Anda di halaman 1dari 6

28/03/2012 10h30 - Atualizado em 28/03/2012 13h05

TPM tem mais de 200 sintomas e pode ser controlada com remdio
Nvel extremo da TPM pode atrapalhar atividades cotidianas da pessoa. Uso de antidepressivos e anticoncepcionais pode ajudar no controle.
Do G1, em So Paulo
Recomendar Seja o primeiro de

22 comentrios

Os hormnios so a chave de muitas mudanas fsicas e emocionais que acontecem no corpo. H, portanto, uma diferena entre homens e mulheres. Enquanto nos homens, o nico hormnio que determina a funo sexual a testosterona, nas mulheres em menos 15 dias tudo pode mudar. Na mulher, os hormnios que regulam o comportamento so o estrgeno e a progesterona e comeam a ser liberados no corpo a partir da puberdade. Quando chega a ltima fase da puberdade, a chamada "menarca", que a primeira menstruao da mulher, tambm pode vir junto uma sndrome que, dependendo da intensidade, muda completamente a vida da mulher. A Tenso Pr Menstrual (TPM) um conjunto de sintomas fsicos e emocionais que comeam no meio do ciclo menstrual da mulher e desaparecem como num passe de mgica quando chega a menstruao. So mais de 200 sintomas que variam de mulher para mulher. No Bem Estar desta quarta-feira (28), o ginecologista Jos Bento e a endocrinologista Cintia Cercato falaram sobre a puberdade e os diferentes nveis de TPM.

Existe uma diferena entre o comportamento dos homens e das mulheres. Os mdicos acreditam que o principal motivo dessa diferena a oscilao hormonal. O homem nasce com uma produo baixa de testosterona, que aumenta na puberdade e se mantm estvel at a andropausa, quando cai. J a mulher nasce com uma quantidade reduzida de estrgeno e progesterona, que aumentam na primeira menstruao e, a partir da, comeam a oscilar freneticamente a cada duas semanas e s cai quando chega na menopausa. A variao hormonal tem o mesmo "desenho" da variao emocional. Enquanto os homens so estveis e permanentes, as mulheres enfrentam altos e baixos durante todo perodo frtil. Um dos pressupostos bsicos para que a mulher tenha TPM ter um ciclo regular de menstruao. A TPM depende dessa oscilao hormonal, e o ciclo regular faz com que ela fique caracterizada. Portanto, a TPM s aparece depois da menarca, a primeira menstruao e ltima fase da puberdade. O estrgeno e a progesterona desempenham papeis diferentes no corpo da mulher. Basicamente, na primeira fase do ciclo, o estrgeno est subindo e a progesterona est em baixa quantidade. Aps a ovulao, comea a TPM e as mudanas hormonais passam a determinar mudanas fsicas e emocionais. As fsicas tem mais relao com a progesterona e as emocionais com o estrgeno.

saiba mais Mousse de abacate com cacau e banana alivia sintomas da TPM TPM afeta o humor das mulheres Estrgeno e serotonina: as mudanas hormonais da mulher tm relao com o estrgeno, pois ele est associado produo e ao da serotonina. As pesquisas mostram que conforme o estrgeno sobe, a serotonina - hormnio que provoca sensao de bem estar - tambm sobe. E se o estrgeno desce, a serotonina acompanha a queda. Progesterona e reteno de lquido: a progesterona tem efeito "mineralocorticide". Basicamente, ela age nos receptores dos rins que fazem a reabsoro da gua, estimulando essa reabsoro. Em outras palavras, ela bloqueia parcialmente a liberao de gua pelo rim. Isso explica a reteno de lquido durante o perodo pr-menstrual e consequentemente os principais sintomas fsicos, como o inchao e massalgia (dor na mama).

