Anda di halaman 1dari 2

Isabela Frana Questes 6

R.A: 378364

1) O eixo antero-posterior especificado pelo deslocamento do citoplasma do ovo durante a fecundao. No ovo de anfbio ocorre uma rotao do citoplasma cortical em relao ao citoplasma mais interno aps a picada espermtica. O citoplasma cortical gira em torno de 30 em relao ao citoplasma mais interno que permanece orientado de acordo com a gravidade em conseqncia do acmulo de seu vitelo denso. 2) Crescente cinzento onde iniciada a gastrulao e marca a futura regio dorsal. Portanto, o lado oposto a regio de entrada do espermatozide. Lbio dorsal do blastporo por onde as clulas endodrmicas invaginam para formar a extremidade anterior do arquntero. 3) Centro de Nieuwkoop um centro sinalizador formado na regio vegetal, no lado oposto ao da entrada do espermatozide que define aquele como sendo o futuro lado dorsal do embrio. Esse centro sinalizador exerce uma influncia especial nos tecidos adjacentes e pode, assim, determinar como eles se desenvolvero. 4) O Organizador de Spemann, localizado logo acima do Centro de Nieuwkoop no estgio de blstula tardia gstrula inicial, importante porque ele secreta uma molcula especfica que atuar em clulas vizinhas. Esse sinal uma molcula que se difunde entras as clulas prximas e lentamente degradada na medida em que ela se afasta da clula fonte do sinal. Com isso, essa molcula estar em maior concentrao prxima fonte e em concentraes cada vez menores na medida em que ela se distancia da clula que a secretou, ou seja, forma-se um gradiente de concentrao dessa substncia. Como resultado desse gradiente as clulas dependendo da sua distncia da clula fonte do sinal, estaro sujeitas uma maior ou menor concentrao dessa molcula e dependendo dessa concentrao do sinal, essas clulas podem se tornar diferentes. 5) Na fase de gastrulao quando as clulas endodrmicas penetram no interior do embrio tornando o lbio do blastporo constitudo por clulas que esto involuindo, as quais representam os precursores da mesoderme da cabea. 6) O

O ectoblasto forma a placa neural, formando primeiro a goteira e depois o tubo neura

7) A primeira indicao de que uma regio da ectoderme est destinada a tornar-se tecido neural consiste em uma mudana na forma das clulas. As clulas ectodrmicas da regio mediana tornam-se alongadas. Esse alongamento das clulas ectodrmicas dorsais faz com que essa regio neural presuntiva cresa mais que a ectoderme adjacente, crescendo assim, a placa neural.

8) Ao lado oposto da picada espermtica comea o desenvolvimento do organismo. Ao ocorrer a picada, protenas se dissolvem e degradam GSK-3 que degrada -catenina. Assim, onde h GSK-3 no h -catenina. Prximo ao local da picada espermtica, portanto, no h -catenina e sua concentrao vai aumentando conforme se distancia do local. O local mais concentrado de -catenina ter incio a gastrulao. A -catenina se junta a um ligador que ativa a produo de uma protena chamada gene Siamois. Esse gene ativa a produo da protena Goosecoid que um protena transformadora/indutora que modifica o desenvolvimento. 9) A fase de boto caudal caracteriza-se pelo alongamento do embrio a partir da neurulao, mais acentuado na regio posterior e aparecimento dos primeiros somitos, modelagem da cabea, botes branquiais salientes, rgo adesivo e cauda. 10) Mesoderme dorsal o tecido que ir se situar no dorso do embrio, ao longo da espinha dorsal. Ir desenvolver os esclertomos (esqueleto axial), mitomos (brotos dos apndices, msculos esquelticos do tronco) e dermtomos (camadas do tecido conjuntivo da pele).

Anda mungkin juga menyukai