Anda di halaman 1dari 9

Apndice II Programa Microcal ORIGIN Comandos Bsicos

Este apndice foi elaborado com ajuda da apostila escrita pelo Prof. Fernando Omar Veas Letelier do Departamento de Fsica/UFMG que tem como objetivo iniciar aos alunos os comandos bsicos do programa Microcal ORIGIN necessrios nos laboratrios de fsica. 1 - Comandos Bsicos Quando voc abrir o programa Microcal ORIGIN, dever aparecer (caso no saiba abrir o programa, procure o professor ou um colega) uma figura semelhante a figura 1. Dependendo da verso do programa que estiver instalada no seu computador ser um pouco alterada, porm, os comandos bsicos so os mesmos qualquer que seja a verso.

Figura 1: Pgina de abertura do programa ORIGIN. A figura apresenta os comandos listados acima (File, Edit, View, ...), uma janela Data1 (worksheet) para os dados a serem plotados e outra janela a direita (Tools, que significa ferramentas) contendo alguns comandos bsicos para construo do grfico. As duas colunas designadas por A(X) e B(Y) so para entrar com dados numricos nos eixos X e Y, respectivamente.

2 - Entrada de dados
Suponha que desejamos preencher a coluna A(X) com os nmeros 1 a 20 e a coluna B(Y) com os quadrados dos mesmos nmeros. Para fazer isto clique com o boto esquerdo do mouse no primeiro campo da coluna A(X), assim, este campo A1 ficar iluminado ou ativado. Escreva o nmero 1 e 53

pressione a tecla enter (ou ), desta forma o campo A2 ficar ativado. Escreva o nmero 2 e pressione enter (ou ), e assim sucessivamente, at o nmero 20. Da mesma maneira voc preenche os nmeros na coluna B, clique no primeiro campo da coluna B e entre com o quadrado de cada nmero da coluna A (X) at a linha 20.

3 - Traado de Grficos
Imagine agora que desejamos fazer um grfico com os dados preenchidos nas colunas A e B, ou seja, um grfico do quadrado dos nmeros em funo destes. Para isto temos que indicar ao computador que desejamos trabalhar com estas duas colunas. Clique na letra A(X) da primeira coluna, ficando esta ativada. Para ativar a coluna B sem desativar a coluna A, pressione a tecla Shift e com esta tecla pressionada clique na letra B da segunda coluna, as duas colunas ficaro ativadas. Assim o computador estar ciente que trabalharemos com as colunas, A no eixo X e B no eixo Y. Outra forma de ativar as duas colunas clicar em A e sem soltar o boto do mouse arraste a cruz at a letra B da segunda coluna, solte o boto do mouse. Para desativar as colunas clique num ponto fora delas, ou no campo branco que esta ao lado esquerdo da letra A da coluna A(X). Para traar o grfico desejado, siga os seguintes passos: clique em Plot, depois clique em (Line + Symbol) ou em qualquer uma das opes: line, symbol, line + symbol, ...) No futuro este tipo de operao ser indicado por: Plot (Line + Symbol), ou seja, a seta significa: clique em Em sua tela deve aparecer um grfico semelhante ao indicado na figura 2. A aparncia desta figura dada por parmetros predeterminados do programa, que no necessariamente satisfazem nossos requerimentos. Veremos a seguir como modificar algum destes parmetros.

400

300

Y Axis Title

200

100

0 0 5 10 15 20

X axis title
Figura 2

Figura 2: Janela do grfico

54

4 - Modificao da Aparncia da Curva


DETALHES DO PLOT (PLOT DETAILS) Para fazer alteraes em qualquer um dos parmetros do grfico, como o smbolo utilizado, a espessura da linha, o ttulo dos eixos X ou Y, etc. deve sempre clicar duas vezes rpido com o boto esquerdo do mouse (clique duplo). Para mudar os parmetros da curva, clique em algum ponto da curva, e aparecer uma caixa de dialogo como mostra a figura 3. Esta caixa nos permitir modificar a aparncia da curva segundo nossas necessidades ou gostos. As partes mais importantes so: 1. Plot Type, indica qual a maneira que voc quer usar, que em nosso caso Line + Symbol. Clique em para ver outras formas de se fazer o grfico. Selecione uma delas e OK Volte ao grfico original. 2. Line da a forma de como so unidos os pontos experimentais, tipo de linha e sua espessura Clique em para ver outras possibilidades. Figura 3: Janela Plot Details. 3. Symbol . Define os atributos dos pontos experimentais. Neste item faremos algumas modificaes: - em estilo (Style) Open, assim o quadrado cheio g do grfico ficara vazio e em tamanho (Size) 5. O quadrado fica um pouco menor. Estas mudanas so apenas para melhorar a apresentao do grfico. Terminadas as modificaes, clique em OK. EIXO X Para alterar os parmetros do eixo X, faa um clique duplo em um ponto qualquer sobre o eixo X, e automaticamente deve aparecer uma caixa de dilogo como a indicada na figura 4. Esta caixa tem dois campos principais, Scale (escala) e Display (apresentao).

