Anda di halaman 1dari 3

optico Constitui-se por feixes de fibras nervosas originadas na regio da retina que penetram no crnio atravs do canal ptico.

Os dois nervos pticos unem-se no quiasma ptico, onde h um parcial cruzamento de suas fibras, que continuam no trato ptico at o corpo geniculado lateral. um nervo totalmente sensitivo, classificando-se como Aferente Somtico Especial.

Nervo ptico
O nervo ptico o segundo (II) dos doze pares cranianos presentes em nosso crebro que cumpre diversas funes: motoras, sensitivas e mistas. De funo sensitiva, este nervo capta as informaes atravs dos cones e bastonetes presentes na retina que so estimulados pela luz projetada em objetos. As informaes visuais so captadas e enviadas ao lbulo occipital do crebro para as reas 17, 18 e 19 que so responsveis de processar esta informao, gerando resultados de cor, forma, tamanho, distncia e noes de espao. Este nervo est formado por um conglomerado de fibras nervosas que nascem nas clulas ganglionares da retina. Todas estas fibras agrupadas convergem o disco ptico, atravessam a coride e a esclera e constituem na sua emergncia do globo ocular, um cordo voluminoso arredondado chamado Nervo ptico.

Trajeto, Direo e Relaes


O nervo ptico se desprende do globo ocular a 3 mm medialmente e 1 mm inferiormente do plo posterior do globo ocular. Deste ponto se dirige posterior e medialmente, atravessa sucessivamente a rbita, conduto ptico e penetra na cavidade cranial e termina no ngulo anterolateral correspondente do quiasma ptico. Na rbita, o nervo ptico ocupa o eixo do cone do msculo aponeurtico formado pelos msculos retos do olho e suas expanses aponeurticas. Este nervo ele se relaciona com: a) o corpo adiposo da rbita;

b) com a artria oftlmica que cruza prximo ao vrtice da orbita; primeiramente em sua face lateral e posteriormente em sua face superior; c) com as veias oftlmicas que passam superior e inferior ao nervo; d) com os nervos nasociliar, oculomotor e abducente;

e) com o gnglio ciliar localizado em sua face lateral; f) e com os vasos e nervos ciliares. VIA PTICA 1. Neurnio: Corresponde aos neurnios bipolares da retina, cujo sua prolongao dendrtica se conecta aos cones e bastonetes, e sua prolongao axnica se dirige ao encontro das dendritas do segundo neurnio da via ptica. 2. Neurnio: Localizado tambm na retina, representado pelos neurnios ganglionares que recebem impresses dos bipolares e suas prolongaes axnicas formam o nervo ptico que est constitudo por milhes de axnios. importante dizer tambm que em toda a superfcie da retina encontram-se as clulas nervosas da retina para cumprir a funo dos reflexos pupilares. Os axnios dos neurnios ganglionares tm o seguinte comportamento: As fibras da retina nasal se cruzam em sua totalidade no quiasma e passam a formar o que chamamos de trato ptico ao lado oposto de sua origem. As fibras que se originam na retina temporal e as fibras musculares do mesmo lado no cruzam a linha mdia e passam pelo lado externo do quiasma ptico, aonde chegam para formar parte do trato ptico do mesmo lado, onde se juntam com as fibras da retina nasal oposta. As fibras do trato ptico por sua vez, fazem sinapse com os neurnios do corpo geniculado lateral. 3. Neurnio: Este neurnio encontra-se alojado no corpo geniculado lateral, de onde se desprende o ltimo enlace da via ptica principal. O conjunto axnico dos neurnios do corpo geniculado lateral constitui as Radiaes pticas de GRATIOLET, que em sua origem se localizam no segmento retrolenticular da cpsula interna, localizada por fora da prolongao occipital dos ventrculos laterais, que termina sua conexo sinptica com os neurnios do crtex visual primrio. Esta informao que chega rea 17 se dirige as reas 18 e 19 tambm chamadas de reas de associao visual ou perceptiva.

VIA DO REFLEXO FOTOMOTOR OU REFLEXO PUPILAR (MIOSE) Quando projetamos um feixe de luz em direo da pupila ocular, ambas pupilas reagem em uma resposta de constrio chama de miose. Esta constrio ou contrao do esfncter pupilar se classifica em duas respostas: Ao olho estimulado, chamamos de reflexo direto, e ao olho que no recebeu o feixe de luz, chamamos de reflexo consensual. Receptores: So os cones e bastonetes da retina que estimulam o contato com o primeiro neurnio. 1. Neurnio: Corresponde com as clulas ganglionares da retina. Seus axnios formam o nervo ptico e chegam rea pr-tectal de RANSON ( uma regio de neurnios encontrados entre o tlamo e mesencfalo), atravs do brao anterior da cpsula interna.

2. Neurnio: Situado nos neurnios da rea pr-tectal de RANSON, localizado por diante dos tubrculos quadrigmeos anteriores. Seus axnios chegam diretamente ao mesmo lado, e parte destes, chega ao lado oposto atravs da comissura posterior aos ncleos viscero-motores ou parassimpticos. Este compartimento cerebral das fibras pupilares explicaria o reflexo consensual. 3. Neurnio: Localizado no terceiro (III) par craniano (Oculomotor). Seus axnios saem do mesencfalo juntamente com o nervo oculomotor (motor ocular comum), em direo ao quarto neurnio. 4. Neurnio: Encontrado no gnglio ciliar ou oftlmico, dentro da cavidade orbitria. Seus axnios mediantes aos nervos ciliares curtos, penetram no globo ocular e inervam o msculo liso esfincteriano (constritor da pupila), como tambm ao msculo ciliar. O msculo esfincteriano responsvel pela resposta sensvel a luz, chamada de miose.

VII. Nervo Facial Este Nervo emerge do sulco bulbopontino atravs de dois componentes: uma raiz motora e uma raiz sensitiva e visceral. Aps um percurso pelo meato acstico interno, o Nervo Facial emerge do Crnio pelo forame estilomastideo, possuindo cinco componentes funcionais. Desses cinco componentes, os trs mais importantes so: VII.1 Fibras Aferentes Viscerais Especiais: Para os Msculos Mmicos, Msculo EstiloHiideo, e ventre posterior do Msculo Digstrico. VII.2 - Fibras Eferentes Viscerais Gerais: Responsveis pela inervao pr-ganglionar das glndulas lacrimal, submandibular e sublingual. VII.3 Fibras Aferentes Viscerais Especiais: Recebem impulsos gustativos provenientes dos 2/3 anteriores da lngua

Anda mungkin juga menyukai