No vdeo ao lado, a reprter Daiana Garbin conversa com o ginecologista Jos Bento e com a endocrinologista Cintia Cercato sobre TPM. Eles tiram dvidas dos internautas e do dicas de como aliviar os sintomas. Tipos de TPM Os mais de 200 sintomas da TPM variam de mulher para mulher, mas 4 deles so mais comuns. Atravs destes sintomas, possvel dividir os tipos de TPM como mostra abaixo: Inchao: para as mulheres em que o inchao o sintoma que aparece com mais fora durante a TPM, a recomendao mdica fazer sesses regulares de drenagem linftica, um tipo de massagem que ajuda a combater a reteno de lquido, assim como a dieta sem sal. Atividade fsica tambm melhora o inchao porque melhora a circulao. Para inchao na perna, a meia elstica pode ajudar. Tomar bastante gua ajuda a inibir o hormnio ACTH, o anti-diurtico, que produzido pelo rim e gera a quantidade de gua no corpo. Nesse tipo de TPM tambm comum a mulher apresentar dores, principalmente na mama (massalgia) e dor de cabea. Reduzir sal tambm ajuda a evitar as dores. Evitar roupas muito apertadas tambm uma boa dica, porque diminui a presso no corpo e alivia esse tipo de dor. Ansiedade: para quem tem irritabilidade, nervosismo e sensibilidade emocional como principal sintoma da TPM, a recomendao mdica fazer atividades que ajudem a relaxar e reequilibrar o corpo, como yoga e meditao. aconselhvel reduzir alimentos ricos em cafena (caf, refrigerante, ch-preto). Cortar lcool tambm importante porque o lcool um excitante do crebro. Depresso: no recomendada a cafena, porque nesse tipo de TPM, alm do cansao e da depresso, o sono tambm pode ser afetado. Por isso a primeira dica tentar dormir mais e melhor. Para isso, o conselho evitar comer demais e beber lcool logo antes de dormir. Banho morno noite ajuda a relaxar e fazer atividade fsica de manh a melhor das dicas porque ajuda a dar disposio para enfrentar o dia atravs da liberao de endorfinas. Compulso: uma das piores queixas das mulheres porque a compulso as faz engordar e desencadeia outros sintomas. A recomendao neste caso levar lanches saudveis e frutas para o trabalho e comer de trs em trs horas. Alimentos ricos em fibras tm maior poder de saciedade e por isso podem ajudar a controlar a compulso. Esto na lista aveia, po e arroz integral, sementes de linhaa e frutas com casca (como ma, pra e pssego). Ao agendar uma consulta no mdico, a mulher pode levar um caderno com anotaes dos sintomas que

sente normalmente durante a TPM. Isso pode ajud-lo a resolver o problema. Plula anticoncepcional O uso da plula faz com que as variaes hormonais reduzam bastante, controlando a TPM. Em uma situao normal, a progesterona comea baixinha no comeo do ciclo e vai crescendo bem devagar, at que na ovulao d um pico e se mantm estvel at a menstruao, quando cai abruptamente a nvel zero. J o estrgeno sobe gradualmente at a ovulao, quando atinge seu pico. Depois, ele comea a cair levemente e, quando vem a menstruao, cai abruptamente a nvel zero. Quando a mulher toma plula, os dois sobre gradualmente, mas muito menos, at a ovulao, onde atingem um leve pico, depois descem gradualmente, juntos. TPM x chocolate Muitas mulheres associam o chocolate TPM. Alm de ser doce, ele tem uma grande quantidade de triptofano, uma substncia que se transforma em serotonina, o hormnio do bem-estar. A serotonina ajuda a aliviar os sintomas da TPM e, portanto, pode e deve ser usada nessa fase do ciclo. No entanto, o chocolate no o campeo de triptofano. Por exemplo, uma barra de chocolate ao leite tem 0,13 gramas de triptofano, enquanto um ovo de galinha tem 1g, ou seja, equivale a 7 barras e meia de chocolate. Semente de girassol, abacate e banana tambm contm essa substncia. Outros alimentos anti-TPM que podem ajudar a acelerar a criao da serotonina a partir do triptofano so os ricos em magnsio (abacate, nozes, castanhas, brcolis e folhas verde-escuras) e os ricos em vitamina B6 (banana, batata, feijo, ovo, carne vermelha, po e cereais).

Receita O Bem Estar deu tambm a dica de uma receita que tira a vontade de comer chocolate e ainda rica em triptofano. Essa substncia aumenta a sensao de bem-estar e funciona muito bem para aliviar os sintomas da TPM. O vdeo ao lado mostra o preparo do mousse e, abaixo, voc v os ingredientes necessrios para fazer a receita da nutricionista Carolina Baccei. Mousse de abacate com cacau e banana Ingredientes: de abacate 1 banana nanica 1 colher (ch) de cacau em p 1 pitada de canela em p

de xcara de gua 1 colher (sopa) de mel ou agave ( opcional) Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em taas e leve geladeira.

Anda mungkin juga menyukai