Figura 4: Janela para alterar os parmetros do eixo X. 55

1 . Scale - From onde o eixo Y cortar o eixo X, neste caso -2.5 Ver figura 2. Para modificar este valor ative o campo from (clique num dos nmeros) e pressione as teclas Back Space () ou delete quantas vezes seja necessrio para apagar todos os nmero. Escreva o nmero zero. - To se refere ao ltimo nmero do eixo X. - Increment se referer ao espaamento dos nmeros que sero escritos no eixo X, neste caso temos nmeros de 5 em 5. - Minor Ticks se refere ao nmero de marcas intermedirias. Segundo a figura 2 temos apenas uma marca intermediria. Modifique este nmero para 4. 2 . Display permite modificar a forma das marcas do eixo. Por exemplo, se elas apontam para dentro ou fora do grfico. Experimente algumas modificaes. Aps fazer as modificaes, clique em OK. EIXO Y O mtodo para modificar a aparncia do eixo Y idntico ao eixo X. Faa as modificaes no eixo Y necessrias para se obter algo parecido ao eixo Y mostrado na figura 6. TTULOS DOS EIXOS 1. Eixo X D um clique duplo numa das letras em X axis title, e aparecer uma caixa de dialogo como a mostrada na figura 5. Esta caixa aparecer cada vez que se escreva alguma coisa nova ou que se modifique o que j foi escrito. Faremos as seguintes modificaes. Apague X axis title e escreva: Nmeros Inteiros. O tamanho das letras dado em Pt (Pontos) e o tipo de letras dado em Font. Varie Pt e Font at encontrar algo de seu gosto. Como usual, para terminar , clique em OK. Figura 5: Janela para alterar os parmetros do eixo X. 2. Eixo Y Repita o procedimento do eixo X. O ttulo do eixo Y pode ser: Quadrado dos Nmeros Inteiros, por exemplo. TTULO DO GRFICO Ative a letra T da janela Tools, e clique num ponto qualquer do grfico, preferentemente onde deseja escrever, novamente aparecer a figura 5. Escreva um ttulo para o grfico, seu nome e sua turma. Escolha o tamanho e o tipo de letra a seu gosto pessoal. Terminada sua escolha, clique em OK. Caso deseje que os trs nomes tenham aparncia diferente, repita o mesmo procedimento trs vezes, 56

um para cada nome. Para apagar qualquer um dos nomes clique nele e pressione Delete. Caso deseje mudar a posio de um dos nomes, clique nele uma vez, o nome ficar dentro de um retngulo, clique mais uma vez dentro do retngulo e mantendo o boto apertado, mova o ponteiro do mouse para a nova locao Esta ltima operao se chama arrastar o mouse. Se deseja modificar o escrito d um clique duplo O retngulo que est com a letra B no canto superior direito simplesmente diz que a curva do grfico corresponde a coluna B da planilha de dados. Para mudar sua posio clique numa das bordas do retngulo e arraste o mouse at a nova posio. Aps as modificaes acima, o grfico da figura 2 ficar da forma mostrada na figura 6, onde os eixos apresentam os significados fsicos das grandezas plotadas, uma escala mais bem apropriada para mostrar os resultados. Lembre-se que esta figura uma questo de gosto pessoal.

Quadrado dos Nmeros Inteiros

400

Parbola y = x^2
Fernando Veas Letelier Turma .......

