Anda di halaman 1dari 12

Faculdade Maurcio de Nassau Danilo Leandro Campos

PORTFLIO DE BIOLOGIA MOLECULAR

Macei-AL, 15 de Dezembro de 2011

Faculdade Maurcio de Nassau Danilo Leandro Campos

PORTFLIO DE BIOLOGIA MOLECULAR

Trabalho de concluso da disciplina Biologia Molecular, da Faculdade Maurcio de Nassau, turma 2011-2, curso de Farmcia Noturno, para obteno de nota . Orientadora: Amanda Lys dos Santos Silva

Macei-AL, 11 de Dezembro de 2011

SUMRIO Introduo ......................................................................................................... 4 Atividade 1: Dupla fita de DNA ........................................................................ 5 Atividade 2: ....................................................................................................... 6 Atividade 3: ....................................................................................................... 7 Atividade 4: ....................................................................................................... 8 Atividade 5: ....................................................................................................... 9 Concluso ....................................................................................................... 10 Bibliografia....................................................................................................... 11

INTRODUO

A cincia que visa estudar os processos que ocorrem em organismos vivos do ponto de vista molecular. Est relacionada a outros campos da biologia e da qumica, particularmente da gentica e bioqumica e agora associados a informatica. Estudos de biologia molecular, principalmente a compreenso das interaes entre diferentes sistemas celulares. Realizando resumo dos assuntos expostos, isso foi interessante para ampliar nosso conhecimento nestes assuntos correntes abordados.

ATIVIDADE 1

Organize os nucleotdeos a seguir numa dupla fita de DNA e informe onde so as extremidades 5 e 3 da molcula: 5

Mapear genoma ser to rotineiro quanto exame de raio-X

No ano de 2007, o medico americano Jeffry Gulcher, com sedentrismo, sobrepeso, em seus 48 anos de idade, ajudou a fundar a empresa Decore Genetics, servio de analise de DNA, Gulcher submeteu ao teste e descobriu que tinha duas vezes mais chances de ter cncer de prstata, Graas ao dignostico precoce, o tratamento foi bem sucedido.

O primeiro seqenciamento custou investimento de Um bilho de dlares. Hoje o processo, sai em cerca de 5.000,00 dolares nos Estados Unidos. E futuramente dever sair por 1.000 dolares, um mapa detalhado com predisposio gentica, Diz Kevin Daves, doutor em gentica.

Os dados podero revelar se o paciente, tem resistncia a determinado tipo de droga e qual dose seria eficiente para combater vrus, cncer e outras ameaas a sade.

O maior obstaculo encontrado, ser industria farmacutica no vai cobrar barato por eventuais remdios de manipulao que apaream a partir de analises genticas. Tambm temos que contabilizar nesse contexto a preparao psicolgica do cliente/paciente ao receber essas informaes.

Bioinformtica na Indstria

Nos ltimos anos, a Biologia e a informtica teve um crescimento incalculavel. Mas para que cresa, necessrio que seja interessante para as pessoas sustentlo, investindo seu tempo e dinheiro. No caso da Bioinformatica um componente importante para suas manutenes so as industrias farmacuticas.

As Industrias farmacuticas tem seus caixa com fluxo em base na venda de remdios especficos, onde so de propriedades no podem ser replicados pelo concorrente devido as patentes que os protejem.

Quando as patentes expiram, as industrias especializadas em genricos esto livres para comercializar em sua linha, e acabam dominando o mercado devido a ofereclo a baixo custo.

A maioria dos remdios funcionam inibindo ou acelerando certas reaes bioqumicas.

As fases para se chegar a um novo remdio so grandes, e aps todo longo e complexo processo, para lanamento so exigidas aprovaes das agencias governamentais de regulao dos medicamento.

Estima-se que 75% dos custos de desenvolver um medicamento so usados para pagar por toda todas potencias molculas descartadas. Se as empresas conseguissem eliminar a molcula ruim precocemente, iriam melhorar seu retorno comercial. Ai neste ponto entra a bioinformtica.

Em meados a ano de 1990, as grandes farmacuticas utilizaram-se da bioinformtica para focar em molculas para um dado alvo. Porem este servio vem sendo tercerizado por empresas de biotecnologia especializadas, as farmacuticas logo, ficam com as fases clinico e pr-clinico, que so os mais caros.

E claro que a bioinformtica tem outros usos, tanto na cincia bsica e/ou aplicada.

As grandes industrias farmacuticas multinacionais, recai, em pases em que a grande Mao de obra qualificada, fornecedores de insumos, geralmente nos EUA e Europa.

As Farmacuticas Nacionais, esto descobrindo novos remdios, porem para montar estrutura de ponta, no acontece de hora para outra, ser necessrio acesso a insumos e equipamentos, adaptao e uso adequado das legislaes.

O primeiro genokma de um fitopatogeno, organismo que causa odenas em plantas foi sequenciado aqui no Brasil, e mereceu destaque na revista Nature, em meados a 2000.

Assim, paralelamente tambm foram lanados para seqenciamento de outros cultivos importantes para cultura Nacional. Paralelamente foram iniciados com foc em sade humana. A Bioinformtica tambm fortemente entrou na analise de

genoma de plantas e seus parasitas e busca do uso de medicamentos para uso agropecurio.

O Brasil representa um grande potencial a ser explorado, em termos de bioinformtica, com criao de empresas de alta tecnologias em campinas e contando, com apoio do fundo de capital de risco, que funcionam como indutoras para empresas interessadas em explorar os dados genomicos enquanto prope a resolver os problemas biolgicos.

Biologia

Molecular

Aplicada

ao

Diagnostico

de

doenas

infecciosas

O Diagnostico das doenas infecciosas baseia-se em cultura e microscopia, reaes sorolgicas.

Com conhecimento de fatores como variaes genticas, o laboratrio precisa adequar-se para atender a demanda de pacientes alto-risco. Identificar com preciso as doenas de Carter transmissveis, e reconhecer a dinmica de resistncia microbiana.

Com a descoberta do DNA em meados a 50, surgiu uma nova cincia, a Biologia molecular, se revelou uma ferramenta til ao diagnostico de doenas infecciosas atravs da identificao de uma seqncia coma PCR.

Analisando

expresso

de

milares

de

genes

simultaneamente

Os micro arranjos de DNA conhecidos como biochip popularmente, so dispostos em uma suporte fixo, este geralmente de vidro especial, do tamanho de uma lamina. Esta tcnica permite analisar uma grande quantidade de dados em sequencia, ainda pouco praticado aqui no Brasil.

CONCLUSO

A cincia associada a tecnologia de inovao, se tornou uma ferramenta importantssima na melhoria da pesquisa com agilidade e qualidade. tem contribudo para o avano de novas tcnicas as quais visam menor resposta as pesquisas assim a promover uma qualidade de vida melhor e proporcionar benefcios decorrentes dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos a toda populao.

BIBLIOGRAFIA

Anda mungkin juga menyukai