Anda di halaman 1dari 7

INTRODUO Todos os rgos do Poder Judicirio exercem a funo jurisdicional, e eles o fazem atravs de uma diviso de trabalho, denominada

distribuio de competncia. A jurisdio una e indivisvel. Por isso, a competncia no pode ser definida como a "medida da jurisdio", como costuma ocorrer. A competncia estabelece os limites em que cada rgo jurisdicional pode legitimamente exercer a funo jurisdicional. Existe os chamados critrios de fixao de competncia, que so parmetros empregados pelo ordenamento jurdico para estabelecer os limites dentro dos quais cada rgo do Poder Judicirio pode exercer a funo jurisdicional. CRITRIOS DE FIXAO DE COMPETNCIA ANLISE DA COMPETNCIA INTERNACIONAL Antes de se verificar qual o juzo competente para um determinado processo (anlise da competncia interna), deve-se verificar uma questo que anterior problemtica da competncia interna. Trata-se do exame da hiptese com o fim de verificar se esta pode ser submetida ao Estado brasileiro. Portanto, o primeiro passo a anlise da competncia internacional. Para isto, devem ser aplicados os arts. 88 e 89 do CPC. O art. 88 descreve os casos em que o Brasil tem competncia internacional concorrente. Isto significa que a demanda pode ser ajuizada no Brasil ou perante autoridade judiciria de outro pas que tambm tenha competncia internacional para o caso em questo. o caso, por exemplo, do ru estrangeiro domiciliado no Brasil, ou do cumprimento de uma obrigao cujo lugar do pagamento o Brasil. O art. 89 descreve os casos em que o Brasil tem competncia internacional exclusiva. Isto significa que a demanda s pode ser ajuizada perante autoridade judiciria brasileira. o caso, por exemplo, das questes que envolvem imveis situados no Brasil. ANLISE DA COMPETNCIA INTERNA Visa fixar qual o rgo jurisdicional competente para um determinado processo. A competncia fixada no momento da propositura da ao, pelas regras vigentes nesta data (pouco importa as alteraes de fato e de direito supervenientes). Trata-se do princpio da perpetuatio jurisdictionis (CPC, art. 87). As nicas alteraes supervenientes que podem implicar mudana de competncia no curso de um processo j iniciado esto determinadas na parte final do art. 87:

Supresso do rgo judicirio originalmente competente. Alterao de competncia em razo da matria ou da hierarquia.

Para se fixar a competncia, adotamos a Teoria de Chiovenda, que emprega trs critrios:

CRITRIO OBJETIVO

CRITRIO FUNCIONAL CRITRIO TERRITORIAL

CRITRIO OBJETIVO Este critrio fixa a competncia em razo do valor da causa ou da sua natureza (matria). A toda causa cvel deve ser atribudo um valor, ainda que a mesma no tenha valor econmico aprecivel (CPC, art. 258). As normas locais de organizao judiciria estabelecem a relao entre os rgos do Poder Judicirio e os valores das causas. Tais normas tambm criam juzos especializados, competentes para matrias determinadas (varas de famlia, de acidentes de trabalho, de rfos e sucesses, etc), e tambm juzos com competncia residual (que tm competncia para todas aquelas hipteses e que nenhum dos juzos especializados tenha competncia as chamadas varas cveis). CRITRIO FUNCIONAL Este critrio distribui a competncia entre diversos rgos quando as diversas funes necessrias num mesmo processo ou coordenadas atuao da mesma vontade de lei so atribudas a juizes diversos ou a rgos jurisdicionais diversos (competncia por graus, cognio e execuo, medidas provisrias e definitivas, etc). O critrio funcional s se manifesta:

Em um mesmo processo. Em processos diferentes e ligados a uma mesma pretenso (a mesma vontade da lei).