300

200

100

0 0 5 10 15 20

Nmeros Inteiros
Figura 6

Figura 6: GrficoQuadrado dos nmeros inteiros em funo destes. ALGUMAS INFORMAES TEIS 1.Para trocar um dos valores na planilha de dados ative o campo onde est o nmero que deseja trocar e simplesmente escreva o novo nmero e pressione Enter. 2.Se deseja inserir um novo nmero, ative o campo onde deseja inserir o nmero ento Edit Insert. Escreva o novo nmero e Enter. Esta operao agrega um novo campo coluna. 3.Para inserir novas colunas Column Add New Colmns. Aparece uma caixa de dialogo, responda a pergunta e OK 4.Para modificar a espessura ou a cor de um dos eixos de um clique duplo no eixo que deseja modificar, Bottom Axis ou Left Axis conforme o caso. Modifique a seu gosto OK OK 5.Se deseja dar um nome especial a uma coluna d um clique duplo na letra da coluna. Preencha o campo apropriado. OK 6.Ative uma coluna, Column. Leia com ateno todas as operaes que podem ser realizadas com essa coluna.

5 - Regresso Linear.
57

Em um experimento obtemos geralmente um conjunto de dados, isto , um conjunto de nmeros que normalmente so representados num grfico. Para saber se estes nmeros experimentais fazem sentido, usual, compar-los com um modelo matemtico (equao terica) que represente o fenmeno em estudo. O ajuste entre a curva experimental e a curva terica recebe o nome de ajuste de curvas. Alguns fenmenos fsicos que ocorrem na natureza podem ser representados matematicamente por uma relao linear. Para este tipo de fenmenos o ajuste de curvas recebe o nome especial de regresso linear. Para esclarecer as idias, suponhamos que realizamos o seguinte experimento. Com uma fonte de tenso carregamos um capacitor a uma certa tenso inicial Vi desligamos a fonte e em tempos subsequentes medimos a tenso Vf no capacitor, como funo do tempo. A tabela embaixo da os valores experimentais da tenso Vf para diferentes valores do tempo t. Deseja-se saber, por regresso linear, determinar qual a constante de tempo do circuito e qual a tenso inicial. Vf (v) t (s) 14.7 2.0 11.1 4.0 8.11 6.0 6.08 8.0 4.40 10.0 3.35 12.0 2.41 14.0 1.84 16.0 1.31 18.0 1.00 20.0

Para responder pergunta, necessrio comparar os dados experimentais com uma equao terica. Neste caso, sabemos que a descarga de um capacitor como funo do tempo dada pela expresso: Vf = Vi e-t/RC onde R a resistncia do circuito e C sua capacitncia. O produto RC recebe o nome de constante de Tempo do circuito. Para fazer a regresso linear necessrio linearizar a equao, para isto basta aplicar a funo Ln (Logaritmo em base e), obtendo: Ln Vf = Ln Vi t / RC. Esta equao equivalente a uma relao lienar do tipo Y = A + BX , onde: Y = Ln(Vf) 1. ANLISE DOS DADOS Para analisar os dados usaremos outra das possibilidades do programa ORIGIN. Abra o programa, se j estiver aberto ento File New Project, assim ter uma tela limpa para trabalhar. Entre com os dados da tabela, o tempo t na coluna A(X) e o logaritmo natural de Vf na coluna B(Y). Ative as colunas A e B, ento Plot Scatter. D ao grfico uma aparncia conveniente, ou seja, modifique a seu gosto: ttulos, escalas dos eixos, tamanho dos pontos experimentais, etc. Fazemos agora a regresso linear. Para isto Analysis Linear Fit. Aps alguns segundos devera aparecer uma reta unindo os pontos experimentais e uma janela chamada de Script Windows. Para observar toda a informao contida nesta janela devera aumentar seu tamanho. Leve o ponteiro do mouse at a borda esquerda da janela, a seta do mouse ser convertida numa seta dupla horizontal. Clique uma vez, e mantendo apertado o boto do mouse arraste a borda da janela at uma nova posio. Repita a operao com as outras bordas at que possa ler toda a informao contida na janela. Dever se semelhante a figura 7. 58 A = Ln(Vi) , B = - 1/RC e t = X.

