10

15

20

9
Algumas formas verbais na 3a pessoa do plural terminam com m conforme o exemplo destacado no trecho do Texto II A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. ( . 1-3) Um verbo que tambm apresenta essa grafia na 3a pessoa do plural (A) crer (B) ler (C) manter (D) prever (E) ver

25

5
De acordo com o Texto II, produzir um aroma idntico ao natural consiste na (A) criao de substncia qumica que imita molculas presentes na natureza. (B) extrao da substncia principal de plantas para obter um produto natural. (C) manipulao de molculas a partir de substncias no encontradas na natureza. (D) obteno da essncia de certos vegetais por meio de procedimentos naturais. (E) seleo rigorosa de aromas que no sejam prejudiciais sade das pessoas.

10
A forma verbal em destaque no trecho do Texto II poderia estar tanto no singular quanto no plural, conforme a concordncia exigida na norma-padro. A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. ( . 1-3) Um outro exemplo dessa dupla possibilidade : (A) A metade dos jovens compareceram ao campeonato no fim de semana. (B) Mais de 80 pases participaram da olimpada de informtica. (C) Muitos de ns gostamos de comidas tpicas de pases orientais. (D) Naquela tarde, menos de cem mil pessoas foram ao estdio de futebol. (E) Os menores preos daquele antivrus esto disponveis na internet.

6
A respeito da formao do plural dos substantivos compostos, quando os termos componentes se ligam por hfen, podem ser flexionados os dois termos ou apenas um deles. O substantivo composto que NO apresenta flexo de nmero como matria-prima, contido no Texto II, (A) gua-benta (B) batalha-naval (C) bate-bola (D) batata-doce (E) obra-prima

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

MATEMTICA
Se P, M e N so conjuntos e x tal que x P M N , ento (A) x P e x M e x N (B) x P ou x M ou x N (C) x P ou x M N (D) x P M e x N (E) x P M ou x N

14

11

12

A figura mostra um quadrado cujos lados medem 2 metros, e uma regio sombreada, na qual a medida do ngulo , em radianos, tal que .

A rea da regio sombreada, dada em m2, igual a


2 tg(a ) 4 tg(a ) 4 tg(a ) 4 tg(a ) 2 tg(a )

(A)

(B)

A figura mostra os grficos das funes f,g: IRIR, definidas por f(x) = a + b.sen(c.x) e g(x) = p + q.sen(r.x), para a, b, p, q IR e c,r IR+ dados. A anlise dos grficos apresentados fornece que (A) b.q < 0 (B) a.p > 0 (C) p < a (D) b > q (E) c > r

(C) 2 +

(D) 4 -

(E) 4 -

13
Se x igual a (A)

15
e x IR+ so tais que xy = 8 , ento Para montar a senha de segurana de sua conta bancria, que deve ser formada por seis dgitos, Joo escolheu 1, 2, 5, 5, 7 e 8. Os dgitos escolhidos no sero dispostos na ordem apresentada, pois, para Joo, importante que a senha seja um nmero maior do que 500.000. Com os dgitos escolhidos por Joo, quantas senhas maiores do que 500.000 podem ser formadas? (A) (B) (C) (D) (E) 720 600 360 240 120

(B) (C) log38 (D) 2 (E) 16

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

16
Um dado no viciado, com a forma de um cubo e com as faces numeradas de 1 at 6, foi lanado por 3 vezes. Sabendo-se que a soma dos resultados obtidos foi igual a 5, qual a probabilidade de o resultado do segundo lanamento do dado ter sido igual a 2? (A)
1 18 1 6 1 5 1 3

18
a11 a12 = a21 a22 a31 a32 a13 a23 a33

A matriz A 3x3

tal que

a11 a12 a 21 a22 a31 a32

a13 1 0 0 7 -1 0 1 2 3 a23 -2 4 2 = 0 4 -1 2 -4 -1 a33 3 5 4 0 -2 2 3 -2 2

(B)

O determinante da matriz A3x3 igual a (C) (A) 6 (B) 0 (C) 6 (D) 10 (E) 42

(D)

19
1 (E) 2

17

O preo de um produto sofreu exatamente trs alteraes ao longo do primeiro trimestre de 2011. A primeira alterao foi devida a um aumento de 10%, dado em janeiro, sobre o preo inicial do produto. Em fevereiro, um novo aumento, agora de 20%, foi dado sobre o preo que o produto possua no final de janeiro. A ltima alterao sofrida pelo preo do produto foi, novamente, devida a um aumento, de 10%, dado em maro sobre o preo do final de fevereiro.
60 cm