Critrio funcional manifestado em um mesmo processo: utilizado quando a diversas funes que devem ser exercidas num mesmo processo so distribudas entre diversos juzos. Pode-se identificar duas situaes: 1. Quando, por exemplo, se atribui a juzo de comarca diversa daquele em que tramita o processo a funo de interrogar uma testemunha l residente (o que se faz pela expedio de carta precatria). Trata-se da distribuio de competncia funcional no plano horizontal. 2. Quando, por exemplo, se atribui a rgos diversos a competncia originria e a recursal para um mesmo processo, cabendo a cada um deles o exerccio de um grau de jurisdio. Trata-se da distribuio da competncia funcional no plano vertical. Critrio funcional manifestado em processos diferentes: So vrios os exemplos:

Fixa-se a competncia para o processo executivo no juzo onde tramitou o processo de conhecimento (CPC, art. 575). A competncia para conhecer do processo cautelar do juzo do processo principal (CPC, art. 800). A competncia para conhecer dos embargos do executado do juzo do processo de execuo (CPC, art. 736). A competncia do juzo para o qual se distribuiu o primeiro processo quando, extinto este por desistncia da ao, pretende o autor ajuizar novamente a mesma demanda, sozinho ou em litisconsrcio (CPC, art. 253). Este artigo foi criado pela Lei 10358/01, para

CRITRIO TERRITORIAL A distribuio da competncia se faz em razo de aspectos ligados posio geogrfica, com o objetivo de aproximar o Estado-juiz dos fatos ligados pretenso manifestada pelo autor. Este critrio encontra-se em diversos artigos do CPC, tais como:

ART. 94 Segundo este artigo ser competente o juzo localizado no foto do domiclio do ru (lugar onde este fixou sua residncia com nimo de permanecer). NOTA: O foro uma circunscrio territorial que recebe o nome de comarca na justia estadual, e de seo judiciria na justia federal. O foro no se confunde com o frum, que o edifcio onde se situam as instalaes do Poder Judicirio. No entanto, h quem utilize os dois termos como sinnimos.

ART. 95 Segundo este artigo competente o juzo do foro da situao da coisa para os processos em que se discutam direitos reais sobre bens imveis. o chamado forum rei sitae. Mas o demandante poder optar por propor a ao no foro do domiclio do ru ou em foro eleito pelas partes, salvo nas hipteses em que a causa envolva posse, propriedade, servido, direitos de vizinhana, nunciao de obra nova, diviso e demarcao de terras, casos em que a competncia do foro da situao da coisa inderrogvel.

ART. 96 Este artigo fixa a competncia do foro do ltimo domiclio no Brasil do autor da herana para o inventrio e partilha de seus bens, assim como para todos os processos ligados sua sucesso e para todos aqueles em que for demandado o seu esplio.

ART. 99 Este artigo fixa a competncia do juzo do foro da capital do Estado para os processos em que a Unio ou um Territrio for demandante, demandado ou interveniente, com exceo dos processos de insolvncia e outros casos previstos em lei.

ART. 100 Prev os foros privilegiados: competncia do foro do domiclio ou residncia do alimentando para a ao em que se pedem alimentos (inciso II), competncia do foro do lugar onde a obrigao deve ser satisfeita nos processos em que se exige o seu cumprimento (inciso IV), competncia do foro do lugar do ato ou fato nas aes de reparao de dano (inciso V), etc.

Com relao ao inciso I deste artigo, existe uma divergncia doutrinria e jurisprudencial. Diz este inciso que competente o foro da residncia da mulher para ao de separao dos cnjuges, para a converso desta em divrcio, e para a anulao do casamento. Ocorre que a CRFB/88 probe a criao, por norma infraconstitucional, de privilgios em razo do sexo. Alguns defendem a incidncia deste inciso com base na idia de que ele uma garantia de isonomia (igualdade entre os sexos). Outros, em sentido contrrio, o consideram norma infraconstitucional criadora de privilgios em razo do sexo e, alm disso, defendem que tal inciso perdeu a sua razo de ser porque a Constituio vigente permite que a mulher casada fixe o seu prprio domiclio, ao contrrio da anterior, que permitia que apenas o marido o fizesse. Com base neste entendimento, deve-se aplicar a regra geral, atravs da qual competente o foro do domiclio do ru. Ainda com relao a esta divergncia, h quem entenda que ele no afronta a CRFB/88. VERIFICAO DO JUZO COMPETENTE Fixada a competncia interna, necessrio passar verificao do juzo competente, processo que se divide em trs etapas:

