Anda di halaman 1dari 4

Economia Brasileira

Da colnia ao Governo Lula

Organizador: Marcos Cordeiro Pires

1 Edio | 2010

Captulo 1

A herana colonial

Captulo 1 A herana colonial


1. Aps um longo perodo de estagnao com o feudalismo, quais os resultados do desenvolvimento do comrcio internacional, a partir do sculo XIII, para a Europa ocidental?
O desenvolvimento do comercio internacional, a partir do sculo XIII, possibilitou o incremento das trocas de produtos orientais por artigos europeus das regies setentrionais, estabelecendo uma rota de comrcio Norte e Sul; incentivou o estabelecimento de feiras peridicas com a venda de produtos por atacados; gerou a necessidade de segurana nas estradas e de tribunais para resolver os conflitos entre comerciantes; deu origem ao aparecimento de indivduos que realizavam a troca de dinheiros e ttulos de crdito, os precursores dos banqueiros; e incentivou o desenvolvimento de atividades industriais na Europa. (Pg. 3)

2. Qual a forma encontrada pelos europeus para imitar o padro de consumo dos povos orientais?
Os europeus passaram a imitar o padro de consumo dos povos orientais, organizando um complexo processo de gerao e transferncia de riquezas para garantir o seu abastecimento de especiarias, tecidos, artigos de luxo e matrias-primas. Alem disso, recorreu ao trfico de escravos, a explorao de minas no prprio continente e a ocupao de regies onde havia metais preciosos. (Pg. 5)

3. O que so a mita e a encomienda?


Mita e encomienda so mecanismos servis, que consistiam no recrutamento de grupos indgenas para que executassem tarefas por determinado Perodo, em rodzio. Ele era realizado diretamente nas aldeias pelos encomenderos, o colonizador, ou por funcionrios do governo, no caso da mita. (Pg. 8)

4. Qual modelo foi implantado pelos portugueses no Brasil?


Os portugueses implantaram no Brasil um novo modelo de colonizao, a plantagem, por meio da reorganizao das tcnicas de plantio de cana-deacar e na produo em larga escala e, ainda, baseando-se no latifndio, na monocultura, produo para exportao e escravido africana. (Pg. 9)

5. Qual a hierarquia de ao da parte dos colonizadores seria necessria para o plano de colonizao europeu no Brasil?

Captulo 1

A herana colonial

O plano de colonizao demandava a seguinte hierarquia por parte dos colonizadores: descoberta de riquezas minerais, desenvolvimento de alguma atividade produtiva em carter extensivo, que tivesse alta rentabilidade no comrcio internacional, ou o desenvolvimento de alguma atividade correlata que permitisse buscas pelas situaes anteriores. (Pg. 13)

6. Quais os ciclos produtivos que houve no Brasil no perodo colonial?


O Brasil apresentou os seguintes ciclos produtivos: - (1500-1532) Pau-Brasil: sistema de feitorias, explorao do trabalho indgena e escambo; - (1532- meados do sculo XVII) Acar: engenho, capitanias hereditrias, latifndio e monocultura; - (sculo XVIII) Minerao: metais preciosos, escravizao de indgenas, expedies ao interior das terras. (Pg. 14)

7. Quais as vantagens da opo dos colonizadores pela mo de obra escrava africana?


Para os colonizadores, a mo de obra escrava africana representava no somente um negcio interno na colnia, como tambm um novo e importante setor do comrcio colonial, o trfico negreiro, cujo resultado lquido iria para a metrpole. (Pg. 17)

8. Quais as cinco fases da administrao colonial brasileira?


As cinco fases da administrao colonial brasileira foram: - 1530-1548: ocupao do litoral, transio do sistema de feitorias para as capitanias hereditrias; - 1549-1580: centralizao das capitanias, figura do governador-geral; - 1581-1640: perodo da Unio Ibrica; - 1641-1750: aumento da fiscalizao da metrpole, maior centralizao das autoridades portuguesas residentes na metrpole, aumento da corrupo na administrao colonial, transferncia do governo geral de Salvador para o Rio de Janeiro; - 1751-1808: declnio da minerao, centralizao domstica do poder, fuga da famlia real portuguesa para o Brasil. (Pg. 20)

9. Quais os tipos de empresas coloniais?


As empresas coloniais podem ser: uma empresa escravista, uma empresa comunitria jesutica, microempresa de subsistncia e empresa monopolista mercantil. (Pg. 23)

Captulo 1

A herana colonial

10. Explique como funciona a empresa comunitria jesutica.


A empresa comunitria jesutica era baseada na explorao da mo de obra indgena, chegou a se apropriar de extensas reas, produzindo mercadorias para o comrcio domstico e ultramarino. (Pg. 23)

Anda mungkin juga menyukai