A variao do preo do produto acumulada no primeiro trimestre de 2011, relativamente ao seu preo inicial, foi de (A) (B) (C) (D) (E) 58,4% 45,2% 40% 35,2% 13,2%

A figura mostra um cone e um cilindro que possuem alturas iguais a 60 cm e bases circulares com o mesmo raio. O cone est completamente cheio de gua e o cilindro est vazio, apoiado sobre uma mesa horizontal. Despejando-se toda a gua contida no cone dentro do cilindro, o nvel de gua no cilindro ficar a uma altura, contado a partir de sua base inferior, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 45 cm 30 cm 20 cm 15 cm 10 cm

20
Ao serem divididos por 5, dois nmeros inteiros, x e y, deixam restos iguais a 3 e 4, respectivamente. Qual o resto da diviso de x . y por 5? (A) (B) (C) (D) (E) 4 3 2 1 0

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
Considerando-se um sistema de comunicao, em relao codificao de sinais, as caractersticas contnuo e discreto esto, respectivamente, relacionadas aos sinais (A) analgico e digital (B) analgico e randmico (C) digital e aleatrio (D) digital e analgico (E) digital e multidimensional

26
So vantagens das fibras pticas, EXCETO (A) imunidade a interferncias eletromagnticas (B) matria-prima abundante (C) banda passante enorme (D) atenuao muito alta (E) isolamento eltrico

27
Em sistemas pticos, qual a grandeza fsica que se mantm constante na refrao? (A) Direo (B) Velocidade (C) Comprimento da onda (D) Frequncia (E) CWDM

22
Qual a tcnica de multiplexao que proporciona a transmisso de mais de um sinal em um mesmo meio fsico, em que o domnio do tempo dividido em frames de tamanho fixo? (A) ATM (B) FDM sncrona (C) TDM assncrona (D) TDM sncrona (E) WDM assncrona

28
A respeito da codificao Manchester, considere as afirmativas a seguir. I - O prembulo de sincronizao permite o ajuste do relgio. II - Para cada bit transmitido, pode haver at 2 transies. III - A ausncia de transmisso detectada pela ausncia de transies no meio. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

23
O resultado da soma, em decimal, dos nmeros binrios 00101001 e 00101011 igual a (A) 54 (B) 63 (C) 84 (D) 131 (E) 255

29
Em transmisso de dados, CRC e Checksum so mtodos de (A) deteco de erro (B) retransmisso de pacotes (C) compactao de bits (D) sincronizao de relgio (E) criptografia de dados

24
Aps a amostragem e quantizao de determinado sinal, um tcnico observou que houve a introduo de rudo nas frequncias mais altas devido a erros de quantizao. Para reduzir esses erros e manter o sinal amostrado e quantizado mais prximo ao sinal original, recomenda-se (A) eliminao das frequncias acima de 35,5 Hz (B) eliminao das frequncias acima de 17,5 KHz (C) reduo da taxa de amostragem (D) reduo da resoluo em bits (E) aumento da resoluo em bits

30
No mbito de transmisso de dados, crosstalk um(a) (A) mtodo de chaveamento de circuitos (B) pacote originrio de uma coliso em um HUB (C) multiplexao de 2 ou mais canais por meio de cdigo (D) transmisso simultnea full-duplex (E) interferncia que acontece em cabos UTP

25
Que unidade utilizada para indicar o nvel de potncia de um sinal, em um ponto qualquer do sistema de transmisso, em relao ao nvel de potncia do sinal em um ponto de referncia? (A) dBr (B) Hz (C) mA (D) MHz (E) ms

31
O cdigo de Huffman utilizado para (A) compactar dados (compresso sem perdas). (B) detectar erros por meio de criptografia. (C) identificar o canal na multiplexao CDM. (D) identificar o canal na multiplexao WDM. (E) atribuir sigilo s informaes.

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

32
A respeito de tcnicas de comutao, considere as afirmativas a seguir. I - Na comutao de circuitos, um circuito exclusivo alocado para a comunicao, podendo somente ser desfeito no caso de outro sinal prioritrio. II - Na comutao de circuitos, o circuito dedicado pode ser composto, dentre outros, por canais de frequncia e por canais de tempo. III - Na comutao de pacotes, necessrio o estabelecimento de um circuito dedicado para transporte de trfego como o UDP. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.