Fixao da competncia de jurisdio Verificar se a causa deve ser atribuda Justia Estadual ou a alguma das Justias Especiais. Fixao da competncia de foro Verificar a competncia territorial, para saber onde ser proposta a ao (dependendo da situao, por exemplo, elege-se o foro do lugar do fato; no caso do Rio de Janeiro, este local corresponde a uma das suas comarcas). Fixao da competncia de juzo Verificar qual o rgo jurisdicional competente para aquele processo, o que deve ser feito com base das normas locais de organizao judiciria (no caso do Rio de Janeiro, uma das varas da comarca estabelecida na etapa anterior rgo integrante do Poder Judicirio estadual).

Sendo o juzo competente, por exemplo, uma vara cvel da comarca da capital do Rio de Janeiro (Justia Estadual), e havendo nesta comarca mais de uma vara cvel, necessrio proceder distribuio da causa (art. 251 do CPC). Deste modo, ser sorteado o juzo para onde ser remetido o processo. Deve haver um equilbrio da distribuio, de modo que o nmero de processos remetidos a cada juzo deve ser igual (art. 252 do CPC). INCOMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA Alguns critrios de fixao de competncia interna so criados em razo de interesse pblico (critrios absolutos de fixao de competncia), e outros em razo de interesses particulares (critrios relativos de fixao de competncia): CRITRIOS ABSOLUTOS CRITRIOS RELATIVOS

Natureza da causa (matria) Competncia funcional

Valor da causa Competncia territorial

H uma exceo a esta regra, contida no art. 95 do CPC, que determina um critrio de fixao de competncia territorial que absoluto. A incompetncia relativa admite prorrogao da incompetncia, e a incompetncia absoluta no o permite. Prorrogar a incompetncia significa tornar competente um juzo originariamente incompetente. Isto se d pela incidncia de alguma das causas de modificao de competncia. CAUSAS DE MODIFICAO DE COMPETNCIA: 1. CONEXO Encontra-se regulada no art. 103 do CPC. Trata-se de um fenmeno entre demandas, e no entre aes. So conexas duas ou mais demandas quando lhes for comum o objeto e/ou a causa de pedir. Estas podero ser reunidas para julgamento conjunto pelo juzo prevento (arts. 105 e 106 do CPC). Se os juzos tiverem a mesma competncia territorial, o juzo prevento ser aquele onde se proferiu o primeiro despacho preliminar positivo data em que foi proferido o pronunciamento judicial que ordenou fosse o ru citado (art. 106 do CPC). Se os juzos tiverem diferentes competncias territoriais, ser prevento aquele que realizou a primeira citao vlida (art. 219 do CPC). A REUNIO DOS PROCESSOS POR FORA DE CONEXO OBRIGATRIA? Quanto a esta questo h uma divergncia doutrinria. Para uns ela obrigatria, e para outras mera faculdade do juiz. coerente o entendimento de que a reunio obrigatria quando existir o risco real de haver decises contraditrias (pois esta a razo de ser da conexo). Desta forma, fica a cargo do juiz analisar a convenincia da reunio, podendo inclusive faz-lo por uma questo de economia processual. 2. CONTINNCIA Encontra-se regulada no art. 104 do CPC. Trata-se de uma espcie qualificada de conexo, que se d quando so comuns o objeto e/ou a causa de pedir, e o pedido formulado em uma das demandas mais amplo do que o formulado na outra (esta est contida naquela). No mais, a continncia funciona da mesma forma que a conexo.