Figura 7: Janela Script Window. A informao contida no Script Windows a seguinte: A primeira linha a data (mes, dia, ano e hora) A segunda linha nos diz que foi feita uma regresso linear com os dados da coluna C. Logo temos a equao usada para fazer a regressa. As linhas seguintes mostram os valores encontrados para os parmetros A e B com seus respectivos erros. Na ltima linha, R o coeficiente de correlao, SD o Standard Deviation (Desvio Padro) da regresso, N o nmero de pontos da curva e P uma probabilidade. Finalmente, desejamos transportar esta informao para o grfico. Proceda como segue: 3 Clique no lado esquerdo de Linear Regression, Linear Regression Y= A + B*X pressione Shift, e mantendo esta tecla apertada Parameter Value Error clique no ltimo numero da tela, desta forma 2 A 2.9981 0.01005 B -0.15035 8.0953E-4 marcamos a tela toda. Clique em Edit Copy. (da barra de ferramentas de Script Windows). 1 Desta forma copiamos o contedo da tela numa memria transitria do computador. Clique num ponto qualquer do grfico (assim o grfico a 0 ativado), logo Edit (da barra de ferramentas do 0 5 10 15 20 Grfico) Paste. O contudo do Script Windows Tempo em segundos copiado no grfico Fechemos agora a Script Figura 8 Figura 8: Grfico da voltagem em funo Windows, clique no smbolo que esta no canto do tempo. superior esquerdo (da janela Script Windows) Close. Save? No. Para poder editar a legenda clique duas vezes, por exemplo, na palavra regression (poderia ser qualquer outra). Elimine os espaos desnecessrios, o grfico ter a aparncia da figura 8. Analisemos agora o resultado da regresso. Tnhamos que A = Ln(Vi) ,
Vf em Volts

B = - 1/RC , assim: 59

A = Vi/ Vi e B = (RC)/ (RC)2 Ln(Vi ) = 2.9981 logo a tenso inicial Vi = 20.047 v. Vi = 0.2 v. Vi = 20.0 0.2 B = - 0.15035 logo RC = 6.651 s. (RC) = 0.04 s. RC = 6.65 0.04

2. EQUAES MATEMTICAS Muitas vezes os dados a serem entrados numa coluna obedecem a uma equao matemtica ou outras vezes necessrio estudar o comportamento de uma certa equao (Formula). Veremos como proceder nos dois casos. Suponhamos que temos na coluna A(X) os nmeros de 1 at 20 e que desejamos entrar na coluna B(Y) a raiz quadrada destes nmeros. Vejamos como proceder: Abra o programa ou se j estiver aberto ento File New Project. Ative a coluna A ( na A da coluna ) e entre os nmeros de 1 a 20 como j foi explicado Ative a coluna B ( B), desta forma estamos dizendo ao computador que faremos alguma operao com esta coluna. A continuao column Set Column Values, deve aparecer uma caixa de dialogo como a mostrada na figura 9 Nota: Se quando voc clicou column e no apareceu Set Column Value significa que a coluna B no est ativa.

Figura 9: Janela Set Column Values. Na primeira fila diz from 1 to 30. Troque 30 por 20, isto porque tem-se 20 fileiras, ou 20 pontos experimentais. onde diz col(B) = col(B)-col(A), apague tudo o que est a direita do sinal igual. Para apagar clique em qualquer das letras e use Delete ou Back Space ( ) Escreva. Sqrt (col(A)) e logo Do it. Aparece a planilha de dados, na coluna B esta a raiz quadrada dos nmeros de 1 a 20. Se aparecerem linhas em vez de nmeros significa que escreveu erradamente a equao. Nota: Os parntesis so indispensveis. O Programa ORIGIN aceita, entre outros, os seguintes comandos: Suma Subtrao Diviso + / sqrt(x) log(x) ln(x) cos(x) tan(x) asin(x) sinh(x) cosh(x) tanh(x) 60

Multiplicao * Potncia ^

1E5 = 105 sin(x)

acos(x) atan(x)

exp(x)

Os ngulos devem estar em radianos. A funo asin(x) significa arcoseno e sinh(x) seno hiperblico. Desafio. Faa o grfico n1/n para os nmeros de 1 a 20. Sugesto: No esquea que pode fazer n = col(A). O caso que observe que faltam pontos na sua curva, insira-os na coluna A da forma j explicada, logo, necessariamente deve repetir a seqncia Plot Set Column Values Do it. (Ponha o nmero correto de pontos) Estes ltimos comados ajustam os valores da coluna B a os novos valores da coluna A. Seu grfico, aps inserir novos pontos, deve ser semelhante figura 10.

1.50

Curva y = n 1/ n
Fernando Veas

n exp(1/n)

1.25

1.00 0 5 10 15 20

Nmeros Inteiros Figura 10

Figura 10: Grfico n(exp(1/n) em funo de n.

61

Anda mungkin juga menyukai