33
Em processamento de sinais, qual o tipo de filtro que atenua as frequncias acima da frequncia de corte? (A) Passa-baixas (B) Passa-altas (C) Chebyworth (D) Nyquist-Bessel (E) Shannon-Bessel

34
Entrada X 1 0

Entrada Y

1 0

1 Sada S 0

Considere um circuito combinacional de duas entradas e uma sada, cujo diagrama temporal representa bem a sua lgica digital. Com base nos grficos acima, esse circuito corresponde porta
X S Y X S Y

(A)

(B)

(C)

X S Y

(D)

X S Y

(E)

X S Y

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

35
Um circuito combinacional com entradas ABC, onde A o bit mais significativo, tem como sada a varivel S, cuja expresso em mintermos dada por:
S = ABC + ABC + ABC + ABC + ABC

A expresso mnima para a varivel S (A) S = AB + AC (B) S = AB + BC (C) S = AB + C (D) S = ABC + BC (E) S = A + BC

36
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

+VC
O circuito combinacional, mostrado na figura acima, um codificador DECIMAL BINRIO, que apresenta as caractersticas a seguir. A tenso +VC suficiente para aplicar o nvel lgico 1 nas entradas das portas, quando a chave correspondente encontra-se aberta. A palavra binria gerada na sequncia ABCD, onde A o bit mais significativo. Apenas uma das 10 chaves deve ser acionada por vez, e esse acionamento gera um cdigo binrio que corresponde ao nmero decimal da chave. A chave 0 impe que todas as outras chaves estejam abertas para gerar o cdigo 0000.

Que tipo de porta lgica usado nessa implementao e quais so as chaves que sero conectadas porta do bit A? (A) NAND (NO E) - 8e9 (B) NOR (NO OU) - 5e6 (C) AND (E) - 8e9 (D) OR (OU) - 6e8 (E) EXOR (OU EXCLUSIVO) - 6 e 8

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

37
Um contador 74160 (BCD), usando os sinais adequados para isso, ligado em cascata com um contador 74161 (binrio). O nmero total de estados da sequncia permanente, resultante desse cascateamento, (A) (B) (C) (D) (E) 26 100 160 250 256

40
Dentre os padres de interfaces a seguir listados, o nico que NO serial (A) (B) (C) (D) (E) USB PCI Express HTT RS 232C PATA

BLOCO 2
41
De acordo com o teorema de Nyquist, a taxa de amostragem deve ser (A) pelo menos duas vezes a maior frequncia que se deseja registrar. (B) pelo menos trs vezes a maior frequncia que se deseja registrar. (C) a metade da menor frequncia que se deseja registrar. (D) menor ou igual a 20 Hz. (E) maior ou igual a 20 KHz.

38

CLK T Q
QC

T Q

T Q
QA

42
Em uma transmisso de dados com riscos de interceptao, para proporcionar sigilo, de tal maneira que somente o receptor esteja apto a ler as informaes transmitidas, recomenda-se o uso da(o) (A) modulao (B) criptografia (C) demodulao (D) algoritmo MD5 (E) algoritmo SHA-1

QB

Considere o circuito digital mostrado na figura acima. O estado seguinte ao estado QCQBQA=011 ser (A) 000 (B) 001 (C) 011 (D) 100 (E) 110

43
A matriz de uma empresa possui um link de dados de 155 Mbps com uma filial.

39
C CB BA A CB A D3 D2 D1 D0

O tamanho do maior arquivo que pode ser transmitido, exclusivamente, em 2 segundos, em MB, igual a

S1 S0

(A) 1 (B) 10 (C) 20 (D) 100 (E) 200

Dado o multiplexador acima, onde os ndices 0 so os menos significativos, a lgica da sada Y (A) C (B) CB (C) C + A (D) C + BA (E) C + BA

44
Com relao comunicao de dados, so exemplos de protocolos de acesso ao meio: (A) CSMA/CD e CSMA/CA (B) CSMA/CA e UDP (C) ICMP e CSMA/CD (D) ARP e UDP (E) ALOHA e ARP

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

45
Em relao ao Fast Ethernet, NO procede a informao de que o padro (A) 100BASE-TX utiliza par tranado. (B) 100BASE-FX utiliza fibra ptica. (C) 100BASE-T pode utilizar switch. (D) 100BASE-T pode utilizar hub. (E) 100BASE-SX atinge 10 Gbps.