PODEM AS PARTES ELEGER O "FRUM CENTRAL", EM DETRIMENTO DOS "FRUNS REGIONAIS"? Esta questo apresenta divergncia doutrinria e jurisprudencial, pois h quem veja nas regras que fixam a competncia dos fruns regionais um critrio absoluto e, outros, mera competncia territorial. Parece, contudo, que se admite apenas a eleio de foro, e no de frum, de modo que fica apenas a cargo da lei determinar o frum competente. 3. VONTADE DAS PARTES As partes podem eleger, por via contratual, o foro que ser competente para os processos de que sejam partes (foro de eleio). 4. INRCIA Sendo a ao proposta perante juzo relativamente incompetente, o ru pode oferecer exceo de incompetncia dentro do prazo para contestao previsto em lei. Caso ele no o faa, ser prorrogada a competncia do juzo (o juzo originariamente relativamente incompetente tornar-se- competente). DECLARAO DE INCOMPETNCIA A incompetncia do juzo est regulada nos arts. 112 e seguintes do CPC. DECLARAO DE INCOMPETNCIA ABSOLUTA regulada pelo art. 113 do CPC: o juiz dever declarar de ofcio a sua incompetncia. Esta declarao pode ser provocada pelas partes, quem qualquer tempo e grau de jurisdio, atravs de petio. No entanto, segundo o 1 do art. 113, no sendo deduzida a argio de incompetncia absoluta na contestao, ou na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, esta responder integralmente pelas custas do processo (ainda que, afinal, saia vencedora). Declarada a incompetncia absoluta, os autos do processo devero ser remetidos ao juzo competente, e sero tidos como nulos os atos decisrios praticados pelo juzo absolutamente incompetente (art. 113, 2o, do CPC). Os demais atos sero vlidos (por exemplo, um despacho de citao). DECLARAO DE INCOMPETNCIA RELATIVA A incompetncia relativa no pode ser declarada declarada de ofcio. Ela depende de provocao das partes, o que se faz atravs de oferecimento de exceo de incompetncia, no prazo que o ru dispe para responder demanda do autor. Decorrido este prazo sem que a exceo seja oferecida, prorroga-se a competncia do juzo originariamente incompetente. Deve-se atentar para o fato de que no pacfico o entendimento de que a declarao de incompetncia relativa depende de provocao das partes. Contudo, este o entendimento mais razovel.

Declarada a incompetncia relativa, os autos devem ser remetidos ao juzo competente, e os atos praticados pelo juzo relativamente incompetente antes da argio da incompetncia relativa sero vlidos (inclusive os decisrios). Reconhecida a incompetncia relativa, o juzo relativamente incompetente somente poder praticar validamente os atos meramente ordinatrios necessrios para a remessa dos autos ao juzo competente. DECLARAO DE COMPETNCIA O conflito de competncia decorre da dvida sobre qual seja o juzo competente para determinado processo (dois juzos se consideram competentes, ou dois juzos se consideram incompetentes). O conflito de competncia encontra-se regulado nos arts. 118 a 123 do CPC e, nas hipteses do art. 123, a ele se aplicam as normas dos regimentos internos dos tribunais. Atravs do conflito de competncia, o tribunal apreciar a questo e apontar o juzo verdadeiramente competente. H conflito de competncia quando dois ou mais juzos se declaram competentes para o mesmo processo (conflito positivo), ou quando dois ou mais juzos se declaram incompetentes para o mesmo processo (conflito negativo), ou quando dois ou mais juzos discordam acerca da reunio ou da separao dos processos. Podem suscitar o conflito de competncia:

As partes O Ministrio Pblico

O Ministrio Pblico, ainda que no tenha suscitado o conflito de competncia, dever ser ouvido pelo Tribunal (art. 115, pargrafo nico, do CPC). O art. 117 do CPC determina que no pode suscitar conflito de interesses a parte que ofereceu exceo de incompetncia. Tal dispositivo no pode ser interpretado literalmente. Tal norma parece simplesmente proibir o uso simultneo dos dois meios. O julgamento do conflito caber ao Tribunal:

Juzos estaduais de uma mesma comarca, ou comarcas diversas de um mesmo Estado da Federao Tribunal de Justia do Estado. Tribunais diversos (um estadual e um federal, por exemplo) STF (art. 105, I, d, da CRFB/88). STJ e outro tribunal, ou tribunais superiores, ou tribunal superior e outro tribunal STF (art. 102, I, o, da CRFB/88).

Anda mungkin juga menyukai