46
No PPP, o protocolo de autenticao que envia a senha como texto puro (em claro) o (A) HDLC (B) CHAP (C) SSLv3 (D) PAP (E) HTTPS/TLS

47
No Gigabit Ethernet, possvel, atualmente, transmitir dados a uma velocidade de (A) 1 Gbps (B) 250 Gbps (C) 500 Gbps (D) 1 Tbps (E) 10 Tbps

48
Um dispositivo eletrnico, usado em processo industrial, gera uma tenso em sua sada que se inicia em t = 0 e cujo comportamento segue a seguinte funo temporal para t 0: vs(t) = 12 5e2t cos(10t) Essa tenso vs(t) aplicada sobre uma carga resistiva de 4 . O valor da tenso, em V, no instante t = 0, e o valor da potncia, em W, dissipada na carga em regime permanente, respectivamente, so: (A) (B) (C) (D) (E) 0 e 25,40 7 e 12,25 7 e 36,00 12 e 30,00 12 e 48,00 [volt]

49

DISPOSITIVO ELETRNICO

A figura acima mostra um dispositivo eletrnico muito usado para transmisso de sinais analgicos. Esse dispositivo combina dois sinais de entrada, gerando um sinal na sada. Com base nas informaes dos sinais que ilustram a figura, considerando-se os sinais de entrada e os de sada, esse dispositivo um (A) (B) (C) (D) (E) amplificador filtro passa-banda modulador PWM modulador AM modulador FM

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

10

50
C

vi + Vi _

_ + + Vo _

No circuito eletrnico da figura acima, o amplificador operacional considerado ideal, e os valores de R e C so tais que o produto aproximadamente igual a unidade (RC 1). Considere que o sinal senoidal da figura, aplicado na entrada Vi, est em regime permanente. A componente AC do sinal de sada (Vo) ser tambm senoidal e, em regime permanente, apresenta a seguinte forma de onda:

(A)

vo

(B)

2p

(C)

vo

(D)

vo

2p

2p

(E)

vo

2p

11

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

BLOCO 3
51
Que padro suporta VLANs em uma rede Ethernet? (A) ISO 27001 (B) ISO 17799 (C) 802.11b (D) 802.11g (E) 802.1Q

56
A documentao da rede de um rgo de uma determinada empresa apresenta a seguinte configurao fsica:

52
O administrador de redes de uma empresa, que possui switches nvel 3 em sua topologia de rede interna, deseja substituir o algoritmo RIP por outro que possua convergncia mais rpida. Que algoritmo possvel nessa situao? (A) RARP (B) DHCP (C) NNTP (D) OSPF (E) SSH Qual a topologia fsica dessa rede? (A) Barra (B) Anel (C) Estrela (D) Half-duplex (E) Full-duplex

53
Um tcnico de telecomunicaes foi solicitado para interligar, diretamente, duas estaes de trabalho por meio de suas placas de rede Ethernet. Que tipo de cabo de par tranado deve ser usado nessa situao? (A) mini-GBIC (B) GBIC (C) MIDI (D) ADSL (E) Crossover cable

57
Um administrador de redes aponta, em determinada reunio tcnica, que um exemplo de endereo IP vlido na Internet o (A) 10.9.1.1 (B) 192.168.9.10 (C) 172.17.1.0 (D) 200.150.149.179 (E) 301.1.1.10

58
Determinado departamento de uma empresa recebeu o endereo de rede IP 192.168.200.128 e mscara 255.255.255.224. Considerando-se que haver um roteador ocupando um IP nessa sub-rede, quantos endereos estaro disponveis para estaes? (A) 15 (B) 29 (C) 31 (D) 223 (E) 255

54
No contexto da pilha de protocolos TCP/IP, so exemplos de protocolos da camada de aplicao: (A) IP, TCP e ICMP (B) HTTP, FTP e SMTP (C) HTTP, IP e RIP (D) HTTP, IMAP e USB (E) SMTP, IP e ICMP

55
Um administrador de banco de dados deseja remover determinadas linhas de uma tabela T. Que comando SQL deve ser utilizado para essa remoo? (A) CASCADE (B) DELETE (C) UPDATE (D) DROP (E) ERASE

59
TCP, UDP e Controle de Fluxo esto relacionados a que camada do modelo OSI? (A) Enlace (B) Decodificao (C) Multiplexao (D) Transporte (E) Sesso

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

12

60
A respeito do uso do Patch Panel em cabeamento estruturado, considere as afirmativas abaixo. I - O Patch Panel oferece melhor organizao. II - O Patch Panel facilita a manuteno. III - O Patch Panel oferece maior exibilidade. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

13

A
TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

Anda mungkin juga menyukai